segunda-feira, novembro 12, 2012

Apodi= Policia Militar inicia semana com fiscalizações nas entradas que dão acesso a cidade.


Apodi- Durante a manhã de hoje, 12, Por determinação do Cap. Brilhante, a Policia Militar deu inicio uma série de barreiras nas estradas que dão acesso a cidade como também as carroçáveis. A operação contou com um grande efetivo de policiais, tanto do GTO, como da Rádio Patrulha e Rocam. Durante toda a manhã foi realizada abordagens a pessoas e veículos com intuito de impedir a entrada de armas, drogas, foragido da justiça e veículos adulterados, Foram apreendidos alguns veículos e recolhidos para a sede da companhia e só seram liberados após a regularização. O trabalho irá continuar e será feito em dias alternados para que possa ter um efeito surpresa.





Fonte: Sentinelas do Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Apodi= Homem é preso por descumprimento de ordem judicial.


Apodi- Por volta de 11:00 da manhã de hoje, 12, uma guarnição da Rádio Patrulha, abordou a pessoa de Adriano Rebouças da Silva, 26 anos, natural de Apodi, pois o mesmo é presidiário da cadeia pública de Caraúbas, fato esse que fez a policia estranhar sua presença em nossa cidade. De imediato Adriano foi levado para a delegacia de policia civil de Apodi, e apresentado a direção do CDP, que logo foi feito a busca no sistema prisional e constatado que ele estava preso no regime de prisão domiciliar, o qual não podia se ausentar domicilio sem a devida autorização judicial. Adriano foi preso, e será levado para ainda hoje para o presidio de Caraúbas onde ficará a disposição da justiça.

Adriano foi preso pelo GTO de Apodi no dia 12 de Novembro de 2009 com uma certa quantidade de crack o qual responde pelo crime de tráfico de drogas Art.33.

Fonte: Sentinelas do Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PMs do RN serão julgados terça-feira (13) em Campina Grande por chacina em 2009


A determinação da Justiça do Estado da Paraíba (PB) foi assinada. O julgamento dos policiais militares do Rio Grande do Norte acusados de uma chacina há mais de três anos perto de Catolé do Rocha, devem ir ao Tribunal do Juri Popular na cidade de Campina Grande, na Paraíba. O julgamento está agendado para acontecer nesta terça-feira (13).
Antes, porém, o TJP havia sido agendado para acontecer no Fórum Municipal de Catolé do Rocha, porém, o sistema de segurança público deixou a desejar e fez com que a Justiça mudasse a cidade para acontecer o julgamento com mais precisão e com menos risco de acontecer atentados contra os réus e as partes envolvidas, como advogados e promotores.

A determinação da Justiça da Paraíba se transformou em uma ordem expressa ao Comando do Bope no Rio Grande do Norte, que está mobilizando cerca de 40 homens bem treinados para garantir a transferência dos policiais presos para o julgamento na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba. O Bope terá como missão levar e trazer os PMs presos.

Vão sentar cinco pessoas no banco dos réus pela chacina:
Andriê Herculano de Oliveira, de 33 anos;
Ewerton Fernandes da Silva, Bio de 41 anos;
Antônio Carlos Ferreira da Silva, Carlão de 40 anos;
Obs: Estes estão presos no II BPM, de Mossoró.
Erinaldo de Oliveira Pereira, “Mongoloide”.
Alan Evangelista das Neves, de 32 anos.
Obs: Este último será julgado separado dos demais réus.

As vítimas da chacina são:
Veronaldo de Freitas Alves, o “Veronaldo Veras”,
Ivani Veras de Freitas da Silva, mãe do Veronaldo
Francisco Luzinaldo da Silva, Caseiro da família.

Fonte: Cardoso Silva/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia divulga fotos dos fugitivos do presídio da cidade de Caraúbas/RN



A polícia está à procura de criminosos do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte que fugiram da Cadeia Pública de Caraúbas. Oito detentos conseguiram escapar da unidade, após serraram as grades de várias celas do pavilhão “B” e escaparam em direção a outra cela no mesmo pavilhão onde tinha um túnel totalmente escavado. 

Por ele, os homens saíram tendo acesso à área externa da prisão. Os agentes penitenciários acreditam que outros criminosos deram apoio na fuga, tendo em vista que um carro modelo Fiat Uno, de cor escura, teria ficado no lado de fora da Cadeia Pública para auxiliar na fuga dos presos. 

Os fugitivos foram identificados como: 

Francisco Wendel Carneiro Sales, mais conhecido por Graúna, de 25 anos, natural de Mossoró. (Este, no mês de janeiro deste ano, havia foragido também do presídio Agrícola Mário Negócio em Mossoró, simulando uma doença. Na fuga, Graúna ainda levou a arma de um agente penitenciário) 

Francisco Gleison Dantas de Oliveira, de 32 anos, natural de Caraúbas/RN, também conhecido por “Peba“. (Este, a juíza da comarca de Caraúbas tinha pedido a transferência a COAP com URGÊNCIA alegando não haver naquela cidade unidade prisional segura o suficiente para mantê-lo) 

Lucas Soares Pereira, mais conhecido por “Madruga“. (Este, foi preso no dia 17 de julho de 2010, depois que promoveu junto com outros comparsas, na estrada que liga Alexandria/RN à Santa Cruz/PB. Na véspera daquele dia, os criminosos pararam 50 pessoas para assaltar. O grupo era formado na época por cerca de 15 homens. Durante as prisões a polícia apreendeu também uma espingarda calibre 12, um rifle calibre 44, uma pistola calibre 9 milímetros e um revólver calibre 38) 

Leonardo Tomaz de Aquino, de Mossoró. (Este, responde a diversos processos na Justiça, por ameaça a mulher, tráfico de drogas, homicídio e roubo) 

Luciedson Soares da Silva, de 23 anos, natural de Natal/RN, também conhecido por “Pirrola“. (Este, provavelmente, segundo fontes a polícia, é membro do PCC, e esteva juntamente com o preso Rambo, no assalto promovido em Jucurutu, no mês de outubro de 2011, quando foram detidos todos os seus comparsas. Fontes ainda revelam que ele é uma pessoa extremamente articulada no mundo do crime. Foi transferido do Presídio de Caicó para Caraúbas, também, porque fez ameaças a direção. Ainda consta em sua ficha, um assalto ao atual subsecretário de Segurança do RN, Aírton Ferraz) 

Edivaldo José Ferreira da Silva, de 23 anos, é natural de Pernambuco. (Este, também foi preso em novembro de 2011, entre Jucurutu e São Rafael, depois de roubo juntamente com o Rambo e outros comparsas. Também foi transferido de Caicó, por fazer ameaças a direção e por ter praticado outros atos que desordem na Unidade) 

Janiere Francisco Maia, (Este, foi preso em 2010, acusado de homicídio ocorrido em Caraúbas. De acordo com fontes da Polícia, também é uma pessoa extremamente articulada no mundo do crime). Ikaro Mikael da Silva Jácome, (Este, reponde a um processo por tráfico de drogas em Mossoró. De acordo com as informações do Tribunal de Justiça, ele responde ao processo juntamente com outras 9 pessoas).

Fonte: Sidney Silva/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Luís Gomes: Prefeito, Tadeu Nunes, atrasa salário de servidores e agora terá que se explicar ao Ministério Público.


A Promotoria de Justiça da Comarca de Luís Gomes/RN instaurou, no dia 07 de novembro de 2012, inquérito civil nº 21/2012 para apurar possível ato de improbidade administrativa que teria sido cometido pelo Prefeito de Luís Gomes, Francisco Tadeu Nunes, consubstanciada no atraso de salário dos servidores públicos municipais.

Em verdade, têm-se notícias de que os servidores comissionados estão com as remunerações dos meses de setembro e outubro do ano em curso em atraso, no referido Município.

Assim, o Promotor Ricardo José da Costa Lima entendeu a necessidade de apurar o caso, uma vez que o mesmo atenta contra os princípios da legalidade e da moralidade e, os repasses da verba do Fundo de Participação dos Municípios ao Município são efetuados todos os dias 10, 20 e 30 de cada mês.

Ademais, o Promotor requereu, no prazo de 10 (dez) dias, ao Município, justificativa para o atraso no pagamento dos salários do funcionalismo público municipal, relação nominal dos servidores públicos que estão com suas respectivas remunerações em atraso e, ainda, requereu ao Banco do Brasil S.A. cópia da movimentação financeira da conta do Município de Luís Gomes/RN alusiva ao FPM dos meses de setembro, outubro e novembro de 2012.

Ressalto que o Prefeito poderá ser condenado pelo crime de Improbidade Administrativa por praticar ato visando fim proibido em lei, cuja pena pode ser de ressarcimento integral do dano, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente, dentre outras, nos termos da Lei de Improbidade Administrativa - 8.429/1992).

Clique na imagem e veja em tamanho maior.


Fonte: Política Pauferrense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Três mulheres morrem em acidente de carro na BR-230 na Paraíba


Três mulheres morreram após acidente em CG
Uma colisão entre um caminhão e um veículo de passeio matou três mulheres no KM 151 da BR-230, próximo a casa de show Spazzio, na Avenida Argemiro de Figueiredo. O acidente aconteceu na Alça Sudoeste no início da noite desta segunda-feira (12). Por ser um local bastante movimentado, os campinenses que passaram na localidade tiveram que ter paciência, pois enfrentaram um grande engarrafamento.

De acordo com o agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Terezinha, Marcelo, o acidente aconteceu após o veículo de marca Renault Sandero de placas MOE 7404 de João Pessoa ao tentar cruzar a rodovia não percebeu que um caminhão de uma empresa de ração de Campina Grande vinha no mesmo sentido e acabaram se chocando lateralmente.

Estavam no carro três mulheres que não sobreviveram a batida e morreram no local. As vítimas são do município do Conde, Litoral Sul da Paraíba. Elas eram sacoleiras e estavam voltando do município de Toritama-PE. O impacto da colisão foi tão grande que uma delas foi lançada para fora do veículo, após algumas capotagens do veículo.

As vítimas foram identificadas como Maria do Socorro Costa Gomes, 47 anos, Raquel Ramos da Silva, 31 anos, e Suênia Patrícia Vanderlei de Lima, 46 anos.

De acordo com a PRF, o local do acidente há uma obra de duplicação que impede a visibilidade dos motoristas ao realizarem algum tipo de manobra na via. O local também já é conhecido do órgão que recebem ligações constantes sobre acidentes.
O motorista do caminhão fugiu do local sem prestar socorro as vítimas. Mas a PRF conseguiu prendê-lo em flagrante.

Fonte: Portal Correio/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agricultor encontra ossada humana na zona rural de Paulista


Por Volta das 10:00 da manhã dessa segunda-feira (12) a Policia Militar do destacamento de Paulista foi acionada para averiguar uma solicitação de um agricultor da localidade Várzea Alegre zona rural do município de Paulista. 
Segundo o agricultor o mesmo teria encontrado uma ossada humana no local.

Chegando ao local a Policia Militar, comandada pelo Cabo Nunes em companhia do Cabo lima e do Soldado Pereira constataram a veracidade do fato.

Os restos mortais foram encontrados dentro de um açude que devido a estiagem secou e pode ser visto os ossos encontrados pelo agricultor.

O IML fez a remoção da ossada para realizar a perícia e identificar a víti

Esposa diz que ossada humana encontrada em açude de Paulista é de seu marido conhecido por "Mesquita"; Veja


Um esqueleto humano foi encontrado por um capinador na manhã desta segunda feira dia 12, no açude conhecido por “Açude de Orismidio” na comunidade Várzea Alegre, Município de Paulista, no momento que colhia capim para alimentar o rebanho bovino, imediatamente o agricultor acionou a policia que ao constatarem a veracidade do fato, acionaram IPC (instituto de policia cientifica), para remoção dos retos e iniciarem os trabalhos de identificação.  

No dia 21 de abril de 2011, Mesquita como era conhecido, atentou contra a vida do comerciante conhecido por Gordo, com cerca de quatros disparos de revolver no momento em que o Gordo chegava sozinho em sua residência, por voltas das 22 horas daquela quinta feira da semana santa.

O Gordo foi atingido por alguns dos disparos, mais por sorte nenhum chegou atingir uma região importante do seu corpo. Mesquita desde então se refugiou no mato aos redores da cidade.


Bastante emocionada, sua esposa confessou com exclusividade a reportagem do PaulistaPB.net, como tudo aconteceu naquele dia, e a ultima vez que teve contato com o marido – “O gordo era lá de casa, as vezes chegava 10 ou 11 horas da noite, naquele dia mesquita chegou em casa acompanhado de outra pessoa, e disse vou sair pra resolver um negocio e volto já, eu fiquei em um dos portões de casa e ouvi os tiros, pouco tempo depois, ele chegou e disse, minha velha eu fiz uma besteira atirei no Gordo, eu perguntei, porque? Ele não respondeu, me deu um abraço um beijo na testa e saiu, na mesma noite ele ainda me ligou do telefone do amigo, e, o ultimo contato que tivemos foi na sexta feira por volta das 7:00 da manhã, ele me ligou dizendo que estava na mata e que iria ficar uns dias sumido mais logo mandaria me buscar, e nunca mais me ligou” Finalizou Jailma esposa de Mesquita com que teve uma filha, hoje com 7 anos.
Perguntada se ela sabia quem teria matado seu marido, Jailma não soube informar.


O revólver Cal. 38 de Mesquita foi encontrado por moradores da mesma região onde sua orçada foi encontrada, no dia 24 de abril domingo de páscoa, e entregue a policia. Seis meses depois suas roupas (shorts e camisa) foram encontradas na mesma região com marcas de sangue e também entregues a policia. Hoje sua esposa diz não ter duvidas que a orçada encontrada seja do seu marido, segundo ela a reconheceu os dentes do marido, inclusive um dente quebrado que tinha, e os molambos de uma cueca que ele usava.

O IPC fez a remoção dos ossos e irá coletar material em um parente próximo de Mesquita para encaminhar á análise que determinará se realmente o esqueleto é ou não de mesquita.



Fonte: É Sertão/Paulista PB Net/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Criança de 1 ano morre após tocar em fio de ventilador na Paraíba


Paulo Henrique morreu vítima de descarga elétrica
Uma criança de 1 ano e 2 meses de idade morreu na manhã desta segunda-feira (12) vítima de descarga elétrica no distrito de Cachoeira dos Guedes, na cidade de Guarabira (distante 98 quilômetros de João Pessoa), no Brejo da Paraíba. De acordo com informações de Deysiane Silva, mãe de Paulo Henrique, ela deixou o menino deitado no colchão que estava no chão da sala enquanto lavava roupas no quintal de casa. Paulo Henrique teria tocado no fio de um dos dois ventiladores que estava ligado e recebido a descarga elétrica.


A criança ainda chegou a ser socorrida para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Guarabira, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada na unidade hospitalar. O pai do menino, identificado apenas como Paulo, é funcionário de uma fábrica de cerâmica e estava trabalhando no momento. O corpo do garoto será levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Guarabira.

Fonte: Portal Correios/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Deputado Dibson Nasser consegue embargo de cassação


A semana começou com tranquilidade para o parlamentar do PSDB. O partido recorreu junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra a decisão da Corte que casso uo mandato do deputado estadual Dibson Nasser (PSDB). O acórdão da cassação do parlamentar foi publicado na quinta-feira (8). Nesta segunda-feira (12), o advogado do PSDB, André Castro, interpôs embargo de declaração junto ao TRE,sob a alegação de que o órgão deixou de analisar uma questão de ordem pública.

“Existe uma questão de ordem pública, nulidade absoluta, que não foi apreciada pela Corte. Essa nulidade precisa ser analisada antes de se dar cumprimento à decisão de cassação” explicou o advogado André Castro.

Na quinta-feira passada, o TRE-RN publicou no Diário da Justiça o acórdão da cassação do mandato do deputado estadual Dibson Nasser (PSDB), cassado sob a acusação de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2010, quando foi eleito pela primeira vez para um cargo público.

“Na realidade, ele foi cassado por um motivo que não estava estampado na petição inicial. Ou seja, ele foi acusado de uma coisa e condenado por outra, o que fere o direito de defesa”, afirma André Castro, apontando qual seria a questão de ordem. “Ele foi acusado de receber doações ilegais e foi condenado por uma suposta desproporção entre a capacidade econômica dos doares e as doações efetuadas”, completou.

Segundo André Castro, o procedimento fere os artigos 128 e 460 do Código de Processo Civil, que estabelecem o princípio da congruência. “O juiz não pode decidir sobre aquilo que não foi pedido. Existe um recente precedente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), da lavra do ministro Arnaldo Versiani, que num caso idêntico ao de Natal, anulou a sentença, exatamente pelo mesmo”, exemplifica Castro. 
Ainda segundo André Castro, o próprio TRE teria obrigação de analisar as questões de ordem pública, ainda que de oficio, mesmo sem a provocação das partes. Contudo, como o órgão eleitoral não tomou a iniciativa, o advogado está embargando. “Acontece que o próprio TRE poderá anular a decisão”, esclarece. 
Quanto à posse do primeiro suplente de deputado estadual para o lugar de Dibson Nasser, o atual presidente da Companhia de Abastecimento do RN (CEASA), ex-deputado José Adécio Costa (DEM),esta só poderá acontecer após o julgamento desse recurso. “A posse do segundo suplente só poderá ser feita após o julgamento deste recurso e de um eventual recurso para o TSE”, acrescenta André Castro.
O embargo será relatado pelo juiz eleitoral Jailson Leandro, após a abertura de vistas ao Ministério Público. Em seguida, o embargo será levado para apreciação do pleno do TRE.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Juiz aplica Lei Maria da Penha a favor de rapaz que sofria ameças de mulher


Justiça usou a Lei Maria da Penha para proibir a aproximação e contato de ex-namorada que, após o término do relacionamento, assumiu comportamento agressivo em relação ao rapaz.

Ameaças
Inconformada com o fim da relação, que durou aproximadamente 6 meses, a ex-namorada iniciou uma série de perseguições e agressões, que incluem: apedrejamento da residência e do carro da vítima; envio de mensagens eletrônicas e postagens nas redes sociais o difamando e o constrangendo; ameaças de incêndio criminoso à residência em que ela mora com o filho do ex-namorado, além de dizer que iria se cortar e procurar a delegacia acusando o ex-companheiro de agressão.

O homem, com medo de ser acusado de um crime que não cometeu, juntou boletins de ocorrência que havia registrado contra a mulher e levou à justiça pedindo proteção de urgência.

Ao analisar o processo, o juíz determinou a proibição de qualquer tipo de aproximação e contato da mulher com o ex-namorado, seja por carta, telefone, internet ou qualquer outra forma de comunicação. Ela deve ficar afastada, no mínimo, 150 metros.

Um multa de R$ 1 mil foi estabelecida em caso de descumprimento, além de responsabilização civil e criminal por crime de desobediência e outros que vierem a ser cometidos, além de eventual prisão cautelar para garantia da ordem pública, caso seja descumprida a decisão.

Fonte: Correio Braziliense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Petrobras descarta risco de desabastecimento no país


A Petrobras voltou a descartar nesta segunda-feira o risco de desabastecimento de combustível no Brasil no fim do ano. O diretor de Abastecimento da empresa, José Carlos Cosenza, garantiu que o período crítico de consumo de combustíveis, outubro e meados de novembro, já ficou para trás. "Já passou e não faltou produto", disse, após cerimônia na Câmara Municipal do Rio.

Segundo ele, este é o período que tem maior consumo de diesel por causa do escoamento da safra. Embora haja expectativa de que o consumo de gasolina aumente nos próximos meses, por causa das férias de verão, o diretor garante que não haverá problemas. "Não existe desabastecimento", afirmou. "Estamos importando e estamos produzindo, as refinarias estão a plena capacidade". E completou: "Vamos suprir o mercado". Para José Carlos Cosenza, o consumo de diesel cairá até janeiro e fevereiro. Cosenza atribuiu problemas pontuais com desabastecimento a questões de capilaridade do sistema.

Reportagem publicada pelo Estado de Minas no último dia 6, apontou que o risco de racionamento de gasolina assola os mineiros pela terceira vez em pouco mais de um ano e pode voltar a impulsionar o preço do combustível. O aumento de consumo do produto no último bimestre do ano associado ao esgotamento da capacidade de refino e o gargalo logístico pode obrigar os motoristas a enfrentar no período natalino o tradicional corre-corre atrás de postos para abastecer o carro. E o pior: a arcar com a alta de preços da gasolina devido ao pagamento de frete para transporte do produto de outros estados para Minas num período de consumo elevado.

No feriado de outubro, postos da bandeira Petrobras enfrentaram racionamento do combustível na capital, causando transtornos aos motoristas. O racionamento de gasolina levou muitos donos de postos a pedir ajuda ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro). A entidade solicitou esclarecimentos à Petrobras Distribuidora, mas não obteve respostas convincentes.

Fonte: Estado de Minas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homens só vão ao médico quando a situação é crítica, indica estudo


O desejo de ter uma vida longa e produtiva é inerente ao ser humano, mas a parcela masculina da população ainda falha em um ponto fundamental: o cuidado com a saúde. Incentivar a prevenção e a proatividade entre os homens ainda é um desafio para a comunidade médica mundial. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo laboratório Abbott, em parceria com a ONG Men’s Health Network, revelou que, de 2 mil homens entrevistados, 52% costumam ir a um médico somente quando algo precisa ser “consertado”, e 63% relatam que a dor prolongada e grave é o principal ponto de decisão para uma consulta — vômitos, sangramento ou coceira não são fatores suficientes para procurarem ajuda.

No Brasil, apesar do baixo número de pesquisas ligadas à saúde do sexo masculino, a realidade não é diferente. De acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média de expectativa de vida dos homens brasileiros é sete anos menor que a das mulheres (69,7 anos contra 77,3 anos), que fumam menos, são mais ativas e se alimentam melhor. Além disso, enquanto elas aprendem desde cedo que é preciso ir regularmente ao ginecologista, os homens são criados sem um hábito semelhante, ainda que o ideal seja que, logo ao nascer, o bebê passe por um urologista para checar a disposição dos testículos e se o pênis teve uma formação adequada. O acompanhamento deve ser seguido ao longo da adolescência e da fase adulta.

Fonte: Correio Braziliense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ator global encara rotina na Base Aérea de Natal para próxima novela das 18h


De acordo informações publicadas pelo portal Folha Online, o ator Henri Castelli desembarca nesta segunda-feira em Natal para começar a preparação de "Flor do Caribe", título provisório da próxima novela das 18h da Globo. Na trama de Walther Negrão, o ator dará vida a Floriano, um piloto da Aeronáutica. Ele vai disputar Ester (Grazi Massafera) com o amigo de infância Alberto (Igor Rickli).

"Vamos passar mais de uma semana direto dentro da Base Aérea de Natal. Praticamente vamos dormir lá", disse o ator.

"A gente vai acordar às cinco da manhã, fazer exercício físico com eles [militares], vamos ter toda a rotina das aulas de equipamento e de segurança, além de seguir toda uma cartilha, como se a gente fosse da própria Aeronáutica", animou-se.

Apesar de ser a segunda vez que interpreta um piloto --a primeira foi em "Um Anjo Caiu do Céu" (2001), ele diz que não faz ideia de como conduzir um avião. O colega Max Fercondini, também no elenco, bem como o diretor Jayme Monjardim, têm experiência nessa área.

Fonte: Folha Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

FORÇA TÁTICA-01 RECAPTURA FORAGIDO DO CEDUC.


A força tática -01 composta pelos Sds- Arimatéia, Moreira, Eugênio e Dos Santos em um patrulhamento no final da manhã de hoje (12/11/12) conseguiram recapturar mais um foragido do CEDUC.
Paulo Henrique dos Santos, que informou aos policiais em outubro deste ano completou 18 anos, conhecido como "Buiu"  residente no bairro Nova Vida(Malvinas), foi detido pelos políciais que o reconheceram como sendo foragido do CEDUC, e reconduziram o mesmo para cumprir sua pena, que quando ainda de menor responde pelo artigo 157(Assalto a mão armada).

Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policia incinera mais de 300 Quilos de maconha em Mossoró


A operação que culminou com a apreensão de 340 quilos de maconha no dia 08, em uma residencia no bairro Santo Antonio, terminou no inicio da tarde de segunda feira, 12 de novembro de 2012, com a incineração da droga.
O processo de destruição do entorpecente foi comandado pelo Bacharel Odilon Teodosio, titular da Divisão de Policia do Oeste, Divpoe e acompanhado por representantes do Ministerio Publico, Itep, Delegacia Epecilizada em Nacoricos, Prefeitura Municipal de Mossoró e contou com um forte esquema de segurança. A iniceração aconteceu em um forno da empresa de beneficiamento de castanha, "Aficel" localizado na Br 304 saida para Fortaleza.
O delegado se diz satistisfeito com o resultado da operação. Ele disse que alem de está queimando cerca de 500 mil reais em droga, tinha a certeze que a mesma não vai chegar aos lares e destruir mais pessoas de bem em Mossoró e região. Dr Odilon tambem falou do tempo record entre a apreensão e a destruição. 





Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Morre Delegado, presidente de honra da Estação Primeira de Mangueira



Morreu no final da manhã desta segunda-feira (12), o presidente de honra e baluarte da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, Delegado, aos 90 anos. Segundo os médicos, Égio Laurindo da Silva, o eterno mestre-sala da verde-e-rosa, estava internado na Clínica Santa Branca, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, desde o dia 6 de novembro.
A pedido da família, os médicos informaram apenas que Delegado estava com uma “doença incurável”. A morte do sambista foi atestada às 11h18. Segundo a assessoria de imprensa da Mangueira, o velório está marcado para 18h desta segunda na quadra da escola, na Zona Norte. O enterro será nesta terça-feira (13), no Cemitério do Caju, na Zona Portuária.

Nascido no Morro da Mangueira em 29 de dezembro de 1921, cresceu na comunidade e começou a frequentar o samba ainda no colo da mãe, aos 3 anos. Ele integrou o bloco Unidos da Mangueira. Aos 17 anos começou a desfilar como mestre-sala, arte que aprendeu vendo Marcelino, um dos fundadores da atividade, que desfilava como baliza do Bloco dos Arengueiros, precursor da Estação Primeira de Mangueira.

Delegado morreu nesta segunda-feira (12), aos 90 anos, em Caxias (Foto: Gustavo Pellizzon / Agência O Globo)

Por 36 anos Delegado tirou a nota máxima no desfile, ao lado das portas-bandeiras Nininha, Neide e Mocinha. Considerado um “pé de valsa” frequentador de gafieiras, alto e esguio tinha um jeito elegante de dançar, e prendia atenção das moças, na época, o que lhe valeu o apelido de Delegado.
Em 2011, conquistou o título de presidente de honra da Mangueira.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Termina velório do diretor Marcos Paulo no Rio de Janeiro; corpo será cremado nesta terça


Antonia Fontenelle, Flávia Alessandra e a filha Giulia, e Renata Sorrah chegam para o velório de Marcos Paulo (12/11/12)

O corpo do diretor e ator Marcos Paulo Simões, que morreu aos 61 anos em decorrência de uma embolia pulmonar, em sua casa no Rio de Janeiro, foi velado a partir de 11h da manhã desta segunda-feira (12), na capela 1 do Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a presença de amigos, parentes e colegas de Marcos. Por volta das 15h foi realizada uma cerimônia católica que durou cerca de 30 minutos, comandada pelo padre Lídio, o mesmo que fez o batizado de Giulia, filha de Marcos com a atriz Flávia Alessandra. O corpo do diretor será cremado efetivamente na terça-feira.

A partir das 16h os familiares começaram a deixar o velório. A primeira foi Flávia Alessandra acompanhada da filha, Giulia, e de Otaviano Costa. Amparada por amigos e muito abalada, Antonia Fontenelle, atriz que mantinha um relacionamento com o diretor desde 2007 saiu em seguida, assim como Renata Sorrah.

Ao falar com a imprensa, Antonia lamentou a morte do marido, relembrando o câncer do qual ele havia se curado. “Depois de falar que o câncer havia sumido, ele morreu nos meus braços. Foi muito rápido, mas Deus quis assim. Acho que as pessoas do bem vão logo. Perdi um companheiro e um amigo, mas a hora da gente não é a hora dos céus”, afirmou.

De acordo com a atriz, Marcos Paulo estava com febre há cerca de uma semana, o que poderia indicar malária: “Ele já vinha com uma febre com características de malária há uma semana, desde que foi procurar locações na Amazônia”. Ela ainda disse que o diretor “não sofreu” no momento. “A respiração foi parando de repente. Ele não sofreu, morreu em casa”.

Emocionada, Antônia disse que levará boas lembranças de seu relacionamento com Marcos Paulo. “Fica uma história linda, um amor mútuo, uma parceira, um anjo que passou na minha vida”, declarou. Ela ainda adiantou que as cinzas do ator deverão ser jogadas em uma praia em frente à casa do casal, lugar que ele gostava muito.

Questionada sobre a vida profissional de Marcos, que havia acabado de produzir o especial do “Show da Virada”, a atriz disse acreditar que ele já havia atingido sua realização nessa área da vida. “Acho que ele fez tudo o que poderia, não ficou faltado nada”, falou, acrescentando que tem “um carinho especial” pelos trabalhos que fizeram juntos, como “Malhação” e “Vida Divididas”.

Com o marido Otaviano Costa, Flávia Alessandra chegou abraçada a Giulia, fruto de seu relacionamento de 11 anos com Marcos Paulo. Já Renata Sorrah, que foi casada com ele entre 1981 e 1984, estava acompanhada da filha de ambos, Mariana, e seu genro, Hugo Tristão.

As três filhas do diretor, Giulia, Mariana e Vanessa, do casamento dele com a modelo Tina Serina, enviaram uma coroa de flores ao velório. Nela, se lia "Sempre te amaremos. Com muitas saudades, de suas filhas Jujuba, Mari e Vanessa". Famosos como a apresentadora Xuxa, o casal Angélica e Luciano Huck, Ana Furtado e Boninho, Jayme Monjardim e Daniel Filho também enviaram coroas de flores.

Vanessa chegou por volta das 12h30. Com sua chegada, o velório passou a ser aberto ao público em geral e à imprensa.

Também compareceram ao velório Otávio Augusto, Fernanda Vasconcellos, Malu Mader e Deborah Evelyn, assim como o diretor Dennis de Carvalho. O pai de Marcos Paulo, Vicente Sesso, 79, também esteve no local.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MPF quer retirar frase 'Deus seja louvado' das cédulas de reais


O MPF (Ministério Público Federal) quer retirar das cédulas de reais a expressão “Deus seja louvado”. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo entrou, nesta segunda-feira (12/11), com um pedido liminar na Justiça Federal para efetuar a mudança.

A procuradoria argumenta que o Estado brasileiro é laico e, portanto, deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa. Para o MPF, a frase “Deus seja louvado” atenta contra os princípios da igualdade e da não exclusão de minorias já que privilegia uma religião em detrimento de outras.

“Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: ‘Alá seja louvado’, ‘Buda seja louvado’, ‘Salve Oxossi’, ‘Salve Lord Ganesha’, ‘Deus não existe’. Com certeza, haveria agitação na sociedade brasileira em razão do constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em Deus”, exemplifica o procurador Jefferson Aparecido Dias, autor da ação (clique aqui para ler a íntegra).

Para o procurador, o objetivo principal do pedido é proteger a “liberdade religiosa de todos os cidadãos”. Embora Dias reconheça que a maioria dos brasileiros professe religiões de origem cristã, ele lembra que “o Brasil optou por ser um Estado laico” e, portanto, não pode tomar partido de nenhuma religião.

No ano passado, quando passaram a ser impressas as novas cédulas de reais, o MPF recebeu uma representação questionando o porquê da permanência da frase no novo modelo.

Durante a fase de inquérito, a Casa da Moeda – local onde o dinheiro é impresso – informou que cabe exclusivamente ao Banco Central “não apenas a emissão propriamente dita, como também a definição das características técnicas e artísticas” das cédulas.

O Banco Central, por sua vez, lança mão da Constituição Federal para justificar a presença da frase. Logo no preâmbulo da Carta Magna, aprovada em 1988, constam os dizeres: “nós, representantes do povo brasileiro, (...), promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil”.

Tradição

Em nota técnica enviada ao MPF, o Ministério da Fazenda afirma que a inclusão da expressão religiosa nas cédulas aconteceu em 1986, por determinação direta do então presidente José Sarney. Posteriormente, em 1994, com o Plano Real, a frase foi mantida pelo ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, supostamente por ser “tradição da cédula brasileira”.

“Não se pode admitir que a inclusão de qualquer frase nas cédulas brasileiras se dê por ato discricionário”, afirma o. Para ele, a legislação brasileira não autorizou o Conselho Monetário Nacional a manifestar preferência por esta ou aquela religião.

Crucifixos

Em março, o TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) havia determinado a retirada dos crucifixos e símbolos religiosos presentes nos espaços públicos dos prédios da Justiça gaúcha.

A decisão, inédita no país, havia sido tomada após requisição da Liga Brasileira de Lésbicas. “É o único caminho que responde aos princípios constitucionais republicanos de um Estado laico”, argumentara o relator da matéria no TJ-RS, desembargador Cláudio Baldino Maciel.

[O dólar norte-americano também contém frase de cunho cristão: "In God we trust"; na tradução: "Em Deus nós confiamos"]

O procurador do MPF em São Paulo também abordou a questão dos crucifixos em repartições públicas, na ação protocolada nesta segunda. “Quando o Estado ostenta um símbolo religioso ou adota uma expressão verbal em sua moeda, declara sua predileção pela religião que o símbolo ou a frase representam, o que resulta na discriminação das demais religiões professadas no Brasil”, argumentou.

Multa simbólica

A ação também pede que a Justiça Federal estipule multa diária de R$ 1,00 caso a União não cumpra a decisão de retirar a expressão. A multa teria mero caráter simbólico, “apenas para servir como uma espécie de contador do desrespeito que poderá ser demonstrado pela ré, não só pela decisão judicial, mas também pelas pessoas por ela beneficiadas”.

De acordo com o MPF, a liminar não vai aumentar os gastos dos cofres públicos, já que a ação civil pública estipula um prazo de 120 dias para que as novas cédulas comecem a sem impressas.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Niemeyer precisa de fisioterapia respiratória e inspira cuidados, diz boletim médico


  • Bandnews
    Ao longo da última semana, por conta de um quadro de desidratação, a situação renal do arquitetou se agravou
    Ao longo da última semana, por conta de um quadro de desidratação, a situação renal do arquitetou se agravou
O  estado de saúde do arquiteto Oscar Niemeyer, 104, internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, "ainda inspira cuidados", de acordo com boletim divulgado após visita do médico Fernando Giorup nesta segunda-feira (12).

Segundo nota do hospital, Niemeyer precisa de fisioterapia respiratória, está lúcido e sua função renal é estável. Ainda não há previsão de alta.

Ao longo da última semana, por conta de um quadro de desidratação, a situação renal do arquitetou se agravou e ele precisou ser transferido para a unidade intermediária do hospital.

O arquiteto chegou ao Hospital Samaritano, no Rio, no último dia 2, com quadro de desidratação, provocada por uma gripe, e teve o funcionamento do rim afetado. No início de outubro, o arquiteto já havia sido internado com quadro de desidratação por causa da gripe. Esta é sua terceira internação neste ano.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeita de Natal afastada aguarda julgamento de habeas corpus no STJ


Micarla de Sousa, prefeita de Natal (Foto: Canindé Soares)Micarla de Sousa, prefeita afastada, recorreu à
Justiça para voltar ao cargo (Foto:Canindé Soares)
Após 12 dias do afastamento do cargo de prefeita de Natal por força de decisão judicial, a jornalista Micarla de Sousa ainda aguarda a volta ao Executivo Municipal. A defesa constituída por Micarla impetrou petições para reverter a determinação do desembargador Amaury Moura Sobrinho. Os advogados da jornalista recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) com uma reclamação contra o desembargador e com um habeas corpus, respectivamente.
Micarla de Sousa é suspeita de receber propina de empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de produtos contratados pelo Município para gerir unidades de saúde na cidade, conforme denúncia publicada pelo Ministério Público Estadual nesta terça-feira (6). Micarla de Sousa, por intermédio da assessoria de comunicação, nega as acusações.

Despacho do Superior Tribunal Federal no processo de Micarla de Sousa (Foto: Reprodução)Despacho do Superior Tribunal Federal no processo de Micarla de Sousa (Foto: Reprodução)

De acordo com o advogado Raffael Campelo, o processo de habeas corpus a favor de Micarla de Sousa foi protocolado no Superior Tribunal de Justiça na quarta-feira (7). A petição foi distribuída, por prevenção, ao ministro Campos Marques, que é desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná e foi convocado para julgar o caso, conforme informações constantes no Habeas Corpus nº 259.383 - RN.

No dia seguinte, o ministro convocado despachou requisitando a manifestação do impetrante para envio de cópia legível da decisão que determinou o afastamento de Micarla de Sousa do cargo de prefeita do Município de Natal. "Nós atendemos ao pedido do ministro e esperamos que até quinta ou sexta-feira o processo seja julgado", afirmou Raffael Campelo. Em nota encaminhada à imprensa, Micarla de Sousa negou qualquer participação no suposto esquema de desvio de recursos públicos.
Num outro viés do processo de defesa, o jurista Paulo Lopo Saraiva deu entrada, no Supremo Tribunal Federal (STF), de uma reclamação contra a decisão do desembargador Amaury Moura Sobrinho. O objetivo do advogado é reverter a decisão da Justiça potiguar argumentando que a decisão foi monocrática e não do Pleno da Corte. "A reclamação está sob análise do ministro Ricardo Lewandowski. Nos reunimos na semana passada e conversamos sobre o processo. Inclusive alguns ofícios já foram expedidos", afirmou o advogado Paulo Lopo Saraiva.
Ele não detalhou, entretanto, o conteúdo dos ofícios expedidos pelo ministro sob a alegação de que o processo corre em segredo de Justiça.
Julgamento
A manutenção do afastamento de Micarla de Sousa pelos 15 desembargadores que compõem a Corte potiguar foi iniciado na quarta-feira (7) e interrompido quando o desembargador Assis Brasil pediu vistas aos documentos. Sete desembargadores votaram à favor do relator do processo, Amaury Moura.O julgamento será retomado na sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte desta quarta-feira (14).

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

STF define pena de Delúbio Soares: 8 anos e 11 meses de prisão


O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta segunda-feira (12) a pena do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado no julgamento do mensalão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. A pena somou 8 anos e 11 meses, além de multa no valor de R$ 325 mil.
Por ultrapassar 8 anos de prisão, Delúbio deverá cumprir a pena em regime inicialmente fechado, conforme regra prevista no Código Penal. Até o final do julgamento, as penas dos réus condenados ainda podem sofrer ajustes para mais ou para menos, de acordo com o papel exercido por cada um no esquema.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

José Dirceu é condenado a 10 anos e 10 meses e cumprirá pena na prisão


  • Levi Bianco/Brazil Photo Press
    José Dirceu foi condenado por quadrilha e corrupção
    José Dirceu foi condenado por quadrilha e corrupção
Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) condenaram o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu à pena de dez anos e dez meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, nesta segunda-feira (12), no julgamento do mensalão. O ex-ministro ainda terá de pagar multa de R$ 676 mil.

Como a pena ficou acima de oito anos, o ex-ministro cumprirá a punição em regime fechado na prisão. O ex-ministro já foi preso na época da ditadura militar, em 1968, quando era líder estudantil.

A advogada criminalista Marina Coelho Araújo, que acompanhou a sessão do julgamento na redação do UOL, explica que Dirceu poderá mudar de regime após 1/6 da pena, ou 1 ano e 9 meses. "Ele poderá progredir de regime para o semiaberto. Se não houver vaga no semiaberto, ele poderá ir direto para o regime aberto."

O ex-presidente do PT José Genoino foi condenado pelos mesmos crimes a uma pena de seis anos e 11 meses de prisão pelo mensalão.

Pelo crime de corrupção ativa, Dirceu foi condenado a sete anos e onze meses, tempo proposto pelo relator Joaquim Barbosa. Seguiram Barbosa os ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Ayres Britto.

A ministra Carmen Lúcia sugeriu uma pena mais branda ao ex-ministro, de três anos e nove meses, mas foi voto vencido. Os ministros Ricardo Lewandowski, revisor do processo, e Dias Toffoli não votaram, já que absolveram Dirceu.

"Os motivos que o conduziram [Dirceu] a praticar o crime de corrupção ativa são extremamente graves. O crime foi praticado porque o governo federal não tinha a maioria na Câmara dos Deputados e o fez por meio da compra dos votos, por meio da compra dos líderes [dos partidos]", afirmou Joaquim Barbosa.

"[Dirceu] usou o cargo para subjugar um dos poderes da República", continuou Barbosa

Formação de quadrilha
Já a pena para formação de quadrilha, também sugerida pelo relator, foi de dois anos e 11 meses. Os ministros Ayres Britto, Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Luiz Fux acompanharam o relator, condenando Dirceu por unanimidade entre os magistrados aptos a votar. Os ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber não votaram neste item porque absolveram o ex-ministro pelo crime de formação de quadrilha. 

“Essa posição de força do réu foi fundamental para a outorga de cobertura política da quadrilha”, afirmou Barbosa. Ele disse ainda que Dirceu exerceu “papel proeminente” no caso.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Genoino é condenado a mais de seis anos e cumprirá pena no semiaberto


O ex-presidente do PT José Genoino foi condenado nesta segunda-feira (12), no julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), a seis anos e 11 meses pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa.

Assim, Genoino poderá cumprir a pena no regime semiaberto, que é aplicado para penas entre quatro e oito anos.

O tempo de condenação para formação de quadrilha foi de dois anos e três meses. A proposta foi apresentada pelo relator Joaquim Barbosa e seguida por todos os ministros aptos a votar-- Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Ayres Britto.

Os ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber não votaram porque inocentaram Genoino da acusação de formação de quadrilha.

Genoino também foi condenado por corrupção ativa a quatro anos e oito meses, proposta apresentada pela ministra Rosa Weber e seguida pelo relator, que corrigiu seu voto.

"As circunstâncias do crime são também negativas: [Genoino] utilizou a estrutura e o poder do partido que presidia para, juntamente com seu tesoureiro Delúbio Soares e o réu Marcos Valério, distribuir recursos em valores extraordinariamente elevados, em espécie, destinados à compra de votos", afirmou Barbosa sobre o crime de corrupção ativa.

Ayres Britto classificou a atitude de parlamentares que vendem o voto e deixam de lado a função de fiscalização como "delinquência por omissão que me parece também gravíssima".

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bancos suspendem despejos na Espanha após onda de suicídios


A Associação Espanhola dos Bancos, que reúne 89 empresas nacionais e estrangeiras que atuam no país, concordou nesta segunda-feira (12/11) em paralisar as ordens de despejo nos casos de profunda necessidade. A decisão, que será válida pelos próximos dois anos, vem três dias depois do suicídio da terceira pessoa que se desesperou com a notícia da execução hipotecária e de uma intensa mobilização social.

Mais de 400 mil famílias que não conseguiram pagar as parcelas de financiamento de seus imóveis foram despejadas por ordem da justiça espanhola desde o início da crise econômica, em 2008, segundo dados da Plataforma dos Afetados pela Hipoteca. De abril a junho deste ano, uma média de 526 expulsões aconteceu diariamente nas cidades do país.

Por “razões humanitárias”, as instituições financeiras decidiram que não vão buscar na justiça a execução dos imóveis nos casos dos mutuários mais necessitados e impossibilitados de quitar a hipoteca. Entre as empresas que assinaram o compromisso estão Banco do Brasil, Santander, Citibank, Bank of America e BBVA.

Os representantes do grupo já haviam comunicado a decisão ao secretário de Estado de Economia, Fernando Jiménez Latorre, na quinta-feira (08/11). Previamente, o presidente da associação, Miguel Martín, havia se reunido com a Defensora Pública, Soledad Bacerril, e com o governador do Banco da Espanha. 

O documento da associação não explica, no entanto, as regras para caracterizar as “circunstâncias de extrema necessidade”, nem se a medida terá efeito retroativo. Por esta razão, ainda não é possível estimar o impacto da iniciativa nos 200 mil processos de despejos em curso e na vida dos endividados da Espanha.

Outros bancos que não integram a associação também decidiram paralisar de forma imediata todos os procedimentos de execução hipotecária. Mas nem todas as empresas que atuam no país vão aderir ao compromisso. O presidente do Banco Popular, Ángel Ron, advertiu que modificar a lei hipotecária para suspender os despejos pode “premiar a inadimplência” e trazer dificuldades à recuperação econômica. 

Negociação do governo

O chefe de governo, Mariano Rajoy, do PP (Partido Popular), convocou nesta segunda (12/11) uma reunião de emergência que tinha como objetivo suspender temporariamente as execuções hipotecárias. Autoridades se encontraram com especialistas para decidir as medidas adequadas a serem tomadas e representantes do executivo também se reuniram com os líderes do opositor PSOE (Partido Socialista Operário).

Rajoy havia garantido na última sexta-feira (09/11) que as novas medidas para conter o desalojamento seriam anunciadas hoje (12/11). Em encontro com 700 pessoas na cidade catalã de Lérida, o presidente afirmou que o pacote de medidas vai facilitar “a renegociação da dívida e, mesmo quando isso não for possível, vai permitir a permanência nas residências”.

Os dois principais partidos da Espanha, no entanto, não conseguiram chegar a um acordo e as negociações continuarão nesta terça-feira (13/11). Fontes ligadas ao PSOE disseram ao jornal El País que, apesar da distância entre as duas propostas, "há possibilidade de acordo".

"Terrorismo de estado"

O processo de despejos na Espanha, com a execução de hipotecas bancárias, foi considerado ilegal pelo Tribunal de Justiça da União Europeia. De acordo com a advogada-geral Juliane Kokott, a lei espanhola não garante uma proteção eficaz do consumidor frente a eventuais cláusulas abusivas nos contratos de empréstimos hipotecários.


Membros da Plataforma de Afetados pela Hipoteca, grupo vinculado ao movimento 15-M, ocuparam bancos para paralisar a cobrança das dívidas hipotecárias e paralisar o despejo. A plataforma Stop Desajuicios (Parem os Desalojamentos) realizou na última sexta-feira uma manifestação em Barakaldo, com mais de 8 mil pessoas. “Amaia, lembramos de você”, “Não é um suicídio, é um homicídio”, “Isso é terrorismo de Estado e dos banqueiros” e “Nenhum desalojamento ficará sem resposta” estavam entre os gritos mais ouvidos do protesto. 

Amaia Egaña, de 53 anos, se jogou da janela do quarto andar do prédio onde morava após receber a notícia de que seria desalojada por não estar em dia com as contas do financiamento. No dia 25 de outubro, horas antes de ser despejado de sua casa (hipotecada no valor de 240 mil euros), um homem de 54 anos também decidiu se suicidar. No dia seguinte, outro homem também tirou sua própria vida quando seria desalojado de sua residência em Valencia.

Nesta segunda-feira (12/11), dezenas de pessoas tomaram as ruas de Madri para protestar contra os despejose pedir ação do governo. Os ativistas lamentaram que os políticos e instituições finaceiras apenas tomaram atitudes em relação à crise depois de mais de 400 mil casos terem sido executados e três pessoas terem se suicidado. 

Fonte: Opera Mundi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››