quarta-feira, setembro 20, 2017

Grave acidente em Santa Cruz,RN deixa um morto na BR 226 nesta terça-feira


Um gravíssimo acidente ocorreu na BR 226 próximo a auto escola 3 a 1 em Santa Cruz na noite desta terça-feira(19), quando duas motos se chocaram, uma das vítimas de nome de José Alberto Carlos,não resistiu os ferimentos e veio a óbito no Hospital Regional Aluízio Bezerra, a senhora de 44 anos de nome Maria Betânia Confessor, precisou amputar uma das pernas, outros dois envolvidos no acidente são eles; Francisco de Assis da Silva,19 anos, e Charles Michael Barros da Silva,25 anos. 
A SAMU foi acionada onde veio até o local prestou todo serviço, socorrendo as vítimas e levando para o Hospital Regional Aluízio Bezerra de Santa Cruz,RN. 
Parabéns as equipes de plantão do Hospital Regional e SAMU,pelo o serviço prestado, muito trabalho na noite desta terça-feira; acidente muito grave,comovendo a todos que passavam no local e no serviço de urgência do hospital, devido a gravidade dos ferimentos, com fraturas expostas e óbito.

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

Ex-presidiário investigado por assaltos é morto a tiros na zona oeste de Caicó-RN

Um crime de homicídio foi registrado por volta das 10 horas da manhã de hoje, 20 de setembro, no bairro Paulo VI, zona oeste de Caicó. Inicialmente, ainda a confirmar pelo ITEP, trata-se do ex-presidiário Francinaldo Vieira dos Santos / vulgo: Chico Tripa.
De acordo com o GTOR, o veículo utilizado pela vítima é uma moto possivelmente roubada no último final de semana na cidade de Caicó. Um suspeito foi preso em flagrante e conduzido à delegacia para ser ouvido pela autoridade policial competente.


Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Justiça do RN proíbe CDP Macaíba de receber novos presos

CDP de Macaíba, na Grande Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)O Governo do Rio Grande do Norte está proibido de colocar mais presos no Centro de Detenção Provisória de Macaíba, na Grande Natal. A determinação é da 1ª vara Cível da cidade, que atendeu pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte. O CDP tem capacidade para abrigar 90 detentos, mas atualmente tem 116.
O objetivo da ação civil do MP é evitar a superlotação da unidade carcerária e impedir que o Governo do Estado transfira mais 50 internos para o local, como havia sinalizado intenção. Caso descumpra a proibição, de acordo com a decisão judicial, o governador Robinson Faria será multado em R$ 10 mil relativo a cada preso acima da capacidade de lotação do CDP de Macaíba, valor que deve ser repassado ao Fundo Penitenciário Estadual.
A decisão, em caráter liminar, também determina que o Governo do Estado tem 120 dias para elaborar e executar projeto de reforma e ampliação do Centro de Detenção de Macaíba. A Justiça determinou que, pelo menos, duas novas celas sejam construídas de acordo com o que estabelece a Lei de Execuções Penais (LEP).
Na ação civil pública, a 4ª Promotoria de Justiça de Macaíba cita que realizou inspeção no CDP em 10 de agosto passado e constatou que a unidade “está em vias de entrar em colapso face à superlotação e à precariedade da estrutura física que inviabiliza visitas íntimas e banhos de sol (há celas sem acesso à luz de qualquer espécie, onde os presos passam meses no escuro ininterruptamente)”.
Os 116 presos que estão atualmente recolhidos no CDP estão distribuídos em 9 celas, sendo que 6 medem delas 6 metros quadrados e as outras 3, 18 metros quadrados. Os problemas detectados pelo MPRN na inspeção dizem respeito basicamente à superlotação, falta de prestação religiosa, falta de assistência judiciária, ausência completa de banho de sol, ausência de atendimento médico e odontológico adequado, precárias condições de salubridade, iluminação, falta de higiene e aeração do ambiente.

Para o MPRN, a situação da unidade carcerária pode servir como estímulo aos custodiados para promoverem rebelião e fuga, “o que implica ameaça à segurança da coletividade e, em especial, dos moradores vizinhos ao CDP, eis que este encontra-se localizado em plena área residencial”. O documento frisa que, “em decorrência da falta de espaço físico, presos provisórios e condenados por sentença transitada em julgado são encarcerados na mesma cela; de igual forma, também são alojados presos primários e reincidentes, o que ofende frontalmente as disposições legais e constitucionais”.
A Promotoria de Justiça ressalta que os direitos fundamentais do preso e da própria pessoa humana vêm sendo violados constantemente, uma vez que os detentos “permanecem depositados o dia todo nas celas, não saindo daquelas sequer para tomar o banho de sol, e nem para a visita dos familiares, o que, por si só, representa afronta às diretrizes da Lei de Execução Penal”.
Com a proibição de receber novos presos, o CDP de Macaíba deve chegar ao número de 90 detentos, previsto na sua capacidade, à medida em que os atuais internos sejam transferidos ou libertados após o cumprimento de suas penas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brasil assina Tratado para Proibição de Armas Nucleares

O Brasil assinou hoje (20) o Tratado para Proibição de Armas Nucleares. O presidente Michel Temer foi o primeiro a assinar o texto, seguido por líderes de 42 países. Ao longo do dia, mais oito países devem firmar o documento. O acordo impede que os Estados-parte desenvolvam, testem, produzam, adquiram, tenham ou estoquem armas nucleares ou qualquer outro dispositivo nuclear explosivo.

A conferência para negociar o texto foi proposta pelo Brasil, a África do Sul, Áustria, Irlanda, o México e a Nigéria no fim de 2016. O tratado obriga os Estados-parte a não participar ou permitir atividades relacionadas ao uso e também ao desenvolvimento de armas nucleares. O texto do tratado foi acordado no último dia 7 de julho. A segunda etapa é a assinatura de hoje, embora esse seja apenas o primeiro dia para assinatura, que pode ser feita por outros países a partir de agora. Depois disso, ainda é necessário que cada país que tenha assinado o texto faça a ratificação, e o acordo só passa a valer depois que 50 países tiverem passado por todo o processo.

O embaixador Sergio Duarte, ex-alto representante da ONU para Assuntos de Desarmamento e atual presidente da Organização internacional sobre Relações internacionais Pugwash, diz que o tratado proíbe a última categoria de arma de destruição em massa que não estava proibida: “armas químicas e armas biológicas já estão proibidas por tratados internacionais, esse tratado cuida da terceira e última categoria, a arma nuclear, que é a mais cruel e a mais indiscriminada de todas as três”. As armas biológicas foram proibidas em 1972, e as químicas em 1993.

Cristian Wittmann, professor da Universidade Federal do Pampa, diz que, apesar da ausência das potências nucleares na negociação do tratado, ele não deixa de ser eficaz: “em primeiro lugar, ele retoma o debate sobre a importância da eliminação das armas nucleares, aumentando a pressão nos países nuclearmente armados. Ele também traz novos aspectos quanto ao financiamento dessas armas e atividades militares conjuntas que possam envolver armas nucleares”.

O sobrevivente do bombardeio com armas nucleares de Nagasaki em 1945, Terumi Tanaka, disse que se sente muito feliz e sentiu vontade de chorar ao ver o tratado ser assinado, pois vem trabalhando nisso há mais de 70 anos. Ele tinha 13 anos quando tudo aconteceu e diz que se lembra muito bem do dia: “uma das minhas memórias mais fortes é das pessoas queimadas debaixo das casas, por toda parte, e não só pessoas queimadas, mas também o fato de elas terem sido deixadas sozinhas, ninguém foi fazer nada para ajudá-las. Em um dia, mais de 10 mil pessoas morreram”.

O ministro das Relações Exteriores da Áustria, Sebastian Kurz, afirma que, apesar de muitos argumentarem que as armas nucleares são indispensáveis para a segurança nacional, essa ideia é falsa: “O novo tratado oferece uma alternativa real para a segurança: um mundo sem armas nucleares, em que todos estarão mais seguros, onde ninguém precisa ter armas nucleares”.

Durante o discurso para assinatura do tratado, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, lembrou as vítimas de Hiroshima e Nagasaki. Estima-se que existam cerca de 15 mil ogivas, mais de 4 mil em estado operacional. Os gastos de potências nucleares com a manutenção e modernização dos seus arsenais é de cerca de US$ 100 bilhões.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Corpo de garota de 14 anos é encontrado esquartejado em São Paulo

O corpo de uma adolescente de 14 anos foi encontrado esquartejado em Itapevi, na Grande São Paulo. Partes do corpo da garota, que desapareceu no último dia 6, foram reconhecidos pela mãe na terça-feira (19), segundo a Secretaria da Segurança Pública.
O corpo da jovem foi enterrado pela família na manhã desta quarta-feira (20) no Cemitério Municipal de Itapevi.
Partes do corpo, entre elas o tronco, a cabeça e uma perna, foram encontradas na segunda-feira (18) na Rua Jornalista Rui Martins Meixedo, no Jardim Dona Elvira, em Itapevi. A Polícia Militar foi acionada para verificar uma situação de mau cheiro vindo de uma habitação coletiva.
Segundo os vizinhos relataram à Polícia Civil, o morador de uma das casas, que vivia sozinho, não era visto havia alguns dias. Os PMs fizeram buscas pelo local e, no banheiro, localizariam partes do corpo da adolescente enroladas em um cobertor.
O caso foi registrado como homicídio e está sendo investigado pela delegacia de Itapevi. O local passou por perícia e o corpo da jovem, por exames necroscópicos.
Desaparecida
Segundo a mãe, a garota saiu de casa por volta das 14h do dia 6, quando disse que iria fazer um trabalho escolar, e não voltou mais para casa.
No Instituto Médico-Legal (IML), a mãe reconheceu o corpo da jovem. Na casa onde as partes do corpo foram encontradas foi localizado o documento de um homem.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PSG proíbe entrevistas até o jogo contra o Bayern de Munique pela Champions

Neymar e Cavani foram protagonistas de uma polêmica no PSG (Foto: AFP)O Paris Saint-Germain cancelou todas as entrevistas marcadas antes da partida contra o Bayern de Munique, na próxima quarta-feira, pelo Grupo B da Liga dos Campeões. O pedido teria sido feito pelo diretor esportivo do clube, Antero Henrique, em um momento em que as notícias sobre a discussão entre Neymar e Cavani para cobrar os pênaltis da equipe ganharam as manchetes pelo mundo. O jornal francês "Le Parisien" publicou inicialmente a informação, confirmada pelo GloboEsporte.com.

Antero Henrique quer a equipe completamente focada nos próximos compromissos para manter a boa fase esportiva. São oito vitórias em oito partidas até aqui nas competições que disputou. Antes do jogo contra o Bayern, o Paris Saint-Germain tem pela frente o Montpellier neste sábado, pelo Campeonato Francês. O SporTV transmite ao vivo a partir de 12h (de Brasília), e o GloboEsporte.com acompanha em tempo real.
Apesar da proibição de entrevistas, o jornal aponta que as coletivas antes dos jogos, que são comuns na Europa, vão acontecer. O técnico Unai Emery fala com a imprensa nesta quinta-feira, e também participa de coletiva de imprensa na próxima terça-feira, acompanhado por um jogador, antes do jogo contra o Bayern de Munique.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Pai de sertanejo preso em ação conta falsificação de cigarros usava empresa de produções artísticas para lavar dinheiro, diz polícia

O pai do cantor sertanejo Rafael Francisco Frare de Siqueira, de 25 anos, da dupla Fábio e Rafael, usava uma empresa de produções artísticas da qual é sócio para lavar dinheiro arrecadado com falsificação de cigarros, segundo o delegado Renato Figueroa.
A empresa, que fica em Londrina, no norte do Paraná, ainda conforme o delegado, agenciava a carreira dos cantores.
"Nós apuramos, em um ano de investigações, que a empresa não se sustentava só com os shows da dupla sertaneja. O dinheiro que abastece a empresa foi arrecadado por meio dos cigarros falsificados", acrescentou.
Rafael e o pai, Clodoaldo José de Siqueira, foram presos na manhã desta quarta-feira (20), pela Polícia Civil, em uma operação contra falsificação de cigarros. Além deles, mais 11 pessoas foram detidas. Até a publicação desta reportagem, a polícia ainda procurava três foragidos.
Rafael foi preso em um condomínio de luxo em Londrina.

Rafael foi preso em um prédio de luxo em Londrina (Foto: José Vianna/RPC)
Rafael foi preso em um prédio de luxo em Londrina (Foto: José Vianna/RPC)

"Clodoaldo, ex-morador de Londrina, é o líder de uma grande organização criminosa que funciona da seguinte forma: eles possuem gráficas em São Paulo, onde são confeccionados papeis e plásticos usados para montagem dos maços de cigarros. Em Minas Gerais, eles montaram duas fábricas clandestinas, onde falsificam cigarros paraguaios, na grande maioria, e distribuem, posteriormente, para todo país", explicou.
Uma das fábricas tinha capacidade para produzir até 100 mil maços de cigarro por ano. Segundo a Receita Federal, a sonegação de impostos chega a R$ 90 milhões.
Ainda de acordo com o delegado, a lavagem do dinheiro arrecadado na falsificação dos cigarros era toda feita em Londrina, cidade sede da empresa de produções artísticas.
Durante as investigações, não houve indícios da participação de Fábio, o outro cantor da dupla sertaneja, no esquema criminoso, segundo Figueroa.
O advogado Fernando Buono, que representa Rafael, disse que não vai se manifestar até ter acesso aos autos. O G1 tenta contato com o advogado de Clodoaldo.

Rafael, da dupla Fábio e Rafael (Foto: Divulgação)
Rafael, da dupla Fábio e Rafael (Foto: Divulgação)

A operação
Os crimes investigados na operação são organização criminosa, lavagem de dinheiro e crimes contra a saúde pública.
Ao todo, 35 mandados judiciais foram expedidos para cumprimento no Paraná, em São Paulo, em Minas Gerais e na Bahia. Do total de ordens judiciais, 16 são prisão e 19, de busca e apreensão. A ação foi batizada de "Operação Sem Filtro".
A Polícia Civil pediu o sequestro de R$ 6,5 milhões dos bens do suspeito de chefiar a quadrilha e de 19 veículos utilizados pela organização criminosa. O ônibus da dupla está entre os veículos apreendidos durante a operação.
A Justiça determinou, ainda, o bloqueio de seis contas bancárias.
"Somente hoje, foram bloqueados, em termos de patrimônio, R$ 10 milhões da quadrilha. Mas, agora, com a coleta de mais provas nos mandados de buscas, nós vamos descobrir outros imóveis e outras contas bancárias usadas para que, futuramente, peçamos o bloqueio de tudo", explica o delegado.
Entre os locais onde estão sendo cumpridos os mandados de busca e apreensão, estão duas fábricas de cigarro, gráficas, residência dos investigados e uma empresa utilizada para lavagem de dinheiro.
"As fábricas em Minas Gerais ficam no meio do mato, em local inacessível, onde não pega celular. Mais tarde, teremos mais informações. Mas já apreendemos todo o maquinário para fabricação de cigarros. Em uma das fábricas, prendemos 10 cidadãos paraguaios", conta.
As investigações continuam. "Agora, vamos analisar todo o material apreendido. O objetivo é revelar outros imóveis e outras contas bancárias usadas pela quadrilha", reforça o delegado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avianca vai começar a cobrar bagagem despachada em voo promocional na segunda-feira

Avião da companhia aérea Avianca pousa no Aeroporto Internacional de São Paulo - Cumbica (GRU), em Guarulhos  (Foto: Celso Tavares/G1)A companhia aérea brasileira Avianca vai começar a cobrar pela bagagem despachada em voos promocionais vendidos a partir de segunda-feira (25). A companhia segue a estratégia já adotada por suas concorrentes, que prevê a criação de uma classe tarifária promocional para passagens que permitem que o passageiro carregue apenas a mala de mão.
Hoje a Avianca tem quatro classes tarifárias, com condições diferentes de troca de passagem e cancelamento. Após a reestrução, serão três classes: nas duas primeiras, que são mais caras, o passageiro poderá despachar a mala sem custos adicionais; na terceira classe, poderá levar apenas a mala de mão e terá que pagar taxas adicionais para despachar a mala.
"Foi uma oportunidade de atender o passageiro que não precisa despachar mala com um preço melhor e oferecer a ele o nosso serviço", disse ao G1 o presidente da Avianca, Frederico Pedreira.
O presidente da Avianca não soube especificar quanto por cento mais barato serão os voos sem bagagem despachada, mas disse que "certamente custarão menos".
Pedreira disse que a cobrança da bagagem em voos promocionais não muda o posicionamento da Avianca de ser uma companhia "full service". Pedreira disse que a empresa não pretende cobrar pelo lanche de bordo ou pelo assento marcado - uma tendência entre as suas concorrentes.
Mudança da regra da Anac
A cobrança foi permitida por uma nova regra da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovada em dezembro do ano passado, que deveria entrar em vigor no dia 14 de março. Uma liminar impediu que a regra entrasse em vigor na data prevista, mas ela foi derrubada no dia 29 de abril.
Pela norma anterior as companhias aéreas eram obrigadas a transportar sem cobranças adicionais uma bagagem despachada de 23 kg para voos nacionais e duas de 32 kg para voos internacionais.
Após a aprovação das mudanças, Azul, Gol e Latam anunciaram a cobrança de taxas para o despacho de bagagens em tarifas promocionais.

Expansão da Avianca
Quarta colocada no mercado doméstico, a Avianca é a empresa aérea que mais cresce no país. Entre janeiro e julho, a demanda nos voos domésticos na empresa avançou 17% contra uma média de 1,1% do mercado, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Um dos motivos que puxa a expansão da empresa é a chegada de novas aeronaves. A companhia já recebeu 4 aviões A320neo neste ano e deve receber mais 4 até o fim do ano. A Avianca deverá encerrar o ano com 50 aviões de corredor único, usados principalmente para voos domésticos.
Pedreira ressalta, no entanto, que a expansão internacional da empresa é ainda maior do que o avanço nos voos domésticos. A empresa já voa para Santiago, Bogotá e Miami a partir do Brasil e começará a voar em dezembro para Nova York.
"Este voo não estava previsto no início do ano. Os resultados para Santiago e Miami foram muito bons e nos motivaram a entrar em Nova York", afirmou o presidente da empresa.
Para ele, a estabilização do câmbio fez com que os EUA voltassem a ser um destino atrativo para os turistas brasileiros. "Voltou a valer a pena fazer compras e tirar férias nos EUA."
A Avianca receberá neste ano 4 aviões A330-200, de corredor duplo, e terá 5 aviões até o fim do ano para rotas de longo curso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Conmebol confirma Bombonera e árbitro brasileiro para jogo decisivo da Argentina

Wilton Pereira Sampaio vai comandar Argentina x Peru em La Bombonera (Foto: Wesley Santos / Agência Press Digital)A Conmebol divulgou nesta quarta-feira a lista com os árbitros que vão apitar as partidas da penúltima rodada das eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo. Com o Brasil garantido no Mundial, todos os jogos serão comandandos por brasileiros, à exceção do jogo da Seleção, fora de casa, contra a Bolívia. A confederação ainda confirmou os horários dos confrontos e que Argentina x Peru será mesmo no estádio da Bombonera, em Buenos Aires.

Possivelmente um dos jogos mais complicados para a arbitragem seja justamente o jogo da Argentina com o Peru. Com os argentinos em situação delicada nas eliminatórias e os peruanos na zona de classificação para a Copa do Mundo, o confronto na mítica La Bombonera pode colocar o vencedor em boas condições para ir ao Mundial. Quem apita o jogo é Wilton Pereira Sampaio, goiano de 35 anos. Seu último jogo, segundo registro no site da CBF, foi o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, quando o Flamengo venceu o Botafogo por 1 a 0.
Os outros árbitros brasileiros em ação serão Sandro Meira Ricci (SC), que comanda o duelo entre Chile e Equador. Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita Colômbia x Paraguai, enquanto Anderson Daronco (RS) será o responsável por Venezuela x Uruguai. Para Bolívia x Brasil, em estádio ainda não confirmado, o juiz escolhido foi Fernando Rapallini, da Argentina.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Terremoto mata mais de 20 crianças em escola na Cidade do México

Equipes de resgate procuram crianças em escombros de escola que ruiu na Cidade do México (Foto: STR / Presidência do México / via AFP Photo)Ao menos 22 crianças morreram e outras 30 estão desaparecidas sob os escombros de uma escola na Cidade do México que desabou durante o terremoto de 7,1 graus que sacudiu na terça-feira (19) o centro do México. Em todo o país, o número de mortos foi revisado para 225 nesta quarta (20). O último balanço das vítimas foi divulgado pelo presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.
Além das crianças, dois adultos morreram e 12 estão desaparecidos na escola Enrique Rebsamen, de acordo com a Reuters. A TV Televisa diz que o número de mortos na escola chega a 32.
De acordo com a BBC, o desabamento, que afetou a saída de emergência da escola, ocorreu justamente quando pais e responsáveis retiravam as crianças do local durante o tremor. As equipes de resgate passaram a noite em uma procura desesperada por sobreviventes. Voluntários ajudavam socorristas a conseguir água, medicamentos e gasolina para geradores elétricos usados no resgate.
Epicentro do terremoto
O Serviço Geológico dos EUA (USGS) detectou o epicentro do tremor perto da cidade de Izucar de Matamoros, que fica ao sul da capital mexicana, às 15h14 (hora de Brasília).
De acordo com a Defesa Civil do México, as 225 mortes foram registradas na Cidade do México (94), Morelos (71), Puebla (43), Estado do México (12), Guerrero (4) e Oaxaca (1).
A escola foi uma das centenas de edificações que ficaram destruídas com o tremor. Imagens de celular mostram o momento em que um desses edifícios desabou.
Quase 2 milhões de pessoas na Cidade do México ficaram sem eletricidade, e as linhas telefônicas entraram em colapso. Brasileiros relatam devastação provocada pelo tremor.

Voluntários buscam nesta quarta-feira (20) crianças soterradas após o desabamento da escola Enrique Rebsamen, na cidade do México  (Foto: Miguel Tovar/ AP)
Voluntários buscam nesta quarta-feira (20) crianças soterradas após o desabamento da escola Enrique Rebsamen, na cidade do México (Foto: Miguel Tovar/ AP)

O Papa Francisco pediu nesta quarta para que os fiéis rezassem pelas vítimas do terremoto. "Vi que há muitos mexicanos hoje aqui entre vocês. Causou muitas vítimas e danos materiais. Neste momento de dor quero manifestar minha proximidade e oração a toda a querida população mexicana", afirmou durante a audiência semanal no Vaticano.
Coincidência de datas
O abalo ocorreu exatamente 32 anos depois do grande terremoto mexicano de 19 de setembro de 1985, que matou pelo menos 10 mil pessoas – o número total é incerto.
O México fica entre cinco placas tectônicas e é um dos países com maior atividade sísmica no mundo. Em 7 de setembro deste ano, um terremoto de magnitude 8,1 atingiu o sul do país e deixou mais de 90 mortos.

Cão trabalha nas operações de resgate de vítimas de terremoto em escola na Cidade de México  (Foto: Carlos Cisneros/ AP)
Cão trabalha nas operações de resgate de vítimas de terremoto em escola na Cidade de México (Foto: Carlos Cisneros/ AP)

Equipes de resgate trabalham para retirar sobreviventes na escola Enrique Rebsamen, no México, que desmoronou após o tremor de terça-feira (19)  (Foto: Carlos Cisneros/ AP)
Equipes de resgate trabalham para retirar sobreviventes na escola Enrique Rebsamen, no México, que desmoronou após o tremor de terça-feira (19) (Foto: Carlos Cisneros/ AP)

Terremoto que atingiu o México em 19 de setembro (Foto: Arte/G1)
Terremoto que atingiu o México em 19 de setembro (Foto: Arte/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brasil vai importar energia de Argentina e Uruguai até dezembro de 2018

O governo publicou nesta quarta-feira (20) uma portaria que reconhece a necessidade de importar energia elétrica da Argentina e do Uruguai e autoriza a importação até o dia 31 de dezembro de 2018.
Segundo a portaria, publicada no Diário Oficial da União, a importação ocorrerá por meio de ofertas semanais de energia elétrica. A portaria afirma ainda que se o custo da importação for superior ao valor de venda da energia no mercado brasileiro, a diferença poderá ser paga por encargos recolhidos pelo setor elétrico.
Já se a energia importada for mais barata do que o valor de venda no mercado brasileiro, o ganho deve ser revertido e depositado na conta dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS), que são pagos a quem gera energia térmica por solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A importação tem como objetivo preservar o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras, que sofrem com a falta de chuvas, e foi discutida em uma reunião do governo realizada nesta terça.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ponte surpreende e anuncia Eduardo Baptista como técnico até o fim de 2018

Eduardo Baptista está de volta à Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli)
A Ponte Preta surpreendeu ao anunciar o nome do novo técnico. Enquanto todos esperavam por Oswaldo Alvarez, o Vadão, a diretoria confirmou a volta de Eduardo Baptista nesta quarta-feira à tarde. Após passagens por Palmeiras e Atlético-PR em 2017, o filho de Nelsinho Baptista aceitou retornar ao Moisés Lucarelli para dar sequência ao trabalho do ano passado.
Parado há dois meses, desde que deixou o Furacão, Eduardo inicia a segunda passagem pela Ponte nesta quinta-feira. A apresentação dele à imprensa está marcada para 11h30. A Macaca joga nesta quarta à noite contra o Sport, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, sob o comando de João Brigatti, auxiliar fixo da comissão técnica.

Pela relação entre Eduardo e Gustavo Bueno, que trabalharam juntos no Sport e na Ponte, o retorno do técnico sempre foi um sonho da diretoria, que chegou a sondá-lo, mas ouviu que a ideia era trabalhar apenas em 2018. Depois de 21 jogos pelo Palmeiras e mais 13 pelo Atlético-PR, o treinador tinha como projeto se aprimorar na Europa e assumir um clube no ano que vem.

A história dele no Majestoso, além do relacionamento com Bueno, parece que pesou. Além de ter trabalhado em algumas oportunidades no clube, sempre ao lado do pai, Eduardo comandou a Macaca no Campeonato Brasileiro de 2016, quando fez a melhor campanha do clube na história dos pontos corridos. O trabalho foi interrompido pelo convite do Palmeiras, na virada do ano.

Agora, ele tem a chance de fazer um trabalho mais longo. As partes acordaram um contrato até o fim da temporada 2018. O objetivo a curto prazo será manter a equipe na elite do Campeonato Brasileiro. Demitido após a derrota para o Atlético-GO, no sábado, Gilson Kleina entregou o clube em 15º lugar, com 28 pontos, um acima da degola.

Eduardo Baptista reassume o comando da Macaca (Foto: Marcos Ribolli)
Eduardo Baptista reassume o comando da Macaca (Foto: Marcos Ribolli)

A dúvida agora é saber o que aconteceu com a negociação entre Ponte e Vadão, tratada como bem avançada nos últimos dias. Apontado como favorito para assumir a Macaca, o treinador tem convites para voltar ao futebol feminino. Outra discordância era relacionada a um dos integrantes da comissão técnica de Vadão. A pressa do clube em definir um nome também influencia.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Obras na pista do Aeroporto de Natal seguem dentro do cronograma

A primeira semana de obra na pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Natal segue dentro do cronograma. Toda a camada de asfalto foi retirada e o processo de recapeamento do pavimento foi iniciado.

“Estamos dentro do prazo previsto, até um pouco adiantados”, conta o diretor de operações da Inframerica Juan Djedjeian. “O trabalho tem sido frequente e a obra vem seguindo no que foi desenvolvido. A taxiway que esta sendo utilizada como pista tem atendido perfeitamente a todos os pousos e decolagens”, declara.

Por conta das obras na pista do terminal potiguar as operações aéreas foram limitadas ao período de 6h às 18h. Do dia 11 de setembro até domingo, 17 de setembro, foram registrados 286 voos. Os reparos tem previsão de finalização para o dia 10 de outubro.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Morre aos 92 anos fundador da Expresso Cabral

Faleceu nesta quarta-feira, 20, o fundador da Expresso Cabral, empresa que há 60 anos transporta passageiros para cerca de 40 localidades do Rio Grande do Norte. Francisco Cabral de Oliveira tinha 92 anos e, de acordo com a instituição, estava internado em um hospital em decorrência de uma pneumonia.

Mesmo com a idade avançada, Chico Cabral, como era chamado pelos funcionários e amigos, estava lúcido. A história dele no transporte de pessoas teve início quando decidiu trocar um caminhão por um ônibus Chevrolet, modelo 1956. As primeiras viagens foram feitas entre Macau, no Central Potiguar, e a capital, Natal.

Em 1995, a empresa de Cabral, inovou ao lançar a promoção de compra antecipada de passagens, oferecendo descontos, prazos e conquistando a fidelidade dos clientes.

O funcionário da Expresso Cabral que confirmou a morte do patrão ao PORTAL NO AR informou que o empresário deixou filhos, mas não soube precisar quantos. “Conheço cinco”, disse ao telefone.

Fonte: Portal no AR
Leia Mais ››

Robinson une classe política pela liberação de recursos federais para obras hídricas

O governador Robinson Faria se reuniu nesta quarta-feira, 20, em Brasília com o Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho para solicita a liberação de recursos para implantar ações de abastecimento de água para 600 mil norte-riograndenses.

O Governador voltou a apresentar os estudos técnicos elaborados pela Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos – Semarh e da Caern para assegurar a oferta de água à população. Os estudos apontam a necessidade de instalação de um novo ponto de captação de água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para permitir o abastecimento de 11 cidades (Mossoró, Assu, Serra do Mel, Angicos, Lajes, Fernando Pedroza, Caiçara, Pedro Avelino, Riachuelo, Pedra Preta, Jardim de Angicos) a partir de dezembro, quando o reservatório atingirá o volume morto. Esta medida está orçada em R$ 20.206.530.15 e vai atender 417 mil pessoas.

Também foi solicitado ao Ministro da Integração Nacional liberação de recursos para a Operação Vertente, que utiliza carros pipa para abastecer diversas cidades. Hoje são 20 cidades atendidas e uma população de 110 mil habitantes. A previsão é de que outras 45 cidades precisarão ser abastecidas com carros pipa até o final deste ano devido à falta de chuvas. Hoje o Governo do Estado dispõe de R$ 6 milhões e deve receber mais R$ 6 milhões até o final do ano, mas precisa de mais R$ 30 milhões para atender as necessidades de ampliação da distribuição de água à população nas áreas urbanas das cidades.

Outra medida apresentada por Robinson Faria é a construção de uma adutora emergencial do município de Afonso Bezerra até Pendências para abastecimento de 78 mil pessoas. Esta adutora irá conduzir a água de cinco poços já perfurados pela Caern. Para isso são necessários recursos no montante de R$ 68.457.292,22.

O chefe do Executivo estadual ainda reforçou o pleito pela liberação dos recursos para as obras da Barragem de Oiticica, no município de Jucurutu. Hoje são liberados apenas R$ 4,7 milhões/mês, quando deveria estar sendo liberado R$ 15 milhões/mês, o que provoca atraso na execução dos serviços.

“O momento de união do Estado, das forças políticas, bancada federal e prefeitos que deve estar acima de qualquer interesse político. Temos estudos técnicos da Semarh e da Caern e as soluções para os 20 municípios já em colapso pela falta de água e para uma população de 600 mil pessoas que será atingida pelo desabastecimento a partir de dezembro próximo. Nossas reivindicações são realistas e de custo baixo, valor pequeno para atender grande parte da nossa população. O Governo do Estado já vem arcando com poços tubulares, carros pipa, adutoras, obras de acesso à água. Vivemos um momento dramático e precisamos dos recursos federais para atender a população do RN”, afirmou Robinson Faria.

O ministro Hélder Barbalho disse que os projetos do Governo do Estado já foram analisados e aprovados pelo Ministério da Integração e que será preciso aguardar dez dias para o Governo Federal reconhecer o decreto de estado de emergência no RN. Ele disse que vai tratar com o ministro do Planejamento, Diogo Henrique, sobre a necessidade de atualizar o orçamento destinado ao Rio Grande do Norte diante da gravidade da situação. Barbalho também solicitou que a classe política do Estado procure diretamente o presidente Michel Temer para ele intervir junto ao ministro do Planejamento pela liberação dos recursos.

Acompanharam Robinson Faria na audiência a senadora Fátima Bezerra, deputados federais Felipe Maia, Fabio Faria, Walter Alves, Beto Rosado, Zenaide Maia e Antônio Jácome, deputada estadual, representando a Assembleia Legislativa, Larissa Rosado. E os prefeitos das cidades de Mossoró, Lagoa Nova, Equador Guamaré, Alto do Rodrigues, Lajes Pintadas, Cerro Corá, São Rafael, Macau, Pendências e Extremoz.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Tremor ocorre no mar próximo à costa do Japão; sistema de alerta Tsunami foi acionado

Terremoto de magnitude 6,1 atinge o Oceano Pacífico (Foto: Infográfico/G1)
Um tremor de magnitude 6,1 ocorreu nesta quarta-feira (20) no Oceano Pacífico próximo à costa do Japão, informou o Serviço Geológico dos EUA (USGS).
Segundo o órgão, o abalo aconteceu a 281 km a leste da cidade de Kamaishi.
Ainda não há informação se o terremoto foi sentido em território japonês.
O terremoto ocorreu menos de 24 horas depois de um outro poderoso tremor atingir Cidade do México, deixando centenas de mortos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Operação Aerecê totaliza 79 presos durante ação em São José de Mipibú

As Polícias Civil e Militar realizaram a sexta fase da Operação Aerecê nesta quarta-feira (20), em São José de Mipibú. A operação tinha como objetivo cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos pela prática de diversos crimes na cidade e Região Metropolitana da capital.

Foram expedidos 21 mandados de prisão e busca e apreensão, por homicídio, roubo, furto, receptação, estupro, tráfico de drogas e outros crimes. Participaram da ação cerca de 140 policiais e mais de 20 viaturas.

Durante a ação foram presas 11 pessoas e uma delas em flagrante por receptação, porte ilegal de arma de fogo e munições. Durante a ação policial também foram lavrados três Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) por crimes de menor potencial ofensivo.

Com a ação conjunta de hoje, a “Operação Aerecê” totaliza em sua sexta fase a marca de 79 pessoas presas.

Confira mais imagens de sexta etapa no link abaixo:


Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Decisão judicial não fala em “cura gay”

A decisão liminar do juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, que autorizou a chamada “cura gay”, autoriza, na verdade, que estudos sobre sexualidade possam ser desenvolvidos por psicólogos, e que qualquer um pode se submeter, desde que voluntariamente, a tais estudos.

Segundo anotou, a decisão do Conselho Federal de Psicologia que veta tais condutas afeta “a liberdade científica do País e, por consequência, seu patrimônio cultural, na medida em que impede e inviabiliza a investigação de aspecto importantíssimo da psicologia, qual seja, a sexualidade humana”.

“A melhor hermenêutica a ser conferida àquela resolução deve se aquela no sentido de não privar o psicólogo de estudar ou atender àqueles que, voluntariamente, venham em busca de orientação acerca de sua sexualidade, sem qualquer forma de censura”, escreveu o magistrado.

Sua decisão está sendo acolhida na comunidade LGBT como “cura gay”, fazendo supor que a homossexualidade é uma doença.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

CAPOTAMENTO NA BR 304 EM MOSSORÓ.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF),registrou por volta das 11:00hs desta quarta feira 20 de setembro de 2017,um acidente tipo capotamento logo após o Cemitério Novo na BR 304 em Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com as informações,o condutor do veículo Chevrolet/Classic de placas QGE 7912 Mossoró-RN,identificado como Edilson Cândido da Silva seguia sentido Natal/Fortaleza quando ao passar sobre um cascalho que caiu de uma caçamba perdeu o controle do carro vindo a capotar.
O Corpo de Bombeiros esteve no local,juntamente com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192),que após os primeiros atendimentos conduziu o ferido com escoriações leves reclamando de dores no peito para o Hospital Tarcísio Maia para uma melhor avaliação médica.






Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Mossoró RN: Mulher é detida ao tentar entrar no Tribunal do Juri Popular conduzindo munição calibre ponto 40

Uma mulher identificada como Fabiana Soares Duarte, foi detida ao tentar entrar no auditório do Tribunal do Juri Popular de Mossoró, na manhã desta quarta feira 20 de setembro, conduzindo na bolsa uma munição de calibre ponto 40. 

A prisão dela se deu durante a sessão de julgamento. Ela tentava entrar na sala do TJP para assistir o julgamento de José Gildo Pereira Braga, acusado de matar Antônio Jádson Dias de Lima em 2012 na comunidade de Jucuri, zonz rural de Mossoró. 

Após ser detida, Fabiana foi encaminhada pela Polícia Militar à Primeira Delegacia de Polícia, onde foi autuada por posse ilegal de munição e após pagar fiança foi liberada, para responder o processo em liberdade.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

MP recomenda que município de Umarizal-RN demita servidores contratados sem seleção

O Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou que a Prefeitura de Umarizal reduza despesas com pessoal em pelo menos 20%, ou R$ 643 mil por mês. A medida publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (20) tem o objetivo de colocar o município dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Ainda de acordo com a promotoria do município, a prefeitura terá até 80 dias para exonerar servidores contratados sem qualquer seleção. O Executivo terá seis meses para realizar concurso e substituir todos os presos
De acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), 57,29 % das receitas de Umarizal são gastos com pessoal. Esse percentual equivale, ainda segundo o TCE, a um gasto de mais de R$ 10 milhões anuais.
Atualmente, o município possui 290 servidores efetivos, 30 cargos comissionados e 251 funcionários contratados. O último concurso público de Umarizal aconteceu há 17 anos.
“Há várias denúncias nesta Promotoria de Justiça informando que todos os contratados não passaram por qualquer seleção e são pessoas que compõem a base política da Chefe do Executivo Municipal; estando alguns lugares com um número maior de servidores contratados do que realmente são necessários para um bom desenvolvimento das atividades”, informou o MPRN na recomendação.
Para garantir o funcionamento de atividades fundamentais e urgentes, o documento esclarece que a prefeita deverá contratatar temporários, por meio de processo seletivo, com prazo máximo de vigência de seis meses. Além disso, o município deve adotar providências para realizar concurso público para preenchimento integral de seu quadro de pessoal, em todas as áreas, especialmente educação e saúde.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Concluída desde 2015, UPA de Santa Cruz, RN, nunca funcionou

UPA de Santa Cruz, RN, está pronta desde 2015, mas faltam equipamentos (Foto: Marksuel Figueredo/ Inter TV Cabugi)Concluída desde 2015, a Unidade de Pronto Atedimento (UPA) de Santa Cruz, localizada a 120 quilômetros de Natal, é mais uma obra realizada com recursos do Governo Federal no Rio Grande do Norte. Mas ela continua sem prazo para funcionar. Sem uso, o prédio que custou R$ 1,41 milhão já tem parte da estrutura mofada e paredes descascando.
Segundo a Prefeitura, o problema é que falta dinheiro para equipar a UPA e não há qualquer previsão para que haja disponibilidade de recurso. Uma emenda parlamentar foi destinada para esse propósito, mas entrou na lista de contingenciamento do Ministério da Saúde.
A história da UPA é antiga. A construção da estrutura de 984 metros quadrados começou em 2011 e deveria ser concluída em 2012, mas foi abandonado e só retomada em 2013. O novo prazo de entrega era 2014, porém ele também não foi cumprido. O prédio foi entregue apenas no final do ano seguinte.
A Unidade tem capacidade para atender 150 pessoas por dias. Sem funcionar, o atendimento público de saúde se concentra no Hospital Municipal. Lá são atendidos, em média, 250 pacientes por dia - sobrecarga de trabalho para os dois médicos de plantão.

Estrutura da UPA de Santa Cruz foi entregue no final de 2015 e continua sem uso (Foto: Marksuel Figueredo/ Inter TV Cabugi)
Estrutura da UPA de Santa Cruz foi entregue no final de 2015 e continua sem uso (Foto: Marksuel Figueredo/ Inter TV Cabugi)

Morador do bairro Paraíso, Elias Pereira conta que a mulher dele adoeceu e teve que ir pro hospital, mesmo tendo a UPA ali, bem perto de casa. O hospital é longe. Nem sempre eles têm dinheiro para pegar mototaxi. "Seria muito bom para a gente, se funcionasse (a UPA)", ressalta.

A dona de casa Genilce Pereira reclamou do um abandono do poder público. "É uma realidade triste, está lá sem uso e poderia ajudar tantas pessoas", considerou.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Myllena Bulhões, a UPA não funcionou ainda por falta da verba para comprar equipamentos. Recursos foram conseguidos através de uma emenda parlamentar, mas o próprio Ministério da Saúde contigenciou. "Estamos correndo agora para conseguir uma nova emenda", ressaltou. Ela afirmou que não há prazo para conclusão.

UPA de Santa Cruz, RN, está sem uso há dois anos (Foto: Marksuel Figueredo/ Inter TV Cabugi)
UPA de Santa Cruz, RN, está sem uso há dois anos (Foto: Marksuel Figueredo/ Inter TV Cabugi)

Outros casos
O G1 publicou no último dia 14 de setembro, uma matéria sobre cinco UPAs que estão em obras no RN, mas enfrentam atrasos, paralisações ou situações semelhantes à unidade de Santa Cruz. As unidades foram listadas pelo próprio Ministério da Saúde - elas foram financiadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e custaram juntas R$ 10 milhões.
De acordo com o Ministério da Sáude, as obras poderão passar por auditoria e se não começarem a operar as prefeituras terão que devolver recursos à União.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo do RN confirma concurso para PM; Fórum de Segurança discorda da quantidade de vagas e nível exigido

Edital para concurso da PM será publicado até o final de outubro, diz Sesed (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)O Rio Grande do Norte terá concurso público para praça da Polícia Militar ainda este ano, é o que garante a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social. Ao G1, a Sesed confirmou que o edital do concurso, inclusive, será publicado no Diário Oficial do Estado até o final de outubro com a oferta de 1.000 vagas para candidatos de nível médio.
A Sesed também informou que, após o concurso para soldado, um projeto visando um segundo concurso, desta vez só para oficial, será enviado para apreciação dos deputados na Assembleia Legislativa.
Entrave
Porém, existe um entrave. A realização do concurso, no modelo que foi anunciado pelo governo, não agrada o Fórum de Segurança Pública do Rio Grande do Norte – entidade que reúne instituições de segurança pública do estado. Existe discordância em alguns pontos, como a quantidade de vagas ofertadas e o nível de escolaridade exigido.
“Defendemos que o concurso só seja aberto quando for modificada a forma de ingresso. Inclusive, existe um projeto de lei já tramitando na esfera governamental. Defendemos ingresso com nível superior, exigência de CNH no mínimo na categoria ‘B’, investigação social, e exames psiquiátrico e psicológico. Todas essas exigências só serão possíveis com a modificação dos artigos 10 e 11 do Estatuto da PM que trata do assunto”, listou o representante do Foseg, o subtenente da PM Eliabe Marques, que preside a Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN).
A Sesed explicou que, em razão da urgência em se aumentar o efetivo da PM, o jeito mais rápido de ampliar o quadro é realizar um concurso com nível médio. Para nível superior o processo é mais demorado porque existe a obrigação de o certame ser aprovado pela Assembleia, o que retarda o processo.
Sobre isso, Eliabe também também apresentou uma alternativa diferente. “Quer rapidez, é só convocar os 824 suplentes do concurso público realizado em 2005. Destes, pelo menos 600 têm capacidade de assumir a função”, sugeriu.

Ainda de acordo com o representante do Foseg, o deficit de efetivo na Polícia Militar do RN é fruto da omissão e da negligência dos sucessivos governos nos últimos 15 anos, incluindo o atual. "Nenhum destes gestores teve o devido zelo e compromisso com a segurança da população. Hoje, existe um deficit de 5.792 policiais militares no estado. Como a população do RN é de 3,5 milhões de habitantes, há 1 PM para cada grupo de 456 habitantes. O número razoável seria de 1 policial para 250 habitantes”, ressaltou Eliabe.
“Mas mesmo diante desse deficit, o atual governo não pode querer resolver o problema de maneira irresponsável. Defendemos a realização de concurso de forma planejada, com turmas de no máximo 600 policiais. Do contrário, haverá comprometimento na qualidade da formação, na questão previdenciária, na ascensão funcional (carreira)”, acrescentou o subtenente.
Efetivo
São praças da PM: soldados, cabos, sargentos e subtenente. São oficiais: tenentes, capitães, majores, tenentes-coronéis e coronéis.
Segundo a Polícia Militar, a corporação possui atualmente 7.641 praças e 469 oficiais, o que totaliza 8.316 PMs. O ideal, ainda de acordo com a própria PM, é que o efetivo atual fosse de 13.466 policiais.
Salário
Hoje, o salário de um soldado da PM no RN é de R$ 2.904 ao ser incorporado (nível 1). No caso de um aluno oficial, ele recebe no 1º ano de curso de aspirante a tenente R$ 4.486,68. Caso chegue a coronel, que é a patente mais alta na corporação, o salário a receber é de R$ 18.945,31.
O Fórum
O Fórum de Segurança Pública do Rio Grande do Norte foi criado em 2015 com a missão de promover debates, traçar estratégias, ações e propostas para o aparelhamento e desenvolvimento do setor. É composto pelo Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do RN (Sinpef-RN), Associação dos Bombeiros Militares do RN (ABM-RN), Associação dos Cabos e Soldados da PM do RN (ACS-PMRN), Associação dos Guardas de Trânsito do RN (AGT), Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBM-RN), Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN (Sindasp-RN), Sindicato dos Guardas Municipais do RN (Sindguardas-RN), Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol-RN) e Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do RN (Sinprf-RN).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Condenada por desviar R$ 14 milhões do TJRN tem pena reduzida por estudar para o Enem

Carla Ubarana e George Leal foram presos em 2016, quando foram esgotados recursos na Justiça (Foto: Ana Silva/Tribuna do Norte)Condenada a nove anos e quatro meses de prisão, a ex-chefe da Divisão de Precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Carla Ubarana, conseguiu reduzir 100 dias da pena recebida estudando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão publicada na última segunda-feira (18) é do juiz Henrique Baltazar, da Vara de Execuções Penais de Natal. Ela é condenada, junto com o marido, George Leal, por desvio de R$ 14 milhões dos precatórios do TJRN.
A remissão de pena foi pedida pela defesa de Ubarana, que desejava 133 dias de redução. Os advogados levaram em conta que a legislação e recomendações do Conselho Nacional de Justiça garantem redução de 100 dias para apenados que realizarem os exames de ensino fundamental e médio promovidos pelo Ministério da Educação, além de mais um terço desses dias para quem concluir o curso.
O juiz concedeu a remissão dos 100 dias, mas não reconheceu o direito aos 33 dias por conclusão. "No caso, a executada não concluiu ensino fundamental, médio ou superior no curso do cumprimento da pena, não importando que tenha prestado o ENEM", considerou o magistrado.
Entre julho e agosto, a defesa pediu por duas vezes, em menos 30 dias, transferência de Ubarana para prisão domiciliar, para tratar problemas de saúde. Entretanto, a Justiça considerou que todo tratamento necessário pode ser oferecido pelo sistema penitenciário estadual.
Prisão
Carla Ubarana e George Leal foram presos na tarde do dia 22 de agosto de 2016, em Natal, após terem sido esgotadas as possibilidades de recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os dois foram condenados por peculato.
George Leal foi condenado a 6 anos e 4 meses em regime semiaberto. O casal foi condenado em 2013, pela 7ª vara criminal de Natal, por fraudes na divisão de Precatórios do TJRN. Segundo a denúncia do Ministério Público, Carla encabeçava um esquema que desviou, de acordo com a sentença, R$ 14.195.702,82.

Na sentença, o juiz José Armando Ponte mandou que todos os bens apreendidos em nome de Carla e George fossem leiloados e que o dinheiro arrecado fosse depositado em conta a ser definida pelo Tribunal de Justiça. Essa mesma conta deve receber o dinheiro em espécie - moeda nacional e estrangeira - apreendido com o casal.
Os demais réus foram absolvidos.
Operação Judas
Carla Ubarana não havia prestado concurso para entrar no Tribunal de Justiça. Ela foi incorporada ao quadro de servidores efetivos ainda na década de 80, antes da normatização da Constituição Federal, que obriga a realização de concurso público para admissão de servidores municipais, estaduais e federais. Ao longo de mais de uma década, Ubarana ocupou diferentes posições no Tribunal e foi demitida enquanto ocupava o cargo de técnico judiciário de 3º entrância da Comarca de Natal. O salário da ex-servidora girava em torno de R$ 9 mil.
A demissão de Carla Ubarana ocorreu dias após a própria presidenta do TJ à época, Judite Nunes, determinar a retomada do pagamento do salário da ex-servidora, suspenso desde junho. A ex-servidora e seu marido, o empresário George Leal, foram presos em janeiro de 2012 em Recife.
O esquema de corrupção foi investigado pelo Ministério Público Estadual e desencadeou a Operação Judas. Após acordo de delação premiada, Carla e George assumiram a autoria dos crimes e citaram que tudo ocorria sob a anuência dos ex-presidentes do TJRN, os desembargadores Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro. Ambos foram afastados da Corte potiguar pelo Conselho Nacional de Justiça e foram condenados à perda do cargo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Greve dos Correios atinge 20 estados e o DF, diz federação dos trabalhadores

Funcionários dos Correios em SC aprovaram greve em assembleia na terça-feira  (Foto: Sintect-SC)
A greve dos Correios começou às 22h de terça-feira (19) e atinge 20 estados e o Distrito Federal, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).
A paralisação envolve os trabalhadores dos sindicatos de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Brasília (DF), Campinas (SP), Ceará, Espírito Santo, Goiás, Juiz de Fora (MG), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Ribeirão Preto (SP), Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Maria (RS), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP), Sergipe, Santa Catarina, Uberaba (MG) e Vale do Paraíba (SP).
Dos 31 sindicatos ligados à Fentect, somente três ainda não realizaram assembleia: Acre, Rondônia e Roraima.
As agências franqueadas não estão participando da greve. Atualmente, são mais de 6.500 agências próprias dos Correios pelo país, além de 1 mil franqueadas.
Segundo a federação, foram mais de 50 dias de negociação, sem sucesso. Entre os motivos da greve estão o fechamento de agências por todo o país, pressão para adesão ao plano de demissão voluntária, ameaça de demissão motivada com alegação da crise, ameaça de privatização, corte de investimentos em todo o país, falta de concurso público, além de mudanças no plano de saúde e suspensão das férias para todos os trabalhadores, exceto para aqueles que já estão com férias vencidas.
O G1 entrou em contato com os Correios e aguarda posicionamento da empresa sobre a greve.
Crise nos Correios
Os Correios enfrentam uma severa crise econômica e medidas para reduzir gastos e melhorar a lucratividade da estatal estão em pauta.
Nos últimos dois anos, os Correios apresentaram prejuízos que somam, aproximadamente, R$ 4 bilhões. Desse total, 65% correspondem a despesas de pessoal.
Em 2016, os Correios anunciaram um Programa de Demissão Incentivada (PDI) e pretendia atingir a meta de 8 mil servidores, mas apenas 5,5 mil aderiram ao programa.

Os Correios anunciaram em março o fechamento de 250 agências, apenas em municípios com mais de 50 mil habitantes, além de uma série de medidas de redução de custos e de reestruturação da folha de pagamentos.
Em abril, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, afirmou que a demissão de servidores concursados vinha sendo estudada. Segundo ele, os Correios não têm condições de continuar arcando com sua atual folha de pagamento e contratou um estudo para calcular quantos servidores teriam que ser demitidos para que o gasto com a folha fosse ajustado.
Em março, o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou que, se a empresa não promovesse o "equilíbrio rapidamente", "caminharia para um processo de privatização".
A estatal alega ainda que o custeio do plano de saúde dos funcionários é responsável pela maior parte do déficit da empresa registrado nos últimos anos. Hoje a estatal arca com 93% dos custos dos planos de saúde e os funcionários, com 7%.

Fonte: G1
Leia Mais ››