domingo, fevereiro 03, 2013

Posto São João de Itaú é assaltado na madrugada deste domingo


Pela quarta vez o posto São João localizado as margens da BR 405 no município de Itaú-RN foi vítima de assaltantes que por volta das 2h da madrugada deste domingo (03), três (03) homens em um carro, não identificado, armados e bem vestidos, renderam o vigia do estabelecimento, adentrando o escritório do posto, subtraindo os instrumentos de trabalho e algumas mercadorias como: Computador, impressora, cigarros, celular (do vigia) e uma TV.

Após a ação, os bandidos trancaram o vigia do posto no escritório levando as chaves, o mesmo só pode ser liberado quando os funcionários chegaram pela manhã e o encontraram trancado dentro do escritório sem nenhuma comunicação, os meliantes fugiram com destino ignorado. A polícia foi acionada, como apenas um policial se encontrava na Delegacia de Polícia (DP) pediu para que os funcionários aguardassem a chega do Sargento, e que preservassem a cena do crime, para dar prosseguimento as investigações.

A redação do Cidade News tentou conto com a DP mas o celular estava desligado ou fora da área de cobertura.


Correção:

Mais tarde o Policial Renilson informou a nossa reportagem que o plantão da DP estava sendo feito por três policiais ao invés de um como havíamos informado.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Equipes de socorro registram esforço heroico para salvar vítimas em Santa Maria



Domingo, 27 de janeiro. Destino: Santa Maria. Os hospitais de Santa Maria não tinham condições de atender tanta gente em estado grave. Equipes de médicos e enfermeiros chegaram muito rápido na cidade. O doutro Márcio Rodrigues, por exemplo, saiu de Porto Alegre para atender os feridos e gravou imagens do atendimento, horas depois do início da tragédia.
“A única coisa de positiva que a gente via era a força dos médicos e das equipes que estavam lá, tentando salvar as pessoas que tinham sobrevivido”, lembrou Márcio Rodrigues, médico emergencista. Foi preciso montar uma operação de guerra para salvar vidas.
“A Aeronáutica disponibilizou helicópteros e um gigantesco avião que tem capacidade para levar sete pacientes de UTI ao mesmo tempo. Criou-se toda uma rede dentro do estado, que em 24 horas tirou cerca de 60 pacientes da cidade de Santa Maria. Pacientes que estavam entubados, em ventilação mecânica, pacientes de UTI”, afirmou Márcio Rodrigues.
Transportar essas vítimas em estado grave era um desafio enorme. “Nós tínhamos muita preocupação porque esses pacientes tiveram lesão pulmonar aguda. Fizemos avaliação dos pulmões dos pacientes. Porque foi justamente a área mais lesada nesses pacientes. Por isso, a gente levou tecnologia de ponta para que pudesse fazer esse exame na beira do leito do paciente. É exatamente o mesmo equipamento que as Forças Armadas dos Estados Unidos hoje usam no seu ambiente de guerra. É o mesmo equipamento”, ressaltou o médico.
Os especialistas tiveram que sedar a maioria dos feridos. Os aviões levavam as vítimas para Porto Alegre e voltavam trazendo mais médicos, enfermeiros, equipamentos e remédios. Só a Força Aérea Brasileira fez 92 voos desde o último domingo. O enfermeiro Maicon Daniel Chassot acompanhava as vítimas.
“Como era esse trabalho dentro do avião? Muita tensão?”, perguntou a repórter Kíria Meurer.
“Bastante. Tínhamos sete pacientes extremamente graves. Todos estavam bem assistidos. Tínhamos um médico e um enfermeiro para cada um, mas é um transporte que sempre tem um risco, porque os pacientes são graves”, respondeu Maicon Daniel Chassot, enfermeiro.
A cada pouso uma vitória.
“A corrente da vida estava funcionando, porque estava todo mundo engajado com a mesma ideia: ‘agora nós temos que atender, agora nós temos que salvar essa gente”, disse Márcio Rodrigues.
Todos os feridos chegaram com vida em Porto Alegre. “Quando se abriu a porta do avião, a gente viu os colegas esperando, os colegas do SAMU, os colegas do Hospital de Clínicas. Todos prontos de braços abertos para receber nossos pacientes”, reforçou Maicon.
Ali começava outra batalha. Nos hospitais da capital gaúcha, médicos brasileiros receberam a orientação de especialistas argentinos, os mesmos que atenderam vítimas de um incêndio na discoteca Cromagnon, em 2004, em Buenos Aires. Eles sugeriram fazer a lavagem das vias aéreas e retirar a fuligem dos pulmões das vítimas. Um procedimento delicado.
“Todos os pacientes tinham uma grande quantidade de fuligem, de material, de espuma e nós imaginamos que essa espuma foi inalada ainda quente, porque tinham várias partículas aderidas à mucosa, provocando queimadura na via aérea”, afirmou Hugo Goulart de Oliveira, pneumologista da UFRGS.
As cenas desses momentos dramáticos são um documento importante. Vão ajudar na formação de novos profissionais especialistas em catástrofes. “A gente vai utilizar isso agora na residência de medicina de emergência para explicar aos futuros médicos o que é uma situação dessas. O que acontece ali dentro e porque a gente precisa estar treinado e se comportar dessa forma. A gente precisa naquele momento ser a pessoa centrada ali e dizer: ‘isso aqui é comigo. Eu preciso resolver’”, afirmou Márcio Rodrigues.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bairro da Parabólica e Itauenses ganham mais uma opção de economia: MERCADINHO AVENIDA


Os moradores do Bairro da Parabólica e população itauense ganharam mais uma opção para fazer economia na hora de fazer suas compras.

Foi inaugurado neste sábado, 02 de fevereiro de 2013, o Mercadinho Avenida, localizado na Av. Padre Manoel Balbino, 465, bairro da Parabólica na organização de Elza e Cleomar.

A inauguração aconteceu as 16h; os clientes eram recepcionados pelos proprietários que acolhiam cada novo cliente que escolheu fazer sua economia no Mercadinho Avenidade. Na ocasião cada cliente ou visitante era agraciado com um lanche, que representava a festa de inauguração da economia.



Em uma rápida conversa com o proprietário Cleomar Rocha Rocha, indagamos o porque de o mesmo ter escolhido o bairro e ser empresário, visto que ele, exerce a função de professor no município.



Com alegria, que era perceptível, pois os clientes gostaram daquela novidade no bairro, ele disse que é algo que vem de família, o sangue corre nas veias, o pai era comerciante, assim como vários familiares de Cleomar Rocha que é natural de Riacho da Cruz, sempre teve vontade de colocar em prática um sonho, que segundo ele, passa de geração em geração.



De acordo com o proprietários, ele havia adquirido aquele terreno a alguns anos, porque sabia que no futuro queria investir em algo na cidade de Itaú, e como o sonho era ser empresário, não perdeu tempo, com a ajuda e incentivo de sua esposa Elza Paiva que esteve a todo momento ao seu lado, e recebendo os clientes e visitantes com bastante entusiasmo.



A inauguração foi um sucesso, desejamos ao casal sucesso nessa empreiteira, e que possam a cada dia buscar o que há de melhor para o crescimento e desenvolvimento do município de Itaú-RN, dando sua colaboração.



Os novos clientes disseram que agora pode fazer um pouco mais de economia no orçamento do mês, pois o mercadinho que muitos produtos com preços baixos, em comparação a outros comércios da cidade.

Marcaram presença os familiares do empresário Cleomar Rocha da Cidade de Riacho da Cruz.

Familiares do Empresário

1º Cliente "Bibi" a adquirir os produtos do Mercadinho Avenida













Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acidente com vitima fatal na zona rural em Mossoró


Na tarde de hoje domingo 03 de Fevereiro de 2013 um agricultor de 71 anos de idade identificado como José Delfino de Oliveira,conhecido como Dedé da Cabeleira,,residente em Alagoinha,zona rural de Mossoró foi vitima de atropelamento e morreu no local. Segundo informações o mesmo tentou atravessar uma estrada de barro e foi colhido por um veiculo. O condutor fugiu sem prestar socorro  ficando no local apenas parte do retrovisor do veículo. O corpo de José Delfino foi removido para o ITEP onde será necropsiado e liberado para sepultamento. Uma Unidade de Suporte Avançado, (Alfa) do Samu ainda foi ao local, mas o agricultor ja estava morto





IMAGENS FORTES ABAIXO 




Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Tentativa de homicídio em Governador Dix Sept Rosado/RN


Uma Tentativa de O homicídio FOI POR Registrada Volta das 13:30 hs, deste domingo 03.02.13, na Cidade de Governador Dix Sept Rosado. A vitima conhecida Como Chico Cangalha , 55 años de idade, vendedor de CDs / DVDs, FOI alvejado com Cerca de Quatro disparos de arma de fogo. De a Acordo com Polícia local, Chico estava Gangalha los Seu comercio não Público Mercado, QUANDO FOI POR surpreendido Dois hiomens Que se aproximaram e efetuaram DO MESMO OS disparos. Os tiros atingiram a vitima sem Braço (Dois disparos) e não abdomem (Dois tiros). APOS OS efetuarem disparos Os Dois Homens fugiram los UMA moto de característica NAO anotadas. Chico socorrido Cangalha FOI POR UMA pressas como Ambulancia da Cidade, par o Hospital Tarcísio Maia los Mossoró. De a Acordo com a Equipe Médica Que atendeu uma vitima, Seu Estado de Saúde e estável. O MESMO DEU Entrada não Consciente HRTM.



Reprodução Cidade News Itaú via Alcivan Vilar
Leia Mais ››

Motorista bêbado quase provoca tragédia na cidade de Caraúbas/RN


A combinação entre as bebidas alcoólicas e direção realmente não combina. Uma tragédia por pouco não aconteceu na cidade de Caraúbas/RN na tarde deste domingo (3). De acordo com Maykon Oliveira do Caraúbas HotNews, um indivíduo, conhecido popularmente como Edivaldo, pilotava um veículo tipo Escort totalmente embriagado e atingiu a residência do Senhor "Môzo", localizada nas proximidades da Praça de Eventos, Rua Benjamin Constant. Parte da parede foi derrubada com a força da colisão. Depois de percorrer um longo trecho fazendo "zigue-zague", tocar os pneus no "meio-fio" de uma praça, o condutor perdeu o controle do carro e bateu na frente da casa do aposentado, derrubando a parede e ocasionando rachaduras em várias partes do imóvel. Felizmente, nenhum morador da casa ficou ferido. Marcas do pneu do carro no "meio-fio". Quarto de um dos moradores ficou parcialmente destruído. A Polícia Militar logo chegou ao local e deu início às investigações, aproveitando inclusive para ouvir as testemunhas e a família que sofreu esse grande susto. Polícia esteve no local para tomar as providências cabíveis. 



Reprodução Cidade News Itaú via Gidel de Morais
Leia Mais ››

ROCAM-3 recupera Corsa tomado de assalto na tarde de hoje em Mossoró.


  Policiais militares da ROCAM-3 CB Renixon, SDs Allan e Nogueira, recuperaram na noite deste domingo, 3 de Fevereiro de 2013, na Rua Vivaldo Dantas de Farias, por trás do Colégio José nogueira, um veículo que foi tomado de assalto na tarde de hoje.
   Segundo a vítima, um casal pegou uma carreira de Baraúna para Mossoró e quando chegou na rotatória em frente a um hotel na BR-304 saída para Fortaleza, o acusado anunciou o assalto, levando o Corsa de cor branca, placas HYP-1338 Baraúna, e alguns pertences do mesmo e em seguida saiu em disparada.
   A ROCAM-3 obteve informações sobre quem seriam os acusados e entrou em diligências, conseguindo localizar o veículo. O casal abandonou o carro e conseguiu fugir.
   O Corsa foi conduzido para a DP de Plantão onde foi devolvido a proprietário. 


Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Pau dos Ferros vive clima de insegurança até em plena luz do dia


Nos últimos dias, a cidade de Pau dos Ferros tem acompanhado diversos casos de roubos e assaltos em diversos pontos comerciais da cidade, apresentando um verdadeiro clima de insegurança na cidade. Porém, se já não bastassem às ações dos bandidos, eles agora tem atuado também em plena luz do dia. 

Assaltos em estabelecimentos comerciais e roubos de veículos têm sido frequentes em nossa cidade, mas nas ultimas ações, os bandidos tem se mostrando ainda mais audaciosos, agindo em plena luz do dia, nas primeiras horas da manhã. 

É fato que as autoridades competentes fazem a sua parte, mas deve ser feito um reforço para que este trabalho demonstre resultados, com objetivo de diminuir o clima de insegurança que estamos vivendo. A sociedade em geral também deve atuar, cobrando das autoridades competentes, e claro, dos governantes, que o trabalho seja intensificado, para minimizar os efeitos dessa insegurança presente em nossa cidade.

Reprodução Cidade News Itaú via Blog dos Rubiba
Leia Mais ››

Criança de 2 anos morre afogada em balde de água no sertão paraibano


O Município de Marizópolis, Sertão da Paraíba se encontra abalada com a fatalidade que aconteceu na tarde desta sexta-feira (01) na Rua Antônio Carolino, Conjunto José Vieira da Silva.

A Criança de apenas, dois anos e seis meses, Sara Emmanuelle da Silva Capitolino (FOTO) morreu afogada dentro do balde de 60 litros no interior do banheiro da Avó que tinha acabado de banhar a Neném, e saiu para o murro catar às roupas no varal.

A Mãe do Bebê por nome, Samara Suelane da Silva, 23 anos se encontrava na sala com a Tia assistindo TV. Minutos depois, perguntou a sua Genitora pela Criança, que respondeu ter acabado de dá banho, e pediu para ela se vestir.

Ao saírem à procura da Menina, viram a cena dentro do banheiro. A Menor de dois anos e seis meses afogada com os pés para cima dentro do balde.

A correria foi grande. Ambulância do Município socorreu a Menina para o Materno Infantil na Cidade de Sousa, porém ao chegar no Hospital a Menor estava praticamente sem vida.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem morre após colidir contra poste da rede elétrica e tem cabeça rachada em Venha Ver/RN.


Um jovem morreu vítima de acidente de trânsito na tarde deste sábado (02/02). O acidente aconteceu por volta das 15h30 na Rua Francisco Pereira Bartolomeu no centro da cidade do Venha Ver/RN.

Segundo informações a pessoa de Iracema Fernandes de Oliveira, Conselheira Tutelar daquele município, seguia com destino a sua residência numa motocicleta Honda POP de cor preta, quando tentou entrar na via de acesso a sua casa, onde foi abalroada pela moto Honda CG 125, cor vermelha, conduzida pela pessoa de Fábio José de Queiroz , 27 anos, residente em Venha Ver, que vinha no mesmo sentido.  

Em contato com a nossa reportagem o Sargento Santos, Comandante do Policiamento local, disse que FABIO logo após a batida perdeu o controle de direção e bateu contra um poste da rede elétrica (COSERN), morrendo na hora. A cabeça de FABIO ficou rachada e massa encefálica exposta. A outra vitima teve apenas ferimentos leves, mas mesmo assim foi socorrida para o Hospital Regional de Pau dos Ferros com suspeita de fraturas de uma das pernas.  

Uma equipe da policia Militar, sob o comando do Sargento Santos, foi acionada para socorrer a vítima, porém ao chegar ao endereço apenas constatou o óbito.

O ITEP compareceu ao local e conduziu o corpo para a sede do órgão em Mossoró para exame de necropsia. 

ATENÇÃO IMAGENS FORTES:










Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade
Leia Mais ››

Procurador afirma que planos de servidores colocarão o Estado em colapso


Em reportagem publicada hoje na TRIBUNA DO NORTE, o procurador geral do Estado, Miguel Josino, confirma os Planos de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores estaduais da administração direta e indireta vão implicar no colapso financeiro do Governo do Estado.

Ele informa também que esses planos terão um impacto superior a R$ 12 milhões por mês na folha de pagamento. Seriam, portanto, mais de R$ 144 milhões ao ano. “É um problema que preocupa, não só a Procuradoria, mas todo o conjunto dos auxiliares da governadora Rosalba Ciarlini”, disse o procurador.

Ele defende uma ampla negociação para resolver o impasse provocado pelas dificuldades do Governo para pagar os PCCRs e “as reivindicações legitimas” dos servidores. Mas avisa também que não está descartada uma representação para pedir à Procuradoria-geral da República uma medida judicial a partir da qual o Supremo Tribunal Federal poderia decretar a inconstitucionalidade dos planos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Programa Cidades Digitais reabre inscrição nesta segunda-feira


O reforço de R$ 100 milhões no Programa Cidades Digitais abriu espaço para que seja aberta uma nova chamada de municípios interessados em participar do projeto. A partir de amanhã (4), as inscrições vão estar disponíveis no site dos Ministério das Comunicações. O aporte extra ocorre em função da inclusão do Cidades Digitais no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na última terça-feira (29), foram assinados os contratos com os primeiros 80 municípios selecionados.

O objetivo do projeto é modernizar a gestão municipal, oferecer acesso da população a serviços de governo eletrônico e incentivar o desenvolvimento local. O programa prevê infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos municipais e a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gerir os setores financeiro, tributário, da saúde e educação.

O professor de engenharia de redes de comunicação da Universidade de Brasília (UnB) Rafael Sousa destacou que a iniciativa do governo está de acordo com a economia moderna e contemporânea, que precisa de forte suporte nos meios de tecnologia da informação. "Toda economia desenvolvida precisa de meios de informação tecnológica para avançar. Quanto mais perto da população, melhor. Esse é um projeto de desenvolvimento do país".

No entanto, Sousa ressaltou que é preciso o estabelecimento de um plano de metas "rigoroso" para que o programa não fique apenas no papel. "Em geral, todo o desenvolvimento de tecnologia da informação social tem demorado muito. Não temos conseguido alcançar a qualidade necessária e nem a velocidade ideal. Claro que sabemos que isso não ocorre de um dia para o outro, mas para ter resultados a longo prazo é necessário projetos de curto prazo bem definidos e gestão de um projeto de forma bem rigorosa".

O cronograma do governo prevê que, até o fim do mês, as empresas de tecnologia contratadas pelo governo federal terminem de avaliar a atual infraestrutura disponível nas cidades selecionadas para a montagem do projeto.

Reprodução Cidade News Itaú via Agência Basil
Leia Mais ››