sexta-feira, maio 29, 2020

De 14 casos confirmados para o novo coronavírus, município de Itaú já tem 13 curados


A Secretaria Municipal de Saúde de Itaú divulgou na noite desta sexta-feira (29) o seu boletim epidemiológico para a COVID-19, o novo coronavírus.

De 14 confirmados com a doença, 13 já estão curados de acordo com o boletim. No município são 07 suspeitos, 29 em monitoramento e 20 descartados; dos confirmados 1 está em acompanhamento.

A cidade de Itaú não registrou óbito para a doença.

Medidas

O sucesso que barrou a expansão do vírus, se deu devido a medida mais rígida decretada pela administração municipal, o lockdown, abraçada pela população que fez sua parte o contágio foi barrado impedindo uma sobrecarga na rede municipal de saúde do município.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Fátima Bezerra anuncia prorrogação do decreto que suspende aulas nas escolas do RN

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou em uma rede social que via prorrogar o decreto que suspende as aulas nas escolas do Rio Grande do Norte. Segundo a publicação da chefe do Poder Executivo potiguar, a prorrogação deve sair no Diário Oficial ainda neste fim de semana. Entretanto ela ainda não informou qual será o novo prazo para suspensão das atividades escolares.

Governadora Fátima Bezerra anunciou no Twitter que prorrogará a suspensão das aulas nas escolas — Foto: Pedro Vitorino
Governadora Fátima Bezerra anunciou no Twitter que prorrogará a suspensão das aulas nas escolas — Foto: Pedro Vitorino

O decreto em vigência atualmente é válido até o domingo (31). A medida visa a conter a propagação do novo coronavírus no estado. Na postagem no Twitter, Fátima Bezerra disse também que a decisão foi tomada em acordo com as entidades educacionais do Rio Grande do Norte.

“Como já foi dito anteriormente, toda decisão da atual gestão no tocante à contenção da pandemia está apoiada nas orientações do nosso Comitê Científico. Nossa prioridade é salvar vidas”, declarou a governadora na rede social.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN tem 268 mortes e 6.463 casos confirmados de coronavírus

RN tem 268 mortes e 6.463 casos confirmados de coronavírus | Rio ...O Rio Grande do Norte tem 6.463 casos confirmados e 268 mortes pelo novo coronavírus. Os dados atualizados constam no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) desta sexta-feira (29). Além disso, outras 74 mortes estão em investigação.

Na quinta-feira, não houve boletim emitido pela pasta. No registro anterior, na quarta-feira (27), o RN tinha 5.630 casos confirmados de Covid-19 - 833 a menos que os números atuais - e 242 óbitos (26 a menos).

O boletim desta sexta-feira (29) aponta ainda que o RN tem 1.410 pessoas recuperadas da doenças e outros 14.906 casos suspeitos de Covid-19.

Situação do coronavírus no RN
268 mortes
6.463 casos confirmados
14.906 suspeitos
12.552 descartados
1.410 recuperados
De acordo com a Sesap, atualmente 450 pacientes estão internados no Rio Grande do Norte com coronavírus. Destes, 277 estão na rede pública de saúde e 173 nas unidades privadas. A Secretaria revela que os leitos de UTI estão 78% ocupados na rede pública (com 104 pacientes) e 75,6% nos hospitais particulares (com 59).

Com relação aos leitos de internação semi-intensiva, as taxas de ocupação são de 89% nas unidades de saúde públicas e 71,4% nas privadas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Meteorologistas preveem chuvas dentro do normal para junho, julho e agosto com média de 467 mm na região Leste do RN

Passado o período de chuvas mais intensas no interior do Rio Grande do Norte, a previsão para os meses de junho, julho e agosto de 2020 é de ocorrência de precipitações dentro da normalidade, segundo a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Estado (Emparn). Nesse período, de acordo com os meteorologistas, as maiores precipitações se deslocam para as regiões Leste e Agreste, atingindo a região metropolitana de Natal, por exemplo.

Chuva em Natal (arquivo) — Foto: Pedro Vitorino/Cedida
Chuva em Natal (arquivo) — Foto: Pedro Vitorino/Cedida

A análise de chuvas dentro da normalidade foi feita durante reunião virtual de avaliação e previsão climática, ocorrida na última terça-feira (27), coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentável de Sergipe, e que contou com a participação de Emparn.

A média esperada para o período no Leste do RN é de 467,8 milímetros (mm), para o Agreste é de 209,6 mm, Oeste, 81,2 e a Central é de 69,7mm.

“Os modelos de previsão climática sazonal indicam a persistência da situação de neutralidade na região equatorial do Oceano Pacífico no decorrer do trimestre junho-julho-agosto de 2020, ou seja, ausência de fenômenos climáticos, tais como El Niño e El Niña”, avaliou o meteorologista Gilmar Bristot, após a reunião. Os fenômenos interferem na ocorrência de chuvas na região.

Os meteorologistas não descartam a ocorrência do fenômeno La Niña até o final do ano, a depender das condições oceânicas e atmosféricas. “Estas condições, observadas em abril e primeira quinzena de maio, mostraram uma tendência de resfriamento das águas subsuperficiais e intensificação dos ventos em baixos níveis no setor leste do Pacífico Equatorial, podendo evoluir para uma condição de La Niña até o final do ano corrente”, considerou Bristot.

Balanço
O primeiro quadrimestre de 2020 registrou a ocorrência de bons volumes e boa distribuição das chuvas no RN, o que beneficiou o reabastecimento das reservas hídricas do estado e o aumento da área territorial sem o fenômeno natural da seca, segundo a Emparn.

A média das chuvas observadas no estado em janeiro foi de 100,7 (mm), fevereiro com 110,9 mm, março com 204,7 mm e abril com 154,6mm.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN contabiliza mais 13 mortes nas últimas 24h e agora soma 255 óbitos por Covid

O Rio Grande do Norte já contabiliza 255 mortes por Covid-19, segundo atualização da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nesta quinta-feira (28). A Sesap informou que teve um problema no bancos de dados, por isso, os números de casos confirmados da infecção, suspeitos e descartados não foram divulgados.

Segundo o último levantamento da Sesap, divulgado na quarta-feira (27), foram 5.630 casos confirmados da infecção, 14.035 suspeitos e 11.207 descartados.

“É preciso aumentar isolamento para diminuir as taxas de contágio e ocupação de leitos”, destaca Cipriano Maia, Secretário de Saúde do RN.

Taxa de Ocupação
A taxa de ocupação nas unidades hospitalares destinadas a tratar o novo coronavírus no estado está distribuída da seguinte maneira:

Região Oeste: 100%
Pau dos Ferros: 62,6%
Grande Natal: 100%
Seridó: 40,9%

Fonte: Agora RN
Leia Mais ››

Natal e cidades da Região Metropolitana fazem barreiras sanitárias para conter avanço do coronavírus

Municípios da Grande Natal tiveram barreiras sanitárias nesta quinta-feira (28) como forma de auxiliar a população em ações preventivas para conter o avanço do novo coronavírus. A "Operação Cidade Protegida" foi realizada pelos municípios, junto com o governo do RN e a Polícia Rodoviária Federal.

Barreiras sanitárias aconteceram nesta quinta-feira (28) na Grande Natal — Foto: Sandro Menezes
Barreiras sanitárias aconteceram nesta quinta-feira (28) na Grande Natal — Foto: Sandro Menezes

As operações ocorreram simultaneamente em na Ponte de Igapó e na Ponte Newton Navarro, em Natal, na BR-101 em Parnamirim e na BR-226 em Macaíba. Foram abordados, carros de passeio, motos, caminhões e outros veículos.

A ação promoveu a entrega de cerca de 20 mil máscaras, orientou a motoristas e passageiros sobre as medidas de prevenção e combate ao coronavírus, além de focar na importância do isolamento e distanciamento social. Nas ações em Natal, também foram distribuídos 2.500 frascos de álcool em gel.

As maçanetas dos veículos também passaram por desinfecção com água e sabão e os motoristas responderam um formulários sobre a prática de cuidados sanitários. Os ônibus também foram desinfectados.

“Chamamos a atenção da população sobre a importância da ação integrada, da articulação entre os três níveis de governo e só por meio dela nós podemos enfrentar esse inimigo invisível e poderoso. A responsabilidade além dos governos, em todos os seus níveis, mas também das pessoas com todos os cuidados são importantes para lidar com esse momento", falou Fernando Mineiro, secretário estadual de Gestão de Projetos e Metas, um do coordenadores da ação.

Desinfecção aconteceu em ônibus da Grande Natal — Foto: Luiz Gustavo Ribeiro/Inter TV Cabugi
Desinfecção aconteceu em ônibus da Grande Natal — Foto: Luiz Gustavo Ribeiro/Inter TV Cabugi

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeito e primeira-dama de Ceará-Mirim, RN, testam positivo para Covid-19

O prefeito de Ceará-Mirim, município da Grande Natal, anunciou em uma rede social que ele e a primeira-dama da cidade testaram positivo para Covid-19. Júlio César Câmara afirmou que está com os pulmões comprometidos e que será internado.

Prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara, afirmou que está com os pulmões comprometidos por causa da Covid-19 e que será internado. — Foto: Reprodução/Facebook
Prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara, afirmou que está com os pulmões comprometidos por causa da Covid-19 e que será internado. — Foto: Reprodução/Facebook

A informação também foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura, por nota. O comunicado diz que os exames médicos indicam que o pulmão de Júlio César está comprometido entre 20% e 50% por causa da doença.

O prefeito fez uma publicação em sua conta no Facebook nesta quinta-feira (28) para anunciar que foi infectado pelo novo coronavírus, junto com uma foto do teste positivo.

No texto, o chefe do Poder Executivo de Ceará-Mirim pede orações. “Boa tarde a todos os amigos. Passando para informar que a contra prova que o médico me mandou realizar deu positivo para COVID 19. Tanto o meu quanto o de Ana Paula. Como estou com os pulmões comprometidos estou indo me internar. Peço a orações de todos. Um forte abraço do amigo Júlio”, diz na a publicação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Principal reservatório de água do RN atinge maior volume desde 2012

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, principal reservatório de água do Rio Grande do Norte, atingiu nesta quinta-feira (28) o seu maior volume desde 2012. O manancial chegou aos 60,87% da capacidade total, atingindo cerca de 1,4 bilhões de metros cúbicos dos 2,37 bilhões que dispõe.

Barragem Armando Ribeiro atingiu boa marca — Foto: Divulgação
Barragem Armando Ribeiro atingiu boa marca — Foto: Divulgação

Os dados constam no Relatório do Volume dos Principais Reservatórios estaduais e foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). Desde outubro de 2012 que a barragem Armando Ribeiro não atingia esse volume de água.

O aumento no nível da barragem contribuiu também para que o Rio Grande do Norte atingisse a melhor situação hídrica do estado em oito anos. De acordo com a Igarn, que monitora 47 reservatórios, há atualmente um acumulado de 2.330.418.082 m³ de água, que correspondem a 53,24% da capacidade hídrica total no RN.

Barragem Armando Ribeirou atingiu melhor marca desde 2012 — Foto: Divulgação
Barragem Armando Ribeirou atingiu melhor marca desde 2012 — Foto: Divulgação

Quem também teve grande aporte hídrico recentemente foi o Gargalheiras, em Acari, que chegou a 33,32% da capacidade total, que é de 44.421.480 m³. Este é o maior acumulo de água do manancial desde fevereiro de 2013.

Outro manancial que atingiu o maior volume em muitos anos foi a barragem Umari, localizada em Upanema. Ela chegou a 85,78% da capacidade total, que é de 292.813.650 m³ - é o maior volume atingido desde 2009, ano em que o manancial chegou a sangrar.

Outras barragens
A barragem Santa Cruz do Apodi voltou a receber água após algumas semanas e está com 36,01% da capacidade total, que é de 599.712.000 m³. A barragem Pau dos Ferros e está com 37,35% da capacidade - desde agosto de 2012 o reservatório não atingia este represamento de águas.

O açude Rio da Pedra, localizado em Santana do Matos também atingiu sua melhor marca desde dezembro de 2012, chegando a 44,5% da capacidade total. O reservatório de Cruzeta chegou a 21,38%, marca última vez atingida em junho de 2014.

Depois de secar no início do ano, o açude Itans, em Caicó, está acumulando 10.900.117 m³, que correspondem a 14,37% da capacidade total.

Cheios
Os reservatórios que permanecem com 100% da sua capacidade no RN são:


Riacho da Cruz II, em Riacho da Cruz
Apanha Peixe, em Caraúbas
Encanto, em Encanto
Mendubim, em Assu
Beldroega, em Paraú
Morcego, em Campo Grande
Dourado, em Currais Novos
Pataxó, em Ipanguaçu
Os Reservatórios que já sangraram nesta quadra invernosa do interior e continuam com níveis acima dos 90% das suas capacidades são:

Santana, em Rafael Fernandes (99,67%)
Passagem, em Rodolfo Fernandes (98,04%)
Santo Antônio de Caraúbas (98,5%)
Com mais de 70% estão a barragem Marcelino Vieira, em Marcelino Vieira (73,17%) e Rodeador, em Umarizal (82,02%).

Inferior a 10%
Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, apenas 2 estão com níveis inferiores a 10% da capacidade, sendo, portanto, considerados em nível de alerta. Passagem das Traíras, que está em reforma e não pode acumular grande volume hídrico tem 1,36% do volume máximo e Esguicho, em Ouro Branco, tem 2,33%. Os mananciais completamente secos também são Inharé, localizado em Santa Cruz; e Trairi, localizado em Tangará.

Situação das lagoas
A Lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da Zona Norte de Natal, está atualmente com 100% da capacidade. A Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta, está com 52,48% do volume total que pode receber, que é de 84.268.200 m³. A Lagoa do Boqueirão, em Touros, também está com o seu volume máximo que é de 11.074.800 m³.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça determina que Caixa adote medidas para evitar aglomerações no entorno de agências no RN

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou que a Caixa Econômica Federal (CEF) precisa adotar medidas para evitar as aglomerações de pessoas no entorno das agências em todo o estado. A decisão visa conter o avanço do contágio do novo coronavírus.

Aglomerações tem sido frequentes em agências no RN — Foto: Lucas Cortez
Aglomerações tem sido frequentes em agências no RN — Foto: Lucas Cortez

Várias unidades do banco tem registrado filas e aglomerações para o pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia do novo coronavírus. Na Grande Natal, já registraram filas agências como a de São Gonçalo do Amarante e do bairro Potengi.

A decisão liminar da Justiça decorreu de uma Ação Civil Pública do Ministério Público Federal com o Ministério Público estadual, Defensoria pública do estado, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública da União.

A decisão judicial determina que Caixa deve demarcar toda a extensão das filas como forma de garantir a distância mínima de um metro e meio entre as pessoas. Isso deve ser feito com apoio da Polícia Militar sob pena de multa diária, caso haja o descumprimento. Segundo a Justiça, o banco também realizar triagem dos clientes para que permaneçam nas filas apenas os que necessitam de atendimento presencial indispensável.


A decisão afirma que "tais aglomerações são inegavelmente prejudicais às medidas de contenção e combate à pandemia, em direção contrária às indicações apresentadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como desobedece às diretrizes estabelecidas pelas normas jurídicas correlacionadas, a nível federal, estadual e municipal”.

Na ação, o MPF alertou que, com a liberação da segunda parcela do auxílio emergencial, “a situação tende a ficar mais grave diante do aumento significativo de pessoas em busca dos serviços das agências bancárias, a fim de obterem o seu benefício do programa do Governo Federal de distribuição de renda”.

Com essa previsão, a procuradora da República Caroline Maciel acredita que “a consequência disso é, certamente, o favorecimento do aumento do contágio da doença, cuja continuidade gerará a incapacidade do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Norte – estruturalmente precário – de fornecer respostas adequadas ao atendimento das pessoas adoentadas, principalmente aquelas que necessitem de leitos hospitalares”.

Ela afirma que "é essencial que se evite danos irreversíveis à saúde pública, à vista do risco de potencialização da disseminação do coronavírus entre a população potiguar”.

Pedidos
O MPF julgou que a decisão foi parcialmente favorável, já que não acolheu outras medidas julgadas necessárias por ele e os demais órgãos. Além da triagem e orientação na fila, os órgãos solicitaram que a Caixa realizasse agendamento e distribuição de senhas. Também foi pedida a ampliação de agências abertas e horário de funcionamento, além de divulgação de campanha publicitária com orientações sobre canais alternativos para desestimular idas às agências.

A ação civil pública também pediu que a União possibilite a criação de contas digitais por todas as instituições financeiras e correspondentes bancários, com acesso ao cadastro dos beneficiários após análise positiva. A União deve, ainda, em conjunto com a Dataprev, adotar providências administrativas para agilizar a análise e aprovação dos beneficiários. A ação ainda aguarda julgamento do mérito.


O MPF e os outros órgãos já haviam se reunido com representantes da Caixa em abril para orientações durante o pagamento do auxílio. No entanto, eles entenderam que as medidas da Caixa foram "pontuais e limitadas".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bolsonaro defende impor limites e descumprir ordens que ele considera absurdas

Bolsonaro defende impor limites e descumprir ordens que ele ...O presidente Jair Bolsonaro e o filho dele Eduardo Bolsonaro reagiram à operação contra fake news em tom de ameaça. O presidente chegou a dizer que iria impor limites.

Na noite desta quarta-feira (27), o deputado Eduardo Bolsonaro, do PSL de São Paulo, participou de uma transmissão ao vivo na internet. Ao seu lado, um dos investigados na operação contra fake news. O deputado afirmou que uma ruptura é questão de tempo.

“Eu até entendo quem tem uma postura mais moderada, vamos dizer, para não tentar chegar um momento de ruptura, um momento de cisão ainda maior, um conflito ainda maior. Eu entendo essas pessoas que querem evitar esse momento de caos. Mas, falando bem abertamente, opinião do Eduardo Bolsonaro, não é mais uma opinião de se, mas sim de quando isso vai ocorrer. E não se enganem, as pessoas discutem isso. Quando chegar a um ponto em que o presidente não tiver mais saída e for necessária uma medida enérgica, ele é que será taxado como ditador”, disse deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Líderes de vários partidos reagiram com veemência à fala do filho do presidente. A líder do PSOL na Câmara, Fernanda Melchionna, afirmou que a declaração de Eduardo é inconstitucional.


“Hoje, o Brasil assistiu de forma grave a escalada autoritária por parte do Bolsonaro e de seus filhos. A declaração ontem, do Eduardo Bolsonaro dizendo que haverá uma ruptura institucional e o que eles pensam quanto, a organização dessas milícias que nós já estamos vendo - grupos cada vez menores socialmente, mas perigosos, que ameaçam todo tempo a imprensa, as liberdades democráticas, o Supremo, o Congresso Nacional -, colocam uma situação extremamente delicada no país. É preciso que as instituições deem uma resposta à altura no combate ao autoritarismo", afirmou.

Em nota, o Democratas, partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que "acompanha, com apreensão, o momento atual e acredita que a única saída está no diálogo e na união de todos. O país precisa de equilíbrio e responsabilidade, não de radicalizações ou ameaças. Condenamos e combateremos qualquer tentativa de intimidação às instituições do nosso país”; e disse que "é inaceitável tratar qualquer defesa de ruptura institucional como solução para esse momento de crise. A defesa intransigente da democracia está no DNA do Democratas. Na nossa opinião, a democracia é um valor absolutamente inegociável”.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, publicou em uma rede social que: "Eduardo Bolsonaro confessa a existência de um movimento para promover a ruptura democrática. A índole ditatorial da família continuará sendo contida pelas instituições e eles provavelmente seguirão os ‘esperneios autoritários’ sem lastro, sem argumento e, principalmente, sem moral".

Na manhã desta quinta (28), em entrevista na porta do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro reagiu à operação que investiga as fake news. Ele disse que não existe o Gabinete do Ódio, como é chamado o grupo de assessores que operaria as redes sociais de dentro do Palácio do Planalto, investigado no inquérito. O presidente afirmou que vai impor limites às operações, sem explicar de que forma, uma vez que todos os cidadãos estão submetidos a decisões judiciais.


“Obviamente, ordens absurdas não se cumprem. E nós temos que botar um limite nessas questões. Ninguém mais do que eu, cada vez mais, tem demonstrado que tem um compromisso com a democracia e com a liberdade. Agora, as coisas têm um limite. Ontem foi o último dia. Acabou, porra! Me desculpem o desabafo. Acabou! Não dá para admitir mais atitudes de certas pessoas individuais, tomando de forma quase que pessoal certas ações”, disse Bolsonaro.

O presidente disse que respeita os demais poderes, mas afirmou que esse respeito tem condicionantes: “Respeito o Supremo Tribunal Federal, respeito o Congresso Nacional. Mas, para esse respeito continuar sendo oferecido da minha parte, tem que respeitar o Poder Executivo também”.

Segundo Bolsonaro, o objetivo do inquérito é atingir o grupo que o apoia nas redes sociais e ajudou a elegê-lo presidente: “O objetivo dessa ação é atingir quem me apoia. Se eu tivesse feito algo contra a esquerda, estariam dando pancada em mim. Querem tirar a mídia que eu tenho a meu favor, sob o argumento mentiroso de fake news".

E voltou a ameaçar mais uma vez, sem explicar como, que não haverá outra operação: “Repito, não teremos outro dia igual ontem. Chega. Chegamos no limite. Estou com as armas da democracia na mão. Eu honro os meus compromissos no juramento que fiz quando assumi a presidência da República”.

O argumento de Jair Bolsonaro, repetido na entrevista na manhã desta quinta, de que a operação desta quarta é uma ameaça à liberdade de expressão, não encontra respaldo na decisão do Supremo Tribunal Federal, que autorizou a ação. No despacho, Alexandre de Moraes destacou que o inquérito investiga o financiamento e divulgação de informações falsas.

Entidades da imprensa criticaram a tentativa do presidente de justificar postagens com informações falsas e ofensivas à liberdade de expressão. Em nota, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) afirmou que ”considera as declarações do presidente contraditórias com sua prática de não respeitar o trabalho dos jornalistas, fazendo reiterados ataques à imprensa"; que "as liberdades de expressão e de imprensa são princípios da democracia, garantidos pela Constituição Federal. Não podem, entretanto, serem evocadas para proteger quem comete crimes de opinião, difamando, injuriando ou caluniando pessoas e instituições".


A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) afirmou que as atitudes do presidente não refletem a fala em defesa da liberdade de expressão. "Ontem ele chegou ao supremo da ironia. Depois de todas as sandices que ele tem falado, ontem ele veio e declarou que, em defesa dos criminosos que estão plantando fake news contra reputação de pessoas sérias, ele falou em liberdade de expressão; logo quem? O que fica humilhando jornalista, ofendendo jornalista. Falar em liberdade de expressão a quem, a todo momento, está ofendendo a liberdade de expressão, liberdade de imprensa e tentando humilhar jornalistas, ameaçar jornalistas”, destacou Paulo Jerônimo, presidente da ABI.

O ex-ministro Sergio Moro afirmou, numa rede social, que “campanhas difamatórias contra adversários, ameaças e notícias falsas não têm a ver com liberdade de expressão. Um debate que não pode tirar o foco do que importa agora: defender o estado de direito e a vida” e prestou “respeito à democracia, ao Judiciário e às famílias de vítimas da Covid”.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do Democratas, lamentou as declarações do presidente: “As declarações hoje, elas são muito ruins. Elas vão exatamente no caminho contrário de tudo que a gente começou a construir: de todos os poderes juntos, desde a semana passada; da reunião com os governadores; do bom diálogo que o presidente tem com o presidente do Supremo, com o presidente Davi, o diálogo que retomou comigo. Toda a tentativa que fizemos, inclusive essa semana, reafirmando nosso compromisso com o diálogo, a importância do respeito institucional. Acho que declarações de hoje vão em outro caminho, um caminho que gera insegurança”.

Mas Maia pontuou que há uma diferença entre o discurso do presidente e a decisão prática do governo, e que elas precisam convergir: “Há um discurso e há uma decisão prática. A decisão prática é que um ministro - não sei se o ministro adequado -, recorreu da decisão, pedindo um HC para o ministro da Educação. Isso significa que se respeitou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, quando se recorre pelos caminhos legais. Então, é uma decisão num caminho e um discurso no outro caminho. O que a gente precisa é compreender que essas divergências de comportamento entre o que faz oficialmente o governo e o que fala o presidente em relação a decisões de outro Poder, elas precisam ter convergência e precisam sinalizar para a sociedade que as decisões dos outros poderes precisam ser respeitadas. A gente não pode, num sistema democrático, entender que só aquilo que nos interessa, que nos agrada, é correto quando outro Poder toma uma decisão. O que também nós divergimos, nós precisamos acatar. Tem o direito da crítica e tem o direito ao recurso, tem trâmites legais, muitas vezes no Judiciário, mas também no processo Legislativo. O governo tem base, o governo tem líder, pode questionar projetos, pode tentar derrubar, pode tentar emendar".

fonte: G1
Leia Mais ››

Agências da Caixa abrem no sábado para saque do auxílio emergencial

A Caixa vai abrir 2.213 agências neste sábado (30), das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em janeiro e que queiram fazer o saque em espécie do benefício. A partir desta data, também será possível a transferência do benefício para contas da Caixa ou de outros bancos.
Em época de pandemia, o auxílio emergencial está sendo pago a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados.

Desde o dia 20 de maio, foi creditado em 31 milhões para o auxílio emergencial

Antes de ir a uma agência, orienta a Caixa, os clientes devem consultar as unidades que estarão abertas em sua localidade.

Desde o dia 20 de maio, foi creditado em 31 milhões de contas o pagamento da segunda parcela, totalizando R$ 20,3 bilhões.

Amanhã (29), terminam os escalonamentos definidos para pagamento da segunda parcela aos beneficiários do auxílio emergencial que integram o Bolsa Família, contemplando 9,5 milhões de pessoas, e para o pagamento da primeira parcela aos 8,3 milhões que ainda não tinham recebido o recurso, totalizando R$ 5,3 bilhões.

Segundo a Caixa, mesmo após o encerramento desses prazos, os valores do auxílio continuarão disponíveis para recebimento.

Fonte: Agora RN
Leia Mais ››

Auxílio Emergencial: Caixa conclui nesta sexta pagamento da 1ª parcela para novos aprovados e 2ª para Bolsa Família

Auxílio Emergencial: Caixa credita nesta terça benefício a mais 7 ...

A Caixa Econômica Federal (CEF) credita nesta sexta-feira (29) os últimos lotes do Auxílio Emergencial tanto da primeira parcela, para novos aprovados, quanto da segunda, para beneficiários do Bolsa Família. Ao todo, o benefício será pago a 2,5 milhões de trabalhadores, segundo o banco.

Na terça, a Caixa concluiu os pagamentos da segunda parcela para os beneficiários que receberam a primeira parcela até 30 de abril e que não fazem parte do programa Bolsa Família. Até quinta-feira (28), no entanto, ainda haviam 10,4 milhões de pedidos de Auxílio Emergencial aguardando análise, segundo a Caixa. Não há previsão de quando essas pessoas irão receber o benefício.

Para os novos aprovados, que receberem o primeiro pagamento a partir de 1º de maio, a segunda parcela deve ser creditada em um mês, segundo o presidente da Caixa.

A partir de sábado (30), a Caixa começa a liberar os saques em dinheiro e as transferências para os trabalhadores que receberam a segunda parcela do auxílio por meio de poupança digital do banco (veja o calendário

Veja quem recebe nesta sexta:

Primeira parcela: 600 mil trabalhadores do novo lote de aprovados do benefício, nascidos em dezembro
Segunda parcela: 1,9 milhão de trabalhadores beneficiários do Bolsa Família, cujo NIS termina em 0
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Depósito em poupança digital e restrição para saque e transferências
Para os beneficiários que receberam a segunda segunda parcela e não fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos trouxeram mais restrições: todos receberam por meio de conta poupança digital da Caixa - mesmo quem recebeu a primeira parcela em outra conta.

Além disso, a poupança digital não permite transferências inicialmente - apenas pagamento de contas, de boletos e compras por meio do cartão de débito virtual. Transferências para outras contas e saques só serão liberados a partir de 30 de maio (veja o calendário ao final da reportagem).


Primeira parcela para novos aprovados
A primeira parcela para esse novo grupo será creditada na conta escolhida pelo beneficiário, da forma como receberam os primeiros beneficiários: nas contas da Caixa, na Poupança Social Digital ou em contas de outros bancos. Esses beneficiários também poderão fazer o saque em espécie do auxílio na data da liberação.

Veja como ficou o calendário de pagamento da 1ª parcela para novos aprovados:

19 de maio (terça): nascidos em janeiro
20 de maio (quarta): nascidos em fevereiro
21 de maio (quinta): nascidos em março
22 de maio (sexta): nascidos em abril
23 de maio (sábado): nascidos em maio, junho ou julho
25 de maio (segunda): nascidos em agosto
26 de maio (terça): nascidos em setembro
27 de maio (quarta): nascidos em outubro
28 de maio (quinta): nascidos em novembro
29 de maio (sexta): nascidos em dezembro
Calendário da 2ª parcela
O calendário do pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial começou no último dia 18 e seguirá até 13 de junho. O calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio, continua sem definição.

O calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. A segunda parcela deve ser paga cerca de um mês após o recebimento da primeira.

São 3 calendários:

um para recebimento em poupança social
um para saque em espécie para beneficiários do Bolsa Família
um para saque em espécie para poupança social e transferência de recursos

Fonte: G1
Leia Mais ››

Imposto de Renda 2020: Receita paga restituições do primeiro lote nesta sexta

Confira se você está no 1º lote da restituição do IR 2020A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) as restituições do primeiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020, relativo ao ano-base 2019. Neste lote, serão pagos R$ 2 bilhões a 901.077 contribuintes.

As consultas podem ser feitas por meio da página da Receita na internet ou pelo telefone 146. O órgão disponibiliza, ainda, um aplicativo para tablets e smartphones para consultar as informações sobre a restituição do IR e a situação cadastral no CPF.

Como em anos anteriores, esse primeiro lote do IR contempla contribuintes que têm prioridade legal no recebimento das restituições, sendo 133.171 idosos acima de 80 anos, 710.275 contribuintes entre 60 e 79 anos e 57.631 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Neste ano, o primeiro lote do IR está sendo pago antes mesmo do fim do prazo de entrega do Imposto de Renda, que foi estendido para 30 de junho por conta da pandemia do novo coronavírus. É a primeira vez que as restituições começam a ser pagas ainda durante o prazo de transmissão das declarações.

Historicamente, o primeiro lote de restituição era pago no mês de junho, mas neste ano foi antecipado para maio. Também haverá a redução do número de lotes de 7 para 5. Dessa forma, a conclusão do pagamento das restituições, referentes às declarações que não tenham apresentado inconsistências, será no mês de setembro.

Consultas
O supervisor do IR, Joaquim Adir, explicou que, ao realizar as consultas ao primeiro lote do Imposto de Renda 2020, o contribuinte será informado:

que foi contemplado e que receberá os valores na semana que vem;
ou que a declaração está na "fila de restituição", ou seja, que está tudo correto (apenas aguardando a liberação dos valores nos próximos meses),
ou que está "em processamento", ou na "fila de espera" do órgão.

Segundo ele, quando a declaração está "em processamento" ou na "fila de espera", pode ser que haja alguma inconsistência de informações, e o contribuinte pode revisá-la para ter certeza, mas isso ainda não é certo.

"Há empresas que atrasam entregas da Dirf, imobiliárias que não entregam declaração de alugueis. Então, podem estar faltando informações que não são deles [contribuintes]. Como estamos em um período difícil, muita gente pode estar entregando as coisas com atraso. A gente fica com receio de dizer que já está na malha se não está com ela processada", disse.

Mesmo assim, como ele explicou, isso não quer dizer que a declaração já caiu na malha fina, pois o contratante, ou médicos, imobiliárias, podem não ter enviado as informações sobre seus colaboradores e clientes - o que inviabilizou o cruzamento pelo Fisco até o momento. "A declaração vai ser reprocessada. Todos os dias chegam novas informações", esclareceu.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pelo 3º dia consecutivo, Brasil registra mais de mil mortes por coronavírus; total chega a 26.754

O Brasil registrou, pelo terceiro dia consecutivo, mais de mil mortes por complicações da Covid-19. Nas últimas 24 horas, 1.156 mortes foram registradas no país e as vítimas já chegam a 26.754, segundo o levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (28).

Em apenas um dia, o Brasil também contabilizou 26.417 novos casos confirmados de coronavírus, maior aumento diário no registro da doença. O recorde anterior foi na sexta-feira (22), quando o país contabilizou 20.803 novas infecções em 24 horas.

Os principais dados do mais recente balanço da Saúde, que apresenta diariamente os casos confirmados e mortes provocadas pela Covid-19, são:

26.754 mortes, eram 25.598 na quarta-feira
Foram 1.156 registros de morte incluídos em 24 horas, 539 aconteceram nos últimos 3 dias
438.238 casos confirmados, eram 411.821 na quarta-feira
Foram incluídos 26.417 casos em 24 horas
233.880 pacientes estão em acompanhamento (53,4% do total)
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, há 4,2 mil mortes em investigação.

Casos de coronavírus no Brasil em 28 de maio — Foto: G1
Casos de coronavírus no Brasil em 28 de maio — Foto: G1

Situação nos estados
O estado de São Paulo tem o maior número de casos confirmados (95.865) e mortes (6.980). Rio de Janeiro e Ceará se mantém como os segundo e terceiro estados com maior número de casos e mortes por Covid-19 (veja tabela abaixo).

Distribuição de casos e mortes por coronavírus por estados do Brasil em 28 de maio — Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

Distribuição de casos e mortes por coronavírus por estados do Brasil em 28 de maio — Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

Fonte: G1
Leia Mais ››

Trump assina decreto que questiona proteção legal a redes sociais após Twitter pedir checagem de postagem do presidente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (28) ordem executiva que questiona as leis de proteção às redes sociais. Essas normas geralmente evitam que os sites sejam processados por moderarem publicações dos usuários.

Presidente dos EUA, Donald Trump, assina ordem executiva sobre redes sociais nesta quinta (28) — Foto: Jonathan Ernst/Reuters
Presidente dos EUA, Donald Trump, assina ordem executiva sobre redes sociais nesta quinta (28) — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

A medida tem consequências mais políticas do que propriamente altera a legislação do setor e foi tomada após o Twitter marcar postagens de Trump com uma sugestão para que os usuários do site "checassem os fatos". O presidente dos EUA afirmou que as empresas não podem ter essa proteção se continuarem a excluir publicações por critérios políticos.

"Eles [as redes sociais] têm poderes para censurar, restringir, editar, moldar, esconder e mudar virtualmente qualquer forma de comunicação entre cidadãos e a grande audiência do público", disse.

A imprensa norte-americana, mais cedo, noticiou que a medida de Trump faria alterações na lei que define esse "escudo legal". Na prática, porém, a ordem executiva do presidente não chega a modificar o texto da lei.

Além disso, o decreto pede revisão da veiculação de propagadas de órgãos do governo norte-americano repassadas às redes sociais.

Na quarta-feira, Trump usou o próprio Twitter para protestar contra a decisão da rede e disse que iria estabelecer uma regulação para sites do tipo. "Os republicanos sentem que as plataformas de mídia social silenciam totalmente as vozes conservadoras. Vamos regular fortemente, ou fechá-las, antes que possamos permitir que isso aconteça", escreveu.

"Vimos o que eles tentaram fazer e falharam em 2016. Não podemos deixar uma versão mais sofisticada disso", disse Trump.

Trump x Twitter

A disputa começou na terça-feira, quando o Twitter marcou pela primeira vez com o alerta para que seus usuários checassem publicações do presidente americano. As mensagens se referiam à votação nas eleições presidenciais de novembro deste ano. Trump insinua que existe fraude no envio das cédulas aos eleitores pelos correios.

O presidente americano escreveu que “caixas de correio serão roubadas, as cédulas serão falsificadas e até impressas ilegalmente e assinadas de forma fraudulenta”.


Um porta-voz do Twitter, citado pelo jornal “New York Times”, afirmou que as marcas nos dois posts desta terça foram incluídas porque os tuítes “contêm informações potencialmente enganosas sobre os processos de votação, e foram rotulados para fornecer um contexto adicional”.

Momentos depois, Trump usou o Twitter para acusar a própria rede social de "interferir nas eleições presidenciais de 2020". O presidente dos EUA ainda chamou veículos de imprensa do país de "fake news".

"O Twitter está sufocando completamente a liberdade de expressão, e eu, como presidente, não vou permitir que isso ocorra!", tuitou.

Fonte: G1
Leia Mais ››