terça-feira, dezembro 19, 2023

Apodiense é executado a tiros de pistola 9mm enquanto pilotava sua moto em Caraúbas


A cidade de Caraúbas,  distante 72 Km de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte registra mais um homicidio a bala. O crime com características de execução aconteceu na noite desta segunda feira 18 de dezembro de 2023, no Conjunto Júlio Ferreira naquela cidade.


De acordo com a Polícia Militar,  a vítima foi identificada como Alan Batista de Oliveira, natural de Apodi/RN e residia na Baixa do Caic. O mesmo foi morto com varios tiros de pistola calibre 9mm, enquanto pilotava sua moto.


Até o momento não há informações sobre motivação e autoria do crime. A Polícia Militar isolou o local do crime até a chegada das equipes do ITEP e da Polícia Civil.


Após os procedimentos de perícia o corpo de Alan Batista foi recolhido para exames no IML do Itep em Mossoró. A Polícia Civil de Caraúbas deverá instaurar inquérito para investigar o caso.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Professora é libertada após ter sido feita refém por adolescentes em centro socioeducativo na Grande Natal

Case Pitimbu - Parnamirim/RN — Foto: Gustavo Brendo / Inter TV Cabugi

A polícia libertou uma professora que foi feita refém por adolescentes infratores no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pitimbu, antigo Ceduc, localizado na cidade de Parnamirim, na Grande Natal. A professora teria ficado refém dos adolescentes por 40 minutos, segundo a polícia. Eles chegaram a publicar vídeos na rede social da vítima.


[Correção: O g1 errou ao informar que duas professoras teriam sido feitas reféns. Uma professora foi feita refém na ocorrência. A informação foi corrigida às 18h45 desta terça-feira (19)].


De acordo com a polícia, os internos se trancaram em uma das salas da unidade e fizeram a professora refém. A polícia afirma que, segundo eles, o motivo seria uma opressão sofrida por parte dos educadores da unidade. Entre as reivindicações, reclamaram da qualidade dos materiais de higiene, como sabonete, pasta de dente e shampoo.



Durante a ação, os menores tomaram posse do aparelho celular da professora para gravar vídeos, que foram compartilhados no perfil de uma rede social da educadora.


A Polícia Militar foi acionada ao local para atuar na negociação com os infratores. Após 40 minutos, a professora foi liberta e três adolescentes foram conduzidos para a delegacia de Polícia Civil.


Em nota, a Fundação de Atendimento Socioeducativa do Estado do Rio Grande do Norte (Fundase) informa que “os agentes socioeducativos e policiais militares conduziram a mediação quanto aos três adolescentes que mantiveram uma professora refém”.


“A Fundase presta apoio à educadora e enaltece a conduta dos agentes públicos que atuaram para garantir o desfecho da situação. Os adolescentes envolvidos foram levados à Delegacia de Polícia Civil e responderão pelo ato. Todas as informações serão remetidas também ao Ministério Público do Estado do RN e ao Poder Judiciário”, diz a nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

MP denuncia policial militar autor de tiro que matou torcedor do ABC em Natal

Leonardo Lucas Silva de Carvalho, de 26 anos, morreu após sofrer tiro em confusão entre torcidas organizadas em Natal. — Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciou nesta terça-feira (19), por homicídio, o policial militar que atirou e matou o torcedor do ABC Leonardo Lucas de Carvalho, de 26 anos, em setembro deste ano.


O torcedor foi atingido por um tiro durante uma confusão que envolveu torcidas organizadas de ABC e Sport após um jogo pela Série B, no bairro Ponta Negra, na Zona Sul de Natal.


No início deste mês de dezembro, a investigação da Polícia Civil concluiu que o disparo partiu da arma de um policial militar, que foi identificado e indiciado pelo crime de homicídio. O nome dele não foi divulgado.



O MP informou que a denúncia foi recebida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e que o PM se tornou réu em uma ação penal.


"A materialidade do crime ficou comprovada através da análise das imagens de câmeras de segurança existentes na região do fato, depoimentos de testemunhas e perícia balística", justificou o MP.

O MP pontuou também que na investigação feita pela Polícia Civil, através da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os indícios de autoria apontam para o PM como sendo o responsável pelo disparo do projétil que atingiu a cabeça e causou a morte do torcedor.


Denúncia do MP

A denúncia cita o forte aparato policial empregado no dia para conter as confusões entre as torcidas de ABC e Sport, que protagonizaram confusões desde antes da partida começar no Frasqueirão, em Ponta Negra.


A confusão que terminou com a morte do torcedor aconteceu na saída do jogo, quando um ônibus com torcedores do Sport que passava pela Avenida Engenheiro Roberto Freire foi atacado por torcedores abecedista e a PM entrou em ação.


“Nesse ínterim, vários policiais militares diligenciaram para conter os ânimos e recolocar os torcedores do Sport de volta ao interior do ônibus, pois àquela altura muitos já haviam partido para briga, inclusive saltando pelas janelas dos veículos", cita a denúncia.



A denúncia diz que em dado momento um torcedor do ABC, que não foi identificado, posicionado no cruzamento das ruas Palestina e Leonora Armstrong, atirou um rojão em direção a um ônibus com torcedores do Sport.


Segundo a denúncia, isso ocasionou "a imediata reação do policial militar que estava junto ao canteiro central da Av. Eng. Roberto Freire. Esse policial, portando uma arma de fogo longa, efetuou disparo cujo projétil atingiu a testa de Leonardo Lucas Silva de Carvalho, matando-o”.

A análise das imagens apontou levou ao policial responsável pelo disparo fatal.


O MP informou ainda que as diligências investigativas conseguiram juntar como elemento de prova um estojo de munição, calibre 5.56, que estava no mesmo local em que se encontrava o policial denunciado.


Submetido à perícia, ficou comprovado que o estojo teve sua espoleta percutida e detonada pela carabina que era utilizada pelo PM.


Novas imagens mostram confusão em Ponta Negra — Foto: Reprodução


Vídeos mostram crime

Registros feitos por câmeras de monitoramento registraram a confusão que terminou com a morte do torcedor Leonardo Lucas Silva de Carvalho.


Leonardo Lucas morreu atingido por um tiro no cruzamento da Rua Palestina com a Rua Leonora Armstrong, no bairro Ponta Negra. Os vídeos mostram simultaneamente o que ocorre em cada uma das ruas.


Ele trabalhava como barbeiro em seu próprio estabelecimento, era casado e deixou uma filha de dois meses de idade. A vítima morava no bairro Pajuçara, na Zona Norte da capital potiguar.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem pula de passarela no Fórum de Natal para tentar fugir de policiais após ser acusado de atentado ao pudor

Depoimentos aconteceram no Fórum Miguel Seabra, me Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Um homem pulou da passarela de entrada do Fórum Miguel Seabra Fagundes, no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal, no momento em que era conduzido por policiais após ser detido suspeito pelo crime de atentado ao pudor. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (19).


Segundo informações divulgadas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, na manhã desta terça-feira, o homem, que é morador de rua, foi detido após uma mulher entrar no fórum e acusar ele pelo crime de atentado ao pudor na área de entrada da unidade.


A denúncia da mulher foi confirmada por meio de imagens das câmeras de segurança. Ele estaria fazendo gestos obscenos para mulheres. O homem foi detido pela segurança do fórum e a Polícia Militar foi acionada.



Ao chegarem ao local, os policiais conduziam o suspeito para a viatura quando ele tentou fugir e pulou de cima da passarela da entrada do fórum, que tem uma altura de aproximadamente 4 metros. Ao cair, ele fraturou o braço.


O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Após atendimento, ele será encaminhado para a delegacia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policial militar potiguar e outros 6 suspeitos são presos por tráfico de armas e drogas no RN e no CE


Um policial militar potiguar e outros seis suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e de armas foram presos durante a operação Solário Potiguara, deflagrada na manhã desta terça-feira (19) no Rio Grande do Norte e no Ceará.


O objetivo da ação, de acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Norte, foi combater o tráfico no RN e no CE - as investigações identificaram relações comerciais entre traficantes de drogas e de armas de ambos os estados, além do envolvimento do PM com o comércio ilegal dos produtos na região da cidade de Tibau.


A investigação apura o cometimento dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e comércio ilegal de armas de fogo, além dos crimes corrupção ativa e corrupção passiva.


Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e outros 11 mandados de prisão nos municípios potiguares de Natal, Mossoró, Tibau, e ainda em Fortaleza e Icapuí, no Ceará.


Além das 7 prisões, foram apreendidas armas de fogo, dinheiro, aparelhos celulares e outros objetos de interesse das investigações.


Participaram da operação promotores de Justiça, servidores do MPRN e ainda policiais civis e militares do Rio Grande do Norte e do Ceará.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Suspeitos de aplicar golpes em familiares de servidores públicos do RN por WhatsApp são presos em 4 estados

Suspeitos de aplicar golpes em familiares de servidores públicos do RN por WhatsApp são presos em SP, BA, PR e SC — Foto: Foto: Divulgação/MPRN

Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Norte cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos de aplicar golpes em familiares de servidores públicos potiguares usando perfis falsos criados no WhatsApp. Os mandados foram cumpridos nos estados de São Paulo, Bahia, Paraná e Santa Catarina.


De acordo com a investigação, os estelionatários faziam uso do aplicativo de mensagem eletrônica para emprego do golpe conhecido como “Falso Whatsapp”. Os criminosos conseguiram obter as vantagens financeiras indevidas na medida em que conseguiam induzir familiares dos servidores públicos do RN em erro ao se passarem simultaneamente por seus parentes.



Ainda segundo o MP, o grupo agia quase sempre na seguinte dinâmica:


Primeiro, para ludibriar a família dos servidores públicos, os estelionatários obtinham, possivelmente na internet, fotos das pessoas pelas quais pretendiam se passar;

Em seguida, colocava a imagem em um falso perfil do WhatsApp, vinculado a um número gerido pelos golpistas.

A partir disso, faziam contatos com as vítimas para informá-las sobre a mudança de número do suposto parente e, na oportunidade, simulavam uma circunstância econômica desfavorável e urgente para vulnerar o familiar e justificar falsamente o pedido de auxílio financeiro.

Os golpes foram aplicados entre a segunda quinzena do mês de junho de 2021 até meados de julho do mesmo ano. O modo como o grupo agia e o lapso temporal entre os delitos, para o MPRN, sugere a possibilidade de conexão entre os núcleos estaduais.


A ação da apura o cometimento dos crimes de estelionato mediante fraude eletrônica, falsa atribuição de identidade e lavagem de dinheiro.


Os mandados foram cumpridos nas cidades paulistas de São Vicente e Praia Grande; em Balsa Nova e Campo Mourão, ambas no Paraná; em São Desidério, na Bahia; e ainda em Florianópolis, capital de Santa Catarina, respectivamente. Na investigação, o MPRN trata cada um dos estados como sendo um “núcleo” dos crimes cometidos.



Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e outros 20 de busca e apreensão.


O MPRN apura o envolvimento de outras pessoas com os golpes e a existência de outras vítimas do grupo investigado.


A operação Cidade do Sol teve o apoio dos Ministérios Públicos e das Polícias Civil e Militar de São Paulo, Bahia, Goiás, Paraná e Santa Catarina. Participaram da operação promotores de Justiça, servidores dos MPs, policiais militares e policiais civis.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sem ocupantes, carro é encontrado capotado na BR-101 em Natal

Carro bateu em árvore no canteiro central antes de capotar, segundo a PRF — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Um carro foi encontrado capotado e sem nenhum ocupante, na BR-101, em Natal, na madrugada desta terça-feira (19). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), equipes foram acionadas ao local por volta das 4h50, mas não encontraram o motorista ou passageiros do veículo.


O caso aconteceu na altura do conjunto Mirassol, na Zona Sul da cidade. Ainda segundo a PRF, a suspeita é de que o veículo seguisse pela rodovia no sentido ao centro da cidade.


No entanto, o motorista teria perdido o controle, batido em uma árvore no canteiro central e capotado, passando para o outro lado da via.



Após o capotamento, o carro de cor vermelha interditou parcialmente a BR, parado na faixa da esquerda, no sentido a Parnamirim.


Ainda de acordo com a PRF, o veículo estava com o licenciamento atrasado e um guincho foi acionado para retirá-lo local e levá-lo para o pátio da corporação.


As motivações do acidente ainda serão investigadas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criminosos planejaram assassinato de policial militar após apreensão de drogas no interior do RN, aponta investigação

Operação do MPRN deflagrada nesta terça-feira (19) no RN — Foto: MPRN/Divulgação

Uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (19) apura um plano para execução de um policial militar em Jucurutu, no Oeste potiguar. O sargento PM seria alvo do crime por ter participado de uma apreensão de drogas na cidade no dia 24 de novembro deste ano.


Segundo o MP, quatro homens são investigados na operação. Um deles foi capturado na noite desta segunda (18) pela Polícia Militar em cumprimento de um mandado de prisão.


Com o apoio da PM, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Jucurutu.


"O assassinato do sargento PM seria uma retaliação às ações da Polícia Militar e estaria sendo planejado por supostos traficantes de drogas com atuação em Jucurutu", informou o MP.



A ação apreendeu celulares, anotações e outros objetos que podem ser produtos de crime. Esse material será analisado pelos investigadores.


A corporação ainda apura outros crimes cometidos pelo grupo e o possível envolvimento de outras pessoas nos delitos. O MP batizou a ação como "Operação Cerco".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prefeita de Maxaranguape e professores se envolvem em confusão na entrada da Câmara de Vereadores

Confusão na porta da Câmara Municipal de Maxaranguape — Foto: Reprodução

Uma confusão envolveu a prefeita Professora Nira e um grupo de profissionais da educação na manhã desta terça-feira (19) na porta da Câmara Municipal de Maxaranguape, cidade no litoral Norte do Rio Grande do Norte. Um vídeo registrou o momento da confusão (veja acima).


Em nota, a prefeita da cidade, Professora Nira, disse que foi agredida durante o acesso à Câmara Municipal. A nota da prefeitura também cita os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte-RN) como autores da agressão (veja detalhes mais abaixo).


O Sinte-RN informou que, "conforme mostra o vídeo", a gestora municipal não foi agredida.



Representantes do Sindicato faziam um ato em frente à prefeitura para cobrar a aplicação do piso nacional da educação na rede municipal quando souberam que gestora municipal estava na Câmara. O grupo se deslocou até a Casa Legislativa e foi informado que ela receberia uma comissão de cinco pessoas, o que não aconteceu.


O Sinte alegou que diversos ofícios foram enviados para a prefeitura, mas sem nenhuma resposta até o momento, o que motivou a manifestação.


Prefeita cita agressões

A prefeita Professora Nira disse que foi agredida na porta de acesso à Câmara Municipal de Maxaranguape e que repudia qualquer tipo de agressão.



"Repudiamos veementemente os atos de agressão verbal, física e moral dirigidos a mim, hoje, é uma covardia", disse em nota.


"Tais comportamentos são inaceitáveis em uma sociedade democrática e comprometida com o respeito", concluiu.


A prefeita Professora Nira disse ainda que exige "uma apuração rigorosa dos fatos e a responsabilização dos envolvidos nessas atitudes condenáveis".


A prefeitura de Maxaranguape também emitiu nota em que repudiou o "lamentável episódio de agressão sofrido pela prefeita Professora Nira, perpetrado por membros do SINTE/RN".


A nota diz que ainda que o Município valoriza "o papel dos sindicatos como agentes de representação e defesa dos interesses dos trabalhadores, mas acreditamos que o diálogo construtivo é o caminho mais adequado para resolver divergências".


"Repudiamos toda forma de violência e esperamos que as autoridades competentes investiguem rigorosamente o ocorrido, garantindo a responsabilização dos envolvidos", conclui.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN anuncia pagamento de parcelas do 13º salário para servidores que ganham mais de R$ 7 mil e ativos da educação nesta quarta (20)

Governadoria do Rio Grande do Norte prédio fachada governo RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou por meio das suas redes sociais que o governo vai antecipar parte do calendário de pagamento do 13º salário que havia sido divulgado neste mês.


Nesta quarta-feira (20), servidores que ganham mais de R$ 7 mil e servidores da educação deverão receber parcelas da gratificação natalina.


Inicialmente, o pagamento dos servidores que ganham mais de R$ 7 mil líquidos iria começar no dia 30 de dezembro. Também estava prevista para o dia 30 a complementação do pagamento dos servidores do magistério (professores), que receberam parte do 13º salário em junho.


"A parcela dos 30% do 13º dos servidores e servidoras que recebem mais de 7 mil líquido, prevista para pagamento dia 30, será antecipada e creditada já nesta quarta (20)", informou a governadora.

"Estamos ainda antecipando a complementação dos servidores ativos da educação e mantendo a data para aqueles que já estavam programados para receber no dia 20", completou a governadora.


Ao todo, mais de 45 mil servidores devem receber pelo menos uma parte do pagamento nesta quarta-feira (20).


Também para esta quarta (20) está previsto o pagamento do complemento para servidores ativos de órgãos com arrecadação própria - Arsep, Ipem, Jucern, Detran e Idema, que receberam adiantamento em junho, além dos empregados públicos celetistas, contratados de empresas estatais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Defesa de Bolsonaro alega ao STF que postagem sobre o 8/1 foi feita 'de forma acidental' e cita 'ausência de materialidade'

12 de julho de 2023 - Bolsonaro após depor à PF sobre os atos golpistas de 8 de janeiro — Foto: REUTERS/Adriano Machado/File Photo

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) alegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente publicou "de forma acidental" em seu perfil no Facebook um vídeo que questionava o sistema eleitoral. Sem o vídeo, alegam que há "ausência de materialidade delitiva" para ele continuar como investigado.


A mensagem foi publicada na página de Bolsonaro na rede social, que tem 15 milhões de seguidores, dois dias depois da invasão das sedes dos 3 Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro.


Em abril, Bolsonaro usou argumento semelhante ao depor na Polícia Federal (PF) ao alegar que fez a publicação sob uso de remédios.


Ao ministro Alexandre de Moraes, os sete advogados que representam Bolsonaro (ele eles Paulo Amador da Cunha Bueno e Fábio Wajngarten) dizem que a publicação foi retirada do ar horas após ser postada e que Bolsonaro "não pretendeu insuflar qualquer forma de subversão".


Bolsonaro foi incluído no inquérito sobre os atos golpistas a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e começou a ser investigado por causa de uma publicação nas redes sociais no dia 10 de janeiro.


Os advogados do ex-presidente afirmaram que Bolsonaro estava internado em um hospital americano por problemas no intestino e que fez a postagem de forma acidental. Que Bolsonaro queria salvar a publicação, mas acabou a compartilhando sem querer e que ele fez a postagem sob efeito de remédios.


A Meta, empresa dona no Facebook, recebeu decisão judicial para retirar o vídeo do ar, mas disse ao STF que não tinha acesso ao material apagado.


Os representantes de Bolsonaro afirmaram ao STF que, por não haver mais o vídeo disponível no perfil da rede social, não haveria "materialidade" para manter a ação contra o ex-presidente.


"A despeito da ausência fatores mínimos a sustentarem a continuidade da investigação, nos últimos dias ganhou corpo nos autos a discussão que remete a ausência de materialidade delitiva, consistente na indisponibilidade do vídeo postado e objeto de questionamento nestes autos", dizem os advogados a Moraes.

No documento, a defesa de Bolsonaro questiona o uso da plataforma "metamemo" para recuperar informações da postagem - como data em que o post foi publicado.


"É preciso cautela ao se analisar o referido conteúdo como prova, uma vez que a mera associação entre um vídeo apagado e um supostamente salvo não pode ser tomada como uma correspondência definitiva", dizem os advogados.


Fonte: Blog da Julia Duailibi

Leia Mais ››

Aneel aprova preço provisório para energia de Itaipu, com redução de 12% em 2024


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (19) a tarifa provisória para a energia da usina hidrelétrica de Itaipu, que será de US$ 17,66 por quilowatt ao mês a partir de 1º de janeiro.


"Há uma sinalização de redução, ainda que provisória, em torno de 12% que se refletirá nas concessionárias de distribuição das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste", declarou o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.


Em 2023, o preço cobrado foi de US$ 20,23. O valor definido para 2024 é menor principalmente porque a dívida de construção da usina foi quitada em fevereiro, ou seja, o valor não será incluído na tarifa.


Além disso, o saldo da conta de comercialização da energia de Itaipu está positivo, com R$ 129 milhões. O saldo também é considerado, sendo cobrado no caso de estar negativo. Como há dinheiro na conta, esse componente da tarifa foi zerado.


O preço foi definido de forma temporária porque o conselho de administração da usina ainda não chegou a um acordo sobre o valor da tarifa de serviços de Itaipu, que serve de base para a Aneel definir o preço pago pelas distribuidoras.


Em outubro, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, disse que o Paraguai buscava aumentar a tarifa de serviços em cerca de 24% em relação ao preço atual, de US$ 16,71 por kW por mês. Os paraguaios querem que a tarifa volte a US$ 20,75, valor cobrado em 2022.


"De alguns anos para cá, considerando o cenário do fim do pagamento do empréstimo de construção da usina e a necessidade de definir outros valores para o custo da energia de Itaipu, frequentemente, há nos últimos dois anos, a discussão tem ficado em bases provisórias", afirmou o diretor-geral da Aneel.


A tarifa de serviços de Itaipu é chamada de Custo Unitário de Serviços de Eletricidade (Cuse). É um encargo pago por brasileiros e paraguaios para cobrir os custos de Itaipu com:


administração, operação e manutenção da usina;

repasses em royalties e participações governamentais pelo uso da água;

dívida de construção da usina.

Esses custos são uma parcela da tarifa de repasse paga pelas distribuidoras que compram a energia produzida na usina. O valor é considerado pela Aneel ao permitir reajustes aplicados pelas empresas aos consumidores na conta de energia.


"Os interesses são opostos. Segundo o tratado, aquela energia que o Paraguai tem direito e não consome, ele tem que vender para o Brasil. Então, na hora de negociar a tarifa, a margem esquerda [Brasil] quer a tarifa mais baixa possível. [...] O Paraguai quer a tarifa mais alta possível, porque o excedente é que faz com que o Paraguai faça seus investimentos em seu país", explicou Verri na ocasião.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Objetivo é fazer do celular roubado um 'pedaço de metal inútil', diz secretário ao lançar app para bloqueio


O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, afirmou nesta terça-feira (19), no lançamento do aplicativo para agilizar o bloqueio de celulares, que o objetivo é tornar o aparelho roubado "um pedaço de metal inútil".


"Nosso objetivo é transformar o aparelho roubado em um pedaço de metal inútil", declarou o secretário.


Ainda segundo Cappelli, o governo buscou uma alternativa para acelerar o bloqueio porque o celular passou a ser o "maior patrimônio" que as pessoas carregam consigo.


"Estamos trabalhando como coordenadores de um processo de inibir um delito, que é um dos que mais afligem a sociedade brasileira, que é o roubo e furto de aparelho celular, que passou a ser o maior patrimônio que as pessoas carregam no dia a dia, com o desuso do dinheiro em cédula. As pessoas carregam muitos dados nos aparelhos, vimos a necessidade de intervir nesta necessidade", afirmou o secretário.



Como vai funcionar

O app se chama Celular Seguro. A ferramenta já está disponível para navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge neste link – veja como usar – e ganhará aplicativos para Android e iPhone (iOS) na quarta-feira (20).


Quem tiver o celular roubado ou furtado poderá avisar de uma vez várias instituições parceiras do governo, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e bancos.


Se a ideia se cumprir, a vítima perderá menos tempo para entrar em contato com cada instituição


Por outro lado, não há garantia de bloqueio imediato. A associação de operadoras de telefonia fala em até 6 horas para encaminhar o pedido às operadoras e mais 1 dia útil para a linha ser bloqueada. Alguns bancos participantes citam bloqueio imediato, mas outros têm prazo de até meia hora, a partir do recebimento do alerta feito pelo app.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Alvo de buscas da PF diz que não invadiu rede social de Janja e aponta 'fã' como possível hacker


Alvo de buscas na última semana como um dos suspeitos de atuar na invasão da conta no X (antigo Twitter) da primeira-dama, Janja Lula da Silva, João Vitor Correa Ferreira negou participação no caso.


Morador de Minas Gerais, o homem de 25 anos disse em depoimento à Polícia Federal que não faz ideia de quem pode ter invadido as contas. Ao mesmo tempo, no entanto, repassou à PF dados de um suposto "fã bolsonarista" com quem interagia pela internet – e sugeriu que os investigadores apurassem a conduta dessa pessoa.


João Vitor disse aos policiais que mantinha contato com esse "fã" há cerca de um ano e que, além de mensagens, recebeu transações financeiras por PIX. O extrato dessas transferências foi passado aos investigadores.


O suspeito disse ainda supor que esse outro jovem seria bolsonarista, com base em postagens de conteúdo político feitas por ele. E que, embora não tenha conhecido o "fã" pessoalmente, acredita que o jovem more em Brasília.


Durante as buscas, Joao Vitor chegou a tentar negar o acesso dos policiais a seu quarto – sem sucesso, já que a PF tinha autorização judicial. Os policiais também apreenderam um chip de celular que tinha sido retirado do aparelho. Os dados foram extraídos e estão sendo analisados.


Buscas no DF

Após o depoimento de João Vitor, equipes da PF cumpriram, ainda na semana passada, buscas em dois endereços em Brasília ligados a um adolescente de 17 anos.


Tanto no momento das buscas quanto em depoimento formal, como adiantou o blog, esse jovem afirmou aos policiais que foi o autor das invasões.


Ouvido pela PF, o adolescente disse que encontrou os dados de Janja e decidiu invadir os perfis, mesmo sem ter um objetivo específico. Disse, também:


que acessou a conta de Janja no LinkedIn (rede social voltada para perfis profissionais), mas não fez nenhuma alteração;

que olhou o e-mail da primeira-dama, mas não chegou a analisar as conversas;

e que não salvou o conteúdo dos e-mails ou das conversas de Janja nos perfis invadidos.


Fonte: Blog da Camila Bomfim
Leia Mais ››

Após perfis invadidos, Janja diz que redes sociais estão 'acima da lei' e que vai processar empresas; Lula fala em 'regulação séria'


A primeira-dama, Janja Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira (19) que considera que as redes sociais estão "acima da lei" no Brasil – e que é preciso regulamentar a atuação dessas empresas para evitar a perpetuação de crimes e casos de assédio.


Na última semana, Janja teve suas contas em redes sociais invadidas. No X (antigo Twitter), hackers usaram a conta para veicular ofensas à própria primeira-dama e a outras autoridades. Segundo Janja, o pedido para suspensão da conta levou uma hora e meia para ser atendido.


"O que aconteceu semana passada é ruim, mas a gente se acostuma a receber odio pelas redes. As mulheres se acostumam, ainda mais as mulheres. Mas o que aconteceu semana passada foi muito mais invasivo", declarou Janja em uma transmissão ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


"Eu fico imaginando: eu que sou uma pessoa pública, foi tão difícil que o Twitter derrubasse, congelasse minha conta. Uma hora e meia. Por uma hora e meia, o 'seu' Elon Musk ficou muito mais milionário com aquele ataque", prosseguiu.

"A gente precisa não só de regularização das redes, mas a gente precisa discutir monetização dessas redes sociais. Porque hoje, não importa se é do bem ou do mal, eles ganhando dinheiro, tudo bem. As redes sociais, hoje elas estão acima de qualquer coisa. Acima de regras, acima do famoso mercado, estão lá flanando", disse a primeira-dama.


Janja disse ainda que pretende processar as plataformas em que foi hackeada, sem citar o nome específico de alguma.


Nesta segunda (18), o blog da Camila Bomfim no g1 mostrou que o adolescente que diz ter invadido as contas citou em depoimento à Polícia Federal, além do X, supostos acessos ao LinkedIn e ao e-mail de Janja.


"Eu não sei nem onde processá-los. Se eu processo no Brasil, se eu processo nos Estados Unidos. Porque processá-los, eu vou, de alguma forma", disse Janja.


Lula quer 'regulação séria'

Na live, Lula disse que fica "muito puto da vida" com os ataques contra Janja – e que o Brasil precisa de uma "regulação séria" sobre crimes cometidos pelas redes sociais.



"Eu às vezes fico muito puto da vida. Estou falando a palavra puto de verdade. Eu fico puto da vida com as pessoas que atacam ela pela internet. Eu fico puto porque eu nunca falei da mulher de um presidente, da mulher de um deputado, da mulher de um vereador. Eu acho que é uma canalhice a pessoa que faz isso. Eu fico puto por ela", reafirmou.


"Um dos moleques que hackearam ela e ficaram uma hora e meia brincando com as informações dela é um moleque de 17 anos. Certamente está dentro de casa sentado, o pai e mãe acham que é um santinho. 'Nossa, como meu filho é bonzinho, é educado, não sai da frente do computador'. Mas não sabe o que o filho tá fazendo", disse.


"A violência contra meninas é uma coisa absurda. O abuso de fotografias, de filmes de meninas, manipulação de imagens. É criminoso, não dá pra não tratar isso como uma coisa criminosa. Tem menina se cortando, gente se matando, se violentando. Então, vamos ter que fazer uma regulação séria, não só para um país, para o mundo."

O presidente da República afirmou que, para isso, o Brasil terá que se inspirar em regulamentações já em vigor, como a da União Europeia, e acompanhar debates em países como China e Estados Unidos.


"O mundo já era preconceituoso contra a mulher, o negro, o pobre. Agora, com a internet, virou hiperpreconceituoso. Porque as pessoas transformam o seu preconceito pessoal para milhões de pessoas. Como a gente trata isso sem fazer censura? É um desafio", declarou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

JOVEM É MORTO A TIROS NA REGIÃO AGRESTE DO RN


Criminosos invadem casa e matam jovem a tiros na cabeça de arma de grosso calibre na tarde deste domingo (17), no bairro Bela Vista, na cidade de Santo Antônio do Salto da Onça, na região Agreste do Rio Grande do Norte. 

De acordo com as primeiras informações, o jovem identificado até o momento como Alexsandro da Silva Junior, de 22 anos, estava em casa quando criminosos chegaram encapuzados, em um veículo, desceram e invadiram o imóvel, momento em que foram até um dos quartos onde ele estava e efetuaram tiros de espingardas calibre 12, que atingiu a cabeça deixando esfacelada. 

A Polícia Militar fez o isolamento do local até a chegada equipe técnica do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) que realizou os procedimentos no local e em seguida, removeu o corpo para exames de necropsia na sede do órgão no bairro Ribeira em Natal.

O caso será investigado pela Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa- DHPP, onde os resultados periciais serão solicitados para identificar a autoria do crime, esclarecer o fato e prender os assassinos. 


Fonte: Icém Caraúbas

Leia Mais ››

DESAVENÇA E TIROTEIO EM BINGO NO BAIRRO BELO HORIZONTE EM MOSSORÓ-RN


A Polícia Militar foi acionada por volta das 17:10hs deste domingo 17 de dezembro de 2023, para uma ocorrência de desavença em um bingo na Rua João Damásio, bairro Belo Horizonte em Mossoró.

Quando a viatura do BH chegou ao local, os policiais foram recebidos por tiros de arma de fogo. Houve o revide a injusta agressão mas sem nenhum ferido. 

Um homem que estava no local do bingo, jogou uma garrafa contra os policiais e foi detido. A PM fez uma varredura no local, tentando localizar o atirador mas não foi localizado. 




Fonte: Passando na Hora

Leia Mais ››

Sinsp denuncia professores sem lotação na rede estadual

Denúncia do Sinsp, segundo Janeayre Souto, é que professores estão fora das salas e em desvio de função - Foto: Magnus Nascimento

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado (Sinsp-RN) irá denunciar o Governo do Rio Grande do Norte ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas pela existência de professores sem lotação definida. De acordo com a entidade, enquanto escolas estaduais sofrem com a falta de professores, cerca de três mil docentes estariam sem lotação definida. O sindicato informou que pretende ainda apresentar um dossiê com o nome dos 3.207 professores que não estariam exercendo suas funções nas escolas públicas à Controladoria Geral do Estado (Control).



A presidente do sindicato, Janeayre Souto, disse que a medida vem provocando prejuízos aos cofres do Estado. “O Estado paga duas vezes por um mesmo cargo. Retira professores da sala de aula e contrata temporários para aquela mesma função. Dos 19 mil professores e especialistas, entre efetivos e temporários, apenas 10 mil estão nas salas de aula e desses 3 mil têm contratos temporários. Um número semelhante ao de professores sem lotação na rede estadual de ensino”, pontua.



A reportagem tentou repercutir a denúncia com a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC-RN), mas não houve retorno até o fechamento desta edição. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte-RN) também foi procurado, mas não respondeu a tempo. Ainda segundo o sindicato, os professores sem alocação definida representariam uma despesa de pelo menos R$ 19,4 milhões ou R$ 233,3 milhões por ano. A sindicalista ressalta que a prática gera mais custos e indica que os professores deveriam ser chamados para ocupar seus postos dentro das salas de aulas.



“O que o governo deve fazer é chamar imediatamente esses professores alocados e em desvio de função de volta para sala de aula, para fazer as funções para quais estudaram, prestaram concurso e foram empossados.


O Estado não precisa de novos concursos para professores, como vem fazendo, deve colocar todos os professores em suas funções de magistério. Vamos apresentar todos esses dados detalhados, com nomes e matrículas de cada um dos professores em desvio de função e sem lotação, para o Ministério Público e Tribunal de Contas”, diz.



Conforme já havia mostrado a TN, escolas do Estado sofrem com a falta de professores. Na tradicional Escola Estadual Padre Monte, instituição com 60 anos de história, no bairro das Rocas, zona Leste de Natal, os estudantes estão sem aula das disciplinas de história, filosofia, sociologia e educação física por falta de professores. A ausência de docentes, inclusive, é um dos motivos pelos quais a unidade vem perdendo estudantes ao longo dos anos, de acordo com a direção.



“É uma situação que a gente vem enfrentando, infelizmente. Temos feito solicitações constantes à secretaria. Hoje nós temos 12 disciplinas, mas estamos sem professores em quatro. Isso, junto a estrutura da escola, afasta o aluno. Quando a gente abre o período de matrícula e os pais vêm aqui para saber mais, a primeira coisa que eles perguntam é se tem professor para todas as disciplinas e nesse momento eu tenho que ser sincero. Digo que a gente está tentando viabilizar os professores e a gente percebe que os pais já ficam meio desconfiados, afinal de contas, os pais querem que os filhos tenham todas as aulas”, aponta o diretor da escola Rodrigo Capistrano.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Vendas de Natal devem movimentar R$ 618 milhões no RN

Foto: Adriano Abreu

Com a proximidade do Natal e das festividades de fim de ano, o comércio da capital potiguar se prepara para atender à demanda crescente por presentes e produtos relacionados ao período natalino. O período deve movimentar cerca de R$ 618 milhões em Natal e Mossoró, de acordo com estudo do Instituto Fecomércio-RN.


Na capital, centros comerciais de rua, como o Alecrim, e shopping centers são os locais mais procurados pelos consumidores. Segundo os vendedores, a busca por roupas, acessórios, sapatos, presentes e perfumes já é intensa e a expectativa é de que as vendas possam crescer nesta semana. Em 2023, de acordo com os estudos, a data comemorativa deve movimentar aproximadamente R$ 490 milhões na capital e R$ 128,7 milhões em Mossoró.



Os comerciantes apostam nas vendas de última hora e os clientes focam em kits promocionais e descontos na vitrine. O vendedor de uma loja de chocolates diz que a busca por presentes, principalmente panetones e bombons, começou em setembro e a tendência é de crescimento nas últimas semanas. “Desde setembro, as pessoas já estão procurando. Agora a busca já está bem grande e a gente espera que nessa semana seja ainda maior porque muita gente deixa para comprar de última hora. Estamos confiantes também porque o horário de funcionamento da loja também vai aumentar. Isso é ótimo para o nosso comércio de uma forma geral”, diz.



A demanda gerada pelas festas de final de ano também é impulsionada por outros fatores, como a chegada do 13º salário. “A maior parte das famílias vai usar esse dinheiro para pagar dívidas e honrar outros compromissos, mas uma parcela significativa – 35% em Natal e 40% em Mossoró – também vai aproveitar para ir às compras”, destacou o presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz.



Em um cenário marcado pela recuperação e estabilização econômica pós-pandemia, as lojas estão se preparando para um período natalino movimentado e de muito otimismo entre os lojistas. Na capital, o comércio funcionará em horário diferenciado até o fim de ano no Centro, Alecrim, Praia Shopping, Cidade Jardim, Partage Norte Shopping, Shopping Cidade Verde, Natal Shopping, Via Direta, Midway Mall e Shopping 10 para atender os consumidores, segundo informe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL).



A dona de casa Antônia Maria já garantiu o presente de Natal do esposo, mas só depois de muita pesquisa para economizar. “Eu já sabia o que iria comprar, pesquisei e vim aqui na loja. Para o cliente é muito importante o preço, a qualidade do produto”, diz a cliente, que optou por comprar uma roupa para presentear o marido. A aposentada Maria Cícera também afirma que a compra do presente de Natal foi precedida pela pesquisa. “Como o dinheiro não está fácil, a gente tem que procurar bastante, mas também é importante celebrar essa data do Natal, que é um período muito bom do ano”, diz.



O vestuário é um dos segmentos mais procurados pelos clientes, e o movimento é promissor, diz a comerciante Pâmela Beatriz. “As pessoas estão comprando bastante, principalmente os conjuntos, que têm desconto, mas a busca está boa sim. Alguns já vêm meio decididos e outros não sabem direito o que vão comprar, e a gente tem esse papel de ajudar, dar uma forcinha pra ver se vende mais. No fim das contas fica bom para todo mundo”, comenta.


Nas lojas de perfume, outro item muito procurado pelos clientes, a vendedora Bianca Martins, diz que a semana do Natal é um dos momentos mais aguardados. “A gente espera que as vendas, que já estão boas, cresçam muito nesse período que é o momento em que as pessoas compram mais. O pagamento da outra parcela do décimo terceiro salário é outra coisa que anima a gente. Temos tudo para aumentar as vendas em relação ao ano passado”, destaca a profissional.



Mulheres comprarão mais presentes na capital

Neste ano, cerca de 71,2% dos natalenses deverão presentear – um aumento de quase 3 p.p. em relação ao ano passado. A maior parte de quem vai às compras na capital pertence ao sexo feminino (71,5%), tem de 35 a 44 anos de idade (77,9%), possui ensino superior completo (79,8%) e recebe mais de 10 salários-mínimos por mês (91,7%).



Os itens de vestuário (59,3%) e perfumes/cosméticos (24,7%) serão os mais procurados pelos natalenses, que devem presentear principalmente os pais (66%) e filhos/afilhados (44,2%). Além disso, de acordo com a pesquisa do Instituto Fecomércio-RN (IFC), a maioria (57,1%) celebrará a data em casa, enquanto 36,4% vão ao litoral e 26,8% pretendem viajar.


Gasto médio em Mossoró deve crescer quase 25%

Aproximadamente 59,8% dos mossoroenses pretende gastar com presentes no final do ano. Diferente do observado em Natal, a maior parte de quem vai às compras em Mossoró pertence ao sexo masculino (59,8%). Além disso, tem de 35 a 44 anos de idade (71,9%), possui ensino superior completo (69,1%) e recebe de 5 a 10 salários-mínimos por mês (84,6%).



Assim como na capital, os itens mais procurados serão os de vestuário (51,8%); mas, como a maior parte dos presentes será para filhos (57,9%), os brinquedos (26,2%) devem ter mais destaque que os cosméticos (24,3%). De acordo com a pesquisa do IFC, os mossoroenses gastarão cerca de R$ 340,03 – um aumento de 24,9% em relação a 2022, quando o valor registrado foi de R$ 272,22.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››