quinta-feira, maio 23, 2013

UFRN divulga nota condenando ação policial contra estudantes


A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Angêla Paiva divulgou nota nesta quarta a respeito da manifestação de estudantes contra o aumento das passagens de ônibus em Natal e ação policial em um dos movimentos. Intitulada "UFRN em defesa da democracia e da autonomia universitária", a nota pede que as autoridades competentes tomem as medidas cabíveis para apurar se houve ou não abuso policial na ação.

"Frente aos relatos do uso desproporcional da violência pelas forças policiais contra as manifestações dos estudantes, a UFRN soma-se a outras importantes instituições democráticas da sociedade norte-riograndense na expectativa de que as autoridades competentes tomem todas as medidas cabíveis para a apuração dos fatos. A necessária preservação da ordem pública deve ser alcançada através do diálogo e prescindir do uso da violência, observando o respeito ao exercício irrestrito e harmonioso do conjunto das liberdades democráticas por todos os cidadãos", diz a nota.

Em outra parte do documento, a reitora diz que não admite e nunca admitiu a ação indiscriminada de forças policiais no espaço universitário. "Neste momento, também, a UFRN esclarece que não admite e nunca admitiu a ação indiscriminada de forças policiais no espaço universitário, pois a defesa da integridade física do seu espaço territorial é indispensável ao exercício da autonomia universitária, condição elementar para assegurar a liberdade para o funcionamento pleno das atividades acadêmicas que são regularmente desenvolvidas pela comunidade universitária", afirmou.

Segundo a reitora, a nota foi divulgada devido a preocupação com o tratamento dado aos movimentos reivindicatórios dos estudantes natalenses, em especial à violência sofrida por estudantes da UFRN por ocasião dos protestos. Na última semana, um grupo de manifestantes chegou a entrar em confronto com a tropa de choque da polícia militar devido a um protesto contra a majoração das passagens de ônibus na capital.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!