sábado, dezembro 09, 2017

Mulher é detida ao tentar entrar em presídio com droga escondida na cacimba do amor

Uma mulher foi presa no final da manhã desta quinta-feira(07) ao tentar entrar com porções de maconha envolvida em um pacote de fumo maratá no Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros/RN.

Durante a revista, as agentes penitenciárias encontraram a droga nas partes íntimas da mulher, que estava na unidade para visitar o marido.

Ela foi presa em flagrante e levada até a Delegacia de Polícia civil para as providencias cabíveis.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Posto de combustíveis é assaltado em Água Nova/RN

Na tarde desta quinta-feira(07), foi registrado o assalto a um Posto de combustível na pacata cidade de Água Nova-RN. Dois malévolos armados em posse de uma moto chegaram no posto e renderam um frentista anunciando o assalto. Após o roubo os meliantes fugiram levando certa quantia em dinheiro e aparelho celular do frentista. 

A polícia local e toda região realizaram patrulhamento na busca dos assaltantes e até o momento não obtiveram êxito. 

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Adolescente foi encontrada morta em São João do Sabugi/RN

Moradores de São João do Sabugi receberam uma triste notícia na tarde de hoje, 08, com a morte de Ingrid, uma adolescente que perdeu a mãe em um trágico acidente em agosto de 2015 e até então não teve mais prazer de viver.
Doze meses depois da morte da mãe, aos 22 de agosto de 2016, a garota foi achada caída embaixo da ponte do rio Sabugi e socorrida para o Hospital Regional do Seridó.

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Delegada pioneira no combate à violência contra mulher no RN se torna cidadã potiguar

ImagemA delegada aposentada Margareth Gondim é a mais nova cidadã norte-rio-grandense. A entrega do título honorífico foi feita na Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (8), por proposição da deputada estadual Márcia Maia (PSDB).

“Esse título a Margareth, talvez, seja inclusive tardio. Isso porque o povo do Rio Grande do Norte em si já reconhece e admira os feitos desta figura incrível e da sua a contribuição dela para nosso estado”, destacou a deputada.

Natural de Cruz do Espírito, interior paraibano e formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Margareth foi a primeira a comandar a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher no estado, ainda na década de 80. Na unidade, ela permaneceu por 14 anos.

“Esse dia de hoje é a realização de mais um sonho, conquistado às dificuldades, conquistado fazendo cota para para comprar viatura, passando privações. Mas fazíamos o que gostávamos. E jamais fui só eu. Houve uma equipe que me acompanhou ao longo desses anos e a quem dedico também essa homenagem”, disse emocionada a delegada.

O discurso de lutas foi endossado pela necessidade da ampliação de políticas de proteção à mulher, o que foi endossado por outras autoridades presentes, como a secretária de Segurança Pública, delegada Sheila Freitas e a representante da Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adepol), Paoulla Maués.

Fonte: Robinson Pires
Leia Mais ››

Comerciante sofre atentado a bala no Bairro Ouro Negro em Mossoró

A Polícia Militar registrou por volta das 19h50min desta sexta feira,08 de dezembro, uma tentativa de homicídio por arma de fogo no Bairro Ouro Negro em Moossoró RN. 

Segundo a PM, a vítima, Antônio Peixoto Queiroz Filho, estava no seu comércio, quando dois homens em uma moto Fan preta, chegaram e já foram logo atirando contra ele, que foi atingido com cerca de três disparos. 

O mesmo foi socorrido por familiares em seu próprio veículo, para o Hospital Regional Tarcísio Maia e segundo informações médicas, o estado de saúde da vítima inspira cuidados. 

Os criminosos, após atirarem contra o comerciante, fugiram em alta velocidade e não foram identificados. Até o momento, não há informações sobre quem e porque tentaram contra a vida de Antônio Peixoto.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Polícia Civil prende dois suspeitos de integrarem grupo de extermínio na Grande Natal

A Força Nacional em conjunto com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Delegacia de Ceará Mirim deflagrou, na quinta-feira (7), a 4ª fase da Operação Limpidare. A Operação teve como objetivo dar cumprimento a dois mandados de prisão contra dois integrantes de um grupo criminoso, que é investigado por uma série de assassinatos ocorridos na cidade de Ceará Mirim. Um deles pagou fiança e responderá ao processo em liberdade.
De acordo com o que informou a Polícia Civil, foram presos Lucianderson Da Silva Campos, conhecido por "Andinho", de 21 anos, e Lucinaldo Fernandes De Campos. Eles foram presos na praia de Zumbi, localizada na cidade de Rio do Fogo. Com os dois os policiais apreenderam duas armas de fogo calibre 38 e também 15 munições intactas.
A dupla é investigada por suspeita de participação em diversos homicídios em Ceará-Mirim, na Grande Natal. Os mais recentes seriam três assassinatos ocorridos no dia 1 dezembro passado na cidade. As investigações apontam que os suspeitos, após praticarem os crimes, teriam se refugiado no município de Rio do Fogo, e que Lucianderson seria um dos principais executores do grupo, tendo participação direta na maioria dos crimes. Lucinaldo pagou fiança e aguardará a decisão da Justiça em liberdade.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Município de Itaú realiza oficina para elaboração do Plano Municipal de Gestão Ambiental


A Prefeitura Municipal de Itaú, Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, secretária Karina Bezerra, realizou uma oficina para elaboração do Plano Municipal de Gestão Ambiental na sede do CRAS na manhã desta quinta-feira (07).

A oficia foi ministradas pelas servidoras do IDEMA-RN, Iracy Wanderley e Hortência Carvalho que orientaram os participantes na realização do plano.



De início o Controlador Dr. Kadson Eduardo fez a apresentação e o objetivo da oficina, pautando a importância do plano de gestão ambiental para o município; em seguida convidou as autoridades para fazerem parte da mesa de honra: O Prefeito Ciro Bezerra; a Secretária e Primeira Dama Jaíra Martins; o vereador Presidente da Câmara Municipal Ítalo Medeiros; a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Nilzonete; o professor Emeson Matheus e as servidoras do IDEMA-RN IracyWanderley e Hortência Carvalho.



Em seu discurso o Prefeito Ciro Bezerra falou sobre a construção dos planos municipais de Educação e Saneamento Básico, destacando a importância do Plano de Gestão Ambiental, pois sem a elaboração do plano, as gerações futuras pagarão as consequências, para isso se é necessário o planejamento.

O gestor frisou a preocupação com o meio ambiente em meio ao crescimento populacional, onde caso não haja esse planejamento, de proteção ao meio ambiente, as consequências serão drásticas.




Fez uso da palavra o Presidente da Câmara Ítalo Medeiros e a representante do IDEMA Hortência, que disse estar muito feliz em saber que o município está praticando a gestão como deve ser, com planejamento! Destacando o momento de suma importância, a elaboração do plano.

Desfeita a mesa o cerimonialista, Procurador Kadson Eduardo convidou a Geógrafa Wigna Freitas para fazer a apresentação do TTC sobre o açude Currais, em seguida o Estudante Isak para apresentar seu projeto de arborização do Bairro Nossa Senhora das Dores.




Hortência e Iracy ficaram encantadas com o conteúdo apresentando pelos jovens itauenses, dizendo que o município já está há um passo a frente, onde essas ideais auxiliarão na construção do plano, em seguida foi feito algumas explicações de como o plano seria construído, logo após foram formados grupos para apresentar as potencialidades, preocupações, consequências e soluções para o município de Itaú-RN.




Após as apresentações a equipe organizadora agradeceu a todos os presentes em especial a disponibilidade das servidoras do IDEMA em poder contribuir na construção do Plano Municipal de Meio Ambiente.

Marcaram ainda presença na oficina as autoridades: Vereadores Antônio Dias (toinho Galego), Branco Basílio, Secretaria de Educação Mirianete Brasil, Secretário de Cultura Jonilson Freitas, Secretário de Meio Ambiente Karina Bezerra, o Procurador Municipal Jansen Leite e o Presidente da COAPIL José Melo Filho.





Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Maia: Previdência continuará na pauta mesmo se não for votada até dia 19

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira, 8, que não pretende desistir da reforma da Previdência caso o projeto não seja colocado para votação até o dia 19 de dezembro. “Se não votar lá (na Câmara) no dia 19, por falta de votos [suficientes para aprovação], a agenda continua”, disse, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

“O Brasil só vai sair da crise de verdade, de forma consistente, se a gente aprovar a reforma, essa será minha agenda de forma permanente”, acrescentou.

Também nesta sexta, o presidente Michel Temer disse, em visita a São Paulo, que a votação da reforma ocorrerá ou no dia 18 ou no dia 19. Para aprovar as mudanças nas regras das aposentadorias, são necessários 308 votos favoráveis, de um total de 512.

Segundo levantamento feito pelo Grupo Estado e divulgado nesta sexta-feira pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, 212 deputados são contrários à proposta, número que inviabiliza a aprovação.

Na entrevista à rádio, Maia reconheceu que tem sido difícil reunir votos suficientes e disse até que “está longe”.

“Se não conseguir votar – eu sei que não é simples, não gosto de gerar otimismo falso na sociedade, até porque os mercados mexem muito quando a gente fala desse tema – vou continuar insistindo, vamos trabalhar numa reunião no fim de semana. Já combinei com o presidente Michel Temer e alguns líderes, vamos checar voto por voto, deputado por deputado, está longe, mas a reforma trabalhista também era um desafio que parecia longe e saímos vitoriosos”, disse.

O presidente da Câmara afirmou ainda que acredita que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na condição de presidente do PSDB, vai ajudar a conseguir o apoio da maioria dos deputados tucanos, com pelo menos 35 a 40 votos.

“Passa a ser outro cenário para o Brasil”, disse o democrata, que reafirmou a importância do PSDB para a aprovação da proposta

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Temer diz que governo está ‘colhendo votos’ para aprovar reforma

O presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira, 8, em rápida entrevista após ter participado do Almoço Anual da Indústria Elétrica e Eletrônica que o governo está colhendo os votos necessários para a aprovação da reforma da Previdência. Afirmou ainda que, se forem reunidos os votos, levará a reforma à votação no dia 18 ou 19 deste mês.

“Estamos colhendo os votos com o apoio do Rodrigo Maia presidente da Câmara dos Deputados e vamos ver até dia 18, 19”, disse o presidente. Temer se negou a cogitar a possibilidade de a reforma ficar para o ano que vem. “Não vou cogitar isso. Só vou cogitar dia 18 e 19”, comentou.

Temer disse ainda que, depois de assinar a MP que moderniza a Lei de Informática que teria ouvido dos empresários, de forma unânime que a MP atende os pleitos do setor. “Tivemos nestes 18 meses de governo a oportunidade de tirar da gaveta vários projetos que foram discutidos e pensados há muito tempo atrás e que jamais foram levados adiante”, comentou.

“Foi também uma boa oportunidade para fazer uma pregação em favor da Previdência Social, mostrando que ela não prejudica ninguém. Nem mesmo aqueles que hoje detém melhores salários no serviço público quem entretanto, terão que fazer uma previdência complementar”, defendeu Temer.

Ele disse que não se pode comparar os aposentados da iniciativa privada, que ganham até o teto da Previdência de R$ 5,3 mil, com os do setor público. “Os que ganham mais vão ter que fazer previdência privada”, afirmou.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Carlos Marun será o novo ministro da Secretaria de Governo

O presidente Michel Temer confirmou a integrantes da bancada do PMDB que o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) será o novo ministro da Secretaria de Governo.

Ele substituirá Antonio Imbassahy (PSDB-BA), que pediu demissão nesta sexta-feira (8).

A expectativa é que a posse de Marun aconteça na próxima quinta (14).

À frente da Secretaria de Governo, Carlos Marun será responsável pela articulação política do governo. Caberá a ele a interlocução entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.

O nome de Marun para o ministério já era cotado desde novembro e chegou a ser anunciado nas redes sociais do Palácio do Planalto.

A mensagem, contudo, foi logo apagada. Isso porque houve reação de Imbassahy, que ganhou uma pequena sobrevida no cargo.

A Secretaria de Governo

Como ministro, Marun terá como principal desafio neste ano a busca por votos a favor da reforma da Previdência Social.

A expectativa é que ele melhore o ambiente na bancada do PMDB e no "Centrão" a favor da reforma.

Há uma avaliação no Palácio do Planalto de que Imbassahy já estava inviabilizado na função por não ter interlocução com o "Centrão" e porque só conversava com uma parcela do PSDB.

Durante a análise da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, inclusive, Imbassahy foi esvaziado pelo "Centrão", o que levou o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, a assumir a articulação política.

Perfil

Integrante da "tropa de choque" que atuou na Câmara para barrar as denúncias da Procuradoria Geral da República contra Temer, Carlos Marun está no primeiro mandato como deputado federal e é o atual vice-líder do PMDB na Casa.

Marun também foi o presidente da comissão especial que analisou a reforma da Previdência.

O futuro ministro também integrou, entre 2015 e 2016, a "tropa de choque" que defendia o hoje deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética da Câmara.

Repercussão no PSDB

Após a escolha de Marun para a Secretaria de Governo, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), ex-presidente interino do PSDB, avaliou que a saída de Antonio Imbassahy "já estava em tempo".

"Ele demorou demais e tomou uma decisão tardia, mas antes tarde do que nunca. Já existe, naturalmente, a saída do governo. Amanhã [9, data da convenção nacional do PSDB] nós não somos base do governo", disse.

Em seguida, o líder tucano da Câmara, Ricardo Tripoli (SP), afirmou que o desembarque do PSDB do governo, assim como a saída de ministros, são "página virada" e nem precisam ser discutidas na convenção.

"Para o partido, já era página virada essa questão da saída dos ministros. Acho que, aos poucos, vai se consolidando aquilo que o partido espera, que obviamente é não participar do governo, mas apoiar as reformas e medidas que são fundamentais para o Brasil", afirmou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF descobre fraudes de R$ 4 milhões em benefícios da Previdência

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 8, a Operação Cardiopata para combater um esquema de fraudes na concessão de benefícios da Previdência que pode ter provocado prejuízo de R$ 4 milhões aos cofres públicos. Pelo menos 34 benefícios foram fraudados, garantindo pagamentos ilícitos a “segurados”.

Cardiopata mobiliza 120 agentes e delegados federais para cumprimento de 53 mandados judiciais – sendo 15 de prisão, 20 de condução coercitiva e 18 de buscas.

A base da operação é o município de Campos dos Goytacazes, ao norte do Estado do Rio.

Os investigadores suspeitam da ação de médicos e peritos.

A PF informou que deverá indiciar os envolvidos por estelionato previdenciário, corrupção e até violação do sigilo funcional – quando um servidor tem acesso a dados confidenciais e deles faz uso para obter alguma vantagem.

Segundo a investigação, os beneficiados da fraude conseguiam atestados médicos de que sofriam de miocardiopatia – doença do músculo do coração. A PF constatou que os atestados usados pelos beneficiários eram falsificados.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Gol quer banir, para sempre, acusado de ejacular em passageira durante voo

Avião da companhia aérea Gol pousa no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em imagem de arquivo (Foto: Celso Tavares/G1)A companhia aérea Gol informou, nesta sexta-feira (8), que estuda formas de "banir definitivamente", de todos os voos da empresa, o homem de 51 anos suspeito de se masturbar e ejacular na passageira ao lado. O caso foi registrado no início da manhã, em uma aeronave que saiu de Belém rumo a Brasília.
O caso é investigado como contravenção de importunação ofensiva ao pudor. À Polícia Civil, ele negou o abuso, e disse que cuspiu durante uma crise de tosse, e acabou atingindo a passageira.
O passageiro foi escoltado por comissários durante o voo, para evitar agressões, e detido no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. Ao perceber que estava com a roupa manchada, a mulher pediu socorro e foi colocada em um outro assento da aeronave.
A mulher, que tem 32 anos, contou que ambos estavam sentados na fileira 24. Ela teria pego no sono assim que o avião decolou. Meia-hora depois, acordou com o suspeito puxando a mão dela.
"Ainda sem saber o que estava acontecendo, viu a sua mão suja, com cheiro característico da ejaculação. De imediato, se instalou a confusão no interior do avião", disse a Polícia Civil.
Ação imediata
Em nota, a Gol disse que "repudia veementemente qualquer manifestação de violência como a ocorrida na manhã desta sexta". Segundo a companhia, a tripulação agiu imediatamente para imobilizar o agressor.
"Paralelamente, o comandante comunicou a Polícia Federal, seguindo para o aeroporto mais próximo onde haveria uma equipe da polícia esperando para efetuar a prisão", diz a empresa.
Por causa da confusão, o piloto teria esperado a chegada da PF para destravar as portas do avião. Responsável pela administração do aeroporto, a Inframerica disse que o que acontece durante os voos é de responsabilidade das empresas aéreas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Programas sociais do governo são mal planejados, diz Banco Mundial

Todo ano, o Brasil gasta, com programas sociais, o equivalente a 1,5% do PIB, a soma dos valores de bens e serviços que a economia produz no período. E nessa conta não entram as aposentadorias.

O Banco Mundial diz que o governo tem programas sociais mal planejados, que permitem acúmulo de benefícios.
Às vezes, a esperança mora na ponta de uma caneta.
“Anotei aqui para manobrista. Tentando de tudo, auxiliar de limpeza, vendedora”

Ou em uma caixa de papelão, que vai da rua para uma agência de empregos.

“Estou na procura ainda”

A busca por um trabalho é rotina de 12 milhões de desempregados no país.

“A pessoa que tem 50, 60 anos não tem a mínima chance de conseguir emprego”, disse um senhor.

“Para quem é mais novo, como é que está? Mesma coisa, está difícil também”, afirmou um jovem.

Maria José entrou para as estatísticas há dois meses. Sacou o FGTS, pagou dívidas e agora vai receber o seguro-desemprego.
“Enquanto eu não consigo arrumar nada, vou dar entrada, porque algum dinheiro tem que entrar”, declarou.
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, FGTS, foi criado no governo de Castelo Branco, há mais de 50 anos. O Ministério do Trabalho diz que não tem conhecimento de um benefício como o fundo de garantia em outro país do mundo. Segundo o estudo do Banco Mundial, o seguro-desemprego tem a mesma função do FGTS.
O relatório sugere que o caminho seria ter acesso, primeiro, ao Fundo de Garantia, e depois, se precisar, ao seguro-desemprego.
O trabalhador sacaria o saldo do FGTS em parcelas de 70% do último salário. Depois, começaria a receber o seguro-desemprego, em até sete parcelas - e não cinco, como é atualmente.
A mudança, segundo o Banco Mundial, também ajudaria a diminuir a rotatividade no mercado de trabalho quando a economia estiver andando.

“A rotatividade do trabalho no Brasil é muito alta, porque talvez eu queira receber o FGTS, porque eu quero comprar uma coisa ou fazer algum investimento e, quando a economia está crescendo, é mais fácil arrumar outro emprego. Isso não elimina, obviamente todos os incentivos de rotatividade, mas diminui”, explicou o coordenador de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial, Pedro Olinto.

O pesquisador do Ipea Sergei Soares acredita que uma reformulação é importante, mas faz uma ponderação sobre o FGTS.
“Ele ajuda você a comprar um imóvel, ele ajuda você na hora que você se aposenta. Então não, eu acho que o reduzir apenas a um tipo de seguro desemprego não faz necessariamente todo o sentido do mundo”, disse.

Da infância à aposentadoria, o brasileiro pode se encaixar em uma série de programas de proteção social. Bolsa Família e salário-família atendem quem tem baixa renda e filhos pequenos. Já um adulto que tem um emprego com carteira assinada e ganha até dois salários mínimos, pode ter direito ao abono salarial.

Na velhice, dependendo da renda familiar, há o Benefício de Prestação Continuada ou ainda a aposentadoria rural. Em muitas famílias, os benefícios se sobrepõem.

O Banco Mundial concluiu onde está a maior sobreposição: mais de oito milhões recebem abono salarial e salário-família ao mesmo tempo.
Tem direito ao abono de um salário mínimo por ano quem tem pelo menos cinco anos de carteira assinada e recebe até dois salários mínimos por mês.
O salário-família é pago aos trabalhadores com filhos até 14 anos ou inválidos e renda menor do que R$ 1.292.

De acordo com o relatório, uma parte das sobreposições pode ser atribuída a erros ou fraudes, mas a maioria reflete falta de coerência na concepção e gestão dos programas.

“Quando você tem programas com definições diferentes do seu público-alvo, benefícios diferentes, você acaba obviamente tendo transferência de subsídios feitos por pessoas que não são as mais pobres”, diz Pedro Olinto.

O Banco Mundial avaliou que o Bolsa Família é o melhor exemplo de benefício social. Mais da metade dos beneficiados estão entre os 20% mais pobres. O governo gasta hoje menos de 0,5% do PIB e atende mais de 13 milhões de famílias.

É o contrário do que acontece com o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, que garante um salário mínimo por mês aos idosos com renda familiar inferior a R$ 234 por pessoa e não é necessário ter contribuído ao INSS. O relatório conclui: o benefício chega apenas a 12% dos idosos mais pobres que têm direito ao programa.

“O BPC é por exemplo quatro vezes o benefício do Bolsa Família, mas é um benefício que muitos brasileiros acham importantes, então se quer manter esse benefício tem que achar economias em outras partes”, disse o diretor do Banco Mundial no Brasil, Martin Raiser.

Para o Banco Mundial, uma solução para cortar custos seria reformular e juntar: BPC, Bolsa Família, salário-família e Previdência Rural, por exemplo, em um programa só.
O pesquisador do Ipea acha que tem espaço para melhorar a rede de proteção social, mas não desse jeito.

“Entende-se o viés fiscalista porque a situação fiscal é muito grave. Mas não pode ser feito só com o viés fiscalista. Pobreza e idosos são duas coisas distintas e a gente tem que ter um programa para cada um”, afirma Sergei.

Já o Banco Mundial diz que uma unificação não significa perda de benefícios.

“Um programa que seria implementado gradualmente para os novos participantes. Mas é uma decisão da sociedade brasileira, mas imagino que não faz sentido perder benefício”, diz Pedro Olinto.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vinculado ao preço internacional, gás de cozinha fica 68% mais caro

De junho para cá, o preço do gás de cozinha ficou 68% mais caro com reajustes vinculados ao preço do gás no mercado internacional. Agora a Petrobras vai rever essa regra de correção.
O descontão vale a viagem. Para quem vai buscar na porta de um depósito, o botijão de gás de R$ 68 sai por R$ 55,90. Em tempos de alta no preço, promoção é bom negócio para os dois lados.
“A gente teve que perder um pouco do nosso lucro para poder atrair esses clientes novamente”, contou o revendedor de gás Wallace de Abreu.
Nos últimos seis meses, a Petrobras aumentou o preço do gás de cozinha cobrado das distribuidoras em 68%. O gás ficou tão caro que já mudou até o jeito de cozinhar.
No restaurante da dona Emília, o cardápio teve que ser adaptado. Desde que o preço do gás de cozinha disparou, a dona Emília parou de usar o forno. Agora tudo é preparado na boca do fogão para ficar pronto mais rápido. Assim ela usa o gás por menos tempo. E a dona Emília, que é cozinheira de mão cheia, garante: sai mais em conta, mas no sabor não tem economia não.
“Se eu usar o forno diariamente, o botijão de gás dura dois dias. E sem o forno dura uma semana”, explica Maria Emília de Souza.
A carne assada do cardápio foi na panela. Até a receita do pudim, que era feito no forno, mudou: “A receita é a mesma. Só muda o modo de fazer. Que a gente faz na panela com água, tampada, em cima.”
Esses aumentos aconteceram porque o preço do gás de cozinha no Brasil é baseado no mercado internacional, e como os preços lá fora estão oscilando muito, a variação chega até as cozinhas brasileiras.
O aumento desta semana foi o último com base nessas regras. A Petrobras decidiu mudar a metodologia para aliviar o bolso do consumidor, mas ainda não divulgou como será o novo cálculo.
Enquanto isso, o brasileiro se vira. Na casa de Maria do Socorro, no lugar do gás, lenha. Para cozinhar, ela manda brasa. Lá, ultimamente comida só assim, à moda antiga.
“Dá para economizar bastante na lenha. É mais gostosa e mais barata, isso é verdade”, disse.

Fonte: Jornal Nacional
Leia Mais ››

Motorista de carro que caiu no mar no litoral norte de SP é encontrado

Carro foi encontrada próximo à Praia Deserta em São Sebastião (Foto: Lucas Lima Cordeiro/Arquivo Pessoal)O motorista do carro que caiu no mar em São Sebastião na manhã desta sexta-feira (18) foi encontrado após abandonar o carro depois do acidente. Ele teve ferimentos moderados e passa bem. Um guincho foi acionado e retirou o veículo do carro do mar durante a tarde.
De acordo com a vítima, que tem 27 anos e que preferiu não se identificar, ele estava chegando em casa, por volta das 3h, quando perdeu o controle do veículo e caiu no mar. Ele estava sozinho no veículo.
"Estava chovendo durante a madrugada e a pista estava lisa. Eu perdi o controle e quando vi, já estava caindo. Com a queda, o airbag acionou, bati a cabeça com força. Fiquei muito tonto", contou serralheiro, que diz não lembrar detalhes do acidente.
Ele disse que conseguiu sair do veículo, nadou e depois foi andando para a casa, que fica próximo ao local do acidente, e a esposa o levou para o pronto-socorro de Caraguatatuba. Ele foi examinado, medicado e liberado. Além do trauma na cabeça, ele também teve ferimentos na costela, ombro e joelho.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que o motorista procurou a unidade para registrar a ocorrência.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Torcedores dizem que viraram sócios do Vasco, de graça, com a condição de votar em Eurico Miranda

Dois torcedores do Vasco revelaram, em entrevista exclusiva ao RJTV, que nunca pagaram uma mensalidade do clube, mas foram incluídos como sócios para votarem em Eurico Miranda na eleição para presidente do Vasco, investigada com suspeita de fraude. Eles dizem que um ex-candidato a vereador de Magé, que é flamenguista, recrutava moradores do município e, irregularmente, os tornava aptos a participarem do pleito.
Otávio dos Santos Pires foi um dos eleitores designado para votar na urna 7, que teve 90% dos votos para a chapa do atual presidente, Eurico Miranda. A disputa muito acirrada nas outras urnas levantou suspeita sobre a 7. A oposição, então, foi à Justiça para tentar anular a eleição, que terminou com 2.111 votos para Eurico e 1.975 votos para o seu concorrente, Júlio Brant.
Otávio é vascaíno, mas nunca tinha pensado em ser sócio do clube. Conta que, no início deste ano, recebeu uma oferta de um homem para entrar para o quadro de sócios.
"Não precisaria pagar nada, só ser sócio do Vasco, sem precisar pagar. Falou que poderia frequentar tudo, de graça. Aí como eu sou vascaíno, quero pô."
A oferta tentadora só tinha uma condição: "Teria que votar no Eurico", conta.
Cumpriu o combinado e, em 7 de novembro, foi ao clube votar.
"Ele: 'Então, tá, descansa aí que a eleição é até 10 da noite. Pode ficar tranquilo que então eu te pego aí'. Falei: 'beleza'. Aí combinei com meu irmão dei uma dormida. Ele chegou lá acho que umas 6h30, me pegou, pegou meu irmão. A gente foi pra São Januário votar. Chegando em São Januário, eu me deparei com uma situação meio constrangedora, que era uma urna separada, e eu teria que votar nessa urna. Falei: 'ô, estranho'. Fiquei meio cabreiro com isso", conta.
Era a urna 7. Antes de votar, um último embaraço: Otávio nunca teve nem a carteirinha do clube.

"Mas eu não tenho carteirinha. Aí falaram: 'Você vai votar com a identidade. Identidade pode. Teu nome já tá na urna lá."
Otávio identificou o autor dessa oferta de trocar do título pelo voto: Claudio Marcelo de Oliveira. Na última eleição, ele foi candidato a vereador em Magé, com o nome de Grilo da Oficina.

Apontado como recrutador de torcedores para votar no Vasco, Grilo da Oficina foi candidato a vereador de Magé (Foto: Reprodução/TV Globo)
Apontado como recrutador de torcedores para votar no Vasco, Grilo da Oficina foi candidato a vereador de Magé (Foto: Reprodução/TV Globo)

A equipe do RJTV foi até a oficina do Grilo. Ele não quis gravar entrevista, mas numa conversa com o repórter Leslie Leitão admitiu ter captado irregulamente sócios para a eleição na família de Otávio.
"Eu peguei na época foi quatro fichas. Foi para ele, a mãe dele e o irmão."
Otávio conta que, só em Magé, o número de sócios irregulares da urna 7 era muito maior.
"A galera toda de Magé daquela urna foi desse jeito. Só que algumas pessoas não vão falar, tem receio de falar. Mais de 60 pessoas."
Quando Otávio viu as notícias de que a urna 7 tinha sido decisiva na vitória de Eurico Miranda, ficou preocupado e entrou em contato com o Grilo da Oficina.

Torcedores dizem que foram usadas fotos antigas e datas de admissão falsas nas carteirinhas de sócios (Foto: Leslie Leitão/TV Globo)
Torcedores dizem que foram usadas fotos antigas e datas de admissão falsas nas carteirinhas de sócios (Foto: Leslie Leitão/TV Globo)

"Grilo, fala comigo. Deixa eu te falar. Cara, minha mãe tá bolada aqui com essa notícia. Negócio de investigação dessa urna, da nossa urna lá. Pô, ela tá bolada que nego possa ir de casa em casa. Pergunta ao Nilson lá se pode dar problema nisso. Tô bolado também", disse Otávio.
Grilo orientou Otávio a dizer que era sócio antigo, porque os eleitores teriam que ser donos do título com dois anos de antecedência pra ter direito a voto.
"Qualquer coisa entrou no mês 10 de 2015. Entendeu? Então, o que acontece: a mensalidade tá toda em dia. Ela vai imprimir lá e vai trazer os comprovantes. Pode ficar tranquilo. Valeu", respondeu Grilo.
"Como é que vai fazer comprovante se eu não paguei nada? Eles pagavam lá então? Então era isso?", questionou Otávio.
Grilo responde: "É isso aí, filhão, desde 2015... Eles têm todos os retroativos pagos, se não vocês não tava (sic) apto a votar. Ela vai imprimir lá e vai trazer os comprovantes. Você que pagava, entendeu? Pagava mensalidade normal, 45 reais".
Com as denúncias, outros eleitores de Magé começaram a contar o que sabem. Um vascaíno das antigas nem se surpreendeu tanto. Ele disse à polícia que não foi a primeira vez que participou de uma fraude na eleição do clube. E trouxe uma novidade que pode mexer ainda mais com o resultado: votos irregulares também teriam sido depositados na urna 3.
Severino Nunes da Silva é vascaíno há 60 anos. Nunca pagou mensalidade no clube. Mas já votou em duas eleições. Ele recebeu a primeira proposta em 2014.
"Um funcionário do Vasco, nós éramos um grupo lá de vascaínos. Queríamos até montar uma torcida, grupo de torcedores. E ele veio me oferecer: 'Tu não quer uma carteirinha para vc ir lá votar? 'Quero, querer eu quero. E os custos?'. 'Não, não, isso aí vai vir na tua mão tranquilo, você vai só votar no dia lá'", contou.

Neste ano, recebeu outra carteirinha, com outra matrícula e uma nova instrução.
"'Depois que entrega, aí vai à tal urna'. Fui à tal urna, urna 3."
Severino também conhece muita gente em Magé com histórias parecidas. "Tem muitas, não sei a contagem não, mas tem muitas. Pra lá uns 50, tem."
Torcedor do Flamengo
O que também não é segredo em Magé é que o Grilo da Oficina nunca foi vascaíno. No estádio, ele exibe orgulhosamente a camisa do Flamengo, mas na oficina o mecânico que admitiu ter captado sócios para a eleição do Vasco não revelou de jeito nenhum o time do coração.
"Eu torço pro time que eu quiser."
A assessoria de imprensa do Vasco disse que ele só se pronunciaria depois que assistisse à reportagem.
Entenda o caso
A eleição do Vasco foi realizada no dia 7 de novembro, em São Januário. Nela, 691 nomes da lista de sócios foram indicados para votar numa urna separada - a urna 7. Destes, 475 compareceram à votação.
Estes nomes são os sócios de que se filiaram ao clube em novembro e dezembro de 2015, num fluxo muito maior que o registrado nos meses anteriores. O Vasco alega que houve um represamento anteriormente por causa do fim da categoria de sócio geral - que aconteceu no fim daquele ano.
Ao todo, 90% dos votos da urna 7 foram a favor de Eurico Miranda e determinaram a vitória do atual presidente do Vasco. Por causa da suspeita de irregularidades, a oposição entrou na Justiça para tentar anular os votos - o que foi conseguido numa primeira decisão, agora revogada.
A eleição do Vasco é indireta. A chapa vencedora elege 120 conselheiros, enquanto a segunda colocada escolhe 30. Estes 150 se unem aos 150 conselheiros natos para, juntos, numa reunião do Conselho Deliberativo, decidirem o presidente. Ainda não há data para que este encontro aconteça.

Fonte: G1
Leia Mais ››