terça-feira, março 26, 2024

Homem esfaqueia cachorro em Currais Novos; Polícia Civil investiga caso

Cena foi registrada por uma câmera de vigilância do estabelecimento | Foto: Reprodução


Uma cena de crueldade foi registrada no último fim de semana em Currais Novos, na região do Seridó potiguar. Um homem desferiu diversos golpes de faca contra um cachorro, que estava dentro de uma fábrica de gesso. O agressor foi ao local, executou a violência contra o animal e saiu caminhando na sequência. O caso ocorreu na tarde do último sábado (23).


A ação durou menos de um minuto e foi registrada por uma câmera de segurança. O homem chega próximo ao portão do imóvel, empunha a faca e desfere os golpes no animal. Na sequência, ele sai andando pela rua.


A Polícia Civil foi notificada do caso e registrou Boletim de Ocorrência. Segundo o delegado Paulo Ferreira, titular da Delegacia de Currais Novos, a equipe trabalha na identificação do autor do crime e vai instaurar inquérito policial.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Parte de falésia desaba na Praia de Tabatinga

Falésia desabou na manhã desta terça-feira (26). Foto: Reprodução

A Defesa Civil registrou o desabamento de parte de falésia localizada na Praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. O caso ocorreu durante a manhã desta terça-feira (26). Ninguém ficou ferido.


A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa da cidade foi ao local e isolou a área. De acordo com o secretário adjunto de Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e coordenador da Defesa Civil na cidade, Bismarck Sátiro, placas de sinalização e barreiras foram posicionas próximas a falésia, a fim de alertar a população sobre o risco de desabamento da falésia. As barreiras, ainda segundo Bismarck, foram posicionadas há anos na região.


Porém, Sátiro também afirmou que pessoas vão ao local e removem os avisos sazonalmente, para se aproximar. Já existe um processo de erosão avançado no local.


Agravamento


O desabamento de parte da falésia na Praia de Tabatinga não é um fato aleatório e reforça o alerta para as transformações climáticas. De acordo com o coordenador do Projeto Falésias (Responsável por pesquisar e analisar a situação de falésias no litoral potiguar), Rodrigo de Freitas, a erosão nas falésias com movimentos de massa deve se intensificar.


“Popularmente conhecido como queda de barreira, a erosão é um processo natural e vem se agravando com os efeitos de mudanças climáticas e elevação do nível do mar. A tendência é termos um aumento na erosão costeira”, disse Freitas.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Homem é preso pela PM suspeito de ter tentado matar a esposa a facadas em Tibau



Na manhã desta terça-feira (26), a Polícia Militar de Tibau, sob o comando do Subtenente Morais, prendeu um homem suspeito de tentar matar sua esposa, a facadas em Tibau na Costa Branca Potiguar.


Marcleyton Fernandes Tenório de Oliveira, 41 anos, foi preso na Comunidade da Gangorra, quando fugia em um taxi para Mossoró. A vítima foi ferida com cerca de cinco facadas e socorrida para para o hospital da cidade.


O delegado responsável pelo casa, Luiz Fernando informou que ao tomar conhecimento do fato, realizou diligências com sua equipe de policiais, mas o acusado não foi localizado.


Fonte: Fim da Linhha

Leia Mais ››

Foragido da justiça tentar enganar policiais da Defur se apresentando com nome falso, mas acaba preso



Policiais civis da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Natal (DEFUR/Mossoró) deram cumprimento, nesta terça-feira (26), a um mandado de prisão em desfavor de um homem, de 39 anos, pelo crime de roubo.


Cesar Edilmar Alves Maia foi abordado no bairro Bom Jardim, e segundo os agentes ele fingiu ser outra pessoa, na tentativa de não ser preso.


O mandado de prisão foi expedido pela 3ª Vara Penal de Execução Penal de Mossoró. Cesar foi condenado a 31 anos de prisão, sendo encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Casal sofre atentado a tiros na cidade de Grossos, região da Costa Branca Potiguar



Na noite desta segunda-feira (25 de março), na Rua Miguel Erasmo, em Grossos, dois indivíduos a bordo de uma motocicleta praticaram uma tentativa de duplo homicídio.


As vítimas foram, Francisco Ivan de França de Souza e sua esposa, “Darquinha”. O casal foi baleado em frente de sua residência e socorrido para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró.


Testemunhas relataram que os agressores efetuaram vários disparos de arma de fogo contra as vítimas. Após o crime, os suspeitos empreenderam fuga a pé, deixando para trás a motocicleta utilizada no ato criminoso.


O veículo foi apreendido e fará parte do processo de investigação. O delegado responsável pelo caso, Luiz Fernando disse que já tem informações sobre os suspeitos.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Advogado é preso dentro de delegacia ao apresentar procuração falsa para recuperar carro apreendido em Natal

Carro apreendido pela Polícia Civil em Natal — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um advogado criminalista de 40 anos de idade foi preso em flagrante ao apresentar uma procuração com assinatura falsa na Delegacia Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), em Natal, nesta segunda-feira (25). Ele tentava recuperar um veículo apreendido.


De acordo com a Deicor, o modelo do carro é uma Hilux SW4, que foi apreendida em Natal em uma operação na terça-feira passada (19). A ação terminou com a prisão de um estelionatário que se passava por prefeito de Aracaju (SE) - ele é cliente desse advogado.


Inicialmente, o advogado foi à delegacia na sexta-feira (22) para ter detalhes de como recuperar o veículo, que, segundo ele, era alugado pelo cliente dele.


Na segunda (25), ele apresentou uma procuração suspostamente assinada pela proprietária do veículo. O advogado havia dito à polícia que o contrato não previa a devolução à locadora.


Os policiais, então, entraram em contato com a proprietária, que informou que não assinou nenhuma procuração e disse que não sabia que o carro havia sido apreendido.


O advogado, então, foi preso em flagrante na própria delegacia. Por estar no exercício da função, a prisão foi acompanhada por um representante da Ordem dos Advogados do Brasil do RN (OAB/RN).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Natal tem baixa procura pela vacina contra a dengue e imuniza apenas 19% só público-alvo em mais de um mês de campanha

Vacinas Qdenga contra a dengue — Foto: Gabriel Rosa


Natal vacinou, até esta terça-feira (26), 19% do público-alvo da campanha de imunização contra a dengue, que começou no dia 19 de fevereiro, há mais de um mês. O dado foi detalhado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a pedido da Inter TV Cabugi e do g1.


Nesta primeira fase da campanha, a pasta pretendia imunizar 46.549 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade, que são o público-alvo desta etapa. Até esta terça, 9.058 haviam sido vacinadas.


A vacina é aplicada em duas doses. A baixa procura preocupa a Secretaria de Saúde, entre outros motivos, porque o primeiro lote recebido de vacinas vence no fim do mês de abril e ele só pode ser utilizado para primeira dose.


"O primeiro lote que a gente recebeu, de 18.806 doses, é para ser utilizado na primeira dose desse público e está com validade até o final de abril. Então, a gente está aguardando definições do Ministério da Saúde", explicou a chefe do núcleo de imunização de Natal, Veruska Ramos.

O aguardo da SMS é para entender e montar novas estratégias do que fazer com as vacinas que vão restar. Segundo Veruska, a média tem sido de menos de 10 vacinados por dia em Natal.


Para tentar ampliar a vacinação, a Secretaria de Saúde de Natal planeja iniciar uma ação de conscientização nas escolas da rede pública.


"A gente não pode levar essa vacina para fora das unidades, é uma recomendação do próprio Ministério da Saúde, de que essas vacinas só podem ser utilizadas dentro da unidade de saúde. Mas a gente pode levar a conscientização, as campanhas, para que os pais busquem através desse recado a ser dado pelas próprias crianças", disse Veruska.


Ao todo, 60 salas na rede pública municipal de saúde estão oferecendo a vacina contra a dengue em Natal.


Quadro no RN é semelhante

A capital potiguar foi uma das 19 cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde para iniciar a campanha. Mas no Rio Grande do Norte, o quadro também não é tão diferente.


Até esta terça, 20.432 doses (cerca de 15%) foram aplicadas para um público-alvo de 132 mil crianças e adolescentes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mossoró: Força Nacional deixará buscas e caçada tem nova etapa

Jamile Ferraris / MJSP

O Ministério da Justiça se prepara para desmobilizar os integrantes da Força Nacional que atuam na caçada aos dois fugitivos do presídio de segurança máxima de Mossoró. Os 111 agentes deverão voltar às suas atribuições de origem já na próxima semana, quando se encerra a prorrogação de 10 dias autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski.


Desde 19 de fevereiro, homens da Força Nacional fazem varreduras nas matas e, também, fecham o cerco em rodovias com objetivo de impedir que Deibson Nascimento e Rogério Mendonça rompam o perímetro das buscas no Rio Grande do Norte. Apenas em diárias, o valor pago pelo MJ aos agentes já supera R$ 1,1 milhão.


As demais forças de segurança, tanto no âmbito federal quanto estadual, continuarão a caçada em solo potiguar. E uma outra frente, tocada pela Polícia Federal, ganha cada vez mais relevância.


Trabalho de inteligência

A Polícia Federal investiga com quais pessoas Deibson Nascimento e Rogério Mendonça já entraram em contato. E esquadrinha, por meio da análise de diferentes dados, os possíveis paradeiros da dupla.


Embora a caçada “braçal” continue em andamento, há uma avaliação no governo de que, dada a extensão da região e a quantidade de cavernas, o desempenho do setor de inteligência será fundamental para o desfecho do caso.


Até o momento, seis pessoas já foram presas por suspeita de auxiliarem os fugitivos de Mossoró.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Brazão continuará preso até que plenário vote, diz Lira sobre vista

Vinícius Schmidt/Metrópoles


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), argumentou nesta terça-feira (26/3), em pronunciamento à imprensa, que o deputado federal Chiquinho Brazão (RJ) não será beneficiado pelo adiamento da análise de sua prisão. A votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara foi adiada após pedido de vista pouco antes.


Brazão foi apontado pela Polícia Federal (PF) como um dos supostos mandantes da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.


“Não há de se fazer nenhuma batalha por isso, porque enquanto a CCJ não liberar para apreciação do plenário, o desfavor corre contra o parlamentar que está preso”, ressaltou Lira.


O deputado federal Darci de Matos (PSD-SC), relator do processo, afirmou em parecer ser favorável à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a prisão.


Após a leitura do relatório, o deputado federal Gilson Marques (Novo-SC) pediu vista alegando que não pode haver “pressa” para analisar os documentos e decisões que embasaram a prisão. Caroline de Toni (PL-SC), presidente da CCJ, concordou com o pedido.


A prisão do deputado Chiquinho Brazão foi determinada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes no domingo (24/3). Na segunda-feira (25/3), a primeira turma da Suprema Corte seguiu o entendimento de Moraes sobre a prisão do parlamentar.


A Constituição Federal determina que, por ser parlamentar, Chiquinho Brazão tem o mandato inviolável civil e penalmente — exceto nos casos de prisão em flagrante por crime inafiançável. Por isso, caberá à Câmara dos Deputados analisar a decisão da Suprema Corte.


No mesmo dia da prisão, a Comissão Executiva Nacional do União Brasil decidiu, por unanimidade, expulsar Brazão do partido.


Os mandantes dos assassinatos de Marielle e Anderson

O deputado federal Chiquinho Brazão (RJ), o irmão dele, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, foram presos no domingo (24/3).


O trio é acusado pela Polícia Federal (PF) como sendo mandante dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes. Segundo relatório da PF, o crime teria sido idealizado pelos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão e planejado por Rivaldo Barbosa.


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, indicou que a motivação do crime tem relação com a disputa fundiária no Rio de Janeiro.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

O covardão poderá fugir a qualquer momento com medo de ser preso



É mais simples do que parece o que Bolsonaro conseguiu ao entrar na Embaixada da Hungria, no Brasil, às 21h37 da segunda-feira de Carnaval em fevereiro último. Até sair de lá, 48 horas depois, espontaneamente ou enxotado, Bolsonaro tornou-se intocável. Com ele ninguém poderia mexer.


Saiu de lá porque quis, ou porque foi convencido de fora a sair, ou de dentro pelo embaixador. Enquanto não saiu, esteve a salvo das leis e da Justiça brasileira – afinal, a Convenção de Viena de 1961 diz que embaixadas e consulados são territórios protegidos e invioláveis.


Quem está dentro pode sair a hora que quiser, e ainda goza de imunidade. Não pode ser preso, por exemplo, a não ser em flagrante. Mas quem está fora só pode entrar se tiver permissão. O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, que se diz amigo de Bolsonaro, autorizou a entrada.


Em janeiro de 2019, Orbán participou da posse do seu colega de extrema direita, em Brasília. Bolsonaro retribuiu a visita na volta da viagem que fez à Rússia em fevereiro de 2022 para solidarizar-se com o presidente Vladimir Putin às vésperas da invasão da Ucrânia. Não, Putin não é comunista.


Bolsonaro é investigado pela Polícia Federal por ter atentado contra a democracia ao longo do seu governo. Seu passaporte foi apreendido para impedir que ele deixe o país. Está proibido de se comunicar com pessoas alvos da mesma suspeita. Vive sendo convocado a dar explicações.


Em janeiro de 2019, Orbán participou da posse do seu colega de extrema direita, em Brasília. Bolsonaro retribuiu a visita na volta da viagem que fez à Rússia em fevereiro de 2022 para solidarizar-se com o presidente Vladimir Putin às vésperas da invasão da Ucrânia. Não, Putin não é comunista.


Bolsonaro é investigado pela Polícia Federal por ter atentado contra a democracia ao longo do seu governo. Seu passaporte foi apreendido para impedir que ele deixe o país. Está proibido de se comunicar com pessoas alvos da mesma suspeita. Vive sendo convocado a dar explicações.


Se Moraes entender que Bolsonaro descumpriu ordens que recebeu, poderá prendê-lo preventivamente. Ou aplicar-lhe mais uma medida restritiva: o uso de tornozeleira eletrônica. Aguardemos os próximos dias. Enquanto isso, é bom cuidar para que Bolsonaro não fuja a qualquer momento.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Por risco político, Moraes pode obrigar Bolsonaro a usar tornozeleira

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Antes de ser efetivamente preso pela Polícia Federal (PF), Jair Bolsonaro (PL) deve sofrer sanções e ter que cumprir medidas cautelares determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. É o que consideram juristas ouvidos pelo blog. Por risco de fuga, o ex-presidente pode ser obrigado a usar tornozeleira eletrônica enquanto é investigado pelo STF.


A determinação de usar o equipamento viria antes de um pedido de prisão, que não deve acontecer agora. O entendimento é que o “cálculo político” de prender preventivamente Bolsonaro neste momento poderia fortalecê-lo e reforçar a narrativa de perseguição.


Bolsonaro deve ser preso pela PF só depois de julgado pelo Supremo. Até lá, precisa ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República e ter prisão referendada pela maioria dos ministros do STF.


A questão húngara pesou contra o ex-presidente, flagrado por câmeras de segurança da Embaixada da Hungria por duas noites, em fevereiro, na repartição diplomática. O New York Times afirma que Bolsonaro se escondeu para tentar obter asilo político do país de Viktor Orbán.


A defesa de Jair Bolsonaro diz que a visita dele na embaixada foi para “manter contatos”. À coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles, o ex-presidente disse que mantém “um círculo de amizade com alguns chefes de Estado pelo mundo”. “Estão preocupados. Eu converso com eles assuntos do interesse do nosso país. E ponto-final. O resto é especulação”, disse Bolsonaro.


Como mostrou o repórter Gustavo Zucchi, o ministro Alexandre de Moraes já considerou pedidos de asilo político como motivo para manutenção de prisão preventiva.


Em decisão de agosto de 2021, Moraes usou pedidos de asilo feitos pelo ex-deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ) para apontar risco de fuga e manter o então parlamentar preso.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Árvore cai em cima de carro e derruba poste na Zona Sul de Natal

Árvore cai sobre carro na Zona Sul de Natal — Foto: Layssa Vilela/Inter TV Cabugi

Uma árvore caiu sobre um carro e também derrubou um poste de energia na manhã desta terça-feira (26) no bairro Pitimbu, na Zona Sul de Natal. Ninguém ficou ferido.


Segundo o advogado Carlos Augusto Severo, que tinha comprado o veículo atingido há seis dias, o fato aconteceu por volta das 10h na Avenida engenheiro Joaquim Cardoso.


Tronco da árvore que caiu em cima de carro em Natal — Foto: Layssa Vilela/Inter TV Cabugi


O advogado estava no seu escritório, na mesma via, quando ouviu o barulho da queda da planta.


"Escutei um barulho e pensei que tinha sido a placa do meu escritório que tinha caído, mas quando olhei para o lado, a árvore estava em cima do carro e consequentemente ela também puxou o poste pra cima do carro", informou.


O homem ainda informou que acionou a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o Corpo de Bombeiros e a companhia de distribuição de energia, mas nenhuma equipe havia chegado ao local até a publicação desta matéria.


O proprietário do veículo ainda informou que não tinha percebido riscos de queda da árvore no momento em que estacionou o carro no local.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Parte de teto desaba em Unidade de Pronto-Atendimento de Mossoró

Reboco de teto caiu na manhã desta terça-feira (26) na UPA Belo Horizonte, em Mossoró — Foto: Pedro Hugo/Inter TV Costa Branca

Parte do teto de um corredor da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte, em Mossoró, desabou na manhã desta terça-feira (26). Segundo a Secretaria de Saúde do município, ninguém ficou ferido.


Ainda de acordo com a prefeitura, os atendimentos na unidade de saúde não foram suspensos, nem foi necessário transferir pacientes.


Conforme a Secretaria de Saúde, a suspeita é de que o reboco que cobria parte da laje caiu por estar muito pesado.


O Corpo de Bombeiros realizou uma vistoria no local e não constatou risco de colapso na estrutura do prédio. Uma equipe do município foi enviado ao local para providenciar o conserto.


Segundo servidores que trabalham na UPA, outros acidentes do mesmo tipo aconteceram em outras áreas da unidade, ao longo dos anos.


"A gente já passou por uma situação dessa, mas lá na copa. Logo depois também quebraram o teto das enfermarias e passaram um bom tempo para consertar", diz a técnica em enfermagem Luciene de Paiva.


Outra técnica em enfermagem, Antonia Maria, presenciou o acidente desta terça-feira (26). "Desmoronou tudo imediatamente, em questão de segundo. Ainda estou me tremendo. Eu vi uma criança saindo com a mãe e achei que tinham sido atingidas", disse a profissional.


Outros pacientes informaram que, por pouco, um homem que estava encostado na parede não foi atingido.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher é atropelada por suspeitos em fuga na Zona Leste de Natal

Mulher é atropelada por suspeitos que fugiam da polícia em Natal — Foto: Reprodução


Uma mulher que estava sobre uma linha férrea foi atropelada por suspeitos que fugiam da Polícia Militar na madrugada de segunda-feira (25) em Natal.


O caso aconteceu na rua dos Paiatis, no bairro Alecrim, Zona Leste da cidade, e foi registrado por uma câmera de vigilância.


As imagens mostram a mulher sobre a linha férrea e o clarão de faróis de veículos. Uma moto se aproxima em alta velocidade, a mulher tenta correr, mas é atingida em cheio e lançada alguns metros à frente, desacordada. O piloto e o passageiro da moto também caem.


Segundo a Polícia Militar, os dois homens na moto estavam fugindo de uma abordagem policial. No vídeo é possível perceber a chegada de duas viaturas logo após o atropelamento.


A vítima do atropelamento foi socorrida para o Hospital Walfrego Gurgel.


Perseguição e prisão

Segundo a Polícia Militar, equipes estavam em patrulhamento no bairro Alecrim, quando observaram os dois homens na moto em atitude suspeita. Durante a abordagem, a dupla fugiu e as viaturas iniciaram a perseguição. Os suspeito só pararam depois que atropelaram a mulher.


Os dois suspeitos foram detidos e levados a uma delegacia da Polícia Civil. Com eles, a polícia apreendeu um equipamento usado por criminosos para evitar o travamento e realizar furtos de veículos.


Os suspeitos também foram autuados pelo crime de direção perigosa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

MP do RJ fará pente fino para evitar candidaturas ligadas ao crime organizado nas eleições municipais



O Ministério Público do Rio de Janeiro vai fazer um pente fino nas candidaturas das eleições municipais deste ano para evitar que pessoas ligadas ao crime organizado se elejam e, com isso, acabem se infiltrando nas câmaras municipais e nas prefeituras.


"Estamos trabalhando em mecanismos para evitar este problema. É um conjunto de medidas que iremos adotar", disse Luciano Mattos, procurador-geral do Ministério Público do Rio de Janeiro ao Estúdio I, da GloboNews.


"Agora, estamos entrando na fase dos registros de candidaturas e do início de campanhas, e o MP irá se dedicar junto com o TRE com investigações para tentar impedir, de alguma maneira, que pessoas com envolvimento com o crime organizado possam se eleger".


Mattos disse que o MP fez uma reunião com o Tribunal Regional Eleitoral do RJ para traçar este plano. Ele explica que é um trabalho diferente do realizado na área criminal pois será totalmente focado na área eleitoral.


Caso após a investigação se constate que algum miliciano, por exemplo, está com algum candidato, o TRE ou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão informados.


"É um esforço de cooperação diante do cenário de reforçar equipes e melhorar informações de inteligência, melhorar sistemas integrados para fazer um avanço nessa atuação eleitoral que muitas vezes não é tratada com tanta importância, mas que é decisiva para a infiltração do crime organizado", afirmou o procurador-geral.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro na embaixada da Hungria: novas explicações só na área judicial, avalia Itamaraty

Bolsonaro se escondeu em embaixada após ter passaporte apreendido, diz jornal NY Times — Foto: Reprodução/NY Times

Após o encontro entre o embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, e a secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, Maria Luisa Escorel, o Itamaraty não deve convocar - a princípio - representantes do governo húngaro para novas conversas sobre estadia a de Bolsonaro na Embaixada da Hungria, em Brasília, revelada pela reportagem do The New York Times.


O entendimento de um diplomata ouvido pela GloboNews, de forma reservada, é de que, nesse momento, as explicações devem ser dadas pelos ex-presidente na área judicial, e não deverão ocorrer na área diplomática.


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 48h para o ex-presidente Jair Bolsonaro explicar por que passou duas noites hospedado na embaixada.



Na diplomacia, o simbolismo de chamar um embaixador para conversas depende do contexto. Nesse caso específico, o Brasil queria a prestação de informações claras e detalhadas sobre a ida de Bolsonaro à embaixada - o que não ocorreu.


Após a publicação da reportagem, a defesa do ex-presidente admitiu a estadia de Bolsonaro entre os húngaros. No comunicado divulgado à imprensa, os advogados do ex-presidente disseram que ele "passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo" e que, no período, o ex-presidente "conversou com diversas autoridades húngaras "atualizando os cenários políticos das duas nações".


Ainda nesta segunda-feira (25), após evento no Centro de São Paulo, Bolsonaro foi questionado por jornalistas sobre o caso. "Por ventura, dormir na embaixada, conversar com embaixador, tem algum crime nisso?", questionou o ex-presidente.


'Visita normal' não convenceu

Apesar de o Itamaraty não fazer novas convocações, a avaliação de diplomatas ouvidos pela GloboNews é de que a resposta dada por Halmai sobre a estadia de Bolsonaro por dois dias na embaixada o país ter sido uma “visita normal”, não convenceu a diplomacia brasileira. Pelo contrário, nos bastidores, a repercussão foi motivo de ironia.


“Ninguém cai nessa lorota. [a resposta foi] Péssima. Fica difícil manter relações regulares com eles [Hungria] nesse contexto.”, afirma



Imagens mostram Bolsonaro na Embaixada

As imagens reveladas pelo The New York Times mostram que Bolsonaro ficou hospedado na embaixada da Hungria poucos dias após a operaçao determinada pelo ministro STF.


Os registros foram feitos entre 12 e 14 de fevereiro. no dia 8 daquele mês, Bolsonaro havia sido alvo de uma operação da Polícia Federal sobre a suposta tentativa de golpe de estado. Na operação, policiais federais apreenderam o passaporte do ex-presidente no escritório do Partido Liberal. (PL).


No mesmo dia, horas após a operação, Orbán utilizou uma rede social para declarar apoio ao amigo. Orbán postou uma foto com Bolsonaro, com a seguinte legenda: "Um patriota honesto. Continue lutando, senhor presidente Jair Bolsonaro".


Por conta da postagem, Hamai foi chamado ao Itamaraty para conversas. Ou seja, é a segunda vez em menos de 2 meses que o embaixador húngaro é chamado ao MRE para conversas.


Na prática, pelo direito internacional, como embaixadas são áreas invioláveis, Bolsonaro só poderia ser alcançado por agentes brasileiros, em caso de uma nova operação, com o consentimento do governo húngaro.


Bolsonaro é próximo politicamente e ideologicamente do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, político de extrema-direita. Durante seu mandato, Bolsonaro chegou a chamar Orbán de "irmão".


Fonte: Blog da Julia Duailibi

Leia Mais ››

Pai de Mauro Cid deixa a Polícia Federal após 2h30 de depoimento


O general Mauro Lourena Cid, pai do tenente-coronel Mauro Cid, dexiou a sede da Polícia Federal, em Brasília, na tarde desta terça-feira (26), após 2h30 de depoimento.


Lourena Cid foi chamado para falar no inquérito que investiga a venda de joias sauditas dadas ao governo brasileiro no mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro. A venda ocorreu nos Estados Unidos.


O ex-presidente ganhou joias e presentes milionários no exercício do mandato, e investigações da PF mostram que os itens começaram a ser negociados nos EUA em junho de 2022. Entre elas estava um kit de joias composto por um relógio da marca Rolex de ouro branco, um anel, abotoaduras e um rosário islâmico entregue a Bolsonaro em uma viagem oficial à Arábia Saudita em outubro de 2019.



No entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU), esses presentes deveriam ter ido para o acervo do Estado brasileiro, e não ser tratados como bens pessoais.


Mauro Cid, filho de Lourena Cid, foi ajudante de ordens de Bolsonaro durante o mandato e um dos principais assessores do presidente. Ele também é investigado no caso das joias, além de ser investigado em tentativa de golpe de Estado e fraude nos cartões de vacina para beneficiar Bolsonaro.


O fato de as investigações terem chegado até o pai foi uma das motivações para Mauro Cid ter decidido fazer acordo de delação premiada com a Polícia Federal. No acordo, ele conta o que sabe sobre as investigações em troca de ter uma eventual pena reduzida. Cid está preso preventivamente desde a semana passada por ter quebrado medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). .


Participação de Lourena Cid

O general da reserva do Exército era - segundo investigações da PF - o responsável por negociar as joias e os demais bens nos Estados Unidos. De acordo a PF, ele recebia os valores em sua conta bancária. O pai de Cid ocupava, desde 2019, um cargo no escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex, em Miami.



O rosto do de Lourena Cid foi identificado pela PF no reflexo de uma foto usada para negociar esculturas recebidas pelo governo como presente oficial.


O rosto do general foi identificado pela PF no reflexo de uma foto usada para negociar, nos EUA, esculturas recebidas pelo governo como presente oficial. Segundo investigadores, ao fotografar a caixa com os itens para pedir uma avaliação do valor em lojas especializadas, Mauro Lourena Cid acabou deixando seu rosto aparecer no reflexo.


A imagem foi um dos elementos anexados à operação deflagrada em agosto de 2023 e que fez buscas em endereços ligados a Cid pai, Cid filho e a outros assessores e aliados de Bolsonaro.


De acordo com a PF, após transportarem as esculturas para os EUA no mesmo avião presidencial que levou Jair Bolsonaro ao país, às vésperas do fim do mandato em 2022, Mauro Barbosa Cid pediu que o pai, Mauro Lourena, fosse às lojas de joias.


O pai – general que foi colega de Bolsonaro na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), nos anos 1970 – teria tentado vender as joias nos dias 3 e 4 de janeiro de 2023, mas não conseguiu, porque descobriu que os itens não eram de ouro maciço, e sim, folheadas.


A PF também obteve mensagens em que Mauro Lourena Cid (o pai) avisa a Mauro Barbosa Cid (o filho) que 25 mil dólares precisam ser entregues a Jair Bolsonaro em dinheiro, para que a origem não seja identificada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Acusado de mandar matar Marielle pagou por publicidade de projeto que combate feminicídio


O deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) usou quase R$ 14 mil da cota parlamentar em fevereiro de 2024 para divulgar um projeto que propõe combater a violência contra a mulher e prevenir o feminicídio.


Brazão foi preso neste domingo (24) acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ). Ela foi vítima de feminicídio político em 2018. Três anos depois, em 2021, o deputado protocolou o projeto na Câmara dos Deputados.


Segundo a Polícia Federal, a morte de Marielle foi idealizada pelos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão e planejada pelo ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa.


Na justificativa para apresentar o projeto, Brazão citou relatório da ONU que apontou o aumento da taxa de feminicídios em 20% entre março e abril de 2020.


Em fevereiro de 2024, ao reassumir o mandato de deputado depois de ocupar a cadeira de Secretário Especial de Ação Comunitária do Rio de Janeiro, Brazão usou R$ 13.980 dinheiro da cota parlamentar para fazer publicidade do projeto em blogs em sua base eleitoral.


Mais uma vez ele usou o aumento do número de feminicídios para tentar alavancar o projeto, que não andou na Câmara.


“Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que 111 mulheres foram vítimas de feminicídio no Estado do Rio de Janeiro em 2023. Desse contingente 60% eram negras, na faixa etária entre 30 e 59 anos. Dois terços eram mães, e a metade dos filhos era menor de idade. Em 17 casos, eles presenciaram os crimes”, diz texto publicado em um blog de Bom Jesus de Itabapoana.


O projeto, entre outros pontos, determina o recolhimento noturno ou o recolhimento domiciliar integral dos agressores, a proibição de frequentar bares, casas noturnas e estabelecimentos congênere, domiciliar e a utilização de tornozeleira eletrônica.


Organização criminosa

A prisão dos suspeitos foi parte da Operação Murder, Inc., deflagrada neste domingo pela Polícia Federal em conjunto com a Procuradoria-Geral da República e Ministério Público do Rio de Janeiro.


Os irmãos Brazão são políticos com longa trajetória no estado do Rio de Janeiro. Historicamente, essa família tem um reduto eleitoral e político em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, região dominada por grupos paramilitares.


Rivaldo é investigado por obstruir a investigação — ele assumiu a chefia da Polícia Civil um dia antes do atentado. E era uma pessoa da confiança da família de Marielle.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Acusado de mandar matar Marielle pagou por publicidade de projeto que combate feminicídio


O deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) usou quase R$ 14 mil da cota parlamentar em fevereiro de 2024 para divulgar um projeto que propõe combater a violência contra a mulher e prevenir o feminicídio.


Brazão foi preso neste domingo (24) acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ). Ela foi vítima de feminicídio político em 2018. Três anos depois, em 2021, o deputado protocolou o projeto na Câmara dos Deputados.


Segundo a Polícia Federal, a morte de Marielle foi idealizada pelos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão e planejada pelo ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa.


Na justificativa para apresentar o projeto, Brazão citou relatório da ONU que apontou o aumento da taxa de feminicídios em 20% entre março e abril de 2020.


Em fevereiro de 2024, ao reassumir o mandato de deputado depois de ocupar a cadeira de Secretário Especial de Ação Comunitária do Rio de Janeiro, Brazão usou R$ 13.980 dinheiro da cota parlamentar para fazer publicidade do projeto em blogs em sua base eleitoral.


Mais uma vez ele usou o aumento do número de feminicídios para tentar alavancar o projeto, que não andou na Câmara.


“Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que 111 mulheres foram vítimas de feminicídio no Estado do Rio de Janeiro em 2023. Desse contingente 60% eram negras, na faixa etária entre 30 e 59 anos. Dois terços eram mães, e a metade dos filhos era menor de idade. Em 17 casos, eles presenciaram os crimes”, diz texto publicado em um blog de Bom Jesus de Itabapoana.


O projeto, entre outros pontos, determina o recolhimento noturno ou o recolhimento domiciliar integral dos agressores, a proibição de frequentar bares, casas noturnas e estabelecimentos congênere, domiciliar e a utilização de tornozeleira eletrônica.


Organização criminosa

A prisão dos suspeitos foi parte da Operação Murder, Inc., deflagrada neste domingo pela Polícia Federal em conjunto com a Procuradoria-Geral da República e Ministério Público do Rio de Janeiro.


Os irmãos Brazão são políticos com longa trajetória no estado do Rio de Janeiro. Historicamente, essa família tem um reduto eleitoral e político em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, região dominada por grupos paramilitares.


Rivaldo é investigado por obstruir a investigação — ele assumiu a chefia da Polícia Civil um dia antes do atentado. E era uma pessoa da confiança da família de Marielle.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ordem no Itamaraty é ‘não dar corda’ para Bolsonaro no caso da embaixada da Hungria

Bolsonaro se escondeu em embaixada após ter passaporte apreendido, diz jornal NY Times — Foto: Reprodução/NY Times


A estadia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na embaixada da Hungria em fevereiro, após a determinação da apreensão de seu passaporte, deve ser tratada como uma questão de Justiça. Essa é a avaliação de fontes de dentro do Itamaraty ouvidas pelo blog, que apontam que a chancelaria brasileira "não vai dar corda" para não transformar o episódio em uma crise diplomática.


A revelação de que o ex-presidente ficou "refugiado" durante dois dias na embaixada húngara, depois de ter seu passaporte apreendido, foi do jornal "The New York Times". Segundo investigadores, as circunstâncias serão apuradas pela Polícia Federal.


Apesar da estratégia adotada de não tornar um assunto de Estado, representantes do Ministério de Relações Exteriores e do Palácio do Planalto afirmam que as explicações do embaixador húngaro no Brasil, Miklós Halmai, sobre a permanência do ex-presidente na Embaixada durante duas noites seguidas em fevereiro foram insuficientes.


O governo brasileiro avalia que o embaixador agiu com o aval de Budapeste, uma vez que o presidente húngaro, Victor Orban, trata Bolsonaro como aliado. “Ninguém faz isso à revelia do governo central”, disse um diplomata graduado ao blog da Julia Duailibi.


➡️ A estadia ocorreu entre os dias 12 e 14 de fevereiro — no dia 8 daquele mês, Bolsonaro havia sido alvo de uma operação da Polícia Federal sobre a suposta tentativa de golpe de estado.

Polícia Federal e STF


Já no âmbito interno, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 48h para o ex-presidente explicar a estadia. Moraes é relator do inquérito que investiga Bolsonaro, políticos e militares por tentativa de golpe de Estado.


Na prática, pelo direito internacional, como embaixadas são áreas invioláveis, Bolsonaro só poderia ser alcançado por agentes brasileiros, em caso de uma nova operação, com o consentimento do governo húngaro.


Ao Blog da Ana Flor, o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, disse que vai analisar se Bolsonaro cometeu alguma violação imposta pelo STF, já que está com o passaporte retido.


'A convite'

Em nota, a defesa de Bolsonaro confirma que o ex-presidente ficou dois dias hospedado na embaixada, "a convite".


No comunicado divulgado à imprensa, os advogados do ex-presidente disseram que ele "passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo" e que, no período, o ex-presidente "conversou com diversas autoridades húngaras "atualizando os cenários políticos das duas nações".


Fonte: Blog da Andréia Sadi

Leia Mais ››

Policial militar reage a assalto a mercadinho, impede crime e é baleado na Grande Natal

Carro ficou com vários disparos de bala — Foto: Redes sociais

Um policial militar foi baleado na tarde desta segunda-feira (25) durante uma tentativa de assalto a um mercadinho no bairro Nova Esperança, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.


De acordo com a assessoria da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o policial foi atendido no Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, e recebeu alta em seguida. O tiro não atingiu nenhuma parte óssea ou artéria importante.


O crime aconteceu por volta das 15h. Segundo a PM, o policial reagiu a um grupo de criminosos que tentava assaltar o mercadinho. Havia pelo menos quatro bandidos, distribuídos em dois carros - um prata e um preto.


Os criminosos estavam armados com pistola e uma arma calibre 12, segundo a Polícia Militar. O policial, que estava à paisana, percebeu a movimentação de dois suspeitos e reagiu à ação dos criminosos - neste momento houve uma troca de tiros.


O policial conseguiu evitar o assalto, mas foi atingido com um disparo na perna, - a bala transfixou. Os bandidos fugiram em seguida. Um dos carros que estava com cargas do mercadinho ficou crivado de balas.


Policiais militares de Parnamirim chegaram a fazer uma ronda pela região, mas não encontraram os criminosos. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil.


Veículo foi atingido por disparos — Foto: Redes sociais


Fonte: g1

Leia Mais ››