quinta-feira, janeiro 19, 2012

Eleições: Wilma afirma que Natal é prioridade para o PSB

Apesar de ainda não afirmar claramente que disputará as eleições deste ano, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) articula nos bastidores o fortalecimento da sua candidatura a prefeita de Natal. Ela já começou a conversar com os potenciais aliados para o pleito. Em entrevista ao Diário de Natal, Wilma de Faria disse que abriu diálogo com PSD, PPS, PHS e PCdoB, além de manter uma relação próxima com PT e PDT, que lançaram as pré-candidaturas do deputado estadual Fernando Mineiro e do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, respectivamente.

De acordo com a ex-governadora, a definição oficial sobre sua candidatura a prefeita ocorrerá no final de março. No entanto, ela adiantou que a eleição na capital será prioritária para o partido. "O PSB colocou a retomada do fortalecimento em Natal como prioridade. Temos compromisso com o futuro da cidade. Vamos discutir os problemas e apresentar soluções. Uma das questões que me preocupa muito, por exemplo, é o atraso nas obras de mobilidade urbana", declarou a pessebista.

Wilmade Faria comentou a relação com os pré-candidatos Fernando Mineiro e Carlos Eduardo, potenciais aliados para este ano. "Mantemos o diálogo, sempre respeitando os projetos deles", frisou. No entanto, ela criticou o posicionamento do pedetista, que declarou admitir conversar sobre composição política com DEM, PSDB e PMDB, em caso de divisão do bloco que se opõe ao governo Rosalba Ciarlini (DEM) e à gestão Micarla de Sousa (PV). "Esse posicionamento é incoerente com a postura oposicionista. Fazemos oposição porque as coisas não andam bem no governo", ponderou.

Diálogo

Questionada sobre a reaproximação política com o vice-governador Robinson Faria (PSD), a pré-candidata se mostrou motivada a voltar a compor com o pessedista. "Já conversei com Robinson e com Fábio. Estamos dialogando. Houve o chamamento das duas partes para a formação de uma parceria. Eu mesma o convoquei para somar com a oposição. Mas, uma aliança é firmada mesmo durante as eleições. Além de Natal, temos afinidades em outros municípios. Vamos buscar somar no interior e na capital", afirmou.

Na visão da ex-governadora, o lançamento de múltiplas candidaturas em Natal seria saudável para a democracia, pois, segundo ela, possibilitaria mais opções de ideias para a população escolher. No entanto, Wilma de Faria enfatizou que o cenário ainda está indefinido. Para a pessebista, a divisão da oposição em múltiplas candidaturas não enfraqueceria o grupo.

"Um pleito com várias candidaturas é mais democrático, mas não significa que será dessa forma. Vai depender das articulações. Não acredito que a oposição ao governo do estado e à prefeitura de Natal saia desgastada dessa eleição, pois a população desaprova as duas administrações. A situação delas é muito complicada", analisou.

Sobre as pesquisas de opinião divulgadas até o momento, que a colocam em segundo lugar na preferência do eleitorado, Wilma disse que há "desinteresse da população pelo pleito". Na avaliação da pré-candidata, Carlos Eduardo, que lidera as sondagens, tem sido beneficiado pela desaprovaçãoda prefeita Micarla de Sousa (PV). "Pesquisa é o retrato de momento. Os resultados de agora mostram um acirramento entre a gestão passada e a atual, o que tem beneficiado Carlos Eduardo", finalizou. 

Fonte: DN
Leia Mais ››

Quadrilha invade fazenda, rende 10 pessoas e rouba armas na Grande Natal

O 11º Batalhão de Polícia Militar registrou na noite dessa quarta-feira(18), por volta das 19h30, a invasão de uma quadrilha a um Haras no município de São Gonçalo do Amarante. Na ocasião, os homens estavam encapuzados e renderam pelo menos dez pessoas que estavam no local. As informações foram confirmadas pelo subtenente Pereira, oficial em serviço, que relatou o roubo de duas armas de fogo; uma espingarda e uma pistola.

Segundo o subtenente Pereira, os bandidos renderam o filho do caseiro que voltava do colégio e entraram na fazenda anunciando o assalto. "Os familiares não tiveram o que fazer ao presenciarem o jovem rendido", disse o policial militar. 

Durante a ação, os bandidos chegaram a espancar uma das vítimas, ainda que sem gravidade. Logo a seguir, levaram as armas e fugiram com destino ignorado. O subtenente Pereira também revelou que antes da fuga, a quadrilha levou os celulares das vítimas para retardem a comunicação com a polícia. "Só fomos informados sobre a ocorrência uma hora depois, por isso, não tivemos possibilidade de encontrar os bandidos", finalizou o PM.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Após queda em prédio no Tirol, operário continua em estado grave

O operário Maílson Cordeiro da Silva, 20, continua internado em estado grave no Hospital Walfredo Gurgel. Maílson caiu do sexto andar de um prédio em Tirol, na tarde dessa quarta-feira, 18, onde trabalhava na troca das pastilhas. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o rapaz está internado na UTI geral e respirando por aparelhos. 

Memória

O acidente aconteceu no Condomínio Pôr do Sol, no Tirol, onde, de acordo com a família da vítima, Mailson trabalhava na troca das pastilhas do edifício através da empresa Revitalize, da qual era funcionário contratado e registrado. A vítima foi levada para o pronto-socorro Clovis Sarinho onde foi constatado traumatismo craniano, e diversas fraturas pelo corpo. 

As informações colhidas no local pelo tenente Hudson, foram de que, no momento do acidente, Mailson estaria em horário de almoço e estaria fazendo um serviço extra para um morador do prédio. "O síndico do prédio nos informou que o rapaz estava fazendo um bico para um morador. Ao que parece ele estava na parte de fora do prédio instalando um ar-condicionado", disse.

Os bombeiros realizaram uma vistoria preliminar no local do acidente para identificar possível falha na segurança do trabalhador e foi constatado apenas que Mailson não usava equipamentos de segurança no momento do acidente. "Ele deveria estar com capacete, óculos, bota, além de estar preso em uma cadeira tipo paraquedista e não havia nada disso com ele", afirmou. (Fernanda Zauli)

Fonte: DN
Leia Mais ››

HOMEM É ATACADO POR LEOPARDO


A foto mostra o grave ferimento na cabeça(escalpo retirado)





Um leopardo que vagava por cidade no leste da Índia matou um homem, retirou o couro cabeludo de outro e feriu mais três pessoas antes de conseguir ser capturado por autoridades que atiraram tranquilizantes no animal.
Moradores da cidade de Gauhati afirmam que o leopardo atacou um advogado de 50 anos. O homem foi ferido enquanto falava ao telefone fora de casa, levado ao hospital, o advogado morreu no domingo.
Outras quatro pessoas foram feridas, incluindo um homem que teve o escalpo retirado durante o ataque do animal. A imagem foi capturada por um jornal local.
Utpal Bora, funcionário do departamento de Vida Selvagem de Gauhati, disse que autoridades pretendem deixar o animal em um parque a 200 quilômetros da cidade.
Ambientalistas afirmam que o aumento do desmatamento empurra os leopardos para áreas urbanas.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

EX-TESOUREIRO É ACUSADO DE DESVIAR QUASE 6 MIL REAIS EM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO



O ex-tesoureiro da Agrovila porto é acusado de desviar quase 6 mil reais em material de construção. 

Em seu primeiro mandato como tesoureiro na agrovila porto o senhor, Doel Soares Costa, teria desviado quase 6 mil reais dos cofres do projeto de assentamento Pedro Ezequiel de Araújo localizado no município de Ipanguaçu/RN  para sua campanha eleitoral no ano de 2008.  
Por esse motivo o assentamento está totalmente parado com as obras em geral. 
Segundo nossa fonte o propietario da empresa e fornecedor de matérias do assentamento confirmou que o assentamento Pedro Ezequiel de Araújo está devendo para o mesmo a quantia acima relacionada, e por isso temos quase 30.000 mil reais em material pago, mais não entregue por este motivo. e aí ? 

Veja abaixo algumas notas de compra:




Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Colisão entre moto e carro do fisco foi registrada na BR 405 em Uiraúna/PB




Por volta das 16h30min do dia 17, um sinistro do tipo colisão foi registrado na BR 405 que liga Uiraúna a Major Sales - RN, nas imediações do Rancho Vida Boa (ou Rancho do Cigano), quando um Cadete 1998, de cor branca, placas MNW 8491 – PB conduzido pelo funcionário do Fisco Estadual com localização no Posto Fiscal de Placas – RN, mas conhecido popularmente por Zuquinha, abalrou uma moto Hunter 125, de placas JJE 9728 de Brasília – DF, de Cor vermelha, que era conduzida pelo Sr. Jocélio Francisco (Paraíba), casado, 31 anos e residente no sitio Jerimum município de José da Penha – RN.

Ao se chocarem frontalmente o condutor da moto o Sr. Jocélio Francisco foi arremessado contra o cadete, vindo a atingir o painel frontal do mesmo. A Unidade do SAMU foi acionada juntamente com a equipe da Policia Militar sob o comando dos Cabos Fernando e Muniz, que ao chegarem ao local do fato tomaram as medidas que o caso exigiu.

Em seguida a Unidade do SAMU prestou os primeiros cuidados e em seguida encaminhou a vitima para o HR de Cajazeiras com suspeita de traumatismo craniano, já que a parte mais atingida durante o acidente foi à região da cabeça.

Fonte: Uirauna Net
Leia Mais ››

GTO da 3ªCIPM prende homem acusado de vários furtos na zona rural de C. Novos



A Policia Militar prendeu as 16h30minhs desta quarta-feira (18/01) o Agricultor, CARLOS ADRIANO DA SILVA, 27 ANOS (Filiação: Azílio Faustino da Silva e Tânia Maria da Silva), residente na Serra dos Bandões Município de Picuí. A Prisão do acusado foi efetuada por uma Guarnição do GTO que fazia a averiguação de uma Denuncia feita para central da Policia Militar na qual um Homem estaria efetuando disparos de arma de fogo no Sitio Santo Andre Município de Currais Novos. O Acusado foi preso e a arma encontrada, um Rifle calibre 22 com duas caixas de munições, um delas com 48 projeteis CBC estando 22 intactas.   Com a prisão a policia militar esclareceu quatro furtos em propriedades rurais situadas no Sitio São Luiz Zona Rural de Currais Novos que foram praticados nos dias 06, 07 e 08 de janeiro deste ano. Com o acusado os policiais recuperaram: APARELHOS DE TV, UM BOTIJÃO DE GÁS, UM RIFLE CALIBRE 22 COM 100 MUNIÇÕES DO MESMO, UM APARELHO CÉLULA E UM SOM. Carlos foi conduzido a Delegacia de Policia Civil de Currais Novos e apresentado a policia judiciária sendo autuado em flagrante pelos crimes de posse de arma de fogo, disparo de arma de fogo e vai responder pelos furtos praticados a autuação lavrada pelo Doutor Luiz Antonio Delegado titular desta Cidade.

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

Jovem é procurada pelos pais e familiares na comunidade de Cachoeira, Caraúbas (RN)

[Leticia%2520Leite%255B10%255D.jpg]

Desde as primeiras horas (4h40min) da manhã de hoje (18), fugiu de sua residência a jovem (foto) Letícia Leite da Silva, filha de Chico Verdureiro (como é mais conhecido). A família encontra-se desesperada, procurando compreender, o motivo pelo qual levou a jovem a sair de casa, sem dizer nada a ninguém.
A mesma saiu ainda vestida de trajes de dormir (um babydool azul), calçada com sandálias (tipo havaianas). A única pessoa que a viu sair correndo, foi sua irmã mais velha. Letícia saiu pela porta dos fundos da casa, em sentindo a vegetação comum da comunidade. Segundo relatos, um vizinho a viu quando abaixou-se, como se estivesse se escondendo.
A família procurou as amigas mais próximas, e perguntou a todas, se sabiam de alguma coisa que levassem a compreensão da fuga, mas as mesmas também não compreendem o motivo, desta ação.
A família pede a quem souber de seu paradeiro, que possa entrar em contato com os mesmos através de dois números de celulares, sendo eles: 9663.7597 (TIM) e 8129.4416 (VIVO).
A informação é do Blog Sociedade Ativa.
Colegas Blogueiros, por favor divulguem também... Ajudem a encontrá-la!

Fonte: Plantão Apodi
Leia Mais ››

Capotamento na BR 405 deixa uma pessoa ferida.


Veiculo pertencente a uma cooperativa que presta assessoria e serviços em comunidades rurais do Oeste do Rio Grande do Norte, capotou na BR 405 próximo a cidade de Mossoró na Manhã de quinta feira 19 de Janeiro de 2012.

O veiculo do tipo pick-up Strada com placas NYV 0155 de Recife, era conduzido por “Nerivan Vicente da Silva” de 29 anos de idade, natural de Caraubas, trafegava no sentido Apodi/Mossoró. O condutor Teria tentado desviar um motociclista que trafegava no mesmo sentido, desceu a via e capotou.

O motorista sofreu escoriações pelo corpo e foi socorrido por uma equipe do Samu, para o hospital Regional Tarcisio Maia, em Mossoró, sentindo fortes dores na clavícula e suspeita de fratura fechada no punho da mão esquerda.

Outra pessoa, conhecida apenas como “Lucas” que fazia companhia ao condutor do veiculo, nada sofreu.






Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Explosão aem Posto de combustiveis em C. Novos

Condutor da S-10


Por volta das 11h00minh desta quinta-feira (19/01) uma explosão aconteceu no Posto Laiz XV localizado na Avenida Dr. Sílvio Bezerra de Melo e por milagre não deixou vítimas. Segundo a Polícia Militar uma S-10 de placas MXM-6562/Natal, que era conduzida pela pessoa de ADALBERTO BARBOSA DOS SANTOS DE 53 ANOS, abastecia com Gás Natural quando aconteceu a explosão que derrubou e furou parte do teto do Posto.
Os frentistas e o proprietário não se feriram. Segundo as primeiras informações obtidas no local a S-10 usava além do GNV um botijão de gás de cozinha que segundos levantou-se no local foi quem causou a explosão.
A Polícia Militar foi acionada e rapidamente fez o isolamento da área.
O posto disponha de todos os equipamentos de segurança, motivo pelo o qual, não aconteceu uma tragédia. Apesar da explosão que foi ouvida a distância, nem o gás natural e nem os combustíveis (Gasolina, álcool e diesel) foram afetados.

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

Morte por afogamento na cidade de Felipe Guerra / RN.

Vitima as margens do rio.


Na manha desta quarta-feira (18/01/2012), por volta das 07h20min a Policia Militar da Cidade de Felipe Guerra / RN, recebeu informações que no Sitio Arapúa, zona rural daquele município, havia a presença de um cadáver de uma senhora as margens do Rio Apodi/Mossoró, de imediato uma equipe de Policiais Militares compostas pelo Sargento Edesio, e os soldados Helio e Costa Neto, sob o comando do Capitão Brilhante, dirigiram-se ao local e constaram a veracidade do fato. A vitima do afogamento foi identificada como sendo a pessoa de OTACIANA DANTAS DE MEDEIROS VIEIRA, 43 anos, natural de Felipe Guerra/RN, e residente naquela comunidade rural. 

RG da Vitima 

Segundo informações de parentes a vitima tinha problemas de Epilepsia, e o fato ocorreu por volta das 07h00min quando a mesma foi pegar água no rio e supostamente sofreu uma crise, pois o local onde o corpo foi encontrado tem o nivél d´agua muito baixo. Uma equipe do ITEP foi até o local e conduziu o corpo para efetuar todos procedimentos cabíveis.

Fonte: F5
Leia Mais ››

Idoso é acusado de tentar contra a integridade sexual de crianças em Riacho da Cruz

Na manhã desta quarta-feira (18) por volta das 90h30min o Conselho Tutelar e a policia militar de Riacho da Cruz receberam denuncia de varias mães do bairro Acampamento II, mais precisamente da Rua do Arame, as denúncias davam conta de que, um senhor de aproximadamente 64 anos havia dirigido vários palavras de baixo calão a crianças daquele bairro.
Segundo as denunciantes, alem de direcionar palavras de baixo calão as crianças, o senhor de aproximadamente 64 anos tentou contra a integridade sexual de algumas crianças, mas não chegou às vias de fatos. As crianças estão assustadas, e as mães temendo que ocorra alguma atrocidade com as mesmas, pedem a saído do idoso daquela rua.

O caso está sendo apurado pelo comandante do departamento policial de Riacho da Cruz. sargento Pedro e pelo Conselho Tutelar desta cidade.

Fonte: Mural de Riacho da Cruz
Leia Mais ››

CRIME » Pastor evangélico é assassinado em frente à igreja Assembleia de Deus em Patos/PB.


Mais um assassinato é registrado em Patos, dessa vez a vítima foi Luciano Lúcio de Oliveira, de 60 anos.
O crime aconteceu por volta das 13h30 manhã desta quarta-feira (18), dentro de um curral na Rua Alfredo Lustosa Bairro Dona Milindra em frente à Igreja Assembleia de Deus.
Luciano era pastor evangélico e congregava na Igreja Assembleia de Deus do Ministério Emanuel há 10 anos.
A vítima também era representante comercial de uma empresa de sabão e morava na própria igreja.
De acordo com informações da Polícia Militar, contra a vítima foram efetuados vários disparos que atingiram o ombro, o peito e a nuca.
A Polícia foi acionada e saiu em diligencias em busca do autor do crime, mas até o momento nenhum suspeito foi preso.
Veja as fotos- Atenção Imagens fortes:



Fonte: Mais Patos
Leia Mais ››

Marcelinho Paraíba é indiciado por estupro

6798ca783d829edb95e18106f133f182.jpg
Delegada responsável pelo caso decide indiciar jogador pelo crime de estupro
Foto: Agência Estado


A Delegacia da Mulher de Campina Grande, na Paraíba, concluiu nesta quarta-feira (18) o inquérito policial contra o jogador Marcelinho Paraíba sobre uma denúncia de estupro. O atleta do Sport Clube do Recife teria forçado o beijo com a advogada Rosália Zabatos de Abreu, de 31 anos, durante uma festa realizada na granja do jogador no dia 30 de novembro de 2011.

Na conlusão, a delegada responsável pelo caso, Herta de Freitas, resolve indiciar o jogador. O laudo emitido pelo Núcleo de Medicina e Odontologia Legal constatou hematomas no couro cabeludo, pescoço e um corte na boca da vítima.

De acordo com o advogado de Marcelinho, Afonso Vilar, o material preparado pela delegada do caso, Herta de Freitas, será encaminhado à Justiça paraibana. Caso o promotor entenda que o jogador é culpado irá oferecer uma denúncia contra ele e o caso terá desdobramento com o julgamento do meio-campista. Se esse não for esse o entendimento do promotor o inquérito será arquivado.

Ainda segundo o advogado do atleta, Marcelinho foi chamado para depor em outros desdobramento do caso que envolve a confusão que houve em sua granja. Nesta segunda-feira (23), Marcelinho Paraíba prestará depoimento na 7ª delegacia distrital de Campina Grande sobre os tiros disparados pelo delegado de polícia Rodrigo do Rêgo Pinheiro durante a confusão na festa do jogador. O delegado é irmão da vítima do suposto estupro.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Termina hoje prazo para inscrições de universitários candidatos a bolsas de estudo


Terminam hoje, 19, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. As inscrições só podem ser feitas pela internet: www.prounialuno.mec.gov.br.
Em Mossoró, quatro instituições participam do processo, disponibilizando 320 vagas para 23 cursos, incluindo os cursos de formação a distância.
Podem se inscrever no processo seletivo do Prouni, referente ao 1º semestre de 2012, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). O candidato deve ainda ter obtido nota superior a zero na redação.
Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou ainda ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.
A primeira convocação será a partir do dia 27 de fevereiro e o prazo para comprovação das informações dos candidatos convocados será de 28 de fevereiro a 2 de março. A segunda convocação ocorrerá a partir do dia 9 de março com prazo para comprovação de 12 a 15 de março.
Ao final das duas chamadas o candidato poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do Prouni que será utilizada pelas instituições de ensino para convocação dos candidatos para as bolsas ainda não ocupadas. O prazo para manifestação de interesse em participar da Lista de Espera é de 22 a 24 de fevereiro. Em seguida, serão feitas duas convocações dos candidatos pelas instituições.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Lei municipal prevê ações de combate ao trote telefônico em órgãos públicos que realizam serviço de emergência

samu_metropolitano
A polícia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outros órgãos públicos que realizam atendimento de emergência em Mossoró constantemente sofrem com os inúmeros trotes telefônicos, que comprometem os trabalhos de assistência à população. Entretanto, esses órgãos ganharam um novo aliado de coibição da prática, uma vez que a Câmara Municipal de Mossoró (CMM) aprovou e o Poder Executivo da cidade sancionou a Lei nº 2.816, que institui medidas de colaboração na prevenção ao trote telefônico nos serviços públicos de emergência.
A medida foi publicada no último dia 13, na edição 129 do Jornal Oficial de Mossoró (JOM). A lei está em vigência desde a data de publicação. A norma dispõe das seguintes providências para coibir e conscientizar dos problemas gerados pelo trote: "A municipalidade envidará esforços com as demais autoridades interessadas na prevenção ao trote telefônico nos serviços públicos de emergência disponíveis no município de Mossoró.
Os serviços públicos de emergência disponibilizados pelo município, que se utilize de atendimento telefônico, compartilharão informações sobre os trotes".
Conforme prevê a lei, o trabalho de colaboração terá foco na disseminação de esclarecimentos sobre os malefícios do trote telefônico nos serviços públicos de emergências e suas consequências para a população. Para isso, serão realizadas palestras, campanhas educativas e outros eventos de divulgação e esclarecimentos junto à população em geral, especialmente direcionados aos pais, crianças e adolescentes, preferencialmente em estabelecimentos de ensino e locais de esportes e lazer.
As ações de divulgação e esclarecimento previstas na nova lei serão direcionadas também às lideranças comunitárias, particularmente em comunidades carentes onde se identificar elevado índice de origem de trotes. O Executivo municipal regulamentará a lei no prazo de 60 dias contados da data de publicação.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Agricultores do município iniciam preparativos para plantio com boas expectativas de período chuvoso

Agricultores
Apesar da pouca incidência pluviométrica na primeira quinzena de 2012, no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando houve maior registro de chuvas em Mossoró, os agricultores estão com boas expectativas para o período chuvoso deste ano na região.
Conforme Francisco Gomes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Lavoura de Mossoró, a demora nas ocorrências das chuvas ainda não é um motivo de preocupação para os agricultores. Isso porque, segundo o representante, a preparação da safra começa no próximo mês, quando as chuvas devem aparecer.
"A maioria dos agricultores começa o plantio a partir do mês de fevereiro. Apenas 2% dos agricultores da região iniciam o plantio antecipado e esses cultivam jerimum e outras culturas que não precisam de tanta água", explica Francisco Gomes.
Para o presidente do sindicato, a expectativa é que o período chuvoso será positivo. "A perspectiva é que o período chuvoso seja bom, e os agricultores mais experientes confirmam que teremos grandes volumes de chuvas na região", acrescenta Francisco Gomes.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Lavoura de Mossoró, cerca de 6 mil agricultores e suas respectivas famílias dependem diretamente do cultivo agrícola. Em 2008, 2009 e 2010, os agricultores do município acumularam significativas perdas com as safras. Já no ano passado a colheita da safra ficou dentro da média. 
PREVISÃO
O semiárido nordestino deverá ter em 2012, no período de janeiro a março, boas chuvas, como ocorreu no ano passado. A previsão é dos meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn). O volume de chuva que cairá nos três primeiros meses deste ano, na avaliação dos especialistas, será igual ou maior que o registrado no mesmo período de 2011.
Anomalias positivas da temperatura da superfície do mar aliadas a um predomínio de normalidade no Oceano Atlântico indicam tendência de chuvas variando entre normais e acima da média sobre o Nordeste do Brasil.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Matrícula para o campus de Pau dos Ferros será feita em Mossoró


O professor-diretor do campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) em Caraúbas, Roberto Vieira Pordeus, informou que os 150 selecionados pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU) para o campus de Pau dos Ferros deverão fazer a matrícula, durante horário comercial, hoje e amanhã no campus central, em Mossoró.
Já com relação aos 150 selecionados pelo Sisu para o campus de Caraúbas, Roberto Pordeus lembrou que a matrícula será feita em Caraúbas, onde o campus já funciona. Em Caraúbas, já tem mais de 400 alunos assistindo às aulas. As obras de construção da sede do campus estão avançadas, devendo ser inaugurada a primeira etapa até o final de 2012.
No que se refere ao campus de Pau dos Ferros, Roberto Pordeus disse que as obras de construção da sede também estão bem avançadas. Enquanto não fica pronto, as aulas serão ministradas em salas de aulas emprestadas pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN), que atualmente está em obras para funcionar nos três turnos.
O professor-diretor destacou um percentual interessante. Segundo ele, 70% dos aprovados no Sisu para os campi de Pau dos Ferros e Caraúbas são da região Oeste. Os outros são, em sua maioria, das cidades do Vale do Jaguaribe e do Alto Sertão da Paraíba. Nesta primeira chamada do Sisu, a Ufersa espera preencher pelo menos 70% das vagas. As demais vagas serão preenchidas, segundo Roberto Pordeus, em chamadas subsequentes.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Infestação do mosquito da dengue atinge ÍndIce preocupante em alguns bairros da cidade de Mossoró

controle_da_dengue
Embora a média do município no mais recente Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelo Departamento de Vigilância à Saúde na primeira semana de janeiro, tenha apresentado queda, a situação no que se refere à presença do mosquito da dengue em algumas áreas da cidade ainda é preocupante. Conforme o departamento, no bairro Alagados foi registrado o maior percentual de infestação entre as comunidades da cidade, sendo que a média alcançou 22,7%, quando o percentual máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até 1%. O segundo colocado no ranking de infestação apontado pelo LIRAa foi o bairro Pintos e em terceiro ficou o bairro Paredões.
Diante do resultado dessas comunidades, a Vigilância à Saúde pretende intensificar e direcionar as ações de combate e prevenção ao Aedes aegypti para os referidos bairros de maior incidência de larvas.
Para isso, a coordenadora do Departamento de Vigilância à Saúde, Allany Medeiros, ressalta que o trabalho contará com o reforço dos 33 novos agentes de endemias empossados nesta semana, que se juntam aos 65 profissionais já atuantes. "Entregamos o material aos novos agentes, e eles foram distribuídos para atuar a partir de hoje (ontem) nas áreas da cidade que estavam descobertas", destaca.
Ainda segundo a coordenadora, entre as ações de combate e prevenção do mosquito da dengue, a Vigilância à Saúde retoma, no próximo dia 27, o trabalho de mutirão na primeira Caravana contra a Dengue do ano. E a primeira localidade a receber a ação é justamente o bairro Alagados.
"O LIRAa norteará as ações e o cronograma de realização das caravanas. Além dos novos agentes, envolveremos os agentes comunitários de saúde dos bairros durante as ações", conclui Allany Medeiros. 
REDUÇÃO
O primeiro LIRAa de 2011 constatou redução do percentual de registro da presença de larvas do mosquito da dengue em Mossoró. No comparativo entre as sondagens do ano passado, o índice de infestação caiu de 6,9 para 3,8, o que corresponde a uma queda de 3,1.
De acordo Allany Medeiros, o levantamento realizado no início do ano passado registrou um percentual de 6,9, caindo nos últimos meses de 2011 para 6,0, e agora o percentual registrou uma redução mais significativa.
Allany Medeiros explica que o LIRAa consiste na inspeção que os agentes de endemias realizam aos grupos de 100 residências de cada mil unidades habitacionais dos 28 bairros da cidade. Dessa forma, ela informa que o percentual de 3,8 representa a quantidade de casas infectadas a cada 100 residências do município.
Na avaliação da coordenadora, a queda do percentual de infestação pelo mosquito Aedes aegypti é resultado do trabalho conjunto entre poder público e a população. "Acreditamos que essa redução é uma consequência tanto do trabalho dos agentes de endemias como da própria população. Então se encontramos poucas incidências de larvas do mosquito da dengue, é porque as ações estão sendo eficientes, e os proprietários dos imóveis passaram também a deixar as residências livres do Aedes aegypti", conclui Allany Medeiros.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Eleitorado é o dobro da população


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte fará uma revisão eleitoral no município de Rafael Godeiro, distante 120km de Mossoró. A Corte do TRE aprovou, por unanimidade de votos, o pedido do Ministério Público Eleitoral para que seja analisada a questão referente à quantidade de eleitores no município. Há a suspeita de transferência irregular de títulos eleitorais, caso inclusive passível de investigação de competência da Polícia Federal.
Através de denúncia formulada pela internet, a Procuradoria Regional Eleitoral tomou conhecimento de uma suposta transferência irregular de aproximadamente 600 títulos eleitorais na campanha de 2008 para o município de Rafael Godeiro. O desembargador Vivaldo Pinheiro, relator do processo, destacou que o pedido está de acordo com a lei que determina a realização da revisão nas Zonas Eleitorais desde que atendidos requisitos básicos. É o caso.
O primeiro requisito estabelece que o total de transferências de eleitores no ano em curso seja dez por cento superior ao do ano anterior. No caso do município de Rafael Godeiro, constatou-se que em 2009 houve 29 transferências para aquele município, enquanto em 2010 esse número subiu para 79, número muito acima, portanto, dos 10% dos quais fala a lei.
Por outro lado, o eleitorado do município, de 3.078 eleitores, é o dobro da população acima de 14 anos e inferior a 70 anos, ou seja, o universo de pessoas habilitadas a exercer o poder de voto nas eleições. Por último, a instrução processual também verificou que o número de eleitores é superior à população no ano de 2010, de acordo com dados do IBGE. Ou seja, o problema detectado em 2008 persistiu em 2010.
O relator concluiu, assim, que foram preenchidos cumulativamente todos os requisitos legais para o pedido de revisão, votando no sentido de que o município fosse indicado ao Tribunal Superior Eleitoral como prioritário pela corte do TRE para fins de revisão eleitoral com coleta de dados biométricos. A indicação foi aceita, à unanimidade, pelos demais membros da corte. Contudo, ainda não está definida a data em que vai ocorrer a revisão eleitoral na cidade.
Mas a revisão não será como antigamente. Será biométrica. Ou seja, o cidadão eleitoral de Rafael Godeiro vai ter que se apresentar num local determinado na cidade durante um período para se cadastrar biometricamente no programa do TRE. Todos serão identificados pelas digitais e também por fotografia, que será feita na hora do recadastramento. Quem não comparecer, perde o título de eleitor. Se for de outra cidade, terá que se explicar na Justiça Eleitoral de sua cidade.

Vereador pede aposentadoria por invalidez e 
suplente quer o cargo
O quadro político entre oposição e situação em Rafael Godeiro é confortável para os atuais comandantes do município. Na oposição, um fato intrigante. O vereador Tomaz Ferreira, do PC do B, solicitou aposentadoria por invalidez e o suplente de vereador Paulo Sérgio Menezes de Oliveira, do mesmo partido, pediu à Câmara para ser empossado no cargo.
Justificou, em seu requerimento, que se o vereador Tomazinho estava inválido para Previdência Social, também estava para exercer o cargo de legislador. E Paulo Sério já vinha de uma temporada no cargo. Ele ficou no lugar de Tomazinho no período de agosto a dezembro de 2011. O titular do cargo pediu licença médica de três meses. Este prazo terminou no dia 28 de dezembro.
O requerimento foi negado pela presidenta da Câmara, Rubiana Paiva, do PSB. Segundo relatou o primeiro secretário da mesa diretora da Câmara, vereador Antônio Carlos Dantas, do PSB, o vereador Tomazinho reassumiu o cargo automaticamente quando a licença terminou. Só não voltou a atuar no plenário porque a Câmara está em período de recesso.
A presidência da mesa diretora recebeu o requerimento do vereador Paulo Sérgio, mas só vai se pronunciar quando receber o comunicado oficial de Tomazinho quanto à aposentadoria. Os trabalhos no Poder Legislativo de Rafael Godeiro serão retomados no dia 16 de fevereiro. "A Câmara, como instituição, estamos adotando as medidas mais prudentes possíveis. O suplente fez um questionamento e a mesa vai responder com clareza", diz Carlos.
Paulo Sérgio está disposto a acionar o Poder Judiciário e já tem advogado contratado para lhe representar perante o juiz. Tomazinho também contratou advogado para se defender. É um escritório de Mossoró. Antes de chegar às barras da Justiça, o mais ponderado, conforme o vereador Unilson Pereira de Oliveira Filho, "Bodinho do PSB", era os dois vereadores da oposição sentar à mesa e conversar, deixando os questionamentos jurídicos para o Poder Judiciário resolver.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Sesap dá continuidade à implantação da Rede Cegonha

gravida
O grupo condutor da implantação da Rede Perinatal (Rede Cegonha) no Rio Grande do Norte esteve reunido na manhã dessa quarta-feira, dia 18, na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Na pauta da reunião o fechamento do Plano de Ação que será enviado ao Ministério da Saúde.
Cláudia Frederico, membro do Grupo Condutor, explica que os serviços existem de forma isolada, e a formação de uma rede fará com que eles trabalhem de forma interligada.
"Desta forma a paciente será encaminhada para os serviços específicos de acordo com a sua necessidade e terá a assistência em todas as fases, desde a gestação até os dois primeiros anos de vida da criança, que é o período que engloba a Rede Perinatal".
Das cinco fases previstas para implantação da Rede Cegonha, duas já foram cumpridas e outras duas estão em fase de conclusão.
De início foi formado o grupo condutor e construída uma matriz diagnóstica, que elegeu a Região Metropolitana de Natal como área prioritária. "Foi determinada uma prioridade por ser a região que recebe a maior demanda, mas a atenção será voltada para todo o Estado".
Na terceira e quarta fase estão sendo estabelecidos, junto com os municípios, em quais serviços serão investidos os recursos. A fase final será a da certificação feita por uma equipe enviada pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que os recursos sejam liberados ainda este ano.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››