quinta-feira, janeiro 19, 2012

Sesap dá continuidade à implantação da Rede Cegonha

gravida

O grupo condutor da implantação da Rede Perinatal (Rede Cegonha) no Rio Grande do Norte esteve reunido na manhã dessa quarta-feira, dia 18, na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Na pauta da reunião o fechamento do Plano de Ação que será enviado ao Ministério da Saúde.
Cláudia Frederico, membro do Grupo Condutor, explica que os serviços existem de forma isolada, e a formação de uma rede fará com que eles trabalhem de forma interligada.
"Desta forma a paciente será encaminhada para os serviços específicos de acordo com a sua necessidade e terá a assistência em todas as fases, desde a gestação até os dois primeiros anos de vida da criança, que é o período que engloba a Rede Perinatal".
Das cinco fases previstas para implantação da Rede Cegonha, duas já foram cumpridas e outras duas estão em fase de conclusão.
De início foi formado o grupo condutor e construída uma matriz diagnóstica, que elegeu a Região Metropolitana de Natal como área prioritária. "Foi determinada uma prioridade por ser a região que recebe a maior demanda, mas a atenção será voltada para todo o Estado".
Na terceira e quarta fase estão sendo estabelecidos, junto com os municípios, em quais serviços serão investidos os recursos. A fase final será a da certificação feita por uma equipe enviada pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que os recursos sejam liberados ainda este ano.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!