segunda-feira, março 08, 2021

Apenado de 71 anos é encontrado morto no Centro de Detenção Provisória de Apodi no RN



Deusedito Leite de Souza de 71 anos de idade, foi encontrado morto, na manhã desta segunda feira 08 de março de 2021, na cela de triagem do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte.


As primeiras informações chegadas a redação do Blog Fim da Linha, apontam para suicídio, mas ainda não há confirmação oficial. O interno havia chegado ao CDP na última quinta feira (04) e estava isolado na cela de triagem daquela unidade prisional.



O idoso havia sido preso pela Polícia Civil, no dia 21 de janeiro desse ano, no município de Felipe Guerra onde morava. A Prisão dele se deu em decorrência de uma mandado expedido pela justiça referente a uma condenação de 8 anos de reclusão em regime fechado, pela suspeita prática de estupro de vulnerável, contra uma criança de 04 anos de idade, fato ocorrido em Felipe Guerra no ano de 2012.


A denúncia do delito foi formulada pela mãe da vítima, que procurou o Conselho Tutelar para relatar o comportamento suspeito do idoso que na época do fato estava com 63 anos. O caso foi parar na justiça e oito anos depois, saiu a condenação do suspeito. Após ser preso, o idoso, foi levado para a Penitenciária Mário Negócio em Mossoró e depois transferido para o CDP de Apodi, onde supostamente cometeu suicídio.


A equipe do ITEP unidade de Mossoró, foi acionada para o local e após a realização da perícia vai recolher o corpo e encaminhá-lo ao IML do órgão para exames de necropsia, que vai apontar a causa da morte de Deusedito Leite de Souza. A Polícia Civil de Apodi vai investigar o caso.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Nove estabelecimentos são fechados e 28 pessoas conduzidas à delegacia por descumprimento ao toque de recolher no RN

Pelo menos 11 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) foram registrados no Rio Grande do Norte, do sábado (6) até a madrugada desta segunda-feira (8), em descumprimento ao decreto estadual que determina o toque de recolher integralmente no domingo e das 20h às 6h nos demais dias. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN (Sesed).


Rua de Natal vazia após o toque de recolher — Foto: Sandro Menezes


Ao todo, 28 pessoas foram conduzidas às delegacias dos municípios por desobediência e nove estabelecimentos comerciais fechados.

As medidas do decreto são em combate ao contágio do coronavírus, já que o Rio Grande do Norte tem mais de 95% de ocupação dos leitos críticos para a doença e mais de 80 pessoas na fila de espera por uma UTI, segundo dados Regula RN, que monitora as internações no estado, nesta segunda-feira (8).


Alguns bares também foram fechados na capital potiguar. É bom lembrar que o decreto estadual não foi seguido pela Prefeitura de Natal, que permitiu o funcionamento de bares e restaurantes até às 21h em todos os dias da semana. Muitos estabelecimentos, no entanto, seguiram a determinação do governo e decidiram não abrir na capital potiguar.


Do sábado para domingo, a Sesed registrou o maior número de ocorrências, que aconteceram nos municípios de Nísia Floresta, Messias Targino, Patu, Várzea, Baía Formosa e Natal. Segundo a pasta, o maior número de estabelecimentos fechados foi na capital potiguar: cinco.


Forças de segurança realizam operação toque de recolher em Natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


Num desses casos, no município de Patu, o proprietário de um balneário foi autuado por estar funcionando em horário proibido e ainda com cerca de 30 pessoas aglomeradas no estabelecimento, descumprindo todo protocolo de segurança sanitária.


Sábado para domingo

Nísia Floresta: seis homens em via pública, depois das 20h, consumindo álcool e ouvido som. Um TCO registrado.

Messias Targino: proprietários de dois bares funcionando após o toque de recolher. Dois TCOs registrados.

Patu: proprietário de balneário foi autuado por funcionar com pelo menos 30 pessoas aglomeradas no local. Um TCO registrado.

Várzea: duas pessoas conduzidas à Delegacia de Polícia por desobediência. Dois TCOs registrados.

Baía Formosa: Um TCO registrado por desobediência ao decreto estadual.

Natal: Cinco estabelecimentos foram fechados.

De domingo (7) para segunda-feira (8), as ocorrências aconteceram em dois municípios: São Paulo do Potengi e São Fernando, cidade em que 13 pessoas foram conduzidas à delegacia por desobediência. Além disso, estabelecimentos funcionando de maneira irregular foram fechados na capital potiguar.


Domingo para segunda

São Paulo do Potengi: um TCO registrado por desobediência.

São Fernando: 13 pessoas conduzidas à delegacia por desobediência - um TCO registrado.

Natal: quatro estabelecimentos foram fechados

Os números foram considerados baixos pelo governo do Rio Grande do Norte. "Este baixo número de pessoas autuadas mostra que a grande maioria da população entendeu as medidas adotadas pela professora Fátima Bezerra, e isso é muito positivo para a segurança e saúde pública de todo o Estado", disse o titular da Sesed, Coronel Araújo.


Neste primeiro domingo de toque de recolher integral, o Rio Grande do Norte teve a maior taxa de isolamento social do país, segundo dados da empresa de tecnologia In Loco: 54,75%.


Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), 11 óbitos aconteceram deste domingo para segunda-feira no Rio Grande do Norte em decorrência da Covid-19.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Nove prefeituras potiguares aderem a consórcio para compra de vacinas contra Covid-19

Nove das 167 prefeituras de municípios potiguares aderiram ao consórcio que deverá ser criado pela Frente Nacional de Prefeitos para tentar compra de vacinas contra Covid-19, segundo lista divulgada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na última sexta-feira (5).


Aplicação de vacina Coronavac, contra a Covid-19, em Natal (Arquivo) — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


O consórcio municipal por mais vacinas contra Covid-19 no Brasil, coordenado pela entidade, obteve um total de 1.703 prefeituras inscritas até o prazo final, que terminou às 12h da última sexta-feira (5).


A lista de cidades que aderiram divulgadas pela FNP na sexta-feira, não incluía Natal - uma das três únicas capitais fora do projeto. Porém, questionada nesta segunda-feira (8), a Prefeitura de Natal informou que a capital potiguar aderiu ao consórcio e recebeu confirmação por parte da FNP.


As cidades potiguares que aderiram foram as seguintes:


Caicó - 68.343 moradores

Assu - 58.384 moradores

Apodi - 35.874 moradores

Alto do Rodrigues - 14.728 moradores

Jardim do Seridó - 12.396 moradores

Umarizal - 10.520 moradores

Serra Negra do Norte - 8.092 moradores

Itaú - 5.897 moradores

Santa Maria - 5.621 moradores

Natal informou que aderiu ao programa, embora não apareça na lista da FNP

O movimento das cidades teve início após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar que estados e municípios comprem e distribuam doses do imunizante.


A Frente Nacional de Prefeitos reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município brasileiro teve a chance de aderir ao consórcio, sem custo para as prefeituras.


Próximos passos do consórcio

Os custos para a formação legal do consórcio público serão pagos pela FNP.

Os municípios terão 15 dias para aprovar um projeto de lei nas Câmaras municipais que autorizam a adesão ao consórcio público.

Somente após a constituição legal, com a criação de um CNPJ e a escolha de diretoria, o consórcio estaria apto a fazer a compra de vacinas.

Após a reunião que formalizou o início da consórcio, na segunda (1º), o presidente da FNP, Jonas Donizette, afirmou que a primeira opção é usar recursos do governo federal para compra de vacinas, mas transferências de verbas por organismos internacionais, participação da iniciativa privada ou mesmo a compra via cota dos municípios serão discutidas.


A FNP informou que o consórcio tem interesse em todas as vacinas que não estiverem no escopo do Ministério da Saúde, mas que possuam aprovação para utilização na Anvisa ou em organismos internacionais.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte tem 95 pacientes com Covid-19 à espera de UTI

O Rio Grande do Norte tem 95 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado.


RN tem 95 pacientes à espera de um leito de UTI — Foto: Reprodução/Regula RN


Às 11h40 desta segunda (8), o estado tinha 15 leitos de UTI disponíveis aguardando regulação de pacientes. Isso significa que não há leito para 80 pacientes que aguardam na fila. A maior parte dos pacientes é da região metropolitana de Natal.


O Rio Grande do Norte registra 172.283 casos confirmados de Covid-19. Desde março de 2020, 3.734 pessoa morreram com a doença no estado. Pelo menos 477 morreram na fila à espera de um leito de UTI.


Leito de UTI - imagem de arquivo — Foto: Rede Amazônica/Reprodução


Taxa de ocupação

Nesta segunda (8), a taxa de ocupação de leitos críticos nos hospitais públicos do Rio Grande do Norte chegou a 95%. Na região Oeste, o percentual chegou aos 98,9% e na Grande Natal, 95,3%. No Seridó, região com a taxa mais baixa, a ocupação era de 83,3% dos leitos por voltas das 12h.


Mais jovens internados

O número de pessoas com menos de 60 anos de idade internadas por Covid-19 em leitos de UTI superou a quantidade de idosos no sistema pela primeira vez, no Rio Grande do Norte, desde maio de 2020.


Neste domingo (7), a rede pública contava 291 pessoas internadas com coronavírus no estado. Desse total, 149 (51,20%) tinham menos de 60 anos de idade e outros 142 (48,8%) eram idosos.


O número representa uma mudança no perfil das pessoas que estão precisando de UTI no estado.


Medidas restritivas

Diante do aumento do número de casos e da pressão por leitos, o governo do RN ampliou o horário do toque de recolher no estado. Desde sexta (5), o horário passou a ser das 20h às 6h de segunda à sábado e em tempo integral aos domingos. A medida vale até 17 de março.


No primeiro domingo de toque de recolher integral, o RN alcançou uma taxa de 55,4% de isolamento social. Esse foi o maior percentual registrado entre os estados brasileiros neste domingo (7) e o terceiro maior no Rio Grande do Norte desde o início da pandemia. 


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cinco tremores de terra são registrados em três cidades do RN

Pelo menos cinco tremores de terra foram registrados em três cidades potiguares neste domingo (7), segundo o laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os abalos sísmicos tiveram magnitudes entre 1.2 e 2.7 e foram sentidos em Pedra Preta, Caraúbas e Portalegre.


Maior tremor de terra registrado neste domingo (7) foi em Caraúbas, no Oeste potiguar — Foto: LabSis/UFRN


Por volta das 20h17, um tremor de magnitude 2,7 foi sentido em Caraúbas. Era o quinto registrado ao longo do dia pela rede de sismologia. "Segundo informações de moradores da região, o tremor de terra foi sentido em diversas localidades do município potiguar", informou o laboratório. O último evento registrado em Caraúbas havia ocorrido no final do mês de fevereiro, no dia 25.


Por volta das 19h44, no horário local, um tremor de terra de magnitude preliminar 1.7 foi registrado na região do município de Portalegre, no Alto Oeste potiguar. Moradores da cidade relataram a Eduardo Menezes, técnico do LabSis/UFRN, ter escutado e sentido o abalo sísmico.


Ao longo da madrugada do domingo (7), três eventos também já tinham acontecido no município de Pedra Preta. O município já havia registrado 27 tremores, em menos de 10 horas, na última quarta-feira (3).


De acordo com o laboratório, os abalos seriam provocados por falhar geológicas na região. Em 2013, a cidade de Pedra Preta chegou a decretar situação de emergência, por causa do impacto dos abalos sobre prédios públicos e residências.



A rede de monitoramento não consegue prever quando novos eventos como esses irão acontecer.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Número de pacientes com menos de 60 anos supera o de idosos em UTIs para Covid-19 no RN

O número de pessoas com menos de 60 anos de idade internadas por Covid-19 em leitos de UTI superou a quantidade de idosos no sistema pela primeira vez, no Rio Grande do Norte, desde maio de 2020.


Número de mais jovens internados superou o de idosos no Rio Grande do Norte. — Foto: Lais/UFRN


Neste domingo (7), a rede pública contava 291 pessoas internadas com coronavírus no estado. Desse total, 149 (51,20%) tinham menos de 60 anos de idade e outros 142 (48,8%) eram idosos.


O número representa uma mudança no perfil das pessoas que estão precisando de UTI no estado.


A última vez em que o número de mais jovens internados foi maior ocorreu ainda no início da pandemia, em maio de 2020, de acordo com dados do Regula RN. Na ocasião, o estado tinha pouco mais de 100 pessoas internadas Desde então, a maior parte das UTIs eram ocupadas por idosos.


Para se ter uma ideia, em 29 de julho, 75% das pessoas internadas tinham mais de 60 anos. Apesar de haver diferenças menores entre os dois públicos, ao longo do tempo, os idosos seguiam sendo maioria entre os internados até agora.


Para o diretor do Hospital Giselda Trigueiro e membro do comitê científico do estado, André Prudente, a principal explicação para a mudança é que os jovens foram o grupo que mais se expôs nas aglomerações dos últimos meses, passando por eleições, festas de fim de ano e, principalmente, carnaval.



"Além disso, há um percentual - ainda pequeno, é verdade - de idosos vacinados. Mas, como os jovens se expuseram mais, adoeceram mais, consequentemente, aumentou o número de internados", disse.


Em relatório publicado no fim de semana, pesquisadores da UFRN apontaram que a região metropolitana de Natal se tornou o epicentro da epidemia no Rio Grande do Norte, principalmente após o carnaval.


Para tentar conter a alta de casos, internações e óbitos, o governo determinou toque de recolher das 20h às 6h nos dias de semana e de 24 horas aos domingos. No primeiro fim de semana de vigência do decreto, a taxa de isolamento social chegou a 55,4% no estado e foi a maior no país.


Nesta segunda (8), segundo o portal Regula RN, 82 pessoas estavam na fila por um leito de UTI na rede pública. A rede privada, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), está com 100% de ocupação dos leitos de UTI.


O Rio Grande do Norte registrou até o último domingo (7) 172.283 casos confirmados de Covid-19 e 3.734 mortes pela doença.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Região metropolitana de Natal é epicentro da epidemia da Covid-19 no RN, diz relatório da UFRN

A região metropolitana de Natal é o epicentro da epidemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte e vive o pior momento desde 2020, afirma um relatório publicado pelo Laboratório de Inovação em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A alta das taxas de transmissibilidade, internação e mortes foram registradas principalmente após o carnaval.


Leitos de UTI Covid-19 Hospital Belarmina Monte, em São Gonçalo do Amarante, Grande Natal, RN, Rio Grande do Norte (Arquivo) — Foto: Ariel Dantas


Por causa da situação, os pesquisadores recomendaram medidas ainda mais duras para os municípios da Grande Natal. Entre elas, suspensão do feriado de Páscoa e determinação de toque de recolher no período. "Neste momento, é imprudente flexibilizar quaisquer medidas além das que foram publicadas no decreto do estado, sob pena de aumentar a crise de saúde pública já vivenciada", afirma o relatório.


 De acordo com os pesquisadores, o início do mês de fevereiro de 2021 marcou o aumento da taxa transmissibilidade do coronavírus, que perdurou por 8 dias. Após um pequeno período de redução, a taxa voltou a crescer ainda mais durante o Carnaval, e permaneceu em patamares elevados durante pelo menos 10 dias.


De acordo com o relatório, nesse período a taxa chegou a 1,40 - ou seja - 100 pessoas infectadas transmitiam a doença para outras 140, em média.


"Nesse contexto, a ocupação de leitos de UTI covid-19 observada atualmente é a consequência, de certa forma esperada, da falta de respeito às medidas de distanciamento social durante esse período - dadas as diversas aglomerações registradas e divulgadas na imprensa local e nacional". diz o relatório.


Em 15 dias, o estado notificou 5.246 novos casos, o que representa cerca de 29% das notificações desde janeiro. O percentual pode ser maior, porque ainda pode haver casos pendentes de confirmação ou de notificação. Somente a região metropolitana registrou 92 mortes no período de 15 dias.


Leitos ocupados

Como consequência do aumento de casos, a Região Metropolitana é, atualmente, a maior responsável pela ocupação de leitos de UTI covid-19 no estado, destaca o relatório. "Somente nessa Região há 129 pacientes internados em leitos de UTI covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa 47,6% de toda a ocupação do RN". Os pedidos de internação da região representam 50% do total do estado.


Por causa da saturação do sistema, o estado precisou enviar pacientes para a Região Oeste. De acordo com os pesquisadores, considerando apenas os pacientes atualmente internados em leitos de UTI no Oeste, 5 são provenientes da Região Metropolitana de Natal/RN, representando 9% de ocupação em Mossoró.


"Durante a produção deste relatório, 85 pacientes da Região Metropolitana aguardam para serem internados em UTI covid-19. Atualmente, apenas 18 leitos estão disponíveis para internação imediata, o que significa que 67 pacientes que necessitam de cuidados intensivos neste momento terão que aguardar a disponibilização de novos leitos ou serem regulados para outras Regiões de Saúde do estado. Esse dado evidencia a situação crítica e muito alarmante enfrentada por todos os potiguares atualmente, uma vez que o tempo de espera aumenta a probabilidade de óbito por falta de assistência adequada".


Em comparação, os pesquisadores apontaram que a Região Oeste não apresenta fila de espera de pacientes e ainda dispõe de 5 leitos de UTI, mesmo após as últimas regulações de pacientes enviados da capital e municípios vizinhos.


Ainda de acordo com o relatório, a indisponibilidade imediata de leitos de UTI covid-19 na Região Metropolitana de Natal pode ter sido um dos motivos que levaram 39 pacientes a óbito no período de 1º de fevereiro a 5 de março. As solicitações por leitos críticos foram canceladas por óbito.


"O período mais crítico analisado corresponde à segunda metade do mês de fevereiro (logo após o período do Carnaval), cujos cancelamentos das internações por motivo de óbito na Região Metropolitana de Natal foram 38. A título de comparação, é preciso destacar que a Região Oeste teve apenas 1 solicitação de leito crítico cancelada por óbito durante esse mesmo período", aponta ainda o relatório.


Recomendações

Os relatório recomenda que, caso a taxa de ocupação de leitos de UTI covid-19 não reduza na Região Metropolitana para menos de 90% até o dia 15 de março, os municípios dessa região deverão considerar a adoção de medidas ainda mais restritivas de circulação da população ou mesmo a possibilidade de lockdown (bloqueio total) por 15 dias. O mesmo vale se a taxa não cair para o patamar de 80% até o dia 22.


Os pesquisadores ainda recomendam suspensão do feriado de páscoa e determinação de toque de recolher por 48 horas, entre os dias 3 de e 5 de abril. Outra recomendação é para aquisição de vacinas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

No primeiro domingo de toque de recolher integral, RN tem a maior taxa de isolamento social do país

No primeiro domingo de toque de recolher integral, o Rio Grande do Norte alcançou uma taxa de 55,4% de isolamento social. Esse foi o maior percentual registrado entre os estados brasileiros neste domingo (7) e o terceiro maior no Rio Grande do Norte desde o início da pandemia.


Restaurantes em Natal fecham em primeiro domingo com toque de recolher integral no RN — Foto: Lucas Cortez


Depois do RN, o Ceará foi o estado com maior índice de isolamento social com 54,75%, seguido de Roraima com 53,75% e Rondônia com 53,03%. Os menores percentuais foram registrados no Mato Grosso do Sul (42,63%), Paraíba, 45,09% e Maranhão (45,22%). Os dados são da empresa de tecnologia In Loco, que faz um acompanhamento nacional sobre o assunto.


Na última sexta (5), o governo do RN decretou toque de recolher das 20h às 6h de segunda à sábado e o dia todo aos domingos. O decreto estadual não foi seguido pela Prefeitura de Natal que permitiu o funcionamento de bares e restaurantes até às 21h em todos os dias da semana.


Apesar do decreto municipal, muitos bares e restaurante não abriram neste domingo (7) na capital potiguar. Com as barracas fechadas, as praias também ficaram vazias durante todo o fim de semana.


Vagas interditadas para estacionamento na orla de Ponta Negra, após prefeitura de Natal determinar fechamento das praias nos finais de semana. — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


Terceira maior taxa de isolamento social no RN durante a pandemia

De acordo com o levantamento da empresa de tecnologia In Loco, esse é um dos três maiores percentuais de isolamento do RN desde o início da pandemia. O maior índice foi registrado em 22 de março de 2020, quando o estado alcançou 57,7% de isolamento social. Em 29 de março de 2020 o estado chegou a 56,6% de isolamento, o segundo maior registro durante a pandemia no RN.


Alta de casos

O toque de recolher foi adotado pelo governo do RN após vários dias de superlotação nos hospitais. O estado passa por um aumento de casos e pressão por leitos de Covid-19. Nesta segunda (8), segundo o portal Regula RN, 82 pessoas estavam na fila por um leito de UTI na rede pública. A rede privada, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), está com 100% de ocupação dos leitos de UTI.


O Rio Grande do Norte registrou até o último domingo (7) 172.283 casos confirmados de Covid-19 e 3.734 mortes pela doença.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Petrobras sobe gasolina pela sexta vez no ano; diesel tem quinta alta



A Petrobras vai elevar mais uma vez os preços da gasolina e do diesel nas refinarias a partir de terça-feira (9), informou a companhia nesta segunda-feira, por meio da assessoria de imprensa. A nova alta vem em meio aos trâmites para a substituição do presidente da petroleira, após intervenção do presidente Jair Bolsonaro.


O preço médio de venda da gasolina passará a ser de R$ 2,84 por litro, alta de R$ 0,23 por litro (alta de 9,2%), enquanto o diesel passará a média de R$ 2,86 por litro, aumento de R$ 0,15 por litro (alta de 5,5%).


É a sexta alta do ano nos preços da gasolina, e a quinta no valor do litro do diesel. Em dezembro, o litro da gasolina custava em média R$ 1,84. Já o do diesel saía a R$ 2,02.


Desde o início do ano, a gasolina acumula alta de 54% nas refinarias, enquanto o diesel subiu 41,6%.


Troca de comando

As sucessivas altas nos combustíveis este ano irritaram o presidente Jair Bolsonaro, que indicou o general Joaquim Silva e Luna para substituir o atual presidente Roberto Castello Branco do comando da estatal, como mostra o vídeo abaixo. O mandato de Castello Branco, no entanto, termina em 20 de março, e ele segue no cargo.


A troca provocou um forte forte abalo nas ações da companhia, que chegou a perder R$ 75 bilhões em valor de mercado em um só dia.


Lucro recorde

A Petrobras encerrou o quarto trimestre de 2020 com lucro recorde de R$ 7 bilhões, apesar do momento de crise. Segundo a Economatica, o resultado é tanto recorde nominal entre as empresas brasileiras como também quando se ajustam os valores dos maiores lucros da história pela inflação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pazuello altera previsão de novo e diz que Brasil terá, no fim de março, entre 25 e 28 milhões de doses de vacina

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta segunda-feira (8) que o Brasil deve ter até o fim de março entre 25 e 28 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.


Fazendo upload: 718265 de 718265 bytes.
Pazuello — Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil


É o quarto prazo diferente dado pelo ministério ou pelo ministro. Em fevereiro, a previsão era ter 46 milhões de doses até o final de março; depois, a estimativa foi reduzida para 38 milhões de doses. No sábado, o número caiu para 30 milhões.


"Nosso objetivo é ter em março, próximo aí a 25 milhões, 28 milhões de doses já realmente entregues para que a gente cumpra o Plano Nacional de Imunização", disse Pazuello nesta segunda, em cerimônia na Fiocruz.


Nesta segunda, Pazuello explicou os ajustes na previsão e afirmou que o laboratório Serum, da Índia, vem atrasando a entrega.


"Não foi entregue o quantitativo de IFA contratado para a produção de 15 milhões de doses em janeiro. Então a Astrazeneca nos forneceu a entrega de 12 milhões de doses prontas, que seriam do laboratório indiano Serum. E esse laboratório vem fazendo uma postergação da entrega. Então, até agora vieram quatro milhões - ainda faltam oito. Nessa negociação, vamos ter que fazer uma pressão política, diplomática e até pessoal nossa com a Astrazeneca cobre do Laboratório Serum, para que ele cumpra a entrega dos oito milhões que faltam".


"Neste momento, a Índia, como país, dificultou o processo porque ela proibiu a exportação", acrescentou.


"Vamos ter que fazer uma pressão política, diplomática e até pessoal nossa para que a Astrazeneca cobre do Laboratório Serum, para que ele cumpra a entrega dos oito milhões que faltam. Os país no mundo estão variando com suas posições diplomáticas e posições comerciais porque o troço ele realmente é instável", disse o ministro.


"Então, é por isso que nós estamos falando de produção nacional, porque se nós não tivermos uma produção nacional como temos hoje no Butantan e na Fiocruz, nós não vamos ter condição de vacinar em massa o nosso país".


Wellington Dias, governador do Piauí e representante do Fórum Nacional dos Governadores, afirmou que um novo calendário "de regras, segurança e eficiência" de vacinas está sendo elaborado com a Avnisa.


"Já está em andamento. Amanhã teremos uma nova agenda com a Fiocruz e a Anvisa. E temos esperança de liberar essa semana uma autorização, não mais uma autorização emergencial, mas um procedimento que permite o registro definitivo da AstraZeneca desse processo aqui na Fiocruz.”


Cronograma atualizado do Ministério da Saúde

Março


3,8 milhões de doses da Astrazeneca/Oxford, produzidas pela Fiocruz.

23 milhões e 300 mil doses da Coronavac/Sinovac, do Butantan

2,9 milhões da Astrazeneca/Oxford, do consórcio Convax Faciliy, coordenado pela OMS.

Abril


2 milhões de doses da Astrazeneca/Oxford importadas da Índia (Instituto Serum)

30 milhões de doses Astrazeneca/Oxford nacionais, feitas com IFA importado

15,7 milhões de doses da Coronavac/Sinovac do Butantan em abril

6,1 milhões de doses da Astrazeneca/Oxford do consórcio Convax Faciliy, coordenado pela OMS.

Em negociação com a União Química, 400 mil doses da Sputinik do Instituto Gamaleya.

Resto do ano

Ainda no primeiro semestre, são esperadas 20 milhões de doses da Covaxin/Barat biotech, da Índia

Dois milhões de doses da Sputinik do Instituto Gamaleya em maio

No segundo semestre, entre julho e dezmebro, a prebvisão é 38 milhões de doses da vacina Janssen, braço da Jonhson e Jonhson no Brasil.

E no mesmo período, mais 13 milhões de doses da Moderna.

Produção em larga escala


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nesta segunda-feira (8) o início da produção em larga escala, em solo brasileiro, da vacina de Oxford/AstraZeneca. A informação foi antecipada pela colunista Mônica Bergamo, da “Folha de S.Paulo”.


O imunizante fabricado com insumos importados (IFAs) da China passou nos testes de estabilidade e de consistência. Com isso, devem ser entregues 3,8 milhões de doses ao Ministério da Saúde até o fim de março.


Também nesta segunda, o assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Soligo, disse que até junho o Brasil deverá ter 14 milhões de doses de vacina da Pfizer.


"O que que o presidente da Pfizer garantiu ao presidente Bolsonaro hoje? A antecipação de 5 milhões do segundo semestre para maio e junho. Ou seja, dos nove milhões que nós tínhamos previstos, se incorporarão mais cinco milhões de doses, passando para 14 milhões", disse o assessor especial da Saúde.


A Pfizer é a única vacina que, até o momento, possui o registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Lacração deu defeito

A primeira remessa dessas doses deveria ser distribuída nos próximos dias, mas foi adiada para pelo menos 24 de março. A Fiocruz explicou que o atraso foi por causa de uma falha técnica em uma máquina de lacre da embalagem.


Segundo a fundação, o defeito já foi solucionado na semana passada.


Pelo calendário ajustado, um total de 30 milhões de doses deve ser disponibilizado até abril, e 100 milhões até meados do ano. Elas serão usadas no Programa Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo governo federal.


'Uma guerra', diz vice

Nos testes, a Fiocruz analisa uma possível contaminação no frasco e se o volume preciso foi depositado corretamente em cada vidro.


Segundo a “Folha”, três produções seguidas e independentes têm que ser finalizadas. Caso haja qualquer falha em uma delas, a produção é abortada e tem de recomeçar do zero.


“Vários parâmetros têm que ser minuciosamente observados. Normalmente é necessário perder mesmo muito tempo com tudo isso. É uma guerra. Mas que foi finalizada”, disse à “Folha” Marco Krieger, vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fiocruz.


O primeiro lote de um milhão, justamente o que passou nos testes principais, já pode, portanto, ser comercializado. E a fábrica deve entregar no total os 3,8 milhões de doses até o fim de março.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Fiocruz anuncia produção em larga escala da vacina de Oxford/AstraZeneca

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nesta segunda-feira (8) o início da produção em larga escala, em solo brasileiro, da vacina de Oxford/AstraZeneca. A informação foi antecipada pela colunista Mônica Bergamo, da “Folha de S.Paulo”.



Fiocruz espera entregar mais de 100 milhões de doses da vacina de Oxford até julho — Foto: JN


O imunizante fabricado com insumos importados (IFAs) da China passou nos testes de estabilidade e de consistência. Com isso, devem ser entregues 3,8 milhões de doses ao Ministério da Saúde até o fim de março.


Também nesta segunda, o assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Soligo, disse que até junho o Brasil deverá ter 14 milhões de doses de vacina da Pfizer.


"O que que o presidente da Pfizer garantiu ao presidente Bolsonaro hoje? A antecipação de 5 milhões do segundo semestre para maio e junho. Ou seja, dos nove milhões que nós tínhamos previstos, se incorporarão mais cinco milhões de doses, passando para 14 milhões", disse o assessor especial da Saúde.


A Pfizer é a única vacina que, até o momento, possui o registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Lacração deu defeito

A primeira remessa dessas doses deveria ser distribuída nos próximos dias, mas foi adiada para pelo menos 24 de março. A Fiocruz explicou que o atraso foi por causa de uma falha técnica em uma máquina de lacre da embalagem.


Segundo a fundação, o defeito já foi solucionado na semana passada.


Pelo calendário ajustado, um total de 30 milhões de doses deve ser disponibilizado até abril, e 100 milhões até meados do ano. Elas serão usadas no Programa Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo governo federal.


'Uma guerra', diz vice

Nos testes, a Fiocruz analisa uma possível contaminação no frasco e se o volume preciso foi depositado corretamente em cada vidro.


Segundo a “Folha”, três produções seguidas e independentes têm que ser finalizadas. Caso haja qualquer falha em uma delas, a produção é abortada e tem de recomeçar do zero.


“Vários parâmetros têm que ser minuciosamente observados. Normalmente é necessário perder mesmo muito tempo com tudo isso. É uma guerra. Mas que foi finalizada”, disse à “Folha” Marco Krieger, vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fiocruz.


O primeiro lote de um milhão, justamente o que passou nos testes principais, já pode, portanto, ser comercializado. E a fábrica deve entregar no total os 3,8 milhões de doses até o fim de março.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Influencer de 36 anos morre com sintomas de Covid-19 no interior de SP, e mãe diz: 'matou em quatro dias'

A digital influencer e produtora Danny Rodrigues, de 36 anos, morreu com sintomas da Covid-19 na noite de domingo (7) em Sorocaba (SP).


Influencer morre com sintomas da Covid-19 em Sorocaba — Foto: Arquivo Pessoal


Danny, que se identificava como gênero neutro mas preferia que usassem o pronome feminino para se referir a ela, promovia caravanas em programas de TV havia 16 anos.


A influencer foi sepultada na madrugada desta segunda-feira (8), no Cemitério Santo Antônio, em Sorocaba. A mãe de Danny, Edilene Scatena Rodrigues, de 53 anos, afirmou que pretende transferir o corpo ao Cemitério da Saudade, onde há outros familiares enterrados.


Ao G1, Edilene contou que os sintomas de Covid-19 começaram a se manifestar há uma semana. A influencer foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento do Parque das Laranjeiras em Sorocaba, onde fez o teste de Covid-19, que ainda não teve o resultado divulgado, e recebeu medicação.


Na noite deste domingo, no entanto, Danny começou a ter sintomas mais fortes, como febre, coriza e diarreia. Diante da piora, ela retornou ao PA do Parque das Laranjeiras, onde morreu após ter sofrido sete paradas cardíacas.


"Na verdade, até agora não saiu o resultado [do exame]. Ela foi enterrada como [se estivesse com] Covid-19. No atestado de óbito, colocaram insuficiência cardíaca, pressão alta e diabetes, que ele não sabia que tinha", afirmou a mãe da influencer.


"Não sei onde ele pegou. Neste ano, fazia um mês que ela estava voltando ao trabalho. Essa doença matou meu filho em quatro dias.”

A mãe de Danny conta que a influencer sempre lutou para conseguir trabalhar com o que gostava, a TV. Danny começou como figurante em plateias e depois passou a promover caravanas.


"Era uma pessoa excelente, ajudava todo mundo quando podia. Era alegre e tinha muita amizade com famosos", afirmou a mãe.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Acidente com ônibus deixa dois mortos e 20 feridos em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais

Duas pessoas morreram e 20 ficaram feridas depois que um ônibus caiu em uma ribanceira, na manhã desta segunda-feira (8), no distrito de Santa Rita de Ouro Preto, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.


Ônibus despencou em ribanceira na MG-129, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, nesta segunda-feira (8) — Foto: Cristiane Leite/ TV Globo


De acordo com o Corpo de Bombeiros, a queda aconteceu próximo ao trevo de Santa Rita de Ouro Preto.


O ônibus seguia de Aracruz, no Espírito Santo, para Ouro Branco, também na Região Central do estado, quando perdeu controle, saiu da rodovia MG-129 e caiu de uma altura de cerca de 30 metros. Algumas vítimas ficaram presas às ferragens.


Corpo de Bombeiros e Samu fazem resgate de vítimas que estavam em ônibus que caiu em ribanceira nesta segunda-feira (8), em Ouro Preto — Foto: Cristiane Leite/ TV Globo


Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia informado que havia 23 feridos. Depois, disse que seriam 22, mas retificou o número no início da tarde para 20 feridos. Os feridos leves receberam os primeiros socorros no local e foram conduzidos por ambulâncias para a Santa Casa e a Unidade de Pronto Atendimento de Ouro Preto.


Os passageiros são funcionários da empresa Imetame, prestadora de serviços da Gerdau.


Bombeiros fazem içamento de vítima de acidente com ônibus nesta segunda-feira (8), em Ouro Preto — Foto: Reprodução/TV Globo


Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, cinco vítimas foram socorridas em estado grave. Uma delas é um homem de 50 anos, que precisou ser intubado e foi levado para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.


A rodovia, que é de pista simples e sem acostamento, ficou interditada nos dois sentidos para a operação de resgate durante toda a manhã. A liberação ocorreu por volta de 12h30.


O que dizem as empresas

Por nota, a Imetame confirmou que o ônibus saiu de Aracruz (ES), com funcionários que iriam prestar serviço em Ouro Branco, na Região Central de Minas Gerais.


O comunicado fala ainda que a direção da empresa viajou para o local do acidente para prestar assistência aos colaboradores.


Ainda de acordo com a Imetame, havia 22 colaboradores no coletivo, dos quais dois morreram. Uma equipe foi deslocada às casas desses trabalhadores para prestar apoio.


A Gerdau disse que "lamenta profundamente o acidente com o ônibus da empresa Imetame que transportava profissionais que fariam serviços de manutenção na usina da Ouro Branco (MG). A Gerdau de solidariza com as vítimas e seus familiares e está em contato permanente com a Imetame para dar o suporte necessário."


Fonte: G1

Leia Mais ››

Juíza autoriza Polícia do RJ a periciar equipamentos apreendidos na casa de Belo

A juíza Ana Helena Mota Lima Valle, da 26ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, autorizou a Delegacia de Combate às Drogas para iniciar a quebra dos sigilos dos dados telefônicos, telemáticos (uso de informática no celular) e de informática (uso de computador) do cantor Belo.


Belo deixa cadeia na Zona Norte do Rio — Foto: Cristina Boeckel / G1


O ofício foi expedido na última sexta-feira (5) e, além da DCOD, autoriza também os peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli a acessarem o conteúdo dos materiais eletrônicos apreendidos na casa do cantor e com Joaquim Henrique Marques Oliveira e Célio Caetano, sócios da empresa Série Gold Som e Iluminação, que seria responsável pela organização do shows de Belo.


A quebra dos sigilos foi deferida na quarta-feira (3) pela mesma juíza atendendo a um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro.


Belo está sendo investigado pela realização de um show em uma escola, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, no dia 13 de fevereiro., em meio à pandemia.


O MP-RJ enquadrou o cantor e a empresa que cuida de seus shows nos artigos 161 (esbulho possessório, relativo a invasões) e no artigo 268 (Infração de medida sanitária preventiva), ambos do Código Penal. Mas a DCOD poderá periciar e acessar conteúdos relativos à possível infração de medida sanitária, invasão de prédio público e associação criminosa no material apreendido.


O G1 entrou em contato com a Polícia Civil para saber se a DCOD já iniciou a análise dos dados, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria.


Prisão no sábado de carnaval

O cantor foi preso quatro dias depois do show, na operação "É o que eu mereço", por desrespeitar decreto municipal que proíbe aglomerações por causa da pandemia, por invasão de prédio público e por associação criminosa.


Segundo a polícia, o show foi organizado em acordo com traficantes de drogas do Complexo da Maré.


No dia da prisão, a polícia apreendeu os celulares e computadores de Belo, mas ele não forneceu as senhas de acesso dos equipamentos eletrônicos aos policiais.


O que diz a defesa de Belo

O advogado Jefferson Gomes, que defende o cantor, disse que a quebra do sigilo foi autorizada na terça-feira (2). Ele disse que embora seja um ato decorrente do processo da apreensão dos equipamentos eletrônicos, discorda da medida e que pode recorrer da decisão judicial.


"Como se pressupõe que Belo tenha cometido um crime e os aparelhos tenham sido apreendidos no dia da prisão dele, a quebra do sigilo é uma decorrência natural desse processo. Mas eu, particularmente discordo dessa medida. Vou me reunir com meus colegas para ver que medida vamos adotar", disse.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Fiat vai dar férias coletivas para 600 funcionários da fábrica de Betim, na Grande BH

A fábrica da Fiat em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, determinou nesta segunda-feira (8) férias coletivas para menos de 10% dos seus funcionários. Eles são do segundo turno de uma das três linhas de produção. A empresa não divulgou o número de trabalhadores que participam da medida, mas o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região informou que 602 pessoas vão sair de férias.


Fábrica da Fiat em Betim (MG) — Foto: Patrícia Fíuza/G1


A redução, de acordo com a montadora, é para “adaptar o ritmo de produção na planta de Betim às condições atuais de volume e regularidade de fornecimento de componentes”. O fornecimento de componentes, como aço e eletrônicos, vai cair a partir desta quarta-feira (10), quando as férias começam. Elas vão até o dia 22 de março.


Ainda segundo a Fiat, nenhum outro setor será afetado.


A medida é diferente do esquema layoff, implementado pela General Motors (GM) na fábrica de São José dos Campos (SP) nesta segunda-feira (8). Cerca de 600 funcionários tiveram a suspensão temporária dos contratos de trabalho. Não há pagamento de salário, FGTS e INSS, por um período de dois a cinco meses.


De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a empresa alegou que a medida é necessária por causa da falta de peças para a produção, reflexo da pandemia da Covid-19. A suspensão segue até o dia 2 de maio e se estende a funcionários da produção.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Decisão que anula condenações de Lula afirma 'incompetência da Justiça de Curitiba', mas 'não repara danos causados por Moro', diz defesa do ex-presidente

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que anulou nesta segunda-feira (8) todas as condenações do ex-presidente pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato, reconhece a "incompetência da Justiça em Curitiba", mas não repara os danos causados.


O ministro Edson Fachin, do STF, anulou as condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato — Foto: Marcelo Brandt/G1


Segundo os advogados Cristiano Zanin Martin e Valeska Teixeira Zanin Martins, a decisão "está em sintonia" com a defesa, mas não repara danos causados.


"A decisão, portanto, está em sintonia com tudo o que sustentamos há mais de 5 anos na condução dos processos. Mas ela não tem o condão de reparar os danos irremediáveis causados pelo ex-juiz Sergio Moro e pelos procuradores da 'lava jato' ao ex-presidente Lula, ao Sistema de Justiça e ao Estado Democrático de Direito", diz a nota assinada pelos dois advogados.


Ao decidir sobre pedido de habeas corpus da defesa de Lula impetrado em novembro do ano passado, Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula.


Segundo o ministro, a 13ª Vara Federal de Curitiba, cujo titular na ocasião das condenações era o ex-juiz federal Sergio Moro, não era o "juiz natural" dos casos.


A defesa de Lula diz que a incompetência da Justiça Federal em Curitiba para julgar as acusações foi demonstrada no início do processo, em 2016.


"A incompetência da Justiça Federal de Curitiba para julgar as indevidas acusações formuladas contra o ex-presidente Lula foi por nós sustentada desde a primeira manifestação escrita que apresentamos nos processos, ainda em 2016. Isso porque as absurdas acusações formuladas contra o ex-presidente pela “força tarefa” de Curitiba jamais indicaram qualquer relação concreta com ilícitos ocorridos na Petrobras e que justificaram a fixação da competência da 13ª. Vara Federal de Curitiba pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal no julgamento da Questão de Ordem no Inquérito 4.130", diz a nota.


"Nessa longa trajetória, a despeito de todas as provas de inocência que apresentamos, o ex-presidente Lula foi preso injustamente, teve os seus direitos políticos indevidamente retirados e seus bens bloqueados. Sempre provamos que todas essas condutas faziam parte de um conluio entre o então juiz Sergio Moro e dos membros da 'força tarefa' de Curitiba, como foi reafirmado pelo material que tivemos acesso também com autorização do Supremo Tribunal Federal e que foi por nós levado aos autos da Reclamação nº 43.007/PR", completa o texto.


Na mesma decisão, Fachin declarou a "perda do objeto" e extinguiu 14 processos que tramitavam no Supremo e questionavam se o Moro agiu com parcialidade ao condenar Lula.


A decisão de Fachin tem caráter processual. O ministro não analisou o mérito das condenações.


"Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal", diz nota divulgada pelo gabinete do ministro.


Agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, à qual caberá dizer se os atos realizados nos três processos podem ou não ser validados e reaproveitados.


"Com a decisão, foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal", diz a nota do gabinete do ministro.


De acordo com o gabinete de Fachin, julgamento do plenário do Supremo Tribunal Federal já havia restringido o alcance da competência da 13ª Vara Federal de Curitiba.


"Inicialmente, retirou-se todos os casos que não se relacionavam com os desvios praticados contra a Petrobras. Em seguida, passou a distribuir por todo território nacional as investigações que tiveram início com as delações premiadas da Odebrecht, OAS e J&F. Finalmente, mais recentemente, os casos envolvendo a Transpetro (subsidiária da própria Petrobras) também foram retirados da competência da 13ª Vara Federal de Curitiba", diz a nota.


De acordo com o texto, nas ações penais envolvendo Lula, assim como em outros processos julgados pelo plenário e pela Segunda Turma do STF, "verificou-se que os supostos atos ilícitos não envolviam diretamente apenas a Petrobras, mas, ainda outros órgãos da Administração Pública".


Segundo o ministro, em outros casos de agentes políticos denunciados pelo Ministério Público Federal em circunstâncias semelhantes ao de Lula, a Segunda Turma do Supremo já vem transferindo esses processos para a Justiça Federal do Distrito Federal.


Embora divergente e derrotado nas votações na Segunda Turma em relação a esse ponto, Fachin considerou que o mesmo entendimento deveria ser aplicado ao ex-presidente.


"Faço por respeito à maioria, sem embargo de que restei vencido em numerosos julgamentos", escreveu o ministro na decisão.


Teor da decisão

A decisão individual do ministro Fachin foi tomada com base na ação apresentada pela defesa do ex-presidente Lula em novembro do ano passado que questionou a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba para processar e julgar a ação do triplex do Guarujá e pediu a anulação das decisões tomadas no âmbito desse processo.


O argumento foi o de que não há relação entre os "desvios praticados na Petrobras", investigados no âmbito da Operação Lava Jato, e o custeio da construção e reforma do tríplex, que a acusação diz terem sido feitas em benefício de Lula.


Na decisão, Fachin considerou que se consolidou um "entendimento majoritário" que esvaziou a competência da Justiça Federal do Paraná para casos não ligados diretamente aos desvios da Petrobras. Isso, explicou o ministro, ocorreu com casos ligados às delações da Odebrecht, da OAS e da J&F.


"Como se vê, diante da pluralidade de fatos ilícitos revelados no decorrer das investigações levadas a efeito na 'Operação Lava Jato', a competência da 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba foi sendo cunhada à medida em que novas circunstâncias fáticas foram trazidas ao conhecimento do Supremo Tribunal Federal que, em precedentes firmados pelo Tribunal Pleno ou pela Segunda Turma, sem embargo dos posicionamentos divergentes, culminou em afirmá-la apenas em relação aos crimes praticados direta e exclusivamente em detrimento da Petrobras S/A", escreveu o ministro na decisão.


Fachin afirma que, ao analisar a questão da competência, é preciso ser imparcial e apartidário.


"As regras de competência, ao concretizarem o princípio do juiz natural, servem para garantir a imparcialidade da atuação jurisdicional: respostas análogas a casos análogos. Com as recentes decisões proferidas no âmbito do Supremo Tribunal Federal, não há como sustentar que apenas o caso do ora paciente deva ter a jurisdição prestada pela 13ª Vara Federal de Curitiba. No contexto da macrocorrupção política, tão importante quanto ser imparcial é ser apartidário", disse Fachin.


O ministro considerou que as acusações contra o ex-presidente Lula não se limitam a supostos crimes cometidos em relação à Petrobras.


"Ocorre que a conduta atribuída ao ora paciente, qual seja, viabilizar nomeação e manutenção de agentes que aderiram aos propósitos ilícitos do grupo criminoso em cargos estratégicos na estrutura do Governo Federal, não era restrita à Petrobras S/A, mas à extensa gama de órgãos públicos em que era possível o alcance dos objetivos políticos e financeiros espúrios", escreveu.


De acordo com o ministro, "na estrutura delituosa delimitada pelo Ministério Público Federal, ao paciente são atribuídas condutas condizentes com a figura central do grupo criminoso organizado, com ampla atuação nos diversos órgãos pelos quais se espalharam a prática de ilicitudes, sendo a Petrobras S/A apenas um deles".


A decisão de Fachin ainda atinge outros casos ligados ao ex-presidente Lula, como os habeas corpus que questionavam a suspeição do ex-juiz Sergio Moro e procuradores da força-tarefa do Paraná. Segundo a TV Globo apurou, Fachin tomou a decisão de forma individual sem conversar com outros colegas.


Fonte: G1

Leia Mais ››