quarta-feira, março 06, 2024

Sesap divulga guia para fortalecer combate ao mosquito da dengue no RN; confira



O enfrentamento à dengue passa principalmente pelo combate ao seu principal vetor, que é o mosquito Aedes aegypti. Para reforçar, qualificar e facilitar o combate, em especial o que é feito diretamente pela população nas residências, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta quarta-feira (6) um guia de inspeções à imóveis para identificar situações de riscos para proliferação do mosquito.


O documento foi pensando a partir de dados que apontam que mais de 70% dos focos de mosquitos estão nas residências. Assim, o guia conta com uma série de orientações e ações preventivas para limpeza das casas e arredores, além de outros prédios em geral, incluindo um checklist que deve ser feito ao menos uma vez por semana.


Confira o guia clicando aqui.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Empregado que chamou presidente da Caern de ladrão em Whatsapp tem demissão anulada


A Vara de Trabalho de Caicó anulou a demissão por justa causa de um empregado da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande Do Norte (Caern) que xingou o presidente da companhia com termos chulos, acusando-o inclusive de “ladrão”, num grupo de Whatsapp.


O grupo era formado por empregados da Caern, e as agressões teriam ocorrido em abril de 2023 devido a questões envolvendo o pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR)


De acordo com o trabalhador, a demissão por justa causa ocorreu por perseguição da direção da Caern por sua luta em defesa da colegas, pois sempre foi uma “liderança entre seus colegas caernianos”, estando à frente dos movimentos trabalhista.


A empresa, alegou em sua defesa que o ex-empregado “tratou o presidente da Caern, com palavreado chulo e ofensivo, como “ladrão”, “safado”, “fuleiro” e “filho da p…”. Com o agravante de o ter acusado de ter cometido crime de roubo”. A Caern negou ainda qualquer tipo de perseguição.


No entanto, o juiz Higor Marcelino Sanches, afirmou que apesar de concordar que a ofensa ao presidente da Caern é totalmente reprovável, “verifico que é um fato isolado dentro do histórico funcional do reclamante (trabalhador), que conta com quase 40 anos de empresa”.


Ele afirmou, ainda, que o presidente da Caern é uma pessoa pública, por isso traz um ônus de prestação de contas, com a necessidade de ser o máximo possível transparente.


“Essa conduta (de transparência) não é garantia que possamos estar isentos a juízos errôneos por parte da população e dos subordinados, pois nem sempre as pessoas politicamente expostas conseguem agradar a todos”, afirmou o juiz.


O que seria o caso do processo, “em que houve um excesso por parte do autor, que, sem qualquer sombra de dúvidas, tratou o presidente da empresa de forma inadequada, em um ato isolado”.


“No entanto, temos que ver que nem sempre as pessoas conseguem separar o público do privado, principalmente quando se trata de redes sociais, como é o caso dos autos, em que os comentários proferidos pelo reclamante foram externados em um grupo privado de Whatsapp”.


O fato de ser no grupo privado, para o magistrado, demonstra “claramente que não houve intenção de macular externamente a imagem do presidente da empresa de forma pública”.


Por isso, para ele, a penalidade de dispensa por justa causa, em razão de um xingamento em um grupo privado, seria “extremada para uma vida de empresa, que se traduz em quase 40 anos de trabalho e dedicação”.


“Nesse sentido, um ato isolado, que pode estar contaminado por circunstâncias pessoais momentâneas, não pode servir de motivo para a dispensa injusta, caracterizando uma desproporção entre o ato e uma medida tão grave, como é a justa causa”.


Por fim, ele determinou a imediata reintegração do autor do processo ao serviço e condenou a Caern a pagar todas as verbas salariais e indenizatórias não pagas ao autor desde o dia da demissão (07.08.2023) até a efetiva reintegração.


Fonte: Tribuna do Norte Com informações do TRT 21ª Região

Leia Mais ››

17° Homicídio em Mossoró 2024: Homem é morto a tiros em via pública no Loteamento Três Vinténs


Mossoró registra o 17° homicídio do ano de 2024. O crime aconteceu por volta das 18h20min desta quarta feira 06 de março no Loteamento Três Vinténs.


A vitima foi Nonato Edilson de Souza, conhecido como “Pikachú” de 22 anos, foi morto com vários tiros em plena via pública.


De acordo com a PM ele trafegava de carroça próximo a sua residência quando foi surpreendido pelos inimigos que se aproximaram e começaram a atirar contra sua pessoa.


Pikachú ainda correu, tentando escapar da morte, mas foi perseguido e executado. No local várias cápsulas de pistola .40 ficaram espalhadas pelo chão.


A PM isola o local aguardando a chegada das equipes do Itep e da Polícia Civil.




Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Dupla é presa com armas e moto roubada e confessa que iria matar um desafeto em Marcelino Vieira



Uma ação conjunta entre as Polícias Civil de Alexandria, e Militar de Marcelino Vieira, na tarde desta terça feira 05 de março de 2024, resultou na prisão de dois homens, suspeitos de integrarem uma facção criminosa e apreensão de armas.


A prisão ocorreu na cidade de Marcelino Vieira na região do Alto Oeste Potiguar. os presos foram identificados como,  Antônio Giltervânio Valcácer Lopes e Francisco Alejandro de Araújo Teixeira, conhecido como “Galeguinho“, natural de Catolé do Rocha/PB.


Com eles foram apreendidas cinco armas de fogo de fabricação caseira, munições de grosso calibre além de uma moto com queixa de roubo. A dupla confessou ao delegado Murilo Baessa, que estavam se preparando para matar um traficante de drogas em Marcelino Vieira.


O alvo da dupla seria Francisco Douglas Maia Lima. Eles foram autuados em flagrante  por posse ilegal de arma de fogo (artigo 14) e receptação (artigo 180). Após os procedimentos realizados na delegacia da Polícia Civil de Alexandria, os dois foram encaminhados ao sistema prisional onde ficarão a disposição da justiça.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN (SECOMS)

Leia Mais ››

Fuga alucinante em Mossoró revolta crime organizado. Entenda

Google Maps
Imagem aérea presidio penitenciária cadeia de mossoró - Metrópoles

Autoridades que acompanham as buscas pelos fugitivos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) revelaram para a coluna Na Mira que criminosos do estado e do Ceará não têm prestado apoio à dupla. As fontes confirmam que o forte aparato policial mobilizado na região de Baraúna (RN), próximo à divisa com a unidade da Federvizinha, tem incomodado quadrilhas que atuam nas redondezas.


Além disso, como a coluna Na Mira divulgou com exclusividade, a dupla foi expulsa do Comando Vermelho (CV) e está jurada de morte. Deibson e Rogério pertenciam à facção criminosa até tentarem fugir do Presídio Antônio Amaro Alves (AC), em julho de 2023.


A decretação das mortes partiu da liderança do CV no estado, justificada por suposta traição da dupla, que pretendia fundar uma organização criminosa própria.


Ainda segundo as fontes ouvidas pela coluna Na Mira, “como ex-integrante do Comando Vermelho, a dupla não teria apoio de outras organizações criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção originariamente paulista, ou o Sindicato do Crime, criada no Rio Grande do Norte, pois esse tipo de traição não é aceita em qualquer tipo [de grupo criminoso]”.


Informações levantadas pela investigação revelaram, ainda, que a dupla foi jurada de morte por ordem dos presos Railan Silva dos Santos e Selmir da Silva Almeida Melo, atualmente custodiados na Penitenciária Federal de Mossoró.


Os dois detentos são apontados pelas autoridades do Acre como as principais lideranças do CV no estado. “Nesse tipo de situação, para uma traição como a imputada a Rogério e Deibson, a punição definida é a morte”, relatou a fonte ouvida pela reportagem.


Rebelião

Em julho de 2023, uma rebelião que durou mais de 24 horas terminou com cinco detentos mortos no presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves, na capital Rio Branco (AC). Três dos detentos assassinados ainda foram decapitados.


A rebelião começou depois de presos do CV invadirem a ala de rivais das facções B13 e PCC. Deibson e Rogério estariam ligados a essa rebelião e foram transferidos para o presídio federal de Mossoró após o massacre.


Na ocasião, eles também teriam tentado executar Railan e Selmir para fundar a nova facção. O plano acabou frustrado, e a dupla em fuga foi expulsa do CV e jurada de morte.


Fonte: Na Mira

Leia Mais ››

Casal suspeito de comprar roupas para fugitivos de Mossoró é procurado pela polícia

Polícia procura casal que teria comprado roupas para fugitivos de Mossoró — Foto: Reprodução

Um homem e uma mulher são procurados pela polícia suspeitos de terem comprado roupas, em uma loja em Baraúna, para os fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. Vídeos de câmeras de segurança mostram o casal comprando bermudas e camisetas, uma delas vermelha – mesma cor que os moradores disseram ter visto um dos fugitivos vestindo no último domingo (3).


Deibson Nascimento e Rogério Mendonça fugiram da penitenciária de segurança máxima no dia 14 de fevereiro. Foi a primeira fuga registrada no sistema prisional federal, criado em 2006. A força-tarefa entrou, nesta quarta-feira (6), no 22º dia de buscas pela dupla.


De acordo com as investigações, as roupas foram compradas pelo casal na manhã de sábado (17) e entregues no mesmo dia ao mecânico Ronaildo da Silva Fernandes, o "Galego" - dono do sítio em Baraúna onde os fugitivos ficaram escondidos por quase uma semana. Ronaildo, por sua vez, levou as roupas para os foragidos.


As investigações apontam que, após invadir uma casa na zona rural de Mossoró no dia 16, Deibson e Rogério fugiram em direção a Baraúna. Lá, eles ficaram escondidos em uma propriedade de Ronaildo do dia 17 - quarto dia de buscas - até o dia 23.


Em depoimento à polícia, Ronaildo disse que, sob ameaça, foi obrigado a levar comida diariamente para os fugitivos. O mecânico foi a quinta pessoa presa na operação em busca dos foragidos.


Buscas

A polícia que trabalha nas buscas acredita que a dupla está desarmada, sem apoio e sem condições de ir mais longe. Acredita-se que os fugitivos ainda estejam na região de Baraúna, a 35 quilômetros de Mossoró.


Segundo as investigações, Deibson e Rogério não estariam mais com nenhum aparelho celular e um deles estaria machucado e mancando, segundo informações de testemunha que foi ouvida pelos policiais na quinta (29).


Operação fez cerco em área de plantação na zona rural de Baraúna para recapturar fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


Dentro da área de 5 km de raio de busca utilizada pelas forças policiais, foi criado um cerco ainda menor na última segunda (4), agora com apenas 1 km de raio. O novo raio está localizado dentro de uma fazenda de frutas, onde há uma reserva de caatinga preservada e de mata fechada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Especializado em captura de pessoas, cão farejador de Mato Grosso chega ao RN para auxiliar buscas por fugitivos da Penitenciária de Mossoró

Cão fúria, da polícia penal do Mato Grosso, será usado em buscas por fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

Dois policiais penais especializados em operações especiais e um cão farejador da raça pastor-belga-malinois do Mato Grosso, chegaram ao Rio Grande do Norte no fim da manhã desta quarta-feira (6) para reforçar as buscas por Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro, na primeira fuga da história do sistema prisional federal, criado em 2006.


Os agentes e os cachorro desembarcaram em Natal em um voo comercial e vão viajar para Mossoró em uma viatura da Polícia Penal do Rio Grande do Norte ainda nesta quarta (6). A distância entre as duas cidades é de aproximadamente 280 km.


Segundo o governo do Mato Grosso, o cão Fúria é treinado para buscas e captura de humanos, inclusive em áreas de mata. Aos sete anos, o cachorro tem um "currículo” extenso, com treinamentos também para incursões internas nos presídios.


As operações mais recentes das quais o cão participou foram buscas e captura de fugitivos do Presídio de Água Boa (650 km de Cuiabá), e a apreensão de 360 kg de droga, no ano passado. A droga estava escondida em compartimentos de um caminhão.


A equipe viajou ao Rio Grande do Norte a pedido da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Outros cães farejadores são utilizados nas buscas, além de drones com sensores térmicos, helicópteros e outros aparelhos.


Policiais penais e cão farejador do Mato Grosso chegam ao Rio Grande do Norte para reforçar buscas por fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. — Foto: Inter TV Cabugi


"Ele é um cão treinado para recaptura de pessoas foragidas e faro de entorpecentes. A gente vai usar ele no máximo da qualidade que ele tem, e desempenho, para ajudar nessa operação", afirmou o policial penal Jezial Marques, do Mato Grosso.

O médico-veterinário Saul Cortez explica que a raça tem características que garantem uma grande capacidade olfativa.


"Formação de focinho, abertura de narinas, todos os turbilhões nasais. A estrutura fisiológica desse animal permite que ele tenha um olfato muito aguçado, muito superior a outras raças de cães farejadores também. Outra característica é que é um animal inteligente, domável, recebe instrução de maneira fácil e consegue identificar exatamente o faro que o instrutor quer que ele identifique. É um animal resistente e com muito vigor, que consegue transpor obstáculos de maneira fácil", disse.


As buscas estão concentradas na área rural de Baraúna, cidade vizinha a Mossoró e que faz divisa com o Ceará. A operação para recaptura envolve mais de 600 agentes de segurança, que atuam de forma integrada. São policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, além da Força Nacional.


Cerco

As pistas deixadas pelos fugitivos e confirmadas pela força-tarefa foram todas na zona rural das cidades de Mossoró e Baraúna (veja mais abaixo a cronologia).


O cerco ganhou novas informações na última quinta-feira (29) após agricultoras relatarem ter visto dois homens em uma plantação de bananas. A força-tarefa confirmou que eram os fugitivos.


No domingo (3), houve um novo cerco em uma fazenda na cidade de Baraúna, onde moradores disseram ter visto os dois durante a madrugada. De acordo com investigadores, os fugitivos teriam invadido um galpão agrícola na propriedade.


As outras pistas deixadas ao longo dos dias de buscas foram a invasão a duas casas e a descoberta de uma chácara usada pelos criminosos como esconderijo - o dono do local foi preso suspeito de auxiliar na fuga.


A procura é dificultada pelo território onde a polícia acredita que estão os foragidos, já que o trecho tem mata fechada, cavernas e animais peçonhentos.


Casa onde investigadores acreditam que fugitivos podem ter ficado durante alguns dias depois da fuga da Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


A Polícia Federal anunciou uma recompensa de até R$ 30 mil para quem tiver informações sobre o paradeiro dos fugitivos. Os canais para dar informações são:


ligar para o Disque-Denúncia, através do telefone 181;

entrar em contato pelo WhatsApp através do número (84) 98132-6057;

enviar e-mail para disquedenuncia181@defesasocial.rn.gov.br;

acessar o app Segurança Cidadã, do governo do RN.


Esconderijo usado por foragidos foi encontrado na mata — Foto: Reprodução/GloboNews


Fonte: g1

Leia Mais ››

Corpo de mulher que desapareceu após ter carro arrastado por riacho no RN é encontrado

Casal desapareceu após ter carro arrastado pela correnteza em cidade no interior do RN — Foto: Cedida

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte encontrou na manhã desta quarta-feira (6) o corpo de uma mulher que estava desaparecida junto com o marido desde a noite do domingo (3), após ter o carro arrastado por uma tromba d'água em Carnaúba dos Dantas, na região Seridó potiguar.


O homem, José Everaldo Dantas, de 48 anos, tinha sido encontrado morto na manhã de terça-feira (5), no açude público da cidade, mas Maria das Vitórias Dantas, de 51 seguia desaparecida até a manhã desta terça (6).


O corpo da mulher foi encontrado por volta das 6h no mesmo reservatório em que o corpo do marido estava, segundo o tenente Tertuliano, que participava das buscas. Segundo ele, o açude fica localizado a uma distância entre 1,5 km e 2 km do local de onde o carro do casal foi levado pelas águas.


Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionada para recolher o corpo e realizar os exames necroscópicos. Segundo o Corpo de Bombeiros, um filho do casal foi ao local no início da manhã para acompanhar o trabalho de resgate.


Além dos militares, as buscas pelas vítimas mobilizaram pescadores, moradores da região e a prefeitura da cidade, que montou uma estrutura de apoio aos bombeiros.


Carro arrastado

O carro foi arrastado pela força da água de um riacho e o casal que estava dentro dele desapareceu, na noite do último domingo (3), após o rompimento de uma barragem.


O Corpo de Bombeiros informou que a população acionou a corporação por volta das 21h30. Segundo as testemunhas, o casal tentava atravessar uma passagem molhada, quando foi surpreendido por uma tromba d'água que teria sido causada por pelo rompimento de uma barragem da região.


O carro foi encontrado cerca de 40 minutos após o início das buscas a uma distância de 1,5 km do local de onde foi arrastado. Os ocupantes, no entanto, não estavam dentro dele.


As cheias dos rios e reservatórios no interior do estado são consequências de fortes chuvas que têm sido registradas ao longo das últimas semanas.


Segundo o setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o estado registrou volume 48,1% acima da média esperada ao longo de fevereiro. Foram 135,8 milímetros (mm), enquanto o esperado para o período era de 91,7mm.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Espécie de peixe encontrada em fazenda de produção de camarão no RN chega a pesar até 350 quilos e vive mais de 35 anos

Peixe da espécie Mero encontrado em fazenda do RN — Foto: Cedida

O peixe de 200 kg encontrado em uma fazenda de produção de camarão no interior do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (5) estava no tamanho e peso esperados para a espécie dele, conhecida como Mero. Animais dessa espécie podem pesar até 350 quilos e vivem, em média, 37 anos.


"É um animal que pode viver bastante. E que realmente fica muito grande. É um peso normal e o tamanho dele é o esperado. Essa espécie pode chegar a até 350 quilos em alguns casos", explicou o biólogo Guilherme Longo, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


O peixe foi encontrado morto em um canal de abastecimento da fazenda, que fica na cidade de Pendências. O animal estava na margem do canal, que leva água da maré para os viveiros de camarão. O canal tem 23 km de extensão e cerca de 8 metros de profundidade.


De acordo com o biólogo Guilherme Longo, o Mero é um peixe marinho que usa mangues e estuários como berçários, o que pode ter feito o animal ser levado até o tanque de camarões.


"Quando são bem pequenininhos, eles vão para dentro do mangue para crescer. Provavelmente nesse momento ele acabou entrando dentro do espaço de cultivo [de camarão], e, depois que encheram os tanques, não parou de trocar água e ele acabou ficando ali dentro mesmo", explicou.


O biólogo disse também que o animal provavelmente permaneceu em uma situação confortável, se alimentando dos próprios camarões ou de peixes menores.


"Como tinha comida, sempre tinha camarão e peixe pra ele comer, ele foi ficando e crescendo", reforçou.

Guilherme Longo disse que, no ciclo normal de vida, os peixes da espécie Mero costumam voltar para o mar cerca de 5 ou 6 anos após o período no estuário. O retorno ao mar é para reprodução e, nessa fase, eles já tem cerca de 1 metro de comprimento.


Causas da morte

O biólogo explicou também que a falta de oxigênio é uma das possibilidades que podem ter causado a morte do animal.


"Talvez em algum momento ele ficou grande demais e acabou morrendo, provavelmente, por essa questão de falta de oxigênio, já que camarão geralmente é criado em densidades muito altas. Então, pode ter sido por alguma variação de qualidade de água que ele acabou morrendo", disse.


Outras possibilidades, no entanto, não são descartadas. "Ou ele tentou sair e acabou ficando preso em algum lugar, e acabou morrendo. Não dá pra saber", considerou.


Peixe encontrado em fazenda

O peixe de cerca de 200 kg foi encontrado morto em um canal de abastecimento de uma fazenda de produção de camarão em Pendências, região Oeste potiguar, na manhã de terça-feira (5).


Segundo o engenheiro de pesca da fazenda, Ítalo Mendes, o canal onde o peixe estava tem cerca de 20 anos. "Não temos como dizer quanto tempo ele passou aqui", explicou.


"Existem outros peixes no canal, mas a gente nunca tinha visto um desse tamanho. Nunca tinha acontecido isso aqui", reforçou.


Funcionário de fazenda mostra tamanho do peixe encontrado na manhã desta terça-feira (5) no interior do Rn — Foto: Cedida


O canal da fazenda de carcinicultura, uma das maiores do país, conta com bombas no estuário - uma área atingida pela maré - que capta a água para produção de camarão.


Segundo o engenheiro, o peixe já estava em estado de decomposição e foi enterrado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Avião da PF cai no Aeroporto da Pampulha e mata dois policiais

Reprodução / Redes sociais
Imagem colorida mostra queda de avião na pampulha - Metrópoles


Agentes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atendem, na tarde desta quarta-feira (6/3), a uma ocorrência de queda de um avião da Polícia Federal (PF) no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Os dois mortos, que ficaram carbonizados, são servidores da PF. Um mecânico de uma empresa terceirizada, que também estava no avião, ficou ferido.


A PF lamentou e confirmou as mortes dos comandantes José de Moraes Neto e Guilherme de Almeida Irber, lotados na Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) da corporação, com sede em Brasília (DF). O Sindicato dos Policiais Federais em Minas Gerais (Sinpef-MG) também divulgou nota lamentando as mortes no acidente.


O mecânico Walter Luís Martins, de uma empresa terceirizada, foi socorrido e encaminhado ao hospital João XXIII, na mesma cidade. Conforme a PF, ele se encontra em atendimento, lúcido e orientado.


A PF declarou luto oficial de três dias pelas mortes dos dois policiais. O Diretor-Geral da instituição, Andrei Rodrigues, irá ao local.


A corporação também informou que já iniciou investigação para apurar as circunstâncias do acidente, e enviará nas próximas horas peritos especialistas em segurança de voo e acidentes aéreos para auxiliar nas apurações.


A corporação ainda anunciou que o incêndio já teria sido contido. O avião, um monomotor, chegou a decolar e, instantes depois, perdeu altitude e caiu na área lateral da pista.


A PF aguarda as famílias das vítimas serem avisadas sobre as mortes no acidente aéreo para divulgar as identidades.


Em nota, o Aeroporto da Pampulha informou que os bombeiros “estão empenhados no cumprimento dos protocolos de segurança e atendimento após ocorrência com aeronave modelo Cessna 208B”.


A ocorrência se deu fora da faixa de pista e, por isso, pousos e decolagens seguem com fluxo normal.


A Força Aérea Brasileira comunicou que investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) localizados no Rio de Janeiro (RJ) foram acionados para atender à ocorrência.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

O militar cujo depoimento mais amedronta Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles
Foto colorida de Bolsonaro com mãos nas cabeça e fundo da bandeira do Brasil -- Metrópoles

Dentre os depoimentos colhidos pela Polícia Federal, nenhum amedronta mais Jair Bolsonaro do que o do general Freire Gomes, seu último comandante do Exército.


Bolsonaro considera que as palavras de Freire Gomes, quando vierem a público, terão forte efeito sobre um público que lhe é caro: a caserna.


Bolsonaro avalia que o depoimento, se for muito negativo para ele, poderá afastá-lo ainda mais do alto oficialato e consolidar uma crescente má vontade contra ele.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Justiça manda soltar suspeito de atuar na venda de dados do presidente do STF

PF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de pai e filho em Vinhedo — Foto: Polícia Federal

A Justiça Federal de Brasília concedeu nesta quarta-feira (6) liberdade provisória a um dos investigados na Operação I-Fraude, que apura a invasão de sistemas federais e vazamento de dados de autoridades e pessoas públicas, incluindo do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal.


Luiz Antônio Palmeira havia sido preso pela Polícia Federal com o filho no dia 1º de fevereiro em Vinhedo (SP). Agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão no local e obtiveram na Justiça o bloqueio de bens e quebra de sigilo bancário de pai e filho.


Na decisão que determinou a soltura, a Justiça entendeu que o investigado possui residência fixa, trabalho lícito e não teria mais condições de atrapalhar as investigações. Com a liberdade, o suspeito, no entanto, fica proibido de sair de Vinhedo e vai ter que se apresentar mensalmente à Vara Federal de Campinas.


Ao g1, o advogado de defesa do suspeito, Leandro de Lima Oliveira, confirmou a decisão de soltura e afirmou que deve pedir também a liberdade provisória de outro investigado, o filho de Palmeira.


"A decisão proferida pela Justiça Federal de Brasília, concedendo a liberdade provisória ao meu cliente, reforça o princípio constitucional da presunção de inocência e estabelece que a liberdade deve ser a regra e a prisão a exceção, A decisão revela a imparcialidade do poder judiciário e a independência que dele se espera", afirmou Oliveira.


A operação

Pai e filho foram presos preventivamente pela Polícia Federal (PF) no dia 1º de fevereiro. O g1 apurou que os dois foram encontrados na casa deles em Vinhedo (SP), região de Campinas, no início da manhã.


Segundo apuração da GloboNews, entre as autoridades que tiveram os dados pessoais vendidos em uma rede social, está o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).


De acordo com a PF, a quadrilha hackeava sistemas federais, roubava os dados e depois vendia por meio de redes sociais. Membros de facções criminosas e integrantes das forças de segurança, como policiais, estavam entre os 'clientes' da organização criminosa. Entenda melhor abaixo.


A suspeita é que eles tenham faturado, ao menos, R$ 10 milhões com o esquema criminoso entre 2020 e 2024. De acordo com a PF, foi determinado o bloqueio de cerca de R$ 4 milhões das contas dos investigados.


Policiais eram clientes da quadrilha

Segundo a PF, as suspeitas surgiram depois da identificação de uma invasão de banco de dados de sistemas federais. Informações pessoais de milhares de pessoas, incluindo inúmeras autoridades e pessoas publicamente conhecidas, depois ficavam disponíveis para consulta em um painel.


O painel de consulta era oferecido, principalmente, através de plataformas de redes sociais. Existiam diversos “planos” de mensalidades, de acordo com o número de consultas realizadas. Tal painel contava com aproximadamente dez mil “assinantes” com uma média de dez milhões de consultas mensais.


A PF identificou, dentre os usuários, membros de facções criminosas e até mesmo integrantes das forças de segurança. Com relação a estes últimos, os criminosos ofereciam o serviço de forma gratuita. No entanto, o servidor precisava enviar, para comprovação de identidade, foto de sua carteira funcional.


Dessa forma, os criminosos obtiveram cadastro, com foto, de milhares de servidores da segurança pública, que também tiveram seus próprios dados fornecidos.


As penas para o crime de invasão de dispositivo informático, lavagem de bens ou valores e organização criminosa podem chegar a 23 anos de reclusão, sem prejuízo de que, com a continuidade das investigações, os suspeitos possam responder por outros crimes em que tenham envolvimento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Nenhuma surpresa', diz Paulo Pimenta sobre queda na avaliação de Lula em pesquisa Quaest


O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou nesta quarta-feira (6) que não vê "nenhuma surpresa" na pesquisa Quaest divulgada nesta manhã que indica queda na popularidade do governo Luiz Inácio Lula da Silva.


Para Pimenta, o resultado é reflexo de uma reação dos entrevistados às falas de Lula sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza.


"A pesquisa reflete uma análise conjuntural de uma determinada circunstância, um posicionamento nosso [do governo] sobre esse genocídio, esse massacre que está acontecendo em Gaza", disse Pimenta.


"A pesquisa foi a campo no dia 24, hoje já é dia 5, são 11 dias depois. [...] Na medida que o tempo vai passando, há uma compreensão sobre a importância da manifestação do presidente Lula, corajosa, que abriu os olhos de muita gente, fez com que o mundo se posicionasse. E vai ser fundamental para o fim da guerra", prosseguiu.


Segundo a pesquisa Quaest, o trabalho de Lula é aprovado por 51%, enquanto 46% dos entrevistados reprovam. O governo Lula é avaliado positivamente por 35% e negativamente por 34%. Outros 28% consideram regular.


O levantamento também indica que 60% dos brasileiros acreditam que Lula exagerou ao comparar a ação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto – nome dado ao extermínio de judeus na Segunda Guerra Mundial promovido pelos nazistas.


Em declarações posteriores, Lula chegou a dizer que não tinha usado o termo "Holocausto" ao comparar as situações – mas reafirmou que via uma ação genocida por parte de Israel contra o povo palestino.



A pesquisa Quaest ouviu 2 mil pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em 120 municípios, e foi encomendado pela Genial Investimentos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após revelações de Freire Gomes, PF marca novo depoimento de Mauro Cid para segunda (11)

Mauro Cid durante depoimento na CPI dos Atos Golpistas — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Polícia Federal marcou para a próxima segunda-feira (11) um novo depoimento para que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, esclareça alguns detalhes que surgiram após depoimento do ex-comandante do Exército Freire Gomes. A data do novo depoimento foi confirmada pela própria PF.


A expectativa é de que Cid possa tirar dúvidas, confirmar versões e obter mais detalhes a partir das revelações feitas por Gomes. O ex-comandante do Exército prestou depoimento na última sexta-feira (1ª).


Freire Gomes — Foto: Jornal Nacional/Reprodução

Outro tema que deve ser abordado no depoimento de Cid será o depoimento do general Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira, que integrou o Alto Comando do Exército e foi comandante de Operações Terrestres entre o final de março de 2022 até o final de novembro de 2023. A unidade fica em Brasília e não tem nenhuma tropa subordinada diretamente a ela.


De acordo com as investigações, em 9 de dezembro de 2022, Theophilo se reuniu com o então presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada e supostamente consentiu com a adesão ao golpe de Estado, desde que o presidente da República assinasse a medida, conforme conversas encontradas no celular do ajudante de ordens.


Mauro Cid fez acordo de delação premiada e é considerado peça-chave nos principais inquéritos tocados pela Diretoria de Inteligência da Polícia Federal e que envolvem o ex-presidente da República e aliados.


O acordo de colaboração prevê que Mauro Cid volte a prestar depoimentos quantas vezes forem necessárias, dizem os investigadores.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Quaest: 51% aprovam trabalho do presidente Lula; 46% desaprovam

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de anúncio do novo ciclo de investimentos da Volkswagen — Foto: YURI MURAKAMI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (6) aponta que 51% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por outro lado, 46% desaprovam.


O levantamento ouviu 2 mil pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em 120 municípios, e foi encomendado pela Genial Investimentos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.


A aprovação de Lula caiu três pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2023. À época, 54% dos entrevistados aprovavam o trabalho do presidente, enquanto 43% reprovavam.


Segundo o levantamento, 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.


Aprovação do trabalho que o presidente Lula está fazendo:


Aprovam: 51%

Desaprovam: 46%

Não sabem/Não responderam: 3%


A pesquisa indica que, entre os evangélicos, o índice de desaprovação de Lula é de 62%. Enquanto isso, 35% dos entrevistados deste público aprovam o trabalho que o presidente está fazendo.


Em relação ao levantamento anterior, divulgado em dezembro de 2023, a desaprovação entre os evangélicos cresceu 6 pontos percentuais, passando de 56% para 62%. Já a aprovação caiu na mesma magnitude, de 41% para 35%.


A aprovação também é maior entre aqueles que ganham menos. Segundo a pesquisa, 61% dos entrevistados que recebem até dois salários mínimos aprovam o trabalho do presidente, enquanto 36% desaprovam.


Entre os que ganham de dois a cinco salários mínimos, 45% aprovam o trabalho de Lula, e 52% desaprovam.


De acordo com a Quaest, 54% dos entrevistados que ganham mais de cinco salários mínimos desaprovam o trabalho do presidente, enquanto 44% aprovam.


No recorte por região, a pesquisa da Quaest aponta que a aprovação do trabalho de Lula é maior no Nordeste e no Centro-Oeste/Norte, e pior no Sul e no Sudeste.


Entre os entrevistados da região Nordeste, 68% aprovam o trabalho do presidente, enquanto 31% desaprovam. Já no Centro-Oeste/Norte há um empate técnico com vantagem numérica para os que aprovam Lula: 50% x 47%.


Segundo a pesquisa, a região Sul é a que registrou o maior índice de desaprovação do trabalho de Lula: 57% contra 40% dos entrevistados que aprovam. Já no Sudeste, 52% desaprovam o presidente, enquanto 44% aprovam.


Avaliação de governo

A Quaest também perguntou como entrevistados avaliavam o governo Lula de forma geral.


Segundo o levantamento, 35% avaliam o governo de forma positiva. A avaliação é negativa para 34% dos entrevistados, e regular para 28%. Não souberam ou não responderam somam 3%.


Na comparação com a pesquisa anterior, a avaliação positiva do governo oscilou 1 ponto percentual para baixo (antes estava em 36%). Já a avaliação negativa cresceu 5 pontos percentuais (antes estava em 29%).


Avaliação geral do governo Lula:


Positiva: 35%

Negativa: 34%

Regular: 28%

Não sabem/Não responderam: 3%


De acordo com a pesquisa, a avaliação geral do governo é melhor entre os católicos e pior entre os evangélicos.


Entre os entrevistados que afirmaram ser católicos, 42% avaliaram o governo de forma positiva, o que representa uma oscilação para cima de 1 ponto percentual em comparação com a pesquisa anterior.


Por outro lado, 28% dos entrevistados católicos fizeram uma avaliação negativa do governo — 3 pontos percentuais a mais do que em dezembro.


Já entre os evangélicos, a avaliação é negativa para 48% dos entrevistados — 12 pontos percentuais a mais do que na última pesquisa. Já a avaliação positiva caiu de 27% para 22%.


Economia e comparação com Bolsonaro

A Quaest também perguntou aos entrevistados sobre qual a percepção deles em relação à economia.


Para 38% dos entrevistados, a economia no Brasil piorou nos últimos 12 meses. Para 34%, ficou do mesmo jeito. Já para 26%, a economia melhorou.


Na comparação com a pesquisa anterior, houve um crescimento de 7 pontos percentuais entre aqueles que acham que a economia piorou, e uma queda de 8 pontos entre os que acreditam que houve uma melhora.


Nos últimos 12 meses, a economia do Brasil...


Piorou: 38%

Ficou como estava: 34%

Melhorou: 26%


A pesquisa perguntou, ainda, o que os entrevistados esperam da economia brasileira nos próximos 12 meses.


Segundo a Quaest, 46% dos entrevistados afirmaram que têm a expectativa de que a economia vai melhorar. Para 31%, a economia vai piorar. Além disso, 19% acreditam que vai permanecer como está. Por fim, 4% não souberam ou não responderam.


Na comparação com o levantamento anterior, houve uma queda de 9 pontos percentuais entre aqueles que acreditam que a economia vai melhorar.


Nos próximos 12 meses, qual a sua expectativa em relação à economia?


Melhorar: 46%

Piorar: 31%

Ficar do mesmo jeito: 19%

Não sabem ou não responderam: 4%


O levantamento também pediu para que os entrevistados comparassem os governos de Lula e o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Para 47% dos entrevistados, o governo Lula está melhor do que o governo Bolsonaro. Por outro lado, 38% disseram que a gestão atual está pior do que a anterior, e 11% acreditam que os governos estão iguais. Não souberam ou não responderam somam 4%.


Na comparação com Bolsonaro, para você o governo Lula está:


Melhor: 47%

Pior: 38%

Igual: 11%

Não sabe ou não responderam: 4%


Fonte: g1a

Leia Mais ››