domingo, fevereiro 06, 2022

Agricultores aproveitam bom período chuvoso e iniciam plantio de sequeiro no interior do RN

De um lado, o barulho do trator cortando a terra e, do outro, o trabalho habilidoso e certeiro de seu Antônio de França com a matraca, equipamento usado para depositar as sementes de feijão no campo. Esse ano, o agricultor do acampamento Santa Catarina, na zona rural de Apodi, está com pressa pra deixar tudo prontinho pro inverno. E essa pressa toda pra plantar tem um motivo.


Agricultores aproveitam bom período chuvoso e iniciam plantio de sequeiro no interior do RN — Foto: Inter TV Costa Branca


"Já plantei porque a chuva chegou e minha sina é plantar logo, porque eu sou agoniado para plantar. E vou plantar mais ainda. Aproveita a chuva. Se nascer, tudo bem. Se não nascer, planta quando chover de novo", explica Seu Antônio.


O plantio na propriedade do Seu Antônio deve durar cerca de quatro dias, mas os primeiros sinais de um bom período chuvoso antecipado na região já começam a aparecer. Parte da área que ele preparou já recebeu as primeiras sementes de feijão na semana passada e as plantas já estão brotando.


"Ano passado eu plantei no final de fevereiro. Mas agora eu plantei logo. E vou plantar com fé em Deus, que vai chover mais e eu vou colher minha safra", acredita.


Essa é a confiança do homem do campo. O agricultor Wesley Carlos também não quis esperar muito e já se adiantou no plantio de sequeiro, tipo de cultivo que espera apenas pela água da chuva. Na região do semiárido potiguar, tradicionalmente os períodos das chuvas se concentram entre os meses de fevereiro a maio, mas esse ano foi diferente.


"Quando tem chuva, a gente já começa a se preparar pra plantar. A gente acha melhor aproveitar o molhado. Estando molhado, a gente já decidiu plantar", justifica Wesley.


Agricultores aproveitam bom período chuvoso e iniciam plantio de sequeiro no interior do RN — Foto: Inter TV Costa Branca


Ver os pés de feijão crescendo também renovou a esperança do pequeno produtor Marcos Antônio. O plantio no lote dele deve começar em breve. "Eu estou esperando o trator pra plantar o meu porque quanto mais cedo plantar, melhor. Porque se a chuva for pouca, a gente pega o período de chuva e dá pra fazer a colheita. Mas esse ano eu creio que vai sobrar fartura".


O pluviômetro do município de Apodi registrou cerca de 200 milímetros de chuva no acumulado de dezembro e janeiro. A previsão para mais chuva adiantou o serviço do corte de terra financiado pelo município para os pequenos agricultores. Cerca de 2.700 famílias serão beneficiadas esse ano.


"Devido a gente ter tido um inverno regular no ano passado, houve uma procura maior pelo corte de terra. Então, a gente iniciou um cadastro antecipado tendo em vista também que a Emparn previa o início das chuvas já no início de janeiro", explica o secretário Elton Rosemberg.


Previsão para mais chuva adiantou o serviço do corte de terra financiado pelo município — Foto: Inter TV Costa Branca


O solo molhado pelas chuvas que caíram de forma regular ao longo do mês está na fase ideal de receber as sementes, segundo o engenheiro agrônomo, Antônio Evandir.


"O solo está bem embebedado, com umidade suficiente para cortar. E esse preparo do solo agora é ideal porque a grade ela penetra com mais profundidade e vai proporcionar que o sistema radicular das plantas se desenvolva com maior profundidade. E no período que estiver com poucas chuvas, ele vai absorver a água mais profundamente", explica o especialista.


E não é só o agricultor que se beneficia da terra molhada. Bastaram as primeiras chuvas para nascer o pasto, que alimenta o rebanho. Um alívio para o bolso do produtor, que no período de estiagem tem um gasto maior com a ração. Quando chove, a pastagem natural é a principal fonte de alimento para os bichos.


Um bom período chuvoso muda a dinâmica do município ao longo do ano, principalmente em Apodi, que tem cerca de 50% da população vivendo na zona rural. Fartura pro homem do campo e movimentação na economia da cidade.


"Para se ter uma ideia, a prefeitura está investindo R$ 500 mil no programa do corte de terra e o retorno esperado é R$ 16 milhões. Além disso, a gente espera a renovação das águas e fortalecer também outra cadeia importante que é a da apicultura. E é através desses produtores que chega alimento nas nossas mesas", afirma Raimundo Moisés, coordenador de agricultura de Apodi.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Internações por Covid aumentam 296% em um mês no Rio Grande do Norte

As internações por Covid nos leitos clínicos e críticos nas redes pública e privada de saúde aumentaram 296% em um mês. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) e foram analisados e divulgados pelo Instituto Santos Dumont (ISD) neste sábado (5).


Leitos no Hospital João Machado no Rio Grande do Norte Natal RN — Foto: Divulgação/Governo do RN


O RN iniciou o mês de fevereiro com 408 pacientes hospitalizados pela doença - em 30 de dezembro de 2021 eram 103. Nesse mesmo período, foram registradas 134 mortes por Covid.


Até a sexta-feira (4), o RN contabilizou 7.768 vidas perdidas para o coronavírus, com óbitos ocorridos em todas as 167 cidades potiguares.

De acordo com o Regula RN, neste sábado a ocupação de leitos de UTI Covid era de 75% em todo o RN. Antes desse novo pico da doença em janeiro, diante da chegada da variante Ômicron, a última vez que essa taxa havia sido atingida foi em junho de 2021.


O estado tem batido também recordes de registros de novos casos confirmados da infecção e o número de óbitos também voltou a subir neste início de ano.


Além disso, as urgências das unidades públicas de saúde e dos hospitais privados registram superlotação de pacientes com sintomas da Covid, que se confundem com os da Influenza, à procura de atendimento.


Diante da cepa mais contagiosa, as equipes de saúde também estão desfalcadas pela doença, o que gera sobrecarga ainda maior no sistema de saúde.


“Nós estamos com o número de infecções muito mais alto do que a gente teve em 2020 e 2021. A Ômicron é bem mais transmissível. Nós estávamos, no mês de janeiro, em um período de férias, festas, de veraneio, de aglomeração, e isso resultou em um número absurdo de casos que a gente tem visto nas últimas semanas aqui no estado", avaliou Carolina Damásio, preceptora multiprofissional infectologista do Instituto Santos Dumont (ISD).


O aumento de casos confirmados entre crianças e adultos chama atenção dos especialistas.


"Isso reflete, infelizmente, nas infecções de crianças. Se eu tenho mais adultos infectados, se eu tenho mais crianças expostas, e crianças infectadas. As notificações em crianças estão crescentes, aumentando aqui no estado, e as internações também estão crescentes”.

De acordo com Diana Rêgo, subcoordenadora de Epidemiologia da Sesap, o aumento de casos notificados ganhou força a partir da primeira semana de janeiro e bateu recorde na passagem para o mês de fevereiro.


“A Sesap vem fazendo um alerta para que todas as pessoas mantenham as medidas não-farmacológicas, em especial o uso da máscara e, na medida do possível, o distanciamento social. Para além disso, priorizar a vacinação. Nós temos um número de óbitos já supera o número que tivemos em dezembro (2021) e o perfil é de pessoas idosas, com comorbidades e que não possuíam o ciclo completo de vacinação (para a Covid)", pontuou.


"A gente precisa que as pessoas completem o ciclo, tomem a terceira dose que é a nossa estratégia mais eficiente contra o coronavírus”, ressaltou.

O Rio Grande do Norte tem 203.615 pessoas com o ciclo vacinal contra a covid em atraso, conforme dados da Plataforma RN + Vacina.


Percentual crítico

O Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu uma nota técnica na quinta (3) detalhando as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid para adultos no SUS. Os números apontam crescimento da demanda e requerem “atenção e monitoramento contínuo”, segundo a entidade.


O relatório ponta que “13 estados apresentam aumento das taxas de ocupação e nove Unidades Federativas estão na zona de alerta crítico com indicador superior a 80%. Entre as 25 capitais com taxas divulgadas, 13 estão na zona de alerta crítico". Natal está entre as capitais na zona de alerta crítico, com percentual de ocupação estimado em 89%.


A nota destaca que o cenário atual não é o mesmo entre março e junho de 2021, considerada a fase mais crítica da pandemia e ressalta que mesmo com o acréscimo de leitos observados nas últimas semanas, a disponibilidade é bem menor. Segundo o documento, o crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI para adultos no SUS "é preocupante, principalmente frente às baixas coberturas vacinais em diversas áreas do país, onde os recursos assistenciais são mais precários".


"Os pesquisadores alertam que uma proporção considerável da população que não recebeu a dose de reforço, e a população não vacinada, são mais suscetíveis a formas mais graves da infecção com a Ômicron e voltam a sublinhar que a elevadíssima transmissibilidade da variante pode incorrer em números expressivos de internações em leitos de UTI, mesmo com uma probabilidade mais baixa de ocorrência de casos graves”.

A Nota Técnica reforça também medidas como a exigência do passaporte vacinal. Os pesquisadores também sugerem a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos, campanhas para orientar à população e o auto isolamento ao apresentar sintomas, evitando a transmissão.


Municípios com mais óbitos por covid-19 no RN

Natal - 2.816

Mossoró - 607

Parnamirim - 562

São Gonçalo do Amarante - 241

Macaíba - 180

Caicó - 170

Açu - 159

Ceará-Mirim - 122

Areia Branca - 110

Apodi - 101

*Fonte: Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN)


Entrevista

Carolina Damásio, infectologista do ISD


Em relação à variante Ômicron, em que ela diverge das demais?

A gente ainda não tem muitos dados em relação à Ômicron e às crianças, para saber se ela seria pior, melhor, mais grave ou menos grave. Isso ainda está sendo estudado. O que a gente tem visto, em outros países, e que agora está acontecendo no Brasil, é o aumento das internações de crianças que a gente não tinha visto em outras épocas. As crianças fazem parte de uma população ainda vulnerável, pois não foram vacinadas. Essa vacinação demorou. Estava aprovada desde dezembro e só foi iniciada em janeiro. Então, a covid está atingindo crianças, em sua maioria, que não estão com o esquema vacinal completo, que ainda não foram vacinadas para a covid. A gente não pode dizer se esse aumento é só porque elas não estão vacinadas ou se essa variante poderia ser pior em crianças. Esse dado ainda não existe.


O Brasil sempre foi referência mundial no que diz respeito à imunização da população. Por quais motivos a vacina contra a covid-19 desperta tanta polêmica e divisão de opiniões?

Essa é uma coisa bem preocupante. No momento em que a gente mais precisa vacinar, essa hesitância está maior. Isso é uma coisa que vem preocupando muitos especialistas. Eu estava vendo dados do Brasil que a maioria dos pacientes adultos internados estão com a vacinação incompleta ou sem vacinação. A vacina desenvolvida e que está sendo aplicada em crianças, é muito segura. A gente viu dados que foram liberados nos últimos dias pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, que nas mais de oito milhões de doses aplicadas em crianças, pouquíssimos efeitos colaterais graves. Nenhuma morte relacionada à vacina.


Essa vacina é segura?

Ela é tão segura ou mais segura que a maioria das outras vacinas aplicadas no calendário de vacinação em crianças no Brasil. Infelizmente, com tudo isso que está acontecendo, com a disseminação de notícias falsas e coisas que não são verdadeiras, a gente está sofrendo e as nossas crianças estão sofrendo as consequências. Isso é uma coisa muito preocupante. Os pais que estão lendo ou assistindo essa entrevista, as crianças já podem ser vacinadas e atualizar o cartão o mais rápido possível. Estamos com reabertura de escolas, com a variante altamente transmissível e que está chegando nas crianças.


No RN, há aumento de internações de crianças?

Nós estamos acompanhando aqui no Rio Grande do Norte o aumento de internações de crianças, já tivemos casos este ano, no Brasil e no Estado, de morte nessa faixa etária. A gente precisa vacinar o mais rápido possível para diminuir essas internações e a mortalidade.


Entre 2020 e 2021, mais de 1.400 crianças morreram no Brasil pela covid-19. Se a vacina existisse antes, esse número poderia ser menor?

Até o final de 2021, em torno de 1.500 óbitos foram notificados relacionados à covid-19 em crianças. Se a vacina tivesse chegado antes, provavelmente, esses óbitos seriam bem menores ou até inexistentes. A covid-19 é uma doença passível de prevenção. A gente sabe como prevenir ela e já tem vacina. A gente não era para estar perdendo criança para uma doença que a gente já conhece como se previne e que já tem vacina.


Especificamente no Rio Grande do Norte, os casos voltaram a subir assustadoramente. Isso se deve à alta taxa de transmissibilidade da Ômicron, à disponibilidade de mais testes rápidos?

Esse é um cenário que está acontecendo internacionalmente. Há vários países batendo recordes em números de infectados desde o início da pandemia e em 2021. Provavelmente é pela maior transmissibilidade da variante mesmo, associada à redução do distanciamento social. Com o avanço da vacinação, os casos estavam mais controlados, estávamos em um cenário epidemiológico melhor e as medidas de isolamento, de distanciamento deixaram de existir e somaram com o verão, férias, festas e várias que propiciaram aglomerações. A gente tinha a combinação de duas coisas: a circulação de uma variante mais transmissível e a redução do distanciamento social.



Como isso tem refletido nas urgências e emergências do Estado?

Superlotação. As urgências estão lotadas, os profissionais estão cansados. Há muitos profissionais infectados, muitas equipes desfalcadas. Isso atrapalha, inclusive, para outras doenças que os pacientes continuam adoecendo de outras coisas e necessitando acessar os serviços de urgência e emergência. E a gente tem dificuldade para esses pacientes serem atendidos. Isso também reflete na pressão no sistema de saúde em relação às internações. Nós temos um número maior de pessoas infectadas e um número maior de complicações por covid-19, pois a maioria das pessoas internadas não estão com ciclo vacinal completo ou sequer foram vacinadas, e acabam precisando de internamento e posterior aumento da mortalidade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em nova decisão, desembargador suspende exigência do passaporte vacinal em estabelecimentos comerciais em Natal

O desembargador Virgílio Macedo Jr, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, suspendeu a cobrança do passaporte vacinal em estabelecimentos comerciais em Natal. A nova decisão foi publicada no fim da noite de sexta-feira (5) e acatou o recurso da prefeitura da capital potiguar.


Cobrança passaporte vacinal no shopping Midway Mall em Natal, RN Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/Semurb


Na sexta-feira (4), a Prefeitura de Natal publicou no Diário Oficial do Município que havia revogado a parte do decreto municipal que suspendia a cobrança de passaporte vacinal para entrada de clientes em shoppings, bares, restaurantes e outros estabelecimentos da capital em cumprimento a uma decisão judicial que determinava que devia ser seguido o decreto estadual.


O município, inclusive, havia informado que equipes da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente e Urbanismo (Semurb) haviam iniciado as fiscalizações para verificar o cumprimento do passaporte.

A nova decisão, do desembargador Virgílio Macedo Jr, tem caráter liminar. Em outras oportunidades, a incompatibilidade de decretos chegou à esfera do Supremo Tribunal Federal (STF), como ocorreu sobre a suspensão do funcionamento das academias em março de 2021 diante de decretos divergentes de Município e Estado, assim como na proibição da comercialização de bebidas alcóolicas em maio de 2021. Nas duas vezes, prevaleceu a decisão mais restritiva, do governo do RN.


O desembargador Virgílio Macedo Jr cita na decisão que não existe comprovação de que a medida estadual seja capaz de diminuir os índices da pandemia no sistema de saúde. O documento diz ainda que o conteúdo do Ministério Público e da Defensoria Pública do RN na ação apontam um crescimento de casos e internações apesar de mais de 70% da população completamente vacinada.


O desembargador cita ainda que o município agiu com "acerto" ao liberar o acesso sem o passaporte e diz que haveria um possível prejuízo ao comércio, que também seria responsável por conferir o passaporte vacinal.


Duelo de decretos

O governo do estado decretou a exigência de passaporte da vacina para entrada em órgãos públicos estaduais, além de shoppings, bares, restaurantes e outros estabelecimentos no dia 18 de janeiro. A medida passou a valer no dia 21.


Porém, a Prefeitura de Natal publicou um decreto municipal revogando a exigência do passaporte vacinal nos comércios da capital potiguar no dia 24. O mesmo decreto, inicialmente, suspendia shows e eventos públicos e privados na capital. Porém, no mesmo dia, o município voltou atrás e liberou as festas com grande público.


Em 27 de janeiro, atendendo uma ação do MPRN e da Defensoria Pública do RN, a Justiça determinou que Natal cumprisse o decreto do governo e passasse a cobrar o passaporte vacinal. Sem sinalização de cumprimento, no dia 2 de fevereiro um juiz deu 48 horas para que a prefeitura cumprisse a decisão e estipulou multa de R$ 50 mil por dia, limitada a R$ 1 milhão para o Município e de R$ 5 mil por dia (limitada a R$ 100 mil) ao prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB).


O Município, então, começou a cumprir a decisão na sexta-feira (4) ao revogar o trecho do decreto que desobrigava a cobrança do passaporte.


Busca por vacinação

Dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) apontaram que a exigência do passaporte vacinal para acessar eventos e locais de grande movimentação impulsionou a procura pela imunização contra a covid-19 em todo o Rio Grande do Norte, inclusive em Natal.


Após a exigência da vacinação, foi verificado, entre as pessoas acima de 18, um aumento de quase 99% na procura pela primeira dose da vacina. Para a segunda dose, o acréscimo foi pouco maior do que 23%.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Piso da educação: governo do RN sinaliza com reajuste de 13% para professores a partir de março; sindicato considera 'insuficiente'

Na segunda rodada de negociação com os professores em referência à atualização do piso salarial do magistério público, o Governo do Rio Grande do Norte apresentou nesta sexta-feira (4) um reajuste de 13% para a categoria a partir de março.


Escola Estadual Berilo Wanderley, em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN) disse que considerou o valor insuficiente (veja detalhes mais abaixo). O reajuste proporcional à categoria, diante da lei com o novo piso salarial, seria de 33%. A lei que reajustou o piso salarial dos professores da rede básica foi oficializada nesta sexta.


“Diante do reajuste de 33,24%, anunciado na última semana, toda equipe econômica do governo do Estado trabalha para realizar as projeções de impacto a partir das reuniões com a categoria”, disse o secretário de Educação, Getúlio Marques na reunião.


O reajuste de 13% oferecido é para professores ativos, aposentados e pensionistas. O governo também propôs instalar uma mesa de negociação permanente para encontrar alternativas para implantar 33,24% de reajuste neste ano fiscal. Segundo o Estado, o impacto é de mais de R$ 1 bilhão na folha.


A rede estadual de educação é composta por 15.612 professores ativos e 17.239 professores aposentados.

“Este ano é marcado por limitações orçamentárias e legais impostas pelo calendário eleitoral. Na segunda-feira (7), protocolaremos um pedido de análise jurídica junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o objetivo de garantir a legalidade do pagamento do piso sem ferir a legislação, dado que nosso entendimento é de que se trata de uma Lei Federal auto aplicável, tal qual já aplicada em anos anteriores”, explicou o secretário Getúlio Marques.


Em mensagem anual na Assembleia Legislativa do RN nesta semana, a governadora Fátima Bezerra disse que pretende reajustar o salário dos professores.


Valores

O valor do piso do magistério é calculado com base na comparação do valor aluno-ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos dois últimos anos.


O valor aluno-ano é o valor mínimo estabelecido para repasse do Fundeb para cada matrícula de aluno na educação básica por ano. Em 2021, o valor aluno-ano foi de R$ 4.462,83. Em 2020, R$ 3.349,56 para uma jornada de 40h semanais. A diferença percentual entre os dois valores é de 33,24%, exatamente o percentual de reajuste anunciado hoje, por Medida Provisória.


Segundo o controlador geral do Estado, Pedro Lopes, a implantação do piso de maneira integral neste momento causaria um desarranjo nas contas públicas em virtude do tamanho do impacto: cerca de R$ 1 bilhão em 2022.


"Todos nós compartilhamos do mesmo pensamento da governadora Fátima Bezerra: o pagamento do piso é um direito e será implantado. O que estamos discutindo é como torná-lo uma realidade sem comprometer o calendário de pagamento dos servidores estaduais e as contas públicas", disse.

O que diz o sindicato

O sindicato dos professores afirmou que o governo prometeu buscar condições para aplicar o retroativo para toda categoria e para implantar o reajuste em sua totalidade ao longo do ano, mas não apresentou datas para a quitação e condicionou este pagamento ao aval da Justiça.


Segundo o Sinte, não foi apresentada ainda uma proposta formal ou oficial para a categoria. Para o sindicato, a sinalização de 13% é é insuficiente, apesar de o sindicato afirmar que isso significa o início das negociações com o governo.


Quanto aos ajustes em ano eleitoral, o sindicato afirma que uma decisão judicial de 2018 sentencia o governo a cumprir o reajuste integral do piso, independente do período.


Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, caso exista a intenção real do governo de implantar o piso salarial de 2022, o Poder Executivo Estadual precisa apresentar um escalonamento de parcelas que abranja o reajuste em sua totalidade e não somente indicar uma data para quitação da parcela inicial.


Piso do Magistério

O Piso Nacional dos Professores, Lei Nº 11.738 de 2008, tem como referencial os profissionais em nível de magistério com 40h semanais cujo valor é de R$ 2.886,24. No RN, os vencimentos destes professores são calculados para uma jornada de 30h semanais e corresponde à R$ 2.165,13, valor proporcionalmente equivalente a dos profissionais que atuam em 40h no mesmo nível. Este nível encontra-se em processo de extinção.


Desde 2011, os concursos públicos para professor no estado são realizados com a exigência da licenciatura plena, nosso menor nível na carreira. O professor de 30h recebe, mensalmente, R$ 3.031,18.


O novo piso salarial terá como referência R$ 3.845,63 para uma jornada de 40h semanais em nível de magistério. No RN, todos os profissionais do magistério receberão no mínimo o piso salarial da categoria, segundo o governo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem morre depois de se afogar ao descer tobogã de pedra no Salto dos Macacos, em Morretes

Um homem morreu depois de se afogar ao descer um tobogã de pedra na trilha do Salto dos Macacos, em Morretes, no litoral do Paraná, neste domingo (6). O corpo foi localizado após buscas de mergulhadores do Corpo de Bombeiros.


Homem morreu depois de se afogar ao pular em tobogã natural no Paraná — Foto: Reprodução/BPMOA


De acordo com a corporação, o acidente aconteceu por volta de 10h10.


Ao descer na cachoeira, o homem teria se afogado.


Bombeiros e militares do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) fizeram buscas no local. O corpo da vítima foi encontrado por volta de 12h.


Até a publicação desta reportagem, a idade do homem não havia sido confirmada.


O corpo foi retirado da água e será encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Avião faz pouso de emergência em rodovia de Piracicaba e 'estaciona' na base da Polícia Rodoviária

Um avião de pequeno porte fez um pouso de emergência na manhã deste domingo (6) na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Piracicaba (SP), e "estacionou" na base da Polícia Rodoviária. O monomotor teve um corte de combustível quando seguia para o Aeroporto Comendador Pedro Morganti, localizado na cidade. A aeronave estava com documentação vencida.


Monomotor faz pouso de emergência em rodovia de Piracicaba — Foto: Polícia Rodoviária/Divulgação


O pouso ocorreu na pista, por volta de 9h30. A aeronave foi imobilizada pelos policiais, que auxiliaram na manobra até o estacionamento da base de operações da corporação. Ninguém ficou ferido e não houve danos materiais.


O monomotor teve as asas retiradas e foi removido por um guincho ainda durante amanhã para um hangar do aeroporto, segundo informou a direção do terminal à EPTV, afiliada da TV Globo. A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada e disse que investigadores do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) atuam no caso.


"Na Ação Inicial os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas, reúnem documentos, etc. Não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer, dependendo sempre da complexidade da ocorrência", diz o texto.


O órgão é vinculado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), e as apurações visam prevenir novos acidentes com características semelhantes.


Segundo o banco de dados do registro aeronáutico brasileiro, o avião, matrícula PR-WLL, é o modelo Cesnna 150, com capacidade para piloto e um passageiro. Foi fabricado em 1972 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade está vencido desde novembro de 2018.


Monomotor saiu de Leme

A Prefeitura de Piracicaba informou, em nota, que o monomotor estava em processo de regularização junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quando houve o incidente. Disse, ainda que a aeronave foi liberada pelo Seripa.


O piloto havia saído de Leme (SP) e tinha passado por manutenção em oficina homologada, explicou a administração municipal.


"Decolou em direção a Piracicaba, para ser guardado em hangar do aeroporto para homologação dos documentos da aeronave junto a Anac. No meio do trajeto, segundo o piloto, o motor começou a 'pipocar' (falhar) e o piloto decidiu, por segurança, fazer um pouso de emergência, na rodovia, em local sem movimento de veículos", diz o texto.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulheres têm menos chances de contrair Covid, aponta estudo da USP



Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Instituto do Coração (Incor) mostra que as mulheres têm menos chances de contrair o coronavírus.


A pesquisa foi feita com casais em que um dos cônjuges pegou Covid-19 e o outro, não. Normalmente, as mulheres eram mais resistentes e não se infectaram com o vírus mesmo quando o marido com quem convive diariamente tenha contraído.


A pesquisa analisou material de ais de 2 mil casais em que ocorreu a mesma situação.


Segundo a geneticista da USP Mayana Zatz, foi descoberto que as mulheres possuem um gene mais resistente. "Descobrimos que há um grupo de genes ligados ao sistema imunológico que estava diferente nos infectados e esse gene tem a ver com as respostas, um gene que chamamos de 'assassinos naturais' que nos defendem quando temos uma infecção", diz ela.


A pesquisa foi feita com material genético de infectados pela primeira variante da Covid e antes de ocorrer a vacinação compulsória no país contra a doença.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após MP mudar tipificação, polícia indicia militar que matou vizinho por homicídio doloso e envia inquérito à Justiça

Fazendo upload: 371712 de 803922 bytes.


A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) encerrou o inquérito que investiga a morte de Durval Teófilo Filho, morto na porta de casa pelo vizinho que o confundiu com um bandido.


Inicialmente, a polícia havia indiciado o o sargento da Marinha Aurélio Alves por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. Na sexta-feira, porém, o Ministério Público pediu e a Justiça acatou a mudança da tipificação do crime para doloso. A DH, então, finalizou o inquérito como homicídio doloso, e encaminhou à Justiça.


A pena para o crime pode variar entre seis a 20 anos de reclusão.


Vídeo mostra tiros


Imagens de câmeras de segurança do condomínio em São Gonçalo onde o crime aconteceu (veja acima) mostram o crime.


Pelas imagens, Aurélio chega de carro ao portão do condomínio. Durval, a pé, aparece a alguns metros do veículo do sargento e mexe em uma mochila – segundo a família, para pegar a chave do portão.


O militar efetua três disparos de dentro do carro e depois sai e se aproxima da vítima. Um deles atinge a barriga de Durval, que cai. O militar, então, se aproxima. Ao perceber o erro, ele socorre a vítima e a leva para o hospital, onde foi preso.


À PM, Aurélio disse que avistou um homem se aproximando de seu veículo “muito rápido”. Ainda segundo o depoimento, Durval chegou a dizer a Aurélio que era morador do mesmo condomínio.


Aos PMs, Aurélio informou também que “a localidade é perigosa e costuma ter muitos assaltos”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Goleiro Bruno inaugura loja de açaí, recepciona convidados e serve lanches na Região dos Lagos

O ex-goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes das Dores de Souza, inaugurou uma loja de açaí nesta sexta-feira (4) na cidade de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio. Ele recepcionou convidados e serviu lanches aos clientes. O goleiro cumpre pena em regime aberto pelo assassinato de Eliza Samudio, ocorrido em 2010. O corpo nunca foi encontrado.


Goleiro Bruno recepcionou convidados e atendeu servindo lanches na loja de açaí em São Pedro da Aldeia — Foto: g1


Fotos mostram Bruno no atendimento e o espaço enfeitado com bolas de festa. No Instagram oficial do goleiro foram publicados stories da inauguração.


Em um dos vídeos, um cliente, ao lado de Bruno, cumprimenta os internautas e diz: "Campeão em 2009, olha o que que ele tá aprontando aqui na Região dos Lagos (...) Fale aê, Brunão, novo empreendimento..."


E Bruno responde: "Rapaz, que luta!". O cliente pergunta: "correria?". E o goleiro responde: "Total!"


Loja de açai foi inaugurada pelo goleiro Bruno em São Pedro da Aldeia — Foto: g1


Nas redes sociais, internautas compartilharam e comentaram ao longo da semana sobre o novo negócio do goleiro que seria inaugurado na região.


O crime e a pensão alimentícia


Bruno foi condenado pelo homicídio triplamente qualificado de Eliza Samudio e pelo sequestro e cárcere privado do filho que ele teve com a vítima. O goleiro também havia sido condenado por ocultação de cadáver, mas esta pena foi extinta, porque a Justiça entendeu que o crime prescreveu. As penas somadas chegam a 20 anos e nove meses de prisão.


Eliza tinha 25 anos quando desapareceu, em 2010, e seu corpo nunca foi encontrado. Na época, o jogador era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade. Apenas em 12 de julho de 2012, após sentença publicada pela Justiça do Rio, Bruno se tornou legalmente pai da criança.


Em novembro do ano passado, Sônia Moura, mãe de Eliza e avó da criança, então com 11 anos, disse ao g1 que o neto nunca havia recebido pensão alimentícia do pai. Na ocasião, voluntários realizam uma rifa para ajudar a criança com a matrícula e compra do material escolar para ano letivo de 2022.


Em novo contato com avó da criança neste sábado (5), ela disse que Bruno deve pensão, mas não informou os valores pois o caso corre em segredo de justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Twitter diz que bloqueou conta de Eduardo Bolsonaro de maneira equivocada e libera perfil de deputado

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) informou neste domingo (6) que o Twitter bloqueou sua conta temporariamente por violação das regras de uso. Com a medida, ele teria de passar por um “período probatório” até ser liberado a usar a rede novamente.


Em uma publicação no Instagram, Eduardo publicou a mensagem que recebeu da rede social notificando o bloqueio: “Averiguamos que você violou as regras do Twitter, portanto você terá que aguardar um período probatório, antes que possa usar o Twitter novamente".


Eduardo Bolsonaro postou aviso do Twitter informando que a conta dele foi temporariamente suspensa, por violar regras da rede social — Foto: Reprodução


Na mensagem de bloqueio, o Twitter ainda informou que “possivelmente” seria necessário que o deputado cumprisse algumas tarefas antes do total restabelecimento da conta.



Questionado pelo g1, o Twitter informou que o bloqueio se deu de maneira equivocada.


"Um Tweet da referida conta foi identificado erroneamente por nossos sistemas como estando em violação a uma de nossas regras. Como acontece nesses casos, o usuário recebeu um e-mail pedindo que ele removesse o Tweet em violação para desbloquear sua conta", informou a empresa.

"O erro foi identificado, o Tweet voltou ao ar e a conta já está liberada para uso", acrescentou.


Publicação gera controvérsia

O bloqueio temporário aconteceu após o deputado ter usado a rede social para fazer uma associação entre a contratação de mulheres engenheiras e o acidente na obra do metrô de São Paulo, que provocou a abertura de uma cratera na Marginal do Tietê.


A concessionária responsável pela obra repudiou o conteúdo publicado pelo deputado. A empresa classificou o texto de Eduardo como “misógino e extremamente desrespeitoso com nossas colaboradoras”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Gastos com juros da dívida pública sobem R$ 136 bi em 2021, valor que supera orçamento do Auxílio Brasil

A disparada da inflação no ano passado e o aumento da taxa básica de juros para tentar contê-la não afetaram apenas o bolso dos brasileiros. Esses fatores também geraram um aumento nas despesas com juros da dívida pública pela União — que cresceram R$ 136 bilhões no ano passado.


Somente esse crescimento supera todo o orçamento do novo programa social do governo Bolsonaro, o Auxílio Brasil — estimado em R$ 89,1 bilhões para 2022 (leia mais abaixo).


Segundo números divulgados pelo Banco Central, as despesas totais com juros passaram de R$ 312,4 bilhões em 2020 para R$ 448,3 bilhões no último ano, de acordo com dados oficiais.


Esse foi o primeiro aumento nas despesas com juros da dívida pública desde 2015, ou seja, em seis anos. Naquele ano, os gastos com juros avançaram R$ 190,4 bilhões.



De acordo com o BC, essa alta está relacionada, principalmente, com o crescimento da inflação, pois 33% da dívida líquida está atrelada à variação dos preços.


Se a inflação sobe, avança também a despesa com juros. A alta da inflação aumentou as despesas com juros em R$ 87,510 bilhões em 2021.


Além disso, as sucessivas elevações da taxa básica de juros da economia pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, para conter justamente alta dos preços, também impactaram as despesas com juros.


A alta da taxa Selic, que estava em 2% ao ano no fim de 2020 e avançou para 9,75% ao ano no fechamento do ano passado (o maior valor em mais de quatro anos), contribuiu para elevar pagamento de juros em R$ 71,787 bilhões em 2021.


Outro fator que também influenciou as despesas com juros da dívida pública no ano passado foi a desvalorização cambial, mas nesse caso o impacto foi positivo.


O aumento do dólar de 7,47% contra o real em 2021, para R$ 5,5748, gerou mais perdas com os chamados "swaps cambiais" — que funcionam como uma venda de moeda no mercado futuro.


Entretanto, como as perdas do Banco Central no ano passado com esses contratos de "swaps cambiais", de R$ 22,324 bilhões, foram menores do que em 2020 (40,8 bilhões), houve uma queda de R$ 18,5 bilhões nos gastos com juros nesse item, explicou a instituição.


O argumento da instituição é de que as atuações cambiais visam corrigir distorções de mercado, ou seja, suprir uma demanda dos bancos não encontrada no momento de tensões políticas e econômicas.


Maior que Auxílio Brasil

Somente o aumento de R$ 136 bilhões nos gastos com juros da dívida pública no ano passado supera todo o orçamento do novo programa social do governo Bolsonaro, o Auxílio Brasil — estimado em R$ 89,1 bilhões para 2022.


O espaço para esse gasto foi viabilizado por meio da PEC dos Precatórios, que possibilitou, também, recursos para as emendas de relator, conhecidas como orçamento secreto, o reajuste aos policiais e a elevação do fundo eleitoral.


Se contabilizado o gasto total com juros em 2021, de R$ 448 bilhões, o valor supera os gastos previstos para 2022 com:


Auxílio Brasil (R$ 89,1 bilhões)

Aplicações mínimas em ações e serviços públicos de saúde (R$ 139,9 bilhões)

Manutenção e desenvolvimento do ensino (R$ 62,8 bilhões).

Esses valores constam no orçamento aprovado deste ano.


Embora os gastos com juros estejam incluídos no orçamento financeiro — ou seja, não são despesas primárias (pessoal, previdência e gastos dos ministérios, entre outros) —, também são contabilizadas na dívida pública.


O governo tem atuado na contenção das despesas primárias, por meio do teto de gastos, justamente para evitar a alta do endividamento.


Equipe econômica

O ministro Paulo Guedes, da Economia, frequentemente compara os gastos financeiros, que envolvem os juros da dívida pública, com os primários.


No fim de 2019, ele observou que a queda da Selic, registrada naquele ano, seria o equivalente a três vezes o valor do antigo Bolsa Família.


“O Brasil reconstrói uma Europa todo ano sem sair da miséria”, declarou Guedes, naquele momento, afirmando que o pagamento de juros tem montante equivalente ao desembolsado pelo Plano Marshall para reconstrução dos países aliados após a Segunda Guerra Mundial.


Em evento virtual nesta semana, Guedes afirmou que o endividamento em bola de neve, registrado ao longo das últimas décadas, é uma irresponsabilidade com futuras gerações.


"De repente você cria um programa social de R$ 10 bilhões [no passado], que era o Bolsa Família, muito meritório, mas pagando R$ 400 bilhões de juros todo ano para os rentistas, 40 vezes o que gastava em transferência para os mais frágeis e vulneráveis. Isso está errado", afirmou.


Com a alta da inflação e dos juros no ano passado, porém, o setor público voltou a superar a marca de R$ 400 bilhões anuais nas despesas com juros da dívida pública.


Guedes observou, entretanto, que a dívida caiu no ano passado (veja abaixo) e afirmou que é preciso avançar nas privatizações de empresas estatais e na chamada "desalavancagem" de bancos públicos (devolução de recursos ao Tesouro Nacional) para reduzir o endividamento, além de continuar melhorando o resultado das contas públicas.


Dívida bruta cai em 2021

Apesar do aumento das despesas com juros no ano passado, a dívida bruta do setor público, indicador que é acompanhado com atenção por investidores, caiu para 80,3% do PIB em 2021, contra 88,6% do PIB no fim de 2020.


De acordo com o Banco Central, o principal fator que contribuiu para baixar a dívida bruta no ano passado, que contrabalançou o aumento nos gastos com juros, foi o aumento do Produto Interno Bruto.


O resultado do último ano ainda não foi divulgado oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BGE), mas a previsão do mercado financeiro é de que, após um tombo de 4,1% em 2020, seja registrada uma expansão de 4,5% no nível de atividade no último ano.


Além do crescimento do PIB, outro fator que atuou para baixar o endividamento, de acordo o Tesouro Nacional, foi o recebimento de R$ 75,8 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dos quais R$ 63 bilhões relativos ao pagamento antecipado de empréstimos.


No passado, o Tesouro chegou a emprestar mais R$ 500 bilhões para o banco público. O saldo devedor da instituição financeira, no fim de 2021, era de R$ 213 bilhões.


O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, afirmou recentemente que quer devolver o "mais rápido possível" esses recursos ao Tesouro Nacional, mas que depende de depende de "questões técnicas" para efetuar esse ressarcimento de forma mais acelerada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça Federal rejeita denúncia contra Temer, Moreira Franco e mais seis por corrupção e lavagem de dinheiro

O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, rejeitou uma denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Michel Temer, o ex-ministro Moreira Franco e outras seis pessoas, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A decisão é desta sexta-feira (4) e cabe recurso.


O ex-presidente Michel Temer (MDB) vota na PUC de SP acompanhado por dois seguranças — Foto: Kleber Tomaz/G1


O caso envolvia as supostas irregularidades investigadas no âmbito da operação Descontaminação – desdobramento da Lava Jato no Rio.


Segundo o juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, a denúncia, "a pretexto de 'contextualizar os fatos divaga a respeito de condutas que são objeto de outros processos-crimes".


O magistrado citou, por exemplo, o momento em que o pedido "passa a discorrer sobre 'crimes antecedentes', dentre os quais a imputação pelo chamado 'QUADRILHÃO DO PMDB' (sic), em que os Réus foram absolvidos por esse Juízo Federal em virtude da atipicidade da conduta de formação de organização criminosa".


"Tenho que a denúncia deva ser rejeitada, seja por inépcia, seja por ausência de justa causa", afirmou o magistrado.


Denúncia arquivada

Segundo o juiz, a denúncia apresentada pelo MPF não tem "descrição objetiva de todas as circunstâncias dos atos ilícitos", uma exigência do Código de Processo Penal.


De acordo com Bastos, a denúncia "imputa aos denunciados conduta desprovidas de elementos mínimos que lhe deem verossimilhança".


"A inicial acusatória alonga-se na descrição de inúmeros ilícitos penais autônomos sem revelar, especificamente, as circunstâncias que consistiram no oferecimento e aceitação de propina para que os agentes públicos e políticos denunciados advogassem em favor de empresas contratantes com a Administração Pública. Ao narrar as supostas corrupções passiva e ativa imputadas a todos os Réus, a denúncia, ampla e genérica, não é capaz de delimitar os contornos do fato típico", afirmou o magistrado.


Em 2019, o juiz Marcelo Bretas aceitou a denúncia contra os acusados, considerou que havia indícios contra os envolvidos e mandou as investigações prosseguissem.


Os investigados recorreram e o caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF).O ministro Alexandre de Moraes, do STF, considerou que a Justiça Federal do Rio de Janeiro não tinha a competência para analisar o caso. Moraes anulou a decisão de Bretas e determinou o envio do caso para a Justiça Federal em Brasília.


A Procuradoria da República no Distrito Federal manteve a acusação, arquivada ontem pelo juiz Marcus Vinicius Reis Bastos.


O que diz a defesa dos acusados

Em nota, o advogado do ex-presidente afirmou que Michel Temer foi "vítima de violações a seus direitos" sem que houvesse "nenhum fundamento".


"As acusações nunca passaram de delírio apoiado apenas em contraditórias e inverossímeis palavras de delator. A rejeição da denúncia resgata a verdade é põe fim à inescrupulosa tentativa de submeter Michel Temer a uma ação penal sem justa causa, e proposta por denúncia inepta, cuja extensão não é capaz de suprir sua indigente narrativa", afirmou o advogado Eduardo Pizarro Carnelós.


“Por meio dessa decisão bem fundamentada, o Judiciário reconheceu a ausência de elementos mínimos até mesmo para iniciar o processo-crime contra o ex-ministro, assim como que a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal mostrou-se totalmente genérica, portanto, contra os preceitos legais”, afirma o advogado Fabio Tofic Simantob, que representa Moreira Franco.


A defesa do Coronel Lima, também denunciado pelo MPF, chamou a denúncia de "fantasiosa" e disse que a decisão do juiz de Brasília demonstrou como "inconsequente foi a ânsia acusatória do Ministério Público Federal".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dilma diz que não é candidata e que relação com Lula é ‘inabalável’

A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado (5) que não é candidata a nenhum cargo nas eleições deste ano e também comentou sobre o que chamou de “intrigas” sobre a sua relação com o ex-presidente Lula, chamando de “inabalável” a confiança entre os dois.


ARQUIVO: O ex-presidente Lula e ex-presidente Dilma Rousseff são vistos no lançamento da candidatura de Lula à presidência da repúblca na sede da CUT em São Paulo — Foto: Nelson Almeida/AFP


Em uma série de publicações em uma rede social, a ex-presidente apontou para “rumores” sobre o futuro político dela e disse não se sentir isolada dentro do Partido dos Trabalhadores.


“Não adianta quererem fazer intriga entre mim e o presidente Lula. Nossa relação de confiança já foi testada inúmeras vezes e é inabalável”, escreveu Dilma. E concluiu: “Não sou candidata a nenhum cargo”.


Conforme mostrou o blog do jornalista Gerson Camarotti, dirigentes e lideranças petistas entendem que o legado do governo Dilma Rousseff será fator de fragilidade para a campanha do ex-presidente Lula e uma potencial agenda negativa a ser explorada por adversários.


Para essas lideranças petistas, a candidatura de Lula teria de tentar omitir a gestão de Dilma para evitar um desgaste. O ex-presidente, conforme Datafolha de dezembro, lidera as pesquisas para as eleições deste ano, com 59% das intenções de voto.


A jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, também mostrou que, durante uma conversa em janeiro, Dilma avisou a Lula que, apesar de o PT querer escondê-la, ela iria defender o próprio governo sempre que necessário. Dilma, no encontro, já havia antecipado que não seria candidata no pleito deste ano.


Nas eleições de 2018, a ex-presidente concorreu a uma vaga ao Senado, mas recebeu 15% dos votos e acabou em quarto lugar na disputa.


Fonte: g1

Leia Mais ››