domingo, julho 12, 2020

Apenas 13% das cidades do RN ampliaram a flexibilização

Pelo menos 23 cidades do Rio Grande do Norte publicaram decretos municipais que ampliam a retomada gradual da economia, diferente das recentes decisões do Governo do Estado, que suspendeu o processo de reabertura e só pretende reiniciar novas frações do plano de reabertura no próximo dia 15. Entre as cidades que não acataram as regras do decreto estadual estão Natal, Parnamirim e Mossoró. As três cidades iniciaram novas fases da reabertura das atividades do comércio e de serviços ao longo da semana. Ao todo, apenas 13% dos municípios ampliaram a flexibilização da economia.

Governadora Fátima Bezerra anunciou nesta sexta-feira (10) que a próxima etapa de reabertura da economia estadual vai acontecer no proximo dia 15

Juntas, as cidades de Natal, Parnamirim e Mossoró são as cidades somam 21.627 casos confirmados da doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). O número representa 58,2% de todas as infecções contabilizadas de Covid-19 no Estado.

Em Natal, no entanto, na última quinta-feira (09), o Ministério
Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o Ministério Público Federal no RN (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) ingressaram com uma ação civil pública (ACP) contrária à retomada das atividades econômicas adotada
pela Prefeitura do Natal. Na capital potiguar, já foi permitida a reabertura de vários setores não essenciais, mesmo com sistema de saúde lotado e sem perspectivas quanto ao fim da pandemia.

Em Parnamirim, que está em uma fase mais avançada na liberação de atividades comerciais, a Prefeitura local autorizou o funcionamento de bares na cidade a partir desta sexta-feira (10), inclusive com possibilidade de música ao vivo nos ambientes.

Segundo a governadora Fátima Bezerra, o fato de que apenas 20 cidades decidiram seguir as determinações do Estado é importante para a manutenção das ações de controle da pandemia. Segundo ela, isso permite uniformização das ações, reduzindo potenciais novos focos de contágio. Ela avalia como positiva a decisão de vário municípios da Região Metropolitana de Natal terem mantido regras rígidas de isolamento. “Muito importante termos as cidades de Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Ceará-Mirim entre as que estão seguindo dos decretos do Estado”, disse.

Ainda segundo ela, a próxima fração de reabertura será iniciada
no dia 15. A data foi confirmada após a redução dos números de
internação de leitos críticos. A taxa verificada de ocupação para a
Covid-19 ficou em 83%.

No começo da semana, o plano de retomada foi suspenso porque o índice estava em 92%, ou seja, superior ao índice estabelecido em decreto para reabertura, que é de 80%.“Estou confiante que na próxima semana possamos retomar o plano. E queremos fazê-lo de forma responsável”, disse a governadora.

Questionada sobre a suspensão no início da semana, Fátima esclareceu que o senso de responsabilidade pautou a decisão. “Naquele momento, não conseguimos assegurar que a ocupação de leitos estivesse inferior a 80%. Por isso, suspendemos o plano de retomada. Tivemos senso de responsabilidade em preservar a vida do povo do RN”.

PESQUISA DE PREVALÊNCIA

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) planeja iniciar ainda este mês uma pesquisa de prevalência do coronavírus em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo é conseguir obter informações de 30 mil amostras coletadas. Segundo o titular da pasta, Cipriano Maia, o projeto está em fase final de implantação.

A Sesap vai contratar uma empresa para obter os insumos para a coleta de
amostras. A dúvida para o início dos trabalhos é o formato do teste que será utilizado para processar os dados.

“O projeto está pronto, já foi aprovado pelo comitê de ética, e estamos viabilizando a contratação de uma empresa para auxiliar na pesquisa e garantia dos insumos”, explicou.

De acordo com Cipriano Maia, os testes sorológicos, apesar de apresentarem resultados em curto prazo, podem indicar resultados inconclusivos. Já os do RT-PDR, de análise genética, têm maior segurança, mas também demandam
mais tempo de processamento e são mais caros.

Ainda segundo ele, o estudo de prevalência permite a obtenção de dados mais precisos sobre comportamento do vírus.

“É um estudo desenhado para ser uma pesquisa amostral, com extratos
populacionais, para buscarmos saber qual proporção da população já teve coronavírus”, encerrou.

CIDADES QUE AMPLIARAM FLEXIBILIZAÇÃO


NATAL
PARNAMIRIM
MOSSORÓ
RIACHUELO
SANTA CRUZ
APODI
CERRO CORÁ
LAGES
MONTANHAS
PARANÁ
PUREZA
AFONSO BEZERRA
JOÃO CÂMARA
SERRA CAIADA
SEVERIANO MELO
SITIO NOVO
TENENTE ANANIAS
CAICÓ
GUAMARÉ
RIO DO FOGO
TIBAU DO SUL
SÃO JOSÉ DO MIPIBÚ
TANGARÁ

Fonte: Agora RN
Leia Mais ››

Morre ex-deputado Nelson Meurer, condenado na Lava Jato e internado por Covid-19

O ex-deputado federal Nelson Meurer, primeiro condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Operação Lava Jato, morreu, aos 77 anos, na manhã deste domingo (12).

Ex-deputado federal Nelson Meurer morreu na manhã deste domingo (12), em Francisco Beltrão — Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Ex-deputado federal Nelson Meurer morreu na manhã deste domingo (12), em Francisco Beltrão — Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados

Ele estava internado após testar positivo para Covid-19.

A morte foi confirmada pelo advogado do ex-deputado e pela direção da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, onde ele cumpria pena de 13 anos e 9 meses, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

A Prefeitura de Francisco Beltrão publicou nota nas redes sociais, lamentando a morte do ex-deputado.

"Além de reconhecer o seu trabalho em prol de Francisco Beltrão, deseja força para a família. O prefeito Cleber Fontana decretou luto oficial no município", diz a nota.
Meurer estava internado em um hospital particular desde terça-feira (7), com riscos por ser cardiopata, diabético, hipertenso e renal crônico.

A confirmação do diagnóstico de coronavírus foi divulgada pela defesa dele, na quinta-feira (9).

O advogado do político, Michel Saliba, informou que o corpo deve ser cremado.

Prisão domiciliar negada
De acordo com a defesa, diversos pedidos de prisão domiciliar para Meurer foram negados pelo STF, desde novembro de 2019. O ex-deputado foi preso em outubro.


Nesta semana, o advogado entrou com um novo pedido de prisão domiciliar na Suprema Corte, que não recebeu decisão até este domingo.

A defesa havia argumentado no pedido de prisão domiciliar sobre as doenças pré-existentes de Meurer, a idade avançada e a confirmação de ter contraído o novo coronavírus.

"A situação toda é que ele não ficou em isolamento. Quem está em uma cela, com contato, em um ambiente prisional, está sujeito a isso. Infelizmente, essa realidade poderia ter sido evitada", disse o advogado.

Marcos Andrade, diretor da Penitenciária de Francisco Beltrão, informou que o ex-deputado estava em uma ala de presos que trabalham no local e que outros dois detentos também foram diagnosticados com coronavírus.

Biografia
Nelson Meurer nasceu em 23 de julho de 1942, em Bom Retiro, Santa Catarina. Era agropecuarista e foi prefeito de Francisco Beltrão entre 1989 e 1993.

Atuou como presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural e do Sindicato Rural de Francisco Beltrão, de acordo com o Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo informações da Câmara, foi eleito deputado federal em 1994, tomando posse em 1995. Teve seis legislaturas no cargo, atuando como deputado federal com mandato até 2018.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cerca de 4 mil pessoas se candidatam para testes de vacina alemã contra Covid-19

Cerca de 4 mil pessoas se inscreveram para participar de testes para vacina contra o coronavírus no Hospital Universitário Tübingen, no sudoeste da Alemanha.

Funcionário da CureVac manipula vacina experimental contra Covid-19 em Tubingen, na Alemanha, em foto de 12 de março  — Foto: Andreas Gebert/ Reuters
Funcionário da CureVac manipula vacina experimental contra Covid-19 em Tubingen, na Alemanha, em foto de 12 de março — Foto: Andreas Gebert/ Reuters

Pesquisadores dizem estar surpresos com o grande número de potenciais voluntários, pois eles normalmente têm dificuldade para encontrar pessoas suficientes para participar de estudos médicos.

"É realmente uma situação de luxo, diferente dos testes clínicos comuns", disse o diretor do estudo Peter Kremsner à agência de notícias DPA. "Normalmente, temos problemas para encontrar voluntários suficientes."
Um estudo clínico começou em meados de junho para testar a tolerabilidade de uma vacina desenvolvida pela empresa biofarmacêutica alemã Curevac.

Desde então, cerca de 50 pessoas receberam o medicamento. Segundo Kremsner, nenhum efeito colateral surpreendente foi observado. O grande número de voluntários faz com que não seja possível incluir todos no teste. O estudo pretende testar 168 indivíduos no total.

Além de Tübingen, serão realizados testes nas cidades alemãs de Hannover, Munique e Ghent, na Bélgica. Se a primeira fase do estudo for bem-sucedida, seguirão estudos com significativamente mais voluntários.

A Curevac, baseada em Tübingen, está trabalhando em uma chamada vacina de mRNA. Um tipo de molécula mensageira, o mRNA contém instruções para a produção de proteínas.

Pesquisador Philipp Hoffmann, da companhia CureVac, trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus — Foto: Reuters/Andreas Gebert
Pesquisador Philipp Hoffmann, da companhia CureVac, trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus — Foto: Reuters/Andreas Gebert

Para esta vacina, os pesquisadores da Curevac adicionaram ao mRNA instruções para construção de uma nova proteína de Sars CoV-2. Após a vacinação, as células humanas devem produzir essa proteína, que o corpo reconhecerá como estranha, formando anticorpos e outras resistências imunológicas.

A Curevac receberá 75 milhões de euros (mais de R$ 450 milhões) em empréstimos do Banco Europeu de Investimento (BEI), anunciou o banco na segunda-feira (6). O dinheiro ajudará a empresa a concluir uma instalação de produção e apoiará o desenvolvimento e a produção em massa de uma vacina.

O governo alemão anunciou em junho que iria adquirir uma participação de 300 milhões de euros (R$ 1,8 bilhão) na empresa. Os primeiros resultados do teste clínico são esperados para agosto, segundo a companhia.

Depois da farmacêutica Biontech, a Curevac é a segunda empresa alemã a receber permissão para testes clínicos para uma vacina contra o novo coronavírus.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Caixas com cerveja de lotes contaminados da Backer são encontrados em terreno baldio de Belo Horizonte

Caixas de cerveja da Backer, que fazem parte de lotes contaminados por dietilenoglicol, foram encontrados em um lote vago no bairro Buritis, na Região Oeste de Belo Horizonte neste sábado (11).

Caixas com cervejas de lotes contaminados da Backer são encontrados em terreno baldio — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Caixas com cervejas de lotes contaminados da Backer são encontrados em terreno baldio — Foto: Polícia Civil/Divulgação

O material foi recolhido para a análise. O delegado Flávio Grossi, que investiga os casos de contaminação provocados pela cerveja, disse que este tipo de descarte pode provocar riscos à saúde pública.

Investigação
Onze funcionários da cervejaria Backer foram indiciadas pela Polícia Civil de Minas Gerais após a intoxicação por dietilenoglicol em cervejas da marca. Entre os crimes, estão lesão corporal, contaminação de produto alimentício e homicídio.

Segundo o delegado Flávio Grossi, a Polícia Civil conseguiu comprovar, física e quimicamente, a existência de um vazamento no tanque de cerveja.

As investigações comprovaram que o vazamento começou em setembro de 2019, quando foi adquirido o tanque JB10, que foi onde a polícia concentrou seus esforços, por ter demonstrado quimicamente alta concentração da substância. Para o Ministério da Agricultura, a contaminação começou ainda antes, em janeiro de 2019.

Fonte: G1
Leia Mais ››