segunda-feira, fevereiro 01, 2021

Após período de dispensa, Detran informa que carros comprados na pandemia precisam fazer emplacamento no RN

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte informou que os proprietários que compraram veículos entre 19 de fevereiro e 30 de novembro de 2020 estão obrigados a fazer o emplacamento deles a partir desta segunda-feira (1).


Central de Atendimento ao Detran em Natal RN — Foto: Divulgação


Antes, os veículos estavam permitidos a circular sem placas, por conta da medidas de restrição pela pandemia da Covid-19. Para poder transitar legalmente, será necessário agora o emplacamento.


Segundo o órgão, os proprietários podem se dirigir a qualquer unidade do Detran, sem necessidade de agendamento prévio pelo site.


“Devido ao fim do prazo, o Detran vai atender todos os processos de emplacamento de veículos zero sem exigir o agendamento prévio pelo site”, explicou o coordenador de Registro de Veículos do Detran, Carlos Silvestre, que orientou a busca de imediato pelos proprietários.


“Mesmo quem está com data marcada para fazer o serviço, deve desconsiderar esse agendamento e ir se dirigir ao Detran o quanto antes, para evitar apreensão e multa por transitar sem estar licenciado”.

Para realizar o emplacamento do veículo novo, o proprietário deve comparecer ao Detran levando a nota fiscal, documentos pessoais com foto (RG e CPF), e comprovante de residência dos últimos três meses.


O órgão reforça a necessidade do uso de máscara de proteção e de manter o distanciamento social durante a permanência em qualquer uma das unidades do órgão em todo o estado.


Segundo a Coordenadoria de Registro de Veículos, o Detran já estava atendendo os processos de emplacamento de veículos e a maioria dos proprietários já efetivou o serviço. No entanto, foi dispensado o agendamento online nesse tipo de processo para agilizar os casos de quem ainda não está com o veículo licenciado.


A obrigatoriedade do emplacamento ocorre para cumprir a revogação da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 782/20, que interrompia os prazos de processos e procedimentos dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Com a revogação e mudança de prazos, os veículos só estavam autorizados a transitar até o dia 31 de janeiro.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

RN ultrapassa 140 mil casos confirmados de Covid-19 e tem 3.288 mortes pela doença

 O Rio Grande do Norte ultrapassou nesta segunda-feira (1º) a marca de 140 mil casos confirmados de Covid-19 - são exatos 140.704. A doença vitimou 3.288 pessoas no estado desde o início da pandemia, em março de 2020. Os dados estão no novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap). Outros 573 óbitos estão sob investigação.


O RN tem ainda 79.867 casos suspeitos da doença e outros 325.992 descartados. O número de confirmados recuperados se manteve em 98.586, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", está em 65.811.


O boletim indica que 435 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no RN, sendo 299 na rede pública e 136 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 53,2% na rede pública e de 51% na rede privada.


A Sesap também destaca que 385.749 testes para Covid-19 foram realizados no estado, sendo 202.624 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 183.125 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

140.704 casos confirmados

3.288 mortes

79.867 casos suspeitos

322.992 casos descartados

98.586 confirmados recuperados





Fonte: G1

Leia Mais ››

Escola estadual na Zona Sul de Natal é roubada pela quinta vez em uma semana

A Escola Estadual Nestor Lima, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, foi invadida por bandidos pela quinta vez em uma semana. Os criminosos levaram o que tinha sobrado de um aparelho de ar condicionado e nem o registro de água escapou. Os funcionários da instituição localizada na Rua São José denunciaram os seguidos arrombamentos.


Escola Estadual Nestor Lima sofre com seguidos arrombamentos — Foto: Cedida


Os bandidos já haviam levado anteriormente televisores, um botijão de gás e panelas. No último domingo (31), também reviraram a biblioteca da instituição de ensino.


Com medo de outra possível ação dos criminosos, os próprios funcionários da escola levaram computadores, monitores e cestas básicas que seriam distribuídas para as famílias dos alunos para outros setores da educação estadual.


Escola Estadual Nestor Lima tem biblioteca revirada por bandidos — Foto: Cedida


A escola tem câmeras de segurança, mas, durante uma das invasões, os bandidos levaram o disjuntor do quadro de energia elétrica. Por causa disso, a instituição também está sem luz.


Em nota, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer contou que foi informada sobre o caso nesta segunda-feira e que "está em contato com a gestão para tomar as medidas necessárias neste caso, como os reparos para o restabelecimento na rede de segurança eletrônica da unidade de ensino".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Raio atinge casa e derruba telhado e paredes no interior do RN; idoso de 82 anos tem ferimentos leves

Um raio atingiu uma casa no município de Jucurutu, região Seridó do RN, e derrubou o telhado e as paredes da residência. O idoso de 82 anos, que mora sozinho no lugar e estava dentro da casa, teve apenas ferimentos leves na perna no acidente.


Idoso de 82 anos sobrevive depois de casa ser atingida por raio na noite do dia 27 de janeiro — Foto: Cedida / Jair Sampaio


A casa do agricultor Alfredo Basílio, de 82 anos, fica na comunidade rural Sítio Pedra Branca. Ele mora sozinho na casa, que fica dentro de uma propriedade de conhecidos.


O fato aconteceu na última quarta-feira (27). Chovia muito na comunidade e Alfredo estava deitado em uma rede na sala de casa, quando ouviu o estrondo.


“Ele contou que escutou um estrondo muito forte e quando percebeu já estava tudo caindo. Aí ele correu e foi para o alpendre da minha casa e ficou lá, esperando até o outro dia, quando alguém chegasse”, contou Miranice Bezerra, dona da propriedade onde fica a casa de Alfredo.


Apenas uma parede da casa ficou de pé — Foto: Cedida /Jair Sampaio


Segundo ela, a casa só tinha dois cômodos e um banheiro. Apenas uma parede ficou de pé após o raio.


O idoso teve apenas um ferimento na perna, mas sem gravidade. “Ele disse que ficou olhando a casa de longe e parecia que estava incendiando. Era muita claridade”, contou Miranice.


Segundo Miranice Bezerra, a casa do idoso já está sendo reconstruída.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Enem digital tem abstenção de 64,1% dos candidatos no RN, diz Inep

Entre os 2.126 estudantes inscritos no Rio Grande do Norte para realizar as provas do Enem digital neste domingo (31), apenas 765 fizeram o exame. Ao todo, 1.361 não compareceram, o que corresponde a 64,1% de abstinência. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem. No Brasil, as abstenções chegaram a 68,1%.


No primeiro dia de prova do Enem digital, 64,1% dos candidatos não fizeram o exame no RN — Foto: Geraldo Jerônimo / Intertv Cabugi


Os alunos fizeram provas de Linguagens, Ciências humanas e redação com duração de 5 horas e 30 minutos. O tema da redação este ano foi “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Estudantes do Rio Grande do Norte relataram atraso de quase 2 horas para o início das provas que estavam previstas para as 13h30, horário de Brasília.


Júlia Alice, de 20 anos, fez o exame pela terceira vez. Nesse domingo fez as provas no setor IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a estudante, o sistema digital foi considerado simples e não houve dificuldade para resolver as provas.


“A prova teve um atraso de quase duas horas. Disseram que o motivo era uma autorização do Inep pra termos acesso à plataforma e tivemos que ficar esperando porque caso saíssemos antes de duas horas de prova, seria dado como abandono de prova. A plataforma é muito boa, o único problema mesmo foi o atraso”, contou a estudante que tenta como primeira opção uma vaga para o curso de jornalismo.


Júlia Alice, de 20 anos, relatou atraso de quase 2 horas no início das provas — Foto: Geraldo Jerônimo / Intertv Cabugi


No Rio Grande do Norte foram disponibilizados 19 locais de provas e 78 laboratórios. Segundo Júlia, os espaços não eram confortáveis. “Eles fizeram uma espécie de cabine de papelão. A ideia foi boa, na teoria, mas, na prática, é muito agoniante. É um espaço muito pequeno onde você só pode olhar para a tela do computador e sem contar o calor”, explica.


Outra estudante que já tinha experiência em anos anteriores e fez a prova digital, Letícia Eveny, de 19 anos, contou que antes do início do exame, um vídeo foi exibido para ajudar os candidatos a entenderem como funcionaria o sistema digital.


Pra ela, o formato foi desafiador. “Eu achei fácil de mexer. Mas, foi diferente e desafiador. Acredito que pelo fato de ser um método novo e que não estamos acostumados ainda”, conta a estudante que tenta uma vaga para enfermagem.


Letícia Eveny, de 19 anos, fez as provas do Enem digital nesse domingo (31) — Foto: Geraldo Jerônimo / Intertv Cabugi


Ela também relatou atraso no horário de início da prova e falta de informação. “No setor onde eu fiz a prova, 5 laboratórios estavam aplicando a prova e só em 1 conseguiu realizar na hora prevista (às 13:30). A prova começou às 15h05, e não nos disseram o motivo de fato”, disse Letícia.


As estudantes também relataram que havia álcool em gel nos locais de prova, os aparelhos de ar-condicionado estavam desligados e as normas de distanciamento contra a Covid-19 foram respeitadas.


Ao todo, 104 municípios em todas as regiões do país tiveram candidatos inscritos no Enem digital. Foram 93.079 estudantes inscritos, mas 63.376 dos candidatos não realizaram as provas, o equivalente a 68,1% dos inscritos.


Fonte: G1 

Leia Mais ››

Governadora do RN anuncia concursos com 276 vagas para o Itep e 211 para a Polícia Militar

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta segunda-feira (1) que vai abrir concurso público para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e para oficiais e médicos da Polícia Militar. O anúncio foi feito através das redes sociais. A data para o lançamento do edital ainda não foi divulgada.


Itep-RN, Itep — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Ao todo, serão 276 vagas para servidores do Itep, com salários que variam entre R$ 2.800 a R$ 7.400. Já para a Polícia Militar, serão 132 vagas para o quadro de oficiais e 79 vagas para o quadro médico.


Segundo o diretor do Itep, Marcos Brandão, esse concurso vai ser importante para uma estruturação do órgão sobretudo no interior do Rio Grande do Norte.


"Isso vai permitir uma reestruturação do Itep principalmente no interior, então a gente vai sanar as deficiências no Itep em relação ao plantão no interior, em relação à proximidade do Itep com a população do interior, que é muito importante. E ainda hoje é muito sofrida", disse.


"Então, isso vai ser uma grande conquista, uma conquista fundamental, principalmente considerando que, se a gente for pegar os cargos que estão ali no estatuto do Itep, só esse concurso abarca quase metade dos cargos previstos em lei. Então é de uma magnitude tremenda essa decisão".


Já o concurso público para o quadro de oficiais da Polícia Militar acontece após menos de três meses depois da formação de mais de 1 mil soldados e do início da nova turma com mais de 300 alunos. O último concurso para a PM havia acontecido em 2005.


"Serão 132 vagas para repor o quadro de oficiais combatentes da nossa Polícia Militar, bem como também 79 vagas de oficiais que vão complementar o quadro médico da Polícia Militar", disse a governadora Fátima Bezerra.


Fátima Bezerra lembrou ainda, durante o anúncio, da convocação de mais de 300 bombeiros militares aprovados em concurso, que aconteceu no fim do ano passado.


No ano passado, o governo do RN também lançou edital para o concurso da Polícia Civil, com 301 vagas. As provas e o curso de formação acontecem neste ano. O último concurso para o órgão havia acontecido em 2005.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Paciente de Manaus transferido para tratamento contra Covid-19 em Natal morre em hospital de campanha

Um paciente que foi transferido de Manaus para o Rio Grande do Norte para passar por tratamento contra Covid-19 morreu no Hospital de Campanha de Natal. O óbito foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (1º), mas ocorreu no dia 26 de janeiro.


Hospital de Campanha de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Em nota, a pasta informou que "um dos pacientes provenientes de Manaus/AM, em cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), evoluiu para óbito no dia 26/01/2020 às 17h00, com diagnóstico confirmado de COVID-19". Ainda de acordo com a SMS, o paciente era um homem de 22 anos de idade.


Em nota, a equipe do Hospital de Campanha de Natal lamentou a morte e se solidarizou com os familiares do paciente.


A rede de saúde da capital amazonense vive situação de colapso e tem recebido apoio de outros estados. As transferências aconteceram em voos custeado pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Amazonas.


Segundo o secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, o estado recebeu mais de 40 pessoas que receberam ou ainda estão recebendo tratamento no nosso estado. 14 já tiveram alta.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Farmacêutica decide pedir à Anvisa autorização para testes da fase 3 de vacina indiana

A Precisa Medicamentos, representante da indiana Bharat Biotch no Brasil, que desenvolve a vacina contra a Covid-19 Covaxin, vai pedir autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para começar os testes clínicos da fase 3 no Brasil. Caberá a um hospital coordenar os testes com os voluntários.


Na semana passada, a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) assinou contrato com a Precisa Medicamentos de intermediação das suas associadas para a aquisição de 5 milhões de doses da Covaxin. Com isso, aproximadamente 300 clínicas associadas à ABCVAC poderão firmar acordos individuais com a representante da Bharat Biotech no Brasil para a compra de doses.


Para conseguir a aprovação da Anvisa para uso emergencial de alguma vacina, o laboratório precisa ter feito testes da fase 3 no Brasil — como foi o caso da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e com a vacina ChAdOx1, da Universidade de Oxford com o laboratório AstraZeneca (eu que, aqui, tem parceria com a Fiocruz).


A Covaxin é produzida na Índia pela Bharat Biotech e no dia 3 de janeiro, teve aprovado seu uso emergencial. No mesmo dia, a ABCVAC informou que começou a negociar com o laboratório indiano a compra das 5 milhões de doses para clínicas particulares vinculadas à associação.


Covaxin é produzida pela indiana Bharat Biotech — Foto: Reprodução/Instagram/Bharat Biotech


Os primeiros estudos clínicos com a Covaxin na Índia, também aprovados no dia 3, mostraram que o imunizante não gera efeitos colaterais graves e produz anticorpos para a Covid-19. A aprovação do uso emergencial no país ocorreu, entretanto, antes da conclusão da fase 3 de testes.


Em 12 de janeiro, ao G1, a Precisa afirmou que a Bharat Biotech produz quantidades separadas de vacinas para os setores público e privado. Isso significa, segundo a empresa, que a destinação de parte da produção para venda privada não afetaria a disponibilidade para o setor público.


Em uma transmissão em uma rede social, ao se referir a vacina de Oxford, o presidente Jair Bolsonaro disse que o governo federal não vai "criar problema" para clínicas privadas comprarem doses de vacinas contra a Covid-19.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Acidentes em rodovias federais mataram 5,2 mil pessoas em 2020, diz CNT; homens são 81,8% das vítimas

O ano de 2020 terminou com 63.447 acidentes e 5.287 mortes nas rodovias federais que cortam o Brasil. O número representa, respectivamente, queda de 5,9% e de 0,8% em relação ao ano anterior. Os dados são do Painel de Acidentes Rodoviários da Confederação Nacional do Transporte (CNT), e foram divulgados nesta segunda-feira (1º).


Agente fiscaliza trânsito em rodovia federal — Foto: PRF/Divulgação


A pesquisa usa informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com os números, do total de vítimas, 81,8% são homens. Mais da metade dos acidentes ocorreram nos fins de semana (54,8%). Além disso, a BR-116 – que liga o Ceará ao Rio Grande do Sul – e a BR-101– que une o Rio Grande do Norte ao RS – são as que mais matam no país.


O levantamento também traz informações sobre os índices nas unidades da federação. Minas Gerais foi o estado com o maior número de acidentes e mortes, respectivamente, 8.363 e 717. Já O Distrito Federal contabiliza cinco vezes mais acidentes a cada 100 quilômetros que a média nacional. Na capital, o índice foi de 405 casos e, em todo o país, ficou em 81.


Confira na tabela abaixo os números de acidentes e mortes nas rodovias federais do país, em 2020:


Acidentes em rodovias federais por unidade da federação, em 2020

Unidade da federaçãoNúmero de acidentesNúmero de mortes
Rondônia1.48582
Acre30013
Amazonas13716
Roraima25027
Pará959122
Amapá1555
Tocantins59598
Maranhão1.151244
Piauí1,2 mil159
Ceará1.569176
Rio Grande do Norte1.333100
Paraíba1.401103
Pernambuco2.557317
Alagoas62882
Sergipe57442
Bahia3.443507
Minas Gerais8.363717
Espírito Santo2.530142
Rio de Janeiro4.222272
São Paulo4.040240
Paraná7.168526
Santa Catarina7.217380
Rio Grande do Sul4.176236
Mato Grosso do Sul1.539139
Mato Grosso2.189232
Goiás3.226271
Distrito Federal1.04039


Segundo a CNT, "o custo estimado de todos os acidentes em rodovias federais foi de R$ 10,22 bilhões". A confederação afirma que a redução no número de casos foi maior que no número de mortes, o que indica que, "embora tenha havido menos acidentes, eles foram mais letais".


Perfil das vítimas e casos

Segundo o levantamento, as colisões entre veículos são as ocorrências mais frequentes, com 59,4% do total, e responsáveis pelo maior índice de mortes (61,8%).


Os automóveis são o tipo de veículo que mais se envolveu em acidentes (44,2%), seguido de motos (31,8%), caminhões (17,6%) e bicicletas (2,7%).


A maioria das vítimas fatais tinha mais de 45 anos. Confira abaixo:


Até 12 anos: 111 mortes (2,1% do total)

De 13 a 17 anos: 105 mortes (2% do total)

De 18 a 25 anos: 751 (14,2% do total)

De 26 a 35 anos: 1.106 mortes (20,9% do total)

De 36 a 45 anos: 1.173 mortes (22,2% do total)

Acima de 45 anos: 1.759 mortes (33,3% do total)

Sem informação: 282 mortes (5,3% do total)

Distrito Federal

Ao todo, em 2020, o DF registrou 1.040 acidentes, sendo 826 com vítimas, sendo que 39 morreram e as demais tiveram ferimentos. A BR-020 concentrou a maioria dos casos com vítimas fatais: foram 20. Em segundo lugar, aparece a BR-070, com oito.

Fonte: G1

Leia Mais ››

Preços do petróleo sobem mais de 2% com queda em estoques nos EUA e aumento na demanda



Os preços do petróleo avançaram mais de 2% nesta segunda-feira (1º), apoiados pela redução nos estoques da commodity nos Estados Unidos e pela crescente demanda por combustíveis no inverno do Hemisfério Norte, em momento em que uma das piores tempestades de neve dos últimos anos atinge o Nordeste dos EUA.


O petróleo Brent fechou em alta de US$ 1,31, ou 2,4%, a US$ 56,35 dólares por barril. Já o petróleo dos EUA (WTI) avançou 1,35 dólar, ou 2,6%, para US$ 53,55 o barril. Ambas as referências tiveram ganho de quase 8% em janeiro.


Dados do governo norte-americano mostraram na semana passada um recuo de 2,3 milhões de barris nos estoques de petróleo em Cushing, Oklahoma, centro de entrega dos futuros do WTI. Desde então, uma nova redução semanal de 2,3 milhões de barris é esperada, disseram analistas e operadores, citando um relatório da Wood Mackenzie.


"O petróleo está sendo apoiado por muitos pequenos fatores nesta semana - expectativas de redução (dos estoques) em Cushing, um aumento repentino na demanda por combustíveis no inverno em meio ao tempo mais frio e novas negociações no Capitólio sobre os cheques de estímulos", disse John Kilduff, sócio da Again Capital em Nova York.

O Goldman Sachs afirmou que os preços do petróleo podem subir para US$ 65 até julho, projetando um déficit de 900 mil barris por dia (bpd) no mercado no primeiro semestre de 2021, nível maior do que sua projeção anterior, de 500 mil bpd.


Fonte: Reuters

Leia Mais ››

Lancha desaparece com cinco amigos depois de sair do Rio de Janeiro em direção a Fortaleza

Cinco amigos — sendo quatro cearenses e um gaúcho — desapareceram em uma lancha no mar do Rio de Janeiro, quando navegavam de volta à Fortaleza. O grupo viajou ao Rio, no último dia 23 de janeiro, para que um deles, o empresário Ricardo José Kirts, realizasse a compra da embarcação. Eles estão desaparecidos desde o último sábado (30).


No último contato, um dos tripulantes mandou a localização da embarcação. — Foto: Arquivo pessoal


O grupo é formado por Ricardo, o também empresário Domingos Sávio, um mecânico, um pescador e o comandante da embarcação, que não tiveram os nomes completos divulgados.


A Marinha do Brasil informou, por meio do Comando do 1° Distrito Naval (Com1ºDN), que tomou conhecimento, na manhã deste domingo (31), do desaparecimento da Embarcação de Esporte e Recreio “O Maestro”, supostamente na altura de São João da Barra (RJ).


A mulher de um dos navegantes, Vitória Magalhães, revelou que eles tentaram começar a viagem de volta no dia 26, mas a embarcação apresentou problemas técnicos no motor e nas bombas, então, eles tiveram de parar para consertar. No dia 28, eles prosseguiram a viagem, com direção à Vitória (ES), para reabastecer a lancha.


O grupo saiu do Bairro Urca, no Rio de Janeiro, após fazer os reparos necessários na embarcação. Ela revelou também que, no último contato — às 23h23 da sexta-feira (29) — o marido mandou a localização de onde estavam, Farol de São Thomé (RJ).


"Quando eu falei com ele, em nenhum momento ele me pediu ajuda, socorro. Ele disse que as coisas estavam ruins, mas estavam continuando viagem para Vitória. Então, eu deixei passar. Quando foi no sábado, que eu não consegui entrar em contato com ele — e nem no domingo — foi que eu entrei em contato com a Marinha", relembra Vitória.


De acordo com Vitória, na última vez em que se falaram, o marido disse que as condições do mar estavam ruins, com a maré alta e muito vento; e que as roupas deles e a comida estavam molhadas, e que eles iam em direção à capital do Espírito Santo.


Ela falou que quando entrou em contato com a Marinha, pediu que eles tentassem contato com os navegantes, via rádio, mas as autoridades não conseguiram comunicação com a embarcação de imediato.


"Pouco tempo depois, eles retornaram dizendo que foi, sim, feito um pedido de socorro próximo à localização que eu tinha enviado [Farol de São Thomé (RJ)] para eles, sendo que eles não conseguiram confirmar se realmente eram eles, porque o sinal falhou", complementa Vitória.


Contudo, nesta segunda-feira (1º), ela disse que a Marinha confirmou o pedido de socorro foi da lancha "O Maestro". Ela tem medo de o grupo estar à deriva, porque um dos motores da lancha (que possui dois) tinha parado de funcionar, segundo relato do seu marido.


A Marinha informou ter acionado “imediatamente, o Salvamar Sueste, estrutura responsável por busca e salvamento no mar, que acionou o Navio-Patrulha ‘Macaé’ e duas aeronaves, sendo uma da corporação e outra da Força Aérea Brasileira (FAB)". Além disso, a Marinha afirma que emitiu aviso por rádio para alertar e solicitar apoio a todas as embarcações nas áreas próximas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Caixa arrecadou recorde de R$ 17,1 bilhões com loterias em 2020



A pandemia e a crise econômica parecem ter incentivado os brasileiros a tentarem a sorte: em 2020, a Caixa Econômica Federal bateu recorde de arrecadação com apostas em loterias - foram R$ 17,1 bilhões o melhor resultado da história e uma alta de 2,35% em relação a 2019.


Segundo o banco, também houve recorde no valor dos prêmios distribuídos, que superou os R$ 5,9 bilhões, pagos a 300,8 milhões de apostas premiadas. Outros R$ 8,05 bilhões foram repassados a áreas prioritárias do país (veja a divisão mais abaixo nesta reportagem).


No mês passado, no entanto, a Caixa informou que R$ 311,9 milhões em prêmios deixaram de ser resgatados - prêmios que os vencedores deixaram de retirar O valor, porém, é 6% menor que o acumulado em 2019.


Para onde vai o dinheiro?

A Caixa é responsável pelo repasse das arrecadações geradas pelas apostas. Os valores são distribuídos para áreas como Cultura, Saúde, Educação, Segurança, Esportes, Seguridade e outros.


"Além de alimentar os sonhos de milhões de apostadores, as Loterias Caixa constituem uma importante fonte de recursos para fomentar o desenvolvimento social do Brasil", diz a instituição.


Segundo a Caixa, o montante total de recursos repassados pelas Loterias aos beneficiários legais (saúde, educação, segurança, esporte, etc) somou R$ 8,05 bilhões e foi o maior da história, 1,6% acima do repassado em 2019 (recorde anterior).

No caso dos prêmios não retirados pelos ganhadores em até 90 dias, os valores são repassados integralmente ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo a Caixa, as regras valem para todas as modalidades da loteria.


Veja abaixo como foram distribuídos os recursos das loterias em 2020 (dados em R$ mil):


Ministério do Esporte: R$ 413.138

Clubes de futebol: R$ 63.942

Comitê Olímpico do Brasil: R$ 297.992

Comitê Paralímpico Brasileiro: R$ 162.672

Comitê Brasileiro de Clubes: R$ 82.763

Confederação Nacional dos Clubes: R$ 6.524

Secretarias Estaduais dos Esportes: R$ 165.526

Confederação Brasileira de Desporto Escolar: R$ 35.882

Confederação Brasileira do Desporto Universitário: R$ 17.941

Prêmios prescritos repassados ao Fies: R$ 311.957

Fundo Nacional da Cultura: R$ 484.862

Fundo Penitenciário Nacional: R$ 169.656

Fundo Nacional de Segurança Pública: R$ 1.533.601

Seguridade Social: R$ 2.895.383

Fundo Nacional da Saúde: R$ 4.662

Fundo Nacional de Apoio à Criança e Adolescente: R$ 1332

Concursos Especial Apae: R$ 773

Concursos Especial Cruz Vermelha Brasileira: R$ 961

Concursos Especial Fenapestalozzi: R$ 2.063

Imposto de renda sobre prêmios pagos: R$ 1.394.833

Total de repasses: R$ 8.046.463


Fonte: G1

Leia Mais ››

MPF denuncia ex-mulher de Cabral por sonegação de R$ 5 milhões

O Ministério Público Federal denunciou Susana Neves, ex-mulher de Sérgio Cabral, por suspeitas de ter sonegado mais de R$ 5 milhões no pagamento do imposto de renda entre 2013 e 2015. O valor total desviado foi de R$ 5.089.978,23.


Susana Neves Cabral é levada para depor na sede da PF, em janeiro de 2017; um ano depois, ela seria condenada por lavagem de dinheiro — Foto: Arquivo: Globonews


A Delegacia da Receita Federal, de acordo com o MPF, encontrou "movimentações financeiras superiores aos rendimentos declarados pela denunciada", além da "utilização de dinheiro em espécie para o pagamento de despesas pessoais à margem do sistema bancário".


Susana Neves já havia sido denunciada em 2017 por suspeita de lavagem de dinheiro, inclusive com a compra de obras de arte.


Em 2018, ela foi condenada juntamente com Sérgio Cabral. Na ocasião, Susana foi condenada a oito anos e quatro meses de prisão em regime fechado.


Segundo as investigações, a acusação partiu de fatos apurados nas Operações Calicute e Eficiência, que indicaram que Suzana Neves teria comprado em nome de uma empresa um imóvel em São João del Rei por R$ 600 mil sem que, aparentemente, tivesse recursos de origem lícita compatível.


Além disso, entre outubro de 2011 e dezembro de 2013, o MPF identificou 31 transferências bancárias de recursos do grupo de empresas da empreiteira FW Engenharia, por intermédio da empresa Survey Mar e Serviços Ltda, que realizou pagamentos à empresa em nome de Susana como serviços de consultoria que superavam em duas vez a renda bruta declarada.


O G1 tenta o contato com a defesa de Susana Neves.


Fonte: G1

Leia Mais ››