quinta-feira, dezembro 28, 2017

Menino morre em Teresina após ter pescoço cortado por linha de pipa com cerol

Corpo foi levado para exame cadavérico no IML de Teresina (Foto: Gil Oliveira/ G1)
Um menino de seis anos morreu nessa quarta-feira (27) em Teresina após ter o pescoço cortado por uma linha de pipa. Segundo a Polícia Militar, a criança estava andando de bicicleta quando sofreu o acidente. Ele chegou a ser levado para o Hospital do Satélite, mas morreu no local.

A PM informou que o caso aconteceu na localidade Chão do Solteiro, na Vila Santa Bárbara, Zona Leste de Teresina, por volta das 17h45. Dois outros meninos estariam empinando pipas com cerol e a PM Informou que o menino teria cortado o pescoço ao esbarrar contra a linha enquanto andava de bicicleta.

O cerol é uma mistura de vidro moído e cola que é usada nos fios de pipa para que consigam cortar no ar as linhas de outras pipas. O uso é proibido pela Lei Municipal Nº 4.700 de 2015, que prevê multa de R$ 1 mil quando em decorrência do uso do cerol ocorrer infração "considerada de natureza gravíssima".

Após a morte, o pai do menino, Antônio Gerardo de Carvalho, foi conduzido para a Central de Flagrantes, onde o caso foi registrado. Ainda segundo a Polícia Militar, foi requisitado um exame cadavérico no corpo da criança e o caso será encaminhado para a Delegacia de Segurança e Proteção ao Menor porque a polícia procurou, mas as crianças que estavam com as pipas não foram localizadas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

O Imperador voltou! Atrasado, Adriano retorna ao Maraca com gol e bolas na trave

O Imperador voltou! Atrasado, Adriano retorna ao Maraca com gol e bolas na trave

Presença mais esperada para o Jogo das Estrelas de 2017, evento realizado anualmente por Zico, Adriano deixou apreensiva a torcida ao não aparecer na hora marcada para a partida.

O Imperador chegou atrasado, entrou no decorrer do 1º tempo e levou os torcedores que compareceram ao Maracanã, em sua maioria rubro-negros, ao delírio. Fez um gol, carimbou duas bolas na trave e ajudou o time vermelho, do Galinho, a vencer por 7 a 4 o time branco.

No intervalo, o ex-atacante do Flamengo admitiu que ainda não está em forma e reafirmou o desejo voltar aos gramados.

- Está tudo caminhando. Devagarzinho estou tentando reconstruir. Estou feliz de depois de tanto tempo pisar no Maracanã. Em forma, não. Estou tentando manter, não ganhar muito peso. Isso vem me ajudando muito até para trabalhar fisicamente forte. Acho que está tudo indo no caminho certo. Tudo tem sua hora. Não só os torcedores, mas a minha família estão esperando que eu volte - disse.

Perguntado se gostaria de jogar novamente no Fla, o atacante foi evasivo:

- Vamos conversar e ver o que vai acontecer. Vamos fazer um trabalho bom, para voltar o mais rápido possível - concluiu.

Confira como foi a participação de Adriano no Jogo das Estrelas:

Atrasadinho
A bola rolou às 20h30. Adriano chegou ao Maraca às 20h44 e foi correndo para o vestiário para se arrumar. Disse ter se atrasado por estar dando uma entrevista e depois ter pego trânsito a caminho do estádio.

Fora do jogo beneficente do Zico desde 2009, ano em que foi o artilheiro na campanha do hexacampeonato brasileiro do Flamengo, o Imperador volta a atuar no estádio após sete anos. Seu último jogo oficial no Maraca foi disputado em 12 de maio de 2010, quando ele marcou um dos gols rubro-negros na derrota por 3 a 2 para a Universidad de Chile.

O retorno
Os fãs precisaram esperar 20 minutos para matar a saudade de Adriano. Assim que o atacante apareceu na lateral do campo para entrar, foi aplaudido pelos torcedores. Adriano entrou em campo aos 22 minutos, para substituir Alberto Valentim.

Benção do Galinho
Ao entrar em campo, aos 22 minutos, Adriano reverenciou Zico e recebeu a benção do Galinho em forma de um beijo na cabeça.

Com a bola rolando...
Em um de seus primeiros lances, escorregou e quase caiu. Aos 34, teve sua primeira chance. Recebeu na entrada da área, mas chutou em cima de Romário. Estava apenas esquentando.

Três minutos depois, o Imperador recebeu passe de Romário, ficou cara a cara do goleiro Emerson, mas viu o árbitro assinalar impedimento.

Na trave!
Aos 41, recebeu de Zico e novamente ficou cara a cara com o goleiro. Teve calma para escolher o canto, mas o chute bateu caprichosamente na trave.

Na trave de novo!
Dois minutos se passaram e Adriano recebeu na entrada da grande área, bateu cruzado e acertou a trave novamente. O Galinho pegou o rebote e mandou para o fundo das redes.

Assistência para o Baixinho
Logo nos primeiros minutos do 2º tempo, Adriano deu passe para Romário marcar o terceiro gol do time vermelho. Pouco depois, deu passe de letra em tabelinha com Zico.

Enfim, o gol!
Aos 42 do 2º tempo, Adriano recebeu lançamento de rosca de Zico, deslocou o goleiro e tocou para o fundo das redes. Era o gol que a torcida tanto esperava! "Ô, o Imperador voltou!", gritou a torcida.

Vai voltar???
No intervalo da partida, Adriano disse estar feliz e que, aos poucos, vai tentando se reerguer.

- Está tudo caminhando. Devagarzinho estou tentando reconstruir. Estou feliz de depois de tanto tempo pisar no Maracanã.

Em forma?
- Em forma, não. Estou tentando manter, não ganhar muito peso. Isso vem me ajudando muito até para trabalhar fisicamente forte. É isso, acho que está tudo indo no caminho certo. Tudo tem sua hora. Não só os torcedores, mas a minha família estão esperando que eu volte.

Na memória
- Pensar que saímos aqui com título em 2009... E pensar que estamos aqui jogando com grandes ídolos do futebol brasileiro. É emocionante. E ser respeitado por todos. É mais uma prova que o Adriano, como pessoa, foi sempre respeitado.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Cármen Lúcia deve julgar inconstitucional decreto de indulto

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, deve decidir pela inconstitucionalidade do decreto de indulto de Natal concedido pelo presidente Michel Temer. A decisão deve sair ainda nesta quinta-feira (28).

Como revelou o Blog, Cármen Lúcia está cuidando pessoalmente da análise da ação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para suspender os efeitos do decreto de indulto de Natal. 

Avaliação feita pelo corpo técnico no STF era de que Temer deveria ter voltado atrás, editando um novo decreto de indulto, com as mesmas regras estabelecidas nos dias anteriores. Mas o governo deixou claro que não vai recuar, como disse o ministro Torquato Jardim (Justiça) ao Blog da Andréia Sadi.

Assessores do Supremo ressaltam que, em tese, o decreto é discricionário do presidente da República. Mas, no entanto, afirmam que o caso foi tão evidente de relaxamento nas regras, que ganhou prioridade na análise depois da ação de Dodge.

A avaliação é que a tabela que Dodge trouxe com a peça inicial mostra a desproporcionalidade desse indulto de Natal. 

No decreto, Temer reduziu o tempo de cumprimento das penas a condenados por crimes cometidos sem violência ou grave ameaça, o que beneficia condenados por corrupção e lavagem de dinheiro.

Outro questionamento feito foi em relação à decisão de Temer de estender perdão às multas pecuniárias, o que não aconteceu em anos anteriores.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Por falta de estrutura médica, Temer desiste de passar o fim do ano em base naval no Rio de Janeiro

O presidente Michel Temer desistiu de passar o fim do ano na base naval da Restinga de Marambaia, no litoral do Rio de Janeiro, por falta de estrutura médica no local. Há 15 dias, o presidente foi submetido a um procedimento cirúrgico de desobstrução da uretra. A previsão da equipe médica é que ele ficaria com uma sonda por 3 semanas.

Sem a viagem para o litoral, Temer deve passar os últimos dias do ano em Brasília, sem compromissos oficiais.

A base da Restinga de Marambaia foi o local escolhido pelo presidente em 2016 para passar o feriado do fim do ano com a família. Tradicionalmente, presidentes da República tiram recesso nesta época e viajam para alguma base militar no litoral.

Na manhã desta quinta-feira (28), Temer trabalhou na residência oficial do Palácio do Jaburu. Ele recebeu os ministros Torquato Jardim (Justiça), Moreira Franco (Secretaria de Governo) e Eliseu Padilha (Casa Civil).

Entre os temas discutidos estava a ação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, contestando na Justiça o indulto de Natal concedido por Temer a presos no país. Ela considerou que a medida viola os princípios da separação de poderes, da individualização da pena e o da proibição, prevista na Constituição, de que o Poder Executivo legisle sobre direito penal.

No indulto, Temer reduziu para um quinto o tempo de cumprimento da pena para os presos que não são reincidentes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ataques da coalizão deixam mais de 60 mortos no Iêmen

Homem caminha em destroços de casa destruída após ataques em Sana, no Iêmen  (Foto: Khaled Abdullah/ Reuters)Ataques da coalizão liderada pela Arábia Saudita na terça-feira (26) deixaram 68 civis mortos no Iêmen. A estimativa foi divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira (28).

O primeiro ataque, da coalizão que combate os rebeldes huthis no país, atingiu "um mercado popular muito frequentado" na província de Taëz (sudoeste), matando 54 civis, entre eles oito crianças, relatou o coordenador humanitário da ONU no Iêmen, Jamie McGoldrick, em um comunicado.

Importante cidade do sudoeste do Iêmen, Taez está sob controle das forças do presidente Abd Rabo Mansur Hadi, mas cercada pelos rebeldes. Um funcionário da administração local, leal ao governo, que pediu para não ser identificado, o bombardeio da coalizão, que apoia o presidente Mansur Habi, foi um "erro", de acordo com a France Presse.

O segundo bombardeio de terça matou 14 pessoas de uma mesma família na província de Hodeida, às margens do mar Vermelho, de acordo com a ONU.

Além dos 68 mortos de terça nos dois ataques aéreos, outras 41 pessoas morreram e 43 ficaram feridas nos intensos combates dos últimos dez dias, segundo McGoldrick.

A coalizão militar liderada pela Arábia Saudita intensificou os bombardeios contra os rebeldes iemenitas desde que em 19 de dezembro interceptou um míssil lançado por huthis contra Riad.

"Esta guerra absurda só resultou na destruição do país e no sofrimento incomum de seu povo", afirmou em um comunicado Jamie McGoldrick, chefe da missão da ONU no Iêmen, segundo a Reuters.

O conflito no Iêmen deixou mais de 8.750 mortos, muitos deles civis, desde a intervenção da coalizão árabe em março de 2015, segundo a ONU. A coalizão diz que matou cerca de 11.000 huthis.

O país também sofre com uma epidemia de cólera e milhares de pessoas precisam de ajuda humanitária para sobreviver em um dos Estados mais pobres da península arábica.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Caminhão cai de marcha à ré sobre casa e fere 2 na Grande SP

Caminhão cai em casa em Itapevi (Foto: Reprodução/TV Globo)Os moradores da Rua dos Sergipanos, em Itapevi, na Grande São Paulo, já presenciaram outros dois acidentes parecidos com aquele ocorrido na manhã desta quinta-feira (28), quando um caminhão-baú caiu de marcha à ré em uma casa.

Mais cedo, o motorista do caminhão que transportava alimentos tentou mudar de marcha na ladeira, não conseguiu, e também não foi possível frear o veículo, que refez o percurso de ré e atingiu uma casa em um nível mais baixo do que a rua. Uma família dormia na residência e mãe e filho tiveram ferimentos leves.

Os vizinhos dizem que a região é perigosa e que este foi o terceiro acidente do tipo no local. Na primeira vez, um carro tentou subir a ladeira, mas não conseguiu, desceu de ré e caiu no vão de uma casa, sem causar prejuízos. Na segunda vez, outro veículo não completou a subida e voltou, entrando direto em uma garagem.

O acidente desta quinta foi o mais grave, pois, além do susto e dos danos no imóvel, duas pessoas ficaram levemente feridas, com cortes provocados pelo desabamento de telhas. Mãe e filho estavam em observação no pronto-socorro de Itapevi no início da tarde.

“Eu estava dormindo e, de repente, ouvi o barulho do veículo derrapando e batendo com tudo. Pulei da cama e só pensei na minha mãe e no meu irmão”, disse o outro filho da senhora ferida.

A família não sabe quem se responsabilizará pelos reparos, nem onde vai morar até que a casa esteja segura novamente. A Defesa Civil interditou o imóvel, que teve as estruturas abaladas.

O proprietário do veículo disse que a empresa tem seguro para acidentes e garantiu que vai cobrir os prejuízos da família. A reportagem tentou contato telefônico com a Prefeitura de Itapevi, mas não teve retorno.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Marun nega condicionar financiamento público em troca de apoio à reforma da Previdência

Carlos Marun em imagem do dia 14 de dezembro, quando tomou posse como ministro  (Foto: Walterson Rosa/Framephoto/Estadão Conteúdo)
O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, divulgou uma nota nesta quinta-feira (28) em que nega ter condicionado a liberação de financiamentos públicos em troca do apoio à aprovação da reforma da Previdência.

Na terça-feira (26), em entrevista coletiva, o ministro afirmou que governadores interessados em receber recursos federais terão que ajudar o Palácio do Planalto a conseguir o apoio necessário junto aos deputados para aprovar a proposta.

"Desafio qualquer um a destacar o trecho em que afirmo que financiamentos estão condicionados a apoio à necessária Reforma da Previdência", diz Marun na nota.

Ele reitera, porém, que irá "dialogar de forma especial com aqueles que estão sendo beneficiados por ações do governo, pleiteando o seu envolvimento no esforço que estamos fazendo para realizar as reformas que o Brasil necessita".

A declaração dele de terça-feira teve repercussão negativa e, em reação, um grupo de governadores do Nordeste enviou uma carta pública ao presidente Michel Temer na quarta-feira (27) com críticas ao que consideraram ser uma pressão por parte de Marun.

No documento, os governadores afirmam que, caso a "ameaça se confirme", não hesitarão em promover a responsabilidade "política e jurídica" dos agentes públicos envolvidos. Segundo apurou o G1, apenas os governadores de Sergipe e Rio Grande do Norte não assinaram a carta.

Na nota, Marun afirmou que as críticas têm fins eleitoreiros e enfatizou que a concessão de financiamentos públicos são ações de governo.

"A reação daqueles que querem continuar omitindo a participação do governo federal nas ações resultantes de financiamentos obtidos junto aos bancos públicos só se justifica pela intenção de buscar resultados eleitorais exclusivamente para si. Esses defendem a equivocada tese de que quem recebe financiamentos pratica ações de governo e que quem os concede, não", diz.

Leia a íntegra da nota do ministro Carlos Marun:

A reação daqueles que querem continuar omitindo a participação do Governo Federal nas ações resultantes de financiamentos obtidos junto aos bancos públicos só se justifica pela intenção de buscar resultados eleitorais exclusivamente para si. Estes defendem a equivocada tese de que quem recebe financiamentos pratica ações de Governo e que quem os concede, não.


Assisti a citada entrevista e desafio qualquer um a destacar o trecho em que afirmo que financiamentos estão condicionados a apoio a necessária Reforma da Previdência. Afirmei, como reafirmo, que espero que todos os agentes públicos tenham a responsabilidade de contribuir neste momento histórico da vida da Nação. E afirmei, como reafirmo, que vou dialogar de forma especial com aqueles que estão sendo beneficiados por ações do governo, pleiteando o seu envolvimento no esforço que estamos fazendo para realizar as reformas que o Brasil necessita.

A conduta governamental sempre foi de prestígio ao princípio federativo, ou seja, apoio aos estados e municípios. Foi a partir daí que repactuamos a dívida dos estados dando fôlego financeiro e de igual maneira fizemos com os municípios. Também a estes não só parcelamos o débito previdenciário, que eles tinham no ano passado, como partilhamos a multa no processo de repatriação de divisas.

O Brasil avança. Nossa economia reage. Nada me afastará do objetivo de fazer com que o país não retroceda.

Carlos Marun

Min Chefe da Sec de Governo

Fonte: G1
Leia Mais ››

Helicóptero particular faz pouso forçado perto de banhistas em praia de Porto Seguro, no sul da Bahia

Aeronave pousou em praia de Arraial d'Ajuda, distrito de Porto Seguro (Foto: Col Sotir Toni/ Arquivo Pessoal)Um helicóptero particular precisou fazer um pouso forçado após uma pane em um equipamento da aeronave, na praia de Pitinga, no distrito de Arraial D´Ajuda, município de Porto Seguro, extremo sul da Bahia.

O caso ocorreu por volta das 15h30 de quarta-feira (27). O piloto e proprietário do helicóptero, Felipe Simioni, afirmou ao G1 que estava com a namorada em um voo particular, quando detectou a pane no equipamento chamado "governador", que fica ao lado do motor e é responsável por segurar a potência da aeronave.

Ele disse que informou a necessidade de fazer o pouso ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) de Porto Seguro, por razões de segurança.

Logo depois do pouso, ele percebeu que o "governador" estava funcionando manualmente e conseguiu voltar a decolar. "Se eu ficasse ali, seria um risco para os banhistas. Como eu vi que dava para sair, eu já decolei", afirmou.

Depois do pouso, Felipe afirmou que também informou a situação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cavalo é flagrado usando tornozeleira eletrônica em Ponta Grossa

Cavalo é flagrado com tornozeleira eletrônica em Ponta Grossa (Foto: Portal aRede/COP)

Um cavalo foi flagrado usando uma tornozeleira eletrônica na região do Jardim Ibirapuera, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná.

Na manhã desta quinta-feira (28), por volta das 9h, policiais militares, um agente do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) e ainda um policial da Polícia Montada foram ao local para retirar o equipamento.

Conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp), o preso que usava o aparelho perdeu o benefício e cumpre pena, atuamente, no regime semiaberto.

Ainda de acordo com a Sesp, a tornozeleira eletrônica foi desativada em fevereiro deste ano. O equipamento foi retirado do animal, apreendido e encaminhado para o Depen.

De acordo com a Sesp, a tornozeleira eletrônica foi desativada em fevereiro deste ano (Foto: Divulgação/Sesp)
De acordo com a Sesp, a tornozeleira eletrônica foi desativada em fevereiro deste ano (Foto: Divulgação/Sesp)

Veja a íntegra da nota enviada pela Sesp:

"A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária informa que a tornozeleira encontrada está desativada desde fevereiro deste ano. Já o detento, perdeu o benefício e cumpre pena em regime semiaberto.

Cabe esclarescer que os indivíduos são monitorados 24 horas por dia por agentes penitenciários capacitados que atuam na Central de Monitoramento do Depen e também no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária.

O indivíduo que recebe o benefício da tornozeleira eletrônica é monitorado dia e noite e não pode tirar o equipamento para dormir e nem para tomar banho. Tampouco pode ultrapassar uma área restrita determinada pela Justiça - caso o faça, o dispositivo com tecnologia GPS vibra, emite sons de alerta e comunica a violação à central de monitoramento.


Todas as vezes em que há rompimento do lacre da tornozeleira ou desligamento (seja provocado ou por falta de bateria) um sinal é acionado no Centro Integrado. Os agentes entram em contato com o monitorado para que o equipamento seja corretamente usado. Caso seja caracterizado alguma violação das condições impostas, o Depen comunica imediatamente o Judiciário, um novo mandado de prisão é expedido e os detentos perdem o benefício e regridem no regime prisional.

Atualmente são 391 monitorados por tornozeleiras eletrônicas em Ponta Grossa".

O equipamento foi retirado, apreendido e encaminhado para o Depen (Foto: Portal aRede/COP)
O equipamento foi retirado, apreendido e encaminhado para o Depen (Foto: Portal aRede/COP)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após oferecer cesta de Natal como isca, polícia britânica prende 21 foragidos

Cesta falsa prometida teria espumantes, geléias e outros artigo para comemorar festas de fim de ano (Foto: Divulgação)

Com certeza não é uma tática que se ensina nas academias de polícia, mas o resultado foi eficiente.

A polícia do condado de South Yorkshire, no Reino Unido, conseguiu prender 21 suspeitos que procurava por meio de um método incomum.

A autoridade enviou a eles um cartão de uma empresa fictícia dizendo que tinham sido sorteados para receber uma cesta de Natal.

Surpreendentemente, diversos dos foragidos responderam.

Para receber a cesta, era preciso agendar a entrega. Mas em vez de receber espumantes, patês e outros artigos para comemorar as festas de fim de ano, os suspeitos receberam uma visita da polícia.

Operação Azevinho
Batizada de Operação Azevinho (planta símbolo do Natal), a estratégia resultou na prisão de 21 pessoas nos dias 18 e 19 de dezembro.

Os suspeitos eram procurados por crimes como fraude, contrabando de artigos proibidos para a prisão, direção perigosa e agressão.

O detetive-chefe Lee Berry, responsável pela operação, diz que a polícia vai continuar a "explorar novos caminhos" para capturar fugitivos.

"Enviar policiais para endereços que as pessoas já abandonaram é um desperdício de recursos", afirma.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Treinador do sub-20 do Fluminense tem alta médica, mas decide seguir em hospital de Juiz de Fora acompanhando familiares

Crachá de Leo Percovich, técnico do sub-20 do Fluminense encontrado no local do acidente (Foto: Arquivo Pessoal) (Foto: GloboEsporte.com/Reprodução)

O ex-goleiro e atual técnico do sub-20 do Fluminense, Léo Percovich, recebeu alta do Hospital Albert Sabin nesta quarta-feira (27). Ele estava internado no local desde 16 de dezembro, quando o carro em que a família dele sofreu um acidente e caiu de um viaduto na BR-040 em Santos Dumont, na Zona da Mata. De acordo com a assessoria do Hospital Albert Sabin, Percovich, no entanto, decidiu seguir no hospital como acompanhante da esposa e do filho de 8 anos, que estão internados no mesmo quarto, ainda sem previsão de alta.

A filha caçula do casal, de 5 anos, chegou a ser socorrida, mas morreu no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Juiz de Fora horas depois do acidente. A filha mais velha, de 10 anos, morreu na noite de domingo (24), após mais de uma semana internada no CTI pediátrico da Santa Casa.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Percovich e família seguiam do Rio de Janeiro para Belo Horizonte, quando o veículo colidiu a roda dianteira direita com o meio-fio da rodovia, levando à perda do controle da direção. O carro bateu no guarda-corpo da cabeceira do viaduto e despencou de aproximadamente 20 metros na BR-040.

Veículo despencou de uma altura de mais de 20 metros (Foto: José Francisco Dias/Arquivo pessoal)
Veículo despencou de uma altura de mais de 20 metros (Foto: José Francisco Dias/Arquivo pessoal)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-meia de Grêmio e Vasco tem cerca de R$ 400 mil furtados; polícia investiga

O meia Maxi Rodríguez, ex-Grêmio e Vasco, foi vítima de um furto de um valor "vultuoso", estimado em cerca de R$ 400 mil, na noite da última quinta-feira, em Porto Alegre. O uruguaio, hoje no San Martín, da Argentina, havia retornado à capital gaúcha para um acerto financeiro com o tricolor gaúcho. O caso é investigado pela polícia.

Após o furto, o jogador registrou boletim de ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia da capital. De acordo com o delegado César Carrion, imagens da câmera de segurança do prédio em que o atleta mantém um apartamento, no bairro Menino Deus, registram uma mulher entrando no local instantes após a saída do atleta. A suspeita, já identificada pela polícia, deixa a residência minutos mais tarde com uma sacola de papelão em mãos.

– (Ocorreu) na quinta-feira passada. Ele veio receber um dinheiro aqui do Grêmio, segundo ele. Uma quantia vultuosa, que ele guardou em casa. Trocou parte por dólar e guardou em casa. Na quinta-feira, ele saiu, entrou uma pessoa, tem a filmagem, e furtou o dinheiro. Estamos investigando. Ela entra sem nada e sai com uma sacola de papelão. Tem provas, estamos mantendo sigilo – afirma Carrion ao GloboEsporte.com.

Maxi Rodríguez é vítima de furto em Porto Alegre, segundo a polícia (Foto: Lucas Uebel/Divulgação)
Maxi Rodríguez é vítima de furto em Porto Alegre, segundo a polícia (Foto: Lucas Uebel/Divulgação)

A ocorrência é tratada pela polícia como caso de furto qualificado. A investigação trabalha com a hipótese de que a suspeita não agiu sozinha.

– Estamos investigando pessoas relacionadas com ele e pessoas ligadas com prestação de serviço no edifício. É um furto, alguém entrou, surrupiou. Estamos vendo. É um caso de furto qualificado. Deve ter tido (auxílio de outras pessoas) – relata o delegado.

Maxi Rodríguez se despediu do Grêmio em julho passado, após cerca de quatro anos no clube. O meia foi contratdo do Montevideo Wanderers, do Uruguai, em 2013 e chegou como sensação do futebol uruguaio, cercado de expectativas, nunca confirmadas.

Durante o período, acabou emprestado a Vasco da Gama, Universidad de Chile e Peñarol. Na atual temporada, participou de quatro partidas pelo Tricolor e de oito pelo San Martín. Nos quatro anos de Grêmio, esteve em campo em 55 oportunidades, com apenas sete gols marcados.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Ricardo Rocha é o novo coordenador de futebol do São Paulo

Ricardo Rocha é o novo coordenador de futebol do São Paulo

O ex-zagueiro Ricardo Rocha aceitou proposta para ser o novo coordenador de futebol do São Paulo. Ele se apresentará ao clube no dia 3 de janeiro e trabalhará bastante próximo a Raí, que comanda o departamento. Os dois tiveram êxito juntos como jogadores. No Tricolor, foram campeões brasileiros em 1991, e na seleção brasileira conquistaram a Copa do Mundo de 1994.

Ricardo Rocha estava trabalhando como comentarista do SporTV desde a Copa do Mundo de 2014 e já acertou sua saída com a direção do canal. A informação foi publicada pelo site da ESPN e confirmada pela reportagem do GloboEsporte.com.

– O convite veio do Raí, ele me procurou, e eu gostei do que ele me apresentou. Essa conversa foi importantíssima para a minha mudança. É claro que estava cômodo na televisão, mas eu pensava um dia em voltar ao campo, não como treinador, mas pensava em voltar – disse Ricardo Rocha, ao canal do São Paulo no Youtube.

– Nessa conversa ele expôs o que ele queria. Na realidade, a grandeza do São Paulo, resgatar tudo que é o São Paulo. Eu acredito nesse resgate, começando por ele, um dos maiores ídolos do São Paulo – completou.

O novo coordenador tricolor é visto como uma pessoa agregadora, de fácil relacionamento e espírito de liderança. Ele foi um dos capitães daquela seleção do tetra, junto ao xará Ricardo Gomes, ao próprio Raí e a Dunga, que acabou levantando a taça.

– Eu vou ser esse elo entre campo e direção. Tenho muito conhecimento, como fiquei três anos e meio na imprensa, e muito conhecimento fora de campo, conhecendo muita gente dentro e fora do Brasil, então isso vai ser muito importante – disse Ricardo Rocha.


Sua contratação não impede um possível retorno de Diego Lugano para o Morumbi. O uruguaio, que se despediu da equipe em dezembro, na última rodada do Campeonato Brasileiro, conversou com a diretoria sobre a possibilidade de atuar no departamento de futebol. Ele está propenso a aceitar.

Se isso acontecer, Lugano ficaria mais dentro do campo, próximo do elenco, enquanto Ricardo Rocha seria um elo entre ele e Raí, entre o que acontece no dia a dia do CT da Barra Funda e o planejamento do futebol. Desde o primeiro dia, quando se apresentou, Raí deu a entender que montaria uma equipe para trabalhar com ele.

Nos últimos anos, foram poucas as vezes que o São Paulo dividiu o comando do futebol. O clube foi habitualmente tocado de forma personalista. Essa é uma mudança sensível da gestão de Raí, além do fato de apostar em ex-jogadores para fazerem esse trabalho.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

'Governo não recua sobre indulto, agora é aguardar decisão do STF', diz ministro

Ministro da Justiça, Torquato Jardim, durante discurso no mês de novembro (Foto: Artur Lira/G1)O ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse ao Blog nesta quinta-feira (28) que o governo não vai recuar do decreto do presidente Michel Temer que mudou critérios para a concessão do indulto de Natal. O assunto foi discutido nesta manhã, entre Temer e Torquato, no Palácio do Jaburu.

"Não tem recuo. Governo mantém sua posição. Não tem motivo. Agora, é aguardar a decisão da ministra Cármen Lúcia [presidente do Supremo Tribunal Federal]", afirmou o ministro ao Blog.

Nesta quarta-feira (27), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entrou com uma ação no STF para suspender os efeitos do decreto que reduziu o tempo de cumprimento das penas a condenados por crimes cometidos sem violência ou grave ameaça.

No indulto do ano passado, Temer estabeleceu que só poderiam ser beneficiados pelo perdão pessoas condenadas a, no máximo, 12 anos e que, até 25 de dezembro de 2016, tivessem cumprido um quarto da pena, desde que não fossem reincidentes.

O indulto deste ano não estabelece um período máximo de condenação e reduz para um quinto o tempo de cumprimento da pena para os não reincidentes. A medida contempla quem cumpria esses requisitos até 25 de dezembro de 2017.

Na ação, Dodge afirmou que o decreto de Temer viola os princípios da separação de poderes, da individualização da pena e o da proibição, prevista na Constituição, de que o Poder Executivo legisle sobre direito penal.

Em resposta às críticas disparadas contra Temer em razão do indulto natalino, o ministro da Justiça escreveu um artigo defendendo a iniciativa do presidente da República. O texto de Torquato Jardim foi publicado nesta quinta no site do jornal "O Globo".

No artigo, o titular da Justiça disse que considerar que o decreto beneficiará investigados, denunciados ou condenados pela Operação Lava Jato "configura ignorância ou má-fé".

"Não há que se confundir Lava Jato com indulto. Não há qualquer relação de causa e efeito. Lava Jato é uma série de processos administrativos ou judiciais de investigação ora em curso ou na Polícia Federal ou no Ministério Público Federal. Processos sem conclusão, donde sem sentença judicial. Logo, processo administrativo da Lava Jato não é objeto de indulto. O indulto pressupõe decisão judicial – ainda que não definitiva", escreveu o ministro em trecho do artigo.

Randolfe
Nesta quinta, um dia depois de Raquel Dodge ter ingressado com ação no STF questionando o indulto natalino, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou ter ajuizado uma ação popular na Justiça Federal de Brasília pedindo a anulação do decreto de Temer.

A assessoria de Randolfe informou que, na ação, o parlamentar do Amapá comparou o indulto natalino do presidente da República de um “insulto natalino”, que promove uma “black Friday do crime de colarinho branco, promovendo descontos de até 84% nas penas de poderosos”.

Viagem
O presidente Temer também informou a auxiliares nesta manhã que desistiu de viajar para a restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro, para descansar com a família nos últimos dias do ano, como estava previsto inicialmente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Explosões em centro cultural deixam 40 mortos em Cabul, no Afeganistão

Explosões em um centro cultural xiita de Cabul, capital do Afeganistão, deixaram 40 pessoas mortas e 30 feridas na manhã desta quinta-feira (28). De acordo com a Reuters, o grupo Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado.

"O alvo do ataque era o centro cultural Tabayan. Uma cerimônia acontecia para recordar o 38º aniversário da invasão soviética do Afeganistão no momento da explosão", afirmou à France Presse o porta-voz adjunto do ministério do Interior, Nasrat Rahimi.

Um ataque suicida foi seguido por duas outras explosões no imóvel, que fica em Qala-e-Nazer, oeste da capital afegã.

O centro cultural fica perto da Agência Voz Afegã, um meio de comunicação que segundo as primeiras informações poderia ter sido o alvo do ataque, segundo a France Presse.

Forças de segurança chegam ao lugar do ataque contra centro cultural em Cabul, capital do Afeganistão, na manhã desta quinta-feira (28)  (Foto: Rahmat Gul/ AP)
Forças de segurança chegam ao lugar do ataque contra centro cultural em Cabul, capital do Afeganistão, na manhã desta quinta-feira (28) (Foto: Rahmat Gul/ AP)

O porta voz do grupo Talibã, Zabiullah Mojahid, negou qualquer responsabilidade do grupo no ataque, segundo a CNN.

O presidente afegão, Ashraf Ghani, afirmou que o ataque foi um “crime contra a humanidade”. “O terrorista matou nosso povo. Terroristas atacaram nossas mesquitas, nossos lugares santos e agora nosso centro cultural”, declarou. Para ele, os ataques são contra o islã e “todos os valores humanos”.

Este é o segundo ataque na capital afegã nesta semana. Na segunda-feira (25), um homem-bomba matou ao menos cinco civis perto do escritório da principal agência de inteligência de Cabul. O Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado.

Homem é retirado de local de ataque em Cabul, no Afeganistão, nesta quinta-feira (28)  (Foto: Rahmat Gul/ AP)
Homem é retirado de local de ataque em Cabul, no Afeganistão, nesta quinta-feira (28) (Foto: Rahmat Gul/ AP)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governador do RN reforça pedido de envio das Forças Armadas ao estado

Robinson Faria, governador do Rio Grande do Norte (Foto: Thyago Macedo/G1)
O Governo do Estado reforçou a solicitação de reforço das Forças Armadas para o Rio Grande do Norte, por causa da ausência da Polícia Militar nas ruas. O governador Robinson Faria (PSD) informou nesta quinta-feira (28) através de sua conta no Twitter que renovou o “apelo” ao Governo Federal para garantir a segurança da população.

“Fizemos a solicitação do apoio das forças militares ao Presidente Temer e ao Ministro da Defesa há 8 dias, e reiteramos hoje”, declarou Faria.

Mais cedo, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) disse, também através do Twitter, que pediu ao presidente Michel Temer para que permitisse o envio das Forças Armadas ao Rio Grande do Norte. “O presidente se comprometeu em chamar o ministro Raul Jungmann para analisar o apelo. Já comuniquei ao Governo do Estado meu apelo”, afirmou Garibaldi.

Desde o dia 19 de dezembro, os policiais militares do Estado não vão às ruas, em protesto aos atrasos salariais do Governo e más condições de trabalho. Vários crimes foram registrados em Natal e cidades do interior do estado neste período. Segundo a Secretaria de Segurança do RN, a região metropolitana de Natal já registrou mais de 450 arrombamentos, roubos e furtos nos últimos nove dias. Em todo o estado, foram 59 homicídios, segundo o Observatório da Violência Letal Intensional (OBVIO).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rendida por criminosos, mulher invade quartel da PM para se livrar de sequestro em Natal

Mulher invadiu o Quartel do Comando-Geral da PM com o carro para se livrar de um sequestro relâmpago em Natal (Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi)

Uma mulher invadiu o Quartel do Comando-Geral da PM para escapar de um sequestro relâmpago na Zona Leste de Natal na tarde desta quinta-feira (28). Dos três criminosos que estavam com ela no veículo, um foi baleado, uma mulher foi presa e o terceiro fugiu. A vítima não se feriu.

De acordo com a Polícia Militar, a mulher foi abordada pelos sequestradores nas proximidades do Hospital São Lucas, na Avenida Afonso Pena. Eles entraram no carro que ela dirigia e ordenaram que seguisse guiando o automóvel, sem informar o destino.

No meio do caminho, já na Avenida Rodrigues Alves, a vítima e os bandidos passaram em frente ao Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar. A mulher resolveu acelerar e entrar pela cancela do prédio, assustando os policiais que estavam na guarita.

Com os assaltantes, policiais encontraram uma arma municiada (Foto: PM/Divulgação)
Com os assaltantes, policiais encontraram uma arma municiada (Foto: PM/Divulgação)

Ainda segundo a PM, os criminosos desceram correndo do carro e os policiais saíram atrás dos três pela rua. Um dos homens ficou ferido e outro fugiu. A mulher que participou do crime foi presa no local. O baleado foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao hospital.

Outros casos
Pelo menos cinco homens armados fizeram um arrastão em quiosques de celulares dentro da loja C&A no centro de Natal, na manhã desta quinta-feira (28). Após o crime, vários estabelecimentos da avenida Rio Branco, uma das mais movimentadas da cidade, fecharam as portas como medida de segurança.

Nesta madrugada, lojas também foram saqueadas em Mossoró, na região Oeste do estado. As câmeras de segurança dos estabelecimentos flagraram a ação dos criminosos (veja vídeo acima).

Na noite desta quarta, uma delegacia de Natal foi invadida, motos depenadas e bicicletas furtadas.

Agências dos Correios foram assaltados nas cidades de Tenente Laurentino Cruz e de Ceará-Mirim foram assaltadas, nesta quinta (28). Na primeira, os criminosos fizeram a mulher do gerente refém.

Segundo a secretaria de Segurança do RN, a região metropolitana de Natal já registrou mais de 450 arrombamentos, roubos e furtos nos últimos nove dias. Desse total, 208 foram roubos a carros e outros tipos de veículos. No mesmo período, em todo o estado, houve 59 homicídios, segundo o Observatório da Violência Letal Intensional (OBVIO) - instituto que contabiliza crimes contra a vida.

Crise na segurança
Com salários atrasados, o estado enfrenta paralisações da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. Eles pedem regularização dos salários atrasados e melhores condições de trabalho. Desde a terça-feira (19), PMs se negam a sair dos batalhões da capital e do interior e policiais civis trabalham em regime de plantão. Setenta homens e mulheres da Força Nacional foram acionados para fazer patrulhamento na capital.


A Justiça considerou a paralisação ilegal, mas após reunião nesta quarta-feira (27), a PM decidiu manter a posição de não ir às ruas.

Já os policiais civis e delegados, que também aderiram ao movimento, marcaram para esta quinta-feira (28) uma assembleia para definir como voltarão aos trabalhos, mas durante a manhã a reunião foi reagendada para esta sexta (29). Desde a semana passada a Polícia Civil trabalha em regime de plantão, atendendo a população apenas das delegacias de plantão e regionais.

Ajuda financeira
O próprio governador anunciou nas redes sociais - no dia 21 de dezembro - que o RN receberia R$ 600 milhões do governo federal e divulgou caledário de pagamento dos salários de novembro, dezembro e 13º. Mas o Ministério da Fazenda negou o repasse após recomendação do Ministério Público de Contas. O estado recorreu da decisão administrativamente.

Na terça (26), a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, afirmou que está em estudo no Ministério da Fazenda e no Banco Mundial um plano para ajudar o Rio Grande do Norte. Segundo ela, a ajuda não envolverá recursos da União, mas, sim, um empréstimo do Banco Mundial ao estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Anvisa aprova nova vacina contra HPV

Uma nova vacina aprovada pela Anvisa na terça-feira (26) ampliou a proteção contra o papilomavírus humano (HPV). O novo medicamento é o Gardasil 9, que inclui cinco novos subtipos na proteção com a doença. Esse vírus é o principal fator associado aos cânceres de útero, da vulva, da vagina e do ânus.

O Gardasil 9 foi aprovado com indicação para pessoas de 9 a 26 anos, do sexo masculino e feminino. O ideal é que a imunização seja feita antes do início da vida sexual. Mais da metade da população brasileira jovem, de 16 a 25 anos, tem HPV, segundo estimativa de um estudo do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, e do Ministério da Saúde. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

RN pode amargar o pior verão da história

Bandidos estão fortemente armados assaltando e promovendo arrastões na área litorânea do Rio Grande do Norte. Os poucos turistas que estão se arriscando estão tendo dor de cabeça e armas apontadas na cabeça, essa é a rotina.

Relatos que pessoas que foram vítimas de ataques de bandidos contam que eles não estão para brincadeira. O estado vive um momento difícil quanto à questão de segurança pública, a Polícia Militar está aquartelada e sem dinheiro no bolso.

Mesmo sem nenhum estudo previamente obtido, não é difícil prever que o estado terá o pior verão da sua história se providências não forem tomadas quanto ao pagamento de salários e 13º salários das polícias potiguares. O comércio não se sustenta sem o turista e sem dinheiro no bolso dos servidores.

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Galvão Bueno paga o preço da fama ao ter dívidas expostas na mídia

A popularidade cobra caro de quem a usufrui. A perda da privacidade em diversos aspectos é um dos custos mais altos. Galvão Bueno sabe bem disso.

A vida contábil do locutor esportivo mais famoso e polêmico do país passou a ser divulgada na imprensa. Não apenas os créditos – a vida luxuosa e os investimentos em negócios –, também os débitos.

A edição desta semana da revista Veja traz uma nota na coluna Radar a respeito: “Mesmo com um dos maiores salários da TV brasileira, o apresentador Galvão Bueno está com problemas financeiros. Apenas em um banco, sua dívida é de 30 milhões de reais”.

Fonte: Terra
Leia Mais ››

Bandidos de facção criminosa invadem velório e queimam corpo no caixão; vídeo


Bandidos integrantes de uma facção criminosa que atua na periferia de Fortaleza praticaram mais um ataque cruel na cidade. Na noite desta terça-feira (26) a quadrilha invadiu uma residência no bairro Sapiranga-Coité onde acontecia o velório de um jovem assassinado no feriadão de Natal. O bando rendeu os familiares e amigos do morto e arrastaram o caixão com o cadáver até o meio da rua para, em seguida, tocar fogo no cadáver.

As cenas da crueldade foram registradas através de câmeras dos celulares dos próprios criminosos. Ele se intitulam integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) e teriam praticado a ação porque o jovem assassinado seria integrante ou simpatizante da facção rival, a Guardiões do Estado (GDE). O vídeo contendo as cenas de barbárie logo foi postado nas redes sociais e aplicativos de celulares. Os criminosos gritam que são do “Dois”, numa referência ao CV (duas letras).

Na filmagem é possível também ver que os criminosos usam armas de fogo com pistolas e revólveres. O tempo todo eles pronunciam palavrões e ameaçam matar todos os integrantes do bando rival que estaria em disputa de território naquele bairro da zona Sul de Fortaleza.

Rivalidade motivou chacina

Essa rivalidade entre os criminosos das duas facções no bairro Sapiranga foi o que motivou a chacina ocorrida no mês de novembro passado, quando, na madrugada do dia 13, uma quadrilha composta por cerca de 10 bandidos do Comando Vermelho invadiu o Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, localizado na Rua Euclides Onofre, e seqüestrou dali cinco adolescentes que cumpriam media sócio-educativa. Quatro deles foram arrastados para um beco próximo e sumariamente executados com tiros na cabeça.

As quatro vítimas seriam jovens simpatizantes ou integrantes da GDE. Eles foram identificados como Lucas da Silva Pascoal, de apenas 14 anos; George Alves de Oliveira, 15 anos; Edgleisson Oliveira de Sousa, 16 anos; e Douglas Lemos de Lima, também de 16 anos.

Parte da quadrilha já foi identificada e presa durante as investigações sobre a chacina realizadas pela equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Veja vídeo do ataque dos criminosos no velório:







Fonte: Blog Fernando Ribeiro
Leia Mais ››