segunda-feira, julho 26, 2021

Operação cumpre mandados na PB e no RN contra suspeitos de integrar organização criminosa



Na manhã desta segunda-feira (26) a Polícia Federal na Paraíba, com a colaboração da Polícia Militar da Paraíba, deflagrou a chamada Operação ALKUNYA, cumprindo pelo menos sete mandados de prisão preventiva na Paraíba e no Rio Grande do Norte.


Policiais Federais da Paraíba e Rio Grande do Norte e Policiais Penais da Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba, fizeram buscas em oito endereços, nas cidades de João Pessoa, Natal e Mossoró, incluindo celas no Presídio Flósculo da Nóbrega (Róger), na cidade de João Pessoa.


Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Mista da Comarca de Cabedelo, na Paraíba.


A investigação é decorrente do desenvolvimento de uma operação anterior, chamada Operação SNAP, deflagrada no dia 27 de agosto do ano passado.


A partir de elementos encontrados em ações de busca e apreensão na ocasião, a Polícia Federal da Paraíba conseguiu relacionar pessoas investigadas na citada Operação SNAP com uma apreensão no dia 16 de junho de 2020, quando dois indivíduos teriam sido presos em um endereço na esquina das ruas Antônio Moacir Dantas e Agmar Medeiros Bezerra, no bairro de Intermares, em Cabedelo, com cerca de 35 quilos de crack e cinco quilos de maconha, além de produtos usados para refinar entorpecentes.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Adolescentes de 12 a 17 anos podem se cadastrar para receber vacina contra Covid no RN

Adolescentes de 12 a 17 anos de idade que moram no Rio Grande do Norte podem se cadastrar a partir desta segunda-feira (26) na plataforma RN+ Vacina para receber a imunização contra a Covid-19.


Vacina Covid-19 Natal RN — Foto: Elisa Elsie


De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que atua em conjunto com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), o cadastro precisa ser feito pelos pais ou responsáveis dos jovens.


"O responsável entra no RN+ Vacina com o próprio CPF e a senha e a partir daí tem uma aba para o cadastro de dependentes. E os responsáveis podem autorizar que o menor possa acessar a plataforma", explica o coordenador do Lais/UFRN, Ricardo Valentim.


A imunização de adolescentes não acontece atualmente no Rio Grande do Norte. A previsão do governo do estado é de que toda a população acima de 18 anos seja imunizada até setembro.


Segundo a Sesap, o estado aguarda a inclusão do grupo de adolescentes no Plano Nacional de Imunização para anunciar o calendário para essa faixa etária. A Anvisa já aprovou a imunização de adolescentes.


Mesmo ainda sem previsão para o início da imunização dos adolescentes no estado, a recomendação é de que os pais já comecem a cadastrar os adolescentes.


"É muito importante esse cadastro antecipado, porque a gente começa a fazer um planejamento, um dimensionamento. O estado e os municípios vão começar a observar onde estão esses menores e fazer o planejamento. E evita que todos se cadastrem ao mesmo tempo, evitando sobrecarga também na plataforma", explicou Ricardo Valentim.


Aba para acrescentar dependentes no RN+ Vacina foi adicionada — Foto: Divulgação


Imunização no RN

O Rio Grande do Norte atualmente tem vacinado o público em geral por idade, além de grupos prioritários, como profissionais da indústria.


Em Natal, por exemplo, a imunização acontece pessoas acima de 32 anos atualmente, assim como em Mossoró.


O estado tem neste momento, de acordo com o RN+ Vacina, mais de 1,4 milhão de pessoas vacinadas com uma das doses da vacina e e 548 mil pessoas imunizadas com as duas doses - com o esquema vacinal completo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Detran reabre prazos para renovação de CNHs, regularização de veículos e multas de trânsito no RN; veja

O Departamento Estadual de Trânsito retomou prazos de processos e de procedimentos referentes a habilitação de condutores, registros de veículos e autuações de infrações de trânsito no Rio Grande do Norte.


Central de Atendimento ao Detran em Natal RN — Foto: Divulgação


A Deliberação que determina a retomada é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os prazos tinham sido suspensos por causa da pandemia da Covid-19.


No caso de registro e licenciamento de veículos novos adquirido no período de 12 de fevereiro a 1º de agosto deste ano, o emplacamento deve ser feito até o dia 31 de agosto.


Já a transferência de propriedade de veículos adquiridos entre o dia 29 de janeiro de 2021 e 1º de agosto de 2021, deve ser efetuada até 30 de setembro deste ano.


CNH

Outro ponto destacado na Deliberação do Contran são os prazos para renovação das CNHs e ACCs vencidas nos anos de 2020 e 2021. Nas duas situações foram especificados prazos distintos.


Vencidas em 2020


Fevereiro, março e abril de 2020- renovação ocorre até 31 de agosto de 2021.

Maio, junho e julho de 2020 - até 30 de setembro de 2021;

Agosto, setembro e outubro de 2020 - renovação até 31 de outubro de 2021;

Novembro de 2020 - renovação segue até 30 de novembro de 2021.

Dezembro de 2020 - renovação até 31 de agosto de 2021.


Vencidas em 2021


Janeiro - renovação até 31 de janeiro de 2022

Fevereiro - renovação até 28 de fevereiro de 2022;

Março - renovação 31 de março 2022;

Abril - renovação até 30 de abril 2022;

Maio - até 31 de maio 2022;

Junho - renovação até 30 de junho 2022;

Julho - renovação até 31 de julho 2022;

Agosto - renovação até 31 de agosto 2022;

Setembro - renovação até 30 de setembro 2022;

Outubro - renovação até 31 de outubro 2022;

Novembro - renovação até 30 de novembro 2022;

Dezembro - até 31 de dezembro 2022.

Multas

A Deliberação contempla, ainda, a retomada dos prazos de defesas das notificações de autuação de trânsito. Nesse quesito, as notificações de autuações e de penalidades expedidas com datas finais de apresentação de defesa prévia, de indicação de condutor ou de recurso prevista para o período de 1º de março a 02 de agosto deste ano, ficam prorrogadas até o dia 31 de agosto próximo.


O mesmo prazo é aplicado às notificações nos processos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação expedidas nesse período.


Segundo a direção-geral do órgão, a programação da retomada dos prazos foi feita levando em considerações critérios para não gerar aglomerações dentro das unidades e concedendo ao usuário o tempo "para que a regularização seja realizada sem atropelo".


Todo os atendimentos acontecem mediante agendamento prévio pelo site do Detran.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Após 495 dias, escolas públicas retomam aulas presenciais no Rio Grande do Norte

As escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Norte retomaram as aulas presenciais na manhã desta segunda-feira (26), 495 dias após a suspensão determinada em decreto por causa da pandemia da Covid-19.


Volta às aulas nas escolas públicas estaduais do RN — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


As aulas foram suspensas no estado no dia 18 de março de 2020. Desde então, a rede pública seguia apenas com aulas à distância.


Pela manhã, a Secretaria Estadual de Educação ainda não tinha um levantamento completo sobre quantas escolas e alunos retornaram na primeira etapa do plano de retomada - que previa retorno dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.


Ao todo, o estado tem 586 escolas públicas. A expectativa do governo era de que, dos 229 mil alunos matriculados, 15 a 18 mil voltassem na primeira etapa, mas as unidades registraram poucas presenças.


A direção da Escola Estadual Henrique Castriciano de Souza, em Macaíba, esperava receber cerca de 50 estudantes, mas foram apenas 19 estudantes.


O coordenador Jaisson Lima suspeitava que a baixa quantidade de alunos tinha relação com o transporte escolar. Só um ônibus com três alunos chegou à unidade.


Escola Estadual Henrique Castriciano, em Macaíba, na região metropolitana de Natal. — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


A dona de casa Edna de Souza, que acompanhou o filho à escola, disse que o ônibus atrasou e eles já iam voltar para casa, quando o veículo chegou à comunidade Guarapes.


Na escola Professor Luis Antônio, na Zona Sul de Natal, também houve muitas ausências. O estudante Evertton Costa, de 18 anos, que está na 3ª série do Ensino Fundamental, foi um dos que compareceram logo no primeiro dia e comemorou a volta às aulas presenciais.


"Tive dificuldade de estudar à distância, porque eu gosto muito de tirar as dúvidas com os professores, pergunto muito, e à distância é mais dificil", relatou.


O professor Isaac Souza, afirmou que estava feliz, por reencontrar os alunos, mas considerou que o retorno é um desafio, já que a pandemia ainda não acabou e ainda há poucos alunos. "Mas é o começo do fim", disse.


O secretário de educação do estado, Getúlio Marques, considera que das 586 escolas, entre 15 e 20 não devem retomar no primeiro momento, por ainda terem problemas estruturais, que estão sendo trabalhados pelo estado.


Como funciona a volta

Na primeira etapa, ocorre retorno dos alunos do 1º a 5º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.


Segundo o governo, esse retorno terá apenas um terço dos alunos nas aulas presenciais como medida de prevenção à Covid.


A segunda etapa é prevista para 9 de agosto, com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental e as turmas da 2ª série do ensino médio.


No dia 23 de agosto, será a vez da terceira etapa, com a volta das turmas do 8º e 9º ano e da 1ª série do ensino médio.


A volta será híbrida e facultativa na rede estadual. Assim, os pais que preferirem que seus filhos não frequentem às escolas neste momento por receio de contaminação, terão o desejo respeitado e poderão seguir com o ensino remoto.



Aulas suspensas há quase 500 dias

As aulas foram suspensas no dia 18 de março de 2020, por causa da pandemia da Covid-19. Mais de 16 meses, depois, apenas as escolas da rede privada e poucas redes municipais tinham retornado às aulas em formato presencial.


As escolas particulares retomaram aulas ainda em setembro de 2020 e seguem com o formato híbrido, com aulas presenciais e online, desde então.


Após a redução na transmissibilidade, na taxa de ocupação de leitos e do início da vacinação dos trabalhadores de educação, o governo chegou a um acordo com a Justiça para dar início ao plano de retomada na rede estadual na última segunda-feira (19).


Na semana passada, as escolas estaduais retomaram o trabalho presencial apenas com professores e demais servidores, com planejamento e reuniões com pais.


Fonte: G1

Leia Mais ››

MP abre investigação contra servidoras que tomaram '3ª dose' de vacina contra Covid no RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte confirmou que abriu uma investigação contra uma assistente social e uma psicóloga que tomaram uma "terceira dose" de vacina contra a Covid-19 em Macau, na região da Costa Branca potiguar.


MP abre investigação contra servidoras que tomaram '3ª dose' de vacina contra Covid no RN — Foto: Aldo Vianna


As duas servidoras foram exoneradas pela prefeitura, neste mês, após a imunização indevida ter sido descoberta. O município também comunicou o fato ao MP e à Secretaria Estadual de Saúde.


Segundo o promotor Mac Lennon Leite, o inquérito deverá apurar se houve dano material e moral coletivo.


"Determinei a instauração do inquérito Civil no último dia 20. Vamos ouvir as investigadas para o ajuizamento da ação cabível", disse.

Para o promotor, a conduta das servidoras também poderá configurar crime de estelionato, com pena e reclusão de 1 a 5 anos de multa.


Ainda acordo com o MP, ainda não constam, até o momento, casos semelhantes no estado.


'Terceira dose'

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as duas servidoras já tinham completado o esquema vacinal com duas doses de Coronavac em outras cidades do estado, mas foram a um ponto de vacinação de Macau no início de julho e tomaram a vacina da Janssen, que é de dose única.



A situação só foi descoberta quando os servidores da unidade básica foram cadastrar a imunização delas no sistema RN Mais Vacina - um sistema integrado, gerido pelo governo do estado e pela UFRN, e usado por todos os municípios do estado para registro da vacinação.


Segundo a prefeitura, os casos são considerados isolados porque as duas servidoras não compareceram juntas à unidade.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid: Com mais UTIs disponíveis que ocupadas, RN chega à menor taxa de ocupação de leitos em 2021

Com taxa de ocupação de 42,8%, o Rio Grande do Norte começou a semana com 192 leitos de UTI para Covid-19 disponíveis, segundo dados do sistema Regula RN, atualizados por volta das 8h30 desta segunda-feira (26).


Leitos de UTI Covid-19 no Seridó e Oeste do Rio Grande do Norte, RN, leito crítico — Foto: Divulgação/Sesap


O estado terminou o domingo com taxa de ocupação de 44,25% e média móvel de 47,8% - considerando os números dos últimos 7 dias. Tanto a taxa diária como a média são as menores registrados em todo o ano de 2021.


A última vez que o estado tinha chegado a índices tão baixos foi em novembro de 2020, de acordo com o sistema.


Taxa de ocupação por volta das 8h30 desta segunda-feira (26) no RN — Foto: Regula RN


A taxa ficou mais baixa mesmo com a "reversão" de parte dos leitos em leitos gerais, para atendimentos de outras doenças. O estado chegou a ter 406 leitos de Covid operacionais em maio, quando ainda registrava filas de espera por UTIs. Neste domingo eram 339 - 67 a menos.


Na manhã desta segunda (26) estado tinha 145 leitos ocupados e outros 15 bloqueados, segundo as informações oficiais do sistema utilizado na administração dos leitos.


A região Oeste era a que tinha a menor ocupação, com apenas 30% dos leitos ocupados. A região metropolitana de Natal tinha ocupação também abaixo dos 50%, com 47,4% de ocupação. Já no Seridó, a taxa era de 55,6%.


Taxa de ocupação é a mais baixa registrada no ano — Foto: Regula RN


O governo do estado atribui a redução da ocupação à vacinação da população. O estado, que tem 3,5 milhões de habitantes, já registrou mais de 2 milhões de doses aplicadas. Mais de 500 mil potiguares já tomaram as duas doses e são considerados imunizados.


Por causa da redução da taxa de ocupação e dos demais índices da pandemia, o estado marcou a volta às aulas presenciais na rede pública estadual para esta segunda-feira (26) e autorizou a retomada gradual de eventos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN recebe lotes com quase 180 mil doses de vacinas contra Covid até quarta-feira (28)

O Rio Grande do Norte deverá receber quase 180 mil doses de vacinas contra Covid-19 em lotes que serão entregues nesta terça (27) e quarta-feira (28), segundo informou o Ministério da Saúde e o governo estadual.


Vacinação contra a Covid-19, em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Segundo a superintendente estadual do Ministério da Saúde, Midya Targino, o estado deverá receber um carregamento com 144.500 doses na terça-feira (27) e mais 35.100 doses na quarta-feira (28).


Em publicação nas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra (PT) detalhou que Ministério da Saúde sinalizou o envio de 85.800 doses da AstraZeneca, 35.100 da Pfizer e 58.700 da CoronaVac, totalizando 179.600 vacinas.


Até a manhã desta segunda-feira (26), o estado registrava mais de 2 milhões de doses de vacinas aplicadas no Rio Grande do Norte, segundo dados do sistema RN Mais Vacina.


Mais de 1,4 milhão de pessoas receberam pelo menos uma dose de vacina e 542,2 mil já estão totalmente imunizadas com as duas doses.


Fonte: G1

Leia Mais ››

'Me jogaram de cima da ponte no rio', diz motorista de app que fingiu estar morta após ser espancada por ladrões em MT

A motorista de transporte por aplicativo que foi espancada por assaltantes durante uma corrida no sábado (24), em Tangará da Serra (MT), chegou a ser jogada de cima da ponte no Rio Sepotuba pelos criminosos. Quatro adolescentes foram apreendidos e confessaram o crime.


Marcia Angola, de 40 anos, fingiu estar morta duas vezes para tentar salvar sua vida: enquanto era agredida dentro do carro pelos ladrões e quando emergiu da água após ser jogada no rio.


Marcia Angola é a motorista de app que fingiu estar morta após ser espancada por ladrões em Tangará da Serra — Foto: Facebook


A vítima foi brutalmente agredida por quatro homens que se passaram por clientes.


Em entrevista ao G1, a motorista contou que esteve consciente o tempo todo, mesmo quando era espancada pelos ladrões.



“Eles me chamaram por aplicativo e paramos em uma esquina onde disseram que buscariam uma pessoa. Mas essa pessoa não existe e anunciaram o assalto”, relatou a motorista.


Motorista de transporte por aplicativo foi espancada por assaltantes — Foto: Divulgação


Marcia foi jogada no banco traseiro do veículo e ameaçada pelos ladrões. Eles queriam o carro dela e dinheiro, mas a motorista só tinha o dinheiro que estava no veículo.


A motorista teve o rosto vendado enquanto os assaltantes dirigiam em alta velocidade.



“Em determinado momento eu puxei a venda e acho que foi isso que os irritou. Começaram a me bater, me deram murros e diziam que iam me enforcar e matar. A saída que eu tive era me fingir de morta”, contou ao G1.


Ponte do Rio Sepotuba, em Tangará da Serra — Foto: TV Centro América


Marcia não conseguiu esconder que estava com falta de ar e respirou fundo.


“Ele viu que eu estava viva e os outros disseram: ‘vamos matar, aperta o pescoço dela’. Em momento nenhum disseram o motivo [das agressões]. Em certo momento riram da minha cara inchada e machucada”, disse.


O veículo da vítima foi localizado pelos policiais militares em Tangará da Serra — Foto: Divulgação


O carro parou em cima da ponte do Rio Sepotuba, onde ela foi novamente agredida.



“Eles estavam com medo de alguém aparecer e me puxaram pelas mãos e pelos pés. Me jogaram de cima da ponte”, lembrou.

Marcia não sabe nadar e teve medo de morrer.


“Quando eu caí, só lembro que pedi a Deus para que eu caísse na água, porque se caísse na terra eu tinha morrido. Eu afundei quando voltei a superfície eu vi que eles estavam olhando. Eu continuei quieta e afundei de novo, deixei a água me levar rio abaixo, fui tentando me equilibrar, meio que boiando pois não sabia nadar e não podia ir para o fundo”, finalizou.

Depois que percebeu que os ladrões tinham ido embora, ela conseguiu sair da água, pediu socorro aos moradores de um sítio nas proximidades e foi encaminhada para atendimento médico.


Os suspeitos fugiram com o carro da vítima para o município de Nova Olímpia, onde furtaram uma relojoaria. Do estabelecimento eles levaram dois celulares e alguns objetos, como relógios e correntes de ouro.


Os criminosos foram apreendidos em Tangará da Serra. Ainda segundo a PM, os quatro adolescentes já tinham envolvimento em crimes anteriores na cidade. Eles estavam com dois celulares, o carro e documentos da vítima.


Os suspeitos usaram uma arma de brinquedo para cometer o assalto.


O caso é investigado pela Polícia Civil de Mato Grosso.


Fone: G1

Leia Mais ››

Ministério da Saúde avalia reduzir intervalo entre doses da Pfizer, diz secretária



A secretária extraordinária de enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde, Rosana Leite, afirmou nesta segunda-feira (26) que a pasta está avaliando reduzir o intervalo entre as doses da vacina da Pfizer.


Atualmente, o ministério pratica o intervalo de 90 dias. Segundo Rosana, a preocupação com a variante Delta e a previsão de chegada de remessas maiores da vacina levam o ministério a analisar a possibilidade de diminuir o espaço entre as doses. Ela não informou qual deve ser o novo intervalo.


"Provavelmente, no próximo mês, com as perspectivas de vacinas, temos uma previsão de fechar agora o mês de julho com 40 milhões de vacinas, e em agosto, 63 milhões Então, sim, nós pensaremos em reduzir esse intervalo [entre as doses da Pfizer], afirmou a secretária.


Ainda segundo Rosana, o ministério estuda reduzir apenas o intervalo de aplicação da Pfizer, e não o das demais vacinas usadas no Brasil.


"A AstraZeneca mostra, inclusive, que quanto maior o intervalo de dose D1 e D2, melhor a formação de anticorpos neutralizantes. A única seria a Pfizer, inclusive isso consta em bula, nas outras não", explicou a secretária.


Orientação para grávidas e puérperas

O Ministério da Saúde decidiu orientar grávidas e puérperas que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca a se vacinarem com a segunda dose da Pfizer ou da Coronavac.



A preferência é que as grávidas e puérperas tomem a segunda dose da Pfizer, que já tem testes disponíveis. Em casos excepcionais, elas poderão tomar também a Coronavac.


"É recomendável que elas façam sim essa intercambialidade, preferencialmente com a vacina Pfizer, que já tem testes. Mas, na excepcionalidade, ela poderá usar também a Coronavac", explicou Rosana.


Ainda segundo a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, a intercambialidade é recomendada apenas para casos específicos, como das grávidas que tomaram AstraZeneca. "Não é permitida a intercambialidade nos casos normais", disse.


Ela afirmou, ainda, que o ministério não recomenda terceira dose de vacinas. "Nesse momento, não é recomendável terceira dose de nenhum imunizante."


A vacina AstraZeneca foi suspensa para gestantes em maio, após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por conta de uma reação adversa. Desde então, a orientação é a de que as gestantes e puérperas recebam CoronaVac ou Pfizer na primeira dose.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Dois homens morrem após embarcação afundar em Niterói

Dois homens morreram nesta segunda-feira (26) após uma embarcação afundar no Barreto, próximo à Ilha da Conceição, em Niterói.


Homens do Corpo de Bombeiros fazendo buscas após afundamento em Niterói — Foto: TV Globo


Bombeiros da região foram acionados no final da manhã para fazer o socorro onde funciona o estaleiro Renave e Enavi. Um dique flutuante estaria sendo construído no local e os homens desaparecidos seriam funcionários do estaleiro.


Além dos bombeiros do quartel de Niterói, homens do grupamento marítimo de Botafogo e mergulhadores do quartel da Barra da Tijuca foram chamados para ajudar nas buscas.


Os corpos dos funcionários foram encontrados no começo da tarde, e as buscas encerradas às 14h30.


Trabalho de busca dos bombeiros — Foto: TV Globo

Bombeiros fizeram buscas após um afundamento em Niterói — Foto: TV Globo


Fonte: G1

Leia Mais ››

Anvisa recebe pedido de uso emergencial de vacina da Sinopharm contra a Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta segunda-feira (26), um pedido de uso emergencial da vacina Sinopharm contra a Covid-19. A solicitação foi feita pela empresa Blau Farmacêutica, que representa a vacina do laboratório chinês no Brasil.


O imunizante ainda não tem contrato com o Ministério da Saúde, mas já teve seu pedido de uso emergencial aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no início de maio. É o quinto imunizante a ser incluído em uma lista da entidade desde o início da pandemia.


Uma aprovação pela agência de Saúde da ONU abre caminho para que a vacina possa ser distribuída pelo Covax Facility, o consórcio mundial organizado pela OMS para garantir um acesso mais igualitário aos imunizantes por países mais pobres.


Foram autorizadas para uso emergencial, pela OMS, as vacinas:


Pfizer/BioNTech

Oxford/AstraZeneca (lotes da Índia e Europa)

Janssen (Johnson & Johnson)

Moderna

Sinopharm

Sinovac (CoronaVac)


Funcionário inspeciona doses de vacinas contra a Covid-19 em fábrica do Instituto de Produtos Biológicos de Pequim, que desenvolve o imunizante com a Sinopharm, em foto de 25 de dezembro de 2020. — Foto: Zhang Yuwei/Xinhua via AP


Prazo ainda não está determinado

A Anvisa terá 7 ou 30 dias para julgar o pedido de uso emergencial, mas esse prazo ainda não está determinado. Segundo a agência, as primeiras 24 horas após o recebimento do pedido serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários para avaliação estão disponíveis.


Se houver informações importantes faltando, a Anvisa pode solicitar as informações adicionais ao laboratório. Só depois disso é que será determinado o prazo para a agência julgar o pedido; essas primeiras 24 horas não são contabilizadas nem no prazo de 7, nem no de 30 dias para avaliação.


Pela norma, o prazo de avaliação é de 7 dias quando houver desenvolvimento clínico da vacina no Brasil ou quando o relatório ou parecer técnico emitido pela autoridade sanitária estrangeira for capaz de comprovar que a vacina atende aos padrões de qualidade, de eficácia e de segurança estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ou pelo Conselho Internacional para Harmonização de Requisitos Técnicos para Registro de Medicamentos de Uso Humano (ICH, na sigla em inglês) e pelo Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (PIC/S, na sigla em inglês).


A Sinopharm está entre as 6 vacinas com uso emergencial aprovado pela OMS.


O prazo de julgamento do pedido é de 30 dias quando não há desenvolvimento clínico da vacina no Brasil ou quando o relatório ou parecer técnico emitido pela autoridade sanitária estrangeira não for capaz de comprovar que vacina atende aos padrões de qualidade, de eficácia e de segurança estabelecidos pela OMS ou pelo ICH e pelo PIC/S.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bolsonaro diz que Mourão 'por vezes atrapalha', mas 'tem que aturar'

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (26) que o vice-presidente Hamilton Mourão "por vezes atrapalha", mas que vice-presidente é igual a "cunhado", que "você casa e tem que aturar".


O presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton mourão — Foto: Marcos Corrêa/PR


Bolsonaro deu a declaração ao conceder entrevista à rádio Arapuan (PB). Durante a entrevista, o presidente foi questionado sobre como será a escolha para o candidato a vice-presidente em 2022. Respondeu, então, que a escolha por Mourão em 2018 foi "a toque de caixa".


"O Mourão faz o teu trabalho. Ele tem um independência muito grande, por vezes atrapalha um pouco a gente, mas o vice é igual cunhado: você casa e tem que aturar o cunhado do teu lado. Você não pode mandar o cunhado ir embora. Então, estamos com o Mourão sem grandes problemas, mas o cargo dele é muito importante para agregar. Dele, não, o cargo de vice é muito importante para agregar simpatias", declarou Bolsonaro.


O G1 procurou a assessoria de Mourão e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.


Nos últimos meses, o vice-presidente manifestou publicamente algumas divergências em relação a declarações de Bolsonaro.


O presidente da República já chegou a afirmar, por exemplo, que pode não haver eleições no Brasil em 2022 se não houver voto impresso. Mourão, por sua vez, diz que o país não é "república de banana" e que haverá eleição mesmo sem voto impresso.



Além disso, Bolsonaro passou a dizer que é do Centrão, grupo informal de partidos que integra a base de apoio do governo. O presidente, no entanto, costumava criticar o bloco, e Mourão afirma que os eleitores de Bolsonaro podem se sentir "um pouco confundidos" em relação a isso.


'Sinto falta'

Em junho deste ano, Mourão afirmou em entrevista que sente "falta" de participar de reuniões com Bolsonaro e ministros do governo


Na ocasião, Bolsonaro havia se reunido com ministros, e Mourão foi questionado se também havia sido chamado para o encontro.


“Não, não fui convidado”, respondeu o vice. Questionado, então, se sente falta de participar desse tipo de reunião, respondeu: "Sim, sinto falta. Sinto falta. A gente fica sem saber o que está acontecendo."


"É importante que a gente saiba o que está acontecendo, né? Paciência, né? C'est la vie [é a vida], como dizem os franceses", acrescentou à época.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bolsonaro diz que vai vetar fundão de R$ 5,7 bilhões e indica apoio a um valor de R$ 4 bilhões, o dobro da eleição de 2020



Após dizer que vetaria os R$ 5,7 bilhões destinados a campanhas políticas por meio do fundo eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (26) que pretende derrubar apenas o que considera um “excesso” no montante e indicou apoio a um valor menor, de R$ 4 bilhões.


O valor de R$ 4 bilhões é o dobro do fundo eleitoral das eleições de 2020.


A previsão do valor para campanhas políticas em 2022 foi incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) durante a tramitação do texto na Câmara e no Senado.


A LDO estipula as regras para elaboração do Orçamento, incluindo as previsões de receitas, despesas, e a meta fiscal. O Orçamento 2022 propriamente dito deve ser enviado pelo governo para apreciação do Congresso até 31 de agosto.


“Vou deixar claro uma coisa. Vai ser vetado o excesso do que a lei garante. A lei, quase R$ 4 bilhões, o fundo. O extra de R$ 2 bilhões vai ser vetado. Se eu vetar o que está na lei, estou incurso na lei de responsabilidade. Espero não apanhar do pessoal como sempre”, disse Bolsonaro a apoiadores nesta manhã.


Técnicos do Congresso avaliam que o presidente não tem o poder de vetar trechos separados do mesmo dispositivo, eliminado apenas o “excesso”. Ou seja, Bolsonaro teria que derrubar integralmente o valor de R$ 5,7 bilhões e depois enviar um novo projeto estabelecendo os R$ 4 bilhões para o chamado Fundão.



Ainda segundo os técnicos, caso o dispositivo seja vetado, não é preciso que a regra que destina verba ao fundo esteja inscrita na LDO. Basta que os R$ 4 bilhões, agora defendidos pelo presidente, sejam incluídos diretamente na Lei Orçamentária Anual (LOA).


Fundão

A LDO foi aprovada no Congresso em 15 de julho, antes do recesso parlamentar.


Em seu parecer, o relator, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), incluiu um dispositivo que prevê que, além de ser composto por uma parte das emendas de bancada estaduais, o fundo receberá 25% dos recursos que a Justiça Eleitoral teve em 2021 e terá em 2022.


Segundo técnicos da Câmara e parlamentares, a redação permite que o fundo tenha montante de R$ 5,7 bilhões em 2022, ano de eleições presidenciais.


A quantia estipulada provocou críticas de alguns parlamentares e da sociedade civil, já que o valor é quase o triplo do que os candidatos receberam em 2020, quando foram distribuídos R$ 2 bilhões.


Após a repercussão negativa, o presidente disse em mais de uma ocasião, durante a semana passada, que vetaria o montante. Agora, defende um veto parcial do valor. Bolsonaro não detalhou como pretende fazer a operação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Deputada Joice Hasselmann presta depoimento à Polícia Civil do DF sobre incidente em apartamento funcional

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) esteve na 2° Delegacia da Polícia Civil, na Asa Norte, em Brasília, nesta segunda-feira (26), para prestar depoimento sobre um incidente ocorrido em seu apartamento funcional. Segundo a parlamentar, esta é a terceira vez que ela depõe sobre o caso.


Joice Hasselmann chega na delegacia (2ª DP) para prestar depoimento no DF — Foto: TV Globo / Reprodução


A deputada afirma que, na madrugada de 18 de julho, acordou com marcas de sangue no chão do apartamento onde mora, na capital, mas não lembra do que ocorreu. Ela percebeu que estava com dois dentes quebrados e um corte no queixo. Um hospital de Brasília constatou que Joice também teve cinco fraturas no rosto e na costela.


Ao sair da delegacia, a parlamentar disse que "formalizou" um boletim de ocorrência sobre o caso na Polícia Civil, e que entregou um "objeto" encontrado no sofá de casa, neste domingo (25). No entanto, não disse que objeto foi esse.


"É um objeto que não é de nenhum de nós [que frequenta a casa]. Um dos agentes [da Depol] recolheu. Não tocou no objeto com a digital dele. Tomou todo cuidado de recolher já no saquinho plástico e foi entregue aqui à polícia", disse a deputada.


Joice Hasselmann não deu detalhes sobre o objeto, mas negou que fosse cortante e também disse que não era a carteira de cigarros, a qual se referiu anteriormente como algo estranho à casa e que foi encontrado no apartamento. A deputada afirma acreditar que alguém invadiu o apartamento.


"Sinceramente acho que é alguém que me odeia muito, por algum motivo, e quis me dar um belo de um susto", diz a deputada.

"Eu já sofri muitas ameaças verbais, ameaças de estupro. Houve uma época que eu recebia mais de 60 e-mails por dia, me ameaçando de estupro, estupro dos meus filhos e não foi suficiente. Talvez tenha sido um recado mais duro do tipo: somos capazes de ir além. Mas o recado foi entendido, compreendido e não vou fazer o que eles querem. Eu não vou me acovardar e pronto", afirmou.


Perícia


Deputada Joice Hasselmann exibe lesões — Foto: Reprodução


Ao sair da delegacia, a parlamentar foi ao Instituto Médico Legal (IML) fazer um exame de corpo delito. Ela disse que o apartamento também será periciado – mesmo havendo se passado nove dias desde o incidente.


Joice Hasselmann contou que vai solicitar uma perícia em seu carro particular, após comentários de que ela teria se machucado em um acidente de trânsito. A parlamentar ainda descartou que alguém possa ter entrado em seu apartamento para roubar.



"A única coisa que eu descarto é uma tentativa de assalto. Eu tinha um computador que vale mais de R$ 20 mil, quase R$ 30 mil. É uma ilha de edição do lado do meu criado [ mesa de cabeceira]. Eu estava com os brincos, os anéis que usei, um relógio do lado do criado e não levaram absolutamente nada, e a minha bolsa que tinha cartão de crédito, algum dinheiro. Então, a única hipótese que eu realmente descarto é a hipótese de um assalto. Todas as outras eu não descarto", disse ao deixar a delegacia.


Calúnia, injúria e difamação

A parlamentar também registrou um boletim contra o senador Styvenson Valentim (Podemos), por calúnia, injúria e difamação. "Ele me acusou de um ato criminoso. Disse que usei drogas", afirmou Joice.


Ainda de acordo com a parlamentar, ela solicitou um depoimento do ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) general Augusto Heleno, que teria "debochado" da situação dela em rede social. Joice também disse que vai processar quem usar as redes sociais para difamá-la ou "fazer qualquer tipo de ilação".


O caso


A deputada Joice Hasselmann afirma que, na madrugada de 18 de julho, acordou com marcas de sangue no chão do apartamento funcional onde mora, em Brasília, mas não se lembra do que ocorreu. Ela percebeu que estava com dois dentes quebrados e um corte no queixo.



A deputada conta que ligou para o marido, o médico Daniel França, que estava no apartamento e dormia em outro quarto, e ele a socorreu. Um hospital de Brasília constatou que Joice também teve cinco fraturas no rosto e na costela.


Em entrevista coletiva neste domingo (25), o casal afirmou que, nos primeiros dias, acreditava se tratar de uma queda. Joice disse que só solicitou que a Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados (Depol) investigasse o0 caso cinco dias depois, por recomendação de um médico.


Inicialmente, as suspeitas de agressão só foram informadas à Polícia Legislativa pelo fato ocorrer em um imóvel funcional da Câmara dos Deputados. Joice afirma que pediu o compartilhamento da investigação com a Polícia Civil de São Paulo, que apura ocorrências de ameaças de morte contra ela.


Em nota, a Depol disse que "está ouvindo pessoas e analisando imagens do circuito fechado de TV do prédio em que a deputada reside". Segundo o departamento, as apurações têm caráter sigiloso e foram iniciadas imediatamente após a comunicação do fato.


Após a repercussão do caso, Joice Hasselmann e o marido, o médico Daniel França, responderam às repercussões de que seria um caso de violência doméstica. "Não tenho motivo para fazer isso. Jamais faria isso", disse França na entrevista coletiva concedida ao lado da esposa.


Joice Hasselmann e marido, Daniel França — Foto: TV Globo/Reprodução


A deputada afirmou que apresentou os nomes de dois suspeitos para a polícia – um deles, parlamentar. Ela diz ainda que, há três meses, quando ficou ausente por 10 dias do imóvel funcional, encontraram uma carteira de cigarro dentro do apartamento, mas não há fumantes na casa, segundo a parlamentar.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Centrão vai com Bolsonaro até o fim, desde que ele ouça os conselhos do grupo



O Centrão está disposto a ir até o final do governo ao lado do presidente Jair Bolsonaro, mas desde que ele esteja aberto a ouvir os conselhos e sugestões do grupo. Se ele repetir o atual formato, de atropelar seus ministros e aliados, a fórmula não dará certo e há o risco de uma separação no próximo ano.


Segundo líderes do Centrão ouvidos pelo blog, os partidos que formam o grupo de apoio ao presidente, agora no comando da Casa Civil, apostam no senador Ciro Nogueira (PP-PI) para ser um fator moderador dentro do Palácio do Planalto, atuando como um conselheiro para evitar que o governo entre em confronto com aliados e outros poderes.


A principal missão de Ciro Nogueira, segundo interlocutores do senador, será fazer o governo andar na direção correta, deixando de lado temas que só geram desgaste e não contribuem para a recuperação econômica do país. Se o presidente der ouvidos a seu futuro novo ministro da Casa Civil, seus amigos dizem que o governo pode se recuperar deste momento de fragilidade.


Por sinal, amigos antigos do presidente da República têm reclamado nos bastidores da decisão de Bolsonaro de praticamente entregar o comando do governo ao Centrão. Eles dizem que isso só aconteceu porque o presidente se enfraqueceu e precisa recuperar sua imagem. E, principalmente, manter o apoio do Centrão à sua administração.



Nas últimas semanas, o presidente foi avisado que o Centrão seguiria como aliado do Palácio do Planalto, mas não afundaria junto com o governo. E, alertaram líderes de partidos aliados, esse é o risco do governo se não fizer uma correção de rumo.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Leia Mais ››