quarta-feira, dezembro 07, 2011

Aluno de nove anos é acusado de assédio sexual por achar a professora 'uma gracinha'

Aluno de nove anos diz ter ficado traumatizado
Aluno de nove anos diz ter ficado traumatizado


Um garotinho de nove anos foi suspenso de um colégio, em Gastonia, na Carolina do Norte, acusado de assédio sexual. Tudo o que Emanyea Lockett fez foi dizer que achava a professora "uma gracinha".

O menino falava sobre a professora para um colega quando uma substituta ouviu o elogio e o mandou para a diretoria.

O diretor Jerry Bostic suspendeu o estudante e disse que seu comportamento foi inadequado.

"Ele não tentou agarrar a professora ou tocá-la. Por que então ele foi suspenso", questiona Chiquita Lockett, mãe de Emanyea.

Uma investigação posterior apontou que, de fato, não houve assédio sexual. O diretor da escola foi obrigado a pedir demissão.

Emanyea receberá assistência psicológica e a sua mãe estuda se irá processar a escola.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Chinesa com cabelo de 2,53 m não vai ao cabeleireiro há 14 anos

Ni Linmei faz inveja nas mulheres que querem saber seus segredos capilares
Ni Linmei faz inveja nas mulheres que querem saber seus segredos capilares


Ni Linmei não sabe o que é ir ao cabeleireiro há 14 anos. Em todo esse tempo, a chinesa de 55 anos vem cultivando uma vasta cabeleira que já chega a 2,53 m de altura.

Para medir o tamanho, a chinesa precisa subir em uma cadeira. Para manter a boa aparência dos fios, Ni gasta uma fortuna com xampus para alegria das vendedoras de Taiyuan, onde vive.

Ni já virou atração em sua cidade e desperta a curiosidade de todos. Principalmente das mulheres que querem saber seus segredos para manter o cabelo bonito.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Terremoto no Japão provocou tsunami raro de fusão de duas ondas

O forte terremoto de março nas costas do Japão provocou um raro "tsunami de fusão", no qual duas ondas se combinaram ampliaram a destruição depois de tocar a terra, segundo a Nasa.


Reveja imagens do tsunami

Foto 19 de 73 - 12.mar.2011 Um cargueiro foi arrastado pela força do tsunami que atingiu Sendai, no nordeste do Japão Mais Itsuo Inouye/ AP



Pela primeira vez, os satélites radar dos Estados Unidos e da Europa captaram imagens de duas ondas em fusão que passaram a formar uma "onda única, de altura dobrada em alto mar", o que confirma a existência de um processo que foi uma hipótese por muito tempo.

"Esta onda foi capaz de viajar longas distâncias sem perder a potência. As dorsais oceânicas e as cadeias montanhosas submarinas empurraram as ondas em várias direções desde a origem do tsunami", afirma um comunicado da Nasa.

"A descoberta ajuda a explicar como os tsunamis podem cruzar bacias oceânicas e causar uma grande destruição em alguns lugares, deixando outros imunes", destaca a agência espacial americana, para a qual o resultado da investigação pode ajudar a melhorar as previsões meteorológicas.

"Observar esta onda dupla com satélites foi uma chance em 10 milhões", disse Y. Tony Song, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, que trabalhou em associação com a Universidade de Ohio.

"Os cientistas suspeitaram durante décadas que este tipo de 'tsunami de fusão' pode ter sido responsável pelo tsunami chileno de 1960, que matou quase 200 pessoas no Japão e no Havaí, mas ninguém havia observado um 'tsunami de fusão' até agora", completou Song.

O terremoto submarino de 9,0 graus de magnitude e o posterior tsunami de 11 de março deixaram 20.000 mortos ou desaparecidos, devastaram grandes zonas do nordeste do Japão e provocaram uma crise atômica na central nuclear de Fukushima.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Fátima Bernardes sobre novos planos: "Tinha até vergonha de querer outra coisa"

Fátima Bernardes na revista "Contigo!" (Marcos Pinto/Contigo!
Fátima Bernardes na revista "Contigo!"


Após deixar a bancada do Jornal Nacional, Fátima Bernardes falou com a revista Contigo!, que chega às bancas nesta quarta-feira (07), sobre seu novo projeto: “Tudo o que posso dizer é que vou continuar a ter funções jornalísticas. E que o programa será apresentado e comandado por mim. Mas pode ter muita gente”.

A jornalista, que é casada com seu ex-parceiro trabalho William Bonner, revelou que já tinha pensado em sair do telejornal há quatro anos: “Tinha até vergonha de querer outra coisa. Sei que tenho uma posição invejada. E ele [Bonner] achava que era um sonho, não levava tão a sério”.

“No início fui contra. Acho que minha posição de editor-chefe pesou muito. Ninguém num cargo desses aceita facilmente que uma profissional da importância da Fátima deixe a equipe”, explicou o marido.

Agora, prestes a completar 25 anos de TV Globo, Fátima contou que se sente mais segura para seguir com outro projeto: “Com o tempo veio o amadurecimento. Foi ótimo que não tenha acontecido há quatro anos, porque deu tempo para amadurecer. Agora, só preciso convencer as pessoas que só estou me separando do William na bancada, continuamos juntos em casa. Para mim, é um recomeço de carreira, vou dar uma repaginada total”.

Sobre o novo programa da jornalista, em nota, a emissora anunciou mudanças na programação, sem dar detalhes: “Haverá quatro blocos de programação – telejornalismo, Mais Você, Bem Estar e o novo programa a ser conduzido por Fátima Bernardes. Esta nova atração está em fase de elaboração, sem data para estrear”.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Globo faz "BBB" da despedida de Fátima Bernardes do "JN"

A Globo resolveu fazer um verdadeiro "Big Brother Brasil" do último dia de Fátima Bernardes na bancada do "Jornal Nacional".

Programada para a noite de segunda-feira (5), a despedida de Fátima do noticiário ganhou uma espécie de diário fotografado no site Globo.com

São fotos de Fátima e Bonner na última reunião de pauta, Fátima e o câmera em sua última reportagem, Fátima e sua camareira, Fátima cortando o bolo de despedida, penteando o cabelo, com sua equipe. As imagens do último dia da âncora devem ir ao ar no noticiário de hoje (5), juntamente com a estreia de Patrícia Poeta na bancada.

Em todas as fotos, a âncora, que ganhará um matinal na emissora, está muito sorridente.

Confira o "BBB" da despedida de Fátima Bernardes:

http://g1.globo.com/platb/jnespecial/2011/12/05/o-ultimo-dia-de-fatima-bernardes-do-jn/

Fonte: Folha de São Paulo
Leia Mais ››

Ivete Sangalo divulga no Twitter que está em casa, após 3 dias de internação

Marina Silva/Correio da Bahia
Ivete Sangalo aparece na janela do hospital em que está internada em Salvador (7/12/2011)
Ivete Sangalo aparece na janela do hospital em que está internada em Salvador (7/12/2011)



Ivete Sangalo já recebeu alta médica e deixou o hospital Aliança, em Salvador, na tarde desta quarta (7). A cantora divulgou via Twitter que já está em casa. "Meus amores, meus anjos, meus guardiões, minha força , minha alegria, já estou na minha casinha , em paz, e cheia de saúde. Coração é so amor", escreveu.

Além disso, a cantora disse, através do microblogging, que ficará ausente durante um tempo para se recuperar totalmente. "Estou bem, mas ainda preciso repousar para ficar nos trinks (sic). Ficarei um pouquinho ausente, mas pensando em vcs todo o tempo."

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Ex-jogador é condenado a 22 anos de prisão por morte da ex em SP

Reprodução
Janken Evangelista, acusado de matar a ex-mulher em SP
Janken Evangelista, acusado de matar a ex


O ex-jogador Janken Ferraz Evangelista, 31, foi condenado nesta quarta-feira a 22 anos de prisão pela morte da ex-mulher, Ana Cláudia Melo da Silva, 18, em São Paulo. O crime ocorreu em 2009, quando a jovem foi assassinada a facadas, em casa.

O júri durou três dias, e a sentença foi lida por volta das 19h50, no fórum da Barra Funda (zona oeste de São Paulo). Após o conselho de sentença entender que houve culpa, o juiz Marcelo Augusto Oliveira estipulou pena de 21 anos de reclusão por homicídio triplamente qualificado --motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima-- e um ano de reclusão por furto --por ter levado o celular da vítima após o crime.

O ex-jogador não poderá recorrer em liberdade, segundo decisão do juiz.

Na terça-feira (6), em interrogatório, Janken admitiu ter esfaqueado a ex.

A defesa do ex-jogador pedia que ele respondesse por "legítima defesa com excessos". Já a acusação pedia que ele respondesse por homicídio triplamente qualificado.

CRIME

Ana Claudia foi assassinada com 14 facadas em sua casa, no dia 22 de março de 2009. A jovem foi encontrada morta no chão do banheiro de empregada do apartamento, na avenida do Cursino, com diversos ferimentos de faca no pescoço.

Após o crime, o ex-marido dela fugiu com o filho do casal --na ocasião com um ano e nove meses-- e foi preso três dias depois, na Bahia. Janken aguardava o julgamento no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Tremembé (147 km de SP).

Fonte: Folha de São Paulo
Leia Mais ››

PM que delatou fraude no Esporte é preso e advogado cita propina

Sérgio Lima - 24.out.2011/Folhapress
O policial João Dias Ferreira fala à imprensa, depois de prestar segundo depoimento à Polícia Federal, em Brasília
O policial João Dias Ferreira fala à imprensa, depois de prestar segundo depoimento à Polícia Federal, em Brasília


O policial militar João Dias Ferreira, que acusou um esquema de desvio de dinheiro no Ministério do Esporte, foi preso nesta terça-feira com R$ 200 mil, que disse ser propina de pessoas ligados ao governador Agnelo Queiroz (PT), ex-chefe da pasta, como forma de "cala-boca".

Segundo o advogado de Ferreira, ele recebeu "inúmeras" propostas de pessoas ligadas a Agnelo e, ontem, teria decidido aceitar para poder filmar a entrega do dinheiro.

"Ele recebeu ontem esse dinheiro na casa dele de pessoas que ele entende que sejam do governo, como forma de 'cala-boca'. Ele resolveu então ir devolver o dinheiro e foi na secretaria de Paulo Tadeu, que é quem ele entende que foi a origem do dinheiro", disse o advogado de Ferreira, André Cardoso.O policial foi preso em flagrante por injúria na tarde desta quarta-feira, na sede do governo do DF, o Palácio do Buriti. Ele foi detido após agredir uma assessora da secretaria de governo, comanda por Paulo Tadeu --um dos principais aliados de Agnelo. Na confusão, João Dias Ferreira jogou o dinheiro no chão, informação confirmada pela assessora agredida.

O advogado do policial, André Cardoso, confirma apenas acusação de injúria e não falou sobre a agressão.

Ferreira é dono de duas ONGS que desviou mais de R$ 3 milhões do Esporte, quando Agnelo era ministro e também na gestão de Orlando Silva _ que caiu após as acusações. Durante a crise no Esporte, João Dias Ferreira centrou as acusações em Orlando Silva, sem implicar diretamente Agnelo.

Segundo o advogado, ele filmou a entrega do dinheiro e o vídeo já foi entregue para a polícia. Cardoso disse ainda que o policial deverá ser solto mediante fiança. Caso isso aconteça, João Dias Ferreira ainda poderá ser encaminhado à corregedoria da Polícia Militar.

Segundo a assessoria de Agnelo Queiroz, Ferreira agrediu duas servidoras da secretaria de governo e que a motivação de Ferreira é "escusa".

"Quanto ao secretário de Governo, Paulo Tadeu, ele não se encontrava no Palácio durante o episódio. A segurança do Palácio do Buriti abriu procedimento para apurar como se deu o acesso de João Dias ao prédio. O governo do Distrito Federal também vai apurar com que objetivos escusos o policial apareceu nesta tarde, de forma despropositada, no Palácio do Buriti", diz a nota do governo.

Fonte: Folha de São Paulo
Leia Mais ››

Recomendação pede o fim do Nepotismo em José da Penha/RN


O Ministério público recomendou ao prefeito do município de José da Penha/RN, Abel Kayo Fontes de Oliveira, que num prazo de 10 dias, exonere todos os cargos comissionados, que possuam algum grau de parentesco com gestores do município. O que configura a prática de nepotismo.

Com a recomendação, devem ser exonerados a mãe e o tio do Prefeito, que ocupam, respectivamente, a Gerência Administrativa de Saúde e a Administração de Transportes da Vila Major Felipe; a Orientadora Pedagógica do município, que é tia do Vice Prefeito e o sobrinho da Secretária Municipal de Educação, Coordenador Pedagógico do município.

O documento é assinado pelo Promotor de Justiça da Comarca de Luís Gomes, Ricardo José da Costa Lima, e leva em consideração informações prestadas pelo “Grupo Amigos de José da Penha/RN”.

Em 10 dias, a Prefeitura deve encaminhar à Promotoria ofício com a cópia das portarias de exoneração, sob pena de ser acionada judicialmente.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Juíza determina transferência de dois acusados para sistema prisional comum

Júnior SantosO contador Fabiano Lindemberg - de calça preta e camisa listrada, à frente - e o empresário Edson Cézar - de camisa escura e mãos nos bolsos - quando prestaram depoimento à PGJO contador Fabiano Lindemberg - de calça preta e camisa listrada, à frente - e o empresário Edson Cézar - de camisa escura e mãos nos bolsos - quando prestaram depoimento à PGJ

A juíza titular da 6ª vara Criminal, Emanuella Cristina Pereira Fernandes, determinou a transferência do contador Fabiano Lindemberg Santos Romeiro e do empresário Edson Cézar Cavalcante Silva para uma unidade comum do sistema prisional potiguar. Ambos são acusados de participação nos processos fraudulentos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) e foram detidos no dia 25 de novembro, quando o Ministério Público Estadual deflagrou a Operação Sinal Fechado. Desde então, ambos estão detidos no quartel do Comando da Polícia Militar.

A decisão da juíza foi publicada nesta quarta-feira (7) no site do Tribunal de Justiça. Diz o item 22 da decisão: "Quanto ao pleito do Ministério Público, merece acolhida, pois os presos Fabiano Lindemberg e Edson Cézar não são advogados e portanto, não podem permanecer em sala com as características de "Sala de Estado Maior" no Quartel da Polícia Militar, devendo ser transferidos para o sistema prisional comum, mantidos em celas especiais".

A decisão da magistrada atende a uma dos pleitos impetrados pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público. Diferente da maioria dos acusados, a exemplo de George Olímpio que é advogado, e pode ficar detido com determinadas regalias, os acusados Edson Cézar e Fabiano Lindemberg não são portadores de diploma de nível superior e, por isso, deverão ser transferidos. 

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Sinal Fechado: acusados poderão ser levados para novo pavilhão em Alcaçuz

O coordenador do Sistema Prisional Estadual, José Olímpio, afirmou que ainda não foi oficiado sobre a decisão A juíza titular da 6ª vara Criminal, Emanuella Cristina Pereira Fernandes, que determinou a transferência do contador Fabiano Lindemberg Santos Romeiro e do empresário Edson Cézar Cavalcante Silva para uma unidade comum do sistema prisional potiguar. 

Sobre o possível local para o qual os acusado poderão ser levados, José Olímpio disse que ainda precisa verificar a possibilidade de um dos Centros de Detenção Provisória (CDPs) da capital recebê-los. 

Caso não seja possível mantê-los em um dos CDPs em Natal, Fabiano Lindemberg Santos Romeiro e Edson Cézar Cavalcante Silva poderão ocupar uma das celas do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz, que também funciona como presídio provisório. 

"Eu não tenho como fazer distinção de presos no sistema prisional comum. Os Centros de Detenção estão superlotados e não existem celas isoladas em nenhuma das unidades", destacou José Olímpio. Os acusados poderão ocupar celas comuns nas quais outros homens já estão detidos.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Solenidade de entregas de títulos de Cidadão Itauense será realizado nesse domingo

A Câmara Municipal de Itaú realiza neste domingo (11), dentro das festividades alusivas pelos 58 anos de Emancipação Política de Itaú, a entrega de títulos de Cidadão Itauense a partir das 14h00.



  
Conheçam os homenageados ao título

·        Fábio Berckmans Véras Dantas
·        Francisco Cleomar Rocha Silva
·        Marcos Antonio Moreira de Morais
·        Ivan Brasil de Araújo
·        José Edivaldo Ricarte
·        Nilo Ferreira Pinto Júnior
·        Francisco Ferreira de Sena
·        Iran Campos de Lima
·        César Gomes da Silva
·        André Viana da Costa
·        Maria da Conceição Revoredo Nobre
·        Francisca Gildeone de Freitas Nobre
·        Maria Lucicleide Maia Régis
·        Manoel Morais Neto
·        Alcides de Oliveira Barros
·        Telma Anunciada de Souto Nogueira
·        Francisco Pinheiro de Morais
·        Francisco Nedilson de Paiva
·        Maria Rita Gomes da Silva Maia
·        Petronilo Ferreira Nunes
·        Francisco Gomes Maniçoba
·        Maria José dos Santos
·        Maria de Lourdes Cavalcante de Oliveira
·        José Barbosa Neto
·         Francisco Aldi Fernandes

Fonte: Blog Atualidades
Leia Mais ››

Pedido de impeachment de Micarla depende de decisão judicial

Elpídio Júnior / Nominuto.com


O grupo de vereadores que tencionam impeachment da prefeita Micarla de Sousa se reuniu nesta terça-feira (6) e decidiu esperar por eventual bloqueio de contas da Prefeitura do Natal para ingressar com pedido de afastamento da prefeita.

Na semana passada, a promotora de Defesa da Educação, Zenilde Alves, ajuizara Ação Civil Pública (ACP) na Vara da Infância em razão de a prefeita Micarla de Sousa (PV) e o secretário municipal de Planejamento, Antonio Lunna, terem descumprido Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que previa o pagamento de quase R$ 50 milhões de recursos constitucionais da educação, e os quais não foram aplicados na área.

O processo sofreu um atraso em razão de ter sido redistribuído a uma das Varas da Fazenda Pública – ainda não foi definida qual. Na ACP, a promotora pede bloqueio do valor que deveria se aplicado na educação. Caso tal bloqueio ocorra, pedido de impeachment, garantem os vereadores, será protocolado na presidência da Câmara Municipal de Natal.

“O bloqueio será o subsídio final que nos faltará. A prova de que a improbidade administrativa está configurada. Entraremos com o pedido de impeachment, e daí começa outra luta, articular onze votos em nosso favor”, comentou o vereador Luís Carlos (PMDB), ligado à defesa da Educação na Casa.

O regimento da Câmara Municipal não permite ao vereador que protocolou o pedido de impeachment participar da votação, que é secreta. Na intenção de não perder um voto, o grupo – formado por Fernando Lucena (PT), Sargento Regina (PDT), Júlia Arruda (PSB), Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PC do B) – trabalha com hipótese de fazer um eleitor protocolar o pedido de afastamento da prefeita.

“E isso não será problema, considerando que muitos eleitores já nos procuraram para pedir impeachment da prefeita”, acrescentou Luís Carlos.

A reportagem tentou contatar a Procuradoria Geral do Município para comentar o caso, mas as ligações não foram atendidas; nem retornadas.

Na semana passada, o vereador Enildo Alves protestou com veemência contra as intenções do grupo de vereadores. Segundo Alves, que é líder da prefeita na Câmara dos Vereadores, estão querendo tirar a chefe de Executivo “no tapetão”, algo, argumentou ele, ilegítimo no Estado de direito.

Fonte: No Minuto
Leia Mais ››

Servidores municipais terão direito ao auxílio-doença

Elpídio Júnior / Nominuto.com


 A Câmara Municipal de Natal votou e aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar nº 013/2011, do executivo, que cria o benefício previdenciário auxilio saúde. A matéria foi aprovada com uma emenda modificativa de autoria do vereador Franklin Capistrano e segue para sanção da Prefeitura de Natal.

O projeto de lei modifica a Lei Complementar nº 63, de 11 de outubro de 2005, que normatiza os benefícios previdenciários do regime próprio dos servidores municipais. O auxilio doença é voltado para os profissionais que se encontram incapacitados para trabalhar. 

A emenda do vereador Franklin Capistrano alterou o Artigo 36-A do projeto, passando assim a incluir como beneficiário do auxilio doença o servidor vítima de acidente de trabalho e não permitindo a redução dos salários no período de remuneração do segurado, que será pago pelo Fundo Previdenciário Natal-PREV.

“Essa emenda busca salvaguardar os direitos dos funcionários que fica em risco caso a matéria seja aprovada na integra”, defendeu Franklin Capistrano.

A matéria, com a emenda encartada, foi aprovada com 17 votos favoráveis e quatro vereadores ausentes.

Também foi aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei nº 0074/2011, do vereador Albert Dickson (PP) que dispõe sobre disponibilização de banheiros nos centros comerciais de Natal. 

Elpídio Júnior
Vereador Franklin Capistrano


Fonte: No Minuto
Leia Mais ››

Bispos do RN manifestam preocupação com projeto do DNOCS

Arquivo Nominuto.com


Os bispos do Rio Grande do Norte, Dom Matias Patrício de Macêdo, Arcebispo de Natal; Dom Mariano Manzana, Bispo da Diocese de Mossoró; Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Bispo de Caicó; e Dom Heitor de Araújo Sales, Arcebispo Emérito de Natal, emitiram nota manifestando a preocupação com projeto de irrigação do DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra a Seca - na região do Rio Grande do Norte chamada Chapada do Apodi.

Nesse projeto consta a desapropriação de mais de 13 mil hectares de terras, ocupadas atualmente por pequenos proprietários que desenvolvem a Agroecologia e da Agricultura Familiar.

Na nota, os bispos afirmam que, como pastores do Povo de Deus, que está sob o nosso cuidado pastoral, somos chamados a ser solidários aos agricultores/as familiares da Chapada do Apodi e a sensibilizar o Governo Federal para revogar o Decreto Nº 0-001 de 10 de Junho de 2011 e abrir diálogo na construção de novo projeto com os recursos já disponibilizados no PAC, que seja capaz de integrar a Chapada e Vale do Apodi visando fortalecer a agricultura familiar camponesa de base agroecologica, incluindo todos os assentamentos que estão nesta região".

Veja a nota:

Nota dos Bispos da Igreja Católica no Rio Grande do Norte sobre o Projeto de Irrigação do DNOCS para a Chapada do Apodi

A Igreja Católica no Rio Grande do Norte, ao tomar conhecimento do Projeto de irrigação que o DNOCS deseja implantar na Chapada do Apodi, amparado pelo Decreto Nº 0-001 de 10 de Junho de 2011, que torna de utilidade pública 13.855,13 hectares para fins de desapropriação, vem, através de seus Bispos, manifestar a sua preocupação acerca da implementação do referido Projeto.

Todos somos sabedores que, naquela região, se concentram as principais experiências de agroecologia e produção de alimentos da Agricultura Familiar Camponesa do nosso Estado. Essa realidade nos interpela para a consciência de se preservar o modo de viver destas comunidades, bem como a sadia qualidade de vida dessas famílias e do meio ambiente, sem interferir em suas práticas culturais e socioambientais.

Sabemos da grande importância do aproveitamento das águas da Barragem de Santa Cruz do Apodi, garantindo, em primeiro lugar, o abastecimento humano de todas as comunidades rurais e urbanas da região, como também na utilização para a produção de alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxico, geração de emprego, renda, segurança e soberania alimentar para as famílias de agricultores/as familiares.

Após diálogo com as famílias na região, movimentos sociais, serviços e pastorais sociais da Igreja Católica, que há muitos anos atuam na Chapada do Apodi, compreendemos que a proposta de projeto defendida pelo DNCOS trará enormes prejuízos aos agricultores familiares ali residentes, pois terão de deixar suas casas e as terras, onde vivem há mais de um século, praticando agricultura baseada na agroecologia, para dar lugar a um grupo de empresas cujo modelo de produção baseia-se na monocultura e no uso intensivo de agrotóxico que, como sabemos, contamina a água, a terra e o ar, com consequências graves diretas na saúde das pessoas e no meio ambiente.

Lamentavelmente, ao alimentar esse padrão de desenvolvimento, o atual governo inviabiliza a justa prioridade que atribuiu ao combate à miséria em nosso país, tendo como eixo estruturante o crescimento econômico pela via da exportação de commodities. Esse padrão gera efeitos perversos que se alastram em cadeia sobre a nossa sociedade.

 Na Chapada do Apodi, a expressão mais visível da implantação dessa lógica econômica é a expropriação das populações de seus meios e modos de vida, acentuando os níveis de degradação ambiental, da pobreza e da contínua dependência desse importante segmento da sociedade potiguar às políticas sociais compensatórias.

Não temos dúvidas de que esse modelo, aqui adotado desde o início de nossa formação histórica, ganhou forte impulso nas últimas décadas com o alinhamento dos seguidos governos aos projetos expansivos do capital. Materialmente, ele se ancora na expansão do hidro agronegócio e em grandes projetos de infraestrutura implantados para favorecer a extração e o escoamento de riquezas naturais para os mercados globais.

A Igreja Católica, à luz de sua doutrina social, entende que a implantação de um projeto desta magnitude não pode ser motivada por uma lógica meramente econômica e produtivista, que não leva em consideração a proteção da vida humana e da sociobiodiversidade. Não temos o direito de subordinar a agenda do bem viver das comunidades campesinas à agenda econômica do modo de produção e consumo vigente.

Neste momento, como pastores do Povo de Deus, que está sob o nosso cuidado pastoral, somos chamados a ser solidários aos agricultores/as familiares da Chapada do Apodi e a sensibilizar o Governo Federal para REVOGAR o Decreto Nº 0-001 de 10 de Junho de 2011 e abrir diálogo na construção de novo projeto com os recursos já disponibilizados no PAC, que seja capaz de integrar a Chapada e Vale do Apodi visando fortalecer a agricultura familiar camponesa de base agroecologica, incluindo todos os assentamentos que estão nesta região.

Por fim, pedimos que Nossa Senhora da Apresentação, a Senhora Santana e Santa Luzia, padroeiras de nossas dioceses, intercedam junto a Deus para iluminar nossos governantes, para que promovam o bem comum, a paz e a justiça socioambiental.

Natal-RN, 05 de dezembro de 2011

Dom Matias Patrício de Macedo 
Arcebispo Metropolitano de Natal

Dom Mariano Manzana

Bispo de Mossoró

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz 
Bispo de Caicó

Dom Heitor de Araújo Sales

Arcebispo Emérito de Natal

Presidente do Seapac

Fonte: No Minuto
Leia Mais ››