sábado, novembro 12, 2022

Lula passa por exames de rotina em São Paulo antes de viajar ao Egito para a COP 27

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva passou por exames de rotina neste sábado (12) no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital. Lula viaja ao Egito na próxima segunda-feira (14) para a COP 27, segundo informaram seus assessores (saiba mais abaixo).


O presidente eleito Lula em discurso durante visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF), em 10 de novembro . — Foto: FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


De acordo com boletim médico divulgado pelo Sírio-Libanês, o presidente eleito foi diagnosticado com inflamação na laringe na altura das cordas vocais em razão de ter falado bastante. O exame mostrou "alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe", informa o comunicado do hospital.



Segundo o doutor Roberto Kalil Filho, que assina a nota de Lula, leucoplasia é uma mancha ou placa branca da mucosa da corda vocal, geralmente é benigna.


Além disso, outro exame confirmou que ele teve remissão do tumor diagnosticado também no Sírio em 2011, quando chegou a fazer tratamento contra câncer na laringe. Neste sábado, os testes não indicaram mais células cancerígenas no organismo dele.


Leia nota do Hospital Sírio-Libanês

"O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.


Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.


O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e  pequena área de leucoplasia na laringe.


O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito."


COP-27

Apesar do diagnóstico de inflamação na laringe, Lula deverá embarcar na segunda para a Conferência das Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, a COP 27, que acontece no Egito, segundo informou a assessoria de imprensa do político.


"O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva está no hospital Sírio Libanês para exames de rotina, antes de sua viagem para a Cop27 no Egito", informa nota divulgada pela comunicação de Lula.


A 27ª conferência do clima começou no dia 6 de novembro na cidade egípcia de Sharm El Sheikh. O evento deve durar cerca de duas semanas e tem um peso fundamental para ação climática global frente as mudanças climáticas. Por isso, cerca de noventa chefes de estado estarão presentes.


Um dos pontos de expectativa é sobre qual será a participação do futuro governo Lula no evento. O presidente eleito foi convidado e uma comitiva é aguardada no Egito.


Fonte: g1

Leia Mais ››

BID contraria Mantega e diz que não vai adiar eleição para a presidência do banco

Fazendo upload: 149920 de 149920 bytes.


O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) publicou nota em que confirma a eleição para a presidência da instituição no próximo dia 20.


Na sexta--feira (11), Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda e integrante da transição do governo Lula, afirmou que havia pedido o adiamento da eleição.


Mantega argumentou que é de interesse do governo eleito retirar a candidatura de Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central, que foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro como representante do Brasil na eleição no BID.


Mantega disse que Goldfajn não é um "mau candidato", mas ressaltou que a indicação não foi negociada com demais países que fazem parte do BID, o que reduz as chances de o indicado brasileiro ganhar. O ex-ministro ressaltou que o governo eleito gostaria de um candidato competitivo.


Pouco depois da manifestação de Mantega, o BID se posicionou para ratificar a data da eleição.


"O Banco Interamericano de Desenvolvimento agradece seu interesse na eleição para a nossa Presidência e informa que o regulamento não prevê adiamento do processo. Além disso, reiteramos que qualquer questão relativa à eleição deverá ser abordada pela Assembleia de Governadores do Banco", afirmou a instituição.


O presidente é eleito por um período de cinco anos, podendo ser reeleito apenas uma vez. O BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional de países da América Latina e do Caribe.


Argumentos de Mantega

Em entrevista à GloboNews, o ex-ministro afirmou que o novo presidente do BID precisa ser representativo dos países latino-americanos o que, segundo ele, não tem ocorrido nas recentes gestões do banco.


"Recebi alguns telefonemas de antigos colegas, ministros, pessoas da área econômica da América Latina se queixando que não estavam satisfeitos com o encaminhamento dessa eleição para a presidência", disse Mantega.


"Nós sabemos que o BID vem de uma crise forte justamente porque o seu presidente foi nomeado pelo [ex] presidente [Donald] Trump e não tinha a representatividade adequada entre os países membros do BID, que são da América Latina e da América Central", completou.



Candidatos à presidência do BID

O BID também confirmou os candidatos que disputarão o pleito:


Cecilia Todesca Bocco, nomeada pela Argentina.

Gerard Johnson, nomeado por Trindade e Tobago.

Gerardo Esquivel Hernández, nomeado pelo México.

Ilan Goldfajn, nomeado pelo Brasil.

Nicolás Eyzaguirre Guzmán, nomeado pelo Chile.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mantega diz que não será ministro e que escolhido terá que 'se enquadrar' na gestão de Lula



O ex-ministro Guido Mantega afirmou nesta sexta-feira (11) em entrevista à GloboNews que não será ministro do próximo governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Mantega foi ministro da Fazenda e do Planejamento nos governos anteriores de Lula, além de presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nesta quinta, o economista foi anunciado como integrante do grupo de trabalho da transição na área de planejamento, orçamento e gestão.


"O grupo de transição é para ajudar o novo governo a conhecer a estrutura, modificar a estrutura do governo anterior e poder governar. Não tem nada a ver uma coisa com outra, as pessoas que estão lá não serão grupo ministerial", disse.



"É claro que poderão ser escolhidas pessoas que estão lá, mas eu por exemplo não serei ministro. Já estou indicando. Já fui ministro do Planejamento, da Fazenda, e não pretendo ser mais ministro. Eu saio dessa vanguarda e fico na retaguarda, ajudando com conselhos e tudo mais", completou.

Em outro ponto da entrevista à GloboNews, Mantega minimizou a pressa do mercado pela definição dos ministros da área econômica. Segundo ele, "o mais importante não é definir o ministro, mas é definir a política econômica."


Alfinetada em Guedes

Questionado se a política econômica do novo governo vai seguir a visão do novo ministro da Fazenda, Mantega afirmou que no governo Lula não será assim. "O ministro da Economia tem que se enquadrar na política que é definida pelo governo e pelo Lula."


"A política econômica é do governo e não do ministro da Fazenda. O ministro da Fazenda vem para executar a política econômica que é definida pelo governo e principalmente pelo presidente Lula", completou.


Mantega foi, então, questionado sobre o papel da frente ampla diante dessas declarações. O ex-ministro contemporizou: disse que os aliados darão opinião e que haverá, sim, política econômica da "coalização".


"Eu falei do governo. É uma política econômica do governo. Nesse caso, é um governo de coalização, tem que refletir as opiniões dos outros participantes", disse. "Mas a espinha dorsal dele tá mais ou menos definida", completou.


Guido Mantega aproveitou para alfinetar o atual governo e o ministro da Economia, Paulo Guedes, que recebeu a alcunha de "posto Ipiranga" por definir a política econômica do governo. "No governo Bolsonaro pode ser, porque o Bolsonaro disse que não entendia nada de economia."


Segundo Mantega, o Lula "sempre entendeu de economia". "Eu sou assessor dele desde 1993, nós discutíamos a economia, fazíamos seminário. Então o Lula entende de economia. Tem essa diferença."


O ex-ministro disse ainda que o que tem que ser cobrado não é o nome do novo ministro da Economia ou Fazenda, mas sim os "detalhes" de como será a política econômica. "O governo Lula sempre trabalhou de forma transparente, deixando claro quais são as regras que ele vai seguir, quais são os objetivos e tudo mais."


Mantega afirmou também que o mercado pode ficar "tranquilo", porque os governos Lula foram responsáveis fiscalmente. "O presidente, ele é a favor do equilíbrio fiscal, ele sabe que se você acumular uma dívida enorme, o país quebra."



Adiamento de eleição do BID

Mantega confirmou na entrevista à GloboNews que entrou em contato com autoridades econômicas de países das Américas para pedir o adiamento da eleição do novo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


Segundo Mantega, a intenção foi contestar a indicação, pelo governo Jair Bolsonaro, do economista e ex-presidente do Banco Central Ilan Goldfajn para a presidência da instituição.


"Nós sabemos que o BID vem de uma crise forte justamente porque o seu presidente foi nomeado pelo presidente Trump e não tinha a representatividade adequada entre os países membros do BID, que são a América Latina e a América Central."


"Por sinal, o presidente Bolsonaro apoiou esse presidente [Mauricio] Carone, que está sendo mandado embora de lá porque cometeu várias irregularidades e não representava bem a América Latina, que é o principal participante do BID", disse Mantega.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Desembargador Eridson Medeiros é eleito presidente do TRT-RN

O desembargador Eridson João Fernandes Medeiros vai presidir o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) pelos próximos dois anos. A eleição foi realizada na sexta-feira (11), em sessão extraordinária do Tribunal Pleno.


O desembargador Eduardo Serrano da Rocha foi eleito vice-presidente. A desembargadora Maria Auxiliadora de Barros Medeiros Rodrigues foi escolhida como ouvidora do TRT-RN.


Desembargadores Maria Auxiliadora de Barros, Eridson Medeiros e Eduardo Rocha: nova diretoria do TRT-RN — Foto: Divulgação


Este será o segundo período de Eridson como presidente do TRT-RN - a primeira vez foi de 2006 a 2008. "Com certeza, unidos podemos fortalecer ainda mais este Tribunal e colocá-lo na vanguarda das inovações tecnológicas, na vanguarda no posicionamento social, em prol da sustentabilidade, sempre buscando o melhor", discursou em agradecimento após a eleição.



A sessão que elegeu a nova diretoria para o biênio 2023/2024 foi presidida pela atual presidente, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

URGENTE: Homem tenta contra própria via ao pular de torre de telefonia móvel em itaú



Na tarde deste sábado (12) um homem identificado pelo nome de Mathias tentou suicídio ao pular de uma torre de telefonia móvel no bairro Nossa Senhora do Desterro (Parabólica).





O fato chamou a atenção de muitos curiosos que tentavam convencer o mesmo a descer, pois se encontrava quase no topo da torre, contudo, o homem foi descendo e ao chegar em um determinado ponto da torre pulou, que segundo informações não oficiais, fraturou uma perna.


Altura a qual o homem pulou


Ainda segundo populares a motivação para a tentativa de suicídio possa está relacionada a problemas mentais.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

Antecipação da primeira parcela de pagamento de novembro de servidores do RN sofre alteração

O governo do Rio Grande do Norte confirmou neste sábado (12) que a antecipação da primeira parcela do pagamento de novembro - anunciada na sexta-feira (11) - sofreu alteração devido a um problema de transação bancária.


Servidores do RN recebem salários neste sábado (30) — Foto: Sandro Menezes


Segundo o comunicado, os servidores da ativa receberão neste sábado (12); e os aposentados e pensionistas terão os valores depositados na segunda-feira (14).


O governo lembra que o pagamento é agendado normalmente para o dia 15, mas, em razão do feriado da Proclamação da República e do ponto facultativo na segunda-feira (14), os salários serão antecipados.


Entre ativos, aposentados e pensionistas, será pago o salário integral à categoria da Segurança Pública e aos servidores que ganham até R$ 4 mil (valor bruto). Também haverá o adiantamento de 30% para 41 mil servidores que recebem acima de R$ 4 mil, o que corresponde a quase metade do funcionalismo estadual, num total investido de R$ 270 milhões.



A previsão do governo para a conclusão da folha salarial de novembro é no próximo dia 30, quando recebem o salário integral os servidores lotados em pastas com recursos próprios e os 70% restantes de quem recebe acima de R$ 4 mil, totalizando uma folha de R$ 561 milhões.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Maternidades públicas enfrentam superlotação e falta de médicos no RN

A rede de maternidades públicas do Rio Grande do Norte voltou a enfrentar problemas como superlotação. No Hospital Santa Catarina, os leitos estão todos ocupados, nesta sexta-feira (11) - um reflexo da superlotação também na Maternidade Januário Cicco, da UFRN. Na rede pública municipal de Natal, faltam médicos para completar a escala.


UTI neonatal da Maternidade Santa Catarina em Natal. — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Uma amiga do funcionário público Carlos Antônio Nunes está internada no Hospital Santa Catarina desde a quinta-feira (11), após dar a uma luz a uma menina em um parto cesariano.


Porém, antes do procedimento, ela precisou sair de Canguaretama e passou pela Maternidade Januário Cicco, em Natal, onde não foi atendida por não ter vaga disponível.



"Não teve vaga. Graças a Deus ela foi encaminhada para a maternidade do Santa Catarina e ela foi atendida, nasceu a bebê", disse Carlos.


A maternidade onde a amiga de Carlos teve bebê é a única da rede estadual que atende pacientes de alta complexidade. No hospital e maternidade Santa Catarina, são 40 leitos de enfermaria, 12 leitos pré-parto e um centro cirúrgico exclusivo para partos cesarianos, além de 20 leitos de UTI neonatal. Todos esses estão ocupados e três recém-nascidos esperavam o leito de UTI nesta sexta (11).


Apesar da ocupação, a direção da unidade diz conseguir atender à demanda regular. O problema é quando a rede materno infantil está sobrecarregada e acontece o chamado desvio de fluxo de uma maternidade para outra.


"Superlota o atendimento, o atendimento não fica humanizado como se espera, por causa da demanda, e traz um peso imenso ao nosso profissional que passa a dobrar sua demanda nos serviços. Traz até prejuízo, humanamente falando, para os profissionais médicos", afirma Carlos Leão, diretor geral do Hospital Santa Catarina.


Maternidade Januário Cicco, em Natal, está com leitos de UTI neonatal lotados. — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Outro problema enfrentado pela maternidade é a carência de médicos especialistas. De acordo com a administração da maternidade, no centro obstétrico atendem três ou dois médicos, quando o ideal seriam quatro. A situação mais difícil é na UTI neonatal com apenas dois médicos por plantão, responsáveis por 20 leitos de UTI neonatal.



O problema da falta de profissionais é enfrentado por outra maternidade, também na Zona Norte da capital potiguar, a Maternidade Leide Morais. A Secretaria de Saúde de Natal, gestora da unidade, diz enfrentar dificuldades para fechamento de escalas de obstetrícia com a empresa prestadora de serviço.


O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, nega a ausência dos profissionais seja por atraso de pagamentos, denunciada pelo sindicado dos médicos.


"A diferença do que nós pagamos enquanto prefeitura, ou governo do estado, ou qualquer outra secretaria, é indiscutível. Pela cooperativa eles recebem no mínimo três vezes mais do que recebem pelo estado ou município", diz.


Outra unidade materno-infantil que enfrenta dificuldades em Natal é a Maternidade Januário Cicco, ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desde outubro, todos os dias, a maternidade funciona com a capacidade máxima, segundo a direção, que chegou a solicitar algumas vezes ao sistema de regulação para não enviar mais pacientes por causa da superlotação.


"É caótica a situação materno-infantil do Rio Grande do Norte. A gente tem visto muito outras linhas de cuidado evoluírem e a nossa não evolui", afirma Maria da Guia Medeiros, gerente de atenção à saúde da maternidade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Censo 2022 é concluído em 46 municípios do RN, diz IBGE

O Censo 2022 foi concluído em 46 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, até esta quinta-feira (10), segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Serra de São Bento foi o primeiro município do RN a ter o Censo concluído, segundo o IBGE — Foto: IBGE/Divulgação


Segundo o órgão, a coleta dos dados já foi concluída em mais de 75% dos 5.972 setores censitários existentes no estado - os setores censitários são uma divisão do território, usada pelo IBGE para facilitar o trabalho de pesquisa.


O Censo 2022 começou a fase de coleta em agosto e tinha o fim previsto para outubro, mas foi adiado por causa do atraso registrado em todo o país. A previsão do IBGE é de que o trabalho seja concluído no Rio Grande do Norte ainda em novembro.



O município de Serra de São Bento, localizado no Agreste potiguar, foi o primeiro no qual a pesquisa censitária foi totalmente, no estado.


Agente censitária supervisora responsável pelo município, Francisca Nunes, acredita que o recenseamento no município terminou primeiro em decorrência de uma série de fatores. Entre eles, o fato de a população local conhecer os recenseadores.


“A familiaridade da população com os recenseadores e o empenho que eles tiveram para explicar a importância do Censo foram fundamentais para a excelência do trabalho”, disse.


A tal familiaridade do povo com os recenseadores também foi apontada pelo Coordenador de Subárea (CCS) de Nova Cruz, Diogo Bráulio. Ele coordena a coleta em Nova Cruz, Serra de São Bento, Várzea e mais quatro municípios.


“Em meio a tanta desinformação, ter recenseadores identificados com os locais onde trabalham faz com que os moradores tenham mais segurança para fornecer as informações para o IBGE”, diz.


Menor município do Rio Grande do Norte, Viçosa não teve nenhuma recusa e nenhuma ausência na pesquisa do IBGE. O município também foi um dos primeiros a ter o trabalho encerrado.


Localizado no Oeste potiguar, na subárea de Martins, Viçosa tinha uma população de 1.618 habitantes em 2010. Para a secretária de Educação, Alaene Alves, “as dimensões do município também contribuíram para a conclusão precoce da coleta em Viçosa”.



Ela ainda afirma que o fato de o município possuir uma população rural pequena permitiu que os recenseadores direcionassem seus esforços na conclusão dos setores localizados na zona urbana, onde está concentrada mais de 95% da população.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Operação prende oito suspeitos de integrar quadrilha especializada em explodir e roubar cofres de postos de combustíveis no RN

Uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu oito pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada em roubar cofres de postos de combustíveis usando explosivos. O grupo é apontado como responsável por 22 ações criminosas


Prédio de posto de combustíveis foi explodido por criminosos em Riachuelo, no RN — Foto: Redes sociais


A ação foi deflagrada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) em parceria com outras delegacias da Polícia Civil e com a Polícia Rodoviária Federal.


Os policiais buscavam cumprir 17 mandados de busca e apreensão, além de dez mandados de prisão preventiva contra integrantes e familiares dos suspeitos de realizarem explosões de cofres.


Segundo a polícia, a operação foi iniciada na tarde desta quarta-feira (9), quando um homem que tinha três mandados de prisão em aberto foi detido pela PRF, em Fortaleza. De acordo com os investigadores, o homem é considerado o chefe da organização criminosa e estava utilizando um RG falso. As outras prisões ocorreram na quinta-feira (10).


Segundo as investigações, a organização criminosa vem sendo investigada desde o início de 2022, quando explodiu o cofre de um posto de combustíveis, em Riachuelo, no dia 31 de janeiro.


As investigações continuam, para tentar deter outros integrantes dessa organização criminosa continuam foragidos da Justiça, segundo a polícia.


A ação fez parte da Operação “Albatroz” do programa Guardiões da Fronteira da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Taboleiro Grande RN registra triplo homicídio; Mãe, filha e genro



A cidade de Taboleiro Grande RN já registra o ano mais violento de sua história com cinco homicídios.

Nessa madrugada de sábado 12, um triplo homicídio foi registrado na rua Otília Pinheiro, quando uma casa foi invadida e um intenso tiroteio se seguiu.

O blog João Moacir apurou que as vítimas trata_se de duas mulheres, mãe identificada por Vaninha e filha, Ana Letícia conhecida por Aninha e um homem, o genro, identificado apenas pelo nome de Adriano, o esposo da mulher conseguiu fugir.

A ação foi praticada por duas pessoas numa moto Bros vermelha que após perseguição da polícia abandonaram a moto  na BR 405 e fugiram pela mata.

A polícia isolou o local e acionou o Itep pra recolher os corpos.

Crime será investigado pela delegacia civil de Portalegre.

Fonte: João Moacir

Leia Mais ››