sexta-feira, janeiro 28, 2022

Brasil registra 662 mortes por Covid em 24 h, pior marca desde outubro; média móvel de casos conhecidos é recorde pelo 10º dia

 O Brasil registrou nesta quinta-feira (27) 662 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 625.169 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 417 -- a maior registrada desde 11 de outubro do ano passado (quando estava em 440). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +201%, indicando tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença.


É também a pior marca de vítimas registradas em um só dia desde 5 de outubro do ano passado (quando tivemos 686).


Brasil, 27 de janeiro

Total de mortes: 625.169

Registro de mortes em 24 horas: 662

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 417 (variação em 14 dias: +201%)

Total de casos conhecidos confirmados: 24.782.922

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 228.972

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 170.572 por dia (variação em 14 dias: +150%)


Evolução da média móvel de óbitos por Covid no Brasil nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Arte/g1


O país também registrou 228.972 novos casos conhecidos de Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 24.782.922 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 170.572 - a maior marca registrada até aqui e marcando o décimo recorde seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +150%, indicando tendência de alta nos casos da doença.


Ceará não divulgou novos dados de casos ou mortes nas últimas 24 horas.


Dessa forma, a média móvel de vítimas atinge agora um patamar já bem acima do que estava às vésperas do ataque hacker que gerou problemas nos registros em todo o Brasil, ocorrido na madrugada entre 9 e 10 de dezembro (leia mais abaixo). Na época, essa média indicava 183 mortos pela doença a cada dia.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Curva de mortes nos estados

Em alta (21 estados e o DF): PE, PR, PB, RS, RN, MS, GO, SC, SP, AC, AM, AL, SE, ES, DF, RJ, MG, AP, MT, BA, MA, PI

Em estabilidade (2 estados): RR, RO

Em queda (2 estados): PA, TO

Não divulgou (1 estado): CE

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo g1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.

Fonte: g1

Leia Mais ››

Piloto que desapareceu durante rally é encontrado morto em Granja, no Ceará

O piloto Daniel Santos, de 36 anos, foi encontrado morto na noite desta quinta-feira (27), em Ubatuba, localidade de Granja, município no interior do Ceará. Ele é natural do Espírito Santo e participava de um rally que aconteceria entre Parnaíba, no litoral do Piauí, e o Maranhão. A última etapa do evento foi cancelada em razão das buscas por Daniel, desaparecido desde esta quarta-feira (26). Conforme a organização do Rally Cerapió, as circunstâncias da morte ainda não foram identificadas.


O piloto Daniel Santos, de 36 anos, natural do Espírito Santo. — Foto: Reprodução


Segundo nota emitida pela organização do evento, Daniel foi encontrado em uma área de trilha, deitado. Não havia sinais de violência no corpo, nem de acidente ou de possíveis crimes. A moto estava em pé, com o capacete ao lado. "Toda a equipe do Rally Cerapió se solidariza aos familiares e amigos de Daniel", conclui a nota.


Piloto de motocross Daniel Santos, 36 anos, da cidade de Nova Venecia (ES) desapareceu durante Rally Cerapió — Foto: Divulgação/ Cerapió


O cancelamento da última etapa aconteceu porque o piloto, que participava da competição, desapareceu na quarta (26), quando não retornou da trilha.


Equipes de resgate realizaram buscas nas regiões dos municípios de Viçosa, Buira, Juá dos Vieiras, Padre Vieira, Cocal, Brejinho, entre os estados do Ceará e do Piauí.


"Não há clima entre os competidores, organização, nem condições físicas do time de resgate para dar sequência ao evento", informou a organização em comunicado oficial.


Resultado da competição

A organização afirmou ainda que mais informações sobre a decisão da competição serão definidas em breve e divulgadas em um novo comunicado.


Para a modalidade motos, o Rally Cerapió é uma competição de enduro de regularidade, na qual o piloto realiza um trajeto de um ponto a outro, em um percurso previamente levantado pela organização e informado ao competidor através de uma planilha.


Geralmente, esse tipo de prova tem duração entre seis e dez horas. Ao terminar a etapa, o participante entrega seu GPS para a apuração. É por meio desse sistema que é verificado o percurso feito pelo piloto e definido o vencedor, de acordo com a regularidade estabelecida pela planilha.



"Como há situações de quebra de equipamento, quedas, entre outras ocorrências, é comum os competidores aguardarem os processos de resgate e demorarem para voltar para o local da chegada", explica a nota do evento.


A operação de buscas contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), que enviou bombeiros, policiais militares e civis, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e canil para auxiliar nas buscas, além das comunidades locais envolvidas que se solidarizaram com a situação.


A organização informou que presta atendimento em tempo integral à família do piloto, que está no evento.


Fonte: g1

Leia Mais ››