segunda-feira, outubro 29, 2018

Pacotes sem identificação aparecem em pelo menos 4 praias do RN

Pacotes feitos de um material não identificado encontrados em várias partes do litoral nordestino, surgiram também em pelo menos quatro pontos diferentes e afastados uns dos outros no litoral potiguar, ao longo dos últimos dias.

Pacote encontrado na Praia do Forte, em Natal  — Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi
Pacote encontrado na Praia do Forte, em Natal — Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi

Eles foram achados em Rio do Fogo, no litoral norte; na praia de Sagi, em Baía Formosa, litoral Sul potiguar; e na Praia do Forte, que fica em Natal. Outro ponto com ocorrência foi na praia de Ponta do Mel, em Areia Branca, na região Oeste potiguar. Autoridades ainda não sabem as origens dos objetos.

Em Rio do Fogo, um pacote foi encontrado por um pescador há vários dias, segundo a dona de casa Jarlene Bezerra, de 30 anos. A mulher disse que o vizinho levou o objeto para casa, mas se mudou poucos dias atrás e deixou o material no alpendre da casa. Com a chegada de novos moradores no imóvel, o pacote foi colocado no meio da rua.

"A gente achou parecido com couro de cobra, mas não sabemos o que é. Tem o formato de uma caixa, mas não parece oca", disse a moradora.

"O Comando do 3º Distrito Naval, informa que não foram registrados acidentes náuticos na região que justifiquem o aparecimento de “pacotes sem identificação” que estão sendo encontrados no litoral do Nordeste. Até o momento, as Capitanias dos Portos envolvidas estão acompanhando", declarou, em nota, o distrito da Marinha do Brasil responsável pela região.


Pacotes parecidos foram recolhidos em várias parte do Nordeste brasileiro. Em Alagoas, foram achados 75 volumes, em 13 municípios. No Piauí, passou de 30 o número de pacotes encontrados. Também foram coletados três deles na Paraíba e outros três em Pernambuco. Moradores também relataram o encontro das caixas misteriosas no Ceará e nas praias de Aracaju, em Sergipe.

No litoral alagoano, análises realizadas por biólogos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) constataram que os pacotes são feitos de polímero, um material sintético feito a partir de derivados do petróleo. Mas a origem do material ainda é desconhecida.

Pacote de material não identificado encontrado por pescador em Rio do Fogo, no litoral potiguar — Foto: Jarlene Bezerra
Pacote de material não identificado encontrado por pescador em Rio do Fogo, no litoral potiguar — Foto: Jarlene Bezerra

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mais de 4 milhões de estudantes já sabem onde farão o Enem

Cerca de 4,1 milhão de estudantes já sabem onde farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Cerca de 1,4 milhão de candidatos ainda não acessaram o cartão de confirmação da inscrição no exame e, portanto, não sabem o local de prova.

ESTUDANTES CHEGAM À UNIVERSIDADE PARA PROVAS DO ENEM EM SÃO PAULO. (ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL)

O exame começa a ser aplicado no próximo domingo (4 de novembro), quando os estudantes farão provas de linguagem, ciências humanas e redação. O Enem continua no dia 11 de novembro, com as provas de ciências da natureza e matemática.

Na reta final, a recomendação do Inep é que os candidatos consultem o local de prova o quanto antes e façam, com antecedência, o trajeto até o local.

Os locais de prova estão no cartão de confirmação da inscrição, que pode ser acessado pela Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Todas as informações e links podem ser acessados pelo site do Enem.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Eleitor tem até dia 27 de dezembro para justificar ausência


Os eleitores que não compareceram ao local de votação neste domingo (28) e não justificaram a ausência no segundo turno ainda podem regularizar a situação eleitoral até dezembro. Os ausentes do primeiro turno, realizado em 7 de outubro, tem até 6 de dezembro para justificar por que não compareceram à votação. Para os que se ausentaram no segundo turno, o prazo vai até 27 de dezembro.

A justificativa pode ser feita mediante o preenchimento de um requerimento disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deve ser entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviado por via postal ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito. Além do formulário, o eleitor deve entregar documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento na votação.

Pela internet, o eleitor pode justificar a ausência usando o Sistema Justifica nas páginas do TSE ou dos tribunais regionais. No formulário online, o eleitor deve informar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar.

O requerimento de justificativa gerará um código de protocolo que permite ao eleitor acompanhar o processo até a decisão final do juiz da zona eleitoral. A justificativa aceita será registrada no histórico do eleitor no Cadastro Eleitoral.



Eleitores no exterior

Os brasileiros que estavam no exterior no dia da votação também deverão encaminhar o formulário de justificativa pós-eleição e a documentação comprobatória até 60 dias após o turno ou em 30 dias contados a partir da data de retorno ao Brasil.

Se estiver inscrito em zona eleitoral do exterior, o eleitor deverá encaminhar o requerimento diretamente ao juiz competente ou ainda entregar nas missões diplomáticas e repartições consulares localizadas no país ou enviar pelo sistema justifica.

Consequências

O Tribunal Superior Eleitoral explica que a não regularização da situação com a Justiça Eleitoral deve pagar multa (por cada turno). O valor é definido pelo juiz eleitoral da região e varia de R$ 3,5 a R$ 35,10. O eleitor faltoso também pode sofrer outras sanções, como impedimento para obter passaporte ou carteira de identidade para receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público.

A não justificativa impede ainda que o eleitor participe de concorrência ou administrativa da União, dos estados, Distrito Federal e municípios, além de inscrever em concurso público ou tomar posse em cargo e função pública.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Taxa de abstenção na eleição presidencial é a maior desde 1998

O segundo turno das eleições teve a maior abstenção desde 1998: 31.370.372 de brasileiros não foram às urnas neste domingo. Esse total representa 21,3% do eleitorado brasileiro. Além disso, foram 2.486.571 (2,14%) de votos em branco e 8.607.999 (7,43%) de votos nulos.

FOTO: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

Para o analista político Creomar de Souza, professor da Universidade Católica de Brasília, o alto índice de abstenção se deve à polarização do processo eleitoral. “Uma eleição muito polarizada expulsa os moderados”, afirmou o professor.

Em 1994, quando o tucano Fernando Henrique Cardoso foi eleito no primeiro turno, a abstenção chegou a 29,3% do eleitorado. Na eleição seguinte, o índice caiu para 21,5% do total de eleitores aptos a votar.

A partir das eleições de 2002, a taxa de abstenção ficou abaixo de 20%. Em 2002, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrotou o tucano José Serra, no segundo turno, os não votantes foram 17,7% dos eleitores.

Na reeleição de Lula, em 2006, foi registrado o menor índice do período: 16,8% do eleitorado. Na primeira eleição da petista Dilma Rousseff, a taxa de abstenção ficou em 18,1%. Na reeleição da petista, chegou a 19,4% do eleitorado.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

430 mil eleitores deixaram de votar no RN


O segundo turno das eleições registrou uma abstenção de 430.383 eleitores. O número corresponde a 18,14% do total de pessoas aptas a votarem. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral nesse domingo (28).

A quantidade de votos foi de 1.942.196, sendo 1.022.910 (57,60%) para Fátima Bezerra (PT) e 753.035 (42,40%) para Carlos Eduardo (PDT).

Outros 132.179 (6,81%) eleitores votaram nulo. Já o total de votos brancos foi de 34.072, que corresponde a 1,75% do número de eleitores do estado.

A apuração total das urnas foi concluídas às 20h46. No entanto, por volta das 18h40, o TRE já havia confirmado a vitória da petista.

No primeiro turno das eleições, o número de abstenções foi inferior. Apenas 406.098 (17,12%) deixaram de ir às urnas no RN.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MP Eleitoral apresenta seis novas representações no RN


O Ministério Público Eleitoral apresentou seis novas representações por derramamento de santinhos nas proximidades dos locais de votação: quatro contra o candidato Carlos Eduardo (PDT) – em Angicos, Currais Novos, Macaíba e Sítio Novo – e duas contra Fátima Bezerra (PT), em Natal e Currais Novos. O MP já havia apresentado outras duas referentes ao pedetista, pela ocorrência da mesma prática (conhecida como “Voo da Madrugada”) em Parnamirim e Santo Antônio.

As representações contra Carlos Eduardo Alves indicam o despejo de santinhos na frente do Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho, no povoado Traíras, em Macaíba. No município de Angicos, a ilegalidade se repetiu em frente às escola estaduais Joana Honório e Francisco Veras. Em Currais Novos, na Escola Estadual Capitão Mor Galvão; já em Sítio Novo, na Escola Municipal José Machado de Souza, no Distrito de Serra da Tapuia.

Os santinhos de Fátima Bezerra foram encontrados, durante o horário de votação, em frente à Escola Estadual Graciliano Lordão e à Escola Municipal Ferreira Itajuba, ambas na Rua dos Pegas, no Bairro das Quintas, na capital potiguar. Em Currais Novos, impressos da petista foram despejados nas proximidades da Escola Municipal Gilson Firmino da Silva.

As duas representações apresentadas anteriormente, contra Carlos Eduardo, apontaram a ocorrência da irregularidade em locais de votação de Parnamirim e Santo Antônio. As oito representações já impetradas pelo MP Eleitoral, de autoria dos procuradores eleitorais auxiliares Fernando Rocha e Kleber Martins, irão tramitar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), onde duas das quatro representações relativas ao primeiro turno já foram julgadas procedentes.

Esse tipo de propaganda desrespeita a Lei n.º 9.504/97, a Resolução nº 23.551/2017 do TSE e a Recomendação nº 09/2018, da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RN). Todos os partidos e coligações foram alertados que eram responsáveis pela posse, guarda, distribuição, bem como posterior limpeza e destinação final dos resíduos gerados pelos impressos de campanha.

Além da poluição ambiental causada pelos santinhos jogados nas calçadas – e que terminam por se espalhar com o vento -, a prática também afeta a “isonomia do pleito”, sem contar o risco de acidente, em especial para idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Cruzes, lápides e túmulos são destruídos durante tentativa de furto de caixa d'água em cemitério no RN

Túmulos, cruzes e lápides foram destruídos dentro do Cemitério Público de Jardim do Seridó, município da região Seridó potiguar. O vandalismo, segundo a Polícia Militar, aconteceu na madrugada desta segunda-feira (29), provavelmente numa tentativa frustrada de furtarem a caixa d'água do cemitério.

Imagens gravadas por um morador da cidade mostram o rastro de destruição que ficou em meio às sepulturas. No vídeo (veja acima), a pessoa conta que a caixa d'água foi colocada no cemitério há poucos dias, justamente para servir à população no Dia de Finados, que se aproxima.

Na tentativa de levarem a caixa d’água do cemitério, criminosos destruíram vários túmulos   — Foto: Redes sociais
Na tentativa de levarem a caixa d’água do cemitério, criminosos destruíram vários túmulos — Foto: Redes sociais

Com a câmera na mão, o morador segue o rastro que os bandidos deixaram ao tentarem levar a caixa d'água. No caminho, o vídeo mostra várias cruzes e lápides quebradas, além de várias sepulturas danificadas.

Segundo o cabo Jailton, do 6º BPM, pelo menos 10 túmulos foram depredados. O policial acredita que pelo menos três pessoas devem ter tentado furtar a caixa d'água. "A caixa d'água tem capacidade para 5 mil litros. Portanto, é bem grande e pesada. Para levantar, são necessárias pelo menos três pessoas", observou.

Pelas imagens, também é possível ver que a caixa d'água acabou ficando presa entre dois túmulos, fato que deve ter feito os criminosos desistirem dela.


A Polícia Civil do município vai investigar o caso.

Vento
Por outro lado, o capitão Mycael Campos, que comanda a PM na região, não acredita na ação de criminosos. "Foi o vento", disse o oficial.

Pelo menos 10 túmulos foram danificados  — Foto: Redes sociais
Pelo menos 10 túmulos foram danificados — Foto: Redes sociais

Fonte: G1
Leia Mais ››

Agência que busca destroços de avião que caiu na Indonésia não acredita em sobreviventes

A agência de busca e resgate da Indonésia não acredita que haja sobreviventes após a queda do avião da Lion Air no mar ao norte da ilha de Java. A aeronave, com 189 pessoas a bordo, perdeu contato 13 minutos depois da decolagem do Aeroporto de Jacarta, na manhã desta segunda-feira (29, horário local).

Equipes de resgate buscam destroços do voo JT-610 da Lion Air que caiu no mar na costa norte da ilha de Java, na Indonésia — Foto: AFP Photo
Equipes de resgate buscam destroços do voo JT-610 da Lion Air que caiu no mar na costa norte da ilha de Java, na Indonésia — Foto: AFP Photo

"Precisamos encontrar os principais destroços. Eu prevejo que não haja sobreviventes, com base em partes do corpo encontradas até agora", disse Bambang Suryo, diretor operacional da agência, segundo a Reuters.

O avião da companhia é um Boeing 737 Max 8, um modelo relativamente recente. De acordo com o site FlightRadar24, a aeronave foi entregue à Lion Air em agosto deste ano.

O voo, de prefixo JT-610, faria a rota Jacarta - Pangkal Pinang, que duraria pouco mais de uma hora. Segundo o funcionário da companhia aérea Nur Andi, citado pela BBC, ele decolou às 6h20 e o último contato aconteceu às 6h33 (13 minutos depois).

Integrante da equipe de resgate aponta para o local onde o voo JT- 610 da Lion Air caiu no mar — Foto: Resmi Malau / AFP
Integrante da equipe de resgate aponta para o local onde o voo JT- 610 da Lion Air caiu no mar — Foto: Resmi Malau / AFP

A última posição da aeronave foi registrada a 15 km ao norte da costa da Indonésia, de acordo com uma referência do Google Maps e também coordenadas relatadas pelo Flightradar24.

Os dados preliminares de rastreamento de vôo do Flightradar24 mostram que a aeronave subiu para cerca de 5.000 pés (1.524 m), chegou a perder altitude, mas a recuperou, antes de finalmente cair no mar.

O acidente é o primeiro que envolve o Boeing 737 MAX, uma versão atualizada e mais eficiente da aeronave. Os primeiros jatos Boeing 737 MAX entraram em serviço em 2017. A subsidiária malaia da Lion Air, Malindo Air, recebeu a primeira entrega global.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Leicester em luto: clube confirma a morte de seu presidente em acidente de helicóptero

Luto no Leicester. Após mais de 24 horas de mistério, o clube inglês informou que o presidente do clube, Vichai Srivaddhanaprabha, morreu em um acidente de helicóptero neste sábado. Ele deixava o estádio após o empate em 1 a 1 com o West Ham quando a aeronave caiu ainda no estacionamento, causando o falecimento do dirigente de 60 anos, que levou o clube ao título inglês em 2016, e de outras quatro pessoas.

Vichai Srivaddhanaprabha, o presidente que levou o Leicester ao título inglês em 2017 — Foto: REUTERS/Jorge Silva
Vichai Srivaddhanaprabha, o presidente que levou o Leicester ao título inglês em 2017 — Foto: REUTERS/Jorge Silva

De acordo com a polícia de Leicester, as outras vítimas são a ex-Miss Tailândia Nusara Suknamai, Kaveporn Punpare, membro da equipe de Vichai Srivaddhanaprabha, o piloto do helicóptero, Eric Swaffer, e a passageira Izabela Roza Lechowicz, que segundo o jornal inglês "Mirror", era namorada do piloto.

+ Jogadores do histórico Leicester campeão inglês se despedem do dirigente nas redes sociais

O dirigente, que também era dono do grupo varejista tailandês King Power, era casado e deixa quatro filhos, entre eles um dos vice-presidentes do Leicester, Aiyawatt, que tinha o hábito de acompanhá-lo no helicóptero. Segundo a imprensa inglesa, Aiyawatt não foi ao jogo deste sábado.

O tailandês Vichai Srivaddhanaprabha comprou o clube em 2010 e levou o Leicester à épica conquista da Premier League na temporada 2015/16, o único título da primeira divisão inglesa do clube, fundado há 134 anos. Ele tinha o hábito de deixar o estádio de helicóptero após os jogos da equipe, e as imagens da aeronave deixando o centro do gramado já tinham virado uma espécie de tradição no clube.

"Em Khun Vichai, o mundo perdeu um grande homem. Um homem de gentileza, generosidade e um homem cuja vida foi definida pelo amor que ele devotou à sua família e àqueles que ele liderou com sucesso. Leicester City foi uma família sob a sua liderança. É como uma família que nós vamos sofrer pela sua passagem e manter a busca de uma visão para o clube que é agora o seu legado", diz um trecho do comunicado oficial divulgado pelo Leicester neste domingo.

O jogo do Leicester contra o Southampton, pela Copa da Liga Inglesa, que estava previsto para terça-feira, foi adiado, ainda sem nova data, assim como a partida do time de juniores contra o Feyenoord, da Holanda, pela Premier League International Cup.

Entre as homenagens já previstas, o clube anunciou quem um livro de condolências, que será entregue posteriormente à família do dirigente, estará à disposição dos torcedores no estádio King Power na terça-feira, a partir das 8h30 (horário local). Também será possível prestar tributo a Vichai Srivaddhanaprabha através do site do Leicester.

Fonte: Globo esporte
Leia Mais ››

Confira o resultado do 2º turno das Eleições 2018 em Itaú para Governo e Presidente: veja!

Resultado para Governo em Itaú

Resultado para Presidente
Leia Mais ››

Fátima Bezerra foi eleita governadora do RN com 57,60% dos votos válidos — Foto: Elisa Elsie

Candidato pelo PSL, capitão reformado do Exército derrotou o petista Fernando Haddad no 2° turno e vai governar o Brasil pelos próximos 4 anos.



Fonte: G1
Leia Mais ››

Fátima Bezerra (PT) é eleita governadora do Rio Grande do Norte

Com 100% das urnas eletrônicas apuradas às 20h46, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata Fátima Bezerra (PT) foi eleita governadora do Rio Grande do Norte em segundo turno, neste domingo (28). Ela recebeu 1.022.910 votos, ou 57,60% dos válidos e Carlos Eduardo (PDT), 753.035 votos (42,40%).

Fátima Bezerra (PT) candidata ao governo do RN, durante votação — Foto: Elias Medeiros
Fátima Bezerra (PT) candidata ao governo do RN, durante votação — Foto: Elias Medeiros

Ao todo, votaram 1.942.196 eleitores dos 2,3 milhões que estavam aptos a votar, o que corresponde a 81,86% do eleitorado do RN. Votos brancos (1,75%) e nulos (6,81%) somaram 166.251 votos. Houve ainda 430.383 abstenções (18,14%). Somados brancos, nulos e abstenções, chega-se a 596.634 eleitores aptos que não escolheram nenhum dos candidatos.

"O RN pode ter a certeza de que serei a governadora de todos e todas, dos que votaram em mim, e dos que não votaram também. Teremos um governo de diálogo, um governo de união, para construir um RN que tenha paz, segurança, dignidade e empregos pro nosso povo", declarou em coletiva logo após a confirmação do resultado.

Fátima foi considerada eleita matematicamente às 18h34, quando as urnas estavam com 90,77% apuradas. Ela é a única mulher eleita governadora no país em 2018 e a terceira a ser escolhida para o cargo no estado. Mesmo antes do fim da totalização de votos, ela também já foi considerada a governadora eleita com o maior número de votos na história do estado.

Fátima Bezerra tem 63 anos. É professora, pedagoga e atualmente ocupa o cargo de senadora da república pelo Rio Grande do Norte. Ela nasceu em 19 de maio de 1955 em Nova Palmeira, na Paraíba, mas mora no Rio Grande do Norte desde a adolescência. Se filiou ao PT em 1981 e entrou na carreira política-eleitoral após atuação no sindicato dos professores do estado.

Antes do Senado, Fátima foi eleita deputada estadual duas vezes consecutivas, nas eleições de 1994 e 1998. Em 2002, disputou pela primeira vez um cargo na Câmara Federal. Ganhou e foi eleita outras duas vezes, em 2006 e 2010, sempre pelo Rio Grande do Norte. Entre as candidaturas vitoriosas no Legislativo, disputou a Prefeitura de Natal nos anos de 1996, 2000, 2004 e 2008, mas perdeu nas quatro ocasiões.

Em 2014, com 808.055 votos potiguares (54,84% dos válidos), Fátima foi eleita senadora. Ela poderia permanecer no cargo até 2022, mas decidiu se candidatar ao governo do estado. Eleita, a professora assumirá pela primeira vez um cargo do Poder Executivo - a única governadora eleita no país em 2018.

Em nota, o candidato Carlos Eduardo agradeceu pelos votos recebidos e pela cofiança dos potiguares que acreditaram nas suas propostas.

"Fizemos uma campanha limpa e propositiva. Baseada na coragem e no sentimento de mudança, na nossa história que transformou Natal numa capital capaz de orgulhar seus filhos e seus visitantes. Abri mão de meus quase três anos de mandato como prefeito por saber que, ao homem público verdadeiro, não é permitida a omissão da luta. O Rio Grande do Norte chegou ao fundo do poço nos últimos quatro anos. Me propus mudá-lo, percorrendo no calor, nas noites e madrugadas, o itinerário da esperança numa gestão voltada a todos, sem lados ou preconceitos ideológicos", declarou.

Campanha
Fátima Bezerra e Carlos Eduardo passaram ao segundo turno na disputa ao governo do Rio Grande do Norte com 748.150 votos (46,17% dos válidos) e 525.933 (32,45%), respectivamente, no dia 7 de outubro, quando foi realizado o primeiro turno das eleições 2018. Desde então, os dois candidatos começaram a buscar votos dos candidatos derrotados, muitos dos quais não declararam apoio a nenhum dos dois, e de eleitores indecisos.

Após passar ao segundo turno, Carlos Eduardo anunciou apoio ao candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), apesar de seu partido, o PDT, ter anunciado apoio crítico ao presidenciável Fernando Haddad (PT). Do outro lado, além de partidos de esquerda e centro esquerda, Fátima conseguiu apoio de parte do PSDB, adversário comum nacionalmente, como o grupo político do presidente do partido, Ezequiel Ferreira de Souza.

Propostas
Entre as propostas apresentadas ao longo da campanha, Fátima prometeu fazer parcerias com as prefeituras do estado para criar mais vagas em creches. Na área de segurança, a candidata afirmou que vai valorizar os policiais, realizar concursos e equipar os agentes de segurança do estado.

A governadora eleita também prometeu fazer parcerias com a iniciativa privada e ampliar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) para as micro e pequena empresa, como forma de fomento ao emprego e afirmou que pretende criar um núcleo de prevenção à corrupção no âmbito da Controladoria Geral do Estado.

Resultado
Fátima Bezerra: 1.022.910 votos (57,60%)
Carlos Eduardo: 753.035 (42,40%)
Votos nulos: 132.179 (6,81%)
Votos brancos: 34.072 (1,75%)
Abstenções: 430.383 eleitores (18,14%)

Fátima Bezerra foi eleita governadora do RN com 57,60% dos votos válidos — Foto: Elisa Elsie
Fátima Bezerra foi eleita governadora do RN com 57,60% dos votos válidos — Foto: Elisa Elsie

Fonte: G1
Leia Mais ››

Criminoso morre ao trocar tiros com PMs na comunidade do Mosquito, em Natal

Policiais Militares do Batalhão de Choque trocaram tiros com criminosos na noite deste domingo (28) no ‘Mosquito’, comunidade carente do bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal. Um bandido morreu. Armas e drogas foram apreendidas. Segundo o BPChoque, o confronto aconteceu após denúncia de possíveis atentados de uma facção durante a apuração eleitoral.

Foram apreendidos duas carabinas, maconha, material usado para embalagem do entorpecente, munições de diversos calibres e um facão — Foto: PMRN/Divulgação
Foram apreendidos duas carabinas, maconha, material usado para embalagem do entorpecente, munições de diversos calibres e um facão — Foto: PMRN/Divulgação

“Durante a incursão, as patrulhas do BPChoque se depararam com vários criminosos armados, situação que houve confronto armado e um dos criminosos, de vulgo Alemão, foi alvejado, sendo socorrido e vindo a óbito no hospital”, informou a unidade.

Ainda de acordo com o batalhão, foram apreendidos duas carabinas, maconha, material usado para embalagem do entorpecente, munições de diversos calibres e um facão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fátima Bezerra é a governadora eleita mais votada da história do RN

A senadora Fátima Bezerra (PT) bateu o recorde de votos recebidos por um candidato que concorreu ao governo do Rio Grande do Norte. Com 100% das urnas apuradas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela angariou 1.022.910 votos. É a primeira vez que um governador ultrapassa a barreira de um milhão de votos no estado. No primeiro turno, Fátima recebeu 748.150 votos.

Fátima Bezerra é a governadora eleitoa mais votada da história do Rio Grande do Norte — Foto: Pedro Vitorino
Fátima Bezerra é a governadora eleitoa mais votada da história do Rio Grande do Norte — Foto: Pedro Vitorino

O recorde anterior pertencia ao atual governador Robinson Faria (PSD). Em 2014, ele foi eleito com 877.268 votos, derrotando o ex-deputado federal e ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (MDB) em segundo turno. Robinson disputou a reeleição em 7 de outubro deste ano, mas não teve êxito.

Fátima ainda superou o número de votos que conquistou em 2014, quando foi eleita senadora pelo Rio Grande do Norte. Na ocasião, obteve 808.055 votos e venceu a ex-governadora Wilma de Faria, que também concorria a uma cadeira no Senado Federal.

Fátima Bezerra assume o governo do Rio Grande do Norte em 1° de janeiro de 2019. Ela ocupará o cargo até 31 de dezembro de 2022.

Eleições 2018
Com 98,97% das urnas eletrônicas apuradas às 18h51, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata Fátima Bezerra (PT) foi eleita governadora do Rio Grande do Norte em segundo turno, neste domingo (28). Ela recebeu 1.013.092 votos, ou 57,58% dos válidos e Carlos Eduardo (PDT), 746.432 votos (42,42%).


Fátima foi considerada eleita matematicamente às 18h34, quando as urnas estavam com 90,77% apuradas. Ela é a única mulher eleita governadora no país em 2018 e a terceira a ser escolhida para o cargo no estado.

Fátima Bezerra foi eleita governadora do RN com 57,60% dos votos válidos — Foto: Elisa Elsie
Fátima Bezerra foi eleita governadora do RN com 57,60% dos votos válidos — Foto: Elisa Elsie

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Fizemos uma campanha limpa e propositiva', diz Carlos Eduardo (PDT) após derrota no RN

Derrotado no segundo turno nas eleições para governador do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo (PDT) se manifestou na noite deste domingo (28) através de uma nota. Com 42,40% dos votos válidos, o ex-prefeito de Natal agradeceu pelos votos recebidos e frisou que realizou uma "campanha limpa e propositiva" contra a governadora eleita, Fátima Bezerra (PT). A candidata eleita obteve 1.022.910 votos, o que corresponde a 57,60% dos votos válidos.

Carlos Eduardo (PDT) durante entrevista coletiva durante a tarde, antes de votar em Natal — Foto: Elias Medeiros
Carlos Eduardo (PDT) durante entrevista coletiva durante a tarde, antes de votar em Natal — Foto: Elias Medeiros

"Abri mão de meus quase três anos de mandato como prefeito por saber que, ao homem público verdadeiro, não é permitida a omissão da luta", diz trecho da nota.

Carlos Eduardo, que também foi deputado estadual por quatro legislaturas consecutivas, destacou ainda que o "Rio Grande do Norte chegou ao fundo do poço nos últimos quatro anos".

"Me propus mudá-lo, percorrendo no calor, nas noites e madrugadas, o itinerário da esperança numa gestão voltada a todos, sem lados ou preconceitos ideológicos", lembrou.

O ex-prefeito ainda dedicou "sinceros votos de êxito" à governadora eleita, Fátima Bezerra.

Confira a nota na íntegra:
Quero expressar profunda gratidão aos norte-rio-grandenses que confiaram em nossas propostas, nossas ideias, na nossa capacidade administrativa e deram o seu voto ao 12, na confiança de que, das urnas, nasceria um Rio Grande do Norte pautado pela ética, a gestão eficiente e a tolerância zero com a corrupção.

Fizemos uma campanha limpa e propositiva. Baseada na coragem e no sentimento de mudança, na nossa história que transformou Natal numa capital capaz de orgulhar seus filhos e seus visitantes. Foram quatro gestões fixadas no coração e na alma de sua gente.

Abri mão de meus quase três anos de mandato como prefeito por saber que, ao homem público verdadeiro, não é permitida a omissão da luta.


O Rio Grande do Norte chegou ao fundo do poço nos últimos quatro anos.

Me propus mudá-lo, percorrendo no calor, nas noites e madrugadas, o itinerário da esperança numa gestão voltada a todos, sem lados ou preconceitos ideológicos.

Agradeço à toda a equipe que esteve conosco, ao meu partido, o PDT e aliados, o PP, o DEM, o MDB, o Podemos e, no segundo turno, a relevante presença do PSL.

Agradeço a toda minha família, em especial à minha mulher Andréa, uma demonstração guerreira de amor em cada instante da jornada. Agradeço aos meus filhos pelos dias em que não pude estar com eles, trabalhando para que cada filho do Rio Grande do Norte compreendesse nossa mensagem.

Cabe-me exercer a missão delegada pelo povo do meu Estado.

Irei cumpri-la.

À minha adversária, sinceros votos de êxito.

Na minha vida pública, aprendi a ganhar e a perder.

Desistir, nunca! Jamais!

Que Deus nos proteja e a todo o Rio Grande do Norte.

Carlos Eduardo

Fonte: G1
Leia Mais ››