sábado, fevereiro 04, 2012

Secretário repudia acusação de abuso sexual em Pinheirinho


O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, repudiou a acusação do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) de que policiais na ação em Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), teriam abusado sexualmente de uma moradora do bairro Campo dos Alemães, ao lado do terreno invadido. Segundo o secretário, a acusação é motivada por interesses partidários. 
O comandante-geral da PM, Álvaro Batista Camilo, nega que tenha havido o abuso sexual, mas disse que vai investigar o caso. "A PM tem sofrido denúncias caluniosas nos últimos dias". Ele afirma que "coisas estranhas estão acontecendo" em relação às denúncias. "Acreditamos que isso não tenha acontecido, e por isso eles (os policiais) não foram afastados". 
Suplicy acompanhou o depoimento de supostas vítimas ao promotor João Marcos Costa de Paiva, que vai apurar o caso. O senador disse que recebeu garantias do governo estadual de que o caso seria apurado rigorosamente. Segundo a denúncia, que foi feita nesta sexta-feira, no plenário do Senado, na madrugada do dia 23, uma mulher de 26 anos teria sido levada para uma viatura e abusada sexualmente por quatro horas.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Pai de traficante sofre infarto dentro de delegacia

Traficante


O pai do traficante Ronivon Salviano de Oliveira sofreu um infarto na noite dessa sexta-feira (3), enquanto aguardava para seu ouvido na Delegacia Municipal de Caicó. Ele foi socorrido pelos policiais para o hospital regional e permanece internado.

Ronivon foi preso ontem à noite, em uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar, acusado por tráfico de drogas. Os policiais encontraram escondido na residência do pai dele, 43g de cocaína, 21g de crack, uma trouxinha de maconha e uma balança de precisão, além de quatro munições.

A apreensão da cocaína foi considerada pelos policiais como uma das maiores dos últimos tempos na Região do Seridó. Mas para a Polícia, o pai de Ronivon não sabia da existência da droga.

Blog PM Currais Novos
Polícia diz que o pai de Ronivon não sabia da existência da droga



Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Vendedor de CD's de Umarizal morre em acidente automobilístico (Queda de motocicleta

Um acidente de transito ocorrido sexta feira 03/02/12 por volta das 14:00 horas entre as cidades de João Dias e Antônio Martins, resultou na morte do Agricultor José Ivo de 35 anos de idade. 

A vítima de acordo com as primeiras informações viajava na companhia de um filho de 18 anos, que pilotava a motocicleta, e quando se aproximava da cidade de Antônio Martins desenvolvendo alta velocidade sobrou em uma curva perdendo o equilíbrio do veículo provocando a queda.

José Ivo que vinha de garupa na motocicleta, bateu com a cabeça em um obstáculo sofrendo graves ferimentos, vindo a óbito a caminho da unidade de saúde de Antônio Martins.
O filho da vítima sofreu apenas pequenas escoriações. O corpo do agricultor foi examinado no ITEP em Mossoró, e em seguida entregue aos familiares para o sepultamento. Lamentável. 

Fonte: Nas Garras da Polícia
Leia Mais ››

PRESO AGORA A POUCO EM ASSU; NITOR E CARINHOSO

Aldecir Martins de Lima(carinhoso)

Nilton Max Gomes de Sena, 25 anos (Nitor)

Moto encontrada com Nitor e carinhoso




No inicio da tarde de hoje 04 de fevereiro os policiais da força tática GTO e NORE de Assu conseguiram prender Aldecir Martins de Lima mais conhecido por carinhoso e Nilton Max Gomes de Sena, 25 vulgo Nitor os dois são acusados de praticarem vários delitos em Assu incluindo um assalto a casa de carlinhos da bebida(casa de Conrado).
As informações foram repassadas pelo tenente Thiago Fagundes Cesar que mesmo distante continua colaborando para o bem estar da sociedade assuensse.
As investigações tiveram inicio no dia 23 de dezembro de 2011, para o tenente Thiago Cesar era uma questão de honra capturar os dois elementos. Afirmou Thiago Cesar.
Os acusados já se encontram em uma das celas do CDP de Assu a disposição da justiça, pois contra eles existe um mandato de prisão.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

A policia encontra carro capotado e abandonado próximo ao lixão em Mossoró


A Central de Operações da Policia Militar recebeu uma ligação anônima na manha de sábado 04 de Fevereiro de 2012, informando da existência de um veiculo tipo celta ano 2010, de cor escura com placas PSK 0464 de Gravatá no estado de Pernambuco, capotado e abandonado.

O carro estava às margens de uma estrada carroçável de acesso a comunidade de Passagem de Pedras, próximo ao lixão, no Sitio Cajazeiras zona rural de Mossoró. O carro foi conduzido para a delegacia de Furtos e Roubos de Mossoró e Pelo o Numero do chassi, a placa apresenta alterações.

Segundo informações repassadas para o Ciosp, pelo o informante, duas pessoas teriam perdido a direção do carro, saído da estrada e capotado. Populares tentaram socorrer os mesmos, mas os elementos percebendo a presença dos moradores saíram correndo.

Os populares informaram ainda que os dois ocupantes do veiculo estavam armados. Dentro do carro os policiais encontraram apenas um capacete de cor preta.

Os investigadores da especializada aguardam a presença do proprietário, ou algum registro de furto do veiculo.





Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Ex-marido de procuradora é achado morto dentro de motel em Belo Horizonte

Suspeito de matar procuradora mineira é encontrado morto em motel

O empresário Djalma Brugnara Veloso, de 49 anos, suspeito de ter matado a própria mulher em um condomínio de luxo em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi encontrado morto ontem em um motel próximo à residência onde ocorreu o crime. Ele entrou no motel na madrugada de ontem, poucos minutos após deixar a mansão onde a procuradora federal Ana Aline Moreira de Melo, de 35, foi morta. O corpo dela foi enterrado ontem no Cemitério Bosque da Esperança, na capital mineira.
Veloso foi encontrado durante a madrugada na cama do motel, com pelo menos nove facadas pelo corpo, por funcionárias que estranharam ele ter permanecido todo o dia no quarto sem fazer nenhum pedido. Ao lado do corpo havia uma faca que será submetida a uma perícia para verificar se foi a mesma usada para assassinar a procuradora. Ana Alice estava em processo de separação de Veloso e uma semana antes de ser morta registrou queixa contra o ex-marido por ameaça de morte.
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o registro da ocorrência levou o juiz titular da Vara Criminal da Infância e da Juventude de Nova Lima, Juarez Azevedo, a determinar que o acusado mantivesse distância mínima de 30 metros da ex-mulher, não entrasse em contato com ela ou com os filhos de 2 e 4 anos do casal por nenhum meio de comunicação e se afastasse da residência do casal. 
A delegada Renata Fagundes, responsável pelas investigações do assassinato, afirmou que já está descartada a presença de outras pessoas na casa na hora do assassinato e que "tudo indica que foi ele (Veloso) que matou".
Já a morte do empresário será investigada pelo Departamento de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP) de Belo Horizonte e a delegada disse que ainda não pode atestar que ele suicidou-se, mas que "as lesões são de autoextermínio". O corpo de Veloso foi periciado no Instituto Médico-Legal (IML) de Belo Horizonte e enterrado ontem à tarde no Cemitério Parque da Colina, na capital.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Diário Oficial traz exoneração de cargos comissionados da Prefeitura neste sábado

O Diário Oficial do Município (DOM) deste sábado (04) traz a exoneração de todos os cargos comissionados da Prefeitura de Natal. A partir de agora, a prefeita Micarla de Sousa (PV) fará a montagem de sua nova equipe. Alguns nomes serão convidados para “retornar” à gestão. Outros, não. Apesar de a prefeitura não divulgar oficialmente a lista de quem fica e quem sai, algumas mudanças foram informadas ao Diário de Natal por fontes ligadas à prefeita.

Pelo menos seis nomes do primeiro escalão exonerados neste sábado não deverão voltar à prefeitura. São eles os secretários de Serviços Urbanos (Semsur), Cláudio Porpino (PSB); de Esportes e Assuntos da Copa (Secopa), Rodrigo Cintra; de Relações Institucionais, Luiz Almir; do Turismo, Tertuliano Pinheiro; do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra; e de Mobilidade Urbana, Ana Elizabeth Thé.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Formada primeira turma para atuar nos jogos da Copa do Mundo



O Rio Grande do Norte segue seus preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, via convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, através do Corpo de Bombeiro, foi concluído esta semana o Curso Básico de Operações em Estádios (Cboe).
Um total de 35 agentes públicos, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Itep, Polícia Civil e da Guarda Municipal de Natal concluíram o curso que tem por objetivo capacitar os servidores da segurança pública a atuarem com mais eficiência em eventos desportivos. O Rio Grande do Norte é o segundo estado do país a realizar um curso na área. O primeiro foi o Rio de Janeiro, estado que inclusive colaborou com a formação e capacitação dos instrutores da corporação potiguar.
Em terras potiguares, o curso teve duração de 68 horas/aula, com avaliações práticas e teóricas e com estágio operacional durante o primeiro clássico do ano entre ABC e América. Com a escolha de Natal para sediar a Copa do Mundo, existe uma preparação para oferecer um serviço mais especializado. Os concluintes desta primeira turma estão habilitados a desempenharem as funções de coordenação e atuação nas operações preventivas em estádios e em eventos de aglomeração de grande público e serão multiplicadores para disseminar a doutrina de prevenção em estádios, nos complexos esportivos do Estado.
A solenidade de encerramento, com a diplomação dos concluintes foi realizada quinta-feira, 2, no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA), do Corpo de Bombeiros Militar do RN, situado na Base Aérea, em Parnamirim. Durante o curso, os alunos tiveram contato com disciplinas importantes de operações em estádios entre elas: Atendimentos a Múltiplas Vítimas, Antiterrorismo, Operações Aéreas, Socorro de Urgências, Noções de Direito aplicado em eventos desportivos, Legislação Técnica, Comunicação Social, Salvamento Terrestre, Sistema de Comando de Incidentes, entre outras.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Só a vitória interessa ao Potiguar diante do Palmeira


O Potiguar tem um jogo decisivo neste sábado na cidade de Goianinha. Se quiser continuar na disputa por uma vaga à semifinal do 1º turno, o alvirrubro não pode pensar em nenhum resultado contra o Palmeira que não seja a vitória. O jogo começa às 20h e abre a sétima rodada da fase classificatória do Campeonato Estadual.
Faltando três rodadas para o encerramento da fase e ocupando apenas a sétima posição com 7 pontos, o time mossoroense precisa pontuar sob pena de ser eliminado precocemente. O confronto também ganha contornos decisivos porque o adversário, vice-líder com 12 pontos, é concorrente direto pela classificação.
Por isso, o técnico interino Edinho Cardoso espera um jogo complicado até mesmo porque o Palmeira está motivado pelas quatro vitórias consecutivas e possui, na força do conjunto, um dos seus principais trunfos. "As quatro vitórias não foram à toa. Todo cuidado será pouco", disse Edinho.
Para tentar a vitória e se manter no páreo, ele entende que o espírito de luta e a concentração podem ser determinantes. "O nosso time precisa entrar com a mesma pegada que teve com o ABC, no jogo anterior, e estar ligado o tempo todo. Não podemos nos descuidar", disse.
A preparação foi encerada ontem à tarde com um treino no Estádio Ferreirão, na cidade de São José de Mipibu, onde o elenco está concentrado desde terça-feira por consequência da partida do meio de semana com o ABC. O zagueiro Lúcio, que não atua há duas rodadas devido a uma lesão na coxa, ainda será avaliado para saber se volta ao time. O meia Juninho Bahia retorna de suspensão, mas desta vez ele será alternativa, visto que Edinho decidiu manter Fábio Lima na armação das jogadas que ligam o meio e o ataque.
Considerando a atividade de ontem, o esquema tático com três zagueiros está mantido e as demais peças serão as mesmas da última partida. 

PALMEIRA
Na vice-liderança com 12 pontos, o Palmeira pode garantir teoricamente sua ultrapassagem de fase, com duas rodadas de antecedência, se vencer o Potiguar esta noite. Por isso, a expectativa junto ao torcedor é grande.
O técnico Marcos Manoel quer seguir o ditado da bola de que "em time que está ganhando, não se mexe", mas depende do ok médico sobre o aproveitamento de alguns atletas, que sentiram desconforto muscular no meio de semana.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Especialista orienta população a ter cautela ao recorrer aos empréstimos consignados

Os atrativos dos empréstimos consignados têm atraído cada vez mais a população. As inúmeras facilidades para obter esse tipo de modalidade de financiamento oferecido pelas empresas de crédito e bancos vão desde ausência de avalista, de consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa à oferta de prêmios. Além das parcelas a perder de vista, as operadoras de crédito oferecem ainda liberação rápida do dinheiro. Mesmo com tanta praticidade, os especialistas orientam cautela ao recorrer aos empréstimos consignados, pois o que poderia ser a solução para os problemas financeiros pode agravar ainda mais a situação financeira do contratante.
A maioria das empresas e bancos que atuam com empréstimo consignado tem como foco do mercado os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), servidores públicos municipais, estaduais e federais, além dos militares das Forças Armadas.
A maior parte das pessoas que efetuam empréstimo consignado objetiva quitar dívidas. E é justamente esse grupo de clientes, segundo os especialistas, que corre mais riscos de problemas financeiros decorrentes do acúmulo de débitos.
Para evitar cair em armadilhas que podem deixar a situação financeira complicada, o economista Glauco Carvalho ressalta que antes de fazer um empréstimo consignado a pessoa deve verificar atentamente alguns aspectos importantes.
"A primeira questão a se pensar é se a pessoa vai conseguir pagar o empréstimo, por que além do valor emprestado ainda têm os juros, que geralmente essa modalidade de financiamento possui taxa de juros efetivo bastante alta, que gira em torno dos 3%. Além disso, é bom a pessoa refletir se realmente está precisando do empréstimo, se não ele vai acabar gerando um problema ainda maior", explica Glauco Carvalho.
Outra orientação do economista é que a pessoa pesquise cautelosamente qual a menor taxa de juros oferecida no mercado no curto período de pagamento. "Geralmente os empréstimos com longos prazos para pagamento possuem valor da parcela menor, mas é justamente aí que está o perigo. Isso por que os juros elevados passam despercebidos pelo contratante. Daí a necessidade de se comparar financiamentos com prazos iguais", reforça Glauco Carvalho.
Conforme o especialista, o acúmulo de empréstimos trará problemas financeiros e dificultará o pagamento dos gastos essenciais do orçamento familiar ou pessoal. "Por lei, a empresa só pode financiar um valor que a prestação corresponda a 30% da renda. Só que muita gente acaba fazendo empréstimos em diferentes empresas, comprometendo praticamente toda a renda. E como o pagamento é feito diretamente da folha a pessoa ficará sem dinheiro para os demais gastos. Para os bancos o empréstimo consignado tem muita rentabilidade, pois a taxa de inadimplência é praticamente zero", conclui o economista.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

MP pede afastamento do prefeito de Angicos


O Promotor de Justiça de Angicos, Márcio Cardoso Santos, ajuizou uma Ação Civil Pública contra o prefeito Ronaldo de Oliveira Teixeira por improbidade administrativa.
Segundo as investigações, o prefeito teria forjado a demissão de sua sogra do cargo comissionado de Pedagoga do CREAS-Angicos, após recomendação do Ministério Público que visava combater o nepotismo.
Para despistar a recomendação do MP, o prefeito chegou a exonerar sua sogra e contratar outra pessoa para o cargo. No entanto, ela continuou a exercer as funções no CREAS sob a alegação de que se tratava de trabalho voluntário e não remunerado. Mas uma simples consulta aos extratos comprovou a fraude. "O ardil é tão flagrante que a remuneração pelos serviços supostamente prestados pela nova servidora contratada era depositada em conta corrente de titularidade da sogra do prefeito" explica o Promotor de Justiça na Ação.
Entre os pedidos do Ministério Público estão a condenação do prefeito à perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.
O MP tem várias ações abertas para investigar irregularidades na Prefeitura de Angicos.
Recentemente, o Promotor Márcio Cardoso Santos determinou, por exemplo, alterações no edital do concurso público, ainda em andamento, da Prefeitura.
Ronaldo de Oliveira Teixeira assumiu o cargo de prefeito em 15 de outubro de 2010, depois da cassação do prefeito eleito Clemenceau Alves pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN).
A reportagem tentou falar com Ronaldo de Oliveira Teixeira, mas o número de celular dele não completou as ligações.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Aeronáutica abre prazo de inscrição de concurso com 102 oportunidades

O Comando da Aeronáutica, ligado ao Ministério da Defesa, abre nesta sexta-feira (3/2) o prazo de inscrição do concurso para admissão ao curso de formação de taifeiros. São 102 oportunidades, sendo 75 para a especialidade de arrumador e 27 para cozinheiros.

Para participar, é necessário possuir diploma de nível médio. Os interessados devem se inscrever até o dia 17 de fevereiro, por meio do endereço www.epcar.aer.mil.br. A taxa de participação é de R$ 60.

Todos os candidatos passarão por exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e análise de critérios. A primeira etapa está marcada para o dia 25 de março.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Governador da Bahia condena greve de PMs e cita mandados de prisões


O governador da Bahia, Jaques Wagner, tentou tranquilizar a população do estado em cerca de três minutos de pronunciamento oficial, transmitido pelas emissoras de rádio e TV por volta das 20h15 desta sexta-feira (3). “A democracia é o império da lei. Não podemos conviver com esse movimento já considerado ilegal pela Justiça baiana, além dos 12 mandados de prisão que já foram emitidos”, diz. "Não aceito que um pequeno grupo, de forma irresponsável, cometa atos de desordem para assustar a nossa população", relata.

Ele reafirmou a “intranquilidade” vivida nos últimos quatro dias, que tem resultado no fechamento antecipado do comércio, violência na rotina do trânsito e contra a população. “Estamos tomando providências para conter ações de um grupo de polícia usando métodos condenáveis e difundindo o medo na população, causando desordem”, afirma. 

Em seguida, Jaques Wagner citou a presença dos soldados das Força Nacional e do Exército para reforço de segurança estadual. Ao todo, já estão presentes 2.350 soldados do Exército, Marinha e Aeronáutica e, no sábado (4), mais 600 devem ser acrescentados ao efetivo. O governador também ressalvou que pratica o diálogo constante para melhorias das condições de trabalho das polícias e agredeceu a presidente Dilma Rousseff por apoiar o deslocamento do contingente militar. 

"O governo está sempre aberto à negociação. Foi com democracia que garantimos conquistas importantes como o aumento do salário, a compra de três mil viaturas e a incorporação de mais nove mil homens ao efetivo da Polícia Militar. Apesar de tudo, sei que não estamos na situação ideal e vou continuar trabalhando para melhorias das condições de trabalho das polícias da Bahia". 

Confira a íntegra do discurso 

"Boa noite baianas e baianos.

Temos vivido nos últimos dias momentos de intranquilidade na capital e em algumas cidades do interior. quero tranquilizar você e sua família. Estamos tomando todas as providências para garantir a segurança dos nossos cidadãos. Agimos imediatamente, e com todo rigor, para conter as ações de um grupo de policiais que, usando métodos condenáveis e difundindo o medo na população, chegou a causar desordem em alguns pontos do nosso estado.

Ontem mesmo, a partir de um pedido direto a presidenta Dilma Rousseff, desembarcaram na Bahia os primeiros contingentes da força nacional de segurança que, juntamente com as forças armadas, já estão nas ruas para garantir a paz.

Hoje estão presentes, reforçando o policiamento, 2350 militares do exército, marinha e aeronáutica. Amanhã se somarão a este contingente mais 600 homens. não esperava outra atitude da nossa presidenta Dilma, defensora da democracia como eu. e sabedora de que a democracia é o território do império da lei. e portanto não podemos conviver com o movimento decretado ilegal pela justiça baiana, além disso, 12 mandados de prisão foram emitidos. Portanto conclamo a todos os profissionais da policia militar a retomarem a normalidade dos seus trabalhos.

O governo sempre esteve aberto para a negociação. Foi com democracia que garantimos conquistas importantes, como o aumento real do salário, investimos na compra de quase três mil viaturas e mais de 9 mil homens foram incorporados ao efetivo policial.
Apesar de todos esses esforços sei que ainda não estamos numa situação ideal e vamos seguir trabalhando firmemente para melhorar as condições de trabalho das polícias.

Estamos abertos ao diálogo. Mas o que não aceito é que um pequeno grupo, de forma irresponsável, cometa atos de desordem para assustar a população. continuarei firme contra este tipo de atitude.

A PM do estado da Bahia, centenária milícia de bravos e defensora da paz, não pode se transformar num instrumento de intimidação e desordem. Vamos seguir em frente trabalhando com muita determinação para garantir a segurança pública e a tranquilidade do povo baiano.

Contem com o seu governador. Boa noite e muito obrigado". 

Presença de ministro 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deve viajar para Salvador no sábado (4) para participar das definições estratégicas para combater a violência e insegurança decorrentes da greve parcial dos policiais militares no estado, segundo a assessoria do governo da Bahia. 

A previsão é que o ministro desembarque na Base Aérea da capital, às 10h, em companhia do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, e da secretária Nacional da Segurança Pública (Senasp), Regina Miki. A comitiva nacional será recebida pelo governador Jaques Wagner, pelo comandante da 6ª Região Militar, general G. Dias, além do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa. 

A greve de parte dos PMs foi decretada na noite de terça-feira (31). A Secretaria de Segurança Pública estima que 1/3 do efetivo total, de 31 mil, esteja parado. Os policiais grevistas são vinculados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que organiza a mobilização, e desobedecem ordem judicial que determina retomada às atividades. 

Reforço militar 

Mais 144 soldados do Exército, deslocados de Recife (PE), desembarcaram no fim da tarde desta sexta-feira (3) no Aeroporto Internacional de Salvador para reforçar a segurança da capital baiana em meio à greve de parte dos policiais militares. Do aeroporto, eles seguem para realizar patrulhamento nas regiões da Paralela e Iguatemi, abarcando a Avenida ACM. Ao total, são 144 soldados do 4° Batalhão do Exército de Recife, diz o governo do estado. 

A atuação do reforço ao policiamento na capital foi definida durante reunião ocorrida nesta tarde entre comandantes e chefes de segurança pública, com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), informou o tenente-comandante Cunha, oficial de comunicação da Região Militar. 

"A reunião foi feita no sentido de integrarmos as ações das diversas forças em áreas de Salvador. O objetivo é garantir a seguraça e integridade das pessoas e do patrimônio, além do direito de ir e vir do cidadão", afirma o tenente. 

Atualmente, 800 militares do Exército brasileiro, além de 150 oficiais da Força de Segurança Nacional, estão na capital baiana. A previsão é de que mais 1.500 soldados do Exército cheguem em Salvador ainda nesta noite. 

"Tem uma tropa da Brigada Paraquedista do Rio de Janeiro, com experiência no combate no Haiti e Complexo do Alemão [favela fluminense]. Eles vão atuar na orla, no trecho compreendido entre a Barra e a Pituba", diz o tenente Cunha. 

Militares de Aracaju, Recife, Garanhuns, João Pessoa e Maceió também estão a caminho de Salvador. "Os oficiais de Aracaju vão atuar na região do Comércio e Sete Portas, a equipe do 2° Distrito Naval ficará responsável pela área de portos; e a Força de Segurança Nacional próxima ao aeroporto", relata. 

Fonte: G1-BA
Leia Mais ››

Cerca de 40 pessoas são acometidas pelo câncer mensalmente em Mossoró

cancer_de_pele
Hoje, 4 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Câncer, data instituída em 2005 pela União Internacional do Controle do Câncer (UICC). O objetivo é possibilitar o salvamento de milhões de vidas a cada ano através da conscientização sobre a doença, que somente na cidade acomete por mês cerca de 40 pessoas, segundo dados fornecidos pelo Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM).
Em 2012, a campanha promovida pela UICC tem como tema "Vamos fazer alguma coisa juntos", incentivando dessa forma toda a sociedade para que se consiga alcançar a meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir em 25% a incidência dos casos de câncer e de outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) até 2025.
"Esse trabalho de conscientização tem que ser feito junto, através de uma corresponsabilidade do poder público e da população", destaca o diretor-geral do COHM, Cure de Medeiros.
Hoje, Mossoró possui aproximadamente 550 pacientes em tratamento de quimioterapia. "São pessoas se tratando contra os mais diversos tipos de câncer, sendo que os mais comuns são os de mama e próstata. Felizmente, a incidência de casos de câncer do colo uterino tem caído bastante, uma vez que os exames de prevenção desse tipo já fazem parte da rotina das mulheres", revela Cure de Medeiros.
O especialista acrescenta que o Centro de Oncologia atende por mês entre três a quatro mil pacientes, desde aqueles que foram diagnosticados recentemente, os que esperam por cirurgia e até as pessoas que já foram curadas e estão sendo acompanhadas pelo COHM.
"Estamos vivendo mais, os diagnósticos estão sendo ampliados, tudo isso faz com que a incidência de câncer seja maior. Nos últimos tempos, o combate à doença avançou muito, mas ainda há obstáculos que precisam ser superados, como a dificuldade na realização de exames de média e alta complexidade, já que existem pacientes que aguardam até um ano por esses procedimentos, que englobam tomografia, ressonância, ultrassonografia e até mesmo mamografia", esclarece Cure de Medeiros.
O diretor-geral do COHM conta ainda que o Centro está preparando uma grande mobilização em 62 municípios que compõem a mesorregião do Oeste potiguar, com o objetivo de intensificar participação dos agentes de saúde no diagnóstico precoce do câncer.
"A campanha é direcionada para os agentes, porque são eles os indutores dos diagnósticos, pois acompanham o dia a dia do paciente, estão mais próximos deles. Dessa forma, podem cobrar dessas pessoas a realização dos exames, entre outros pontos. Estamos muito esperançosos com essa iniciativa", comenta Cure de Medeiros. 
Uma em cada três mortes por câncer pode ser evitada através da mudança de estilo de vida

Segundo dados da UICC, uma em cada três mortes por câncer podem ser evitadas com a adoção de hábitos saudáveis e de uma mudança no estilo de vida, como parar de fumar, praticar exercícios físicos regularmente e fazer o exame de mamografia anualmente a partir dos 40 anos, além de elaborar uma dieta mais apropriada, entre outros fatores.
"Cerca de 33% dos casos de câncer podem ser prevenidos, e para isso é preciso que haja um trabalho de conscientização. Se você não puder fazer pelo outro, faça por você mesmo. Os homens, principalmente, devem se cuidar mais, prevenindo tipos de câncer como o de próstata e o de pênis. Ainda existe muito tabu por parte deles, que muitas vezes não querem fazer o exame de toque retal", relata Ana Clébia, diretora da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), instituição filantrópica que desenvolve um trabalho assistencialista com cerca de 600 pessoas, entre pacientes e familiares.
Segundo Ana Clébia, diversas ações de conscientização serão promovidas ao longo do ano para que a população possa estar ciente de sua importância no combate e na prevenção ao câncer.
"Nós já realizamos algumas ações este ano, como o Verão Solidário e também um trabalho com o grupo Toque de Mama, composto por mulheres que foram atendidas pela Associação e hoje estão curadas. Ontem (quinta-feira, 2), elas se encontraram com outras mulheres, atuando como disseminadoras, multiplicadoras, informando como fazer o diagnóstico, quais caminhos percorrer, que atendimento médico buscar", conclui Ana Clébia.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Câmara reprova contas e deixa prefeito Ivan Padilha inelegível

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 03, na Câmara Municipal, os vereadores do município de Pendências reprovaram as contas dos exercícios 2009 e 2010 apresentadas pela prefeitura. O resultado da sessão deixa o prefeito Ivan Padilha inelegível e impedido de disputar a reeleição neste ano.
A sessão contou com oito dos nove vereadores da atual legislatura, exceção feita ao vereador Fernando Antônio Bezerra de Medeiros (PDS), que é da bancada do prefeito, mas não compareceu.
As contas de 2009 foram reprovadas por sete votos a um, além de uma abstenção. Votaram pela reprovação os vereadores Isac Carlos (relator), Tácia Castro, João do Leite, Carlos Montenegro, Janúncio Freitas e Franklin Teixeira; Luiz do Porto foi o único com voto favorável á aprovação da contas, enquanto que Egrinaldo Leonez se absteve.
Sete vereadores também reprovaram as conta de 2010: Isac Carlos, Carlos Montenegro, Tácia Castro, João do Leite, Franklin Teixeira, Egrinaldo Leonez e Janúncio Freitas (relator). Mais uma vez o vereador Luiz do Porto foi o único a votar pela aprovação das contas.
Relator da votação das contas de 2009, o vereador Isac Carlos (PT) disse que foram verificadas inúmeras irregularidades nos dados apresentados pela prefeitura. Ele citou que existe inconsistência na prestação das contas. "Além disso, o balanço financeiro não fecha, o repasse de duodécimo para a Câmara foi menor que o constante nos dados da prefeitura e a arrecadação está incompatível com o plano plurianual", acrescentou.
Isac Carlos explicou que a reprovação deixa Ivan Padilha inelegível por três anos (pela lei da inegibilidade), podendo a punição ser ampliada para oito anos, em caso de aprovação da lei da ficha limpa.
O vereador petista destaca que espera que a decisão da Câmara seja respeitada (outras votações contrárias ao prefeito Ivan Padilha foram derrubadas no Tribunal de Justiça). "Pela constituição, a Câmara tem a competência de julgar as contas do prefeito. Quem deve aprovar ou desaprovar são os vereadores", ressaltou.
Isac adiantou que acredita que Ivan Padilha recorra na justiça mais uma vez. O vereador também garantiu que a disputa política não pesou no resultado. "Se o TCE (Tribunal de Contas do Estado) comparecesse in loco para verificar as contas do município, também reprovaria. Não estamos fazendo política. Existem inúmeras irregularidades cometidas pela atual gestão, confirmadas pela CGU (Controladoria Geral da União), que inclui licitações fraudulentas", argumentou.
A reportagem tentou falar com Ivan Padilha, mas ele não tendeu às ligações.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Foragido de Alcaçuz é recapturado em Muriú


Um foragido da penitenciária estadual de Alcaçuz foi preso nesta sexta-feira (3) no município de Extremoz. Lindemberg de Melo e Souza, de 30 anos, estava em uma casa abandonada na praia de Muriu, quando foi detido por policiais militares daquela localidade.
Com ele a polícia encontrou duas armas, sendo uma pistola ponto 40 e um revolver calibre 38. Lindemberg de Melo disse que fugiu do maior presídio do Estado no início deste ano, também usando um túnel.


No momento em que foi preso, ele estava com um adolescente de 17 anos. A recaptura foi feita pela equipe do Pelotão de Extremoz, comandado pelo tenente Isaac Leão. O acusado ainda tentou fugir, durante a abordagem. Lindemberg disse ao Portal BO que as armas seriam para defesa própria de inimigos que ele tem fora do presídio.

Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

RN deve receber 250 ônibus escolares até julho

Aloizio_Mercadante
O ministro da Educação, Aloisio Mercadante, confirmou que dia 7 de março vai estar em Natal. Ele aceitou convite da governadora Rosalba Ciarlini para participar da entrega de ônibus escolares aos municípios.
O Governo do Estado adquiriu 100 ônibus com recursos próprios e conseguiu 50 com o Ministério da Educação para o transporte escolar.
"Até julho, o ministério estará nos dando mais 100 ônibus para os municípios", anunciou a governadora Rosalba Ciarlini, considerando que depois da distribuição desses 250 ônibus, o sistema de transporte escolar atenderá às necessidades dos municípios.
Simultaneamente ao transporte escolar, o MEC vai investir na construção de escolas profissionalizantes e reformas de outras 54 do ensino regular.
Outro estímulo que será dado, conforme garantia do ministro Mercadante, são prêmios para o programa de combate à evasão escolar.

Ministro elogia programa que monitora evasão 
O ministro da educação, Aloisio Mercadante, elogiou a busca ativa que está sendo feita pelo Governo do Estado através dos agentes de endemias, para a identificação dos alunos que deixaram de frequentar as aulas.
"Vamos apoiar esse programa, sim, participando do esforço para a premiação dos municípios que conseguirem resgatar mais alunos", garantiu o ministro, considerando a iniciativa do governo fantástica.
A governadora Rosalba Ciarlini explicou que o governo resolveu premiar os municípios que tiverem melhor desempenho porque ficou preocupado com o alto índice de abandono dos alunos.
No ano passado, cerca de 100 mil estudantes deixaram a escola.
"O governo vai convocar os prefeitos para a assinatura dos convênios", adiantou, afirmando que o MEC será um forte aliado no combate à evasão escolar e promoção de melhoria na qualidade de ensino.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Técnicos do Banco Mundial vistoriam Projetos de abastecimento no RN

Na manhã desta sexta-feira (3), o Governo do RN e uma missão do Banco Mundial participaram de uma reunião no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, para compartilhar experiências e apresentar mais dados sobre os projetos desenvolvidos pelo Programa Semiárido Potiguar (PSP) em regiões de vulnerabilidade e escassez no fornecimento de água à população.
A missão do Banco Mundial contou com a presença de 10 técnicos atuantes em diferentes áreas, que vieram orientar e acompanhar os projetos desenvolvidos no Rio Grande do Norte. Além disso, os profissionais ministraram oficinas e traçaram diretrizes para execução do planejamento que será desenvolvido no estado ao longo de 2012.
A reunião teve a participação da governadora Rosalba Ciarlini, dos secretários de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Gilberto Jales, e do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, e de Erwin De Nys, especialista sênior em recursos hídricos do Banco Mundial.
Sobre a visita do grupo ao RN, a governadora declarou a importância dos projetos apoiados pelo Banco Mundial em solo potiguar e ressaltou que o PSP não busca apenas democratizar o acesso à água. "O PSP trabalha com questões relacionadas às bacias hidrográficas, aproveitamento da água, novos sistemas de abastecimentos, mostrando que a água é viva e produz. É necessária a universalização da água, mas também é essencial que ela possa dar sustentabilidade", disse.
O secretário Gilberto Jales destacou que a responsabilidade do projeto "vai além do que meramente atingir os seus objetivos. Esse programa [PSP] tem uma série de ações que poderão ser replicadas". Jales falou ainda que em meados de 2013 será entregue uma carta-proposta para o Banco Mundial com o intuito de aprovar o PSP 2. "Nesta missão, o Banco Mundial trouxe pessoas para fazer uma ponte entre o que funciona e o que pode ser ajustado para o próximo projeto. O que é bom e interessante para o Banco Mundial dentro do projeto também é interessante para nós", observou.
Erwin De Nys declarou que o PSP revelou relevantes contribuições no acesso à água tanto em pequenas comunidades quanto em centros urbanos. De Nys apontou que um dos objetivos do Banco Mundial é promover a discussão em torno da gestão dos recursos hídricos e não apenas o acesso a água.
Durante a semana foram realizadas reuniões de trabalho com membros do PSP e da Semarh, com a promoção de algumas oficinas específicas do projeto de irrigação de Cruzeta, de estudos hidrogeológicos e algumas oficinas voltadas para a preservação ambiental e geração de renda para os mais carentes.

PSP prevê investimento de R$ 60 mi
O Programa Semiárido Potiguar (PSP) é um projeto desenvolvido por meio de um empréstimo do Banco Mundial para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Semarh, que prevê o investimento de quase 60 milhões de dólares até novembro de 2012 na área de recursos hídricos.
O Programa é caracterizado por um conjunto de ações integradas e inter-relacionadas que busca implantar um processo estruturado de intervenção na realidade local, com o objetivo de fomentar profundas mudanças em regiões de reconhecidas escassez de água.
O PSP desenvolve diversas ações no âmbito de gestão das águas com destaque para a ampliação de sistemas adutores, realização de estudos hidrogeológicos de aquíferos subterrâneos, recuperação de açudes, projetos pilotos com o uso de práticas ambientais, apoio à implantação e gestão de comitês de bacia, atividades de educação ambiental, implantação de novos sistemas de abastecimento de água em pequenas comunidades rurais, etc.
Pelas ações que prevê desenvolver até o final do projeto, o Programa Semiárido Potiguar deverá constituir-se como um marco referencial para a gestão apropriada dos recursos hídricos do Estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Estado de saúde do folclorista Deífilo Gurgel se agrava

O estado de saúde do folclorista Deífilo Gurgel se agravou nesta sexta-feira (03). Ele está internado no Papi. A informação foi passada pelo filho de Deífilo, Alexandre Gurgel. 

Em um boletim médico divulgado na noite dessa quinta-feira (02), o estado de saúde do folclorista continuava gravíssimo e inalterado. Mas, segundo Alexandre Gurgel, o caso se agravou ainda mais da quinta para sexta-feira.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Dupla é presa em barreira policial com moto roubada

Jeová Diego da Silva e Carlos Daniel da Silva foram presos na noite dessa sexta-feira (3) em uma barreira policial, montada próximo ao Detran, no conjunto Jardim América, Zona Oeste de Natal, com uma moto roubada.

Desde janeiro passado, a Polícia Militar tem intensificado a fiscalização a ônibus urbanos e motociclista por causa do grande número de roubos registrados neste início de ano. As barreiras são montadas em locais e horários variados, definidos após análise estatística dos registros das ocorrências.

Fonte: No Minuto
Leia Mais ››

Copa 2014: Justiça suspende licença ambiental por 40 dias


A justiça suspendeu a licença ambiental dada pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), referente ao projeto de edificação de um túnel de drenagem de águas pluviais, interligando uma área que parte do Centro Administrativo  até o rio Potengi. A decisão foi do juiz Geraldo Antônio Mota, que acatou o pedido do Ministério Público (MP).

Segundo o MP, para a autorização da licença ambiental, seria necessário a realização de um Estudo Prévio de Impacto Ambiental e o seu  respectivo Relatório (EIA/RIMA), nos moldes declinados na Constituição Federal. Entretanto, o IDEMA realizou apenas um Relatório de Avaliação Simplificada – RAS,  o que não contempla todas as exigências ambientais já que a obra possui proporções e dimensões diferenciadas para cada região, e atinge diversos bairros da cidade do Natal.

O IBAMA foi notificado para, em um prazo de quinze dias, informar se há risco de impacto ambiental e se há necessidade, ou não, de realizar-se estudo de Impacto Ambiental principalmente referente aos efeitos  na qualidade da água do rio Potengi , decorrente do lançamento de dejetos oriundos do túnel de drenagem.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Homem é executado em estrada carroçável de Massaranduba

A delegacia de São Gonçalo do Amarante tem mais um caso de homicídio para investigar. Isso porque o corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado por populares em uma estrada carroçável do distrito de Massaranduba, no município de São Gonçalo do Amarante, na manhã desta sexta-feira.
A vítima apresentava marcas de disparos de arma de fogo na cabeça e no tórax, mas, de acordo com moradores da região, nunca tinha sido visto naquela área. Segundo informações repassadas por policiais militares que atenderam à ocorrência, o crime deve ter acontecido por volta das 8h30, tendo em vista que populares ouviram disparos.

Apesar disso, ninguém sabia de onde partiram os tiros e, com isso, o corpo da vítima só foi encontrado por volta das 10h, quando moradores caminhavam pela estrada que dá acesso à Serrinha, também distrito de São Gonçalo do Amarante. A partir daí, o Ciosp foi acionado mais uma vez e uma equipe da Polícia Militar foi deslocada para o local. 

O distrito de Massaranduba fica antes de Ceará-Mirim e o local onde o corpo foi encontrado é próximo ao assentamento do Movimento dos Sem Terra. O corpo do homem, com idade aproximada de 25 anos, foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), onde vai aguardar ser identificado.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

POLICIAIS DA CAVALARIA RECUPERAM MOTO TOMADA DE ASSALTO EM MOSSORÓ.

Em operação denominada “Cavalo de Tróia”, policiais da cavalaria recuperaram uma motocicleta na noite desta sexta-feira (03/02) por volta das 23h15min, em uma rua projetada no bairro Santa Helena.
    De acordo com informações do CB Aragão, em patrulhamento no bairro, quando se depararam com dois elementos suspeitos em uma moto. Os policiais se esconderam em um matagal, para não serem vistos pelos meliantes, quando um deles desligou a motocicleta, os policiais realizaram a abordagem a o menor e conseguiram recuperam a motocicleta tipo Factor da Yamaha de cor preta, placa NOA-3540 Mossoró/RN, que foi tomada de assalto no mês de janeiro deste ano, já o outro que também vinha na motocicleta conseguiu escapar.
    Os policiais da cavalaria pediram apoio às equipes da Força Tática para conduzirem o menor até a DP de Planão juntamente com a motocicleta, que ficará no pátio da delegacia até a presença do proprietário para a liberação da mesma.


BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA





Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››