segunda-feira, novembro 12, 2012

Jato derrapa na pista de Congonhas, em São Paulo, e se acidenta; três ficam feridos


Divulgação
Um avião de pequeno porte se acidentou na tarde deste domingo (11) no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, após derrapar cabeceira da pista. O acidente ocorreu a poucos metros da avenida dos Bandeirantes, que é isolada do terminal por um muro. 

Segundo a Infraero (estatal responsável pela administração dos aeroportos), havia três pessoas na aeronave --uma passageira e dois tripulantes. Os três sofreram ferimentos leves e foram encaminhados aos hospitais das Clínicas e Santa Paula. O aeroporto foi fechado para pousos e decolagens às17h27, quando ocorreu o acidente, e reabriu às 18h41.

Cinco voos foram alternados para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, e quatro para o terminal de Guarulhos (Grande São Paulo). Outros dois voos foram redirecionados para aeroportos que não foram informados pela Infraero.

O acidente
De acordo com a estatal, a aeronave, modelo Cesna Citation, prefixo PRMRG, decolou de Florianópolis e pousou na pista auxiliar de Congonhas. A proprietária do avião é a empresa Tropic Air, com sede em Porto Seguro (BA). Segundo a Infraero, o avião ultrapassou o limite da pista e escorregou pelo talude, atingindo uma grade de proteção.

As causas do acidente serão investigadas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes), órgão da Aeronáutica. 

O Corpo de Bombeiros enviou cinco equipes para o local para evitar explosões na aeronave. As equipes jogaram água e uma espuma branca sobre o avião.

Por conta do incidente, a avenida dos Bandeirantes, que liga a marginal Pinheiros à rodovia dos Imigrantes, ficou com o trânsito congestionado nos dois sentidos.

A lentidão chegou a atingir três quilômetros de tráfego parado a partir do local do acidente, tanto no sentido marginal, quanto no sentido Imigrantes, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Por volta de 19h30, a situação do tráfego já estava normalizada.

A empresa
A reportagem do UOL ligou para a empresa proprietária da aeronave, mas ninguém atendeu a ligação, e aguarda uma resposta a um email enviado às 18h50.

Em sua página, a Tropic Air diz que opera "dentro os padrões internacionais e com espírito empreendedor", se orientando "por valores como pontualidade, segurança, conforto e atendimento qualificado." 

"A Tropic Air tem como cultura empresarial o melhoramento e formação continua da sua equipe, rigorosos procedimentos de segurança e constante investimento em treinamento, modernização das suas aeronaves e instalações. Nossa equipe de pilotos, altamente qualificados, mantém a sua proficiência com treinamentos periódicos, em simulador, e nos constantes cursos de atualização proporcionados pela empresa", diz o texto.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!