quinta-feira, janeiro 18, 2024

Dois torcedores do Baraúnas são baleados após ataque a tiros em festa em Mossoró

Torcedores foram socorridos para o Hospital Tarcísio Maia — Foto: Blog Passando na Hora/Reprodução/Cedido

Dois torcedores do Baraúnas - um de 20 e um de 25 anos - foram baleados na sede de uma torcida organizada na tarde desta quinta-feira (18) em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, eles foram alvos de um atentado realizado por quatro suspeitos.


Os dois homens foram socorridos e levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional Tarcísio Maia.


No momento do crime, os torcedores comemoravam a vitória por 2 a 1 do Baraúnas contra o Potiguar, no clássico da cidade. O jogo aconteceu na noite de quarta (17) no Nogueirão.



De acordo com a PM, quatro suspeitos armados invadiram a sede da torcida organizada, que fica no bairro Dom Jaime Câmara, e atiraram diversas vezes contra os torcedores presentes, atingindo dois deles.


Segundo a PM, um dos torcedores foi atingido com um tiro na cabeça. O estado de saúde das vítimas não foi informado pelo Hospital Regional Tarcísio Maia.


A PM não informou qual a motivação do atentado. O caso será investigado pela Polícia Civil.


Torcedores presos antes do jogo

Antes do jogo na noite de terça, quatro torcedores de uma torcida organizada do Baraúnas foram presos, durante uma abordagem policial, com rojões, canivetes, soco inglês e um cassetete de madeira.


Em nota, o Baraúnas informou que não reconhece duas torcidas organizadas como associadas ao clube e que os fatos recorrentes de violência mostraram "a existência de interesses paralelos ao bem comum do Leão do Oeste"


"O rompimento de qualquer relação entre o Baraúnas e os dois grupos ocorre por tempo indeterminado", disse a nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Turista que morreu ao cair de falésia com quadriciclo em Pipa é identificada

Ana Carla Silva de Oliveira, de 31 anos, morreu após cair de falésia em Pipa — Foto: Reprodução/Redes sociais

A turista que morreu após cair com um quadriciclo na tarde desta quarta-feira (17) de cima de uma falésia na praia de Pipa, no município de Tibau do Sul, litoral do Rio Grande do Norte, era de Roraima e estava no Rio Grande do Norte com familiares.


Ana Carla Silva de Oliveira, de 31 anos, era servidora da Assembleia Legislativa de Roraima. A Casa Legislativa emitiu uma nota oficial na manhã desta quinta-feira (18), lamentando o fato.


"A Mesa Diretora, demais parlamentares e servidores, em especial do gabinete do deputado Dr. Cláudio Cirurgião, colegas de Ana Carla, prestam condolências e solidariedade a familiares e amigos neste momento difícil", diz a nota.



Perdemos uma grande amiga-irmã que tinha como meta de vida fazer o bem e ajudar os outros. Vamos sempre lembrar do seu sorriso simpático e gentil minha amiga. Você deixará muitas saudades. Obrigado por tudo que fez por todos nós", escreveu o deputado Cláudio Cirurgião nas redes sociais.


A outra mulher que estava como Ana Carla no quadriciclo é cunhada dela e tem 29 anos. Ela foi socorrida pela helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte está internada no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.


Prefeitura vai investigar acidente

Nesta quinta-feira (18), a prefeitura de Tibau do Sul, município onde fica a praia, lamentou o acidente "que envolveu duas turistas de Roraima" e informou que vai instaurar um processo administrativo para apurar o acidente.


Falésia onde o acidente aconteceu, em Pipa — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

"A atividade de quadriciclo possui legislação regulamentadora, de acordo com Lei Municipal 727 de 12 de novembro de 2021. Em face ao acidente, a Prefeitura irá instaurar um processo administrativo com vistas a apurar os fatos ocorridos e sendo o caso, apontar a responsabilidade", informou o município.

No local do acidente, na manhã desta quinta-feira (18), não havia qualquer placa sinalizando para o perigo de queda. A prefeitura do município não respondeu aos questionamentos sobre o assunto até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Turista morre após cair de falésia em quadriciclo na praia de Pipa

Helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança Pública foi acionado para fazer o resgate — Foto: Divulgação/CIOPAER

Uma mulher morreu após cair com um quadriciclo na tarde desta quarta-feira (17) de cima de uma falésia na praia de Pipa, no município de Tibau do Sul, litoral do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar.


De acordo com os militares, uma outra mulher, de 29 anos, também estava no veículo quando ele despencou, por volta das 16h40. Ela foi levada no helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança Pública para o Pronto-socorro Clóvis Sarinho, em Natal, e estava consciente quando chegou, segundo informou a unidade. O estado de saúde não foi informado.


De acordo com a Polícia Militar, as duas mulheres envolvidas no acidente são turistas. A vítima fatal não havia sido identificada pela PM e nem pelo Corpo de Bombeiros até a atualização mais recente desta matéria.


O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado para fazer a perícia no local e realizar a necrópsia do corpo para auxiliar na investigação do caso.


Equipes do Corpo de Bombeiros e da PM prestam socorro às vítimas de queda na falésia de Pipa — Foto: Cedida/Polícia Militar

Trecho tem acidentes frequentes

Esse não é o primeiro acidente com vítima fatal que ocorre nas falésias de Pipa envolvendo quadriciclos. Em novembro de 2022, um turista carioca morreu após cair também de quadriciclo no trecho conhecido como Chapadão. Jouber Manhaes tinha 68 anos de idade.


Outros acidentes também foram registrados no trecho. Em julho do ano passado, duas irmãs caíram da falésia e uma delas, de 26 anos, precisou passar por uma cirurgia no antebraço.


Em novembro de 2021, um turista de Fortaleza, de 19 anos, também despencou de uma altura de 30 metros do Chapadão com um quadriciclo. Ele teve fraturas no fêmur e na coluna, passando por cirurgias após ser socorrido.


Em setembro de 2020, uma turista grávida e o namorado perderam o controle do quadriciclo e caíram do Chapadão. Os dois foram resgatados conscientes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criminosos invadem casa e matam duas mulheres a tiros no interior do RN


Criminosos invadiram uma casa, balearam um homem na perna e executaram duas mulheres a tiros, na madrugada desta quarta-feira (17), em Caiçara do Rio do Vento, na região Central potiguar. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte.


Os criminosos fugiram após o crime. O homem ferido foi socorrido e hospitalizado. Segundo a PM, ele tem 23 anos, tem passagem pela polícia e é usuário de drogas.


Já as mulheres, segundo a PM, seriam duas primas, que estariam morando na cidade há cerca de um mês. No entanto, elas não foram identificadas oficialmente pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) até a última atualização desta matéria.


Acionada, a Polícia Militar enviou uma equipe da 9⁰ Companhia Independente da PM ao local, que confirmou o crime e chamou a Polícia Civil e o Itep para dar início às investigações e perícias necessárias.


A possível motivação do crime e o número de autores do crime não foram informados pela polícia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lei que proíbe uso de celular em salas de aula no RN é promulgada

Criança com o celular na sala de aula — Foto: TV Globo/Reprodução/Arquivo

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) promulgou a lei que proíbe o uso de celulares smartphones "para fins não pedagógicos" em salas de aula no estado. A lei foi publicada na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial da ALRN.


De autoria do deputado estadual Hermano Morais (PV), a lei "veda" o uso desse tipo de celular nos horários de aula nas escolas de ensino fundamental e médio, e é válida para as redes pública e privada.


O aparelho celular poderá ser utilizado, no entanto, "desde que para fins pedagógicos, sob orientação e supervisão do profissional de ensino", cita a lei.

A promulgação foi feita pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), após o governo do RN não sancionar ou vetar a lei depois do projeto ter sido aprovado pelos deputados estaduais em plenário, ocorrendo, assim, o que se chama de "sanção tácita". A lei, portanto, entra em vigor a partir desta quarta.


De acordo com o documento, são entendidos como smartphones os aparelhos celulares com sistema operacional e aplicativos com funções de telefone, câmera, acesso à internet, relógio, tocador de músicas, vídeos, estações de rádio e quaisquer outros recursos típicos de computadores pessoais.


De acordo com o propositor da lei, Hermano Morais, a a medida foi apresentada tendo em vista o relatório global da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de julho de 2023.


Matéria tinha sido aprovada em plenário pelos deputados estaduais, mas não chegou a ser sancionada pelo governo — Foto: João Gilberto/ALRN/Arquivo

Segundo o parlamentar, o relatório "chegou a conclusões alarmantes acerca dos efeitos do uso excessivo do celular no desempenho educacional e na estabilidade emocional de crianças e adolescentes".


Diante disso, disse o deputado, se faz "urgente a adoção de medidas efetivas que venham a enfrentar essa problemática".


A medida tem sido aplicada também em outras localidades do país. Em agosto de 2023, a prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, proibiu o uso dos celulares em escolas da rede municipal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Queda de raios no RN aumenta 40% e chega a 113 mil em 2023; veja orientações de segurança

Queda de raios no RN aumenta 40% e chega a 113 mil em 2023 — Foto: Divulgação/Neoenergia Cosern

Cerca de 113 mil raios caíram no Rio Grande do Norte ao longo de 2023, segundo um compilado feito pela Neoenergia Cosern com base na plataforma Climatempo. O número é 40% maior do que o registrado em 2022. As maiores incidências de descargas atmosféricas aconteceram nos municípios de Mossoró (7.902), Apodi (5.420) e Campo Grande (5.034).


De acordo com a distribuidora de energia, o fenômeno natural provocou, em todo o estado, 3.191 interrupções no fornecimento de energia elétrica; deixou cerca de 432 mil unidades consumidoras sem energia; e danificou aproximadamente 301 equipamentos do sistema, incluindo postes, transformadores e cabos.


Além de provocar perturbações no sistema elétrico, a queda de raios também pode comprometer as instalações elétricas das residências.



“A energia contida no raio sempre procura a terra. Ao atingir uma edificação, o caminho natural que ela percorre é por meio das partes condutivas das instalações elétricas, as ferragens estruturais ou, quando existentes, os cabos e hastes específicos para essa função. Por isso, é extremamente importante que, durante uma tempestade acompanhada de raios, as pessoas retirem os aparelhos elétricos das tomadas como forma de prevenção a choques e danos nos eletrodomésticos”, recomenda Antônio Lima, gerente de segurança da Neonergia Cosern.


Veja orientações de segurança para casos de queda de raios:


Busque abrigo tão logo veja nuvens carregadas no céu ou escute um trovão;

Evite colher frutas, legumes ou verduras, abrigar-se ou caminhar perto de árvores;

Não fique próximo a animais e nem ande a cavalo;

Não fique próximo a cercas de arame;

Não fique próximo a objetos metálicos pontiagudos como enxadas, pás e facões;

Não se abrigue debaixo de varandas, barracos e celeiros;

Não caminhe em áreas descampadas;

Não fique parado em rodovias, ruas ou estradas;

Não suba em locais como telhados, terraços e montanhas;

Não tome banho em praia, rio, açude ou piscina durante uma tempestade;

Não utilize equipamentos elétricos ligados à rede elétrica;

Não fale ao telefone com fio ou utilizar o celular conectado ao carregador;

Não tome banho utilizando o chuveiro elétrico.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Tribunal de Contas abre consulta pública para população do RN indicar problemas a serem fiscalizados

Tribunal de Contas do Estado do RN (Arquivo) — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) anunciou que disponibilizou à população, nesta quarta-feira (17), uma consulta pública para auxiliar na definição das ações de controle externo no Plano de Fiscalização Anual do biênio 2024/2025.


Segundo a Corte, essa é a primeira vez em que a consulta é aberta à população. Qualquer cidadão que tenha interesse pode enviar suas sugestões e indicações dos problemas públicos que mais lhes afetam até o dia 27 de janeiro, por meio de um formulário eletrônico (aqui).


No formulário, o usuário pode indicar os 10 problemas públicos que considera mais importantes, para a atuação do TCE, com temas relacionados à pobreza, fome, saúde, educação, gênero, água/saneamento, energia, trabalho, desenvolvimento, cidades, consumo, clima, vida aquática/terrestre, segurança, instituições e meios de desenvolvimento, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU.


"No processo de escolha, o TCE procura identificar as auditorias e demais fiscalizações que trarão maiores benefícios à sociedade. A Corte potiguar realiza o PFA de acordo com as melhores práticas internacionais de auditoria", informou a instituição.


Após encerrado o período de consulta pública, as contribuições serão avaliadas segundo critérios de materialidade, relevância, risco e oportunidade, anunciou o TCE.


A avaliação será feita com a participação de servidores das unidades técnicas envolvidas no processo de seleção que irão determinar as contribuições que poderão integrar a proposta do PFA 2024/2025.


O Tribunal de Contas é o órgão responsável pela fiscalização da aplicação dos recursos públicos por parte dos governantes estaduais e municipais. No caso dos recursos federais, a fiscalização é realizada pelo Tribunal de Contas da União.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mossoró lança concurso com 112 vagas para a educação; inscrições começam nesta quarta-feira (17)

Escola em Mossoró (Arquivo) — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca

A Prefeitura de Mossoró publicou no Diário Oficial do Município desta terça-feira (16) o edital de um concurso público com 112 vagas imediatas para cargos de níveis médio e superior da Secretaria Municipal de Educação (SME). A remuneração inicial varia de R$ 1.527,88 a R$ 5.338,87.


Clique AQUI para ler o edital (a partir da página 2)

As vagas são para os cargos de professor da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Inglesa, Ensino da Arte, Ensino Religioso e Educação Física). Também há oportunidades para supervisor escolar e nutricionista.



Pela primeira vez na história da Educação de Mossoró, um concurso público também oferece vagas para professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), psicólogo educacional, assistente social e profissional de apoio à Educação Inclusiva.


Além das vagas imediatas, o concurso oferece cadastro de reserva com 560 oportunidades.


Inscrições e etapas

As inscrições serão abertas às 14h desta quarta-feira (17), seguindo até o dia 19 de fevereiro, no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN).


O concurso compreenderá as seguintes etapas: provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório; prova de títulos de caráter classificatório, para os cargos de nível superior; avaliação biopsicossocial aplicada aos candidatos inscritos na condição de Pessoa com Deficiência (PcD) e procedimento de heteroidentificação para candidatos que se autodeclararem negros.


As provas serão aplicadas no dia 7 de abril, pela manhã (para o cargo de nível médio) e à tarde (para cargos de nível superior).


A taxa de inscrição para nível médio é de R$ 100,00. Já para nível superior o valor é de R$ 130,00. Candidatos inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), observada a renda familiar per capita, mensal, no valor inferior ou igual a meio salário-mínimo, terão isenção.


Doadores de sangue, de órgãos, de medula óssea e participantes que tenham contribuído nas três últimas eleições na função de mesário também serão isentos do pagamento da taxa.


Fonte: g1

Leia Mais ››