sexta-feira, dezembro 22, 2017

Prefeito Ciro Bezerra realizou confraternização para funcionário do centro administrativo


A prefeitura Municipal de Itaú, Estado Rio Grande do Norte através do Prefeito Ciro Bezerra, realizou na noite desta quinta-feira, 21 de dezembro de 2017, a confraternização de despedida do ano de 2017 para a equipe administrativa.

O prefeito aproveitou o momento para fazer uma avaliação da administração municipal nesse primeiro ano de mandato, destacando as dificuldades, porém parabenizou a equipe administração pela força e empenho em colocar as coisas no eixo através do planejamento.



Ciro se diz feliz em poder terminar o ano com a sensação de governabilidade, de dever cumprindo, onde pela primeira vez conseguiu, com muito esforço e empenho e planejamento, com ajuda da equipe, pagar em dia TODOS os funcionários, sejam efetivos, sejam comissionados ou contratados.

O gestor destacou também as conquistas que o município obteve ao longo do ano de 2017 que também foi através do planejamento que foi possível realizar ações para a comunidade itauense, assim também manter os serviços essenciais a todo vapor.



A afirmação foi comungada pelo Coordenador de Saúde, Nedilson Paiva, que parabenizou Itaú pelas conquistas na saúde, dizendo-se também muito feliz pelo fato de ver o seu município (Itaú) se desenvolvendo. A cada dia as equipes estão empenhas em desenvolver suas atividades com muito amor e dedicação. Frisando algumas dessas conquistas.

Na confraternização ouve interação com os participantes através de dinâmicas, que motivou o entrosamento com todos.

O Prefeito Ciro Bezerra encerrou o momento fazendo um mimo a cada integrante da equipe com uma singela lembrança.





Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Movimentos palestinos convocam 'dia de fúria' após decisão de Trump; palestinos morrem em protesto

Resultados dos votos sobre Jerusalém são vistos em placar no salão da Assembleia Geral da ONU, na sede da organização em Nova York, na quinta-feira (21) (Foto: Eduardo Munoz Alvarez/AFP)
Movimentos pró-palestina (Hamas, Fatah e Jihad Islâmica) convocaram nesta sexta-feira (22) um 'dia de fúria' em resposta à decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, informa a Reuters. Em protestos na faixa de Gaza, dois palestinos foram mortos por soldados israelenses.

Segundo a agência Efe, há protestos nas cidades de Zarqa, Karak, Tafila e Aqaba. A Reuters informa que a tracional reza na mesquita de Al-Aqsa se transformou em um protesto e 45 mil pessoas compareceram.

Nos protestos na faixa de Gaza, Zakareya Kafarna, de 24 anos, foi atingido por disparos de soldados israelenses. Ele teria sido morto após tentar jogar pedras nos soldados junto com dezenas de outros jovens palestinos.

As informações são de Ashraf al Qedra, porta-voz do Ministério de Saúde da Autoridade Nacional Palestina (ANP). Detalhes sobre a outra morte não foram imediatamente divulgados pelo órgão.

Durante o mesmo protesto, outras seis pessoas ficaram feridas - uma delas em estado gravíssimo -, de acordo com o Ministério da Saúde do enclave palestino, informou a France Presse.

Segundo a agência de notícias AFP, são agora dez palestinos mortos em protestos desencadeados desde a decisão americana anunciada em 6 de dezembro sobre o status de Jerusalém.

O Hamas, que controla a faixa de Gaza, elogiou a votação da Assembleia Geral da ONU de quinta (21). Em votação, mais de 120 países-membros decidiram rejeitar decisão de Trump sobre Jerusalém.

ONU condena decisão dos EUA
Na última quinta-feira (21), a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou, por ampla maioria, uma resolução que condena o reconhecimento por Washington de Jerusalém como a capital de Israel.

Dos 193 países membros, 128 votaram a favor dessa resolução, incluindo o Brasil, e 9 contra. Argentina, Austrália, Canadá, Croácia, Colômbia, Hungria, Letônia, México, Filipinas, Panamá, Paraguai, Polônia, República Tcheca foram alguns dos 35 países que se abstiveram.

Serviço de emergência transporta palestino que foi baleado pela polícia israelense depois de atacar agentes no dia 15 de dezembro, em Ramallah (Foto: Nasser Nasser/ AP Photo)
Serviço de emergência transporta palestino que foi baleado pela polícia israelense depois de atacar agentes no dia 15 de dezembro, em Ramallah (Foto: Nasser Nasser/ AP Photo)

Decisão de Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, exibe proclamação que reconhece Jerusalém como capital de Israel no dia 6 de dezembro na Casa Branca (Foto: Kevin Lamarque/ Reuters)
O presidente dos EUA, Donald Trump, exibe proclamação que reconhece Jeru

No dia 6 de dezembro, Trump anunciou que reconhece Jerusalém como capital de Israel e que pediu ao Departamento de Estado que inicie o processo de transferir para lá a embaixada americana atualmente instalada em Tel Aviv.

O anúncio foi feito um dia após diversos apelos da comunidade internacional para que a decisão não fosse tomada. O reconhecimento da cidade como capital é considerado polêmico, uma vez que os palestinos querem Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado, e a comunidade internacional não reconhece a reivindicação israelense sobre a cidade como um todo.

A decisão unilateral do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de romper com décadas de diplomacia americana e internacional tem causado numerosas manifestações, deixando centenas de feridos e dezenas de detidos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Corinthians acerta venda do atacante Jô ao Nagoya Grampus, do Japão

Jô pode trocar o Corinthians pelo futebol japonês (Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians)
O atacante Jô vai trocar o Corinthians pelo Nagoya Grampus, do Japão. O clube asiático apresentou uma proposta de 11 milhões de euros (cerca de R$ 43 milhões), considerada irrecusável pelos representantes do jogador e também pela diretoria do Timão.

A informação da oferta foi publicada inicialmente pela rádio "Jovem Pan", e a venda confirmada pelo GloboEsporte.com.

Embora Jô ainda tenha que passar por exames médicos, o que deve ocorrer na próxima terça-feira, dia 26, o negócio já é dado como certo. O técnico Fábio Carille já foi informado sobre a saída de um de seus principais atletas.

Segundo o balanço financeiro do Corinthians, o clube tem 100% dos direitos econômicos de Jô. Ele tem contrato com o Timão até o fim de 2019.

Aos 30 anos, Jô tinha dito a seus empresários que não desejava trocar o Corinthians pelo futebol chinês, que fez sondagens a ele recentemente. Ele pensava em disputar a Copa Libertadores e seguir no Brasil, até por conta de seu segundo filho, recém-nascido. Porém, o alto valor da oferta fez o atleta aceitar o desafio.

O jogador e seu estafe aguardavam propostas da Alemanha e da Itália, mas foram surpreendidos pela procura do Nagoya Grampus, que no início do mês garantiu o acesso à primeira divisão japonesa.

Com a iminente saída de Jô, a equipe campeã brasileira perde três de seus titulares, já que o zagueiro Pablo não acertou a sua permanência e o lateral-esquerdo Guilherme Arana foi vendido ao Sevilla, da Espanha.


De volta ao clube no qual foi revelado no fim de 2016, Jô foi o artilheiro corintiano nesta temporada. Ele marcou 25 gols, sendo 18 no Brasileirão. Considerando as suas duas passagens pelo Timão, ele disputou 179 jogos e marcou 32 vezes.

As opções do elenco alvinegro para a vaga de Jô são Kazim, Carlinhos e Júnior Dutra, contratado há duas semanas. O clube também tem acerto salarial com Tréllez, mas ainda precisa chegar a um acordo com o Vitória, que tem contrato com o colombiano até o fim de 2018.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

São Paulo acerta a contratação do goleiro Jean, do Bahia

Jean passou pelo CT da Barra Funda na sexta-feira (Foto: Reprodução/Twitter)
Depois do volante Jucilei, o São Paulo fechou nesta sexta-feira a contratação do seu segundo reforço para a temporada 2018. Trata-se do goleiro Jean, de 22 anos, que chega para ser o substituto de Denis, que não teve seu contrato renovado pela diretoria. O jogador assinou contrato de cinco anos.

O negócio teve idas e vindas, reviravoltas, mas, finalmente chegou ao seu desfecho. O primeiro acordo havia sido fechado por Vinícius Pinotti, diretor de futebol do São Paulo, e Marcelo Sant’Ana, presidente do Bahia. Só que os dois deixaram seus cargos. O primeiro, demissionário, foi substituído por Raí. Sant’Ana teve seu mandato encerrado e foi sucedido por Guilherme Bellintani.

Jean tem 22 anos e se destacou nas seleções de base e no último Campeonato Brasileiro, quando disputou as 38 partidas como titular do Bahia. Na reta final da competição, ele também começou a bater faltas.

Num vídeo gravado na Academia de Futebol do Palmeiras, em 2016, Jean fez um gol durante um treinamento e disse ser "o novo Rogério Ceni". O ídolo são-paulino é sua inspiração.

O Tricolor começará o próximo ano com Sidão e Jean garantidos. A ideia é que Lucas Perri seja o terceiro goleiro, embora o defensor tenha propostas de empréstimo para atuar no Guarani e no Vila Nova. Renan Ribeiro, que tem vínculo até maio de 2018, já sabe que não terá seu contrato renovado. Se aparecer alguma proposta neste início de ano, ele será liberado pela diretoria.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Marin é considerado culpado em 6 das 7 acusações feitas nos EUA e vai para prisão

Pela primeira vez na história, um chefão do futebol brasileiro foi condenado pela Justiça. Não do Brasil, mas dos Estados Unidos. José Maria Marin, de 85 anos, presidente da CBF entre 2012 e 2015, foi considerado culpado de seis das sete acusações de crimes do "caso Fifa": inocentado de lavagem de dinheiro na Copa do Brasil, Marin acabou condenado por três crimes de fraude financeira (Copa América, Copa Libertadores, Copa do Brasil), dois de lavagem de dinheiro (Copa América e Libertadores) e um por conspirar/formar uma organização criminosa.

Ex-presidente da Conmebol, o paraguaio Juan Angel Napout também foi condenado. Das cinco acusações, Napout foi inocentado em duas: lavagem de dinheiro na Libertadores e na Copa América. Apesar do apelo das defesas, a juíza Pamela Chen aceitou o pedido da promotoria e Napout e Marin, que estavam em prisão domicilar nos EUA até o julgamento, serão levados imediatamente para a prisão federal ao saírem do tribunal.

- Estamos muito decepcionados com o veredito. Mas veredito é veredito. Respeitamos. Só quero dizer que estamos falando de um senhor de 85 anos de idade, que já não está em suas melhores condições - disse Charles Stillman, advogado de Marin.
Marin foi condenado pelo júri popular no Tribunal Federal do Brooklyn, em Nova York, onde corre o "Caso Fifa". O tamanho de sua pena ainda será definido pela juíza Pamela Chen, que não tem prazo para publicar a sentença. Antes da condenação, Marin estava em prisão domicilar, no seu apartamento na Trump Tower, em Nova York.

A defesa do brasileiro tentou argumentar que Marin toma remédio pra depressão e hipertensão e que a expectativa de vida média do homem é de 74 anos. No caso do paraguaio, os advogados afirmaram que há todo um aparato policial para evitar a fuga do seu cliente. Mas não adiantou. A juíza recebeu os argumentos, ponderou e disse entender as solicitações. Mas afirmou que, neste estágio, com a condenação definida, é preciso ter certeza de que os dois réus estarão sob custódia para aguardar a sentença. Segundo Pamela Chen, os dois estavam em prisão domiciliar porque haviam pago fiança e estavam em julgamento, mas como houve condenação, "não faria sentido" manter o benefício neste novo cenário. Além disso, disse que as prisões federais têm estrutura para cuidar de detentos nas condições de saúde do ex-presidente da CBF.

Marin e Napout foram presos, mas não na frente do público presente. Os agentes americanos estavam à paisana entre as pessoas no Tribunal, se aproximaram dos dois e, em seguida, a juíza pediu que todos saíssem do local. Emocionado, Napout entregou a aliança à esposa, na frente das filhas. Já Marin foi consolado pelos advogados.

Os crimes de Marin
Conspirar/Formar organização criminosa
Fraude financeira (Libertadores)
Lavagem de dinheiro (Libertadores)
Fraude financeira (Copa do Brasil)
Fraude financeira (Copa América)
Lavagem de dinheiro (Copa América)
Foi inocentado das acusações de lavagem de dinheiro na Copa do Brasil

Marin chega com os advogados ao tribunal, em Nova York, nesta sexta-feira (Foto: Stephen Yang / Reuters)
Marin chega com os advogados ao tribunal, em Nova York, nesta sexta-feira (Foto: Stephen Yang / Reuters)

Como se trata de decisão de primeira instância, Marin vai recorrer. A soma das penas por chegar a 120 anos, mas uma punição desse tamanho é tida como improvável. A maior investigação sobre corrupção na história do futebol foi conduzida pelos EUA porque foram usadas empresas e contas bancárias americanas para movimentar dinheiro.

Presidente afastado da CBF, Marco Polo Del Nero - suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa por 90 dias na última semana -, e o ex-presidente da confederação, Ricardo Teixeira, foram indiciados pelos mesmos sete crimes da acusação de Marin. Mas os dois estão no Brasil, país que não extradita seus cidadãos, e portanto estão longe do alcance das autoridades americanas. As acusações contra eles não serão retiradas.


Ex-presidente da Conmebol também é condenado
No mesmo julgamento, foi condenado também o ex-presidente da Conmebol, Juan Angel Napout - o veredito do ex-presidente da Federação Peruana de Futebol, Manuel Burga, foi o único ainda não revelado. Das cinco acusações, Napout foi inocentado em duas: lavagem de dinheiro na Libertadores e na Copa América. Os jurados voltarão a se reunir na próxima terça para chegarem a uma decisão sobre Burga.

Marin foi acusado de receber US$ 6,5 milhões em propinas durante os três anos em que mandou na CBF – de 2012 a 2015. O dinheiro era pago por empresas de marketing esportivo, em troca de contratos de direitos de transmissão e marketing de campeonatos de futebol.

Ao longo de seis semanas de julgamento, os esquemas de corrupção foram detalhados por empresários que pagavam esses subornos – como o brasileiro J. Hawilla, da Traffic – e por outros dirigentes que receberam esses subornos. A defesa de Marin tentou desqualificar os delatores, mas falhou.

Os advogados do ex-presidente da CBF também tentaram pintá-lo como "um inocente útil", chegaram a compará-lo a uma criança que "só completa o time", mas tais argumentos não convenceram os jurados. A estratégia de culpar Marco Polo Del Nero pelos também falhou.

Os crimes de Napout
Conspirar/Formar organização criminosa
Fraude financeira (Libertadores)
Fraude financeira (Copa América)
Foi inocentado das acusações de lavagem de dinheiro na Copa Libertadores e na Copa América.

Juan Angel Napout , ex-presidente da Conmebol, na chegada ao tribunal (Foto: Stephen Yang / Reuters)
Juan Angel Napout , ex-presidente da Conmebol, na chegada ao tribunal (Foto: Stephen Yang / Reuters)

As propinas estavam relacionadas a três torneios: Copa América, Copa Libertadores e Copa do Brasil. Os dirigentes vendiam os direitos a essas empresas a preços muito baixos. Eles então revendiam a emissoras de TV e a patrocinadores por preços muito altos. Com a diferença, os empresários pagavam as propinas e enchiam os próprios bolsos.

Antes de fazer carreira como dirigente de futebol, Marin se dedicou à política. Foi vereador, deputado estadual e chegou a ser governador "biônico" de São Paulo durante dez meses (entre 1982 e 1983) durante a ditadura militar.

José Maria Marin chegou à presidência da CBF em 2012, aos 80 anos, quando Ricardo Teixeira renunciou, acossado por denúncias de corrupção no Brasil e no exterior. Como era o mais velho dos cinco vice-presidentes, Marin assumiu. Imediatamente nomeou Marco Polo Del Nero seu vice e passaram a dividir o poder.

– Marin e Del Nero eram como gêmeos siameses. Estavam sempre juntos e tinham o mesmo tratamento – definiu o argentino Alejandro Burzaco, ex-CEO da Torneos, empresa que tinha vários contratos na Conmebol, todos obtidas na base do pagamento de subornos para dirigentes.

Estiveram sempre juntos, até a madrugada de 27 de maio de 2015, quando a polícia suíça prendeu Marin no hotel Baur Aur Lac, em Zurique. Del Nero, contra quem não havia acusações na época, pegou um avião para o Brasil, de onde nunca mais se arriscou a sair. Há uma semana, o Comitê de Ética da Fifa anunciou a sua suspensão por 90 dias após ter sido citado pelos promotores do Caso Fifa, nos Estados Unidos de ter recebido US$ 6,5 milhões (R$ 21,5 milhões na cotação atual) em propinas para beneficiar empresas de marketing esportivo. Com Del Nero afastado, o vice Coronel Nunes assumiu o comando da CBF.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

ABC só sai de Natal uma vez no 1º turno do Estadual; América joga duas fora


A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) detalhou a tabela do primeiro turno do Campeonato Potiguar 2018 nesta sexta-feira (22).

Atual campeão, o ABC só fará uma partida fora de Natal no turno inicial do campeonato. O jogo será na terceira rodada, contra o Baraúnas, em Mossoró.

O time alvinegro ainda terá outras três partidas como visitante. No entanto, os confrontos serão na Arena das Dunas, contra Santa Cruz (1ª rodada), América (4ª) e Força e Luz (6ª).

O ABC ainda joga contra o Potiguar de Mossoró (2ª), Globo (5ª) e ASSU (7ª) no estádio Frasqueirão.

Já o América terá duas partidas fora da capital. Primeiro contra o Baraúnas (2ª), em Mossoró, e depois contra o ASSU (5ª), em Assu.

Ainda como visitante, o Alvirrubro encara Força e Luz (1ª) e Santa Cruz (6ª) na Arena das Dunas.
Também no palco potiguar da Copa 2014, como mandante, o time americano encara o Potiguar (3ª), ABC (4ª) e Globo (7ª).

Confira a tabela detalhada:

1ª rodada:

13/01 – Santa Cruz x ABC – Arena das Dunas, 16h
13/01 – Globo x Baraúnas – Barrettão, 17h
14/01 – Força e Luz x América – Arena das Dunas, 16h
14/01 – Potiguar x ASSU – Nogueirão, 17h

2ª rodada:

20/01 – Baraúnas x América – Nogueirão, 16h
21/01 – ABC x Potiguar – Frasqueirão, 17h
21/01 – ASSU x Santa Cruz – Edgarzão, 17h
22/01 – Força e Luz x Globo – Arena das Dunas, 15h

3ª rodada:

24/01 – América x Potiguar – Arena das Dunas, 20h
24/01 – Baraúnas x ABC – Nogueirão, 20h
25/01 – Globo x Santa Cruz – Barrettão, 20h
25/01 – ASSU x Força e Luz – Edgarzão, 20h

4ª rodada:

27/01 – América x ABC – Arena das Dunas, 16h
28/01 – Globo x ASSU – Barrettão, 17h
28/01 – Potiguar x Baraúnas – Nogueirão, 17h
29/01 – Santa Cruz x Força e Luz – Arena das Dunas, 15h

5ª rodada:

03/02 – ABC x Globo – Frasqueirão, 16h
04/02 – ASSU x América – Edgarzão, 17h
04/02 – Potiguar x Força e Luz – Nogueirão, 17h
05/02 – Santa Cruz x Baraúnas – Arena das Dunas, 15h

6ª rodada: 

09/02 – Santa Cruz x América – Arena das Dunas, 20h30
10/02 – Força e Luz x ABC – Arena das Dunas, 16h
10/02 – Baraúnas x ASSU – Nogueirão, 17h
10/02 – Globo x Potiguar – Barrettão, 17h

7ª rodada:

17/02 – ABC x ASSU – Frasqueirão, 16h
17/02 – Potiguar x Santa Cruz – Nogueirão, 16h
17/02 – América x Globo – Arena das Dunas, 16h
17/02 – Força e Luz x Baraúnas – A definir, 16h

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Nova sede do TRE-RN será entregue em 27 de dezembro

As obras do prédio da nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte estão em fase de conclusão. Com uma área de 19.003 m², a nova sede do TRE-RN está localizada na Avenida Rui Barbosa, s/n, no bairro de Tirol. As novas instalações da justiça eleitoral potiguar foram planejadas para dar mais comodidade aos servidores e visitantes do Tribunal.

Nesta semana, na última quinta-feira (22), o Chefe do Gabinete da Presidência do TRE-RN, Josoniel Fonseca, a Diretora-geral do Regional, Andréa Campos, e servidores da Seção de Engenharia, realizaram uma visita técnica ao local e conferiram o andamento das obras finais. No novo plenário, carpetes e cadeiras estão sendo instalados, assim como as placas de sinalização nos corredores, estacionamento e nos seis andares.

“O novo prédio sede do TRE/RN está em fase final de acabamento da construção e será entregue no próximo dia 27 de Dezembro. Oriundo de um projeto moderno e grandioso, será ocupado durante o primeiro trimestre de 2018, proporcionando aos juízes e servidores do Tribunal, um ambiente moderno, funcional, ecologicamente integrado e com os postulados físicos que implementarão, ainda mais, a produção e a produtividade do trabalho. Será, em sua plenitude, o templo da democracia”, afirmou o Chefe do Gabinete da Presidência do TRE-RN, Josoniel Fonseca.

A Diretora-geral Andréa Campos explica que “a nova sede do TRE-RN representa a concretização de um sonho dos servidores da Secretaria, que têm se dedicado incansavelmente para que tanto a construção, quanto as aquisições dos bens necessários ao seu perfeito funcionamento sejam concluídas com pleno êxito. O Tribunal contará com modernas instalações, segurança, estacionamento privativo e ambientes que promoverão qualidade de vida no trabalho. Com a proximidade do dia da mudança, o clima organizacional é de muita satisfação e entusiasmo por parte de todos que fazem a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte”.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governo reduz para 60 anos idade mínima para saque do PIS/Pasep

O presidente Michel Temer anunciou hoje (22) que o governo vai reeditar, na semana que vem, a Medida Provisória (MP) para liberar o saque do abono salarial PIS/Pasep para pessoas a partir de 60 anos. O presidente explicou que a reedição da MP só pode ocorrer após o fim do ano legislativo, que é hoje.

“Você precisa esperar o ano legislativo para reeditar a MP. Na terça-feira (26) ou quarta-feira (27) nós estamos habilitados a reeditar essa Medida Provisória, já reduzindo a idade para 60 anos. Não mais 65 anos [para homens], 62 anos [para mulheres], mas 60 anos para todos”, disse o presidente em café da manhã com jornalistas hoje (22), no Palácio do Planalto.

Em agosto, o presidente Temer assinou medida provisória prevendo a liberação de saque de contas do PIS/Pasep para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos. Antes, o saque só podia ser feito por quem já tivesse completado 70 anos, além de casos como aposentadoria, invalidez e doenças graves.

De acordo com o presidente, a estimativa é de que os saques superem os R$ 12 milhões, valor estimado quando foi editada a MP anterior. “Eu agora confesso que reduzindo para 60 anos eu não sei bem, mas aumentará esse valor. […] Então é bom sacá-los. E sacar aquelas importâncias significa botar novas verbas na economia brasileira”.

Tem direito aos recursos do abono o trabalhador do setor público ou privado que tenha contribuído para o PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenha feito o resgate total do saldo do fundo. A Caixa, responsável pelo PIS, e o Banco do Brasil, administrador do Pasep, fazem esse pagamento de acordo com um calendário anual.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

PF cumpre mandados no CE, SP, RJ, BA e PE em operação que investiga fraudes no Banco do Nordeste

A Polícia Federal cumpre 14 mandados nesta sexta-feira (22) em uma operação que investiga fraudes no Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para beneficiar uma empresa do ramo de bebidas. A operação "Caixa 3" ocorre no Ceará e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

De acordo com a Polícia Federal, um diretor da Odebrecht disse em acordo de delação premiada na operação Lava Jato, que recursos utilizados para construção de fábricas de uma cervejaria no Nordeste foram usados para alimentar um esquema montado pela construtora e a empresa do ramo de bebidas. O esquema gerava dinheiro para doações a campanhas eleitorais. A polícia ainda não divulgou a identificação do diretor dos envolvidos.

O G1 entrou em contato com o Banco do Nordeste, mas, até a publicação desta matéria, as ligações não foram atendidas.

Conforme a Polícia Federal, os 14 mandados são de busca e apreensão contra pessoas supostamente envolvidas em um esquema de gestão fraudulenta dentro do BNB. As medidas judiciais foram expedidas pela 11ª Vara Federal de Fortaleza.

Liberaçao de créditos
A investigação da PF constatou que o Conselho de Administração do BNB aprovou, no dia 17 de setembro do ano de 2014, a troca de uma fiança bancária com nota rating AA (nota de crédito que indica baixo risco) por uma hipoteca da planta industrial de uma fábrica de bebidas construída no estado da Bahia, que possuía nota rating B. Essa troca, conforme a PF, se deu após parecer técnico favorável realizado de forma indevida.

A Polícia Federal informou que relatórios feitos pela Controladoria Geral da União (CGU) apontaram os seguintes erros:

Descumprimento de normas do banco quanto à avaliação de risco da operação;
Descumprimento de norma do banco em relação à substituição da garantia;
Não estabilização do empreendimento da Bahia;
Fragilidade no acompanhamento do BNB na comprovação financeira na construção da fábrica na Bahia.

Já os relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) mostraram que o pedido de troca da garantia era tecnicamente incoerente, segundo disse a PF. O órgão mostrou ainda a participação da administração central do BNB de Fortaleza em vez de a administração da Bahia na elaboração do relatório técnico que permitiu a troca. Segundo o TCU, o procedimento é considerado atípico e não foram adotadas ações compensatórias referentes à troca da garantia.

A Polícia Federal acrescentou que as normas internas do BNB foram burladas, já que as máquinas do Parque Industrial da Bahia foram dadas em garantia a um banco alemão. Essa circunstância, segundo os investigadores, gerou uma situação de insuficiência de garantia (nota de rating D).

As investigações apontaram ainda que houve apresentação de uma certidão inadequada do Cartório de Registro de Notas e Documentos de Alagoinhas (BA) afirmando falsamente que os bens estavam livres e sem débitos.

Operação Caixa 3
Ao todo, 72 policiais federais e 10 agentes da Controladoria Geral da União (CGU) participam da operação Caixa 3 no Ceará e em outros quatro estados.

A polícia ainda não confirmou se houve prisões durante o cumprimento dos mandados. Delegados da PF concederão uma entrevista coletiva nesta sexta-feira para divulgar os detalhes sobre a investigação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

José Dirceu receberá R$ 9,6 mil de aposentadoria como ex-deputado

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil/Governo Lula), que foi solto por habeas corpus do STF, em foto de maio de 2017. (Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO)

O ex-ministro da Casa Civil e ex-deputado federal José Dirceu (PT-SP) receberá aposentadoria de R$ 9,6 mil pelo período em que exerceu mandatos parlamentares na Câmara. O valor corresponde a 28% do salário de um deputado federal, que é de R$ 33,7 mil.

A decisão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi publicada no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (21). Maia se baseou em parecer da Coordenação de Registro e Seguridade Parlamentar favorável ao petista.

Dirceu entrou, em abril deste ano, com um pedido de aposentadoria na Câmara.

O petista foi eleito deputado federal por três vezes, em 1990, 1998 e 2002 e foi cassado pela Câmara em 2005, por conta das denúncias do esquema do mensalão do PT.

De acordo com a Coordenação de Registro e Seguridade Parlamentar, a perda do mandato de um deputado não prejudica o seu direito a aposentadoria.

Em outro escândalo de corrupção, o da Petrobras, Dirceu foi condenado a mais de 30 anos. Ele chegou a ser preso, por determinação do juiz Sérgio Moro – magistrado responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância. O ex-deputado conseguiu sair da prisão após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Aposentadoria do ex-deputado José Dirceu foi publicada no 'Diário Oficial da União' desta quinta (21) (Foto: Reprodução)
Aposentadoria do ex-deputado José Dirceu foi publicada no 'Diário Oficial da União' desta quinta (21) (Foto: Reprodução)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Presidente sanciona lei e Mossoró vira capital nacional do Semiárido

Vista aérea de Mossoró, agora reconhecida como capital nacional do semiárido (Foto: Canindé Soares)O município de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, é oficialmente a capital nacional do Semiárido brasileiro. Isso é o que determina a lei 13.568, sancionada nesta quinta-feira (21) pelo presidente Michel Temer e publicada no Diário Oficial da União desta sexta (22).

"Fica conferido o título de Capital do Semiárido à cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte", diz o primeiro artigo da lei, que passou a valer a partir da publicação.

Mossoró tem a segunda maior população do RN habitantes, atrás apenas de Natal. São 295,6 mil habitantes, segundo o IBGE. Com 2.100 quilômetros quadrados, porém, o município tem maior área entre as cidades potiguares.

Fica sediada na cidade a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), fundada em 2005.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Radares de controle de velocidade são reativados nas rodovias federais do RN

Radares nas rodovias federais do RN foram desativados e estão cobertos com sacos pretos (Foto: Lucas Cortez/G1)O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) desativou todos os radares de controle de velocidade existentes nas rodovias federais do Rio Grande do Norte. De acordo com a superintendência do órgão, a retirada dos equipamentos se deu por causa da "restrição orçamentária imposta pelo governo federal".

Na BR-101, em Natal, as placas com o limite de velocidade e os radares estão cobertos por sacos pretos e já não estão mais em operação.

De acordo com o DNIT, permanecem funcionando os equipamentos do tipo 'redutor eletrônico de velocidade', que são as lombadas eletrônicas.

O G1 questionou o DNIT quanto é gasto por mês com a manutenção dos radares e quantos equipamentos foram desativados no estado, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Placas com limite de velocidade também foram cobretas com sacos pretos (Foto: Lucas Cortez/G1)
Placas com limite de velocidade também foram cobretas com sacos pretos (Foto: Lucas Cortez/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Já em Natal, Força Nacional sai às ruas para reforçar patrulhamento

Equipes da Força Nacional chegaram durante a madrugada a Natal (Foto: PM/Divulgação)
Policiais da Força Nacional deixaram a Academia da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, na manhã desta sexta-feira (22), para reforçar o patrulhamento ostensivo nas ruas de Natal. Um efetivo de 70 homens e mulheres chegou à capital potiguar durante a madrugada, depois que o governo do estado pediu ajuda à União para fazer a segurança das ruas da capital.

O reforço dos 70 agentes da Força Nacional vai se somar a outros 120 que já estavam no estado. Desde a última terça-feira (19), os policiais militares do estado estão aquartelados nos batalhões da PM alegando falta de condições das viaturas para operarem nas ruas. Os militares também apontam falta de material de segurança e armamento em condições de uso.

Desde a quarta-feira (20), policiais civis também atuam em escala de plantão. Bombeiros e servidores da Saúde também trabalham em regimes especiais. A pauta geral de reivindicação engloba o pagamento dos salários de novembro atrasado, e um calendário para pagamento do 13º e salários de dezembro. O governo apresentou, nesta quinta-feira (21), datas que não aguardaram as categorias.

Desde que os policiais militares deixaram as ruas da capital, vários arrombamentos e saques a lojas foram registrados. O estado chegou a pedir ao Tribunal de Justiça que proibisse a paralisação dos PMs, mas teve o pedido indeferido pelo desembargador Dilermano Mota do TJRN.

O Estado ainda aguarda decisão da União quanto a pedido para uso das Forças Armadas na segurança.

Equipes da Força Nacional deixam Academia da Polícia Militar para reforçar segurança nas ruas de Natal (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)
Equipes da Força Nacional deixam Academia da Polícia Militar para reforçar segurança nas ruas de Natal (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Granizo no sertão cearense vira lembrança e é usado para gelar a cerveja do natal

Granizo foi guardado por moradores de Parambu em baldes guardados em geladeira (Foto: Toinha Rocha)

Moradores de Parambu, no sertão dos Inhamuns cearense, guardaram como lembrança granizo nos congeladores de suas residências, inclusive é usado para gelar a cerveja do jantar de natal. De acordo com a dona de casa Toinha Rocha o granizo foi algo "maravilhoso" e merece ser guardado até quando der. A "chuva de gelo" ocorreu na cidade na madrugada desta quarta (21) e surpreendeu a população local.

“Faz 48 anos que moro aqui, nunca tinha visto isso por aqui antes, de maneira nenhuma. Já andei em época de inverno em outros estados do Nordeste, mas nunca tinha visto nada igual. Nós colocamos em baldes, pequenas bacias. Tem uma na casa da minha mãe. O gelo ficou meio roxo pois estava na roça. Terra pronta para o plantio ai misturou com adubo da terra”, disse.

Toinha conta que sua mãe, a aposentada Raimunda Rocha, que mora em uma casa ao lado, falou também que nunca havia visto nada igual no local.

Após o granizo, Toinha disse que choveu apenas uma vez. E pouco. Todo o granizo derreteu. "Tudo foi embora. Depois de umas 24 horas tudo derreteu. Ficou só água empoçada como de uma chuva normal."

Raimunda Rocha mostra o granizo em um recipiente. A filha Toinha conta que ela também quis guardar como recordação. (Foto: Toinha Rocha)
Raimunda Rocha mostra o granizo em um recipiente. A filha Toinha conta que ela também quis guardar como recordação. (Foto: Toinha Rocha)

Possibilidade de novas chuvas de granizo
De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, existe possibilidade de uma nova chuva de granizo ocorrer no Ceará e principalmente na Região do Sertão dos Inhamuns.

“Pode sempre ter um risco e possibilidade. Apesar de raro o sistema, as condições climáticas estiverem favoráveis pode sim repetir o fenômeno. A chuva de granizo é consequência do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que dá origem às chamadas nuvens cumulonimbus. Se durar essas nuvens na região, pode sim ocorrer”.

Ainda segundo Fritz, a predominância das nuvens que ocasionam a chuva de granizo deve durar até domingo ou segunda-feira, mas em alguns casos pode permanecer até duas semanas. “Talvez essas nuvens fiquem no nosso estado até domingo ou segunda-feira. Varia da posição da nuvem. Pode durar também em alguns casos duas semanas”, explicou o meteorologista.

Explicação do fenômeno

A presença de uma nuvem cúmulo-nimbo gerou o fenômeno, de acordo com Raul Fritz. Essa nuvem, segundo Fritz, pode ultrapassar os 10 quilômetros de altura, da base ao topo. "Lá em cima é muito frio e cria-se o cristal de gelo. Em muitas ocasiões surgem pedras de gelo e, com as chuvas, acabam caindo junto com a água", explica.


O meteorologista ressalta que tanto as chuvas e o granizo foram influenciados também pela presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12 km de altura, sobre o Nordeste do Brasil.

Além dos registros em Parambu, houve também relatos de formação de granizo em Nova Olinda, cidade que também sofreu atuação do Sistema Convectivo de Mesoescala. Em ambos os municípios também houve chuvas de 18 e 12 milímetros, respectivamente.

A formação do granizo não está obrigatoriamente ligada à presença de chuvas intensas. Como se pode observar, em ambos os municípios com registros do gelo as precipitações foram fracas. Além disto, Fritz reforça ainda que a presença de granizo em nuvens cumulonimbus é comum, já que as temperaturas no topo delas chega a -60°C, porém, ao cair, acaba passando para o estado líquido com a variação da temperatura. Em regiões mais altas, como no caso da Serra dos Lopes, distrito de Parambu, a distância entre as nuvens é menor, tornando possível a percepção do fenômeno natural.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mais de 500 presos da capital potiguar poderão ficar 6 horas a mais nas ruas na noite de Natal

Apenas presos do semiaberto, e que são monitorados com tornozeleira eletrônica, terão direito ao benefício (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Mais de 500 detentos que cumprem penas no regime semiaberto na capital potiguar, e que usam tornozeleiras eletrônicas, poderão ficar mais tempo fora de casa durante este período de fim de ano. Segundo portaria assinada pelo juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, titular da Vara de Execuções Penais da cidade, na noite de Natal, por exemplo, os detentos poderão ficar até as duas horas da madrugada fora de seus lares. Ingerir bebida alcoólica, frequentar casas de jogos de azar, pontos de venda de drogas e/ou prostíbulos estão proibidos.

Em dias normais, segundo Baltazar, os presos que estão sob vigilância eletrônica devem se recolher sempre às 20h. "A saída temporária de fim de ano vai de 24 a 31 de dezembro. Neste período, os presos que estão sob vigilância eletrônica podem permanecer foram de suas casas até as 22h. Só do dia 24 para o dia 25, que é noite de Natal, essa tolerância será estendida até as 2h”, ressaltou.

Condições
Ainda de acordo com o magistrado, a portaria estabelece algumas condições que o preso precisa cumprir para poder ser beneficiado com a saída temporária. São elas:

Não cometer qualquer ação que configure crime ou contravenção penal;
Não frequentar lugares onde se praticam condutas ilícitas, como casas onde se usam ou vendem drogas ou exista jogo ilegal ou prostituição;
Não ingerir bebida alcoólica;
Recolher-se à sua residência até as 22h diariamente;
Ser inserido no programa de monitoração eletrônica, com as regras previstas na portaria nº 02/2016 deste juízo.
Na noite de comemoração do Natal o apenado poderá se recolher até as 2 horas de 25 de dezembro.
Por fim, a portaria ressalta que a desobediência a qualquer das condições postas será interpretada como renúncia ao benefício, podendo também configurar falta disciplinar, devendo o detento ser imediatamente recolhido a um estabelecimento prisional.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Juro rotativo do cartão de crédito cai e fica em 333,8% em novembro

A taxa de juros média cobrada no cartão de crédito rotativo caiu em novembro, passando de 338% ao ano para 333,8%, de acordo com informações do Banco Central divulgadas nesta sexta-feira (22).

Segundo o BC, a taxa de juros do cheque especial ficou estável em 323,7% ao ano.

O crédito rotativo do cartão de crédito pode ser acionado pela pessoa que não pode pagar o valor total da sua fatura no vencimento, mas não quer ficar inadimplente.

Para usar o crédito rotativo, o consumidor paga qualquer valor entre o mínimo e total da fatura. O restante é automaticamente financiado e lançado no mês seguinte, com juros.

O cartão de crédito rotativo e o cheque especial estão entre as linhas de crédito mais caras do mercado. Segundo especialistas, elas só devem ser utilizadas em momentos de máxima emergência e por um prazo curtíssimo, já que os juros continuam em um patamar muito alto, acima de 300% ao ano.

Na tentativa de reduzir os juros do cartão, em março o governo anunciou novas regras para o uso do rotativo, que só pode ser usado até o vencimento da fatura seguinte.

Com o novo formato, o consumidor só pode fazer o pagamento mínimo de 15% do cartão por um mês. Na fatura seguinte, o banco não pode mais rodar a dívida: o cliente paga o valor total ou precisa parcelar a dívida em outra linha de crédito, com o juro mais barato.

Juro bancário
De acordo com o Banco Central, os juros médios nas operações de crédito com recursos livres (sem contar BNDES, crédito rural e imobiliário) atingiram 58,1% ao ano em novembro, no caso dos empréstimos para pessoas físicas, uma queda de 1,4 ponto percentual na comparação com outubro.

No caso dos empréstimos para as empresas, também com recursos livres, a taxa somou 22,9% ao ano em novembro, com queda de 0,4 ponto percentual na comparação com o mês anterior.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Coreia do Norte diz que estratégia de segurança de Trump é 'criminosa' e busca 'subordinação do mundo inteiro'

Ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-Ho, cumprimenta o representante da ONU, Jeffrey Feltman, durante encontro no dia 7 de dezembro, em Pyongyang (Foto: KCNA/Reuters)A nova estratégia de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgada nesta semana é um "documento criminoso" que busca a "total subordinação do mundo inteiro aos interesses dos EUA", disse o Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte, nesta sexta-feira (21).

Na segunda-feira (18), Trump apresentou um plano pautado em quatro pilares: proteger a pátria, promover a prosperidade americana, demonstrar a paz através da força e promover a influência dos EUA em um mundo cada vez mais competitivo.

Líderes da Coreia do Norte durante celebração pelo sucesso do teste nuclear  (Foto: KCNA VIA KNS / AFP)

O documento também detalhou a ameaça de regimes "desonestos" como a Coreia do Norte. Em sua fala, o mandatário reforçou que Washington "não teve escolha", a não ser lidar com o desafio imposto pela Coreia do Norte, no que tange seu programa nuclear.

"Isso revelou completamente que a 'política América Primeiro' sobre a qual o grupo de Trump está gritando em voz alta não é nada se não a proclamação de agressão visando dominar o mundo de acordo com seu gosto e vontade própria", disse um porta-voz do ministério, de acordo com comunicado divulgado pela mídia estatal KCNA.
O Conselho de Segurança da ONU deve votar nesta sexta-feira (22) uma resolução elaborada pelos EUA que busca, mais uma vez, endurecer sanções contra a Coreia do Norte em resposta a seu mais recente lançamento de míssil balístico intercontinental, disseram diplomatas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Tornozeleira eletrônica confirma presença de suspeito na hora e no local de assassinato de pai e filha no Paraná, diz polícia


O uso da tornozeleira eletrônica confirmou a presença do suspeito de matar pai e filha, na noite do dia 2 de novembro, em Paranavaí, no noroeste do Paraná, segundo a Polícia Civil.

As vítimas, de 27 e 4 anos de idade, morreram após serem baleadas dentro de casa, por um homem que chegou de moto e entrou no local sem tirar o capacete.

De acordo com a polícia, as investigações foram concluídas na terça-feira (19). O suspeito cumpria pena por outro homicídio em regime semiaberto, com o monitoramento eletrônico, e já havia sido preso em Garopaba (SC), em 22 de novembro.

O homem foi levado para Paranavaí em 1º de dezembro e, ao ser ouvido na delegacia, negou participação no crime, mas entrou em contradição diversas vezes, conforme informou a polícia.

Durante as investigações, foi solicitado à Central de Monitoramento Eletrônico – que faz rastreamento de todos os presos que cumprem pena com tornozeleira – o extrato da movimentação do suspeito na data do crime .

Ainda segundo a polícia, a resposta a esse pedido confirmou a presença dele no dia, horário e local do crime.

Para validar as provas, os investigadores também pediram ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) o horário do pedido de atendimento às vítimas no dia do crime.

A chamada ao Samu foi realizada apenas três minutos após o registro da presença do suspeito no local do crime, por meio da tornozeleira eletrônica. De acordo com a polícia, o fato acaba com qualquer dúvida quanto a autoria dos homicídios.

O suspeito permanece preso em Paranavaí.

A Polícia Civil informou que, se condenado, a pena para cada homicídio pode variar de 12 a 30 anos de prisão.

Fonte: RPC noroeste
Leia Mais ››