quarta-feira, julho 17, 2013

Familiares e amigos se despedem do empresário Amorim com grande tristeza

Centenas de caraubenses prestaram a sua última despedida ao empresário Josenildo Amorim 49 anos, que sofreu um grave acidente automobilístico ocorrido na manhã desta terça-feira (16) na altura da Fazenda Timbaúba, entre as cidades de Caraúbas/RN e Olho D’água do Borges/RN.

O velório aconteceu na Matriz de São Sebastião, durante todo este dia, e recebeu muitos amigos que o empresário conquistou ao longo dos anos.


A tarde por volta das 17 horas o cortejo saiu pelas ruas de Caraúbas, até o cemitério público local. Funcionários se despediram com grande dor, pela perda não de um patrão, mas, de um grande amigo.

Familiares estavam inconformados pela perda precoce, de Josenildo Amorim que tinha grandes planos e objetivos pela frente.

A cidade esta praticamente parada e em clima de muita tristeza com a morte de Amorim.

A equipe Icém Caraúbas deseja a toda família que venha a ser confortada pela perda do ente querido, que o Senhor conforte os corações, e ensine-os a viver com sua ausência física, mas, que sua imagem esteja dentro dos corações se perdurem para eternidade.











Reprodução Cidade News Itaú via Icém Caraúbas
Leia Mais ››

Apodiense sofre acidente na BR 405 próximo a Itaú-RN

Por volta das 15h desta quarta-feira (17) um motociclista de Apodi-RN conhecido por Preto desceu a ribanceira para evitar um tragédia.

De acordo com o piloto, um veículo do tipo caminhão fazia uma ultrapassagem irregular quando o mesmo seguia no sentido Apodi-RN/Pau dos Ferros nas proximidades da ponte que liga a cidade de Itaú-RN ao contorno de Rodolfo Fernandes.

De imediato o piloto não pensou duas vezes e decidiu pegar o acostamento vindo a colidir com o meio fio, perdendo o controle da moto, caindo sobre o capim que evitou maiores consequências.



A VTR comanda pelo Sargento Xavier e o Soldado Da Penha foi acionada que compareceram ao local para fazer a remoção do veículo e prestar socorro à vítima que reclamava de dores no ombro, aparentemente o mesmo sofreu apenas alguns arranhões nos braços e no rosto, sendo registrado apenas danos materiais.







Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Prêmio reconhecerá iniciativas de sucesso de prefeituras do RN.

O Sebrae no Rio Grande do Norte marcou para o dia 8 de agosto, na churrascaria Sal & Brasa, em Natal, o anúncio Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2013, que pretende mobilizar os chefes do executivo dos 167 municípios potiguares. 

O Sebrae ainda divulgará a data de início das inscrições, no site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br, onde é possível verificar o regulamento. 

A premiação foi criada pelo Sebrae em 2001 para reconhecer o trabalho de prefeitos de todos os municípios brasileiros e administradores regionais, no caso do Distrito Federal e de Fernando de Noronha. 

A iniciativa premia os administradores que tenham elaborado e implementado projetos, com resultados mensuráveis, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas em suas cidades. 

Na oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, seis categorias serão premiadas, além do grande prêmio que é o Melhor Projeto Estadual: Compras Preferenciais, Atendimento Legal, Pequenos Negócios no Campo, Lei Geral, Projetos Inovadores, Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos. 

Reprodução Cidade News Itaú via Política Pauferrense
Leia Mais ››

Governo Federal lança rede social para juventude brasileira.

Em meio as atuais manifestações populares no país, o governo federal lança, nesta quarta-feira (17), um canal de diálogo para os jovens brasileiros. 

O Observatório Participativo da Juventude, também chamado de Participatório, funciona a partir de hoje em versão beta. Os usuários, segundo informações do blog oficial do Planalto, poderão participar de debates e discutir políticas e programas voltados para a juventude. 

Segundo o governo, o Participatório vem sendo elaborado pela Secretaria Nacional de Juventude desde 2012, como resposta às demandas da 2ª Conferência Nacional de Juventude por mais e melhores informações.

O espaço virtual chega em fase de testes (beta), para que os usuários possam fazer sugestões e colaborar com o desenvolvimento da ferramenta voltada à produção do conhecimento sobre a juventude e as políticas públicas com participação e mobilização social. 

Os participantes podem criar um cadastro na 'rede social' ou usar seus perfis em outras redes para se conectar. Os primeiros debates serão sobre: reforma política, enfrentamento da violência contra a juventude negra e direito à cidade e ao território.

O acesso pode ser realizado por meio do endereço eletrônico: www.participatorio.juventude.gov.br

Reprodução Cidade News Itaú via Política Paufrrense
Leia Mais ››

Por unanimidade, juízes do TRE-RN negam recurso interposto pela Coligação Trabalho e Progresso contra Edgar de Queiroz.

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu, por unanimidade dos votos, negar provimento ao Agravo Regimental interposto pela Coligação Trabalho e Progresso (Relembre AQUI), mantendo a decisão que extinguiu a representação originária (ajuizada na 40ª Zona Eleitoral de Pau dos Ferros) contra o candidato Edgar de Queiroz (PRB).

Para visualizar a decisão no site do TRE-RN, clique AQUI.

Desse modo, todos os Juízes do Egrégio Tribunal Eleitoral entenderam que não há mais o que questionar quanto à candidatura de Edgar de Queiroz e, via de consequência, sua eleição uma vez que caberia à Coligação Trabalho e Progresso tê-lo feito antes da homologação do registro de candidaturas. Nesse sentido, argumentaram os Desembargadores: 

"A arguição de ausência de condição de elegibilidade através de meio impugnativo inadequado, bem como de matéria preclusa, configuram ausência de interesse de agir, implicando a extinção do feito sem julgamento de mérito. Conhecimento e desprovimento do agravo regimental. Manutenção da decisão agravada."

Agora, resta ao TRE-RN proceder com as diligências para o cumprimento da decisão. 

Vale salientar que o referido acórdão ainda é passível de sofrer alterações no TSE.

Reprodução Cidade News Itaú via Política Pauferrense
Leia Mais ››

Dupla assalta agência dos Correios em Olho D'Água do Borges, RN

Dois homens assaltaram a agência dos Correios do município de Olho D'Água do Borges, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A Polícia Militar procurou os suspeitos nos pontos de saída da cidade, mas não localizou ninguém nesta terça-feira (16).

O sargento Rondes Batista, da Polícia Militar da cidade, informou que só havia um funcionário na agência no momento do assalto. "A testemunha não soube informar nada. Não sabia das roupas que usavam, das armas utilizadas e nem como fugiram os suspeitos", explica.

De acordo com o sargento, é o segundo assalto do ano na agência dos Correios de Olho D'Água do Borges. O crime ocorreu por volta das 14h e teve as mesmas características do assalto anterior, que aconteceu entre março e abril.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Adolescente de 17 anos vítima de acidente na BR 230, não resiste aos ferimentos e morre

A jovem Kelly Dantas, de 17 anos, que residia na cidade de Marizópolis, vítima de uma acidente como moto na madrugada da última terça-feira (16), não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde de ontem.

O acidente aconteceu na BR 230, quando Kelly seguia em uma moto e ao chegar ao Perímetro Irrigado de São Gonçalo, veio a perder o controle da motocicleta e tombou violentamente contra o solo.

Kelly foi socorrida para o Hospital Regional de Sousa, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Reprodução Cidde News Itaú via Sertão Informado/É Sertão
Leia Mais ››

Garotos de 10 e 12 anos confessam autoria de homicídio ocorrido em Patos na última terça-feira

A Polícia Militar através do Serviço de Inteligência e uma guarnição de São Mamede conseguiu apreender dois adolescentes de 10 e 12 anos na manhã desta quarta-feira (17) acusados de praticar o homicídio ocorrido na noite desta terça (16) contra Gabriel da Silva Sousa, de 13 anos.
Os jovens foram alcançados em São Mamede quando já estavam fugindo para a cidade de Campina Grande. De acordo com o comandante do 3° BPM, Ten. Cel. Cunha Rolim, os jovens estavam perambulando desde a noite de ontem após o crime e disseram que ainda estavam sem se alimentar. Ainda de acordo com o comandante, os adolescentes foram apreendidos com um revólver calibre 38, 13 munições intactas e uma deflagrada, sendo que esta foi a utilizada no homicídio.


“Após várias diligências, na manhã de hoje a guarnição de São Mamede efetuou uma abordagem a dois jovens que se encontravam no terminal rodoviário daquela cidade. Eles estavam em atitude suspeita, e foi descoberto que um deles estava com o revólver calibre 38. Ao passar a informação via rádio, o serviço de inteligência foi até o local e o Tenente Fernando, que já havia verificado as imagens do circuito de segurança, reconheceu os jovens como sendo os autores do homicídio”, explicou.
Os jovens foram encaminhados para a 5ª Delegacia de Polícia Civil onde confessaram a autoria do crime.
Cunha Rolim destacou que o crime chega a chocar a sociedade mediante a forma que foi praticada, um tiro certeiro partido de duas pessoas tão jovens. “Duas crianças de tão pouca idade, mas de maldade extrema, isso deixa a gente estarrecido”, disse.
Os jovens afirmaram que estavam indo para Campina Grande para a casa da mãe, e aqui estavam na casa dos avós.


Quanto à arma, o comandante informou que será investigado de que forma eles conseguiram o revólver, quem a passou para eles. O delegado Elcenho Engel está à frente do caso.
Gabriel da Silva Sousa foi morto com um tiro na cabeça no Campo da Liga, na BR 361, saída para Piancó. O crime teria ocorrido por causa de uma rixa entre jovens que foram tirar satisfação por motivos banais.

Reprodução Cidade News Itaú via Acilene Candeia/Mais Patos/É Sertão
Leia Mais ››

Lei da palmada derruba última sessão da CCJ.

A apreciação da redação final do Projeto de Lei 7672/10, conhecido como “Lei da Palmada”, travou mais uma vez a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Por pressão dos evangélicos, que são contra a proposta, o texto chegou a ser retirado de pauta. No entanto, um pedido de verificação de quorum resultou no encerramento da sessão sem uma única votação. Desta forma, o texto só deve ser analisado em agosto.

Apresentada em 2010, a matéria altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para estabelecer o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante. Na prática, proíbe castigos físicos pelos pais. O projeto foi aprovado por uma comissão especial em caráter conclusivo e deveria seguir para o Senado.

Na CCJ, está em pauta a redação final, sem análise de mérito. No entanto, estão pendentes dois recursos na Mesa Diretora pedindo a apreciação pelo plenário. O deputado Marcos Rogério (PDT-RO), autor de um deles, diz que houve uma “inconstitucionalidade formal” na tramitação da proposta. “Projetos que tratam de garantias individuais não podem ter tramitação conclusiva”, afirmou.

Reprodução Cidade News Itaú via Valdemar Tibá/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

DEM indica testemunhas no processo em que Betinho Rosado pede desfiliação

No processo judicial em que o deputado federal Betinho Rosado pede a desfiliação por justa causa do Democratas, a legenda pediu para três pessoas serem ouvidas como testemunhas. O pleito será apreciado pelo ministro José de Castro Meira, relator do processo.
O DEM citou como testemunhas que devem ser ouvidas no processo o deputado federal Ronaldo Caiado, a integrante do diretório do partido no Rio Grande do Norte Fátima Lapenda e Gustavo Machado Pires, que atua no Gabinete da Liderança do DEM.
O advogado Diogo Pignataro, que defende o deputado Betinho Rosado, destaca que a defesa é contrária ao pedido do DEM. “Nosso entendimento é que está se falando de fatos objetivos e não há necessidade de provas testemunhais”, disse o advogado à Tribuna do Norte.
Betinho Rosado, que planeja disputar o pleito de 2014, tem pressa na análise do processo, já que a mudança de partido deve ser feita até o dia 5 de outubro, prazo final para mudanças partidárias dos que desejam disputarem o pleito do próximo ano. Em recentes entrevistas o deputado afirmou que não pretende correr riscos. Ele só deixará o DEM caso consiga a desfiliação por justa causa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Moça da propaganda deixa escapar palavrão em programa religioso

Uma emissora católica chamada TV Aparecida passou por uma gafe e vídeo foi publicado no Youtube, alcançando muitas visualizações em pouquíssimo tempo de publicação.

A moça que faz o merchandising do Programa ‘Bem-Vindo Romeiro’ perdeu a concentração em um momento e, sem pestanejar, emitiu um palavrão, um reflexo que a deixou totalmente sem graça, assim como o padre que apresenta o programa.

Confira essa cena engraçada:

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Telexfree culpa ataque hacker por bloqueio de informações de associados

telexfreeA Telexfree (Ympactus Comercial Ltda.) bloqueou o acesso de seus associados ao escritório virtual da empresa, no qual era possível verificar as informações sobre ganhos. A empresa afirma que a medida foi tomada após a tentativa de invasão dos terminais por hackers. A Telexfree é acusada de pirâmide financeira, modalidade considerada ilegal porque só é vantajosa enquanto atrai novos investidores. Assim que os aplicadores param de entrar, o esquema não tem como cobrir os retornos prometidos e entra em colapso. Nesse tipo de golpe, são comuns as promessas de retorno expressivo em pouco tempo.

Segundo o advogado da empresa, Horst Fuchs, o bloqueio do site é temporário. “Foi detectada uma tentativa de invasão, em que algum hacker estaria tentando invadir o sistema, provavelmente para fazer uma transferência não autorizada”, disse. A movimentação de dinheiro da empresa está proibida pela Justiça desde o final de junho. A Telexfree também continua proibida de realizar novos cadastros de divulgadores, sob pena de multa diária de R$ 500 mil.

Para o advogado da Telexfree, a medida pretende preservar os direitos dos associados e o cumprimento da ordem judicial. “Nós não vamos permitir que esse tipo de transação ocorra”, afirmou. De acordo com o Tribunal de Justiça do Acre, que julga o caso, haveria “urgência em paralisar-se crescimento da rede, como forma de evitar-se seu esgotamento consequentes prejuízos que poderá causar a um sem número pessoas”.

Atuando no Brasil desde março de 2012, a Telexfree vende planos de minutos de telefonia de voz sobre protocolo de internet (VoIP na sigla em inglês).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulheres são presas tentando sacar R$ 23 mil com documentos falsos no RN

A Polícia Federal (PF) prendeu no início da tarde desta quarta-feira (17), em Natal, uma vendedora autônoma, de 41 anos, e uma costureira, 56. As mulheres, que são irmãs, foram presas em flagrante, acusadas de tentar sacar de uma Agência da Caixa Econômica Federal cerca de R$ 23 mil através de um empréstimo consignado obtido mediante apresentação de documentos falsificados. 

Há dias, a PF havia recebido uma informação de que duas pessoas iriam se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), situada em um shopping de Natal para sacar valores de forma fraudulenta. Os policiais, então, aguardaram a chegada das suspeitas e fizeram a abordagem no momento em que elas, de posse dos documentos adulterados, se preparavam para consolidar o golpe. 

Presas e levadas para autuação na superintendência da Polícia Federal, durante o interrogatório, ambas afirmaram que foram “convidadas” para praticar o delito mediante o pagamento de uma “gratificação”, tão logo recebessem o dinheiro da CEF, porém se negaram a identificar a pessoa que as contratou e lhes passou a documentação falsa. 

Enquadradas no crime de estelionato, na sua forma tentada, as acusadas estão sob custódia provisória da PF, à disposição da Justiça. Somente esta semana, três pessoas já foram presas pela Polícia Federal acusadas de praticar idêntico crime. Ontem, uma dona de casa de 59 anos foi detida no bairro do Alecrim tentando receber um empréstimo de R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais) da Caixa Econômica Federal. Posteriormente, a mulher foi liberada mediante alvará de soltura. 

Reprodução Cidade News Itaú via Portal no Ar
Leia Mais ››

Policia Militar recupera dinheiro e apreende arma usada no assalto aos Correios de São Rafael

Na tarde de ontem (16), por volta das 14hs, mais um assalto a agencia dos correios foi registrada na área do 10º BPM. Dessa vez foi a da cidade de São Rafael, distante 35 km de Assu. 

As informações são, que dois homens, sendo um gordo de camiseta verde e um magro de camiseta azul entraram armados na agencia usando máscara do homem aranha e capacete e anunciaram o assalto. Após colocarem todos os funcionários e clientes dentro do banheiro da agência, os bandidos esperaram o cofre abrir, e cada cliente que entrava na agência eram trancados lá dentro. 

Após cerca de 15 minutos do início da ação os bandidos conseguiram levar uma quantia em dinheiro não divulgada pelos Correios e saíram com destino ignorado. A Polícia Militar local foi acionada e solicitou reforço da companhia de Jucurutu e do Batalhão de Assu, que enviou uma guarnição da Força Tática.

Vários destacamentos foram alertados do sinistro. Policiais do destacamento de Itajá foram para o trevo da BR-304 com a RN-118 que dá acesso à cidade de São Rafael e se depararam com um veiculo Corsa JOY de cor preta,placas MYP-9863, em atitude suspeita, que não atendeu a ordem de parada, dando inicio a uma perseguição pela BR-304, em direção a Angicos.

Já próximo a Queijeira Opção, os suspeitos entraram em uma estrada carroçável que dá acesso ao sitio “Canivete” e jogaram uma bolsa para o mato no intuito de se livrar do flagrante, e mais a frente abandonaram o veiculo e adentraram no matagal. Policiais Militares de Angicos, do NORE de Assu e da Força Tática foram em apoio e realizaram patrulhamentos na estrada como também buscas no matagal a pé, mas os suspeitos conseguiram escapar.

Na bolsa jogada pelos ocupantes do veiculo Corsa, a polícia encontrou certa quantia em dinheiro (espécies e moedas) e a arma utilizada no assalto aos correios de São Rafael, um revolver calibre 32, cromado e com duas munições deflagradas. Já no veiculo, foram encontrados vários documentos e a copia dos documentos do proprietário. 

É importante frisar que o veiculo não tem nenhum queixa de roubo ou furto e que os policiais de Angicos reconheceram logo que o avistaram como sendo de um suspeito de outros crimes na região que tem família em Angicos. Todo material recuperado e apreendido foi conduzido para a DP de plantão de Mossoró para procedimentos cabíveis, e posteriormente ser passado para a polícia federal, que deverá assumir as investigações. 

Reprodução Cidade News Itaú via Força Tática
Leia Mais ››

Ônibus escolar com vários estudantes tomba na cidade de São Paulo do Potengi/RN

Um ônibus que transporta estudantes pertencente a prefeitura de São Paulo do Potengi tombou em uma passagem molhada do bairro Novo Juremal por volta das 11h10 desta segunda-feira(15).

O ônibus amarelinho transportava cerca de cinquenta alunos do bairro Monsenhor Expedito. Felizmente ninguém ficou ferido, apenas o susto. 

O motorista do ônibus disse que abriu pra um caminhão passar e a terra cedeu, deixando o veículo inclinado. Retroesvadeiras foram utilizadas para tirar o ônibus do buraco.

Reprodução Cidade News Itaú via Assis Silva
Leia Mais ››

Suspeito é morto e dois são baleados após assalto a Correios no RN

Um dos três assaltos baleados após um assalto aos Correios morreu nesta quarta-feira (17) no município de Carnaubais, a 203 quilômetros de Natal. A Polícia Militar ainda procura outros suspeitos envolvidos no crime. Reféns foram usados como "escudo" durante a fuga, segundo informou o major Assis Santos, comandante da PM de Assu, cidade da região Oeste.
O major informou que cerca de oito suspeitos armados de pistolas e revólveres roubaram os Correios, mas foram surpreendidos pela polícia logo na entrada da agência. Eles deixaram o local com reféns e fugiram a bordo de um Pálio branco. As vítimas foram deixadas no caminho.
Quando estavam entre as cidades de Carnaubais e Assu, três suspeitos foram atingidos pelos tiros da polícia. A dupla está sendo atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os outros seis ainda estão sendo procurados pela polícia.





Veja o vídeo da ação:


vídeo: Focoelho

Reprodução Cidade News Itaú foto Tony Martisn/Focoelho
Leia Mais ››

Suspeito de participação na morte de agente penitenciário é preso no RN

Agente penitenciário foi encontrado morto dentro do seu próprio carro (Foto: Marcelino Neto)A polícia prendeu nesta quarta-feira (17) o suspeito de ter participado da morte do agente penitenciário estadual Ronilson Alves da Silva, de 35 anos, que teve o corpo encontrado dentro do próprio carro no dia 25 de junho em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Na ação também foi apreendida uma pistola calibre 380 com dez munições, que pode ser a arma utilizada para matar o agente penitenciário.

O suspeito foi preso por força de um mandado de prisão temporária solicitado pela Polícia Civil. De acordo com o delegado interino da Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom) de Mosorró, Rafael Arraes, além do homem detido nesta quarta, existe suspeita de que outras três ou quatro pessoas tenham envolvimento no crime. O delegado adianta que a pistola 380 encontrada com o suspeito passará por uma perícia técnica.

Sobre a prisão, o comandante da Polícia Militar de Mossoró, Alvibá Gomes, informa que o suspeito estava no bairro Santo Antônio e tentou fugir quando viu os policiais, porém como estava cercado, ele se entregou. A prisão ocorreu por volta das 17h.

"O suspeito já foi preso por assalto a mão armada, tráfico de drogas e é suspeito de fornecer armas para assaltos em Mossoró", conta o comandante da PM da cidade. Além do mandado que culminou na prisão desta quarta, havia um outro mandado contra o suspeito, que respondia a processos no regime aberto, mas não se apresentou à Justiça.



Reprodução Cidade News Itaú fotos passando na Hora
Leia Mais ››

Equipamento único no Nordeste auxilia tratamento de câncer no RN

Acelerador linear Varian Clinac I-X foi inaugurado nesta quarta no RN (Foto: Demis Roussos)

A Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer inaugurou um importante aliado para o tratamento dos pacientes no Rio Grande do Norte. Utilizado em tratamentos radioterápicos e outras aplicações, o acelerador linear Varian Clinac I-X foi inaugurado nesta quarta-feira (17) em comemoração aos 64 anos da entidade. De acordo com o governo estadual, o equipamento é unico no Nordeste e aumentará em 25% a capacidade de atendimento da instituição, algo em torno de 5 mil aplicações por mês.

O acelerador será utilizado nos tratamentos radioterápicos e permitirá modernas técnicas de aplicação, como radioterapia de intensidade modulada e radioterapia guiada por imagem, com possibilidades maiores de controle da doença com a menor toxicidade possível. O equipamento foi adquirido em uma parceria entre o governo e a Liga. Foram investidos R$ 4 milhões. A instituição passa a contar agora com quatro aceleradores em funcionamento.

Para o superintendente da Liga, Ricardo Curioso, “há coisas que não podem esperar, e o tratamento contra o câncer é um desses exemplos. Nos últimos quatro anos colocamos dois novos aceleradores lineares em funcionamento, a custa de pesados investimentos, mas tendo o entendimento da necessidade inadiável de investimentos”.

A governadora Rosalba Ciarlini participou da solenidade de inauguração do novo equipamento e aproveitou para parabenizar toda a equipe da instituição. “Este é um exemplo de dedicação da equipe médica, dos administradores e de todos que fazem parte da Liga”.
A chefe do Executivo Estadual citou ainda os benefícios trazidos pelo moderno aparelho. “Vamos conseguir zerar a fila de espera pela radioterapia. Um aparelho como esse só encontramos nas regiões Sul e Sudeste do país e agora pacientes da rede pública terão acesso a esse equipamento”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PF prende duas irmãs que tentavam fraudar a Caixa Econômica Federal

A Polícia Federal prendeu no início da tarde desta quarta-feira, 17 de julho, em Natal, uma vendedora autônoma, 41 anos e uma costureira, 56 anos, ambas residentes na zona Norte da capital. As mulheres, que são irmãs, foram presas em flagrante, acusadas de tentar sacar de uma agência da Caixa Econômica Federal cerca de R$ 23 mil através de um empréstimo consignado obtido mediante apresentação de documentos falsificados.

Há dias, a PF havia recebido uma informação de que duas pessoas iriam se dirigir até uma agência da CEF situada em um shopping de Natal para sacar valores de forma fraudulenta. Os policiais, então, aguardaram a chegada das suspeitas e fizeram a abordagem no momento em que elas, de posse dos documentos adulterados, se preparavam para consolidar o golpe.

Presas e levadas para autuação na superintendência da Polícia Federal, durante o interrogatório, ambas afirmaram que foram “convidadas” para praticar o delito mediante o pagamento de uma “gratificação”, tão logo recebessem o dinheiro da CEF, porém se negaram a identificar a pessoa que as contratou e lhes passou a documentação falsa.

Enquadradas no crime de estelionato, na sua forma tentada, as acusadas estão sob custódia provisória da PF, à disposição da Justiça.

Somente esta semana, três pessoas já foram presas pela Polícia Federal acusadas de praticar idêntico crime. Ontem, uma dona de casa de 59 anos foi detida no bairro do Alecrim tentando receber um empréstimo de R$ 25 mil da Caixa Econômica Federal. Posteriormente, a mulher foi liberada mediante alvará de soltura.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Inquérito sobre morte de advogado no RN será concluído este mês

A comissão de delegados que investiga o assassinato do advogado Antônio Carlos de Souza Oliveira deverá concluir o inquérito policial sobre o caso na semana que vem. A informação foi dada pelo delegado Raimundo Rolim de Albuquerque Filho, que compõe a comissão, nesta quarta-feira (17). Rolim pediu afastamento do caso no início da semana para viajar à Argentina, onde faz mestrado em segurança pública.
"Estamos relatando as investigações e até a semana que vem iremos remeter os autos à Justiça. Com meu afastamento para ir à Argentina, o delegado Roberto Andrade é quem ficará responsável por relatar o inquérito e enviar ao juiz", falou Rolim.
O crime
O advogado estava no bar do Binos, no bairro de Nazaré, e foi assassinado com tiros de pistola na cabeça quando estava no banheiro. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, informou que o crime foi cometido por volta das 20h30. Segundo ele, testemunhas informaram que o advogado foi ao banheiro e um homem gordo o seguiu, em seguida, as pessoas ouviram os tiros e viram esse homem gordo saindo do local correndo e com uma pistola na mão. Ainda de acordo com informações da PM, o suspeito fugiu em um Doblò cinza de placas MMW-6343.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Novo bisturi 'inteligente' detecta tecido com câncer instantaneamente

Uso do 'bisturi inteligente' é demonstrado por um médico usando um pedaço de músculo animal, no Hospital St Mary, em Londres (Foto: Sang Tan/AP e Luke MacGregor/Reuters)Pesquisadores do London Imperial College, no Reino Unido, desenvolveram um bisturi “inteligente” que pode detectar em segundos se um tecido que está sendo cortado é canceroso ou não. A novidade promete tornar as cirurgias para retirada de tumores mais efetivas no futuro, evitando operações adicionais.
A tecnologia une um bisturi elétrico com um espectrômetro de massa capaz de fazer análises químicas. Muitas vezes, cirurgiões não conseguem identificar visualmente se um tecido é saudável ou canceroso. O resultado é que, nas operações para retirar câncer dos seios, por exemplo, é necessária uma intervenção adicional em um quinto dos casos.


O novo equipamento se chama “iKnife” e é desenhado para analisar amostras da fumaça que surge quando o tecido é cortado pela corrente elétrica do bisturi.
Ele acaba de ser testado em 91 pacientes e acertou a identificação de tecido com câncer em 100% das vezes. Os resultados estão publicados na “Science Translational Medicine”.
Até o surgimento do “iKnife”, o procedimento equivalente adotado era o de enviar amostras de tecido para exame em laboratório enquanto o paciente permanece sedado. No entanto, cada nova análise demora cerca de meia hora, enquanto o novo bisturi elétrico consegue checar se as células são cancerosas em apenas três segundos.

Bisturi iKnife foi apresentado em Londres nesta quartaq-feira (17) (Foto: Luke MacGregor/Reuters)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça suspende atividades da BBom e bloqueia novos cadastros

A Justiça Federal de Goás determinou a suspensão das atividades da empresa de rastreadores de veículos BBom e o bloqueio do cadastro de novos associados.
A decisão é da juíza federal substituta da 4ª Vara Federal de Goiânia, Luciana Laurenti Gheller, que no dia 10 de julho já havia determinado a indisponibilidade dos bens da empresa e de seus sócios por "robustos indícios" de pirâmide financeira, prática ilegal no país.
Segundo o despacho da juíza, "há evidências" de que o negócio trata-se de "pirâmide financeira". "Essa atividade desenvolvida pela empres,a aparentemente ilícita, merece ser suspensa, não devendo a liminar, contudo, atingir outras eventuais atividades desenvolvidas pela empresa", escreveu a magistrada.
Em nota, a BBom informou que "está tomando as providências judiciais cabíveis para retirar todo e qualquer impedimento às suas atividades" e diz estar "à disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos que forem solicitados". A BBom sempre negou irregularidades ou a prática de pirâmide e se identifica como "empresa especializada em canal de vendas direta e marketing multinível".

A decisão liminar (provisória, ainda cabendo recurso), determina a "imediata suspensão" das atividades desenvolvidas pela empresa Embrasystem, conhecida conhecida pelos nomes fantasia BBom e Unepxmil, e proíbe o cadastro de novos associados bem como a captação de recursos financeiros junto aos associados que já integram a rede, "incluindo a percepção das mensalidades cobradas"
A juíza federal determinou ainda que a empresa publique em suas páginas na internet o seguinte comunicado: "Por ordem da Justiça Federal, a BBOM está impedida de receber a adesão de novos associados, seja através de seus sites, seja através dos sites de seus associados, bem como de receber as mensalidades cobradas dos associados já admitidos no sistema".
A Justiça fixou o prazo de 48 horas para o cumprimento da decisão, sob pena de aplicação de multa de R$ 100 mil por dia de atraso.
A suspensão da inclusão de novas associados à BBom, a exemplo do que também ocorreu com a Telexfree, foi um pedido da força-tarefa formada pelos Ministérios Públicos Federal e Estaduais para investigar a suspeita de pirâmide financeira.
"Esta decisão interrompe as atividades da empresa, proíbe novos cadastramentos e reforça a constatação de que se trata de uma pirâmide", disse ao G1, o promotor de Goiás Murilo de Moraes e Miranda, um dos autores da ação, lembrando que um inquérito criminal ainda está em andamento.
O promotor, que também é presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), informa que estão sendo investigadas no país, além da BBom e da Telexfree, outras 16 empresas por suspeita de pirâmide.
Segundo a procuradora da República Mariane Guimarães, os bloqueios servirão para ajudar as pessoas que entraram na rede a reaver o máximo possível do dinheiro investido. “O nosso objetivo é evitar novas vítimas. O consumidor precisa ficar atento, principalmente com a proliferação desses esquemas com a ajuda da Internet e das redes socais, bem como dessas promessas de ganho de muito dinheiro sem ter que vender um produto ou serviço real", afirmou, em comunicado.
Bloqueio de bens inclui R$ 300 milhões e Ferraris
Na decisão anterior, que determinou o bloqueio dos bens da BBom, a juíza entendeu existir "robustos indícios" de que o modelo de negócios "se trata, na verdade, de uma pirâmide financeira, prática proibida no Brasil e que se configura crime contra a economia popular.
Segundo comunicado divulgado na página da Justiça Federal de Goiás, o bloqueio dos bens da empresa "busca evitar a dilapidação do patrimônio da empresa, de modo a possibilitar futuro ressarcimento aos consumidores lesados".
O bloqueio inclui R$ 300 milhões em contas bancárias do grupo, além de cerca de 100 veículos, incluindo motos e carros de luxo como Ferrari e Lamborghinis, segundo os Ministérios Públicos Federal e Estaduais.
No esquema adotado pela BBom, conforme identificado pela juíza, o pagamento dos participantes depende exclusivamente do recrutamento por ele feito de novos associados. "A 'sustentabilidade' do negócio não advém da renda gerada pela venda do produto supostamente objeto da franquia, que se trata um rastreador".
Pelo modelo oferecido pela empresa, os interessados se associam mediante o pagamento de uma taxa de cadastro, no valor de R$ 60, mais uma taxa de adesão, que varia de R$ 600 a R$ 3 mil, de acordo com o plano escolhido. Depois disso, a pessoa se compromete a atrair novos associados e a pagar uma taxa mensal no valor de R$ 80, pelo prazo de 36 meses, segundo mostra a investigação do MP. Quanto mais participantes o associado consegue trazer para a rede, maior é a premiação prometida.
Segundo a força-tarefa formada por promotores e procuradores, até o fim do ano passado, antes do início das operações da “BBom", as empresas do grupo não movimentavam mais do que R$ 300 mil por ano. De acordo com o MP, em pouco mais de seis meses, o fluxo financeiro do grupo aumentou mais de 3.000%.
No entendimento do Ministério Público, como em outros casos emblemáticos de pirâmide financeira, o rastreador oferecido pela BBom seria apenas uma “isca” para recrutar novos associados, como foram os animais nos casos da “Avestruz Master” e do “Fazendas Reunidas Boi Gordo”.
A prática de pirâmide financeira é proibida no Brasil, configurando crime contra a economia popular (Lei 1.521/51).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Outro investigador foragido após operação do MP se entrega à polícia

Quatro policiais civis continuam foragidos (Foto: Divulgação/SSP) (Foto: Divulgação/SSP)Mais um policial civil que teve a sua prisão decretada pela Justiça de Campinas por suspeita de envolvimento com traficantes se apresentou na Corregedoria Geral da Polícia Civil nesta quarta-feira (17), segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. Jandre Gomes Lopes de Souza, de 39 anos, era considerado foragido desde a terça-feira (16). Agora, são nove os policiais detidos e quatro seguem foragidos.
Antes de Jandre, o investigador Gilson Iwamizu dos Santos, também de 39 anos, já havia se apresentado nesta quarta-feira após ter a prisão decretada. Jandre e Gilson trabalhavam na 3ª Delegacia Especial de Apoio (Deap) do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc).
Sete mandados de prisão foram cumpridos durante a operação conjunta da Corregedoria com o Ministério Público estadual, deflagrada nesta segunda-feira (15) em São Paulo e na região de Campinas. A dupla que se entregou nesta quarta foi encaminhada ao presídio da Polícia Civil.

Corregedoria
Gilson dos Santos chegou no carro de seu advogado e entrou pela garagem do prédio da Corregedoria. A Justiça havia decretado a prisão do investigador e de mais dez policiais e dois delegados do Denarc a pedido do Ministério Público. Eles são acusados de extorsão, corrupção, proteção de traficantes e vazamento de informações.
No total, nove policiais civis já foram presos. Outros quatro ainda são procurados: Daniel Dreyer Bazzan, Danilo da Silva Nascimento, Leonel Rodrigues Santos e Silvio Cesar de Carvalho Videira. Os policiais teriam sido avisados da operação feita em conjunto entre o Ministério Público Estadual e a Corregedoria e fugiram. Informações sobre o paradeiro deles podem ser fornecidas pelo telefone 181, do Disque-Denúncia.
Os policiais são investigados por suspeita de vender e vazar informações privilegiadas de operações de combate ao tráfico para criminosos ligados à facção que atua dentro e fora dos presídios paulistas. Pelo esquema, teriam recebido mais de R$ 500 mil por ano como propina para evitar a prisão dos criminosos.
De acordo com a investigação, quando o pagamento atrasava, os policiais achacavam ou sequestravam os traficantes e seus familiares. Os detidos trabalham ou já trabalharam no Denarc, no Bom Retiro, na região central de São Paulo.
Delegado preso
O delegado Clemente Castilho Júnior é um dos nove detidos. Ele é supervisor da Unidade de Inteligência do Denarc e também integrante da agência integrada de inteligência dos governos estadual e federal para combater a onda de violência que ocorreu em São Paulo nos últimos meses. Ele e outro delegado do departamento são suspeitos de ter vazado informações a criminosos que poderiam comprometer a investigação da Promotoria.

O advogado de Castilho Júnior, João Batista Augusto Júnior, não foi encontrado para comentar o assunto. Na segunda-feira, ele declarou que seu cliente é inocente das acusações feitas pelo MP e, por esse motivo, iria pedir à Justiça que ele fosse solto.

Também nesta segunda-feira, um suposto traficante foi preso pela polícia em Serrana, no interior de São Paulo, suspeito de fazer ameaças de morte contra promotores do Gaeco de Campinas que investigam a relação entre os policiais e criminosos.
Flaviano de Lima Oliveira, de 36 anos, teria sido transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ribeirão Preto.  Aos jornalistas que acompanharam sua prisão, ele falou que iria se pronunciar sobre a acusação somente à Justiça.

Traficante extorquido
A investigação do Gaeco de Campinas para prender policiais civis começou em outubro de 2012, quando os promotores monitoravam traficantes da região e passaram a suspeitar do envolvimento de agentes de segurança com os criminosos.
Interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça teriam flagrado o homem preso em Serrana conversando com o detento Wanderson de Paula Lima, o Andinho, sobre os problemas do tráfico devido à cobrança de propina pelos policiais.

Andinho teria usado telefone celular dentro da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no interior, onde está preso desde 2002, condenado a mais de 400 anos de reclusão. Entre os crimes atribuídos a Andinho estão a participação no assassinato do ex-prefeito de Campinas Toninho do PT, em 2001, sequestros e tráfico. Ele é apontado como integrante da faccção que atua a partir dos presídios.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Índios Tembé fazem reféns no Pará em protesto por melhoria na saúde

Duas servidoras da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) estão sendo mantidas reféns por índios Tembé na área indígena do Alto Rio Guamá, no município de Santa Luzia do Pará, nordeste do estado.
Segundo informações do Distrito de Saúde Indígena (DSEI) da região, as servidoras estão impedidas de sair da aldeia desde a manhã de terça-feira (16), quando foram ao local para auxiliar a comunidade a eleger os delegados que iriam representar a tribo na quinta conferência de saúde indígena, que acontece em setembro em Belém.
"Nós tememos pela integridade física delas. Este é o mesmo grupo que invadiu o DSEI e fez ameaças de morte para a coordenadora anterior. Falamos com as funcionárias quando os índios permitem, e elas relatarma que sofreram ameaças verbais e estão abaladas", disse Leone Rocha, coordenador do Distrito de Saúde Indígena Guamá-Tocantis.
Apesar da preocupação do coordenador, as funcionárias dizem que não estão sendo ameaçadas, apenas não podem deixar a aldeia. "Os índios querem que o chefe do DSEI venha aqui para sermos liberadas. Estamos em um alojamento, e só não podemos deixar a aldeia", tranquiliza Iracema Barra.

Reivindicações
Os índios Tembé pedem melhorias no atendimento à saúde, além de reclamar da falta de transporte, medicamentos, telefonia e acesso a internet na área. Cerca de 200 índios vivem na aldeia Tembé.
"A gente quer que ele (Rocha) venha aqui pra ele ver como é que se encontra o nosso posto de saúde, e o nosso povo. Porque ele fala que nós reclamamos, mas temos carro, medicamento , tudo. Com a vinda dessas senhoras elas constataram que não temos nada", disse a índia América Tembé.

Segundo Rocha, antes da ação dos índios o distrito já havia tentato dialogar com a tribo, mas o grupo não se mostrou disposto ao diálogo. De acordo com informações da Polícia Federal, o Ministério da Saúde, a Funai e a PF em Brasília já foram comunicados para que sejam enviados representantes para negociar a liberação das funcionárias.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››