domingo, junho 18, 2023

47º Homicidio em Mossoró 2023: Foragido da justiça investigado em triplo homicídio é morto com 25 tiros na Favela do Fio


O crime com características claras de execução aconteceu por volta das 15h00min deste domingo 18 de junho de 2023, em uma viela conhecida como Beco da Morte, na Favela do Fio em Mossoró no Rio Grande do Norte.


A vítima foi o foragido da justiça com mandado de prisão em aberto por triplo homicídio, João Pedro do Nascimento o “Matrix“. O mesmo foi executado com cerca de 25 tiros de pistola no meio da rua.


Segundo a polícia, João Pedro era investigado em um triplo homicidio ocorrido no dia 24 de dezembro de 2022, no Conjunto Abolição V em Mossoró, onde foram mortos, os irmãos, Edson Lopes de Oliveira, de 23 anos de idade e Edielson Lopes de Oliveira de 19, e o amigo da família, Thiago Barbosa de Oliveira de 23 anos.


Após analisar o pedido de mandado de prisão, com provas, feito pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a justiça acatou o pedido e decretou a prisão de João Pedro, mas até então ele não havia sido localizado.


Na tarde deste sábado (17) a Polícia Militar  localizou o foragido na Favela do Fio, mas não conseguiu prendê-lo, pois o mesmo fugiu da abordagem policial e na tarde deste domingo ele acabou sendo assassinado.


A equipe do ITEP realizou os procedimentos de perícia no local e em seguida recolheu o corpo para ser examinado no IML do órgão. 25 cápsulas e alguns projéteis calibres 380 foram recolhidos do local, pela equipe pericial. Mossoró chega aos 47 homicídios em 2023.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Mossoró ganha Centro Especializado de Atenção à Vítima de Crimes


A Comarca de Mossoró passou a contar, a partir dessa quinta-feira 15 de junho de 2023, com os serviços do Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAV).


Instalado no Fórum Desembargador Silveira Martins, em Mossoró, o Centro tem por objetivo prestar informação e apoio às vítimas de crimes e atos infracionais e funciona como canal especializado de atendimento, acolhimento e orientação.


Participaram da inauguração do CEAV Mossoró, a supervisora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Medidas Socioeducativas do Tribunal de Justiça (GMF/TJRN), desembargadora Zeneide Bezerra; o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra; o juiz Fábio Ataíde, coordenador estadual dos CEAVs; a juíza da Vara da Infância e Juventude de Mossoró, Anna Isabel de Moura Cruz, que coordenará o CEAV Mossoró; entre outras autoridades do município.


Este é o 14º CEAV inaugurado e a previsão do TJRN é de ampliar esse número para que possa abranger todo estado do RN. O objetivo da ação é garantir que as vítimas de crimes e de atos infracionais no Estado do Rio Grande do Norte sejam tratadas com dignidade, igualdade e respeito, no âmbito do Poder Judiciário Estadual e dos órgãos auxiliares do sistema de Justiça, levando-se em conta a aflição ou choque a que foram submetidas ao passarem por esse tipo de situação.


Além de Mossoró, os municípios de Parelhas, Parnamirim, Currais Novos, Pau dos Ferros, Caicó, Apodi, Caraúbas, São Gonçalo do Amarante, Natal, Macau, Nova Cruz, Macaíba, Santo Antônio já possuem um Centro de Atenção à Vítima.


Fonte: Fim da linha

Leia Mais ››

Carro fica submerso ao tentar fazer travessia em praia no RN

Um carro ficou preso na tarde desta sexta-feira (16) na Praia da Barra, no município de Grossos, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O acidente aconteceu após uma tentativa de fazer a travessia de Grossos para Areia Branca quando a maré estava baixa.


Carro fica submerso ao tentar fazer travessia em praia no RN — Foto: Redes Sociais


Segundo a Polícia Militar, durante a travessia o carro atolou em uma área de mangue, o que ocasionou a seca dos quatro pneus. O veículo foi rapidamente coberto enquanto a maré subia. O caso aconteceu por volta das 15h30.



Turista na região, o condutor e os demais ocupantes do carro, uma chevrolet S-10, conseguiram deixar o veículo rapidamente. Ninguém ficou ferido.


Somente com o auxílio de embarcações e populares da região, a caminhonete foi retirada da água.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Receita do DF investiga empresas suspeitas de sonegar R$ 160 milhões em impostos

A Receita do Distrito Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16), uma operação contra empresas que faziam transporte de mercadoria sem registro fiscal para evitar o pagamento de ICMS. De acordo com a investigação, os envolvidos causaram um rombo de R$ 160 milhões nos cofres públicos do Distrito Federal.


Caminhões, em imagem de arquivo — Foto: Reprodução/RPC


O grupo agia no DF e outros seis estados: Bahia, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Contadores e advogados também participavam do esquema, de acordo com a Receita do DF. Até a última atualização desta reportagem, 99 autos foram lavrados.


A investigação identificou 23 empresas que se dividiram em três categorias: empresas autuadas, operadoras e beneficiárias. Entenda quais eram as funções de cada uma, segundo a Receita:



Autuadas: usavam declarações cadastrais falsas para encaminhar mercadorias sem revelar o verdadeiro emitente ou acobertar mercadorias de origem desconhecida. Os sócios-gerentes dessas empresas eram parentes;

Operadoras: administravam as empresas autuadas ao emitir e receber as notas fiscais do primeiro grupo de empresas e as representavam junto a bancos;

Beneficiárias: as que de fato se beneficiavam do esquema, usufruindo dos créditos tributários obtidos de maneira ilegal.

Durante as apurações, foi identificado o fornecimento de mercadorias por pessoas físicas de outros estados para as empresas investigadas. O objetivo era evitar gerar créditos de ICMS.


Os investigados atuavam, principalmente, nas áreas de transporte rodoviário de carga, fabricação de embalagens, comércio varejista e atacadista.


A Receita do DF afirma que, em virtude da operação, adotou outros procedimentos de fiscalização nas rodovias, transportadoras e no Aeroporto de Brasília.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Escola Agrícola da UFRN abre inscrições para 150 vagas em cursos técnicos subsequentes

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da UFRN abre inscrições nesta segunda-feira (19) para 150 vagas em cursos técnicos subsequentes em Agroindústria, Agropecuária, Aquicultura, Gastronomia e Veterinária. A oportunidade é voltada para quem já concluiu o ensino médio. O formulário de inscrição é gratuito e pode ser preenchido até o dia 9 de julho. (Clique AQUI).


Escola Agrícola de Jundiaí fica em Macaíba, na Grande Natal — Foto: Divulgação/EAJ


Das vagas, serão 30 para Agroindústria, 35 para Agropecuária, 35 para Aquicultura, 30 para Gastronomia e 20 para Veterinária. As aulas acontecem no turno diurno, como integral ou parcial e contam com reservas de vagas específicas.


Para se inscrever, o candidato deve apresentar Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher o formulário por completo. Ainda é necessário informar as médias finais nas disciplinas de matemática e língua portuguesa obtidas no 1º ano, 2º ano e 3º ano do ensino médio.



A seleção será realizada por meio da análise do desempenho escolar das disciplinas apresentadas.


O resultado preliminar do processo será divulgado no dia 14 de julho nas redes sociais da EAJ e no site do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve). Em caso de recurso contra o resultado parcial, o candidato poderá interpor em 48 horas após a divulgação.


A divulgação do resultado final acontece no dia 17 de julho e as matrículas ocorrem no período de 19 a 21 de julho.


Fonte: g1

Leia Mais ››

‘Arraiá da Vacinação’ contra influenza começa nesta segunda (19) no RN

O Rio Grande do Norte inicia nesta segunda-feira (19) o “Arraiá da Vacinação”, uma campanha de imunização contra a influenza, que visa diminuir o número de internações por vírus respiratórios, principalmente no público infantil. A mobilização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) acontece em todo o estado até o dia 30 de junho.


Vacina Rio Grande do Norte vacinação imunização — Foto: Edinaldo Moreno/Secom/PMM


Disponível em unidades de saúde de toda a rede estadual para pessoas acima dos seis meses de idade, a aplicação dos imunizantes tem objetiva reduzir a demanda dos hospitais pediátricos e, consequentemente, desafogar os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.


A campanha, que também vai alertar para a prevenção aos vírus por meio de outras ações, como lavagem das mãos e dicas de biossegurança, planeja aumentar a cobertura vacinal da população contra a influenza, que até o momento é menor que 40%.



Em todo o Rio Grande do Norte, apenas 350.844 potiguares receberam a dose do imunizante. Entre as crianças de seis meses a cinco anos, grupo prioritário para a vacinação, apenas 30% estão vacinadas.


Segundo a Sesap, a meta é que a vacinação contra a influenza alcance 90% da população.


Formas de prevenção:

Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;

Evitar o contato com pessoas doentes;

Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz após ter tocado em objetos de uso coletivo;

Utilizar lenço descartável para limpar o nariz;

Cobrir sempre o nariz ao tossir e espirrar com um lenço descartável (nunca com as mãos);

Se estiver doente utilize máscara;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e garrafas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Idema abre processo seletivo com 57 vagas para pesquisadores no RN; veja oportunidades

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN) abriu um processo seletivo com 57 vagas para contratação de profissionais técnicos de nível superior (veja as vagas mais abaixo).


Sede Idema RN Fachada — Foto: Divulgação


As inscrições começaram nesta sexta-feira (16) e vão até a terça (20) pelo site da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (Funcitern). As bolsas são de R$ 2,5 mil e o trabalho será desenvolvido por 2 anos.


Os selecionados vão atuar como pesquisadores-bolsistas junto ao projeto técnico científico de desenvolvimento institucional e inovação na gestão do Idema.


A primeira fase do processo seletivo corresponde à análise curricular, seguida de entrevista. O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 26 de julho, e será publicado no Diário Oficial do RN e nos sites da Funcitern e do Idema.



O projeto é para executar as atividades de educação ambiental, gerir unidades de conservação da natureza, contribuir no desenvolvimento de estudos e projetos ambientais para o Estado, monitorar os recursos ambientais, apoiar a fiscalização ambiental, fazer apoio ao licenciamento ambiental, e assegurar a proteção da Zona Costeira, dos biomas Caatinga e Mata Atlântica, das Áreas de Preservação Permanente e dos corpos hídricos.


Há vagas para:

Administração Pública

Agronomia

Ciências Climáticas

Contabilidade

Design

Direito Administrativo

Direito Ambiental

Direito Tributário

Economia Ambiental e Ecológica

Educação Ambiental e Artística

Engenharia Ambiental

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

Geografia

Gestão Ambiental

Gestão de Pessoas

Gestão de Políticas Públicas

Gestão Documental

Jornalismo

Logística

Planejamento Urbanístico e Ambiental

Publicidade

Serviço Social


Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretário explica desativação de hospital pediátrico e diz que medida visa ampliação de leitos em Natal

Em reunião realizada com médicos, nesta sexta-feira (16), o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, explicou a desativação do Hospital Municipal de Pediatria Dr. Nivaldo Sereno de Noronha Júnior, anunciada na última terça-feira (13).


Hospital Municipal de Pediatria Dr Nivaldo Sereno - Pediátrico Natal RN município — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


Segundo George, o que acontece, na verdade, é uma transferência dos serviços para o mesmo prédio da maternidade Araken Irerê Pinto.


De acordo com ele, a medida visa reduzir despesas do município em cerca de R$ 2 milhões mensais. Além disso, o secretário afirmou que haverá aumento da oferta de leitos.


As declarações foram feitas durante reunião entre o secretário, médicos que atuavam no hospital e entidades médicas, realizada na manhã desta sexta-feira (16) na sede do Sinmed.


Reunião de secretário de saúde de Natal com médicos para explicar mudança de hospital pediátrico — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


"De fato, é uma transferência, inclusive com ganho assistencial e ganho de leitos, porque o hospital Nivaldo Júnior tinha limitações para receber um determinado tipo de paciente, porque lá não era dotado de uma infraestrutura satisfatória, como rede de oxigênio, laboratórios, Raio-x, e esses equipamentos não foram instalados porque a infraestrutura física não permitia a instalação", declarou.


Ainda de acordo com o secretário, embora o hospital contasse com capacidade para até 33 leitos, tinha apenas 20 leitos operacionais por causa da estrutura física. Agora, no novo local, a unidade terá 28 leitos pediátricos para atendimentos clínicos e de UTI.



"Com a transferência teremos toda estrutura de padrão elevado e vamos conseguir tirar pacientes de dentro de UPAs, com aumento de leitos", disse.


O secretário ainda afirmou que unir as duas unidades não irá causar a mistura de pacientes de perfis diferentes, como crianças com doenças respiratórias e recém-nascidos. George Antunes afirmou que, além de as alas ficarem em andares separados, até mesmo as equipes de atendimento, de higienização e maqueiros são exclusivas de cada setor.


Juntas, as duas alas terão 48 leitos.


Profissionais que participaram da reunião consideraram a mudança positiva.


"Nós tínhamos uma preocupação, porque no Brasil tem havido uma queda dos leitos de pediatria. Isso é gravíssimo. Mas o secretário nos provou, através de seus mapas, que haverá ganho estrutural na prestação dos serviços e todos concordaram com isso", declarou o presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Geraldo Ferreira.


Reginaldo Holanda, presidente da Sociedade de Pediatria do RN, afirmou que, inicialmente, a mudança causou preocupação, mas considerou que as informações prestadas pelo secretário são positivas.


"Em relação à pediatria, houve ganhos, porque vai melhorar a complexidade, não vai haver redução de leitos e não vai afetar o atendimento de pacientes por pediatras. Vamos monitorar, vamos fazer uma visita, e seguir acompanhando o funcionamento do hospital. Por enquanto, estamos contemplados com nossas reivindicações", considerou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministro do STF determina anulação de provas contra Robinson Faria nas operações Dama de Espadas e Anteros

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou a anulação das provas colhidas contra e deputado federal Robinson Faria (PL), ex-governador do Rio Grande do Norte, dentro das operações Dama de Espadas e Anteros, deflagradas pelo Ministério Público em 2015 e 2017, respectivamente.


Ex-governador do RN Robinson Faria virou réu em ação por obstrução de investigações — Foto: Canindé Soares


A Operação Dama de Espadas investigou desvios de recursos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no período em que Robinson Faria presidiu a Casa. Já a Operação Anteros investigou suposta tentativa de obstrução de Justiça, com "compra de silêncio" de testemunhas.


A decisão monocrática do relator foi tomada nesta quinta-feira (15) e ainda deverá ser votada pelos demais ministros da corte. Em decisão liminar de 2021, o ministro já havia suspendido a ação da Operação Anteros contra ex-governador.



Procurado pelo g1 por meio de sua assessoria de imprensa, Robinson não se posicionou sobre a decisão até a última atualização desta matéria.


Na decisão desta quinta (15), Toffoli considerou que houve "vício de origem" das provas colhidas contra Robinson na operação Damas de Espadas, que também deu origem à operação Anteros.


Nos argumentos apresentados no pedido de habeas corpus, a defesa de Robinson defendeu que as decisões proferidas pelo ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça, na operação Anteros, seriam nulas, "já que o processo que teria sido, em tese, obstruído pelo paciente (Operação Dama de Espadas) padece de grave vício de origem”.


Um dos principais problemas apontados seria a "usurpação de competência". Segundo o magistrado, a primeira instância tomou decisões e autorizou medidas investigativas que só poderiam ter sido autorizadas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, por haver indícios de participação de pessoas com foro privilegiado - deputados estaduais - nos supostos crimes investigados.


Entre as provas colhidas pela primeira instância da Justiça envolvendo deputados com foro estariam medidas de quebra de sigilo bancário e fiscal, cheques emitidos por deputados e apreensão de documentos referentes a contas bancárias de parlamentares estaduais.



"Embora não desconheça o magistério jurisprudencial da Corte de que os vícios eventualmente ocorridos no inquérito não têm o condão de macular a ação penal (....), entendo que as provas ilícitas obtidas de forma direta ou por derivação de outras (teoria dos frutos da árvore envenenada), independentemente do momento em que foram produzidas, são nulas e não devem subsidiar uma ação penal", disse Toffoli.


Segundo o ministro, ao se deparar com possível envolvimento de autoridade detentora de foro na prática de crime, o juiz da primeira instância deixou de encaminhar o procedimento investigatório para análise do Tribunal de Justiça.


"Apesar de todos os indicativos de suposta participação de detentores de cargo com prerrogativa de função, a supervisão pelo órgão judicial (TJRN) foi ignorada pelo juízo de primeira instância, por pelo menos 3 anos. O TJRN somente se manifestou sobre as investigações em curso após o Estado do Rio Grande do Norte e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ajuizarem uma reclamação no tribunal estadual, sob a alegação de usurpação de competência privativa daquele órgão", considerou o ministro.


Ainda de acordo com o ministro, havia indícios de envolvimentos de parlamentares desde o princípio, no relatório do Coaf - Conselho de Controle de Atividades Financeiras - que deu origem à investigação.



"De fato, é imprescindível o combate à corrupção, à sonegação fiscal e à ação das redes de crime organizado, mas também a observância à lei e à Constituição pelos agentes de fiscalização e de investigação do Estado no compartilhamento de informações no uso das ferramentas disponibilizadas", disse.


"Ante o exposto, concedo a ordem de habeas corpus para declarar, em relação ao paciente, a nulidade das provas produzidas na operação “Dama de Espadas” e da operação “Anteros”, e de todas as provas delas decorrentes", determinou.


A Operação Anteros

A Operação Anteros foi deflagrada no dia 15 de agosto de 2017 para apurar suposto crime de obstrução da Justiça por parte do governador Robinson Faria (PSD) e assessores deles. Na ocasião, além do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram presos temporariamente Magaly Cristina da Silva e Adelson Freitas dos Reis, assistentes de confiança do governador.


Essa operação já era um desmembramento da Operação Dama de Espadas, deflagrada em 2015, e que investigou desvios de recursos da Assembleia Legislativa do RN no período em que Robinson era presidente da Casa.


Ré no caso, a ex-procuradora da ALRN, Rita das Mercês, fechou acordo de delação premiada e afirmou ao MPF que o governador era beneficiário do esquema, recebendo cerca de R$ 100 mil por mês. Ainda de acordo com Rita das Mercês e seus filhos, Robinson e seus assessores tentaram comprar o silêncio da família.



Ainda em novembro de 2017, o Superior Tribunal de Justiça autorizou abertura de um novo inquérito contra o então governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), em um desdobramento da Operação Anteros. O Ministério Público Federal foi autorizado a investigar o então chefe do Executivo estadual pelos crimes de usura, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.


Em todas as ocasiões, a defesa do ex-governador negou envolvimento em ilegalidades.


Dama de Espadas

A operação Dama de Espadas foi deflagrada em agosto de 2015. De acordo com o Ministério Público, os desvios dos cofres da AL podem passar de R$ 5,5 milhões. Ainda segundo informações do Ministério Público, a associação criminosa era composta por servidores públicos do órgão com o auxílio de um gerente do banco Santander.


Eles utilizavam "cheques salários" como forma de desviar recursos em benefício próprio ou de terceiros. Os cheques eram sacados, em sua maioria, pelos investigados ou por terceiros não beneficiários, com irregularidade na cadeia de endossos ou com referência a procurações, muitas vezes inexistentes.


A então procuradora-geral da Assembleia Legislativa, Rita das Mercês, e a assessora direta dela, Ana Paula Macedo Moura, foram presas durante a operação.


fonte: g1

Leia Mais ››

Procon aplicou mais de R$ 800 mil de multas em postos por aumento injustificado de combustíveis no RN

O Procon do Rio Grande do Norte aplicou R$ 818 mil de multas em postos do estado pelo aumento injustificado do preço dos combustíveis entre os meses de outubro do ano passado e junho deste ano. O dado foi repassado à Inter TV Cabugi pelo órgão nesta quinta-feira (15).


Gasolina posto de combustível bomba abastecer abastecimento carro frentista Natal RN Rio Grande do Norte — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Segundo o Procon, 14 postos de combustíveis pagaram as multas e os demais recorreram na Justiça. Apenas de maio para junho, 41 postos foram autuados pelo órgão pelo mesmo motivo - dos 112 fiscalizados desde o Mutirão do Preço Justo, da Secretaria Nacional do Consumidor.


"A gente identificou que condutas abusivas foram aplicadas dentro desse mercado com o intuito de majorar o lucro acima de qualquer coisa", explicou o subcoordenador do Procon do Rio Grande do Norte, Oberdan Medeiros.


Nesta quinta-feira (15), a Refinaria Clara Camarão baixou o preço da gasolina e do diesel vendidos a distribuidores do RN em R$ 0,06. A Petrobras também anunciou que gasolina ficará 13 centavos mais barata a partir desta sexta na distribuidoras. Em maio, a estatal havia anunciado o fim da paridade de importação do petróleo e uma nova política de preços para combustíveis.


A redução acontece após duas altas seguidas no estado. No fim de maio, a fixação da alíquota do ICMS para combustíveis em todo o Brasil fez o preço da gasolina mudar, chegando a até R$ 5,99 em boa parte dos postos da Grande Natal. Já em junho, a Refinaria Clara Camarão aumentou preço da gasolina e diesel vendidos no estado um dia após ser privatizada.


Na semana passada, o valor médio do preço do combustível no Rio Grande do Norte foi de R$ 5,69, de acordo com o acompanhamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasi (ANP).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Marinha resgata sexto sobrevivente de naufrágio em SC


A Marinha do Brasil confirmou no início da noite deste domingo (18) que foi encontrado, com vida, um dos três homens que ainda estavam desaparecidos após o naufrágio do barco pesqueiro “BP Safadi Seif”, na noite de sexta-feira (16) na costa de Santa Catarina. Outros cinco tripulantes já haviam sido encontrados com vida na noite de sábado (17).


Identificado como Deivid Luiz Monteiro Ferreira, o homem foi trazido em uma aeronave Super Cougar, da Marinha do Brasil, para a base aérea de Florianópolis e em seguida levado para o Hospital Celso Ramos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).


"Conseguimos encontrar o náufrago preso a uma boia indicadora de local de pesca, realizamos a aproximação descemos o cesto junto com os nossos mergulhadores e fizemos o resgate do náufrago. Inicialmente estava em uma condição lúcida, desidratado e há dois dias à deriva. Trouxemos para a base de Florianópolis, onde havia uma base do Samu para recebê-lo e dar os primeiros socorros", relatou o capitão-tenente Paiva Aguiar, piloto do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.


Ainda segundo a Marinha, ele apresentava quadro grave de hipotermia e estava a cerca de 200 quilômetros da costa. O primeiro atendimento médico em terra foi feito pela equipe do helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM-SC).




As buscas foram encerradas neste domingo e seguem na segunda-feira (19). Ainda estão desaparecidos:


Alisson da Silva Santos

Diego Silva de Brito

Segundo Luiz Carlos Messias da Silva, um dos tripulantes resgatados na noite de sábado, os três homens que seguiam desaparecidos após o naufrágio saltaram da embarcação antes do resto da tripulação.


As buscas pelos tripulantes desaparecidos se concentram na área onde as cinco vítimas foram encontradas na noite de sábado (17), a cerca de 160 km da costa catarinense.


Ainda de acordo com Luiz Carlos, a embarcação inundou após uma onda forte. "A gente estava trabalhando, tudo tranquilo, e depois veio a vaga de mar muito violenta".



"Não foi fácil pra gente. O mar estava muito grosso, as ondas muito fortes. E nós, naquela balsinha. Mas, graças a Deus, conseguimos escapar", relatou.

Os cinco primeiros resgatados, todos em bom estado de saúde, estavam juntos numa pequena balsa que era levada pelo pesqueiro. Eles foram encontrados pelo rebocador Thor Frigg, que ajudava nas buscas sob coordenação da Salvamar Sul, destacamento da Marinha que coordena e executa as atividades de busca e salvamento no mar.


Eles foram levados para terra firme e desembarcaram na manhã deste domingo em Itajaí, no Litoral Norte catarinense. São eles: Domingos Pereira do Rosário, Zoel Teixeira Barros, Djalma dos Santos Silva, Mário Gomes Soares e Luiz Carlos Messias da Silva.


O naufrágio

A embarcação pesqueira naufragou no mar com a última comunicação feita cerca de 40 quilômetros da costa da cidade de Garopaba, no litoral Sul catarinense, na noite de sexta-feira (16).


As buscas foram iniciadas ainda na noite de sexta, segundo a Capitania dos Portos.


Em coletiva de imprensa, o comandante do 5º Distrito Naval, Silvio Luís dos Santos, informou que a Marinha do Brasil emitiu um alerta, no dia anterior, sobre os reflexos da passagem do ciclone extratropical no mar.


"O mar estava muito alto, com ondas muito grandes", relatou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Agente da PRF é preso após matar passageira de carro durante abordagem no RJ

Um agente da Polícia Rodoviária Federal foi preso após uma abordagem terminar com uma mulher morta na Rodovia Washington Luiz, no sentido Rio de Janeiro, no final da noite de sábado (17).


Anne Caroline Nascimento Silva, de 23 anos, morreu após ser atingida em abordagem da PRF — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal


A TV Globo apurou que o agente atirou após um carro não ter obedecido uma ordem de parada. Porém, quando o motorista saiu do carro, disse que sua mulher tinha sido atingida.


A passageira do veículo, Anne Caroline Nascimento Silva, de 23 anos, foi baleada em um local próximo ao acesso à Linha Vermelha.


Os policiais tinham recebido a informação de um carro fazendo manobras bruscas em alta velocidade. Quando foram fazer a abordagem, o motorista teria jogado o veículo em cima da viatura.


Anne era estudante de enfermagem, segundo familiares que estavam no IML — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal


A vítima foi levada para o hospital Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte, mas não resistiu e morreu. Anne Caroline era estudante de enfermagem, segundo parentes que estavam no Instituto Médico Legal, no Centro do Rio. Ela trabalhava vendendo celulares.


O agente está na sede da Polícia Federal, onde aguardava audiência de custódia neste domingo (18).


Notas

Em nota, a Polícia Federal informou que "foi instaurado inquérito policial em decorrência do auto de prisão em flagrante para apuração dos fatos".


A PRF, em nota, disse que a corregedoria da Polícia Rodoviária Federal foi acionada, e que o policial foi preventivamente afastado de atividades operacionais.


A direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) informou que a paciente Anne Caroline Nascimento Silva deu entrada na unidade às 22h48 do dia 17 de junho, foi atendida e evoluiu a óbito neste domingo (18).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Edésio Nascimento, o 'Milionário do Brega', é preso com sinais de embriaguez após bater carro no MA

O cantor Edésio Nascimento, que ficou conhecido como 'Milionário do Brega', foi preso com sinais de embriaguez, após bater o próprio veículo em Pinheiro, na região da Baixada Maranhense.


Edésio Nascimento foi preso após ser bater em carro e ser flagrado com sinais de embriaguez ao volante — Foto: Reprodução/Redes sociais


O caso aconteceu na noite da última sexta-feira (16). Nas redes sociais, moradores gravaram os momentos (veja no vídeo abaixo) em que Edésio é visto dirigindo seu carro e até o momento em que ele acelera o veículo e atinge um outro carro na rua. Nos vídeos, ele aparece com sinais de embriaguez, mas nega.


"Esse pessoal inventa demais. É só inveja. Tem pessoas que não crescem, não tem sucesso na vida, e tanta atrapalhar a dos outros. Na realidade eu fui preso porque bati no carro de um cara. Eu não estava embriagado. Eu só tinha bebido muito. Eu estou acostumado a fazer isso", afirmou Edésio, ao g1.


Apesar do que afirma, policiais foram chamados por causa da suposta embriaguez e Edésio foi detido. Um morador também gravou o momento em que Edésio é abordado pelos PMs e depois é levado para a delegacia.


Segundo a Polícia Civil, Edésio de fato foi preso por embriaguez ao volante, passou a noite na delegacia, mas pagou fiança e foi solto na manhã deste sábado (17).


Não foi a primeira confusão


Apesar do que afirma, policiais foram chamados por causa da suposta embriaguez e Edésio foi detido. Um morador também gravou o momento em que Edésio é abordado pelos PMs e depois é levado para a delegacia.


Segundo a Polícia Civil, Edésio de fato foi preso por embriaguez ao volante, passou a noite na delegacia, mas pagou fiança e foi solto na manhã deste sábado (17).


Não foi a primeira confusão


Edésio Nascimento se envolveu em um acidente de moto em Pinheiro — Foto: Arquivo pessoal


Em outubro de 2021, Edésio Nascimento se envolveu em um acidente e sofreu diversas fraturas pelo corpo, em Pinheiro.


Segundo familiares, o cantor estava com seu filho em uma moto que adquiriu pelas premiações. Ele perdeu o controle e acabou fraturando o braço e tendo outras escoriações pelo corpo.


Milionário do Brega


Após ganhar duas vezes na loteria, Edésio Nascimento passou a ser conhecido como 'Milionário do Brega' — Foto: Arquivo pessoal


Edésio passou usar o slogan 'Milionário do Brega' para atrair mais shows na carreira depois que ficou famoso por ganhar duas vezes na loteria em menos de três meses, e acumular uma fortuna de mais de R$ 1 milhão.


A primeira vez que Edésio ganhou na loteria aconteceu em junho de 2021, quando recebeu mais de R$ 1 milhão por ter participado da Quina de São João, em um bolão.


Cerca de um mês depois, o cantor teve a casa assaltada. Durante a ação, objetos pessoais como joias e instrumentos musicais foram levados pelos criminosos. O prejuízo estimado, segundo a Polícia Civil, chegou a R$ 50 mil.


Pouco mais de dois meses depois, em mais uma aposta de bolão, veio uma nova premiação, pela Lotofácil de Independência. O sorteio especial do concurso ocorreu no dia 11 de setembro, em São Paulo, e teve um total de 57 ganhadores espalhados por todo o Brasil que tiveram que dividir o prêmio estimado em R$ 150 milhões. Logo, cada aposta levou pra casa R$ 2.791.889,50.


Maranhense ganhou na loteria pela segunda vez em três meses — Foto: Arquivo Pessoal


Edésio participou de um bolão com 50 cotas. Com o prêmio dividido por valores iguais, cada apostador, incluindo o "Milionário do Brega", faturou R$ 55.837,79.


Edésio também é irmão de Adelino Nascimento, o "Cantor Apaixonado do Povão", que morreu em 2008, mas antes fez sucesso nas regiões Norte e Nordeste com as músicas 'Adeus Ingrata', 'Toca o Telefone' e 'Menina Faceira', todas com ritmo de brega.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Filha de cantor de Raça Negra pede R$ 40 mil em processo contra pai por danos morais

Uma filha do cantor Luiz Carlos da Silva, vocalista do grupo Raça Negra, está pedindo R$ 40 mil em um processo contra o pai por danos morais. A ação corre no Tribunal de Justiça de São Paulo desde agosto de 2022.


Luiz Carlos da Silva é vocalista do grupo Raça Negra — Foto: Divulgação


Segundo o g1 apurou, consta nos autos que Renata Francine Rodrigues de Almeida, de 34 anos, é fruto de um relacionamento que a mãe teve com Luiz Carlos por dois anos, mas que ele não assumiu a paternidade quando ela nasceu.


Luiz Carlos registrou Renata como filha apenas em 2005, quando ela tinha 16 anos. No processo consta que o registro ocorreu após "batalha judicial" e "muitas recusas em fazer o exame de DNA". Porém, ela não teria recebido assistência financeira e nem afetiva desde que foi registrada.


Ainda conforme os autos, Renata alega que tem uma filha com paralisia cerebral e diz que tentou pedir ajuda financeira novamente. Mas Luiz Carlos não teria retornado ao pedido e apenas fornecido uma cadeira de rodas à neta.


De acordo com o Tribunal de Justiça, o processo ainda está em aberto e a última movimentação foi em junho deste ano. Luiz Carlos tem prazo para apresentar defesa.


A reportagem do g1 tentou contato com a assessoria do cantor, mas não obteve retorno até a publicação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Morre idosa que acordou durante o próprio velório no Equador

Bella Montoya, uma idosa equatoriana que foi declarada morta e acordou no meio de seu próprio velório, morreu na sexta-feira (16) após alguns dias de hospitalização, informaram as autoridades sanitárias.


Idosa considerada morta acorda dentro de caixão no próprio velório no Equador — Foto: Arquivo pessoal/Twitter


A mulher de 76 anos foi declarada morta em 9 de junho em um hospital público de Babahoyo, no sudoeste do Equador.


Enquanto seus familiares a velavam durante o funeral, ela acordou e bateu no caixão pedindo ajuda.


Um vídeo do episódio que viralizou nas redes sociais mostra a idosa respirando com dificuldade depois que seus parentes abriram o caixão.


Bella Montoya permaneceu internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até sexta-feira, quando morreu após sofrer um "acidente vascular cerebral [AVC] isquêmico", informou no Twitter a autoridade sanitária regional.



Citado pelo jornal El Universo, o filho Gilber Barbera confirmou o falecimento.


"Desta vez minha mãe sim morreu [...], minha vida já não será a mesma", declarou.

O Ministério de Saúde do Equador havia anunciado uma investigação para determinar os responsáveis pelo falso atestado de óbito. De acordo com o hospital, a idosa não respondeu às tentativas de reanimação em 9 de junho.


Veículos de imprensa locais afirmam que ela teria sofrido uma catalepsia, uma condição neurológica na qual o corpo apresenta paralisia.


Fonte: France Presse

Leia Mais ››

Bolsa Família: com a nova regra, valor médio do benefício passará para R$ 705

O valor médio do Bolsa Família vai aumentar. A partir de segunda-feira (19), o benefício começa a ser pago com novas regras, que foram definidas em um decreto assinado pelo presidente Lula.


Bolsa Família: com nova regra, o valor médio do benefício passará para R$ 705 — Foto: reprodução/ TV Globo


Pelo celular, a dona de casa Camila de Oliveira soube da novidade.


“Entrei no aplicativo e conferi e vi que tinha aumento”, conta.


Ela, o marido e quatro filhos moram em uma casa na região da Estrutural, a 15 km do Centro de Brasília e dependem do Bolsa Família para abastecer a despensa.


“Só ele que trabalha. E, assim, às vezes tem, às vezes não tem serviço. Vai ajudar bastante dentro de casa com quatro crianças pequenas, vai ser muito importante para a gente”, diz Camila.


A partir de junho, o cálculo do pagamento vai mudar. O governo vai passar a pagar R$ 142 por integrante de cada família. Em lares com menos de quatro pessoas, o valor mínimo de R$ 600 será garantido. Somado a isso, continuarão a ser pagos R$ 150 por criança entre 0 e 7 anos incompletos.


E, a partir de agora, mais R$ 50 por gestante ou criança ou adolescente entre 7 e 18 anos incompletos. No caso de gravidez, o valor extra será depositado por nove meses.


O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, explicou que o pagamento por integrante da família, em vez de um valor único, era uma reivindicação antiga.


"Uma família de 10 pessoas adultas recebia antes do Auxílio Brasil R$ 600, que era ali R$ 60 per capita. Agora, essa família de dez, ela vai para R$ 1420. Ou seja, ela tem ali uma condição de uma renda que garante a condição da alimentação", diz Wellington Dias.


Segundo o governo, com as novas regras, quase 10 milhões de famílias terão aumento no valor do benefício. O pagamento deste primeiro mês começa a ser depositado a partir de segunda-feira (19) e vai até o dia 30 - de acordo com o Número de Identificação Social, o NIS.


Com a nova regra, o valor médio do benefício, que em maio era de R$ 672, passará para R$ 705.


“O aumento que está vindo vai ser muito importante não só para mim, mas para todas as famílias que vão receber, porque a gente que tem filho pequeno sabe o quanto é difícil e também sem trabalhar fica mais difícil ainda”, completa Camila de Oliveira.


Fonte: g1

Leia Mais ››