terça-feira, novembro 24, 2020

Brasil passa marca de 170 mil mortos por Covid; média móvel indica mais de 30 mil casos registrados por dia



O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta terça-feira (24).


O país registrou 638 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 170.179 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 491. A variação foi de +54% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nas mortes por Covid.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 6.121.449 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 33.445 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 30.350 novos diagnósticos por dia, a maior marca desde 20 de setembro. Isso representa uma variação de +34% em relação aos casos registrados em duas semanas, e também indica tendência de alta.


A taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus (Sars-CoV-2) para esta semana no Brasil é a maior desde maio, apontam dados do Imperial College de Londres, no Reino Unido.


Dez estados apresentaram alta na média móvel de mortes: RS, SC, ES, MG, RJ, SP, GO, MS, AM e CE.


Desde a última quinta-feira (19), tem sido necessário relembrar o problema ocorrido no sistema nacional de registros de mortes e casos de Covid-19 do Ministério da Saúde, que teve início no dia 6 de novembro. Diversos estados relataram dificuldades de acesso ao e-SUS e divulgaram dados incompletos ou até mesmo ficaram sem atualizações diárias durante alguns dias. Foi o caso de SP, estado mais afetado pela pandemia em números absolutos, que não teve mortes registradas em 6 dos 8 dias a partir daquela data.


A ausência de atualizações e os números incompletos seguem afetando a comparação para análise de tendência de alta, estabilidade ou queda nos óbitos por Covid, nos estados prejudicados e no Brasil. A partir de sexta-feira (27), esse impacto já não será mais tão significativo.Também vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.


Também vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.


Brasil, 24 de novembro

Total de mortes: 170.179

Registro de mortes em 24 horas: 638

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 491 (variação em 14 dias: +54%)

Total de casos confirmados: 6.121.449

Registro de casos confirmados em 24 horas: 33.445

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 30.350 por dia (variação em 14 dias: +34%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou dois boletins parciais, às 8h, com 169.541 mortes e 6.088.031 casos; e às 13h, com 169.569 mortes e 6.090.197 casos confirmados.)


Estados

Subindo (10 estados): RS, SC, ES, MG, RJ, SP, GO, MS, AM e CE

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (10 estados + DF): DF, MT, PA, RO, BA, MA, PB, PE, PI, RN e SE

Em queda (6 estados): PR, AC, AP, RR, TO e AL

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN registra 86.974 casos confirmados de Covid-19 e 2.664 mortes pela doença



O Rio Grande do Norte soma 86.974 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia e 2.664 mortes pela doença no mesmo período. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta terça-feira (24).


Ao todo, 406 óbitos estão sob investigação.


Em comparação com o boletim do dia anterior, são 206 casos confirmados a mais e outras quatro mortes, segundo uma nas últimas 24 horas.


O número de pessoas internadas pela Covid-19 se manteve em crescimento e atualmente é de 247 pacientes, segundo 144 na rede pública e 103 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 50,7% na rede pública e de 41,8% na rede privada.


Os casos suspeitos no estado subiram de 38.561 para 40.580. Os descartados são 210.453. O número de confirmados recuperados continua em 47.431 e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", teve uma redução para 73.956.


Os números de testes feitos para coronavírus seguem sem atualização e continuam em 253.621, sendo 148.018 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 105.603 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

86.974 casos confirmados

2.664 mortes

47.431 confirmados recuperados

40.580 casos suspeitos

210.453 casos descartados


Fonte: G1

Leia Mais ››

Homem suspeito de estuprar idosa de 65 anos é preso na Grande Natal

Um homem de 32 anos suspeito de ter estuprado uma idosa de 65 anos foi preso nesta terça-feira (24) no município de Parnamirim, na Região Metropolitana.


Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), em Parnamirim (RN) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O suspeito foi detido num primeiro momento por outra violação. Ele descumpriu uma medida protetiva por violência doméstica contra outra mulher e precisava ficar a uma distância de pelo menos 100 metros da vítima.


Segundo a delegada Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Panamirim, Luana Aby Faraj, além da prisão pelo descumprimento da medida protetiva, o suspeito confessou o crime de estupro, que aconteceu na praia de Pirangi do Norte, no litoral Sul.


A delegada explicou que o próximo passo da investigação já foi feito: a solicitação dos exames de comparação biológica para que o estupro seja comprovado.


De acordo com a DEAM, o suspeito responde a sete inquéritos policiais por violência doméstica. Ele cumpria pena em regime fechado e havia sido solto há pouco tempo.


O homem detido fez exame de corpo de delito para laboratório de DNA do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) nesta terça-feira (24) e em seguida foi encaminhado ao sistema prisional.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Motorista sofre acidente e consegue sair do carro antes de poste cair sobre ele na Rota do Sol

 Um motorista perdeu o controle do carro e bateu em um poste na Rota do Sol, no município de Parnamirim, na Região Metropolitana, na tarde desta terça-feira (24). Com o impacto, o poste cedeu sobre o veículo pouco depois.


Homem bateu em poste na Rota do Sol — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


Esse tempo foi o suficiente apenas para o homem sair do veículo antes de ser atingido.


De acordo com Polícia Militar, o motorista foi atendido e encaminhado para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho, em Natal.


Ele estava consciente, mas sangrava pelo nariz, contaram pessoas que o ajudaram após o acidente.


Segundo a família, o homem sofreu escoriações leves e está bem. Ele relatou aos parentes que perdeu o controle do veículo após sentir uma forte dor no lado esquerdo do peito.


A batida aconteceu no sentido de Natal para as praias do litoral Sul. Os familiares do homem contaram que ele é empresário e trabalha com consertos hidráulicos e obras em casa.


Ele se encaminhava para fazer um serviço em um condomínio na praia de Pirangi.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo do RN anuncia lançamento do edital do concurso da Polícia Civil

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou que vai publicar o edital do concurso público da Polícia Civil nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial do Estado (DOE).


Quadro da Polícia Civil no RN não é renovado há 12 anos — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


"Quero comunicar em primeira mão mais um importante passo. Após 12 anos sem renovação no quadro da Polícia Civil, vamos publicar nesta quarta-feira (25) o tão esperado edital do concurso público para delegados, agentes e escrivães", disse Fátima Bezerra em uma live na redes sociais.


O concurso prevê 301 vagas, sendo 47 para delegados, 24 para escrivães e 230 para agentes de Polícia Civil. Além das oportunidades, haverá um cadastro reserva.


O último concurso da Polícia Civil foi em 2008, e o anterior, 15 anos antes. Ou seja, em quase três décadas, só houve dois concursos público para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte.


"Há 12 anos que não se faz um concurso pra Polícia Civil do nosso estado. Assim como pra Polícia Militar, há 15 anos que não se renovava os quadros da Polícia Militar também", disse a governadora.


Anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT) em uma rede social — Foto: Reprodução


Na semana passada, a Polícia Militar finalizou um curso com a formação de mais de mil soldados e anunciou uma nova turma para 2021. O último concurso havia acontecido em 2005.


Anunciado em janeiro deste ano, o concurso público da Polícia Civil previa o começo do curso de formação em agosto - para que os profissionais já fossem contratados no início de 2021. No entanto, por conta da pandemia do coronavírus, segundo o governo, o processo estava parado praticamente desde abril.


Segundo a Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol), o RN deveria ter um efetivo de 5.150 servidores na área, mas atualmente conta com 1.325 vagas ocupadas - apenas 26% do ideal.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Hospitais particulares de Natal têm aumento de internações por Covid-19

 O Rio Grande do Norte manteve nesta semana uma tendência de crescimento no número de internações por Covid-19 no estado. O aumento mais acentuado se dá, principalmente, nos leitos críticos das unidades particulares. Em Natal, alguns hospitais já começam a ter um nível de ocupação de 100% ou próximo disso.


Hospital Rio Grande, em Natal, tem 100% de ocupação nos leitos críticos — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O Hospital Rio Grande é um deles. Desde setembro, com a diminuição de casos graves, a unidade reduziu de 47 leitos críticos de Covid-19 para 21, sendo 10 de UTI e 11 de semi intensivos. Atualmente, todos eles estão ocupados.


Também na capital potiguar, o Hospital do Coração é outro que tem ocupação quase total nos leitos críticos. Atualmente, são 14 leitos destinados para Covid-19 na unidade e 12 deles já estão ocupados. Durante o período mais crítico da pandemia, eram 56 leitos críticos disponíveis.


"No último fim de semana não existia leitos na rede privada. Quem procurou leitos para internação na rede privada, sabe a dificuldade que teve. Teve que ficar internado nos prontos socorros por 24, 48 e até 72 horas", alertou o infectologista André Prudente, que é diretor do Hospital Giselda Trigueiro, em Natal.


Desde o dia 11 de novembro, o número de internados no estado tem aumentado. A rede privada, que chegou a ter 13 pacientes em leitos críticos no mês de outubro, já registra 60, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria do Estado da Saúde Pública (Sesap) de segunda-feira (23).


Segundo o documento, ocupação dos leitos críticos particulares é de 39,2% e dos públicos de 51,2%. O sistema Regula RN, plataforma que monitora as internações no estado, apontava às 14h20 desta terça-feira (24) que o Rio Grande do Norte tem ocupação de 49,5% nos leitos críticos.


Entre as unidades públicas de saúde, o Hospital Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, também tem 100% de ocupação, segundo o Regula RN.


"A gente não teve ainda no Rio Grande do Norte, e esperamos não ter, uma explosão do número de óbitos. Isso se deve, principalmente, ao fato de que, nesse momento, tem leitos disponíveis. Não existe mais fila de espera para internação como aconteceu em março, maio e junho", disse o infectologista André Prudente.



"Nós temos leitos disponíveis e isso faz com que as pessoas morram menos, mas não faz com que a doença diminua, e isso é muito importante. As pessoas têm que tomar todos os cuidados que tomavam no início da pandemia".


O Hospital da Unimed, que chegou a ter 64 leitos de Covid-19, atualmente tem 4 de UTI pediátrica e 14 de enfermaria. Desse total, há uma gestante internada e quatro crianças suspeitas de ter a doença. O


O Hospital São Lucas disse ter 10 pacientes em leitos de UTI para Covid-19 e outros 16 pacientes internados entre apartamentos e enfermaria.


Aumento na rede privada

Para o infectologista André Prudente, o crescimento acentuado na rede privada nos últimos dias é reflexo de como tem se comportado o público que tem acesso a um plano de saúde.


"Os usuários da rede privada são os que estão se aglomerando mais em shows, em bares e em eventos, que são caros, inclusive. São as pessoas que têm condições de pagar plano de saúde", pontuou.


Ele explica ainda que as redes privadas reduziram mais o número de leitos para Covid-19 durante a queda no número de internações, o que também reflete numa ocupação mais preocupante em determinadas unidades.


"Os hospitais públicos desmobilizaram muito menos leitos do que a rede privada. Ou seja, a rede privada, hoje, tem uma capacidade instalada de leitos Covid em torno de 20% do que era em maio e junho", falou.


O infectologista André Prudente conta ainda que as aglomerações durante as comemorações políticas nas últimas semanas deixaram pacientes nas unidades.


"Alguns casos foram notificados pela imprensa. Outros a gente não pode falar por sigilo médico. Mas muitas das pessoas, de candidatos a prefeito, vereador, que participaram da campanha agora e se aglomeraram, fizeram festas de ganhar a eleição, estão doentes neste momento", disse.



"Não foi um, nem dois. Foram alguns prefeitos recém-eleitos que provavelmente pegaram na aglomeração de suas festas de comemoração".

Fim de ano sem festas

O infectologista acompanha a recomendação feita pela Sesap para os festejos de fim de ano no Rio Grande do Norte. Para o infectologista, o melhor em 2020 é não se fazer grandes festas em família para evitar a transmissão da doença.


"Apenas um ano sem fazer grandes festas em família não vai matar ninguém. Mas uma pessoa que leva o coronavírus para alguém com fator de risco na família, essa pessoa pode morrer. Então, esse ano, é melhor a gente ficar sem as festas”, disse.


Para o infectologista, até quem já teve a doença deve manter os cuidados, já que não se tem ainda uma definição sobre os casos de reinfecção.


"Mesmo as pessoas que já tiveram coronavírus, precisam manter os cuidados de precaução. Até porque ela pode voltar a adoecer, e a gente não sabe se quando volta a adoecer é mais grave do que no primeiro episódio, como por exemplo acontece com dengue", falou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Clarão no céu chama a atenção de moradores no RN; astrofísico explica

Um clarão chamou a atenção de moradores de várias cidades do Rio Grande do Norte na noite desta segunda-feira (23). Vídeos e fotos da ‘luz misteriosa’ foram compartilhadas nas redes sociais.


Clarão no céu chama a atenção de moradores no RN — Foto: Cedida


Em Natal, o músico André Araújo ficou intrigado com o clarão. “Ninguém sabe do que se trata,Um clarão estranho, todo mundo só falando nisso nas redes sociais. Eu fiquei curioso pra saber o que é, não acho que seja nada sobrenatural, mas sim algo relativo à ciência”, disse.


Além do RN, o clarão também foi visto em outros estados do Nordeste como Bahia, Piauí e Ceará.


O astrofísico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Dias do Nascimento Junior, explicou que o clarão era uma sonda que faz parte de uma missão espacial da China para estudar a lua. “O clarão foi causado pelo foguete "Longa Marcha 5" que foi enviado à lua pela China. Faz parte de uma missão chinesa que leva a sonda para estudar vários aspectos da lua”, explicou.


Conforme o New York Times, a missão é a última etapa do programa espacial que a China espera culminar com uma estação de pesquisa lunar internacional e, finalmente, uma colônia humana na Lua por volta de 2030.


Parnamirim - Rio Grande Do Norte pic.twitter.com/stXsXH6nnb


— November 23, 2020

Natal-RN pic.twitter.com/R4GuOb6NTD


— November 23, 2020

Muitas mensagens vindo do nordeste de terem visto algo estranho no céu. Mensagens de outras regiões também estão chegando aqui em nossa Dm. Relatem aqui com fotos e vídeos o que vocês viram no céu e comentem de qual região do país você é!


— November 23, 2020


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid-19: comissão quer ouvir Pazuello sobre retenção de testes e reuniões com laboratórios



A comissão mista do Congresso Nacional que acompanha as medidas de combate ao novo coronavírus aprovou nesta terça-feira (24) requerimentos para ouvir o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.


Pazuello será convidado a falar sobre os testes RT-PCR retidos em estoque, prestes a vencer, e também sobre reuniões realizadas com laboratórios que desenvolvem vacinas contra o novo coronavírus.


Por se tratar de um convite, a participação do ministro não é obrigatória.


Um dos requerimentos pede a realização de uma audiência pública com Pazuello para "buscar informações e esclarecimentos" sobre o possível descarte de milhões de testes para detecção da Covid-19.


A reportagem, publicada neste domingo (22) pelo jornal "O Estado de S. Paulo", revela que o Ministério da Saúde armazena em São Paulo um estoque com 6,86 milhões de testes para a Covid-19 que podem perder validade até janeiro de 2021.


Outro requerimento também aprovado nesta terça pede que o Ministério da Saúde preste informações sobre os motivos para a não distribuição desses kits de testagem até o momento. O documento também pede que a pasta informe o plano de distribuição dos testes e o número exato de exames em estoque.


Nesse caso, a resposta é obrigatória e deve ser protocolada em um prazo de até 30 dias. Caso contrário, Pazuello pode responder por crime de responsabilidade.


Reuniões com laboratórios

Outro requerimento aprovado nesta terça pela comissão mista pede audiência pública, também com o ministro da Saúde, para esclarecer dúvidas sobre reuniões realizadas na semana passada com cinco laboratórios cujas vacinas para a Covid19 encontram-se em fase avançada de desenvolvimento.


Pfizer, Janssen, Sputinik V, Moderna e Covaxin estão na lista de empresas recebidas pelo Ministério da Saúde. Nesta série de encontros, o Ministério da Saúde não se reuniu com representantes da CoronaVac, da farmacêutica chinesa Sinovac, que tem parceria com o Instituto Butantan.


As conversas sobre este imunizante estão sendo conduzidas diretamente com representantes do governo paulista.


Parcerias no Brasil

Atualmente, o Brasil tem parceria para futura produção de três candidatas à vacina.


ChAdOx1 - O governo federal fechou acordo para compra da ChAdOx1, desenvolvida pela AstraZeneca/Oxford, e prevê parceria com a Fundação Oswaldo Cruz para produção do imunizante no Brasil. O governo federal vai investir R$ 1,9 bilhão para produção de 100 milhões de doses.

CoronaVac - O governo de São Paulo tem acordo para compra da CoronaVac, em produção pela farmacêutica chinesa Sinovac, e o Instituto Butantan será parceiro na produção da vacina. Há previsão de que as 120 mil primeiras doses da CoronaVac cheguem ao Brasil na sexta-feira, 20 de novembro. Até agora, este é o anúncio mais avançado sobre a chegada de vacinas no Brasil.

Sputnik V - Também existe acordo do governo do Paraná com a vacina Sputnik V, do Instituto Gamaleya, da Rússia.


Além das parcerias, o governo federal fechou acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para receber 42 milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19 dentro da iniciativa chamada Covax Facility. Ainda não está definida qual será a empresa fornecedora. Atualmente, a OMS monitora um portfólio de vacinas candidatas. O governo brasileiro vai investir cerca de R$ 2,5 bilhões no acordo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Justiça determina quebra de sigilo fiscal de sócios da Backer; 26 pessoas foram intoxicadas por bebidas da empresa

O Ministério Público cumpriu nesta terça-feira (24) mandados de quebra de sigilo fiscal e bancário contra os sócios da Cervejaria Backer. Eles também não poderão se ausentar do país.


Banner mostra o relançamento da marca Capitão Senra sob o rótulo "Amber" — Foto: Reprodução / Redes Sociais


A ação cumpre decisão da 2ª Vara Criminal de Belo Horizonte. De acordo com processo, 26 pessoas foram intoxicadas com cervejas produzidas pela Backer. Dez delas morreram e 16 ficaram com sequelas.


Onze pessoas, entre elas três sócios, se tornaram réus no caso. Dez foram denunciadas pelo envolvimento na adulteração de bebidas alcoólicas e uma por falso testemunho.


A decisão da Justiça também determina a suspensão de atividades das empresas relacionadas à marca.


No dia 17 de outubro, o Templo Cervejeiro da Backer, no bairro Olhos D’Água, na Região Oeste de Belo Horizonte, retomou as atividades. Um evento fechado reuniu convidados para degustar a Capitão Senra, um dos rótulos comprometidos com dietilenoglicol.


Quem havia assumido a produção da bebida era a Cervejaria Germânia. Ela chegou a divulgar nota na época informando que "é consagrada pela excelência de produção de cervejas desde 1991. Todos os processos de produção atendem aos requisitos estabelecidos pelo Poder Público e estão em constante evolução, com a modernização dos equipamentos, pesquisas e estudos sobre os ingredientes".



O G1 procurou a Backer que, até a conclusão desta reportagem, não havia se manifestado.


Denúncia acolhida

Onze pessoas ligadas à Cervejaria Backer são rés no processo que investiga mortes causadas por ingestão de dietilenoglicol, substância tóxica encontrada em bebidas produzidas pela empresa.


Dez foram denunciadas pelo envolvimento na adulteração de bebidas alcoólicas e uma por falso testemunho. Entre elas, estão três sócios.


Lista de denunciados

Ana Paula Silva Lebbos - sócia da Backer: denunciada pelo crime do artigo 272, parágrafo 1º-A, do Código Penal, por fabricar, vender, expor à venda, importar, ter em depósito para vender ou, de qualquer forma, distribuir ou entregar a consumo a substância alimentícia ou o produto falsificado, corrompido ou adulterado.

Hayan Franco Khalil Lebbos - sócio da Backer: denunciada pelo crime do artigo 272, parágrafo 1º-A, do Código Penal, por fabricar, vender, expor à venda, importar, ter em depósito para vender ou, de qualquer forma, distribuir ou entregar a consumo a substância alimentícia ou o produto falsificado, corrompido ou adulterado.

Munir Franco Khalil Lebbos - sócio da Backer: denunciada pelo crime do artigo 272, parágrafo 1º-A, do Código Penal, por fabricar, vender, expor à venda, importar, ter em depósito para vender ou, de qualquer forma, distribuir ou entregar a consumo a substância alimentícia ou o produto falsificado, corrompido ou adulterado.

Paulo Luiz Lopes - responsável técnico da Backer: denunciado por homicídio culposo e lesão corporal culposa, além do artigo 272 do Código Penal, parágrafo 1º-A.

Ramon Ramos de Almeida Silva - responsável técnico da Backer: denunciado por homicídio culposo e lesão corporal culposa, além do artigo 272 do Código Penal, parágrafo 1º-A.

Sandro Luiz Pinto Duarte - responsável técnico da Backer: denunciado por homicídio culposo e lesão corporal culposa, além do artigo 272 do Código Penal, parágrafo 1º-A.

Christian Freire Brandt - responsável técnico da Backer: denunciado por homicídio culposo e lesão corporal culposa, além do artigo 272 do Código Penal, parágrafo 1º-A.

Adenilson Rezende de Freitas - responsável técnico da Backer: denunciado por homicídio culposo e lesão corporal culposa, além do artigo 272 do Código Penal, parágrafo 1º-A.

Álvaro Soares Roberti - responsável técnico da Backer: denunciado por homicídio culposo e lesão corporal culposa, além do artigo 272 do Código Penal, parágrafo 1º-A.

Gilberto Lucas de Oliveira - chefe de manutenção da Backer: denunciado por homicídio culposo e lesão corporal culposa, além do artigo 272 do Código Penal, parágrafo 1º-A.

Charles Guilherme da Silva - pelo crime de falso testemunho.


Fonte: G1

Leia Mais ››

PIX registra 12,2 milhões de operações e movimenta R$ 9,3 bilhões nos primeiros 7 dias, diz BC



 O PIX, novo sistema de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central, registrou 12,2 milhões de operações e movimentou R$ 9,3 bilhões nos primeiros 7 dias de funcionamento, informou o banco nesta terça-feira (24).


O primeiro dia de operação plena do PIX foi a segunda-feira (16). Antes, o sistema estava funcionando em fase de testes.


“Tivemos 12,2 milhões de operação na semana. Aumento contínuo ao longo da semana, foi crescendo [...] O valor médio da operação está subindo. Isso siginifica que as pessoas estão ganhando confiança", afirmou Angelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC.


O banco informou também que, nos primeiros 7 dias, 34,5 milhões de pessoas físicas e 2,2 milhões de pessoas jurídicas cadastraram pelo menos uma chave no PIX.


As transações nesta fase inicial do PIX se concentraram em transferências entre pessoas físicas. Segundo o chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, isso aconteceu porque estabelecimentos comerciais ainda dependem da integração dos seus sistemas com as instituições financeiras.


"Neste primeiro momento, nessa primeira semana, a gente vê uma predominância de transações entre pessoas, porque as transações no comércio ainda exigem um passo adicional que é a integração desses sistemas das empresas aos bancos", disse.


"Gradativamente nos veremos também um crescimento das transações que são feitas no comércio", acrescentou Brandt.


Portabilidade

Outro dado apresentado nesta terça-feira foi o da portabilidade, quando uma pessoa pede a migração da chave cadastrada para outra instituição financeira.


No total, foram solicitadas 4.390.252 portabilidades desde 5 de outubro. Os técnicos do BC consideraram o movimento natural.


"A gente enxerga esse número como bastante natural. Não nos chamou a atenção o sentido de haver um comportamento atípico. É um movimento natural de início de operação do PIX", Brandt.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mano Menezes testa positivo para Covid-19 e não comanda o Bahia contra o Unión Santa Fé

 O técnico Mano Menezes testou positivo para Covid-19 e não vai comandar o Bahia na partida desta terça-feira, contra o Unión Santa Fé, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O anúncio foi feito pelo clube no final da tarde desta terça nas redes sociais.


Mano Menezes testou positivo para Covid-19 — Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia


Os auxiliares técnicos de Mano, Sidnei Lobo e James Freitas, também testaram positivo para coronavírus. Por isso, quem vai estar à frente do Bahia nesta terça é o auxiliar técnico Cláudio Prates.


Entre os jogadores, o goleiro Mateus Claus também testou positivo. Por precaução, o volante Edson, que dividiu o quarto com Claus na concentração, foi afastado da partida de logo mais.


Recuperado

Nesta terça, o Bahia também informou o que o colombiano Juan Pablo Ramírez, apelidado de "Índio" Ramírez, e que foi contratado recentemente pelo clube, havia se recuperado da Covid-19. O clube não havia informado que Ramírez havia contraído a doença, o que deixou muitos torcedores irritados nas redes sociais.


Fonte: Globo Esporte

Leia Mais ››

Embaixada da China repudia postagem que Eduardo Bolsonaro publicou e depois apagou



A embaixada da China no Brasil afirmou em nota divulgada nesta terça-feira (24) que são “infundadas” e “solapam” a relação entre os dois países mensagens publicadas em uma rede social pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro e presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.


O deputado escreveu na noite desta segunda-feira (23) — e depois apagou nesta terça — mensagem sobre o 5G, a internet móvel de quinta geração, na qual dizia que o governo brasileiro declarou apoio a uma “aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”.


A implementação da tecnologia 5G virou uma disputa entre China e Estados Unidos. O governo norte-americano acusa as empresas chinesas de espionagem. A China diz que os Estados Unidos utilizam a questão da soberania nacional para prejudicar empresas chinesas.


“O governo Jair Bolsonaro declarou apoio à aliança Clean Network, lançada pelo governo Donald Trump, criando uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”, escreveu Eduardo Bolsonaro na noite da segunda-feira (23).


Segundo o deputado, a aliança pretende proteger os países participantes de invasões e violações às informações particulares de cidadãos e empresas.


“Isso ocorre com repúdio a entidades classificadas como agressivas e inimigas da liberdade, a exemplo do Partido Comunista da China”, disse Eduardo Bolsonaro.


Em nota, a embaixada da China no Brasil afirmou que as declarações de Eduardo Bolsonaro seguem "os ditames dos Estados Unidos de abusar do conceito de segurança nacional para caluniar" o país asiático e cercear as atividades de empresas chinesas.


“Isso é totalmente inaceitável para o lado chinês e manifestamos forte insatisfação e veemente repúdio a esse comportamento. A parte chinesa já fez gestão formal ao lado brasileiro pelos canais diplomáticos”, diz o texto da embaixada.



De acordo com a nota, EUA buscam uma "hegemonia digital exclusiva" por meio de bloqueio à empresa chinesa Huawei.


“Os EUA têm um histórico indecente em matéria de segurança de dados. Certos políticos norte-americanos interferem na construção da rede 5G em outros países e fabricam mentiras sobre uma suposta espionagem cibernética chinesa, além de bloquear a Huawei visando alcançar uma hegemonia digital exclusiva. Comportamentos como esses constituem uma verdadeira ameaça à segurança global de dados”, complementou a embaixada.


O ministro das Comunicações, Fábio Faria, foi questionado por jornalistas se o Brasil entrou na aliança Clean Network a fim de evitar a espionagem chinesa, como havia afirmado o deputado Eduardo Bolsonaro. Faria não quis responder. Disse apenas: “Liga para o Eduardo”.


O ministro deu a declaração depois de se reunir com o presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do relator na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do edital do 5G e de conselheiros da agência. O órgão criará o edital para o leilão das ondas onde a rede operará.


Na nota, os representantes chineses também disseram que as falas do deputado são "infundadas" e "indignas" com o cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara e que os fatos comprovam que a China é "amiga e parceira do Brasil" e que a cooperação entre os dois países "impulsiona o progresso e traz benefícios para os dois povos".


A embaixada disse que o governo chinês incentiva empresas chinesas a operar com base em ciência, fatos e leis e se opõe a qualquer tipo de especulação e difamação injustificada contra empresas chinesas.


Para a representação diplomática da China, as declarações de Eduardo Bolsonaro não refletem o pensamento da maioria da população brasileira e prejudicam a imagem do Brasil.


“Instamos essas personalidades a deixar de seguir a retórica da extrema-direita norte-americana, cessar as desinformações e calúnias sobre a China e a amizade sino-brasileira, e evitar ir longe demais no caminho equivocado, tendo em vista os interesses de ambos os povos e a tendência geral da parceria bilateral. Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil”, diz o texto.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Morre Francisco Camargo, pai dos sertanejos Zezé e Luciano

Pai de Zezé di Camargo e Luciano, Francisco José de Camargo, de 83 anos, morreu na noite de segunda feira (23), após 14 dias internado em um hospital particular em Goiânia. A informação foi confirmada pela assessoria da dupla na manhã desta terça-feira (24).


Por meio de nota, o Hospital Órion, onde Francisco estava internado, informou que o paciente morreu às 23h05 por causa de uma parada cardiorrespiratória e uma "instabilidade hemodinâmica".


Zezé di Camargo chega ao velório do pai, Seu Francisco, em cemitério de Goiânia, Goiás — Foto: Vitor Santana/G1


O velório começou às 10h, no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. O sepultamento está marcado para as 17h. Porém, as cerimônias serão restritas à família para evitar a disseminação do coronavírus.


Também de acordo com a assessoria, Zezé já está na capital goiana. Luciano, que mora em São Paulo, testou positivo para Covid-19 e está em isolamento em casa. Por isso, não irá ao velório.


Apesar dos filhos famosos, Francisco Camargo só ficou conhecido nacionalmente em 2005, após o lançamento do filme “Dois Filhos de Francisco”, que contou a história dele e de sua família.


Francisco Camargo deixa a esposa, Helena Siqueira de Camargo, de 75 anos, e oito filhos: Mirosmar José de Camargo (Zezé), Marlene José de Camargo, Wellintgton Camargo, Emanoel Camargo, Luciele de Camargo, Welson David de Camargo (Luciano), Wesley José de Camargo e Walter José de Camargo. Outro filho do patriarca da família, Emival Camargo, que foi a primeira dupla com Zezé, morreu em 1975 em um acidente de carro.


Ele também tinha dez netos, incluindo a cantora Wanessa Camargo - filha de Zezé, e bisnetos.


Francisco Camargo com esposa, filhos e netos; publicada em 24 de novembro de 2020 em redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram


Internação

Seu Francisco estava internado desde o último dia 10 de novembro, quando sentiu dores no intestino. Quatro dias depois, ele precisou passar por uma cirurgia de emergência para estancar um sangramento no órgão. No dia, Zezé e Luciano estavam em Goiânia para acompanhar de perto a evolução do quadro.


Segundo o irmão dos cantores, Emanoel Camargo, o pai havia começado a retirada dos sedativos na quinta-feira (18). Porém, ele teve nova piora.


Francisco José de Camargo - tirada em 2012 — Foto: Cristina Cabral/O Popular


Nos últimos anos, Francisco convivia rotineiramente com problemas de saúde e internações. Em março de 2018, ele ficou mais de um mês no hospital devido a uma pneumonia.


Já em fevereiro deste ano, o idoso chegou a ser internado para tratar uma infecção decorrente de um enfisema pulmonar. Ele ficou oito dias hospitalizado.

Francisco Camargo com os filhos Zezé e Luciano, em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


2 Filhos de Francisco

O filme “2 Filhos de Francisco” foi lançado em 2005 nos cinemas brasileiros e contou a história de vida da dupla Zezé di Camargo e Luciano e o esforço do pai para tornar a dupla famosa no mundo da música sertaneja. O ator Ângelo Antônio foi o responsável por viver o papel de Francisco. Já a atriz Dira Paes interpretou a esposa dele, Helena.


Segundo sites especializados em cinema, o longa foi assistido por cerca de 6 milhões de pessoas e arrecadou aproximadamente R$ 34 milhões.


Francisco de Camargo com filhos Zezé e Luciano - publicadas nas redes sociais em 9 de agosto — Foto: Reprodução/Instagram


Comunicado da assessoria de Zezé di Camargo e Luciano sobre morte de Francisco


‘Seu’ Francisco se despede com a certeza de missão cumprida


Nascido em Sítio Novo, no interior de Goiás, o homem que um dia presenteou os colegas de trabalho da obra, na construção civil, com fichas telefônicas, sob a condição de que eles usassem as moedas para ligar na principal rádio de Goiânia pedindo pela canção chamada “É o Amor”, despediu-se de nós, nesta segunda feira (23), aos 83 anos, com a sensação de dever mais do que cumprido.


Desde que começou a multiplicar filhos com Dona Helena, “seu Francisco” preparava com afinco a dupla sertaneja com que tanto sonhava. Primeiro fez de Emival, o segundo filho, par de Mirosmar, o primogênito, mas, quis o destino que Emival saísse de cena precocemente. Só muitos anos depois, o Seu Francisco foi ver Mirosmar alinhado com o Welson David, ambos atendendo já como Zezé Di Camargo e Luciano.


A essa altura, o amor já era algo que mexia com a nossa cabeça e o nosso coração, e fazia a gente “entender que a vida é nada sem você”. Neste momento, diante da partida do pai, os filhos todos de Francisco - Mirosmar José, Emmanoel José, Marlene, Wellington, Walter, Welson David, Werlei e Luciele entoam justamente esse verso, certos de que a vida não seria nada sem ele e a parceria da mãe, a guerreira dona Helena, que tem amparado os filhos e netos com uma força descomunal.



De origem extremamente humilde, Seu Francisco viveu bem e o bastante para experimentar a maior das dores – a perda de um filho – e a mais gratificante das vitórias, que é o alcance do êxito absoluto dos filhos. Teve sua história contada em filme visto por a grande consagração dos filhos. Ainda há poucos dias, contabilizaram-lhe, em uma mesa, os quase 7 milhões de pessoas que foram assistir a esse enredo só no cinema. Salve!


O pai do Seu Francisco chamava-se Onofre Francisco. Ele pensava que Francisco fosse sobrenome e foi batizando todos os filhos com Francisco: Vicente Francisco, Liberato Francisco... O impasse se deu quando quis batizar um deles justamente com o nome de Francisco. Não podia ser Francisco Francisco. E então ficou Francisco José, acrescido de Camargo. E assim ele formou com honra o clã que todos amam.


Foi embora um homem simples, que deixou um grande exemplo de superação com um legado de honestidade!


Fonte: G1

Leia Mais ››

Prisão em 2ª instância: autor pede apoio do governo, e Mourão diz que decisão 'não passa' por ele

O autor da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê execução imediata da pena após condenação em segunda instância, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), se reuniu nesta terça-feira (24) com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão.


Manente disse que pediu apoio claro do governo à proposta. Em resposta, no entanto, Mourão disse que esse apoio "não passa" pela vice-presidência da República e que não é o "articulador político do governo".


"Isso é uma questão do governo, ela não passa por mim. Eu não sou o articulador do político do governo. Eu deixei isso claro para ele. A mensagem será levada, mas não é minha função fazer articulação do governo. São decisões que são tomadas em outro nível, não no meu", disse Mourão aos jornalistas.





Alex Manente defende a retomada dos trabalhos na comissão especial da Câmara que analisa a PEC. O colegiado não se reúne desde março em razão da pandemia da Covid-19, assim como a maioria das comissões no Congresso Nacional.


Mourão disse que é "favorável" à prisão após condenação em segunda instância, e que acredita no avanço do tema no Congresso. Após a reunião na vice-presidência, Alex Manente informou ter solicitado também um encontro com o presidente Jair Bolsonaro.



Apesar de dizer que "a mensagem será levada", Hamilton Mourão negou que pretenda tratar do tema com o presidente da República.


Apoio da base aliada

Manente informou nesta terça que também já tratou do tema com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-AP). Segundo o autor da PEC, Maia aguarda a desobstrução do plenário para pautar o pedido de retorno da comissão.


Os partidos do Centrão, que compõem a base aliada do governo Bolsonaro, têm travado as votações no plenário da Casa. Essa é uma estratégia para pleitear o comando da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que ainda não foi sequer instalada em 2020.


"Sem o apoio do governo, esses partidos continuarão obstruindo a pauta", declarou Manente.


Para o deputado, os partidos que já votavam com Bolsonaro em 2019 – a "base raiz", nas palavras dele – são favoráveis ao projeto. O problema estaria nos partidos do Centrão, que passaram a integrar a base governista em fevereiro.


"A 'base raiz' sempre defendeu e continua colaborando. O que nós precisamos é do novo arco de alianças do governo [Centrão]. Esse novo arco de alianças que, muitas vezes, têm trabalhado para que essa pauta não avance. O governo precisa entrar em campo", concluiu.



O que diz a PEC

A proposta em debate na comissão altera Constituição para que a execução da pena seja imediata após a condenação em segunda instância.


Além da área penal, a PEC trata da execução de penas em outros campos do direito, como o tributário, trabalhista e eleitoral.


Atualmente, o artigo 5º da Constituição diz que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". O trânsito em julgado é a etapa em que não cabe mais nenhum recurso.


No parecer, o relator da PEC, Fábio Trad (PSD-MS), prevê que o trânsito em julgado passaria a ser após a segunda instância. Em certas situações, o réu ainda poderia recorrer a outra instância, mas o recurso não impediria o trânsito em julgado.


Na prática, por exemplo, se um réu for condenado à prisão em segunda instância, ele já poderia cumprir a pena na cadeia sem aguardar os recursos a instâncias superiores.


Hoje, nesses casos, por um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a execução da pena só acontece após o processo passar por todas as instâncias.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ministro do STF rejeita ação que queria suspender tramitação da reforma administrativa

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta terça-feira (24) uma ação que pedia a suspensão da tramitação da proposta de reforma administrativa.


A proposta foi entregue pelo governo ao Congresso Nacional em setembro. O texto propõe mudanças nas regras do funcionalismo público dos três poderes, nas esferas federal, estadual e municipal (veja os detalhes mais abaixo).


O argumento do governo é que a reforma vai aperfeiçoar o funcionamento da máquina pública, por meio da contenção de gastos e do aumento da eficiência.


Após a entrega da proposta, cinco deputados e dois senadores acionaram o STF alegando que o Poder Executivo não enviou ao Legislativo os estudos e a análise sobre o impacto orçamentário a ser produzido pela reforma, o que tornaria, no entendimento dos parlamentares, irregular a tramitação da matéria.


Fazendo upload: 749672 de 749672 bytes.
O ministro Marco Aurélio Mello, do STF — Foto: Nelson Jr./STF


A decisão de Marco Aurélio

Ao analisar a ação, o ministro do STF entendeu que não há irregularidades.


"Inexiste transgressão a repercutir no processo legislativo de reforma da Constituição. [...] É incabível atuação prematura do Supremo", afirmou Marco Aurélio Mello na decisão.


Tramitação

Em manifestação enviada ao Supremo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou que, enquanto a Casa não retomar as deliberações presenciais, em razão da pandemia, a reforma não deve tramitar.



O deputado afirmou também que as comissões permanentes, entre as quais a Comissão de Constituição e Justiça, ainda não foram instaladas.


"Enquanto a Câmara não retomar as deliberações presenciais, sequer é possível constituir a comissão especial [...]. Diante desse conjunto de circunstâncias, a Presidência da Câmara dos Deputados não chegou sequer a distribuir a matéria", disse.


Rito de PEC

Como se trata de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), o texto:


começará a ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça, responsável por discutir a constitucionalidade da proposta;

depois, uma comissão especial, responsável pela análise do conteúdo do texto, votará a reforma;

por fim, a proposta passará por duas votações no plenário da Câmara e se, a aprovada, será enviada ao Senado;

o texto será aprovado se tiver os votos favoráveis de ao menos três quintos dos parlamentares (308 dos 513 deputados; 49 dos 81 senadores).


O que diz a proposta?

A reforma administrativa do governo Bolsonaro foi enviada ao Congresso no começo de setembro deste ano. A proposta prevê mudanças nas regras para o funcionalismo público, como:


Fim do regime jurídico único da União e criação de vínculo de experiência, vínculo por prazo determinado, cargo com vínculo por prazo indeterminado, cargo típico de Estado e cargo de liderança e assessoramento (cargo de confiança);

Exigência de dois anos em vínculo de experiência com "desempenho satisfatório" antes de o profissional ser investido de fato no cargo público e começar o estágio probatório de um ano para as carreiras típicas de Estado (que só existem na administração pública, como auditor da Receita Federal e diplomata);

Exigência de classificação final dentro do quantitativo previsto no edital do concurso público, entre os mais bem avaliados ao final do período do vínculo de experiência;

Mais limitações ao exercício de outras atividades para ocupantes de cargos típicos de Estado e menos limitações para os servidores em geral;

Proibição de mais de trinta dias de férias por ano;

Proibição de redução de jornada sem redução da remuneração;

Vedação de promoções ou progressões exclusivamente por tempo de serviço;

Banimento de parcelas indenizatórias sem a caracterização de despesas diretamente decorrente do desempenho da atividade;

Vedação da incorporação de cargos em comissão ou funções de confiança à remuneração permanente;

Vedação da aposentadoria compulsória como modalidade de punição.


Fonte: G1

Leia Mais ››