segunda-feira, julho 10, 2023

54° Homicidio em Mossoró 2023: Tornozelado foragido da justiça é morto a tiros no Bairro Aeroporto


O crime aconteceu na tarde desta segunda feira 10 de julho de 2023, na Rua Felipe Camarão no Bairro Aeroporto em Mossoró no Rio Grande do Norte.

Não se sabe ainda a dinâmica do caso. A PM informou que houve um assalto, em frente ao Condomínio Celina Guimarães no Macarrão  e alguém teria seguido os assaltantes e ao chegar na Felipe Camarão atirou contra os criminosos.


Franciscleber Maxuel de Oliveira Junior, preso do semi aberto monitorado por tornozeleira eletrônica, com mandado de prisão em aberto, foi alvejado com vários tiros e morreu no local.


O outra comparsa conseguiu fugir levando a Hilux. A Polícia Militar realizava diligências no sentido de recuperar o veículo, e ao chegar na Rua Felipe Camarão se deparou com um dos assaltantes caído e ferido a bala.


O SAMU foi acionado, mas quando a equipe da Alfa chegou no local, o foragido já estava sem vida. O ITEP e a DHPP foram acionados para procedimentos no local. Mossoró chega aos 54 homicídios em 2023


fonte: g1

Leia Mais ››

Ataque a tiros durante a madrugada deixa um morto e outro ferido em Governador Dix Sept Rosado


Uma pessoa morreu e outra ficou ferido, durante ataque a tiros, na madrugada desta segunda feira 10 de julho de 2023, na cidade de Governador Dix Sept Rosado na região Oeste do Rio Grande do Norte.


De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 3h30min, em um local conhecido como “Favela”, próximo a caixa d’água da Rua José Gomes Sales naquela cidade.


As vítimas foram identificadas como Luiz Lucas Neto Segundo, de 20 anos, que morreu no local, e Marlon Mikeias de Assis Pereira, de 30 anos, socorrido com vida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.



De acordo com o delegado Roberto Moura, da delegacia de Plantão de Mossoró, no local, ninguém soube dar detalhes sobre como o crime ocorreu.


De acordo com o delegado os familiares estavam bastante abalados e também não conseguiram falar nada sobre o ocorrido. Todos da família foram intimados para que prestem depoimento, na delegacia de Governador, sobre a vida pregressa do rapaz, se ele tinha alguma inimizade que possa ter ocasionado o crime.


O jovem Luiz Lucas é o quarto membro da família a ser assassinado em Governador Dix Sept Rosado. O pai, a avô e uma tia foram mortos de forma brutal, no ano de 2020, sendo o avô, Luiz Lucas Neto, a tia, Laura Carmem, e o pai Willian Lucas


A Polícia Civil da cidade, que vai investigar a morte de Luiz Lucas, ainda não sabe se a morte dele tem relação com os assinatos de seus familiares. O corpo dele foi recolhido após a perícia e encaminhado para exames no IML do ITEP em Mossoró


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Mulher é baleada na cabeça em tentativa de homicídio em Tibau na Costa Branca Potiguar


Uma tentativa de homicídio por arma de fogo foi registrado na noite deste domingo, 09 de Julho de 2023, no Conjunto Jardim de Alicia II na cidade de Tibau, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.


Segundo informações da Polícia Militar, a vítima, Bruna Mikaele, foi seguida por homens de moto, que procuravam pelo seu companheiro. Como ela disse que aos criminosos, que não sabia, foi baleada na cabeça.


Após ser ferida, a vítima foi socorrida para o hospital daquela cidade e em seguida transferida numa ambulância para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró.



Bruna foi entregue a equipe médica do HRTM, consiente e informou a polícia que foi surpreendida por três elementos de motos que perguntaram sobre o paradeiro do seu ex marido.


Bruna Mikaele disse aos criminosos que não sabia e acabou sendo atingida por um disparo. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Bandidos deixam carro com mulheres e crianças, invadem prédio e furtam equipamentos de cooperativa no RN

Dupla invadiu cooperativa e roubou equipamentos, no domingo (9), no interior do RN — Foto: Reprodução

Bandidos invadiram o prédio de uma cooperativa de profissionais de educação e roubaram computadores, entre outros objetos, na tarde deste domingo (9), em Monte Alegre, no Agreste potiguar.


O caso aconteceu em plena luz do dia, por volta das 15h20. Após arrombarem a sede da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Educação do Estado do Rio Grande do Norte (Coopedu) e ter acesso ao interior do prédio, os dois criminosos roubaram computadores, celulares e outros pertences da instituição.


Tudo foi registrado pelas câmeras de segurança instaladas no prédio, que gravaram o momento da invasão e o furto dos objetos. Chamou atenção dos responsáveis pela cooperativa a ousadia dos bandidos.


Os homens estacionaram o carro - modelo Pálio de cor azul - na frente da cooperativa, desceram e invadiram o prédio sem esconder os rostos. No carro, além deles, estavam três mulheres e duas crianças, também filmadas pelas câmeras.


Após pularem o muro, os dois homens usaram um pé de cabra para arrombar uma janela do prédio, por onde entraram.


A direção da cooperativa informou que registrou boletim de ocorrência na manhã desta segunda-feira (10). O prejuízo não foi divulgado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Comerciante foi assassinada a tiros 'por inveja', conclui investigação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte concluiu a investigação sobre o assassinato da comerciante Flávia Magalhães da Rocha, que aconteceu em abril de 2020, na farmácia dela, em Mossoró, no Oeste potiguar. A maior parte dos suspeitos já foi identificada, segundo a corporação.


Flávia Magalhães da Rocha foi assassinada por inveja, segundo a Polícia Civil — Foto: Polícia Civil/Divulgação


As informações sobre o inquérito foram divulgadas nesta segunda-feira (10), pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo a polícia, o crime teria sido executado por um motivo torpe: inveja.


O caso aconteceu na rua Rua Raimundo Firmino, no bairro Teimosos, no dia 6 de abril de 2020, por volta das 12h40. Dois criminosos chegaram ao local de carro, entraram na farmácia de Flávia e atiraram várias vezes contra ela, com armas de calibre 9 milímetros e .40.



Apesar de o crime ter sido executado por uma dupla, ele teria envolvido pelo menos seis autores intelectuais - entre eles uma mulher - ligados a uma organização criminosa que atua no município para o tráfico de drogas.


A organização era investigada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) de Mossoró.


Um dos suspeitos teria informado o local onde a vítima trabalhava, outro forneceu as armas e um terceiro arranjou o veículo utilizado pelos executores. Dias antes do assassinato, os criminosos já tinham ido ao local para fazer um levantamento sobre a vítima, segundo a polícia.


"A ordem foi dada, para matar Flávia, no dia 2 de fevereiro de 2020", informou a delegada Cristiane Magalhães, da DHPP Mossoró.


Fazendo upload: 355768 de 355768 bytes.
Flávia foi morta dentro do local de trabalho — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca


Ainda de acordo com a Polícia Civil, o crime teria sido cometido por inveja. A motivação foi confirmada em depoimento pela mulher apontada entre os autores intelectuais do crime. Ela teria planejado o crime junto com o marido, traficante de drogas, e os demais suspeitos.


Pelo menos quatro pessoas já estão presas. Entre elas, o casal.

Segundo a delegada, os suspeitos deverão responder por homicídio qualificado por motivo torpe, por meio cruel e pela impossibilidade de defesa da vítima. Pelo menos quatro pessoas já estão presas.


"Diante dessas informações, diante da investigação, damos por concluído esse inquérito policial e encaminharemos para o Judiciário para que lá seja deflagrada a ação penal contra esses indivíduos", disse a delegada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Engorda em Ponta Negra: Semurb entrega documento com respostas a questionamentos do Idema para licença

Praia de Ponta Negra com Morro do Careca ao fundo, em Natal — Foto: Igor Jácome/g1

O documento com os 40 questionamentos feitos pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) que condicionam a concessão da licença ambiental prévia para as obras da engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, foi respondido e entregue nesta segunda-feira (10) pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb).


Os órgãos estiveram reunidos no Parque das Dunas em um encontro para tratar do tema nesta segunda.


Parte dos questionamentos do Idema foi respondido efetivamente e outra parte foi justificada, segundo explicou o secretário titular da Semurb, Thiago Mesquita. Ele já havia antecipado que a pasta não conseguiria responder prontamente a todos os pontos neste primeiro momento.



"Muitos foram justificados, porque não temos condições de responder do ponto de vista técnico nesse momento. E isso é praxe, é normal. Tanto tecnicamente, quanto legalmente: você emitir o ato administrativo, a licença, e condicionar que essa informação, com bastante segurança, seja para a próxima fase, para a fase de instalação", disse Thiago Mesquita.


O Idema confirmou que o documento foi protocolado nesta manhã, poucos minutos antes da reunião, e deu um prazo de 20 dias para a análise e uma nova resposta.


"Caso essas informações tenham algum ponto ainda a ser complementado, dúvida a ser esclarecida, ela será comunicada à prefeitura, de forma informal mesmo, a se estabelecer um diálogo", disse o diretor geral do Idema-RN, Leon Aguiar.


Cerca de 20 técnicos farão as análises dos pontos, segundo o Idema. Após isso, será avaliado a necessidade de um pedido ou não de complementação.


"Se houver algum complemento, esperamos, através dessas conversas [com o município], superar, e caso não haja, nós iremos emitir um novo pedido de complementação. Mas, pensando que estará tudo respondido de forma satisfatória, o Idema poderá emitir a licença prévia com uma série de condicionantes", explicou.


Essas condicionantes permitirão ao município, por exemplo, dar sequência aos projetos de engenharia. "Enquanto isso, o Idema vai esperar o município requerer a licença de instalação e operação, que será a que vai permitir com que o município possa fazer intervenções na área", pontuou Leon Aguiar, diretor do Idema.



"Ficaram alguns itens com um pedido de condicionante, que é totalmente amparado do ponto de vista técnico e legal", reforçou o secretário da Semurb, Thiago Mesquita.


É necesário que seja expedido pelo menos uma licença prévia para que se faça um edital de licitação para contratação da empresa responsável pela obra.


Passos do processo

O Idema solicitou, no fim do mês de junho, resposta - num prazo de 30 dias - sobre 40 pontos do projeto de Engorda e Drenagem da Praia de Ponta Negra à Semurb para poder conceder a licença prévia.


A Semurb informou que não seria possível responder a todos os tópicos no período determinado. Segundo a pasta, algumas demandas socioambientais levantadas dependem de fatores naturais, como períodos migratórios de aves, por exemplo.


Assim, a pasta havia comunicado que justificaria alguns dos tópicos pedindo condicionantes para que a licença prévia fosse concedida.


O Estudo de Impacto Ambiental foi entregue no dia 9 de junho do ano passado no Idema. O projeto ainda depende da liberação da licença prévia e, depois, da licença de instalação do canteiro de obras e o início efetivo da obra.


Engorda

O projeto de engorda da Praia de Ponta Negre prevê a colocação de um aterro ao longo da enseada de Ponta Negra. O objetivo final é de que a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e Via Costeira seja alargada para até 100 metros na maré baixo e 50 metros na maré alta.



O desmembramento das obras em dois projetos foi sugerido pelo Idema em 2019 diante da possibilidade de o município perder prazos e recursos federais para a execução.


Ao todo, a previsão é de que seja utilizado cerca de 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de areia para obra da engorda, proveninente de uma jazida. Segundo a Seinfra, a gramatura da areia da jazida é semelhante à da praia de Ponta Negra. A areia necessária para a obra deverá vir de um banco de sedimentos no mar, a 6 km da costa, na altura do farol de Mãe Luiza.


O alargamento da faixa de areia é uma das medidas defendidas pela prefeitura para reduzir a erosão do Morro do Careca e retomar o turismo de Ponta Negra.


O processo de enrocamento foi iniciado em abril deste ano e tem previsão de ser concluído no início de 2023.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Estudante de escola pública de Severiano Melo-RN ganha bolsa para estudar nos EUA após desenvolver inseticida natural à base de alho

Alicia Neianny Pereira Paiva mostra o produto desenvolvido por ela para combater a mosca-branca no interior do RN — Foto: Cedida

Um projeto científico que pode mudar a realidade da produção de castanha de caju em Severiano Melo, no Alto Oeste potiguar, já causou grandes mudanças na vida da estudante Alicia Neianny Pereira Paiva, de 18 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública do município.


A potiguar recebeu menção honrosa e ganhou uma bolsa de estudos em Nova York, nos Estados Unidos, após apresentar seu projeto de inseticida natural que combate a praga da mosca-branca em um evento internacional, em junho.


"O projeto é bem simples, porém muito importante para nossa região, pois nosso principal empregador é a cajucultura", afirma a estudante.


A proposta da estudante era desenvolver um produto que não causasse danos ao meio ambiente e fosse mais barato do que os inseticidas convencionais. A ideia deu certo e resultou em um inseticida feito com base nos extratos de alho e pimenta, além de emulsificante. A aplicação é feita com um litro de produto diluído em 400 litros de água, pulverizado sobre a folha das plantas.


Alícia relata que o projeto contou com a parceria de seu marido, que também se tornou coorientador da pesquisa. Vicente Costa é empresário do setor do agronegócio e pesquisador.


Junto com o companheiro e a professora de química da Escola Estadual Severiano Melo, Maira Cíntia Lucena Melo, Alicia começou a desenvolver seu projeto no início de 2022.



"O produto se chama Bioallium. Utilizamos esse nome pois sua principal composição é o alho. Ele elimina a mosca branca, o ovo, a ninfa que é o estágio inicial, e o inseto adulto. As principais formas de combater é pelo contato direto, pela ingestão do produto pelo inseto e o desalojamento do inseto pelo forte cheiro gerado pela pimenta", explica.


Ainda de acordo com ela, o produto não deixa resíduo. "A aplicação pode ser feita durante o período da manhã e da tarde. O resultado pode ser visto de forma imediata. O controle chega a ser de 96% dos insetos adultos e 92% das ninfas e ovos", diz.


Alícia e seus orientadores, durante evento nos EUA — Foto: Cedida


Feira internacional

Com o produto desenvolvido, a estudante participou de feiras científicas nacionais e também se inscreveu na Genius Olympiad, que aconteceu entre os dias 12 a 16 de junho, em Rochester, Nova York, com mais de 500 projetos de todo o mundo. O projeto científico de Alícia levou a estudante do interior potiguar à sua primeira viagem de avião.


"Apresentei o projeto em inglês para quatro avaliadores, que nos deram a menção honrosa e uma bolsa para estudar no Instituto Técnico de Rochester, em Nova York. Os avaliadores deram dicas para melhorar a ideia, sem falar no intercâmbio que foi maravilhoso. Inclusive dividi meu quarto com uma estudante da China. Pediram para a gente fazer novas aplicações e estudar uma forma de construir um indústria, até mesmo para exportar o nosso produto para outros países", relatou.


Alícia conta que tem objetivo de aproveitar a bolsa e está trabalhando junto com o marido para que isso aconteça. O casal tem um filho de 1 ano e 4 meses.


De acordo com a estudante, a bolsa dá direito a quatro anos de estudos no Instituto Tecnológico de Rochester, com início em março de 2024. A instituição tem 21 cursos, praticamente todos disponíveis para a estudante. Ela revela que ainda não decidiu qual curso pretende fazer.


Estudante potiguar apresentou projeto e ganhou bolsa de estudos nos EUA — Foto: Cedida


Para além dos estudos, Alícia diz que pretende abrir uma indústria para fabricação da sua invenção.


"A gente tem buscado parcerias para poder patentear o projeto e começar a comercializar no futuro. Foi meu primeiro projeto científico, até agora ainda tenho dúvida de que isso é de fato real, mas estou buscando ao máximo parceiros que possam me ajudar a crescer. Já penso inclusive em abrir uma empresa e construir uma fábrica para dar início a produção em massa", conta.


"Isso serve para motivar outras pessoas, outros professores a orientarem projetos de ciências e fazerem com que esses alunos desempenhem um papel essencial na sociedade, na sua localidade, como é o caso de Alícia. A gente acredita que ela servirá de exemplo para outros alunos", afirmou Vicente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Com caminhada e abraço simbólico ao Morro do Careca, ato pede celeridade na obra de engorda de Ponta Negra

Representantes do setor produtivo, políticos, empresários e moradores de Natal participaram neste domingo (9) de uma manifestação "em defesa da Praia de Ponta Negra".


Em protesto, defensores da Praia de Ponta Negra realizam caminhada em Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


No protesto, entre os pedidos de melhoria para a área, os manifestantes defenderam e cobraram celeridade no licenciamento para obra de engorda e drenagem na praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou da manifestação.


A concentração do movimento aconteceu em frente a Feirinha de Artesanato de Ponta Negra. Do local, foi realizada uma caminhada pela Avenida Engenheiro Roberto Freire até o Morro do Careca, onde aconteceu um abraço coletivo simbólico.



Ao g1, o geógrafo José Petronilo da Silva Junior, da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), afirmou que a única solução para conter o avanço rápido da erosão sobre o morro é a engorda da praia, que impediria o desgaste no sopé do morro.


Ele também explicou que a duna estaria se desfazendo por meio de um processo natural, potencializado pela ação humana de décadas atrás.


Nas últimas semanas, a Prefeitura de Natal e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), órgão responsável pela emissão da licença necessária para execução da obra, têm travado discussões em torno de questões ambientais.


O Idema enviou, no dia 27 de junho, uma solicitação de informações dos estudos ambientais apresentados pela Prefeitura de Natal referente as obras de Engorda e Drenagem da Praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O documento apresentou 40 questionamentos com um prazo de 30 dias para as respostas.


Na mesma semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) informou que não seria possível atender as solicitações do Idema em razão do curto espaço de tempo, já que algumas demandas dependem de fatores naturais.


Uma reunião está marcada para esta segunda-feira (10), às 10h, no auditório do Parque das Dunas, em Natal, em que serão tratados os aspectos técnicos relacionados à obra de engorda da praia de Ponta Negra.



Segundo o Idema, houve convite para participação de representantes da Prefeitura de Natal, da Procuradoria Geral do Estado e da República, da Promotoria de Justiça e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e da empresa Tetra Tech, contratada pelo município e responsável pelo estudo do impacto ambiental na região.


Manifestação defesa Praia de Ponta Negra, em Natal — Foto: Gustavo Brendo / InterTV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ex-BBB Felipe Prior é condenado a seis anos de prisão por estupro

Felipe Prior no 'BBB20' — Foto: Reprodução/Globo

A Justiça de São Paulo condenou o ex-BBB Felipe Prior a 6 anos de reclusão pelo crime de estupro. O regime inicial de cumprimento de pena será semiaberto. O crime aconteceu em agosto de 2014, segundo denúncia do Ministério Público.


De acordo com a sentença, Prior poderá recorrer da decisão e responder a todo processo em liberdade.


À época dos fatos, Prior e a vítima residiam na Zona Norte da capital e estudavam no mesmo campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ele, então, passou a dar caronas a ela a outra amiga em comum.


Segundo a decisão:


Prior teria dado carona à vítima e a uma amiga após uma festa universitária em agosto de 2014;

Depois de levar a outra colega em sua residência, Prior seguiu em direção à casa da vítima;

Em uma rua próxima à casa da mulher, Prior teria começado a beijá-la, passar a mão em seu corpo e puxado a vítima para o banco traseiro;

Prior, então, teria estuprado a vítima, que não conseguiu oferecer resistência pois estava alcoolizada.


A sentença da 7ª Vara Criminal da capital destaca que o processo foi complexo — tendo a necessidade de ouvir 19 pessoas. Além disso, a magistrada que assinou a decisão afirmou que tanto os depoimentos das vítimas quanto das testemunhas foram coerentes e, ao lado das provas apresentadas, formaram um conjunto robusto para que Prior fosse condenado ao crime.


A defesa das vítimas recebeu a notícia da condenação "com muito alívio, por vermos nela o reconhecimento da relevância da palavra da vítima e do robusto acervo probatório que apresentamos. Foram três anos e meio de trabalho, muita investigação até localizarmos as vítimas e testemunhas que contribuíram para que o agressor fosse condenado".


"Esperamos que essa condenação encoraje outras mulheres sobreviventes a romperem o silêncio e buscarem justiça", enfatizou o grupo.


"Em que pese a qualidade técnica da sentença, entendemos que a pena imposta não reflete a brutalidade e as consequências do crime, por isso iremos recorrer em relação a esse a aspecto", afirmou a criminalista Maira Pinheiro, uma das advogadas da vítima.

Em nota, a defesa de Prior disse que recebeu as informações da sentença pelos meios de comunicação e que a decisão "será objeto de apelação, face a irresignação de Felipe Antoniazzi Prior e de sua Defesa, que nele acredita integralmente, depositando-se crédito irrestrito em sua inocência e de que, em sede recursal, lograr-se-á sua reforma, em prestígio à Justiça, reconhecendo-se sua legítima e verdadeira inocência, que restou patentemente demonstrada durante a instrução processual".



"Reafirmando-se a plena inocência de Felipe Antoniazzi Prior, repisa-se ser esse seu status cívico e processual, a luz da presunção de inocência, impondo-se a ele, como aos demais cidadãos em um Estado Democrático de Direito, como o pátrio, respeito, em primazia ao inciso LVII, do artigo 5°, da Constituição Federal brasileira que preconiza que "Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória", para que não se incorra em injustiças, como muitas já assistidas, infelizmente, em nosso país", diz o texto.


Ex-BBB virou réu em 2020


Prior virou réu em 2020 pelo crime de estupro. A Justiça de São Paulo recebeu a denúncia feita pelo Ministério Público em agosto daquele ano.



Três mulheres denunciaram o arquiteto, que participou da 20ª edição do BBB. Os crimes que ele teria cometido são:


um estupro, em 2014, pelo qual Prior se tornou réu nesta quinta;

um estupro em 2016;

e uma tentativa de estupro em 2018.


O juiz acolheu a denúncia de estupro, segundo nota do TJ, e determinou que Prior apresente resposta às acusações por escrito, no prazo de dez dias. O processo tramita em segredo de Justiça e, por isso, as informações são restritas.


Na denúncia, os promotores Danilo Romão, da 7ª Promotoria Criminal, e Fernanda Moreti, da Promotoria da Violência Doméstica, denunciaram Felipe Prior por um crime de estupro, de acordo com o artigo 213 do Código Penal Brasileiro (CPB). O crime teria ocorrido em São Paulo, em 2014.



Os outros casos teriam ocorrido em outros municípios e foram enviados para os promotores locais. O Ministério Público não informou o andamento destes casos até a publicação desta reportagem.


À época, as advogadas das mulheres que fizeram as denúncias afirmaram "que lutam não só para que um abusador seja responsabilizado, mas para que no futuro mulheres possam denunciar agressões sem serem atacadas, revitimizadas e desacreditadas pela sociedade e até por estruturas de Estado criadas para acolhê-las."


As advogadas Juliana de Almeida Valente e Maira Machado Frota Pinheiro, que defendem as mulheres, disseram em nota que "os elementos colhidos durante as investigações são robustos e incluem laudos periciais, diversos relatos testemunhais e farta demonstração documental que foram determinantes para que o Ministério Público do Estado de São Paulo, titular da ação penal, identificasse a manifesta justa causa necessária à deflagração de um processo criminal."


Ainda de acordo com a nota, as advogadas disseram que "ao longo da instrução e observadas todas as garantias processuais, as acusações serão novamente demonstradas, agora perante a autoridade judicial, permitindo a condenação diante da incontroversa constatação da ocorrência de um dos crimes mais graves e cruéis previstos em nossa legislação."


Em nota de 2020, a defesa de Prior disse que "depois de uma criteriosa investigação, a autoridade policial concluiu pela inocência de Felipe Prior. As provas coletadas ao longo do inquérito demonstraram que ele não cometeu qualquer crime. A defesa confia que o poder judiciário também concluirá pela inocência de Prior e afastará as acusações infundadas."



O inquérito policial feito pela 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Paulo foi concluído, em 4 de agosto, sem indiciá-lo pelas acusações.


Entenda as denúncias

No dia 17 de março deste ano, a advogada das três mulheres que acusam Prior de estupro, Maíra Pinheiro, protocolou uma notícia crime sobre os casos no Departamento de Inquéritos do Fórum Central Criminal. O Ministério Público havia se posicionado pedindo a abertura do inquérito para investigar o caso.


Ainda de acordo com a denúncia, os casos teriam ocorrido nos anos de 2014, 2016 e 2018 e vieram a público em abril deste ano. As três mulheres que acusavam Prior não fizeram boletim de ocorrência na ocasião dos supostos crimes porque dizem que se sentiram envergonhadas.


Segundo a advogada, uma universitária viu a chamada da participação de Felipe Prior no Big Brother Brasil 20 e fez um post no Twitter em que afirmava que o conhecia e que ele havia sido impedido de entrar no InterFau 2019 (jogos esportivos entre faculdades de arquitetura de São Paulo) após uma denúncia de assédio. A partir desta publicação, duas das mulheres que o acusam, sem que se conhecessem, procuraram a universitária, que as colocou em contato. Elas procuraram as advogadas Juliana Valente e Maíra Pinheiro. Ao apurarem a denúncia do InterFau, chegaram até a terceira mulher.



O tweet foi apagado, de acordo com Maíra Pinheiro, porque a universitária foi procurada por três pessoas que afirmaram que eram advogados de Prior e que a processariam por calúnia caso ela falasse sobre o ocorrido nos jogos universitários. Segundo eles, a informação era falsa.


Em notícia crime protocolada em 17 de março, a defesa das três mulheres descrevia os supostos crimes. De acordo com o documento, na madrugada de 9 de agosto de 2014, a vítima protegida sob o nome de Themis descreve que Prior se aproveitou de sua embriaguez para praticar atos libidinosos e conjunção carnal, provocando lesões corporais graves.


Ela narrou que Felipe tirou a roupa dela e abriu a própria calça, deixando seu genital para fora. Como estava embriagada, ela disse que não conseguia oferecer resistência física, mas disse que falou não a ele muitas vezes e que não queria ter relações sexuais. Felipe teria reagido dirigindo-se a ela aos gritos, dizendo “para de ser fresca, no fundo você quer, não é hora de se fazer de difícil” e, diante das seguidas negativas de Themis, insistido: “quer sim”. Neste momento, Felipe teria estuprado Themis.


Depois, ainda segundo a denúncia, Themis contou para a mãe que estava com um ferimento em suas partes íntimas e que sentia dor. "A mãe pediu à filha que se deitasse e olhou, e notou um corte de cerca de três dedos de comprimento na região genital da filha, profundo o suficiente para chegar até o músculo. A filha da declarante relatava muita dor e o sangramento estava muito intenso."



"A mãe precisou vestir a filha, pois a mesma estava sem condições físicas e emocionais de fazê-lo. Para conter o sangramento, que estava muito intenso, a declarante colocou uma fralda na filha. (…) Quando a filha da declarante foi chamada para ser atendida, chamou a atenção da declarante a reação da médica ao examinar TESTEMUNHA PROTEGIDA THEMIS. A médica expressou muito espanto, e ao se dirigir à declarante, a primeira pergunta que ela fez foi 'quem que fez isso?'. Naquele momento, a declarante e a filha estavam com medo e vergonha de relatar a verdade, então disseram que havia sido um namorado. A médica disse 'isso tá muito feio. Namorado seu, você tem certeza?'”, relata o documento.


A advogada descreveu o segundo caso como crime de tentativa de estupro, praticado durante os jogos universitários Interfau, em setembro de 2016, no município de Biritiba Mirim, contra a vítima testemunha protegida chamada Freya. Ela descreve que Prior tentou conter a vítima fisicamente por meio do uso da força, mas não conseguiu, e a vítima escapou.


O terceiro relato é de crime de estupro, praticado durante os jogos Interfau em setembro 2018, no município de Itapetininga, tendo como vítima a testemunha protegida chamada Ísis. Ela descreve que Prior se aproveitou de sua embriaguez para praticar atos libidinosos e conjunção carnal, com uso de violência física, mesmo diante do choro da vítima.


Ainda em março, as advogadas pediram à Justiça que a polícia abrisse investigação e que Prior fosse proibido de manter contato com as supostas vítimas, mas a juíza Patrícia Cruz negou. No despacho, ela afirma que os supostos crimes ocorreram em anos distintos, sem conexões entre eles, e em comarcas diferentes. A juíza também recomendou que as advogadas pedissem a abertura de investigação diretamente à polícia.


Segundo Maíra, no curso da apuração, "a gente teve conhecimento de mais uma vítima que inicialmente não se dispôs a falar, e é possível que existam outras”, mas a investigação policial do caso não confirmou essa suposta nova vítima.



A advogada disse ainda que "é compreensível que possivelmente ele não enxergue nenhum desses episódios como atos de violência que ele tenha praticado. Esse caso não é sobre BBB, é sobre violência sexual em um ambiente universitário e sobre uma certa permissividade que é senso comum sobre o que é consentimento. Por causa disso, é importante entender esse caso não como um caso isolado e não como um caso que tenha a ver com BBB, mas com um problema muito maior sobre violência sexual em ambiente universitário."


À época, a Globo divulgou a seguinte nota: "A Globo é veementemente contra qualquer tipo de violência, como se percebe diariamente em seus programas jornalísticos e mesmo nas obras do entretenimento, e entende que cabe às autoridades a apuração rigorosa de denúncias como estas".


Prior negou as denúncias

Felipe Prior publicou vídeo em sua rede social negando as acusações.


À época, em nota assinada pelos advogados Carolina Tieppo Pugliese Ribeiro, Rafael Tieppo Pugliese Ribeiro e Celly de Mesquita Prior, advogados de defesa de Felipe Prior, eles dizem que ele “não tomou conhecimento do teor das acusações de crimes que jamais cometeu, e que jamais cometeria."


Ainda segundo o documento, os advogados dizem que "por enquanto, Felipe Prior repudia, veementemente, as levianas informações espalhadas sobre supostos fatos que teriam ocorrido há anos, mas somente agora, depois de ter adquirido visibilidade pública, são manobrados. Felipe Prior estará à disposição das autoridades para qualquer tipo de questionamento, e adotará todas as medidas necessárias contra os que investem contra a sua civilidade".


Expulso de jogos universitários

Em nota divulgada à época, a Interfau informou que recebeu uma denúncia contra Prior durante os jogos universitários em 2018 e que decidiu pela expulsão dele naquela edição e nas seguintes, de forma permanente.


A comissão informou ainda, no documento, que o teor das acusações recebidas contra Prior naquela ocasião era de assédio e crime sexual.


Sobre o Interfau ter proibido a presença de Prior nos jogos universitários, a advogada afirmou a “entidade estudantil não é o estado nem a polícia e não tem formação técnica para classificar conduta como crime ou não crime. Mas ao mesmo tempo, uma entidade privada tem autonomia para estabelecer critérios de participação de exclusão de seus espaços desde que não sejam discriminatórios. A iniciativa de criar esse tipo de comissão voltada ao acolhimento em loco das vítimas uma coisa iniciativa bem válida.”



Veja a íntegra da nota:

"A Comissão Organizadora do Interfau vem por meio desta anunciar publicamente que deliberou, de maneira permanente, que Felipe Antoniazzi Prior, ex-aluno da Universidade Presbiteriana Mackenzie, não poderia ingressar e tampouco participar de nenhuma de nossas atividades a partir de outubro de 2018. Devido ao recebimento de mais de uma denúncia acusando-o de assédio, além de uma acusação de crime sexual durante o Interfau de 2018, a Comissão Organizadora através dos deveres atribuídos a ela, visando garantir a segurança e o bem-estar de todos no evento, se reuniu no dia 21 de outubro de 2018, onde foi deliberada a expulsão permanente de Felipe Prior das demais edições do Interfau. A Comissão Organizadora do Interfau reitera que toda forma de opressão é profundamente repudiada nos nossos eventos e que a Comissão tem trabalhado ano após ano para que todos os participantes se sintam seguros e resguardados pela Comissão Anti Opressão (CAO)".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia prende suspeito de estuprar mulheres durante entrevista de emprego no Aeroporto do Recife

Imagem de arquivo mostra o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na Zona Sul da capital pernambucana — Foto: Hesíodo Góes/Divulgação

Foi preso nesta segunda-feira (10) o homem suspeito de estuprar quatro mulheres durante uma entrevista de emprego para uma empresa terceirizada do Aeroporto do Recife, na Zona Sul da capital pernambucana. De acordo com a Polícia Civil, o homem foi denunciado pelo Ministério Público e, agora, é réu pelo crime de estupro.


O caso ocorreu no dia 29 de junho. Em entrevista à TV Globo, uma das vítimas disse que o recrutador, após mostrar que estava com uma arma no pênis, usou como pretexto a simulação de uma revista íntima para praticar os abusos.


De acordo com a Polícia Civil, o homem tem 37 anos e foi capturado na casa do pai dele, um policial reformado, no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, e não resistiu à prisão. A prisão foi feita após a Justiça expedir um mandado de prisão preventiva.



De acordo com o delegado Joel Venâncio, o homem já tinha prestado depoimento no dia seguinte ao crime, mas foi liberado por não ter havido flagrante.


"As vítimas procuraram, primeiro, uma delegacia em Jaboatão, mas o fato ocorreu no Recife. Posteriormente, duas vítimas estiveram na Delegacia de Boa Viagem, mas era noite, existiam muitas outras ocorrências e não se tinha estrutura. O delegado entendeu que se devia apurar e instaurou o inquérito", disse.


Ainda segundo o delegado, o Ministério Público acatou o indiciamento apresentado pela polícia e fez denúncia contra ele na Justiça, tornando-o réu pelo crime de estupro.


Depois de preso, o homem seguiu para o Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, no Centro da cidade. De lá, vai para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), localizado em Abreu e Lima, no Grande Recife. Ele deve ser submetido a uma audiência de custódia.


Segundo os advogados das vítimas, três mulheres prestaram queixa, juntas, na Delegacia de Boa Viagem. Uma quarta mulher registrou o boletim de ocorrência na mesma unidade, em outro momento.


De acordo com o advogado Anderson Amorim, todas elas se candidataram a uma vaga de agente de proteção para a empresa GPS Predial Sistemas de Segurança Ltda.


Inicialmente, as candidatas teriam sido chamadas por uma funcionária do RH da terceirizada para participar da entrevista no aeroporto. No entanto, segundo uma das vítimas, quando chegaram ao local, foram informadas que iam ser entrevistadas por um homem, que as encaminhou a uma antessala dentro do terminal aeroviário.


Ao g1, o advogado detalhou ainda que as mulheres não eram amigas, mas se conheciam porque fizeram um curso da área de segurança juntas. Após a entrevista de emprego, elas se falaram por telefone e, conversando sobre o que tinha acontecido com cada uma, decidiram denunciar.


Por meio de nota, a GPS Predial Sistemas de Segurança disse que, após tomar conhecimento das denúncias, desligou o funcionário da empresa.


Já a Aena Brasil, que administra o terminal, informou que as câmeras de segurança do aeroporto não captam imagens dos escritórios privados das empresas em suas dependências, mas que as imagens captadas na entrada do terminal de carga estão à disposição das autoridades.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prédio comercial desaba no Recife três dias após desabamento que deixou 14 mortos em Paulista

Um prédio comercial desabou nesta segunda-feira (10), no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife (veja vídeo acima). O acidente aconteceu três dias depois do desmoronamento que deixou 14 mortos e sete feridos no Conjunto Beira-Mar, em Paulista, na Região Metropolitana da capital.


De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), não houve vítimas. O desabamento aconteceu por volta das 10h30 desta segunda-feira.


Testemunhas disseram que o prédio estava desocupado há mais de um ano, e que o imóvel era frequentado esporadicamente por funcionários que faziam pequenos reparos.


O edifício ficava no número 256 da Avenida Domingos Ferreira, ao lado de uma loja de roupas. Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram que o primeiro andar do prédio desmoronou, mas o térreo seguiu de pé.


Segundo a prefeitura, uma reforma irregular era realizada no edifício, sem autorização da Secretaria Executiva de Controle Urbano. Por causa disso, os proprietários, que não tiveram os nomes divulgados, serão notificados.


O Corpo de Bombeiros também foi acionado para a ocorrência, e disse que enviou três viaturas ao local para isolar a área. A Defesa Civil foi acionada para avaliar a infraestrutura do prédio ao lado.


Prédio desabou no Pina, na Zona Sul do Recife — Foto: Ana Júlia Duarte/CBN Recife


Uma mulher que trabalha na região, identificada apenas como Adriana, contou que ouviu um barulho muito forte no momento do desmoronamento.


"Minha preocupação foi porque, na sexta-feira, tinha gente trabalhando, reformando. Eu trabalho aqui na frente, e estávamos vendo eles reformando. Quando eu ouvi o barulho, me virei e vi uma poeira muito grande subindo, um barulho enorme. Fiquei muito preocupada porque sempre ficam pessoas, pedintes, embaixo da marquise", disse.


Destroços de prédio comercial que desabou no Recife — Foto: Luna Markman/TV Globo


Tragédia em Paulista


Imagem de arquivo mostra equipe de resgate fazendo busca por vítimas de desabamento — Foto: REUTERS/Anderson Stevens


O prédio que desabou em Paulista, na sexta-feira (7), deixou 14 mortos e sete feridos. O imóvel estava interditado desde 2010, mas foi reocupado em 2012. Oito apartamentos do bloco D7 desabaram totalmente. Outros quatro foram parcialmente destruídos.


O Conjunto Beira-Mar tem 1.711 apartamentos, divididos em 37 prédios, dos quais 29 são do tipo "caixão", como era o bloco D7, que desabou parcialmente. Desde sexta, outros seis prédios desse tipo foram interditados pela Defesa Civil de Paulista no conjunto.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cantor Tiee é condenado a prisão por ameaçar publicar fotos íntimas da ex-namorada

Ingrid Freitas e Tiee — Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) condenou a um mês e 18 dias de prisão o cantor Diogines Ferreira de Carvalho, o Tiee, de 33 anos, por ameaças contra a ex-namorada, Ingrid Freitas.


O início do cumprimento da pena deverá ocorrer em regime aberto , segundo decisão do juiz Alberto Fraga, titular da 1º Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da Comarca de Nilópolis.


Entenda

As ameaças contra a influenciadora digital ocorreram em 2020, dois anos após o início do namoro dela com o cantor. Segundo a estudante de odontologia, eles chegaram a morar juntos no apartamento que ela tinha, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Nilópolis, na Baixada Fluminense.



Após descobrir que o artista era casado e tinha outros relacionamentos, a estudante teria terminado a relação. A partir daí, segundo ela, teria começado a receber ameaças do pagodeiro.


No início de 2021, Ingrid chegou a publicar nas redes sociais um print de uma ameaça que teria sido feita pelo cantor. Nas mensagens, Tiee afirma que caso ela publicasse qualquer coisa sobre o relacionamento deles, ele divulgaria nudes dela.


"Posta que eu mando você pelada pra todo mundo. Me causa problema para você ver. Se não eu mando você pelada pro seu pai e pro batalhão dele todo", teria escrito o cantor.

Em nota, a defesa do cantor informou que vai "recorrer da decisão, em busca da verdade dos fatos" quando o pagodeiro for "oficialmente comunicado" (leia detalhes abaixo).


Mensagens de ameaças que teriam sido escritas pelo pagodeiro — Foto: Reprodução


Para o juiz, as provas e os depoimentos nos autos consistem em elementos suficientes que comprovam que a vítima sofreu ameaças do cantor.


"Todos esses elementos, analisados em cotejo, conferem a certeza necessária e demonstram de maneira inequívoca de que o réu ameaçou a vítima Ingrid, por meio de escritos, de causar-lhe mal injusto e grave, consistente em divulgar fotos e vídeos íntimos da vítima. As provas da autoria e materialidade, assim, são firmes e indiscutíveis, suficientes para escorarem um juízo de reprovação, restando plenamente caracterizado o delito de ameaça", escreveu.


O magistrado finalizou.


"Do exposto, impõem-se a condenação do acusado Diogines Ferreira de Carvalho, pela prática do delito previsto no artigo 147 do Código Penal, na forma do artigo 61, inciso II, alínea “f”, ambos do Código Penal, incidindo os ditamos da Lei n° 11.340/2006. (...) Desta maneira, torno definitiva a pena de 01 (um) mês e 18 (dezoito) dias de detenção".


A defesa do cantor criticou a condenação.


"Não existe qualquer prova no processo que autorize uma condenação, uma vez que há nítida quebra da cadeia de custódia nos "prints" de supostas mensagens de WhatsApp, violando expressamente o determinado no art. 158-B do Código de Processo Penal, sem que tenha havido perícia para comprovar a veracidade da prova e, sobretudo, a realidade do contexto fático narrado pela suposta vítima".


Por fim, o advogado de Tiee negou que ele tenha se relacionado com Ingrid. O g1 tenta contato com a universitária.


Tiee — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››