segunda-feira, novembro 12, 2012

Campanha Papai Noel dos Correios será lançada nesta quarta no RN


 (Ana Amaral/Arquivo DN/D.A Press)
Uma tradição natalina, a Campanha Papai Noel dos Correios será lançada no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (14). A cerimônia terá início às 9h e será conduzida pelo diretor regional dos Correios, Francisco Gilberto Barbosa da Silva, no auditório da Superintendência Federal de Agricultura, localizada na Avenida Engenheiro Hildebrando de Góis, 150, Ribeira, ao lado do edifício-sede dos Correios.

Realizada há mais de 20 anos, a campanha tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos três anos, em todo o País, foram recebidos quase 4,5 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios.  Desse total, 2.041.014 atendiam aos critérios da campanha e 71% delas, 1.459.927 cartas, foram adotadas.  

No Rio Grande do Norte, os números da campanha também são expressivos: em 2011, o “Papai Noel dos Correios” enviou 11. 387 cartas-resposta e entregou 6.587 presentes às crianças potiguares, ocupando o 2° lugar no Nordeste em número de crianças contempladas. Tudo isso é possível graças à solidariedade da população que procura as agências dos Correios para adotar uma ou mais cartinhas.

Sobre a campanha

A Campanha Papai Noel dos Correios está vinculada a um dos Objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) - “Educação básica de qualidade para todos” e também a preceitos de Responsabilidade Social Empresarial. Essa vinculação configura uma importante iniciativa de convergência da atuação dos Correios em prol da educação, sendo as crianças em situação de vulnerabilidade social as principais beneficiadas. 

Por meio da crença da criança no Papai Noel, almeja-se contribuir com o desenvolvimento da habilidade da redação de carta. Além do estimulo à escrita, a importância do endereçamento correto, do uso do Código de Endereçamento Postal — CEP e do selo postal são ações trabalhadas com o apoio das escolas. 

Em 2012, será realizada a 23ª edição da Campanha Papai Noel dos Correios, uma ação corporativa desenvolvida desde 1997 em todas as 28 Diretorias Regionais da ECT.  

No Rio Grande do Norte, além do trabalho que vem sendo desenvolvido com crianças da Educação Infantil e do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de ensino, selecionadas pelas secretarias de educação dos municípios participantes (Natal e Região Metropolitana, Mossoró e Currais Novos),  este ano os Correios também receberão cartinhas diretamente da comunidade, como forma de contemplar crianças de todo o Estado, na faixa etária até 10 anos de idade, que escrevem para o Papai Noel. Essas cartas serão triadas de acordo com os critérios sociais da campanha.

Como funciona

O apadrinhamento de cartas é feito da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas pelos ajudantes do Papai Noel - ­­­­empregados e estagiários dos Correios que voluntariamente contribuem com a campanha. Em seguida, são disponibilizadas para adoção nas agências da ECT (Natal e Região Metropolitana, Mossoró e Currais Novos). Algumas agências dos Correios no interior do RN também promovem iniciativas locais de apadrinhamento de cartinhas, mobilizando a população do município.

O período de “apadrinhamento” das cartas vai de 14 de novembro a 12 de dezembro, quando se encerra também o prazo para entrega dos presentes nas agências participantes. Os Correios se responsabilizarão pela remessa do presente à escola onde estuda a criança ou à sua residência. Independente da obtenção do presente solicitado, todas receberão uma carta-resposta do Papai Noel.

Empresas, repartições, condomínios residenciais e outros grupos que se interessarem em adotar cartinhas das crianças neste natal podem procurar a agência de Correios mais próxima ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ECT pelos telefones (84) 3220-2472/2405 ou pelo e-mail ascom-rn@correios.com.br.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!