quinta-feira, janeiro 19, 2012

Agricultores do município iniciam preparativos para plantio com boas expectativas de período chuvoso

Agricultores

Apesar da pouca incidência pluviométrica na primeira quinzena de 2012, no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando houve maior registro de chuvas em Mossoró, os agricultores estão com boas expectativas para o período chuvoso deste ano na região.
Conforme Francisco Gomes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Lavoura de Mossoró, a demora nas ocorrências das chuvas ainda não é um motivo de preocupação para os agricultores. Isso porque, segundo o representante, a preparação da safra começa no próximo mês, quando as chuvas devem aparecer.
"A maioria dos agricultores começa o plantio a partir do mês de fevereiro. Apenas 2% dos agricultores da região iniciam o plantio antecipado e esses cultivam jerimum e outras culturas que não precisam de tanta água", explica Francisco Gomes.
Para o presidente do sindicato, a expectativa é que o período chuvoso será positivo. "A perspectiva é que o período chuvoso seja bom, e os agricultores mais experientes confirmam que teremos grandes volumes de chuvas na região", acrescenta Francisco Gomes.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Lavoura de Mossoró, cerca de 6 mil agricultores e suas respectivas famílias dependem diretamente do cultivo agrícola. Em 2008, 2009 e 2010, os agricultores do município acumularam significativas perdas com as safras. Já no ano passado a colheita da safra ficou dentro da média. 
PREVISÃO
O semiárido nordestino deverá ter em 2012, no período de janeiro a março, boas chuvas, como ocorreu no ano passado. A previsão é dos meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn). O volume de chuva que cairá nos três primeiros meses deste ano, na avaliação dos especialistas, será igual ou maior que o registrado no mesmo período de 2011.
Anomalias positivas da temperatura da superfície do mar aliadas a um predomínio de normalidade no Oceano Atlântico indicam tendência de chuvas variando entre normais e acima da média sobre o Nordeste do Brasil.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!