quinta-feira, outubro 19, 2017

Corpo encontrado carbonizado na BR 110 em Mossoró é identificado no ITEP

O homem encontrado morto com corpo carbonizado, nesta manhã de quinta-feira 19 de outubro de 2017, as margens da BR 110 sentido Upanema na zona rural de Mossoró, foi identificado. 

Trata-se de Juscivaldo Teixeira Luz Junior, conhecido popularmente como "Bob" de 26 anos de idade, que residia na Rua Ferrari no Conjunto Nova Mossoró. 

Os familiares compareceram ao Instituto Técnico e Científico de Perícia (ITEP), reconheceram o corpo através de vestes (Tênis), além de uma lesão em uma das pernas, devido a um acidente de trânsito, onde foi preciso a colocação de platina. 

O ITEP também fez a identificação do corpo através de exame realizado nas impressões digitais e confronto com documentos pessoais da vítima. 

Lucivaldo Teixeira, foi encontrado morto com várias perfurações de balas e com o corpo carbonizado, embaixo de uma moto CB 300 que também foi queimada. 

A divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deverá iniciar as investigações do caso nesta sexta feira (20). Até o momento não há informações sobre a motivação para brutal execução. 






Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros volta a ser atingido por incêndio e tem visitação suspensa

Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Foto: Fernando Tatagiba/ ICMBio)O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na região nordeste de Goiás, voltou a ter focos de incêndio. Mais de 100 brigadistas combatem as chamas nesta quinta-feira (19). Por questão de segurança, a visitação ao local está suspensa por tempo indeterminado.
“Fechamos o parque para visitação até que o fogo esteja controlado e não haja mais risco para os visitantes porque com o fogo fora de controle teríamos de fazer uma evacuação sem saber onde exatamente as pessoas estão”, explicou ao G1 o coordenador de prevenção e combate a incêndios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cristhian Berlinck.
Os focos de incêndio começaram na última terça-feira (17), um na região do Pouso Alto e outro nas proximidades do Rio Preto. De acordo com o ICMBio, o fogo já atingiu 9,4 mil hectares.
A ação de combate às chamas é realizada pelo ICMBio em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Além dos 115 brigadistas e voluntários ligados aos órgãos, a força-tarefa conta com quatro aviões tanque de lançamento de água e um helicóptero.

Cinco aeronaves e mais de 100 brigadistas combatesm as chamas (Foto: Fernando Tatagiba/ ICMBio)
Cinco aeronaves e mais de 100 brigadistas combatesm as chamas (Foto: Fernando Tatagiba/ ICMBio)

As entidades informaram que solicitaram no fim desta manhã apoio ao governo estadual no combate ao incêndio. Eles pedem o apoio do Corpo de Bombeiros e de aeronaves.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídrico, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) para saber se tomará alguma medida, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Incêndios criminosos
Coordenador do núcleo de operações de combate a incêndios do Ibama, Devalcino Francisco de Araújo explicou que, além do combate, as equipes também fazem trabalho de orientação e fiscalização para evitar que pessoas coloquem fogo na mata.
“Todos os incêndios são criminosos, pessoas que foram queimar roça, lixo ou que colocaram propositalmente”, disse Araújo ao G1.
Além do incêndio desta semana, outros dois focos atingiram o parque na última semana. Os agentes levaram quase quatro dias para fazer o combate.
Só neste ano, o Parque da Chapada dos Veadeiros teve 30 mil hectares queimados. As entidades ainda estimam os danos às fauna e à flora.

Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás (Foto: Fernando Tatagiba/ ICMBio)
Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás (Foto: Fernando Tatagiba/ ICMBio)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeito de São Gonçalo é recebido pelo Papa Francisco

Durante Audiência Papal, na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (18), o prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio (Paulinho) e sua esposa, Terezinha Maia, foram recebidos pelo Papa Francisco. Na ocasião, o casal estava acompanhado do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e do capelão do santuário de Uruaçu, padre Murilo Paiva.
Simpático e sorridente, ao ouvir do gestor o pedido de proteção no comando do município, o santo papa abençoou o prefeito e ainda o presenteou com um terço bento. “Muita emoção. Agradeço a Deus por esse momento tão sublime e inesquecível”, observa Paulinho.
O gestor municipal ainda ressaltou sua admiração ao pontífice pela forma como conduz a igreja católica. “Francisco tem o dom de agregar e unir todos os povos, com o mesmo sentimento: a fé em Deus”, pontuou.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Fogo destrói hotel de luxo em Mianmar

Bombeiros combatem fogo em hotel de luxo em Mianmar (Foto: YE AUNG THU / AFP)Uma pessoa morreu e pelo menos outras duas ficaram feridas nesta quinta-feira (19) em um incêndio que destruiu a maior parte do famoso Hotel Palácio Kandawgyi, situado no lago do mesmo nome de Rangum, a antiga capital de Mianmar.
Pelo menos uma pessoa morreu e duas ficaram feridas, segundo Htay Lwin, porta-voz do grupo Htoo, dono do hotel.
As autoridades investigam a causa do incêndio que começou de madrugada e demandou o trabalho de dezenas de bombeiros e mais de quatro horas de esforço contínuo para controlar as chamas. Cerca de 140 hóspedes foram levados para outros hoteis da região.
Segundo a Efe, o fogo atingiu 70% do hotel, um dos edifícios mais representativos de Rangum pelo seu estilo colonial.
O prédio foi inaugurado em 1934 como um clube de remo situado à margem do Kandawgyi, um lago artificial criado durante a época colonial britânica para abastecer à população de água 

Fonte: G1
Leia Mais ››

STJ manda soltar Carlos Arthur Nuzman, e o proíbe de deixar o Brasil

STJ manda soltar Carlos Arthur Nuzman, e o proíbe de deixar o BrasilA Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) mandou nesta quinta-feira (19) soltar o ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Carlos Arthur Nuzman.
Preso no último dia 5, Nuzman é suspeito de intermediar o pagamento de propinas para que o Rio de Janeiro fosse escolhido a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Por 4 votos a 0, a Sexta Turma do STF substituiu a prisão preventiva (antes de julgamento sobre a culpa ou inocência) pelas seguintes medidas cautelares:
Entrega do passaporte;
Proibição de deixar o Brasil;
Proibição de contato com outros investigados.
Além de Nuzman, também são suspeitos de participação nos crimes Leonardo Gryner, ex-diretor do COB; o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, preso desde novembro; e o empresário Arthur Soares, o "Rei Arthur".
Todos foram denunciados nesta quarta (18) junto com os senegalezes Papa Massata Diack e Lamine Diack.
Lamine, integrante do Comitê Olímpico Internacional (COI), teria vendido o voto dele e negociado a venda ilegal com outros membros africanos do comitê. Papa, seu filho, teria ajudado Nuzman no negócio e recebido o dinheiro. Contra Gryner também há uma denúncia por organização criminosa.
De acordo com a denúncia, Cabral, Nuzman e Gryner solicitaram diretamente a Arthur o pagamento de US$ 2 milhões para Papa Diack, para garantir votos para o Rio de Janeiro na eleição da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o que configura corrupção passiva.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia identifica corpos de meninas achadas mortas em carro na Zona Leste de SP

A polícia informou na tarde desta quinta-feira (19) que os corpos das duas crianças encontradas mortas dentro de uma van na Zona Leste de São Paulo, na semana passada, foram identificados.
De acordo com o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), os corpos encontrados na última quinta-feira (12), Dia das Crianças, às 17 horas, no Jardim Lapena, são de Adrielli Mel Porto, a Mel, de 3 anos e 8 meses, e Beatriz Moreira dos Santos, a Bia, de 3 anos e 11 meses.
Os legistas tiveram dificuldades para identificar os corpos, que estavam em estado avançado de decomposição. A identificação dos corpos aconteceu após exame de DNA mitocrondrial.
O DHPP chamou as famílias para que retirem os corpos e comecem os preparativos para os funerais.
As meninas encontradas mortas dentro de um veículo Fiorino de cor branca em uma favela de São Miguel Paulista estavam desaparecidas desde o dia 24 de setembro.
Duplo assassinato é a principal hipótese investigada pela Polícia Civil para a morte de duas meninas encontradas dentro de um carro. O caso foi registrado no 63º Distrito Policial, na Vila Jacuí, e o DHPP investiga o crime.

Beatriz Moreira dos Santos e Adrielly Mel Severo Porto sumiram no dia 24 de setembro (Foto: Reprodução/TV Globo)
Beatriz Moreira dos Santos e Adrielly Mel Severo Porto sumiram no dia 24 de setembro (Foto: Reprodução/TV Globo)

O caso
A polícia foi acionada por moradores do Jardim Lapena no dia 12 de outubro. Como era dia das crianças, os vizinhos tinham fechado parte da Rua Call para fazer um churrasco e sentiram um cheiro muito forte vindo de um terreno que estava fechado com placas de alumínio.

Um vizinho pulou o muro e encontrou a Fiorino branca com os dois corpos dentro.
Mesmo antes da conclusão do IML, contudo, os vizinhos já desconfiavam que se tratavam de Bia e Mel. Elas desapareceram no dia 24 de setembro, quando brincavam em frente de casa, cerca 150 metros do local onde fos corpos foram encontrados.
Também antes do anúncio de identificação, as mães das crianças estiveram no IML e reconheceram as roupas que as filhas vestiam no dia do desaparecimento. O chinelo de uma das meninas também foi reconhecido.
Investigação
Apesar do estado dos corpos, a polícia vai tentar identificar se as meninas foram alvo de violência sexual. Segundo a delegada Ana Lucia Lopes Miranda, do DHPP, os vizinhos relatam que não houve nenhuma anormalidade naquele dia.
Uma das meninas estava sem a parte de baixo da roupa. A polícia também analisa as impressões digitais em uma embalagem de preservativo fechado encontrado dentro do furgão. Foram colhidas mais de 100 digitais no veículo periciado.
Também estão sendo analisadas as impressões digitais em um rádio comunicador que estava dentro do veículo.
Além da possibilidade de duplo assassinato, a polícia trabalha a hipótese de acidente. Para a delegada, as meninas podem, por exemplo, ter entrado no veículo para brincar e, em razão de o carro ter uma tranca interna de difícil acesso, ter ficado presas.
"Por enquanto não dá para dizer se foi um crime, se foi acidente. Depende dos laudos para definir o que aconteceu", disse Ana Lucia Lopes Miranda, do DHPP.
O carro é produto de roubo em Guarulhos. O chassi e o número de motor remetem a um veículo que foi roubado na área do 53º Distrito Policial - Parque do Carmo.
O veículo foi levado para o pátio da delegacia do bairro. O DHPP ainda procura identificar o dono do automóvel, que foi roubado este ano. Um rádio comunicador, que foi recolhido para a análise das digitais, e uma touca preta foram apreendidas na Fiorino.
Os investigadores já sabem que um pedaço de madeira travava a porta do baú do veículo e um outro pedaço impedia que a porta do motorista fosse aberta.
Até o momento não há suspeitos. O governo de São Paulo oferece R$ 50 mil de recompensa para quem tiver informações que possam ajudar a polícia a identificar possíveis envolvidos na morte das meninas. As denúncias podem ser feitas pela internet no site de denúncias ou diretamente com os policiais que investigam o caso.

Fiorino, onde corpos foram achados, estava em terreno; chinelo de uma das crianças foi reconhecido pelos familiares (Foto: Reprodução/TV Globo)
Fiorino, onde corpos foram achados, estava em terreno; chinelo de uma das crianças foi reconhecido pelos familiares (Foto: Reprodução/TV Globo)

Desaparecidos
Integrante do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana (Condepe) e coordenador da Comissão da Criança e do Adolescente, o advogado Ariel de Castro Alves defende que, em casos de desaparecimento, as famílias procurem a delegacia para registrar o boletim de ocorrência o quanto antes.
Por ano, 40 mil crianças e adolescentes desaparecem no país. Em São Paulo, a cada 10 desaparecidos, quatro são crianças e adolescentes.
"A maioria das crianças que desaparecem estão em situação de vulnerabilidade social e em periferia. É uma média anual de 8 mi, 9 mil crianças que desaparecem, sendo que 10% são mais casos crônicos, de difícil solução", afirma Ariel.

Movimentação próximo a local onde corpos de crianças foram encontrados (Foto: Reprodução/TV Globo)
Movimentação próximo a local onde corpos de crianças foram encontrados (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Honestidade de menino emociona eletricista que foi cortar luz de casa por falta de pagamento

Honestidade de menino emocionou funcionário que foi cortar energia (Foto: João Cândido da Silva Neto/Arquivo Pessoal)A honestidade de um menino emocionou um funcionário da Companhia Paranaense de Energia (Copel) que foi até a casa da família para cortar a luz por falta de pagamento, em Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná. A criança pediu R$ 1 a João Cândido da Silva Neto, de 57 anos, ganhou R$ 5 para dividir com a irmã e a prima, e esperou o eletricista voltar para devolver R$ 2 de troco.
O caso aconteceu em 9 de outubro e foi postado por Neto nas redes sociais no último sábado (14). A história já havia sido compartilhada por mais de 70 mil pessoas na manhã desta quinta-feira (19). Veja o texto completo no fim da reportagem.
No texto, acompanhado de uma foto das mãos do menino devolvendo R$ 2, o funcionário relata que foi fazer a “atividade desagradável” de cortar a energia da família de baixa renda, que vive em uma casa torta de madeira. Quando saía, foi abordado pelo menino, que pediu R$ 1.
“Sem moedas no bolso, abri a carteira e encontro uma solteira nota de 5 reais... Entrego pro menino e ordeno: - É pra você repartir com suas irmãzinhas”, contou Neto.
Como a conta foi paga, o eletricista voltou no fim da tarde para religar a energia e foi recebido pelo menino. “Ainda bem que você veio!”, exclamou a criança, entregando R$ 2 para o eletricista.
“Naquele instante, ao me devolver 2 reais "Geninho" [nome fictício] estava me mostrando o maior exemplo de honestidade e responsabilidade que eu já tinha visto na vida”, relatou.

O eletricista João Neto faz trabalho voluntário e participou de ação no Dia das Crianças (Foto: João Cândido da Silva Neto/Arquivo Pessoal)
O eletricista João Neto faz trabalho voluntário e participou de ação no Dia das Crianças (Foto: João Cândido da Silva Neto/Arquivo Pessoal)

Nova visita
Após a repercussão da história nas redes sociais, muita gente está mandando mensagens para Neto dizendo que quer ajudar a família. Por isso, na manhã desta quinta-feira (19), ele fez uma nova visita e contou que voltou a se emocionar.
“O pai disse que não precisa levar nada para eles, que tem gente que precisa mais”, disse o eletricista.
Mas, segundo Neto, a situação da família é complicada, já que o casal está desempregado. “Não são só duas contas de luz atrasadas”, explicou. O pai tem problemas cardíacos e não pode fazer muito esforço, e a mãe também está doente, conforme o eletricista.
De acordo com Neto, funcionários da Copel que fazem voluntariado estão verificando uma forma de organizar as doações para que cheguem até a família. “Eu estou muito feliz, estou transbordando de felicidade”, comemorou o eletricista que também faz trabalho voluntário e escreve contos e crônicas de fatos do dia a dia.
No encontro desta quinta, ele disse que conheceu melhor a família e, diferente do que escreveu no Facebook, informou que o casal tem três filhos, uma menina e dois meninos. No dia em que ele foi até lá para cortar a energia, estavam na casa o menino, a irmã e uma prima. Além disso, o nome do menino é fictício, para preservar a família.
Veja a íntegra do texto de João Cândido da Silva Neto:
AINDA BEM QUE VOCÊ VEIO!
- Vc vai cortar a luz, moço? Perguntou a mulher sentada num banco de madeira, acompanhada por 3 crianças descalças.
- Sim, respondi.
- Tudo bem, estou com duas atrasadas, mas só recebo dia 9.
- Mas hoje é dia 9, ponderei.
- Sério?
- Sério, e se a senhora pagar hoje é só pedir a religação que antes das 6 eu volto!
- Combinado, disse ela!

Pra mim o "corte" é uma atividade desagradável, em qualquer circunstância, apesar de obrigatório, e se a família for pobrezinha é mais doído ainda: a tal atividade "culposa" (sem intenção de cortar!).
Antes de sair, enquanto encerro o serviço no tablet, as 3 crianças se aproximam e pedem:
- Moço, vc tem 1 real?
Sem moedas no bolso, abri a carteira e encontro uma solteira nota de 5 reais... Entrego pro menino e ordeno:
- É pra vc repartir com suas irmãzinhas.
Ele balançou a cabeça positivamente, e falou: "tábão"!
Fui embora pensando nas crianças pidonchando, mas, vida que segue!
Bem de tardezinha caiu a religação da casinha de madeira torta... Segui pra lá... Eu tinha o dever de devolver luz para aquela criançadinha, era, pra mim, o momento da redenção.
Ao ouvir o barulho da camionete, todos saíram eufóricos. O menino (Eugênio) vem até mim e diz todo alegrinho:
- Ainda bem que vc veio!
Pensei que tivesse feliz pela luz... Só que não... Ele abre sua mãozinha suja e suada e exclama:
- Toma seu troco!
Naquele instante, ao me devolver 2 reais "Geninho" estava me mostrando o maior exemplo de honestidade e responsabilidade que eu já tinha visto na vida.
- Não, não quero troco... Era tudo de vcs!
- Mas não era 1 real pra cada um? Perguntou!
- Pode ficar pra vcs!
Pois é, minha gente... No momento em que nosso país vive uma monstruosa crise moral, onde as instituições governamentais estão todas contaminadas pela ladroagem, rapinagem, farolagem e corrupção, me aparece um menino todo sujo e me faz crer que nosso país ainda tem jeito!
Às vezes a gente chora de alegria!
Hoje, definitivamente, vou dormir feliz!
Bom final de semana, Eugênio!

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fachin manda soltar homem preso com Geddel no episódio dos R$ 51 milhões

Gustavo Ferraz era diretor-geral do Defesa Civil de Salvador (Foto: Divulgação / Secom)O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar o ex-diretor-geral da Defesa Civil de Salvador Gustavo Ferraz, preso no início de setembro com o ex-ministro Geddel Vieira Lima.
As digitais de Ferraz foram encontradas em notas de dinheiro, apreendidas em um apartamento em Salvador, ligado a Geddel. Na ocasião, a Polícia Federal encontrou R$ 51 milhões escondidos em malas e caixas. Segundo a PF, o dinheiro pertence ao ex-ministro e é oriundo de propina.
Na decisão, o ministro do STF determinou que Ferraz permaneça em prisão domiciliar, não use telefone ou internet nem exerça qualquer função pública.
Além disso, ficará proibido de ter contato com outros investigados no caso e seus familiares. Por fim, deverá usar tornozeleira eletrônica e pagar fiança de R$ 93.700.
Desde setembro, Ferraz está detido no presídio da Papuda, em Brasília, e já teve outros pedidos de liberdade negados.
No dia 19 de setembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou liberdade a Ferraz. Na decisão, o ministro Rogerio Schietti Cruz disse haver descrição detalhada do envolvimento de Ferraz para esconder os valores, além de indícios que o vinculam à possível propriedade do dinheiro.

PF encontra caixas e malas com dinheiro em apartamento que seria utilizado por Geddel (Gnews) (Foto: Reprodução GloboNews)
PF encontra caixas e malas com dinheiro em apartamento que seria utilizado por Geddel (Gnews) (Foto: Reprodução GloboNews)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Advogado é achado morto dentro de casa no DF, e polícia suspeita do namorado

Entrada do Instituto de Medicina Legal (IML) da Polícia Civil do Distrito Federal  (Foto: Ricardo Moreira/G1)
Um advogado criminal de 67 anos foi encontrado morto, com um lençol amarrado no pescoço e um pedaço de tecido dentro da boca, dentro de casa no Distrito Federal. O crime foi descoberto nesta quarta-feira (18), depois que vizinhos procuraram a Polícia Civil reclamando de “forte cheiro podre” que vinha do apartamento da vítima. O delegado Fernando Fernandes diz que o principal suspeito do crime é o namorado do homem, de 20 anos. Ele está foragido.
“Nós acreditamos que ele tenha sido morto da madrugada de domingo para segunda, porque no domingo à noite ele chegou com o namorado, o jovem de 20 anos. E, na segunda de manhã, o namorado trancou a casa e saiu”, disse o delegado. O caso aconteceu em Ceilândia.
“Para a polícia não há dúvidas de que seja ele. Todos os indícios levam a ele como autor. Pela forma como a vítima foi morta, tudo leva a crer que foi um crime passional.”
Vizinhos relataram que o casal tinha pelo menos um ano de relacionamento. O advogado pagava a faculdade de engenharia civil e despesas pessoais do namorado, que nas últimas semanas cobrava ganhar um carro de presente. Além disso, eles teriam discutido mais de uma vez porque o rapaz queria morar junto com a vítima, que recusava a ideia.

O delegado Fernando Fernandes da 19ª DP, responsável pelo caso (Foto: TV Globo/Reprodução)
O delegado Fernando Fernandes da 19ª DP, responsável pelo caso (Foto: TV Globo/Reprodução)

“Domingo teve uma nova discussão. A vítima reclamou com familiares que esse jovem reclamava para morarem juntos, e ele não queria. Ele falava que não tinha paciência mais de morar com ninguém, que queria ter a vida dele”, completou Fernandes.
O jovem é considerado foragido e, inicialmente, vai responder por homicídio qualificado. A Polícia Civil conseguiu descobrir, durante as investigações, que o rapaz tem uma namorada há pelo menos seis meses. Ela reagiu com “surpresa”, segundo o delegado, à denúncia.
O corpo do advogado foi submetido a análises no Instituto de Medicina Legal, que só deve divulgar os resultados no próximo mês, e liberado para a família. Ainda não há previsão para velório e enterro, que podem acontecer em outra cidade, já que a vítima era de Minas Gerais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fla entra com recurso no STF e pede divisão do título brasileiro de 1987 com o Sport


O departamento jurídico do Flamengo entrou, nesta quinta-feira, com embargos de declaração no Supremo Tribunal Federal. O caso ainda é o do título brasileiro de 1987. O Rubro-Negro carioca quer a divisão da conquista daquele ano com o Sport.
A discussão se arrasta por anos. Em abril, por 3 votos a 1, ministros da 1ª turma do STF negaram recurso do Flamengo. A decisão tem pouca - ou nenhuma - chance de ser revertida. A notícia foi publicada pelo "Estado de S. Paulo".
Após a decisão da 1ª turma, o Sport, através do perfil oficial no Twitter, chegou a celebrar o fato de ser juridicamente o único campeão brasileiro de 1987. A resposta do Flamengo veio também através das redes sociais, com uma foto da equipe que venceu o Internacional na decisão do Módulo Verde da Copa União daquele ano.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Sem empréstimo de R$ 698 milhões, governo do RN não tem recursos para pagar salários

Governador em exercício, Fábio Dantas (ao centro) durante entrega de projetos de leis a deputados (Foto: Divulgação/ Assecom RN)Governando o Rio Grande do Norte interinamente até esta sexta-feira (20), durante a ausência de Robinson Faria (PSD), que foi à Europa para a canonização dos 30 mártires potiguares, o vice-governador do estado, Fábio Dantas (PCdoB), entregou oito projetos de leis à Assembleia Legislativa nesta semana. Apesar de considerar que as medidas apresentadas vão melhorar o gasto público do estado, o governo afirma que elas têm efeitos de médio e longo prazo e não são suficientes para ajustar as contas agora e colocar os salários dos servidores em dia.
Para conseguir fechar o ano sem dever salários, o estado precisa de "dinheiro novo", segundo o governador em exercício. A expectativa em 2017 é que o governo consiga pagar os salários com a ajuda do empréstimo de R$ 698 milhões aprovado pelos deputados em setembro, mas que ainda depende de liberação na Caixa.
"Começamos o ano devendo 14 salários, porque ficou o mês de dezembro do ano passado e outros treze. Em 2017, o dinheiro novo que espera é a inversão do capital do empréstimo. E em 2018 vai precisar de mais dinheiro novo", declarou.
O dinheiro do empréstimo não pode ser usado diretamente para pagamento dos salários. Porém, a ideia é usar esse recurso para financiar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) e liberar os valores nas contas do estado, que são usados no programa, para o pagamento de salários.
"Sem esse empréstimo, não tem como pagar (os salários). Vontade nós temos, mas não tem como", pontuou. Dantas também considerou que essa será uma realidade em 2018. Nos anos seguintes, argumenta, ele espera que a retomada econômica amplie a arrecadação do Estado.
Projetos de Lei
Os projetos de lei encaminhados nesta semana ainda serão apreciados pelos deputados estaduais. Porém o governador interino considera que os que tratam de medidas envolvendo teto salarial e subsídios únicos, por exemplo, não terão efeito imediato na administração do estado.

Se forem aprovadas, o governo considera que as medidas vão permitir à administração prever crescimento dos gastos com pessoal. "Nenhuma dessas leis vai causar um impacto de melhorias nem diferenças às pessoas envolvidas a curto e médio prazo. São leis para o futuro", concluiu.
Veja abaixo um resumo sobre o que fala cada projeto:
Mensagem 147 - Autoriza o governador do Rio Grande do Norte a publicar Medidas Provisórias (como o presidente da República é autorizado a fazer) com força de lei. Ela tem validade de 60 dias, podendo ser prorrogada por igual período. A matéria tem que ser submetida à Assembleia Legislativa e se não for aprovada em até 45 dias, entra em regime de urgência. Depois do período de vigência, ela só pode valer se fora aprovada pelos deputados como lei.
Mensagem 148 - Estabelece o subsídio (salário) do governador do Rio Grande do Norte como o teto salarial para todos os servidores da administração direta e indireta. Da mesma forma, o teto salarial dos servidores do Legislativo passa a ser o salários dos deputados estaduais e o do Judiciário os vencimentos dos desembargadores do Tribunal de Justiça do RN.
Mensagem 150 - Estabelece que os poderes estaduais transfiram ao Instituto Previdênciário do Estado (Ipern) valores referentes aos seus déficits previdenciários, que atualmente são pagos pelo Executivo. O pagamento das aposentadorias da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado já é deficitário.
Mensagem 151 - Estabelece que a partir de 1º de janeiro de 2018 os servidores do estado terão subsídio único, contando com aumento dos vencimentos apenas por meio de lei e progressão de carreira. Várias gratificações deixarão de existir, porém os servidores que já recebem continuarão ganhando esses valores (sem reajuste), até eles serem absorvidos pelo crescimento do salário.
Mensagem 152 - O projeto propõe que os policiais e bombeiros militares que estiverem cedidos a outros órgãos não possam concorrer a promoções - a não ser por antiguidade.

Mensagem 153 - Esse projeto amplia de 10% para 15% a margem de remanejamento de recursos do governo para o Ipern. Se for aprovado, o estado poderá remanejar R$ 718,5 milhões ao órgão.
Mensagem 155 - Cria o programa de recuperação de créditos lançados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Estado do Rio Grande do Norte –Sejuc, por intermédio do Procon/RN, e pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte – TCE/RN. O projeto prevê que as dívidas com esses órgãos poderá ter redução parcial de valores para pagamento à vista ou parcelado, além de redução das multas.
Mensagem 156 - Na mesma linha do projeto anterior, prevê descontos após acordo do governo com devedores dos tributos IPVA e ITCD.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Alunos da Creche Gente Inocente retornam às aulas após 15 dias do ataque em Janaúba

Crianças foram recebidas em ambiente acolhedor, lúdico e de guloseimas (Foto: Eliane Santos/Arquivo Pessoal)Os alunos da Creche Gente Inocente, incendiada pelo vigia Damião Soares dos Santos, retornaram às aulas na manhã desta quinta-feira (19), após 15 dias do ataque em Janaúba. De acordo com a pedagoga do turno matutino, Eliane Santos, 26 crianças, entre 2 e 5 anos, compareceram ao prédio, no Bairro Veredas; cinco crianças que presenciaram o ataque aos alunos participam das atividades. Na quarta (18), profissionais da educação, psicologia e segurança se reuniram com os pais e a promotoria da Vara da Infância.
“O retorno de hoje superou as nossas expectativas; foi um número expressivo diante do tamanho da tragédia. Ainda temos crianças feridas em casa e que não podem retornar, além das outras que seguem internadas. Mas nosso foco hoje foi oferecer uma recepção festiva, em um ambiente acolhedor, com programação totalmente lúdica: brincadeiras com animadores, contação de histórias, teatro e guloseimas. Estamos com duas psicólogas de plantão, em tempo integral”, disse.
As aulas começaram às 7h e seguem até às 17h. No dia do ataque, 75 crianças estavam na creche e participavam de atividades comemorativas à Semana da Criança; 11 pessoas morreram. Foram nove crianças, a professora Helley Abreu Batista, considerada heroína por salvar a vida de muitas crianças, e o vigia. Professores e voluntários prepararam o espaço para a recepção. O ambiente colorido e o engajamento dos profissionais ajudaram no recomeço.
“Quando os pais deixaram as crianças conosco, sentimos confiança. Os olhares de todos estão brilhando. Ver este novo começo nos ajuda a superar os momentos difíceis. Uma criancinha já se expressou: ‘nossa tia, eu gostei muito daqui’. Estou mais aliviada ao ver a alegria deles. Até agora, em quatro horas de aulas, os alunos não fizeram menção ao ataque e estão tranquilos. A maioria não presenciou e isso ajuda também”, detalhou.

Professoras da creche preparam o espaço para recepção de alunos e pais (Foto: Eliane Santos/Arquivo Pessoal)
Professoras da creche preparam o espaço para recepção de alunos e pais (Foto: Eliane Santos/Arquivo Pessoal)

Doze pessoas seguem internadas devido ao ataque, em hospitais de Belo Horizonte e Montes Claros. Na capital mineira, quatro crianças e dois adultos permanecem no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Uma criança de dois anos, que estava no Hospital Odilon Behrens (HBO), recebeu alta também na terça-feira (17). Em Montes Claros, cinco pessoas seguem internadas na Santa Casa, sendo três crianças e dois adultos; e um paciente está no Hospital Universitário.
Maísa Barbosa dos Santos, tem 6 anos, e teve alta no dia 10, cinco dias após o ataque. Ela não foi à aula. “Eu sinto que a minha filha não está preparada, ela não está bem; ela inda fala que vê o tio jogando água nas crianças e chora. Ela não entende que era álcool. Neste restinho de ano, não vou levá-la”, disse a mãe, Joana D'arc Oliveira Santos.
Preparação
Professores e profissionais da educação passaram por uma preparação de retorno às aulas. Na segunda-feira (16), todos os profissionais da educação tiveram um dia de reflexão; um diácono da igreja falou sobre a questão espiritual e, na sequência, uma psicóloga participou da atividade. “Esta psicóloga nos orientou sobre o momento de luto, que temos de passar, sobre o medo e, acima de tudo, disse da importância de falarmos a verdade para as crianças”, disse.
Na terça-feira (17), a mesma psicóloga se reuniu somente com os profissionais da Creche Gente Inocente. “Foi um momento de escuta, de ouví-las, para avaliação no retorno. Neste mesmo dia, as professoras começaram os trabalhos de ornamentação e organização das voltas, que durou até a quarta-feira”, completou.
Na quarta, por volta das17h, os pais foram conhecer as novas instalações. A promotora da infância e juventude participou da reunião. “O MP está acompanhando todo o caso, inclusive a pedagógica. Haverá uma reunião entre a promotoria e as famílias”, concluiu.

Pais foram recebidos na escola, na quarta-feira (18), para apresentar o local e a proposta de trabalho (Foto: Lilian Claudine/Arquivo Pessoal)
Pais foram recebidos na escola, na quarta-feira (18), para apresentar o local e a proposta de trabalho (Foto: Lilian Claudine/Arquivo Pessoal)

Depois da tragédia, o Governo Federal anunciou a liberação de R$ 8,7 milhões e, em seguida, a liberação de R$ 2 milhões para os hospitais de Janaúba. As unidades municipais passam por vistoria pelo Corpo de Bombeiros; o tenente Farley Michael Antunes Silveira informou ao G1 que a última unidade, que fica na zona rural, será concluída na tarde desta quinta. Em seguida, será realizado relatório com o laudo final.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ventania vira avião e arrasta aeronave em aeroporto de Santa Maria

Avião foi virado por força dos ventos em aeroporto de Santa Maria (Foto: Reprodução/RBS TV)

Um avião foi arrastado e outro foi virado pelos fortes ventos na madrugada desta quinta-feira (19) em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. As duas aeronaves estavam estacionadas no pátio do aeroporto local.
A situação ocorreu devido a um temporal que provocou estragos em 34 cidades do estado, conforme a Defesa Civil.
O avião que foi virado é de pequeno porte e pertence a uma empresa particular. Já a aeronave que foi arrastada é da companhia Azul e seguiria viagem para Porto Alegre. Entretanto, devido à situação, o voo teve que ser cancelado.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registradas rajadas de vento de 94,3 km/h na cidade.
Em nota, a Azul informou que a aeronave sofreu um "leve deslocamento" e que, por isso, passou por uma inspeção. Não havia ninguém no avião. Devido ao cancelamento, os clientes receberam assistência e foram reacomodados em outros voos.

Avião da Azul foi arrastado com força do vento em aeroporto de Santa Maria (Foto: Reprodução/RBS TV)
Avião da Azul foi arrastado com força do vento em aeroporto de Santa Maria (Foto: Reprodução/RBS TV)

Confira nota na íntegra:
"A Azul confirma que a aeronave modelo ATR 72-600, estacionada no pátio do aeroporto de Santa Maria, sofreu um leve deslocamento em razão dos fortes ventos registrados na região nesta manhã. O avião está sendo inspecionando e, por consequência, o voo 2441, que sairia de Santa Maria para Porto Alegre, foi cancelado.

Os clientes estão recebendo toda assistência de acordo com a Resolução 400 da ANAC e serão reacomodados em outras operações da companhia. A Azul lamenta o transtorno ocorrido aos seus clientes e ressalta que medidas como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações. "

Vento derrubou árvores e destelhou casas
Santa Maria também registrou destelhamentos de casas, além da queda de árvores e postes. Entre os bairros mais atingidos estão o Parque do Pinheiro e Nova Santa Marta. Na cidade, mais de 16 mil metros quadrados de lonas foram distribuídas para mais de 700 famílias.
Na Avenida Nossa Senhora das Dores, a cobertura de um posto de combustíveis desabou, atingindo quatro veículos. Na casa da diarista Maria de Fátima Menezes, parte do telhado foi arrancado.
"Aí eu me assustei e acordei minha netinha, a Isabele, e chamei para vir para perto. Quando eu chamei, estourou o vento", conta a diarista.
De acordo com a Defesa Civil, a chuva forte começou por volta das 2h30, e as linhas telefônicas do órgão chegaram a ficar congestionadas em virtude do volume de chamados.
Devido à falta de luz, a prefeitura de Santa Maria orienta os pais a entrarem em contato com as escolas antes de encaminharem os filhos para as aulas.

Ventos de 100 km/h provocam estragos no estado

Além de Santa Maria, diversas cidades gaúchas foram afetadas pelos temporais e ventania durante a noite de quarta-feira (18) e madrugada desta quinta-feira (19) no Rio Grande do Sul. Os ventos passaram dos 100 km/h em mais de uma localidade.
Conforme levantamento da Defesa Civil, 34 cidades foram atingidas pelo temporal.
Foram registrados destelhamentos de casas, quedas de postes e de árvores, alagamentos além de bloqueios parciais e totais em rodovias federais. Conforme os radares da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet) chove forte em quase todo o estado.

Em Porto Alegre, a chuva chegou ainda na noite de quarta. Em menos de quatro horas, o volume de água foi quase um terço do previsto para o mês, gerando alagamentos em diversos pontos. Foram registrados ventos de mais de 70 km/h na Zona Norte da cidade, conforme os radares da Aeronáutica.

No interior, em Santiago, Dom Pedrito, Tupanciretã e Cruz Alta, as rajadas de vento passaram dos 100 km/h. No começo da manhã, a instabilidade era forte entre o Centro e o Noroeste do estado.
Na área rural de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, uma casa pegou fogo após ser atingida por um raio, conforme informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros.
Em Panambi, no Noroeste, moradores relataram estragos em casas, falta de energia elétrica e árvores caídas.

Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, o Corpo de Bombeiros informou que houve queda de granizo durante a noite, com estragos.
Durante a madrugada, as rajadas de vento destelharam seis casas e interromperam o fornecimento de energia elétrica em Alegrete, também na Fronteira Oeste, conforme a Defesa Civil. Postes e árvores caíram, e lonas são distribuídas para famílias afetadas pela queda de granizo.
Em São Francisco de Assis, na mesma região, o granizo destelhou casas na localidade rural de Rincão das Luzes, mas as equipes de emergência ainda levantavam o tamanho dos estragos.
Temporal desarmou quatro linhas de transmissão
Devido ao temporal, quatro linhas de transmissão estão inoperantes: em Jaguari, entre Cruz Alta e Tupanciretã, em Tapera, e entre a Usina de Jacuí e Cruz Alta. Segundo as concessionárias RGE e RGE Sul, a situação é crítica e as rajadas de vento forte seguem na região.
Conforme as empresas, não é possível estimar a extensão dos dados. Elas informam que equipes estão mobilizadas desde a madrugada para o serviço.
Na área de concessão da CEEE, há falta de luz em Pelotas, no Sul do estado; e em Bagé, na Fronteira com o Uruguai. Conforme a concessionária de energia, equipes estão nas ruas para normalizar o fornecimento. Porto Alegre também registrou falta de luz, mas o serviço já foi reestabelecido.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Novo ataque dos talibãs deixa mais de 40 mortos no Afeganistão


Os talibãs lançaram um novo ataque no Afeganistão, nesta quinta-feira (19), que matou 43 soldados em uma base no sul do país.
Cometido com uma bomba implantada em um Humvee (veículo militar leve), esta foi a terceira investida letal contra forças do governo em menos de 48 horas.
Segundo o Ministério da Defesa, "mais de 60 soldados estava na base, 43 morreram, nove ficaram feridos, e seis estão desaparecidos". "Dez agressores foram mortos", relatou a Pasta em um comunicado.
Em uma mensagem dirigida à imprensa, os talibãs reivindicaram a operação, afirmando que "os 60 soldados foram mortos". Mortos e feridos foram levados para o hospital da base militar de Kandahar, a grande cidade do sul do país.
"O ataque aconteceu esta manhã, às 2h50 (20h20 de quarta, no horário de Brasília). Um grupo de insurgentes atacou a base de Chashmo no distrito de Maiwand", acrescentou a nota.
"Achamos que os invasores usaram pelo menos um Humvee cheio de explosivos, que detonaram na entrada da base. Temos de verificar se havia vários nele, mas, infelizmente, não sobrou nada no campo. Queimou tudo", declarou à AFP o porta-voz do Ministério, general Dawlat Waziri.
Reforços foram enviados para o local.
Uma fonte dos serviços de segurança consultada pela AFP disse que "um único Humvee roubado do Exército" foi usado.
"Quando esse tipo de veículo é enchido de explosivos basta um só para causar enormes estragos. Explodiram a base. Não resta mais nada, apesar dos muros de proteção", disse esse funcionário.
Segundo ele, recentemente, os talibãs "ameaçaram" a instalação diversas vezes.
Outros ataques
O distrito de Maiwand é uma área afastada, em uma zona particularmente exposta, 80 quilômetros ao oeste de Kandahar e a cerca de 20 km do limite com Helmand, a "província da papoula". Ali, os talibãs controlam dois terços do território.
Os insurgentes também são acusados de lançar uma novo ataque aéreo, nesta quinta, no distrito de Ghazni, ao sul de Cabul. "Pelo menos dois policiais foram mortos no ataque a seu posto" no distrito de Andar, já atacado na terça-feira, anunciou o chefe da Polícia provincial de Ghazni, Mohammad Zaman.

Ao menos 30 pessoas morreram no ataque de terça, incluindo 25 membros das forças da ordem.
Nesse mesmo dia, uma operação de envergadura realizada com três carros-bomba e um comando de pelo menos 12 homens se arrastou por mais de cinco horas contra um complexo da Polícia em Gardez, capital da província de Paktiya no sudeste.
O balanço oficial é de mais de 60 mortos e 230 feridos, entre civis e policiais.
Na fronteira com o Paquistão, a província de Paktiya e a região do sudeste em geral - como Kandahar e Helmand - são considerados redutos dos talibãs e de outros elementos armados em luta contra o governo central.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Paquistão inicia construção de cerca na fronteira com o Afeganistão

Soldado patrulha a cerca na fronteira do Afeganistão e do Paquistão em Angore Adda (Foto: Mohammad Yousaf/AP Photo)O Paquistão iniciou a construção de uma cerca na fronteira com o Afeganistão, como parte da luta contra os grupos extremistas presentes na região.
As Forças Armadas do Paquistão organizaram na quarta-feira (18) uma visita para um grupo de jornalistas estrangeiros à fronteira, com o objetivo de apresentar os avanços desde março, quando foi anunciada a construção da cerca.
A cerca, de quase três metros de altura, termina com arame farpado. Até o momento, ocupa vários trechos dos 43 quilômetros das zonas tribais montanhosas do Waziristão do Norte e Waziristão do Sul.
O objetivo da construção é impedir que grupos armados, como os talibãs ou a Al-Qaeda, atravessem livremente a fronteira entre os dois países.
A construção da cerca representa uma "mudança histórica" em termos de controle da fronteira, afirmou uma fonte oficial em Angoor Adda, no Waziristão do Sul.
"Até dezembro de 2018 não restará uma polegada de fronteira internacional sem vigilância", completou a fonte.
Além dos militares mobilizados nas colinas para vigiar o outro lado da fronteira, as Forças Armadas utilizam câmeras na área da cerca, que permanece iluminada durante a noite.

Cerca na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão (Foto: Mohammad Yousaf/AP Photo)
Cerca na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão (Foto: Mohammad Yousaf/AP Photo)

Fronteira
Os dois países compartilham uma fronteira de 2.400 km conhecida como Durand, traçada pelos britânicos em 1896, uma delimitação contestada por Cabul. Afeganistão e Paquistão trocam acusações sobre santuários de insurgentes em seus territórios, locais onde seriam planejados atentados.
A população pashtun local tradicionalmente dava pouca importância à fronteira. Muitas localidades se desenvolveram de modo independente à linha, a tal ponto que algumas casas têm uma porta no Afeganistão e outra no Paquistão.
Os controles de fronteira eram praticamente inexistentes, até que o Paquistão decidiu reforçar a segurança recentemente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Robinson se reúne com companhia aérea TAP e Embaixada do Brasil em Lisboa

Dando continuidade à agenda de trabalho para divulgação do RN como destino turístico religioso, o governador Robinson Faria se reuniu nesta quinta-feira (19), em Lisboa, Portugal, com o vice-presidente de Marketing da TAP Linhas Aéreas, Abílio Martins, e a diretora de Marketing da Companhia, Paula Canada. Participaram também do encontro os secretários de Turismo do RN, Ruy Gaspar, de Gestão de Projetos, Vagner Araújo e de Comunicação, Juliska Azevedo.

Com o objetivo de gerar emprego e renda para o estado, o governador comunicou oficialmente à TAP, na reunião, sobre a canonização dos 30 mártires do RN e do interesse em desenvolver parcerias com a empresa para a divulgação do estado potiguar na rota do turismo religioso.

Robinson ainda destacou algumas iniciativas que o Governo do Estado vem desenvolvendo para expor o novo destino e da importância da empresa nesse processo, já que a companhia portuguesa é a principal ligação entre a Europa e o Rio Grande do Norte, estado brasileiro mais próximo do Velho Continente. “A parceria com TAP é fundamental para que a história dos mártires potiguares seja difundida para os europeus e para levar esses turistas a conhecer a nova rota religiosa, criando assim, um local de peregrinação e movimentação de fiéis”, ressaltou o governador.

O vice-presidente da TAP afirmou que o Rio Grande do Norte é um dos principais destinos da companhia no Brasil e que “a empresa tem interesse na divulgação do turismo religioso no estado potiguar, já que o roteiro de sol e mar já é consolidado”. Na ocasião, Abílio Martins adiantou que os voos de Lisboa para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante serão retomados a partir do dia 29 deste mês, agora com frequência de quatro voos semanais. Martins também convidou o governador para participar de eventos e feiras da companhia para divulgar o RN como destino de turismo religioso.

Após o encontro com a TAP, Robinson atendeu a um convite do Embaixador do Brasil em Lisboa, Luiz Alberto Figueiredo Machado, e participou de uma reunião para tratar de investimentos no turismo, em que relatou que a atividade turística tem sido fundamental para a economia do RN. “Apesar da maior crise econômica que o Brasil já enfrentou e no momento em que as receitas federais só caem, o turismo no Rio Grande do Norte continua crescendo”, informou.

O embaixador conversou com o governador sobre as ações que podem incrementar a divulgação do estado e tratou de agendas para o ano que vem, quando o RN poderá participar e divulgar os Mártires. “A Embaixada está à disposição para ajudar a disseminar e transformar o Rio Grande do Norte em destino religioso para os portugueses e europeus”, disse Machado.

Na quarta-feira (18), Robinson Faria esteve com a presidência da Operadora Abreu, segunda maior empresa de turismo da Europa. O encontro teve o objetivo de abordar as perspectivas do Rio Grande do Norte como um dos principais destinos de turismo religioso do Brasil.

Após a série de reuniões, o governador retorna ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (20).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Sebrae-RN é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar

O Sebrae no Rio Grande do Norte foi considerado um dos melhores locais para se trabalhar e exercer as atividades profissionais devido aos salários, oportunidades de carreira, boas lideranças e qualidade de vida. A instituição está na lista das 150 Melhores Empresas para Trabalhar do Brasil em 2017, um guia feito anualmente pela Revista Você S/A. A publicação é a maior pesquisa de clima organizacional do país e surgiu há 21 anos com a intuito de valorizar as corporações que melhor cuidam dos funcionários. O anúncio oficial ocorreu na noite da terça-feira (17), durante solenidade realizada no Teatro Villas Lobos, em São Paulo.  

“Estamos muito orgulhosos dessa conquista. É um reconhecimento do clima organizacional muito bom que temos ao desenvolvermos o nosso trabalho, que já é reconhecido. Tivemos uma participação exemplar na pesquisa de clima organizacional do Sistema Sebrae e ficamos muito acima da média  nacional. Agora, com essa premiação da revista Você S/A, temos o reconhecimento do mercado. Isso acontece porque somos felizes com o que fazemos”, comemora o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destacando que se trata de uma das pesquisas mais sérias feitas pelo mercado, respaldada pela FIA/USP, que aborda diversas dimensões, enfatizando o orgulho do pertencimento a uma instituição. 

Cerca de 700 pessoas, entre presidentes de empresas e executivos de recursos humanos, se reuniram em São Paulo para conhecer as companhias que mais se destacaram em gestão de pessoas e bom ambiente organizacional em 2017. No evento foram anunciadas as vencedoras em 19 setores da economia, que se destacaram em categorias de recursos humanos, como carreira e liderança, os presidentes mais admirados do Brasil e a empresa revelação. O diretor de Operações, Eduardo Viana, e a gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae-RN, Simone Chaves, representaram a diretoria executiva da instituição e o corpo técnico funcional, respectivamente, na cerimônia. 

O Sebrae no Rio Grande do Norte ficou entre as empresas do segmento de “Educação” com 78,4 pontos no ranking, estabelecido pela revista, atrás apenas do Sebrae no Paraná, que obteve 81,6 pontos. O Senac do RN também está na mesma lista e segmento e ficou com 77,5 pontos.  O ranking tem comobase para a avaliação o Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), metodologia que qualifica a satisfação dos empregados nas empresas e leva em conta fatores como salários, oportunidades de carreira, boas lideranças e qualidade de vida. 

Como funciona  

A premiação é fruto de um trabalho de 10 meses da redação de VOCÊ S/A e da Fundação Instituto de Administração (FIA), responsável pela metodologia da pesquisa das Melhores Empresas há 11 anos. A avaliação ocorre da seguinte forma: para a primeira etapa da seleção, são escolhidos, aleatoriamente, 3 mil empregados que têm um prazo para responder ao questionário online de 80 questões relativas ao ambiente de trabalho, o qual identificará o grau de satisfação com o ambiente de trabalho, o trabalho em si, os chefes e os colegas, gerando o indicador Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT). 

Além da pesquisa com os empregados, a empresa deve responder ao Formulário da Empresa, com descrições das práticas de gestão, que gera o indicador Índice de Qualidade da Gestão de Pessoas (IQGP).
Para passar por esta primeira fase, a empresa precisa atingir pelo menos 1,2 mil respondentes, obter pontuação mínima de 70% no Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho e pelo menos 25 pontos no Índice de Qualidade da Gestão de Pessoas. 

Após ser bem-sucedida nesta primeira etapa, vem o desafio de entrar na lista das 150 Melhores para Trabalhar. Nesta fase, as empresas recebem a visita de um jornalista que realiza duas dinâmicas de grupo: uma com empregados, outra com gestores, todos selecionados pela revista Você S/A. O jornalista também faz uma entrevista com o responsável pela área de recursos humanos. Depois deste processo, a pontuação compõe o Índice de Felicidade no Trabalho. As empresas são organizadas em ordem decrescente na pontuação do IFT e as 150 mais bem colocadas vão para a lista do Guia das Melhores Empresas para Trabalhar. 

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››