quarta-feira, dezembro 28, 2022

Incêndio destrói fábrica de fogos de artifício e deixa feridos na Grande Natal

 Um incêndio destruiu uma fábrica de fogos de artifício na tarde desta quarta-feira (28) em Parnamirim, na Grande Natal, e deixou pelo menos quatro feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas por volta das 15h.


Fogos explodiram e fumaça tomou conta do bairro — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quatro pessoas receberam atendimento médico e uma delas tinha o estado mais delicado, sem a sola do pé e com boa parte da pele do corpo queimada.


O incêndio foi logo percebido por vizinhos por conta das explosões seguidas dos fogos de artifício e da forte fumaça preta que ganhou o céu. O galpão fica no bairro Passagem de Areia.


Fábrica de fogos de artifício pegou fogo em Parnamirim — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Segundo testemunhas relataram, após o início das explosões, parte dos funcionários da fábrica se esconderam em um banheiro e outra parte arrombou uma parede para fugir do local.


Os trabalhadores saíram e ficaram na calçada da rua até a chegada do atendimento médico. O Samu confirma o atendimento de quatro feridos, mas não se sabe ao certo quantos funcionários estavam trabalhando no galpão na hora do incêndio.


O fogo atingiu ainda um depósito que armazena produtos de plástico e alumínio e que fica ao lado dessa fábrica de fogos de artifício. O local também ficou destruído.


Até a atualização mais recente desta matéria, não havia novidade sobre o quadro de saúde dos feridos.


Quatro trabalhadores foram atingidos no incêndio — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem morre e outras duas pessoas ficam gravemente feridas em acidente no Oeste do RN

Uma pessoa morreu e outras duas ficaram gravemente feridas nesta quarta-feira (28), em um acidente na RN-079, na altura do município de Marcelino Vieira, no Alto Oeste do RN.


Carro avançou área de mata da lateral da pista após capotar — Foto: Cedida


De acordo com a Polícia Militar, o acidente ocorreu por volta das 6h, quando o condutor perdeu o controle do veículo, um Palio vermelho, e capotou, saindo da pista. Populares afirmam que três pessoas estavam no momento do acidente e uma delas, um homem, morreu na hora.


Outras duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional de Pau dos Ferros. O estado dos dois era grave.


Ainda segundo a polícia, as vítimas eram naturais de Tenente Ananias. Equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) estiveram no local, assim como a Polícia Civil, que vai investigar o que pode ter motivado o acidente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher é encontrada morta com marcas de tiros em matagal na Grande Natal

Um corpo de uma mulher foi encontrado nesta quarta-feira (28) em uma área de matagal em São José de Mipibu, na Grande Natal. De acordo com a Polícia Militar, o cadáver tinha marca de tiros na cabeça.


Local onde crime foi registrado. Corpo estava as margens da estrada. — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


A vítima ainda não foi identificada. Os militares afirmaram que foram chamados ao local no início da manhã após contato de testemunhas. Eles afirmaram terem localizado um corpo na rua Esplanada, na localidade Passagem dos Cavalos.


No local, os militares encontraram a vítima estirada com perfurações de tiros na cabeça. A polícia acredita que, diante do que encontrou na cena do crime, existem características de execução.



O local foi isolado e equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) fizeram a remoção do corpo. De acordo com uma testemunha que não quis se identificar, foram ouvidos barulhos de tiros na noite desta terça.


"Ouvimos os tiros ontem a noite e hoje, quando o pessoal passou pra trabalhar, encontraram o corpo. A gente não reconheceu a vítima, daqui da região não era não", afirmou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criança de 8 anos é atropelada por moto e piloto foge sem prestar socorro no Seridó potiguar


Uma criança de oito anos ficou ferida na cabeça após ser atropelada por uma moto em Parelhas, município do Seridó potiguar. O acidente ocorreu nesta terça-feira (27) e a vítima foi transferida para o Hospital Walfredo Gurgel. O motociclista fugiu sem prestar socorro ao garoto.


De acordo com familiares, seu estado de saúde é estável. O menino brincava próximo a sua casa no momento do acidente. Não há informações sobre se o veículo era conduzido em alta velocidade.


A vítima foi socorrida ao Hospital Dr. José Augusto Dantas, em Parelhas, com ferimentos na cabeça e no olho. Após ser atendido, o menino foi encaminhado a Natal. Seu estado de saúde é estável, sendo informações da equipe médica do município.


A polícia segue buscando o motociclista envolvido no acidente. Ele poderá responder por omissão de socorro, previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN vai renovar por três meses isenção do ICMS sobre diesel para transportes públicos intermunicipais

O governo do RN vai renovar, por mais três meses, a isenção do ICMS sobre o diesel para as empresas de transporte público intermunicipal. A decisão foi acertada entre as partes e deve ser publicada até a sexta-feira (30) no Diário Oficial do Estado (DOE).


Transporte público intermuncipal em Natal RN Rio Grande do Norte — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


A isenção do imposto está sendo oferecida pelo governo do Estado nos últimos anos por conta da pandemia da Covid. Em dezembro de 2021, o Poder Executivo Estadual renovou a medidas para o ano de 2022 tanto no transporte municipal como intermunicipal.


O secretário Estadual de Tributação do RN (SET), Carlos Eduardo Xavier, confirmou a prorrogação da medida e explicou que em janeiro haverá novos encontros para calcular a perda financeira apresentada pelas empresas e um possível reajuste tarifário no preço das passagens.



"O quadro apresentado por eles, apesar de uma renúncia anual dessa questão do diesel para transporte de passageiros estar na casa de R$ 16 milhões, essa subida dos custos principamente no que diz respeito ao diesel ultrapassa essa renúncia que nós concedemos", explicou o secretário.


"Então nós vamos sentar durante esses três primeiros meses de 2023 junto às entidades para chegar em algo que torne viável o transporte de passageiros, que é uma concessão pública, e que também não onere tanto a população que faz uso desse serviço".

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do RN (Setrans-RN), Edu Laranjeiras, diz que há cerca de quatro anos não se tem um reajuste tarifário nas passagens e que o aumento no preço do diesel e a crise econômica durante a pandemia, com perda de passageiros, afetou diretamente na situação financeira das empresas.


"Trouxemos a defasagem que nós estamos tendo nesses últimos 4 anos, que foi quando teve o último reajuste tarifário. A gente teve um problema de pandemia, um problema de óleo diesel, que aumentou assustadoramente, e o estado não tem nenhuma interferência sobre isso. Com isso, deu uma defasagem de mais de 50%", falou.

"O estado vai começar o estudo tarifário a partir da próxima semana pra ver como pode diminuir os custos desonerando, pagando gratuidade, fazendo subvenção, de uma forma que não atinja o usuário fortemente. Então essa é uma discussão que o estado recebeu hoje e a gente começa a discutir a partir de segunda".



Segundo o secretário de Tributação do RN, a ideia é achar uma forma de nem as empresas nem os usuários do transporte público intermunicipal absorverem todo esse impacto financeiro.


"Claro que o governo entende que uma defasagem de 50% a gente não pode repassar para a população e nós vamos fazer essa negociação junto às empresas para que haja uma revisão na tarifa, mas que ela não seja absorvida pela nossa população", disse.


O titular da pasta explicou ainda que o Departamento Estadual de Rodagem (DER) vai analisar os cálculos apresentados pelas empresas a partir de janeiro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ocupação hoteleira na Praia de Pipa ultrapassa 80% para o período do Réveillon

A Praia de Pipa, em Tibau do Sul, um dos pontos turísticos mais procurados do Rio Grande do Norte durante as festas de fim de ano, está com ocupação de 80% dos leitos de hotéis para o o período entre 30 de dezembro até 1º de janeiro.


Hotéis de Pipa tem ocupação de 80% dos leitos disponíveis — Foto: Divulgação


Os dados são do Movimento Preserve Pipa e foram divulgados nesta quarta-feira (28) com referência em 45 meios de hospedagem em toda a região.


Essa marca era uma expectativa também da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN) para os principais pontos turísticos do estado, que, além de Pipa, conta com Natal, São Miguel do Gostoso e Galinhos.


Segundo o co-fundador do Movimento Preserve Pipa. Wanderson Borges, a previsão é de que 100% dos quartos sejam ocupados no fim do ano, uma marca que já foi atingida por alguns dos hotéis mais disputados da região.


Além do cenário paradisíaco e o período de verão, que são atrativos tradicionais para a praia, neste fim de ano Pipa também recebe festas e atrações nacionais em eventos privados.


Neste ano, há uma festa privada que vai até o dia 2 de janeiro e conta com atrações como Anitta, Jorge e Mateus, Matheus e Kauan, Pedro Sampaio, Silva, Thiaguinho, Wesley Safadão, Nattan, Bell Marques, Menos é Mais e Mumuzinho.


"O Réveillon da Pipa nos últimos anos ganhou ainda mais amplitude, se tornando um dos mais desejados do Brasil pela experiência única que o destino oferece", comentou Wanderson.


Vista aérea das falésias de Pipa — Foto: Divulgação


A região possui ao todo mais de 200 meios de hospedagem e soma 6 mil leitos. Os associados ao Preserve Pipa integram uma lista de hotéis e pousadas com avaliações acima da nota 9 nas principais plataformas de reserva.


O que é o Preserve Pipa

O movimento Preserve Pipa é uma iniciativa dos integrantes da Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP) e do Pipa Convention & Visitors Bureau em prol da harmonia entre natureza e empresas locais.


Ao todo, são 46 empreendimentos participantes, todos com avaliação acima dos 90% de aprovação entre os clientes. O foco é a qualidade no atendimento, boas instalações e preocupação com a conservação da natureza.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Paralisação de anestesistas afeta a realização de 2 mil cirurgias eletivas em 15 dias no RN

A paralisação dos anestesistas no Rio Grande do Norte se aproxima dos 15 dias e já fez com que cerca de 2 mil procedimentos cirúrgicos eletivos deixassem de ser realizados, de acordo com a categoria.


Elídia dos Santos, de 75 anos, aguarda a resolução do impasse para ser submetida a um cateterismo — Foto: Cedida/Arquivo Pessoal


A paralisação, segundo com a Cooperativa dos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte (Coopanest) ocorre devido aos atrasos no pagamento de serviços realizados desde junho. A categoria pede a participação do Ministério Público do Rio Grande do Norte como moderador do impasse.


A paralisação impediu que Elidia Francisca dos Santos, de 75 anos, passasse por um cateterismo. Ela passou mal no dia 19 de novembro. Ela estava infartando, foi internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pirangi, e transferida para um hospital público da capital, onde passou a aguardar o procedimento cirúrgico.



"Muito triste, nossa família sempre esteve reunida em datas especiais, mas não conseguimos no Natal e não vamos conseguir no Ano Novo", afirmou Lidiane Ferreira, de 40 anos, filha de Elidia.


A idosa é moradora do bairro de Nova Natal e ficou longe de três filhas, quatro netos e uma bisneta durante as festas. Ela está internada no Hospital Severino Lopes e aguarda a resolução do impasse para, enfim, passar pelo procedimento.


Estão suspensos exames e cirurgias eletivas que necessitam de anestesia e que seriam realizados em hospitais privados conveniados ao Sistema Único de Saúde.


Negociação

A Coopanest reclama de uma dívida, entre governos municipal, estadual e federal, que deve ultrapassar os R$ 4 milhões no fim do mês de dezembro. De acordo com a cooperativa, o Governo do Estado ainda não fez os pagamentos das faturas de julho e agosto que tinham sido negociados em reuniões no início e na metade deste mês.


Já em relação à Prefeitura de Natal, a cooperativa confirmou o recebimento nesta terça-feira (27) de R$ 697 mil, referente aos valores do mês de julho, mas afirmou que aguarda, ainda, os repasses referentes à setembro e outubro.


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) divulgou nota afirmando que "está trabalhando para quitar as faturas" junto à categoria e que os valores abertos referentes ao ano passado já foram quitados. A pasta afirmou que o pagamento das faturas citadas pela Coopanest já estão em trâmite.



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) confirmou que realizou o pagamento da folha de julho, mas não respondeu o g1 RN sobre a programação para o pagamento das demais parcelas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN divulga calendário de pagamento do IPVA 2023; confira

 A Secretaria Estadual de Tributação do Rio Grande do Norte divulgou nesta quarta-feira (28) o calendário para pagamento do IPVA em 2023.


Trânsito em Natal — Foto: Alex Régis


O primeiro vencimento está programado para março e prossegue até dezembro, variando de acordo com o número final da placa dos veículos.


Segundo o governo, o imposto poderá ser quitado em cota única com um desconto de 5% ou ser dividido em até sete parcelas.


A previsão é que o novo calendário seja publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (29). No Rio Grande do Norte, mais de 458 mil veículos estão aptos a pagar o imposto em 2023.


A SET informou que o valor do IPVA tem como base de cálculo o preço da nota fiscal para veículos novos. No caso dos usados, o parâmetro é a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que indica o valor venal do veículo no mercado potiguar. A lista de valor por modelo e ano de carro deverá ser publicada no Diário Oficial.


As datas de vencimento começam no dia 10 ou 12 de cada mês a partir de março, iniciando com placas de final 1, indo nos meses subsequentes até aquelas com terminação zero.


Os usuários da Nota Potiguar também recebem deduções no valor integral do imposto que podem chegar a 10%. Essa redução já virá na guia de pagamento, que deverá ser obtida na internet. Mesmo após o vencimento, o documento será atualizado automaticamente, com os acréscimos somados ao valor total.


Calendário de pagamento do IPVA 2023 de veículos terrestres no RN

Número final da placaCota única (desconto de 5%)1ª parcela2ª parcela3ª parcela4ª parcela5ª parcela6ª parcela7ª parcela
110/03/202310/03/202310/04/202310/05/202312/06/202310/07/202310/08/202311/09/2023
210/03/202310/03/202310/04/202310/05/202312/06/202310/07/202310/08/202311/09/2023
310/04/202310/04/202310/05/202312/06/202310/07/202310/08/202311/09/202310/10/2023
410/04/202310/04/202310/05/202312/06/202310/07/202310/08/202311/09/202310/10/2023
510/04/202310/04/202310/05/202312/06/202310/07/202310/08/202311/09/202310/10/2023
610/05/202310/05/202312/06/202310/07/202310/08/202311/09/202310/10/202310/11/2023
710/05/202310/05/202312/06/202310/07/202310/08/202311/09/202310/10/202310/11/2023
810/05/202310/05/202312/06/202310/07/202310/08/202311/09/202310/10/202310/11/2023
912/06/202312/06/202310/07/202310/08/202311/09/202310/10/202310/11/202311/12/2023
012/06/202312/06/202310/07/202310/08/202311/09/202310/10/202310/11/202311/12/2023



Calendário de pagamento do IPVA 2023 no RN para veículos aquáticos e aéreos

Cota única (desconto de 5%)1ª parcela2ª parcela3ª parcela4ª parcela5ª parcela6ª parcela7ª parcela
10/03/202310/03/202310/04/202310/05/202312/06/202310/07/202310/08/202311/09/2023


Como pagar

Os boletos para pagamento do imposto ficarão disponíveis no site do Detran-RN. Para obter o boleto, o contribuinte deverá acessar o site, clicar na opção ‘consulta de veículos’, e, em seguida, inserir a placa do veículo e o Renavam nos espaços determinados, sem pontos nem hifens, finalizando com a geração da guia.


Os participantes do programa de cidadania e educação fiscal poderão ainda ter acesso às guias diretamente no aplicativo da Nota Potiguar.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dennis Carvalho é internado no Rio

O diretor Dennis Carvalho, de 75 anos, está internado no hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, com septicemia - infecção generalizada. Segundo a assessoria da unidade hospitalar, Dennis foi internado na última segunda-feira (26).


Dennis Carvalho — Foto: João Cotta/TV Globo


"Hospital CopaStar informa que o paciente Dennis de Carvalho está internado desde o dia 26 de dezembro, sob os cuidados de seus médicos assistentes e da equipe hospitalar", informou o hospital.


Carvalho trabalhou na TV Globo por 47 anos até junho de 2022. Ator, diretor e dublador, Dennis fez o seu primeiro teste aos 11 anos para a TV Paulista, com o objetivo de participar da novela "Oliver Twist". Em 1964, entrou para a TV Tupi e participou de inúmeros teleteatros. Depois, em 1975, foi para a TV Globo.



Ao todo, Dennis fez 28 novelas como ator e interpretou nove personagens no cinema. No teatro, ele participou de "Hair", em 1970. Além disso, Carvalho dirigiu 36 novelas ao longo da carreira. Como dublador, fez a voz de Roger "Race" Bannon, de Jonny Quest; cabo Rusty em "Rin Tin Tin"; Capitão Kirk, em "Jornada nas Estrelas" e Jerry, em "O Túnel do Tempo".


Na Globo, Dennis começou a trabalhar como ator e diretor na novela 'Te Contei?' (1978). A partir daí, atuou e dirigiu várias obras, como 'Vale Tudo' (1988), 'O Dono do Mundo' (1991), 'Celebridade' (2003), 'Lado a Lado' (2012) e 'Babilônia' (2015).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Grupo de quase 300 pessoas faz 'super bolão' para Mega da Virada e aposta R$ 8,6 mil em jogos: 'Torcendo pra dia 2 estar na frente da Caixa'

Um grupo de 269 pessoas iniciado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), fez um super bolão para a Mega da Virada de 2022: eles apostaram R$ 8.658,00 em 505 jogos.


O sorteio da Mega da Virada de 2022 ocorre em 31 de dezembro e pode pagar R$ 450 milhões, o maior prêmio da história do concurso.


A organização do bolão foi feita pela síndica Giseli Ramos da Silva Galvão e pelo sub-síndico Anderson Luís de Oliveira, por meio de grupos no WhatsApp, seguindo uma tradição que começou em 2018.



Ela contou que a cada entrada de um novo participante no bolão deste ano, mais pessoas ficavam sabendo do bolão e também pediam para apostar.


Os 505 jogos do grupo foram feitos na última segunda-feira (26). Quando os participantes consideraram que o grupo estava muito grande, encerraram novas entradas no bolão porque, se ganhassem, brincaram que o prêmio ficaria "pequeno".


"Acabamos encerrando porque aí o pessoal começou a fazer as contas e viu que ‘ah, vai dar só um milhão pra cada um’ [...] O divertido é que a gente tá empolgado, com esperança. Agora estamos aí torcendo pra dia 2 estar na frente da caixa e buscarmos o nosso dinheiro’.


Grupo no Paraná fez mais de 500 jogos — Foto: Giseli Ramos da Silva Galvão/Arquivo pessoal


Segundo Giselli, o grupo começou com moradores do condomínio em que ela é síndica e se estendeu para familiares, amigos do comércio local e também entre os membros de grupos de segurança que são administrados por Anderson.


Conforme o bolão foi crescendo, moradores do litoral e de municípios do interior, como União da Vitória, também ficaram sabendo das apostas e começaram a participar.


Grupo do Paraná fez R$ 8,6 mil em apostas na Mega da Virada — Foto: Giseli Ramos da Silva Galvão/Arquivo pessoal


"O bacana é que tem muita gente que a gente não conhece, que a gente nunca viu na vida. Mas o pessoal confia bastante e tá todo mundo com fé. O grupo é bem movimentado, o pessoal tá cheio de esperança [...] A gente faz tudo e coloca no grupo, aí todo mundo consegue acompanhar", disse Giselli.


Anderson explicou que os super bolões começaram como uma brincadeira há quatro anos, em um grupo de serviço reservado no WhatsApp. Em 2021, segundo ele, as apostas dos participantes para Mega da Virada somaram R$ 4 mil.


Apesar da tradição em fazer apostas no concurso, os organizadores contam que os participantes nunca levaram um prêmio.


"Nunca ganhamos. Só experiência", contou Giselli, com bom humor.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lideranças indígenas denunciam falta de acesso à saúde no Maranhão

No Maranhão, lideranças indígenas denunciam a falta de acesso à saúde na Terra Cana Brava. Na aldeia Coquinho, onde vivem 700 pessoas, a última vez que teve visita de um médico foi há seis meses. No consultório de um posto de saúde, os poucos remédios encontrados estão fora da validade.


Remédio fora da validade — Foto: Jornal Hoje/Reprodução


"Não dão remédio. Muitas vezes a gente passa um remédio caseiro para passar aquela dor, mas não se cura”, disse o cacique José Luciano Caminha Guajajara.


Os equipamentos que seriam para instalação de um gabinete odontológico estão dentro de caixas há cinco anos. — Foto: Jornal Hoje/Reprodução


Depois de muita pressão dos indígenas, o posto na Aldeia Coquinho, em Jenipapo dos Vieiras, foi reformado em julho deste ano, mas nunca foi entregue para comunidade. Os equipamentos que seriam para instalação de um gabinete odontológico estão dentro de caixas há cinco anos.


A Terra Cana Brava abrange 137 mil hectares, onde vivem cerca de 4500 indígenas da etnia Guajajara, mas os três postos de saúde que existem na reserva para atender a 263 comunidades estão em condições precárias. Desde o começo do ano, houve quatro protestos contra a situação de abandono da saúde nas aldeias.



“Aqui tem vários tipos de doenças: diabete, pressão alta, tem a barriga distendida que se chama diarreia, tem as crianças manchadas. A gente não sabe diagnóstico dessas crianças”, explicou Kerliane Nascimento, moradora da aldeia Coquinho.

Medicação em falta

Uma indígena, de 78 anos, com doença de Parkinson depende de um remédio de uso contínuo, mas a medicação está em falta no posto de saúde. A manicure Eliane Mariano Santos Guajajara, de 21 anos, sofre com as dores de uma pedra no rim desde os 14.


“Quando eu fico com as crises, às vezes que eu tenho que suportar a dor na minha casa porque não tem um medicamento para poder tomar. Às vezes, a gente mesmo compra remédio. E quando não tem dinheiro tem que sofrer com a dor", falou.


A manicure Eliane Mariano Santos Guajajara, de 21 anos, sofre com as dores de uma pedra no rim desde os 14. — Foto: Jornal Hoje/Reprodução


Fonte: Jornal Hoje

Leia Mais ››