sexta-feira, março 01, 2024

Carreta carregada de produtos de limpeza de peças tomba na BR 405 em Apodi


Uma carreta carregada de produtos de limpeza de peças, tombou na tarde desta sexta-feira 01 de março de 2024, no km 94 da BR-405, no município  de Apodi, região Oeste Potiguar.


O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para o local para realizar procedimentos de salvamento à vítima. De acordo com os CBOM, o motorista teria cochilado e perdido o controle do veículo.


O condutor apresentava lesões leves sendo ele socorrido pelos bombeiros para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi.





Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Polícia Civil do RN deflagra “Operação Ádvena” e prende seis integrantes de facção criminosa interestadual no Alto Oeste



A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nas primeiras horas desta sexta-feira (01), a “Operação Ádvena”, que resultou no cumprimento de dez mandados de busca e apreensão e na prisão em flagrante de seis pessoas por tráfico de drogas.


O grupo é investigado por homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa, no município de São Miguel, região do Alto Oeste Potiguar. As investigações são da 55ª Delegacia de Polícia de São Miguel (55ª DP).


De acordo com informações, todos os alvos pertencem a uma facção criminosa interestadual originária do estado de São Paulo. As investigações começaram há cerca de seis meses após diversas diligências da equipe. Um adolescente também foi apreendido.


A “Operação Ádvena” faz referência ao grupo criminoso que veio de um determinado lugar, ou seja, que não pertence ao município de São Miguel e ao RN. A ação contou com apoio das delegacias da Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN), da Diretoria de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Mossoró (DHPP) e da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR).


A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Chuvas em fevereiro ficam 48,1% acima da média esperada no RN, diz Emparn

Previsão para o mês de março é de continuidade das chuvas nos primeiros quinze dias | Foto: Carmen Félix

No Rio Grande do Norte choveu a média de 135,8 milímetros (mm) no mês de fevereiro de 2024, enquanto que o esperado para o período era 91,7 mm, representando 48,1% acima da média esperada. Os dados são do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). A região mais chuvosa no período foi o Agreste potiguar com chuvas 63,3% acima da média seguindo do Leste potiguar, com 61,4% acima da média esperada. Na capital potiguar choveu 157,2 mm, enquanto o esperado para o período era de 116mm.


De acordo com as análises da equipe de meteorologia da Emparn, o fenômeno El Ñino se encontra no momento com tendência de enfraquecimento e não afetando a atuação da Zona de Convergência Intertropical- principal sistema meteorológico que provoca chuvas nesta época do ano no Nordeste Brasileiro.


“A Zona de Convergência Intertropical se encontra bem posicionada. A maior parte dessas chuvas nos últimos dias foi ocasionada por este sistema que traz chuvas aqui no RN neste período de fevereiro a maio. Quando ela atua, tem chuvas, quando ela não atua, devido a algumas instabilidades dos oceanos, aí as chuvas não ocorrem. Mesmo com o fenômeno El Ñino atuando no Oceano Pacífico, hoje, numa posição de moderada fraco e com tendência a enfraquecer ainda mais nos próximos meses, a zona de convergência está bem posicionada devido às condições que o Oceano Atlântico Norte tem apresentado”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.


Nas regiões do Agreste potiguar os municípios mais chuvosos foram Coronel Ezequiel e Campo Redondo que registraram 184 mm e 183 mm, respectivamente. Os municípios de Parnamirim, Baía Formosa e Touros com 188 mm, 181 mm e 149 mm, respectivamente foram os mais chuvosos no Leste potiguar.


A previsão para o mês de março é de continuidade das chuvas nos primeiros quinze dias. “A tendência, diante da configuração atual dos sistemas meteorológicos associada às condições do oceano Atlântico Sul- que vem mantendo aquecimento bastante acentuado, com temperaturas acima de 29 graus, aqui na faixa do litoral, próximo do estado- é que as chuvas continuem a ocorrer até a primeira quinzena de março. Dia a dia estamos analisando as condições para a divulgação de uma previsão cada vez mais precisa”, comentou Bristot.


Balanço Chuvas de Fevereiro 2024


Região Agreste Potiguar +-63,3%


Chuva Observada 109.5mm


Chuva Esperada 67 mm


Região Leste Potiguar + 61,3%


Chuva Observada 121,8mm


Chuva Esperada 75,5mm


Região Oeste Potiguar +46,6%


Chuva Observada 162,1mm


Chuva Esperada 110,6mm


Região Central Potiguar +37,3%


Chuva Observada 119,1mm


Chuva Esperada 86,8mm


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

PMs são afastados em operação que apura crimes eleitorais em Pedro Velho

Policiais foram proibidos de realizarem ações referentes a profissão até a segunda-feira (4). Foto: Reprodução/MPRN

Quatro policiais militares suspeitos de envolvimento em crimes eleitorais na cidade de Pedro Velho, localizada na região Litoral Sul do Rio Grande do Norte, foram afastados cautelarmente e estão proibidos pela Justiça de atuar no Pelotão de Polícia Militar do município até a segunda-feira (4). A ação é consequência da operação Perfídia, deflagrada pelo Ministério Público do RN, com apoio da Polícia Militar.


Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Pedro Velho, Parnamirim e Nova Cruz. Ao todo seis promotores de Justiça, 19 servidores do MPRN e 24 PMs participaram da ação. Na cidade, haverá eleições suplementares neste domingo (3).


As investigações sobre o envolvimento dos policiais e de dois outros homens com os crimes eleitorais começou em 2022. Há indícios que os seis integravam uma rede para cooptar eleitores para o candidato que têm ligação, por transferências bancárias. A operação Perfídia também apura o cometimento de financiamento ilegal de campanha.


As investigações apontam fortes indícios de beneficiar a campanha de um candidato a prefeito em 2022 e que estariam cometendo os mesmos ilícitos nas eleições suplementares deste ano.


A pedido do MPRN, os quatro policiais foram afastados e estão proibidos de atuar no Pelotão de Polícia Militar de Pedro Velho, em segurança ostensiva ou ações de inteligência, não podendo serem relacionados para escala ordinária, extraordinária, diárias operacionais, ações repressivas, participação em operações, atuação em blitz ou policiamento ostensivo até o dia 4 de março deste ano.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Ministro do STF mantém válido acórdão do TCE/RN sobre aposentadorias

Decisão foi do ministro Kassio Nunes Marques | Foto: Arquivo

Em resposta às reclamações feitas pelo Ministério Público do RN e pelo Governo do Rio Grande do Norte ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro relator Nunes Marques decidiu manter válido o acórdão do TCE, permanecendo assim o prazo até 25 de abril de 2024 para 3.690 servidores não estáveis se aposentarem pelo regime próprio de previdência do Estado.


Nos dois casos, ele disse que “evidencia-se, desse modo, o manifesto intuito de extirpar do mundo jurídico verdadeiro ato normativo, pois dotado de generalidade, impessoalidade e abstração. O que se requer, portanto, por meia da via reclamatória, é provimento judicial típico de ações de controle concentrado, o que não se pode admitir”.


Marques citou, ainda jurisprudência do próprio STF que reforçam o entendimento do TCE, como na Reclamação Rcl 25.347 de 2017. “Essa compreensão é reforçada pela decisão prolatada pelo Plenário deste Tribunal na ADI 1.691-MC a respeito do cabimento de ação direta para questionar a legitimidade constitucional de respostas proferidas pelo Tribunal de Contas da União em consultas. Embora referida ação tenha sido declarada, posteriormente, prejudicada em razão de alteração normativa no parâmetro de constitucionalidade, o entendimento então firmado permanece íntegro e perfeitamente aplicável à espécie”, pontuou.


A reclamação do MPRN foi feita dia 19 de fevereiro. Já o Estado ingressou no dia 26 de fevereiro. “O intuito é não medir esforços para manter a regularidade do funcionamento dos órgãos do Governo, assim como garantir o direito daqueles que estiveram servindo ao povo do RN por mais de 35 anos”, ponderou Pedro Lopes, titular da Sead/RN.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Suspeito de matar advogada e namorado dela é encontrado morto após ser cercado pela polícia na Grande Natal

Cerco policial aconteceu em posto de combustíveis na Grande Natal — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi

O suspeito de ter matado a advogada Andreia da Silva Teixeira, de 44 anos de idade, e o namorado dela, Lenivaldo César de Castro, de 52, morreu após ser cercado em um posto de combustíveis em uma operação policial para prendê-lo na tarde desta sexta-feira (1º) em Parnamirim, na Grande Natal.


De acordo com a Polícia Civil, o ex-policial penal Émerson Carlos Pereira reagiu ao cerco feito em um posto de combustíveis e uma troca de tiros foi registrada. Em determinado momento da operação, o suspeito "tirou a própria vida com um disparo de arma de fogo".


Émerson era ex-namorado de Andreia e principal suspeito de ter matado a tiros a advogada e o namorado dela em um condomínio em Parnamirim na quarta-feira (28).


Ex-policial penal que morreu em posto de combustíveis é principal suspeito de ter matado a ex-mulher, a advogada Andreia Teixeira — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


A abordagem policial desta sexta foi coordenada pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o caso, com o auxílio da Polícia Militar.


Émerson estava em um carro por aplicativo que teve parada ordenada pelos policiais. Após rstacionar o veículo no posto, o motorista desceu, e o suspeito se recusou se entregar, atirando contra os policiais.


O ex-policial penal havia sido identificado como suspeito pela Polícia Civil após análises dos vídeos das câmeras de segurança do condomínio onde ocorreu o crime (veja mais abaixo). O carro usado na ação criminosa era alugado, segundo a investigação.


Um dos filhos da advogada, Ronald Teixeira, chegou a relatar que a mãe se sentia ameaçada pelo ex e pensava em se mudar do Rio Grande do Norte.


Advogada foi morta dentro de condomínio

A advogada Andreia Teixeira e o namorado dela, Lenivaldo Castro, foram mortos a tiros dentro de um condomínio de Nova Parnamirim, em Parnamirim, na Grande Natal, por volta de 0h40 de quarta-feira (28).


Segundo a Polícia Militar, o casal foi assassinado na frente da porta da casa, enquanto chegava ao imóvel, em um condomínio de casas na avenida Maria Lacerda Montenegro.


Andreia da Silva Teixeira, 44 anos, foi morta a tiros na porta de casa — Foto: Reprodução


Ainda de acordo com a polícia, o autor do crime entrou no condomínio em um carro sedan de cor escura. No momento em que as vítimas tiravam objetos do porta-malas do carro em que estavam, ele se aproximou correndo e atirou.


No local, foram recolhidas cápsulas de balas de espingarda calibre 12.


Em nota, a OAB afirmou que "não há indícios de envolvimento com a atuação profissional da advogada", mas apontou que está acompanhando situação.


"A OAB/RN repudia veementemente qualquer tipo de violência e se coloca à disposição das autoridades competentes para colaborar com a elucidação rápida do crime", diz a nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Força-tarefa confirma que homens vistos em plantação no RN eram fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró

Pegadas encontradas em plantação de bananas na área rural de Baraúna (RN), onde fugitivos podem ter passado — Foto: Cedida

Os dois homens vistos por agricultores em uma plantação na área rural da cidade de Baraúna (RN) na tarde de quinta-feira (29) eram os fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. A informação foi confirmada por fontes da força-tarefa à Inter TV Cabugi.


Deibson Nascimento e Rogério Mendonça fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro. Foi a primeira fuga registrada no sistema prisional federal, criado em 2006. A força-tarefa entrou nesta sexta-feira (1º) no 17º dia de buscas pela dupla.


Trabalhadores rurais relataram à polícia que viram, por volta das 13h de quinta, dois homens suspeitos saindo de uma plantação de banana no Assentamento Vila Nova 2, que fica 30 km distante do presídio. No local foram encontradas pegadas que seriam dos fugitivos.


Operação fez cerco em área de plantação na zona rural de Baraúna para recapturar fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


Após a polícia ser acionada, um novo cerco policial para pegar os foragidos foi montado e entrou pela madrugada da sexta, mas não resultou na recaptura.


"Eu estava na plantação de banana quando vi uma sombra. Chamei minha amiga e, quando nos aproximamos, aquela pessoa se distanciou. Vimos um outro rapaz, do outro lado da estrada, na mata, enquanto o que estava ainda nas bananeiras esperava uma moto, que vinha no caminho, passar. Quando passou, ele atravessou a estrada, encontrou o outro e os dois saíram depressa no mato", disse uma das trabalhadoras, que não quis se identificar.


Operação fez cerco em área de plantação na zona rural de Baraúna para recapturar fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. Cachorros seguiram rastros e deram indicativos de que presos poderiam estar na área — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


Duas trabalhadoras informaram que os dois não eram pessoas conhecidas do assentamento, o que despertou a desconfiança.


"A gente conhece todo mundo aqui e eles não eram daqui. Primeiro que jamais algum dos homens que trabalham na região correria da gente daquele jeito, assustado, se escondendo. Eles estavam muito sujos", contou uma trabalhadora.


A descrição sobre a aparência dos dois homens aumentou a percepção da polícia de que os dois homens vistos na região seriam os fugitivos da penitenciária.


O fato foi reforçado após dois cães farejadores - usados em momentos diferentes - seguirem o mesmo caminho na plantação durante as buscas, dando indícios de que teriam reconhecido o odor dos criminosos. As buscas, inclusive, foram intensificadas após esse momento.


Com as novas pistas, a polícia reforçou o patrulhamento na área desde quinta, com uso helicóptero e drones que detectam temperatura corporal. Policiais especializados em área de mata também passaram a atuar na operação.


Helicóptero sobrevoa baixo em busca de fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró em plantação na zona rural de Baraúna — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Mais de 2 semanas de buscas

As buscas entraram no 17º dia nesta sexta-feira e se concentraram desde o início nas áreas rurais entre as cidades de Mossoró e Baraúna, que são ligadas pela RN-015, onde fica o presídio.


Os investigadores confiam desde o início da fuga que os foragidos permanecem pela região, fato que tem sido reforçado por pistas deixadas ao longo dos dias, como a invasão a casas e o esconderijo encontrado.


A operação conta com helicópteros, drones, cães farejadores e outros equipamentos tecnológicos sofisticados, além de mais de 600 homens das forças de segurança da Força Nacional, estadual e federal - incluindo equipes de elite daPolícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bandidos rendem funcionários e clientes de posto de combustíveis, causam explosão e roubam dinheiro do cofre em Natal

Explosão provocada por ladrões de cofre causou destruição em posto de combustíveis de Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Criminosos armados renderam trabalhadores, provocaram uma explosão em um posto de combustíveis de Natal e roubaram o dinheiro do cofre do estabelecimento na madrugada desta sexta-feira (1º).


O caso aconteceu por volta das 3h no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste da capital potiguar.


Os quatro assaltantes chegaram ao posto, que funciona 24 horas, em um carro de passeio. Eles estavam armados com espingardas e pistolas e encapuzados.


Os bandidos renderam dois funcionários do posto, além de trabalhadores e clientes de uma lanchonete que funciona no local.


Após renderem as vítimas, os bandidos ordenaram que os funcionários os levassem até o cofre, onde os explosivos foram instalados. Os reféns foram levados para uma área distante do local onde fica o cofre.


Após a explosão, eles entraram na sala do cofre, destruída, e deixaram o local levando um material em mãos. A polícia e a gerência do posto não confirmaram quanto dinheiro foi levado. Ninguém ficou ferido.


Na fuga, a quadrilha ainda levou o chapeiro da lanchonete por cerca de um quilômetro, liberou a vítima, e continuou a fugir pela BR-226 no sentido a Mangabeira.


Nenhum suspeito foi preso até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia faz novo cerco em área rural à procura de fugitivos após agricultores verem dupla sair de plantação no RN

Operação fez cerco em área de plantação na zona rural de Baraúna para recapturar fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

A polícia fez um novo cerco a uma área rural de Baraúna, região Oeste do Rio Grande do Norte, em busca dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, nesta quinta-feira (29). Trabalhadores rurais relataram à polícia que viram dois homens suspeitos saírem de uma plantação, em uma área distante cerca de 30 km do presídio.


A fuga de Rogério Mendonça e Deibson Nascimento aconteceu no dia 14 de fevereiro e foi a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal desde a criação, em 2006. As buscas pelos fugitivos - que contam com cerca de 600 agentes de segurança - entraram no 17º dia nesta sexta-feira (1).


Operação fez cerco em área de plantação na zona rural de Baraúna para recapturar fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. Cachorros seguiram rastros e deram indicativos de que presos poderiam estar na área — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


O cerco iniciado na quinta-feira e entrou na madrugada desta sexta e ocorreu nas proximidades do Assentamento Vila Nova 2, zona rural da cidade de Baraúna, que é vizinha a Mossoró e faz divisa com o Ceará.


Os policiais foram avisados por trabalhadores das fazendas da região, que disseram ter visto, por volta das 14h, dois homens que estavam sujos saindo de uma plantação de banana e atravessando uma estrada vicinal em direção a uma área de mata.


Os trabalhadores informaram aos policiais que os dois não eram pessoas conhecidas do assentamento, o que despertou a desconfiança. Eles relataram também que antes de atravessarem a estrada, a dupla esperou uma moto passar por todo o trecho para depois sair da plantação.


Os policiais iniciaram as buscas na região com o uso de drones com sensores térmicos, helicóptero e outros aparatos tecnológicos. Dois cães farejadores seguiram rastros e deram indicativos de que os suspeitos poderiam estar na área. O cerco passou da meia-noite, mas não localizou os fugitivos.


Helicóptero sobrevoa baixo em busca de fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró em plantação na zona rural de Baraúna — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


Mais de 2 semanas

As buscas já duraram 17 dias e se concentraram desde o início nas áreas rurais entre as cidades de Mossoró e Baraúna, que são ligadas pela RN-015, onde fica o presídio.


Para manter o efetivo focado na região, os investigadores se basearam em pistas deixadas ao longo dos dias de buscas, como a invasão a duas casas, e a descoberta de uma chácara usada pelos criminosos como esconderijo - o dono do local foi preso suspeito de auxiliar na fuga.


A operação conta com helicópteros, drones, cães farejadores e outros equipamentos tecnológicos sofisticados, além de mais de 600 homens das forças de segurança da Força Nacional, estadual e federal - incluindo equipes de elite da PF e da PRF.


Fonte: g1

Leia Mais ››

General que comandou o Exército em 2022 presta depoimento à PF sobre trama golpista


O general Freire Gomes, que comandou o Exército em 2022, foi à Polícia Federal nesta sexta-feira (1º), em Brasília, para prestar depoimento sobre tentativa de golpe de Estado. A PF investiga se o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros de sua equipe e militares simpatizantes se articularam para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Freire Gomes começou a ser ouvido por volta de 15h, na sede da PF, em Brasília. Ele continuava depondo até a última atualização desta reportagem, mais de 3h depois.


O general foi informado de que seria ouvido na condição de testemunha. Nessa condição, ele sabe que é obrigado a falar a verdade.


Na avaliação dos investigadores, ele teve papel importante para evitar o uso das tropas do Exército em qualquer aventura golpistas, mas precisa explicar por que não denunciou o que estava sendo tramado dentro do governo.


O depoimento é faz parte da operação Tempus Veritatis, deflagrada pela PF em 8 de fevereiro. Na semana passada prestaram depoimemento o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro e candidato a vice-presidente em 2022, Walter Souza Braga Netto; o presidente do PL, Valdemar Costa Neto; o ex-comandante da Marinha Almir Garnier; e o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres.


De acordo com as investigações, Bolsonaro e aliados se organizaram para tentar um golpe de Estado e mantê-lo no poder, impedindo a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva


Segundo a delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o general Freire Gomes participou das conversas sobre a minuta do golpe com o então presidente, mas se recusou a aderir a qualquer aventura golpista, irritando os militares aliados de Bolsonaro, como o general Braga Netto.


Em mensagem a outro oficial, Braga Netto candidato a vice na chapa de Bolsonaro, xingou Freire Gomes por ele não se juntar a uma tentativa de intervenção militar segundo mensagens obtidas pela Polícia Federal.


Acampamento golpista

Freire Gomes também terá de responder sobre o acampamento em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. Foi ele quem deu a ordem para que o acampamento não fosse desmobilizado.


A PF quer saber se a ordem partiu dele ou se ele recebeu uma ordem superior para interromper o trabalho da PF e da Polícia Militar do DF, que estava, no final de 2022, desmontando o acampamento.


O depoimento do ex-comandante do Exército será complementar ao do general Estevam Theophilo, classificado pelos investigadores como muito produtivo.


Segundo investigadores, o general Theophilo relatou que não tinha poder para dar ordens para tropas, apenas coordenar as suas ações depois de acionadas. Segundo ele, era necessária uma ordem para que as tropas entrassem em ação. Aí, ele faria o trabalho de coordená-las.


Na avaliação dos investigadores, ele teve papel importante para evitar o uso das tropas do Exército em qualquer aventura golpistas, mas precisa explicar por que não denunciou o que estava sendo tramado dentro do governo.


Dentro do Exército, ele conta com o apoio da cúpula da instituição, que, por outro lado, avalia que o general precisa dar as explicações sobre o que aconteceu principalmente nos últimos meses do governo Bolsonaro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF quer investigar Zambelli por possível irregularidade na internação de hacker em hospital



A Polícia Federal afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que é necessário apurar as circunstâncias de uma internação do hacker Walter Delgatti Neto na Santa Casa de Guaratinguetá (SP) em 2023.


O pedido de uma nova investigação envolvendo a deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi feito no relatório enviado ao STF nesta quinta-feira (29), dentro do inquérito que apura a invasão ao site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


O relatório entregue nesta quinta indiciou Zambelli e Delgatti sob suspeita de terem hackeado o CNJ para inserir documentos falsos contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Os dois são suspeitos de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica (leia mais aqui).


Quanto à internação de Delgatti na Santa Casa do município paulista, providenciada por Zambelli, a PF destacou que as conversas apreendidas ao longo das investigações indicam que houve uma tentativa de ocultar a identidade dele, possivelmente para evitar expor a relação existente entre os dois.


Ainda segundo a corporação, o episódio precisa ser investigado porque o hacker disse em depoimento que ficou na ala particular do hospital sem pagar nada, ou seja, teve privilégios no atendimento. Além disso, de acordo com a PF, Zambelli enviou recursos de emendas parlamentares para o hospital, o que levantou a suspeita de que tenha influência política no local.


"Há conversas mencionando um atendimento médico de Walter na Santa Casa de Guaratinguetá/SP, o que, a princípio, não seria irregular, chamando, porém, a atenção de as conversas indicarem que Walter deveria tentar ocultar sua identidade", afirmou a PF.

"Além do que, o mesmo [Delgatti] afirmou em sua oitiva que ficou, de forma gratuita, em área particular, o que necessita ser esclarecido em investigação autônoma, notadamente em razão do fato de Carla [Zambelli] ter destinado, através de emenda parlamentar, R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) à instituição", completam os investigadores no relatório.


A PF afirma também que, no mesmo dia da internação de Walter Delgatti, Zambelli conversou com Renan – que era um de seus assessores à época e que, segundo as investigações, transportou o hacker até o hospital.


Na conversa, a deputada diz ao assessor que ele deve pegar comprovantes nos pedágios e postos de combustível com o CPF dela. "O que sugere que pode haver algum tipo de reembolso [eventualmente com dinheiro público]", diz a PF.


O que disse Zambelli

Em novembro passado, a deputada afirmou ao blog da Andréia Sadi que havia apenas providenciado o transporte de Delgatti até o hospital, negando quaisquer irregularidades no episódio.


"O dia que ele [hacker] estava passando super mal, dizendo que ia morrer, eu falei 'Fica tranquilo, o Renan [assessor parlamentar] vai te pegar aí na tua casa, vai te levar no hospital'. Nada mais eu fiz do que dar uma ligada para a Santa Casa e falar 'Será que vocês podem atender aí um caso de disenteria grave?'", disse.


"Como é que eu posso ter pago atendimento na Santa Casa? Foi atendimento público", acrescentou a parlamentar


Indiciamento

Nesta quinta, a PF concluiu o inquérito sobre a invasão do CNJ, registrada em janeiro de 2023, e indiciou Zambelli e Delgatti sob suspeita de terem cometido diversas vezes os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. Somadas as penas, uma eventual condenação pode chegar a 28 anos de prisão no caso da parlamentar.


O relatório será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se denuncia a parlamentar ao STF ou não. A partir da denúncia, tem início uma ação penal que pode levar à condenação ou à absolvição dos investigados.


A polícia encontrou no celular de Zambelli quatro documentos falsos que o hacker inseriu nos sistemas do CNJ, incluindo um falso mandado de prisão contra Moares assinado por ele mesmo.


Delgatti também foi indiciado sob suspeita de falsa identidade, por ter tentado alugar um imóvel se passando por policial, e por denunciação caluniosa, por ter dito à polícia que dois assessores da deputada também participaram do crime contra o Judiciário, o que a PF descartou.


O hacker foi indiciado também por outros dois crimes não diretamente relacionados à invasão do CNJ.


Em nota, nesta quinta, o advogado de Zambelli, Daniel Bialski, disse que ela não fez nenhum pedido para Delgatti invadir o sistema do CNJ.


"A defesa da deputada Carla Zambelli conquanto ainda não tenha analisado minuciosamente os novos documentos e o relatório ofertado pela Polícia Federal, REFORÇA que ela JAMAIS fez qualquer tipo de pedido para que Walter Delgatti procedesse invasões a sistemas ou praticasse qualquer ilicitude", afirmou o advogado.

O advogado do hacker, Ariovaldo Moreira, disse que "o indiciamento de Carla Zambelli confirma que Walter, a todo momento, colaborou com a justiça, levando a PF até a mandante e financiadora dos atos perpetrados por ele".


Moreira acrescentou que pedirá a soltura de Delgatti, que está preso em Araraquara (SP) desde agosto passado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Defesa: Zambelli ‘teria recebido’ documento fake, mas não repassou


A defesa da deputada Carla Zambelli (PL-SP) admite que ela "teria recebido" um arquivo fake (falso) postado ilegalmente no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas que ela não o "repassou a ninguém".


A declaração, dada ao blog, sucede o indiciamento da parlamentar e do hacker Walter Delgatti Netto, caso revelado pelos jornalistas Andreia Sadi e Reynaldo Turollo Jr.


Delgatti diz ter sido contratado por Zambelli para invadir o sistema do CNJ. Ainda segundo relatou a autoridades, a deputada pediu que ele obtivesse ilegalmente dados privados do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e que o levou a uma reunião em que se debateu uma forma de forjar uma fraude às urnas. A defesa da deputada nega todas as imputações.



De todos os serviços, o que foi levado a cabo com mais eficiência foi a invasão do CNJ. Delgatti, que diz ter agido a mando de Zambelli, chegou a publicar um mandado de prisão falso de Moraes.


Como mostrou o blog da Sadi, a Polícia Federal (PF) encontrou documentos falsos usados pelo hacker no celular de Zambelli.


Sobre isso, o advogado Daniel Bialski, que representa Zambelli, afirma que "ela teria recebido o arquivo, mas, eu, você e tantos outros recebemos arquivos… Isso não significa adesão ou participação [em ato ilegal]".


Bialski afirma ainda que Zambelli "não mandou para ninguém [o documento fake]" e nem pediu nada, por escrito, ao hacker.


Fonte: Blog da Daniela Lima

Leia Mais ››