sexta-feira, abril 17, 2020

Bolsonaro volta a ignorar orientações de distanciamento social em cerimônia no Planalto

Bolsonaro volta a ignorar orientações de distanciamento social em ...O presidente Jair Bolsonaro voltou a descumprir nesta sexta-feira (17) as orientações de especialistas e da Organização Mundial de Saúde, que recomendam distanciamento social como um dos meios para conter a disseminação do coronavírus.

Desde o começo do dia, Bolsonaro provocou aglomeração, se aproximou de pessoas e distribuiu apertos de mão.

No início da manhã, ao deixar o Palácio da Alvorada, o presidente se aproximou de apoiadores e autografou o jaleco de um deles.

Em seguida, foi para o Palácio do Planalto, onde participou da cerimônia de posse do novo ministro da Saúde, Nelson Taich, que substituiu Luiz Henrique Mandetta, demitido justamente em razão de divergências com o presidente em relação ao isolamento e ao distanciamento social.

Ao chegar à cerimônia, Bolsonaro levou a mão ao nariz e à boca, atitude que favorece a contaminação, segundo médicos.

Minutos depois, o repórter cinematográfico Rafael Sobrinho registrou o momento em que Bolsonaro, cobrindo a boca, chega bem perto do procurador-geral da República, Augusto Aras, e fala com ele ao pé do ouvido. Em seguida, o presidente aperta a mão de autoridades.

Ao fim da cerimônia, os convidados se cumprimentaram, apesar das recomendações para que, neste momento de pandemia, as pessoas mantenham distância uma das outras e evitem apertos de mão e contatos físicos.


O presidente afirmou que corre “risco” ao defender a retomada do comércio no país, porém acredita que essa é a medida correta para lidar com o combate ao coronavírus e ao desemprego.

Em pronunciamento durante a cerimônia, Bolsonaro defendeu a reabertura do comércio e das fronteiras do Brasil com outros países.

“Essa briga de começar a abrir para o comércio, é um risco que eu corro, porque se agravar vem para o meu colo. Agora, o que acredito, o que muita gente já esta tendo consciência: tem que abrir”, afirmou.

Nesta quinta-feira, ao ser anunciado como ministro, Nelson Teich afirmou que não haverá "definição brusca" em relação às orientações sobre isolamento social. Em artigos publicados recentemente, Teich, que é médico oncologista, se manifestou a favor do isolamento horizontal (amplo), a exemplo do antecessor Mandetta.

Desde o início da epidemia, Bolsonaro já fez passeios por Brasília em fins de semana, com visita a farmácias e padarias, contrariando orientações do então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que recomendava "máximo grau de distanciamento social".

Nessas saídas, a presença do presidente provocou aglomerações e ajuntamentos. O presidente cumprimentou, abraçou e fez fotos com pessoas.

No último sábado (11), Bolsonaro esteve com Mandetta e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) em uma visita ao hospital de campanha que o governo federal está instalando no município de Águas Lindas de Goiás.

Diante de Mandetta e do governador, que também é médico, Bolsonaro tirou e ficou segurando com a mão a máscara de proteção, infringindo o protocolo de segurança. Uma das apoiadoras chegou a beijar a mão de Bolsonaro, que não tinha sido higienizada naquele momento. Também fez uma caminhada por uma rua próxima, gerando aglomeração de moradores.

Na véspera, sexta-feira (10), ele já havia saído do Palácio da Alvorada para ir a farmácia, visitar um prédio residencial e o Hospital das Forças Armadas. Em todos os momentos, esteve cercado por pessoas que o vaiaram e aplaudiram.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Diretor da OMS agradece Mandetta e diz que países devem tomar decisões baseadas em evidências

OMS agradece Mandetta e diz que países devem tomar decisões ...
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, foi questionado, nesta sexta-feira (17), durante coletiva de imprensa em Genebra, sobre a demissão do agora ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

"Sim, nós estamos cientes de que o presidente do Brasil trocou o seu ministro da Saúde hoje. Eu gostaria de agradecer ao ministro pelo serviço dele ao povo", respondeu, em vez de Tedros, o diretor de programas de emergência da OMS, Michael Ryan.

A pergunta foi feita por uma repórter da TV Globo e mencionou o impasse entre Mandetta e o presidente Jair Bolsonaro sobre as recomendações de ficar em casa. Essa orientação foi passada pelo Ministério da Saúde para combater a Covid-19 no Brasil e também tem sido adotada por vários países ao redor do mundo.

No questionamento, a repórter perguntou o quão preocupado Tedros estava com a situação do Brasil e que mensagem ele gostaria de mandar ao país.

"É essencial, entretanto, que não só o Brasil, mas todos os governos, tomem decisões baseadas em evidências e tenham uma resposta do governo inteiro e da sociedade inteira ao responder à pandemia de Covid-19", respondeu Ryan. "Todos temos o dever de proteger nossas populações mais vulneráveis".
"A Opas, nosso escritório regional nas Américas, tem apoiado o Brasil, em preparação e resposta à Covid-19, desde janeiro. E tem ajudado o Brasil a comprar milhões de testes PCR para expandir a capacidade diagnóstica. A primeira leva deve chegar na semana que vem", disse Ryan.

"Nós queremos focar em fornecer apoio técnico, operacional e científico ao Brasil, por meio da Opas, nosso escritório regional para as Américas. E fazer isso consistentemente, sem falhas, em apoio ao Brasil e em todos os países da América do Sul e Central, e das Américas como um todo", acrescentou o diretor de emergências.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após rejeição de líderes a votação, Alcolumbre retira de pauta MP do Contrato Verde Amarelo

Após rejeição de líderes a votação, Alcolumbre retira de pauta MP ...O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), retirou da pauta da sessão remota desta sexta-feira (17) a medida provisória (MP) que cria o chamado Contrato Verde e Amarelo. A decisão foi tomada devido à manifestação de líderes contra a votação do texto em sessão virtual.

A MP perderá a validade na próxima segunda-feira (20), se não for aprovada pelo Congresso até lá.

"Não tenho dúvida de que não temos condição de votar esta medida provisória hoje. Isso nós não temos dúvida. Essa foi a MP que teve o maior número de emendas na história do Congresso. Onze líderes se manifestaram para não votar hoje nem na segunda, e dois para retirar de hoje e colocar na segunda", disse o presidente do Senado.

Alcolumbre garantiu que haverá sessão na segunda. Ele afirmou, contudo, que não vai incluir de antemão a MP na pauta deste dia. Antes disso, durante o fim de semana, tentará acordo com os líderes para votação do texto. O presidente do Senado pautará a proposta na sessão somente se o projeto receber o apoio da maioria dos parlamentares.

O programa foi criado pelo governo federal no ano passado com o objetivo de reduzir encargos trabalhistas para empresas e, assim, estimular a geração de empregos, principalmente entre jovens. De acordo com o governo, a proposta desburocratiza e desonera as contratações e, assim, ajuda os jovens a obter o primeiro emprego e experiência profissional.

O Contrato Verde Amarelo vale para vagas de emprego que pagam até um salário-mínimo e meio, ou seja, R$ 1.567,50 (em 2020).

Os deputados aprovaram uma versão diferente da proposta original do governo. O percentual de contribuição pela empresa para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo, ficou em 8%, como já é praticado, e não em 2% como o governo havia proposto.

O texto estabelece um desconto opcional da contribuição previdenciária sobre o seguro-desemprego do trabalhador que esteja temporariamente desempregado. Se optar pela cobrança, fixada em 7,5%, o beneficiário poderá contar esse período na hora de calcular o tempo de contribuição para a aposentadoria.

Líderes
O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), se posicionou contra a votação da MP – a bancada é formada por 13 senadores. Ele argumentou que o sistema de deliberação remota, que permite a votação virtual, deve ser utilizado apenas para análise de projetos relacionados à pandemia. Para Braga, esse não é o caso da medida provisória.

O ato do Senado que cria o Sistema de Deliberação Remota (SDR) diz que ele deve ser usado em "situações de guerra, convulsão social, calamidade pública, pandemia, emergência epidemiológica, colapso do sistema de transportes ou situações de força maior que impeçam ou inviabilizem a reunião presencial dos Senadores no edifício do Congresso Nacional ou em outro local físico".

Na apresentação do sistema, em março, o secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira, explicou que a plataforma poderia ser usada para a votação de MPs. Desde a inauguração da ferramenta, duas matérias deste tipo já foram analisadas pelos senadores.

O líder da bancada de 12 senadores do PSD, Otto Alencar (BA), disse que o texto da medida provisória agride as convenções internacionais do trabalho. O vice-líder do partido, Irajá (TO), porém, saiu em defesa da matéria ao classificar que ela tem dispositivos que "estimulam as empresas a contratarem jovens sem experiência".

Líderes dos seguintes partidos pediram a retirada de pauta definitiva da proposta: Rede, PDT, MDB, PSD, Cidadania e PROS.

Já as lideranças de outras quatro legendas, favoráveis ao texto, pediram que a MP seja votada na segunda: PSDB, PP, PSL, Republicanos e DEM.

Dois líderes pediram que o governo edite uma outra medida regulamentando novamente o programa: Podemos e PSB.

O líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), voltou a pedir ao plenário que a votação seja viabilizada. De acordo com ele, as condições de emprego hoje não são as mesmas de quando a MP foi editada, no ano passado.

"Precisamos nos debruçar hoje ou segunda. Desconfio que a MP, sua não aprovação, vai direto com uma questão imediata de desemprego e microcrédito. Dezenas de milhares de empregos que podem desaparecer", ponderou Gomes.

Pontos da MP
Saiba o que prevê a proposta aprovada:

Os contratos se referem a vagas de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.567,50, em 2020);
A contratação total de trabalhadores nesta modalidade fica limitada a 25% do total de empregados da empresa;
As empresas com até 10 empregados poderão contratar dois trabalhadores sob estas condições;
A nova modalidade de contratação será realizada apenas para novos postos de trabalho, tendo como referência a média do total de empregados entre 1º de janeiro e 31º de outubro de 2019 ou a média nos três últimos meses anteriores a contratação - prevalecendo a que for menor;
Empregadores não precisarão pagar a contribuição patronal ao INSS (de 20% sobre a folha); também não serão cobradas alíquotas para o Sistema S.
O contrato poderá ser celebrado por até dois anos. Se este período for superado, passam a incidir as regras do contrato por prazo indeterminado previsto na CLT;
Os contratados poderão fazer até duas horas extras, com remuneração da hora extra de, no mínimo, 50% superior à remuneração da hora normal;
A contribuição ao FGTS está mantida em 8% (e não em 2%, como previa o texto original)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após vídeo de corpos ao lado de internados, hospital de Manaus recebe câmara frigorífica para mortos por Covid-19

Após um vídeo mostrar corpos de mortos com suspeita de Covid-19 espalhados por macas ao lado de pacientes vivos e internados, o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na Zona Leste de Manaus, recebeu a instalação de um contêiner frigorífico na madrugada desta sexta-feira (17) para dar apoio na estrutura de armazenagem de corpos no local, que sofre com falta de espaço.

O Governo do Amazonas diz que a câmara vai acondicionar corpos de mortos por Covid-19. O estado tem, até esta quinta-feira (16), 1.719 casos do novo coronavírus - e 124 pessoas já morreram.

Por volta das 10h30 desta sexta, a Secretaria de Comunicação (Secom-AM) informou que todos os corpos já haviam sido retirados de dentro da unidade. Oito deles foram colocados dentro da câmara fria e aguardavam documentação da família.

O João Lúcio não é o primeiro hospital a receber a instalação de câmara frigorífica. O Hospital Delphina Aziz, centro de referência para tratamento do coronavírus em Manaus, instalou uma câmara no seu estacionamento no início do mês. À época, o Amazonas ainda tinha 12 mortes confirmadas.

Ainda na manhã desta sexta-feira (17), uma equipe da Marinha realizou a descontaminação de áreas 'críticas' do hospital. Segundo a Marinha, a mão de obra foi requisitada por meio de ofício do próprio hospital, que forneceu o material necessário para a limpeza.

Funerária fazia remoção de corpos de câmara frigorífica instalada no HPS João Lúcio nesta manhã (17). — Foto: Carolina Diniz/G1AM
Funerária fazia remoção de corpos de câmara frigorífica instalada no HPS João Lúcio nesta manhã (17). — Foto: Carolina Diniz/G1AM

A instalação da câmara, que vai "desafogar" a superlotação do necrotério do João Lúcio, aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira, após viralizar o vídeo que mostra corpos em saco plásticos deixados em leitos ao lado de pacientes em tratamento. Os mortos estavam com suspeita de Covid-19. O motivo dos corpos estarem no mesmo ambiente que outros pacientes não foi divulgado pela unidade de saúde, ou pela secretaria.

O G1 conversou com alguns funcionários do HPS João Lúcio. Eles disseram que o necrotério da unidade estava superlotado, por isso os corpos eram mantidos nos leitos do hospital.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Estado (Susam) informou que a instalação do contêiner foi necessária para evitar a permanência dos corpos dentro do hospital durante o período em que as famílias são avisadas "com a dignidade e o cuidado necessário, e assim possam providenciar o breve funeral e sepultamento".

O HPS João Lúcio tem recebido pacientes com síndromes respiratórias agudas graves, entre elas casos suspeitos de Covid-19, até que se conclua a total montagem de leitos no HPS Delphina Aziz, que já funciona em sua máxima capacidade operacional. Com a capacidade ampliada do Delphina e o reforço dos leitos do hospital de retaguarda, o HPS João Lúcio ficará exclusivo para o atendimento de urgência e emergência para suporte da rede.

A Susam informou ainda que os pacientes que vieram à óbito entre a noite de quarta e a manhã desta quinta-feira (16), no HPS João Lúcio, “receberam assistência adequada, manejo clínico de acordo com as suas necessidades, medicação e oxigênio”. Desses pacientes, oito tinham idade acima de 60 anos e seis tinham comorbidades severas, conforme a nota.

Câmara frigorífica foi instalada ao lado de necrotério do hospital João Lúcio, em Manaus — Foto: Carolina Diniz/G1AM
Câmara frigorífica foi instalada ao lado de necrotério do hospital João Lúcio, em Manaus — Foto: Carolina Diniz/G1AM

Corpos ao lado de pacientes
Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra que 14 corpos de pacientes com suspeita do novo coronavírus estavam posicionados ao lado de pacientes internados no Hospital Pronto Socorro João Lúcio. Até o início da noite desta quinta-feira, apenas cinco corpos já haviam sido liberados.

Sobre o caso, a Susam informou que os 14 óbitos ocorridos no Hospital João Lúcio, entre a noite de ontem e o início da manhã desta quinta-feira (16), foram de pacientes suspeitos de Covid-19.

Até as 10h30 desta sexta-feira (17), todos os corpos já haviam sido retirados de dentro da unidade, segundo informado pela Secretaria de Comunicação (Secom-AM). Oito deles foram colocados dentro da câmara fria.

Rede pública de saúde do Amazonas
O Governo do Amazonas anunciou na manhã desta quinta-feira (16) que vai recorrer da decisão judicial que impugnou o contrato de R$ 2,6 milhões entre o Estado e o Hospital Nilton Lins, que está sendo preparado para atender os casos de Covid-19. Em entrevista à Rede Amazônica, o governador Wilson Lima enfatizou que os trabalhos para a implantação da unidade não serão interrompidos.

No pedido de ação popular, o autor diz que o valor do contrato de aluguel é alto, e que o governo do estado deveria ter, primeiramente, tentado ampliar os leitos já existentes no Hospital Delphina Aziz, considerado referência no tratamento de Covid-19, no Amazonas.

Questionado sobre a questão, Wilson Lima alegou que, embora a unidade tenha ampliado 100 leitos e recebido médicos intensivistas entre esta quarta e quinta-feira (16), a unidade deve atingir a capacidade máxima em breve. Na terça-feira (14), a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) anunciou que uma equipe com 15 profissionais de saúde, sendo cinco médicos e dez enfermeiros, enviada pelo Ministério da Saúde deve começar a atuar em Manaus neste quinta-feira (16).

Em uma outra decisão, a Justiça do Amazonas acatou uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Estado para que uma série de medidas seja tomada no combate ao avanço da disseminação do novo coronavírus. Entre elas, o funcionamento integral do Hospital Delphina Aziz, a contratação de leitos existentes no Hospital Universitário Getúlio Vargas e do Hospital Beneficente Portuguesa e a retirada de pacientes que estão sem assistência adequada nos prontos-socorros do estado.

O novo hospital de campanha montado pela Prefeitura de Manaus no Lago Azul, na Zona Norte, também reforça o atendimento no sistema público de saúde para casos de Covid-19. A unidade recebeu os primeiros pacientes de Covid-19 na madrugada desta terça-feira (14). Eles foram encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 1, que entrou em funcionamento imediato na noite de domingo, com 18 leitos iniciais instalados.

Coronavírus no Amazonas
O número total de casos confirmados do novo coronavírus no Estado chegou a 1.719, segundo a última atualização feita pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), nesta quinta-feira (16). O número de mortes causadas pelo novo coronavírus no Amazonas chegou a 124.

De acordo com a FVS-AM, 459 dos casos são em Manaus e 260 no interior, em 21 municípios diferentes. O número de casos confirmados em Manacapuru continua subindo e já chega a 149.

O boletim aponta, ainda, que 688 pacientes estão internados com suspeita e confirmação do novo coronavírus. São 154 pessoas testadas positivo para a Covid-19 e outras 534 sob investigação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN tem 124 recuperados do coronavírus, diz Secretaria de Saúde

Coronavírus: Brasil tem 92 mortos e 3.417 casos confirmados de ...O Rio Grande do Norte tem 124 pessoas recuperadas do novo coronavírus. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e foram divulgados nesta sexta-feira (17). Essa é a primeira vez que o número de pessoas recuperadas da Covid-19 consta no boletim estadual, que é divulgado diariamente.

A maioria das pessoas recuperadas é de Natal: 99 ao todo. As outras são de Assu (7), Extremoz (4), Macaíba (3), São José de Mipibu (2), Ceará-Mirim (2), Monte Alegre (2), Apodi (1), Areia Branca (1), Luís Gomes (1), Nísia Floresta (1) e Tibau (1).

Segundo a Sesap, os dados são relativos até a quinta-feira (16) e foram colhidos com as secretarias municipais de saúde.

O Rio Grande do Norte tem atualmente 463 casos confirmados de coronavírus e 23 mortes pela doença. Nesta sexta-feira (17), o estado registrou 63 novos casos, o que representa o maior número de infectados em um dia desde que doença chegou ao território potiguar. Os casos estão distribuídos em 37 municípios, sendo Natal (204) e Mossoró (89) os que mais têm confirmações da Covid-19.

As 23 mortes no RN foram registradas nas cidades de Mossoró (8), Natal (5), Tenente Ananias (2), São Gonçalo do Amarante (2), Cerro Corá (1), Taipu (1), Assu (1), Lagoa de Pedras (1), Apodi (1) e Canguaretama (1).

O estado ainda conta com 2.184 casos suspeitos e 2.310 descartados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Casal com coronavírus morre lado a lado, de mãos dadas, no mesmo dia

Tudo começou com "uma simples tosse". É desta forma que Ashley Briscoe revela a forma como a Covid-19 chegou à sua família, infectando os seus pais e uma irmã.

Notícias ao Minuto
© Fornecido por Notícias ao Minuto Notícias ao Minuto

Os três foram hospitalizados, com a irmã conseguindo vencer rapidamente a doença, mas os pais, que já sofriam de outros problemas de saúde, acabaram por não resistir.

Leia Também: Estado de Nova York estende quarentena até 15 de maio

Pastor Steven e Barbara Randolph, que na sua comunidade, em Louisiana (EUA), eram carinhosamente chamados de tio e tia, foram internados lado a lado e mantiveram-se juntos nesta batalha.

"A minha mãe sofria de diabetes e de pressão alta e o meu pai já tinha sofrido três AVC's e um ataque cardíaco", afirma a filha, em declarações à WAFB 9, explicando que este passado influenciou muito na forma como os seus pais lutaram contra o novo coronavírus.

A família já previa que a luta ia ser difícil e conta que o que mais lhes custou foi não poderem estar presentes para dar força e afeto aos seus pais. Contudo, sabem que o hospital permitiu que estivessem em camas lado a lado, o que os deixa felizes por saber que os pais estiveram sempre juntos, mesmo nos seus últimos momentos de vida.

"A minha mãe sempre me disse que não imaginava a sua vida sem o meu pai e o meu pai dizia-me que não imaginava como era viver sem a minha mãe. Para mim, esta é a forma de Deus me dizer que os meus pais continuam juntos e não têm de descobrir o que é viver um sem o outro", afirma a mulher.

Steven e Barbara teriam morrido lado a lado, de mãos dadas, na UTI de um hospital local. A mulher morreu primeiro e Steven acabaria por morrer horas depois. O casal deixa quatro filhos.

Fonte: Notícia ao Minuto
Leia Mais ››

RN registra 63 novos casos de coronavírus em um dia

Coronavírus no ES: já são 227 casos confirmados da doença no ...O Rio Grande do Norte registrou 63 novos casos de Covid-19 em um dia. Agora, o estado potiguar tem 463 casos confirmados de coronavírus e 23 mortes pela doença. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (17) pela Secretaria Estadual de Saúde Pública.

Dos 63 novos casos, 32 são em Natal - mais da metade. E 14 são em Parnamirim. Nesse boletim, a Sesap começou a divulgar também o número de recuperados, que é de 124.

A última morte confirmada ocorreu em Mossoró, no Oeste potiguar. Trata-se de uma idosa de 76 anos, que tinha doença renal crônica, diabetes e complicações cardíacas. Ela morreu no domingo (12), mas a confirmação oficial da causa aconteceu nesta sexta (17).

Situação do coronavírus no RN

23 mortes
463 casos confirmados em 37 municípios
2.184 suspeitos
2.310 descartados
As 23 mortes no RN foram registradas nas cidades de Mossoró (8), Natal (5), Tenente Ananias (2), São Gonçalo do Amarante (2), Cerro Corá (1), Taipu (1), Assu (1), Lagoa de Pedras (1), Apodi (1) e Canguaretama (1).

Veja casos confirmados de coronavírus por cidade
O Rio Grande do Norte tem registro de casos confirmados da Covid-19 em 37 municípios. São eles:

Natal (204)
Mossoró (89)
Parnamirim (57)
São Gonçalo do Amarante (28)
Assu (16)
Macaíba (6)
Extremoz (5)
Apodi (5)
Ceará-Mirim (5)
Canguaretama (4)
Santo Antônio (4)
Areia Branca (3)
Monte Alegre (2)
São José de Mipibu (2)
Tenente Ananias (2)
Tibau (2)
Acari (1)
Baía Formosa (1)
Barcelona (1)
Boa Saúde (1)
Caraúbas (1)
Carnaubais (1)
Cerro Corá (1)
Coronel João Pessoa (1)
Currais Novos (1)
Encanto (1)
Ipanguaçu (1)
Lagoa de Pedras (1)
Luís Gomes (1)
Nísia Floresta (1)
Passa e Fica (1)
Pau dos Ferros (1)
Santa Cruz (1)
São Pedro (1)
São Miguel do Gostoso (1)
Serra de São Bento (1)
Taipu (1)

Dentre os 463 casos confirmados, 457 casos são de residentes do RN, 1 caso está em investigação para definição de município de residência, e 5 são de indivíduos residentes em outros estado brasileiros: 2 casos de residentes no CE, 1 residente no AM, 1 caso residente na BA e 1 caso residente em PE.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Agressão emocional', diz motorista do Samu que se mudou de casa para evitar risco de contaminação de familiares por Covid-19 no RN

Há quase dois meses Luciano Silva não abraça os filhos e a sua companheira. Durante o mesmo período, está isolado e mantendo o mínimo de contato possível com pessoas de fora do seu trabalho. Luciano começou a desenvolver quadro depressivo por causa dessa situação. Ele é condutor socorrista do Samu de Mossoró, no Oeste potiguar, e se afastou de todos os que ama por amor: para não correr o risco de contaminá-los com a Covid-19.

Luciano Silva e os filhos, Arthur Gabriel e Yanni — Foto: Arquivo Pessoal
Luciano Silva e os filhos, Arthur Gabriel e Yanni — Foto: Arquivo Pessoal

“Uma agressão emocional. Você não vê o corpo agredido, mas sente”, resume o motorista, que tem 55 anos e há 15 atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Além de condutor socorrista, Luciano também dá palestras de primeiros socorros em escolas e outras instituições, atividade que está suspensa por causa da Covid-19.

Com a chegada do vírus no Brasil, ainda antes do primeiro caso confirmado no Rio Grande do Norte, ele se mudou para um apartamento que possui em um bairro próximo de onde mora. Luciano e a esposa, que é assistente social no Município, decidiram que seria o melhor a se fazer, por causa da possibilidade do contato direto dele com pacientes do novo coronavírus em sua atividade profissional. A mudança aconteceu em 22 de fevereiro.

“Eu passei a ver meus filhos só por videochamada. Comecei a ficar muito triste, porque estava longe deles”, conta. Os filhos, Arthur Gabriel, de 13 anos, e Yanni, de 9, ficaram com a mãe. “Família para mim é ponto de equilíbrio, por isso estou tão desequilibrado”.

Luciano Silva tem 55 anos e há 15 trabalha no Samu Mossoró — Foto: Arquivo pessoal
Luciano Silva tem 55 anos e há 15 trabalha no Samu Mossoró — Foto: Arquivo pessoal

As atividades do cotidiano se restringiam a ir para o trabalho e, na volta, ficar trancado no apartamento, além de ligar para a família. Luciano diz que começou a desenvolver quadro depressivo. Depois de 50 dias isolado, encontrou uma solução para amenizar a saudade. Nesta segunda-feira (13), mudou-se para a casa da mãe, que fica em frente à dele. De lá, consegue ver Arthur Gabriel e Yanni de longe.

Isolado dentro de casa
Com medo de também contaminar a mãe, de 88 anos de idade, Luciano se isolou dentro de um quarto, que tem banheiro. “Quando ela faz minha comida, bate na porta e vai para a sala. Eu saio e vou para a cozinha comer”, relata. Tanto ele, quanto ela ficam de máscara a maior parte do tempo e mantêm o distanciamento de segurança de 1,5m.

“Quando volto do trabalho, não mantemos qualquer contato. Passadas 24h, conseguimos nos comunicar com a distância de segurança. Tomamos todas as medidas de segurança”, explica o condutor socorrista, que trabalha em uma escala de 24h de serviço por 72h de folga.

Além disso, a nova rotina inclui ir até o portão e acenar para os filhos, do outro lado da rua. “É como se eu estivesse numa cela. Como se eu tivesse sido retirado de casa e proibido de entrar por mim mesmo. É como uma automutilação”.

Luciano conta que ainda está abatido, apesar de melhor, e que já perdeu quatro quilos desde que iniciou o isolamento, que é anterior à quarentena decretada pelo Governo do Estado. No entanto, afirma seguir firme porque acredita em um cenário mais favorável. “Eu tenho fé que isso tudo vai passar”.

Números
Mossoró é a cidade do Rio Grande do Norte com a maior quantidade de mortes por Covid-19. Nesta sexta-feira (17), foi confirmada a 8ª morte no município. A vítima é uma mulher de 76 anos

No estado potiguar, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde Pública, são 400 casos confirmados do novo coronavírus. Os casos suspeitos são 2.232. Ao todo são 23 mortos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Caminhoneiros são vacinados contra a gripe em pontos da PRF no RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com as secretarias de saúde de Mossoró e Macaíba montou um posto de vacinação para imunizar caminhoneiros, nas unidades da corporação na BR-304, nesta sexta-feira (17). A categoria faz parte do grupo prioritário da segunda etapa da campanha contra a influenza.

Vacinação de caminhoneiros em Macaíba, na Grande Natal — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi
Vacinação de caminhoneiros em Macaíba, na Grande Natal — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

De acordo com a PRF, a ação tem o objetivo de dar a oportunidade para caminhoneiros que não têm disponibilidade para se vacinarem nas unidades de saúde. A segunda etapa da campanha de imunização contra a gripe segue até 8 de maio. A primeira foi destinada aos idosos.

Os motoristas são parados e conduzidos aos atendimentos. “É boa, essa vacinação aqui porque dificilmente eu ia ter como ir a um hospital tomar a vacina. Então aqui ficou pratico e rápido”, destacou o caminhoneiro Alexandre Gerônimo.

"Importante essa ação porque os caminhoneiros chegam a passar um mês fora, então dependem de campanhas assim para ficarem protegidos. Protegendo contra a H1N1 a gente evita que os hospitais que precisam ter vagas para a Covid-19 fiquem superlotados com essa gripe neste momento”, explicou um inspetor da PRF.

Além dos caminhoneiros, nesta fase, a vacina contra as influenzas A e B é destinada também a profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas; motoristas de transporte coletivo e portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 15 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

Fonte: G1
Leia Mais ››

"Sabemos que podemos errar", avalia Bolsonaro sobre saída de Mandetta

Ao lado do presidente Jair Bolsonaro, o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, comentou algumas das defesas que o presidente tem feito sobre a pandemia do novo coronavírus, na noite desta quinta-feira (16/4). Em live transmitida pelo Facebook logo após o anúncio da troca da pasta, o oncologista Nelson Teich disse que o momento é de "colher dados" para "tomar ações". Além disso, o presidente justificou a retirada de Luiz Henrique Mandetta do cargo. 

Bolsonaro aproveitou para explicar que a demissão de Luiz Henrique Mandetta se deu por ele não entender o lado da economia. "O ponto que realmente não afinava com o presidente era a preocupação também com o emprego. O Mandetta, a linha dele era voltada quase que exclusivamente para a defesa da vida", ressaltou. "Uma economia desajustada nós sabemos que as consequências também levam a morte", completou. "Sabemos que podemos errar", afirmou. 

Porém, o presidente lembrou que a volta das pessoas ao trabalho não depende do Executivo, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que essa decisão cabe aos estados e municípios. "Com muita responsabilidade, o Brasil tem que voltar a trabalhar, mas isso cabe muito mais aos governadores e prefeitos", frisou. "Sabemos da nossa responsabilidade e vamos tomar as medidas necessárias", disse.

O novo ministro voltou a ressaltar que acha que a economia e a saúde devem caminhar juntos. "Tratar pessoas não é igual a levar saúde. Saúde é uma combinação de várias coisas", afirmou. "Quando eu discuto emprego, economia, eu estou pensando em pessoas e sociedade", completou. Nelson Teich ainda comentou sobre o uso da cloroquina. O remédio tem sido defendido por Bolsonaro como tratamento para a Covid-19. Mandetta sempre pediu cautela no uso da medicação. Teich afirmou que é preciso estudos que atestem a eficácia do remédio, e que por enquanto, a responsabilidade pelo uso é do médico. "Você coloca na mão do médico, ele vai fazer essa escolha. Nossa função é fazer com que essa solução seja o mias rápida com números confiáveis", afirmou.

Teich também se mostrou preocupado com a duração da pandemia no país. "O que se preocupa hoje é a possibilidade de ter uma segunda, terceira onda. Hoje você já tem uma dificuldade não só econômica, mas social. Isso vai além do emprego. Hoje temos que ter um foco muito grande em colher dados, que vai ser muito mais fácil traçar políticas e ações", disse. "Eu prefiro falar em discussão da vida, do que economia e emprego, porque da uma conotação ruim", concluiu.

Fonte: Correio Brazieliense
Leia Mais ››

Polícia encontra corpos empilhados em casa de repouso nos EUA

A polícia de Nova Jersey encontrou nesta semana 17 corpos empilhados em um lar de idosos afetado pela pandemia do novo coronavírus, um amostra macabra de como a doença afeta estas residências, que abriga uma população extremamente vulnerável.

Corpo é removido do lar de idosos, localizado em Andover, Nova Jersey
© EDUARDO MUNOZ ALVAREZ Corpo é removido do lar de idosos, localizado em Andover, Nova Jersey

Segundo o "New York Times", após uma pista anônima sobre um cadáver em um galpão, a polícia encontrou 17 corpos no pequeno necrotério do estabelecimento Andover Sub-Acute and Rehabilitation Unit, uma das maiores casas de repouso de Nova Jersey, com capacidade para quatro corpos.

A polícia da pequena localidade de Andover, a cerca de 100 km de Nova York, não confirmou os números. O estabelecimento reportou recentemente 68 mortos no local, incluindo estes 17. Entre eles, 26 eram de pessoas com Covid-19, segundo o jornal.

"Os funcionários estavam claramente esgotados, e provavelmente eram poucos", disse à CNN Eric Danielson, chefe da polícia local.

"Meu coração está destruído", publicou o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, em sua conta no Twitter. "Estou em choque por terem autorizado que os corpos fossem empilhados em um necrotério improvisado." O governador pediu à Justiça que investigue o caso.

A polícia de Andover publicou no Facebook um comunicado em que diz que um dos donos da residência, Chaim Scheinbaum, reconheceu ter "problemas de atrasos e horários noturnos no fim de semana, que contribuíram para a presença de mais corpos do que o habitual" no necrotério. Segundo ele, o local pode alojar até 12 corpos, e em nenhum momento houve mais de 15.

Segundo o Times, entre os pacientes que permanecem no lar, 76 são portadores do vírus, bem como 41 funcionários.

De acordo com o canal NBC , a epidemia já causou a morte de mais de 5,6 mil pessoas em casas de repouso, de um total de 32 mil óbitos em todo o país.

Fonte: AFP
Leia Mais ››

EUA registram 4.591 mortes em 24h, número recorde

Dados da Universidade Johns Hopkins mostram que os Estados Unidos registraram 4.591 mortes por covid-19 nas 24 horas terminadas às 19h (no horário de Brasília). Trata-se do maior número de óbitos em 1 dia e mais do que o dobro de todas as mortes acumuladas no Brasil até esta 5ª feira (1.924). O recorde anterior de mortes no território norte-americano era de 2.569 na 4ª feira (15.abr).

EUA são o país com mais mortes provocadas pela covid-19. Na imagem, a sargento Meghann Cinnamond, membro da 109th Airlift Wing, Scotia, Nova York, aconselha passageiro sobre a coleta de amostras de teste para coronavírus
© major Patrick Cordova/Guarda Nacional Aérea dos EUA EUA são o país com mais mortes provocadas pela covid-19. Na imagem, a sargento Meghann Cinnamond, membro da 109th Airlift Wing, Scotia, Nova York, aconselha passageiro sobre a coleta de amostras de teste para coronavírus

O país já contabiliza 671.151 casos e 33.268 mortes. A 2ª nação com mais óbitos é a Itália: 22.170. Em seguida estão Espanha (19.315) e França (17.941).

fonte: Poder 360
Leia Mais ››

Marco Aurélio arquiva notícia-crime contra comportamento de Bolsonaro durante pandemia

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou a notícia-crime aberta na Corte contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A decisão atende pedido do vice-procurador-geral Humberto Jaques de Medeiros, que não viu 'elementos reveladores da prática de delito' na ação apresentada por sete partidos de oposição (PT, PDT, PSB, PCdoB, PSOL, Rede e PCB).

As legendas acusavam Bolsonaro de cometer crime comum ao expor a população ao risco de contágio durante as manifestações de 15 de março, quando cumprimentou apoiadores enquanto ainda esperava o resultado de um dos exames que fez para coronavírus.

Os partidos citam também o pronunciamento do presidente no dia 24 de março, quando comparou a covid-19 a uma 'gripezinha' e pediu o fim do isolamento social. Dois dias depois, Bolsonaro passeou pelo Distrito Federal, causando aglomeração de pessoas.

Por se tratar de crime comum, Marco Aurélio solicitou manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo o vice-procurador-geral, Humberto Medeiros, não há como imputar a Bolsonaro o crime de descumprimento de medida sanitária preventiva porque não havia uma ordem dessa natureza vigorando. A legislação federal sobre isolamento social apenas desaconselha a aglomeração de pessoas, e não a proíbe.

"Conforme assinalado pelo Ministério Público Federal, o livre fluxo de pessoas não configura, por si só, infração de medida sanitária preventiva", apontou o ministro Marco Aurélio.

"Ausentes elementos, nos fatos narrados e no contexto fático, indicativos do cometimento de infração penal pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, cumpre acolher a manifestação do vice-procurador-geral da República", concluiu.

Fonte: estadão
Leia Mais ››

Advogados dizem que juiz errou e D. Marisa não tinha R$ 256 milhões

Advogados dizem que juiz errou e D. Marisa não tinha R$ 256 milhões
Advogados dizem que o juiz da 1ª Comarca de Família e Sucessões de São Bernardo do Campo, em São Paulo, errou quando afirmou que a falecida esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dona Marisa Letícia tinha R$ 256 milhões em investimentos.

De acordo com nota divulgada pelo advogados do inventário de Marisa, ela tinha R$ 26 mil em investimentos. Segundo eles, o magistrado confundiu o valor unitário de cada certificado com o valor unitário de debêntures de outra natureza, e acabou estimando um valor dez mil vezes maior que o real.

A defesa de Marisa respondeu ao juiz, dizendo que: “Não existe qualquer tipo de relação entre os documentos constantes às fls. 394/427 e 428/468 (escrituras de emissão de debêntures) com os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) de titularidade da Sra. Marisa Letícia Lula da Silva, tampouco existe relação entre tais CDBs e o valor nominal de R$ 100,00. Em razão da aplicação automática de valores que estavam disponíveis na conta-corrente que pertencia à D. Marisa e que já haviam sido trazidos a estes autos, foi identificada a existência de CDBs em nome da falecida, os quais, segundo extrato atualizado do Banco Bradesco, correspondem à quantia (líquida) de R$ 26.281,74 (vinte e cinco mil, duzentos e oitenta e um reais e setenta e quatro centos)”.

Os advogados apresentaram para a Justiça uma imagem do extrato bancário com o que seriam os reais investimentos de Dona Marisa.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ter ido pessoalmente ao banco buscar informações sobre o inventário de Marisa Letícia, depois que o juiz disse o valor milionário que Dona Marisa tinha em investimentos.

“Como não temos nada a esconder, fomos até o Bradesco buscar as informações. O próprio banco deveria ter desmentido. Vale tudo contra o Lula. O que eles não sabem é a minha capacidade de resistência. Quero morrer com a mesma dignidade que nasci e por isso que estou brigando tanto”, escreveu ele, em seu perfil no Twitter.

Fonte: MSN
Leia Mais ››

PSOL denuncia demissão de Mandetta à OMS e pede convocação de Teich

A demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, levou a bancada do PSOL na Câmara a fazer denúncias à Organização Mundial de Saúde (OMS) e também à Organização das Nações Unidas (ONU). Os parlamentares alegam descontinuidade de gestão em plena pandemia e uma tentativa do presidente Jair Bolsonaro de contrariar as medidas indicadas por autoridades sanitárias nacionais e internacionais no combate e prevenção ao novo coronavírus.

© Minervino Junior/ CB/ DAPress

Além disso, os deputados do partido também protocolaram nesta tarde um pedido para que o novo chefe da pasta, Nelson Teich, seja convocado pela Câmara. A bancada quer que ele preste esclarecimentos, por meio de sessão virtual, sobre as circunstâncias de sua nomeação.

fonte: Correio Braziliense
Leia Mais ››

Demissão de Mandetta gera repercussão negativa na imprensa internacional

Minutos após Luiz Henrique Mandetta anunciar no Twitter a sua demissão do cargo de ministro da Saúde, nesta quinta-feira, 16, a imprensa internacional começou a noticiar o fato. Os principais veículos destacaram a popularidade de Mandetta e o seu apelo em favor das medidas de isolamento social para conter o avanço da Covid-19 no Brasil, que já reportou 30.425 casos da doença e 1.924 mortes, segundo o Ministério.

El País: 'Bolsonaro destitui o Ministro de Saúde em plena crise do coronavírus' - 16/04/2020

“Bolsonaro demite ministro da saúde popular após disputa por resposta a coronavírus”, publicou o jornal britânico The Guardian, que classificou o presidente como de “extrema-direita”. “Mandetta defendia o isolamento social, enquanto o presidente de extrema-direita insiste que o impacto da pandemia na economia brasileira é mais importante do que a perda de vidas”, mencionou a publicação.

A chamada do jornal francês Le Figaro, que também descreve Mandetta como “popular”, foi “Bolsonaro exonera seu ministro da Saúde em meio à crise do coronavírus”. Sobre o sucessor de Mandetta, Nelson Teich, o jornal francês afirma que ele já havia sido procurado após a eleição de Bolsonaro, em outubro de 2018, mas Mandetta foi preferido, principalmente por causa de seu apoio político no Parlamento. “Em um artigo publicado recentemente, [Teich] lamentou ‘a polarização entre saúde e questões econômicas’ [em relação ao isolamento social]”, concluiu o jornal francês.

O espanhol El País relatou que o ex-ministro, “um médico que apela à ciência”, se recusava a pedir demissão, só saindo da pasta a mando de Bolsonaro. Segundo o jornal, “há várias semanas, os brasileiros acompanham minuto a minuto o pulso do presidente e seu ministro da saúde em relação ao isolamento social”.

Continua após a publicidade
Na América Latina, o argentino Clarín disse que a saída de Mandetta era “esperada, mas envolve enormes riscos políticos e de saúde, uma vez que o país deve entrar em breve no momento mais agudo da pandemia de coronavírus.”

O Washington Post também ressaltou as desavenças entre Mandetta e Bolsonaro em relação ao distanciamento social: “Bolsonaro despede o ministro da Saúde, Mandetta, após diferenças sobre a resposta ao coronavírus”.

O jornal americano alega que a constante atenção dada pelos brasileiros ao embate entre o ex-ministro e o presidente ao longo desta semana ofuscou questões sobre a situação dos surtos da Covid-19 no país. “Dada a severamente limitada capacidade de testes no Brasil, acredita-se que os casos e as mortes estejam subnotificados significativamente. Mas grande parte do foco do país nos últimos dias estava na especulação generalizada de que Bolsonaro estava prestes a demitir Mandetta”, disse o Post.

Fonte: Veja
Leia Mais ››

Homem de 61 anos morre com coronavírus em Assu, RN

Assu confirma primeira morte por Covid-19; RN soma 22 óbitos ...Um homem de 61 anos morreu vítima do novo coronavírus em Assu, na região Oeste potiguar. Foi a primeira morte provocada pela doença na cidade e a 22ª no Rio Grande do Norte. A prefeitura do município confirmou a morte nesta quinta-feira (16). A vítima tinha problemas cardíacos crônicos.

Segundo a Prefeitura de Assu, o homem deu entrada no pronto socorro municipal no domingo (12), com falta de ar e pressão alta. Após a realização de um exame, a suspeita inicial dos médicos foi e infarto.

No entanto, como o paciente tinha mais de 61 anos e estava com falta de ar, foi testado para Covid-19. Diante da suspeita, ainda sem o resultado, o homem foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar entre o domingo (12) até o dia 26 deste mês.

No mesmo dia, depois de estabilizado, o paciente foi encaminhado para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, também na região Oeste, onde ele ficou internado. Contudo não resistiu aos efeitos do vírus e morreu.

Até o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), nesta quinta-feira (16), o Rio Grande do Norte tinha 400 casos confirmados de coronavírus. Os casos suspeitos são 2.232.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Médico de 52 anos morre com coronavírus em Mossoró, RN

O médico cirurgião Élio César Marson foi a sétima pessoa a morrer vítima da Covid-19 em Mossoró, no Oeste potiguar. A morte, 21ª do Rio Grande do Norte pela doença, foi confirmada na tarde desta terça-feira (16). Élio tinha 52 anos, era obeso e tinha diabetes.

Médico cirurgião Élio César Marson morreu vítima de Covid-19 em Mossoró — Foto: Cedida
Médico cirurgião Élio César Marson morreu vítima de Covid-19 em Mossoró — Foto: Cedida

A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró informou que ele fez o exame para saber se estava com o novo coronavírus no dia 29 de março e o resultado saiu no dia 3 de abril. Mas desde o dia 1º deste mês o médico já estava internado em um hospital privado da cidade.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), divulgado nesta terça (16), Mossoró tem 84 casos confirmados de Covid-19, além de 124 suspeitos. O município foi o primeiro a registrar morte pelo vírus no estado potiguar, um professor universitário de 61 anos de idade.

O boletim da Sesap aponta também que o Rio Grande do Norte tem 400 casos confirmados de coronavírus. Os casos suspeitos são 2.232. Além das 21 mortes por Covid-19 já confirmadas, há ainda 12 sob investigação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus: MP recomenda que escolas particulares revisem valores de mensalidades no RN

Coronavírus: MP recomenda que escolas particulares revisem valores ...O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma recomendação para que as escolas privadas do Estado revisem os custos e, caso economizem durante o período de suspensão das aulas por causa da pandemia do novo coronavírus, concedam desconto correspondente à economia que a escola tiver. A orientação é direcionada a todas as instituições da rede privada de ensino localizadas em Natal.

A recomendação será publicada na edição desta sexta-feira (17) do Diário Oficial do Estado (DOE).

No Rio Grande do Norte as aulas estão suspensas desde o dia 18 de março. O primeiro decreto tinha validade de 15 dias, mas já foi renovado e agora as aulas estão suspensas até o dia 23 de abril. No entanto, o governo já estuda a ampliação desse prazo.

A recomendação diz que as escolas devem conceder o desconto correspondente à economia que a escola tiver nos custos durante a suspensão das aulas presenciais, como no exemplo da diminuição da conta de energia, água, dentre outros, a serem demonstrados em planilha comparativa, caso não ofereça a reposição integral das aulas presenciais após a pandemia.

O MP recomenda ainda que as escolas encaminhem aos contratantes planilha de custos referente aos meses compreendidos no período de suspensão das aulas, bem como a relativa ao ano letivo de 2020, elaborada, à época, sem a previsão na pandemia de COVID-19.

O MPRN também está recomendando que as instituições de ensino informem aos pais contratantes sobre eventual realização de aulas presenciais em período posterior, com a consequente modificação do calendário de aulas e de férias. Será importante comunicar também se fará a reposição integral das aulas presenciais ou se serão contabilizadas nas horas-aula aquelas não presenciais.

Outras medidas sugeridas pelo MP são:

buscar flexibilizar as sanções contratuais para aqueles que não puderem realizar o pagamento das mensalidades praticados no período, bem como fornecer condições de pagamento posterior sem encargos financeiros;
envidar todos os esforços no sentido de se evitar a judicialização das situações ocorridas durante a pandemia;
abster-se de cobrar eventuais multa de mora e de juros em decorrência do atraso no pagamento das mensalidades pelos consumidores durante o período de isolamento social e seus desdobramentos, quando causado por prejuízos financeiros que não deram causa e em razão da pandemia, devidamente comprovados,
observar que a opção do consumidor de rescindir o contrato, caso não concorde com a proposta de revisão contratual, sendo motivada por caso fortuito ou de força maior, ocorrido posteriormente à realização da avença, não pode ser considerada como inadimplemento contratual e, assim, nada podendo ser cobrado a esse título.

Fonte: G1
Leia Mais ››