sexta-feira, setembro 06, 2013

Cobertura Fotográfica: FESTA DE N. Sra. das DORES em ITAÚ-RN (2º Dia - Sexta-feira 06/09/2013)













Para ver as fotos clique na imagem


Leia Mais ››

Secretaria de Agricultura de Itaú promove FNE Itinerante nesta terça-feira 10.

José Roberto
Secretário Municipal de Agricultura de Itaú-RN
A prefeitura Municipal de Itaú-RN, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) em parceria com o Bando do Nordeste e o SEBRAE/RN promove neste dia 10 de setembro, no Clube ACRI às 18h o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste - FNE itinerante.

O evento reunirá microempreendedores das cidades de Itaú-RN, Severiano Melo-RN e Rodolfo Fernandes-RN tendo como objetivo promover o FNE, operacionalizado pelo Banco do Nordeste (BNB), voltados para as micros e pequenas empresas e empreendedores individuais.

Nesta semana os agente do SEBRAE/RN percorreram os estabelecimento comerciais convidando os microempreendedores do município de Itaú-RN para participarem do evento.

O secretário de agricultura José Roberto, pede para que os autônomos, agricultores interessados em participar do evento, que não foram contactos pelos agentes, procurar o quanto antes a secretaria, que fica localizada na cede da Prefeitura á Rua Cleófas Nunes, Centro, para realizar sua inscrição.

O FNE é destinado a produtores rurais, firmas individuais, pessoas jurídicas, associações e cooperativas de produção que desenvolvam atividades nos setores agropecuários, mineral, industrial, agroindustrial, turístico, de infraestrutura, comercial e de serviços, financiando investimentos de longo prazo e, complementarmente, capital de giro ou custeio. Além dos setores agropecuário, industrial e agroindustrial, também são contemplados com financiamentos os setores de turismo, comércio, serviços, cultural e infraestrutura.

José Roberto disse ainda ser importante a participação dos microempreendedores do município, visto que os mesmos irão receber total apoio da instituição financeira para alavancar seus negócios.


Fonte: Assessoria de Comunicação da PMI
Leia Mais ››

Casa Branca divulga lista com 11 países a favor de intervir na Síria

Ao fim do G20, reunião que terminou nesta sexta-feira (6), em São Petersburgo, na Rússia, a Casa Branca divulgou um comunicado conjunto assinado por 11 países que se dizem favoráveis a uma intervenção na Síria.

O texto, porém, não fala de que natureza seria a tal intervenção.

A lista inclui Arábia Saudita, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália, Japão, Reino Unido e Turquia, além dos EUA.

Leia a íntegra do comunicado
"Os líderes e representantes dos EUA, Canadá, França, Reino Unido, Itália, Espanha, Turquia, Japão, República da Coreia, Austrália e Arábia Saudita fizeram a seguinte declaração às margens do encontro do Grupo de 20 países em São Petersburgo, Rússia:

A norma internacional contra o uso de armas química é de longo prazo e universal. O uso de armas químicas em qualquer lugar diminui a segurança da população em todo lugar. Sem ser contestada, aumenta o risco de aumento no uso e proliferação destas armas.

Nós condenamos nos termos mais fortes o terrível ataque com armas químicas no subúrbio de Damasco em 21 de agosto, que tirou as vidas de tantos homens, mulheres e crianças. A evidência aponta claramente para uma responsabilidade do governo sírio pelo ataque, parte de um padrão de uso de armas químicas pelo regime.

Pedimos uma resposta internacional forte a esta grave violação das normas mundiais e a ciência de que isso enviará uma mensagem clara de que este tipo de atrocidade não pode jamais se repetir. Aqueles que cometeram estes crimes devem ser responsabilizados.

Os signatários têm apoiado consistentemente uma resolução firme do Conselho de Segurança da ONU, dada sua responsabilidade (do Conselho) de liderar a resposta internacional, mas admitem que o Conselho permanece paralisado, como tem estado por dois anos e meio. O mundo não pode esperar por intermináveis processos falidos que só fazem prorrogar o sofrimento na Síria e criar instabilidade regional. Nós apoiamos os esforços da ONU e de outros países para reforçar a proibição no uso de armas químicas.

Nos comprometemos a apoiar esforços internacionais de longo prazo, inclusive via Nações Unidas, para endereçar o crescente desafio à segurança imposto pelos estoques de armamento químico da Síria. Os signatários também apelam à missão de investigação da ONU que apresente seus resultados o quanto antes, e ao Conselho de Segurança que aja de acordo (com as conclusões).

Condenamos nos mais fortes termos toda violação de direitos humanos na Síria, dos dois lados. Mais de 100 mil pessoas foram mortas no conflito, mais de 2 milhões se tornaram refugiadas, e aproximadamente 5 milhões estão desalojadas internamente. Reconhecendo que o conflito na Síria não tem uma solução militar, reafirmamos nosso compromisso de buscar uma solução pacífica por meio da implementação plena do Comunicado de Genebra de 2012. Estamos comprometidos com uma solução política que resultará numa Síria unida, inclusiva e democrática.

Temos contribuído generosamente com os últimos apelos da ONU e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha com por ajuda humanitária e continuaremos a dar apoio destinado às crescentes necessidades humanitárias na Síria e seu impacto nos países da região. Saudamos as contribuições anunciadas pelos países participantes do G20. Pedimos a todos os envolvidos que permitam acesso seguro e sem entraves àqueles que necessitam."


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

50% dos eventos naturais extremos foram causados pelo aquecimento, diz relatório


As mudanças climáticas provocadas pelo uso humano de combustíveis fósseis tiveram papel importante em metade dos eventos climáticos extremos no ano passado, informaram cientistas americanos nesta quinta-feira (5).

O furacão Sandy, que devastou a cidade de Nova York, por exemplo, foi decorrente de uma enorme tempestade, mas a inundação que causou os principais impactos também foi influenciada pela maré alta. Segundo as pesquisas, o aumento no nível do mar causado pelo aquecimento global quase duplica a probabilidade anual de ocorrer tais enchentes se comparado com 1950. Assim, eventos naturais aliados a ações do homem garantem que inundações como a do Sandy vão ocorrer com mais frequência no futuro e com tempestades menos intensas.

Uma equipe de especialistas examinou 12 episódios climáticos extremos em 2012, de secas nos Estados Unidos e na África a fortes chuvas na Europa, na Austrália, na China, no Japão e na Nova Zelândia.

Em seis dos eventos selecionados, foi demonstrado algum indício de terem sido piores do que o esperado, devido a elementos como água do mar ou temperaturas mais quentes, causados por emissões de gases estufa e aerossóis na atmosfera.

O relatório, intitulado "Explicando os Eventos Extremos de 2012 de uma Perspectiva Climática" (em tradução livre), foi publicado no Boletim da Sociedade Meteorológica Americana. O estudo, revisto por pares, incluiu 18 temas de pesquisa de todo o mundo.

"Todos os eventos extremos de 2012 considerados neste relatório, baseados nas análises dos autores, provavelmente teriam ocorrido independentemente das mudanças climáticas", disse Thomas Karl, diretor do Centro de Dados Climáticos Nacionais da Agência Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês).

O objetivo do esforço de pesquisa é compreender se eventos extremos são propensos a ocorrer mais frequentemente no futuro e "se a sua intensidade está mudando por causa de fatores naturais ou de mudanças causadas pelo homem", disse Karl a jornalistas.

Segundo cientistas, a influência humana no clima pode ser em parte culpada pelas fortes chuvas na Austrália e na Nova Zelândia e na seca recorde de inverno no sudoeste da Europa.

No entanto, chuvas incomuns em China e Japão, ainda que extremas, não parecem ter tido um vínculo claro com as mudanças climáticas causadas pelo homem. Nem a seca de 2012 nos Estados Unidos parece ter sido influenciada pelas mudanças climáticas, embora o mesmo grupo de cientistas tenha reportado no ano passado que um clima severamente seco a partir de 2011 parece ter sido agravado pelo aquecimento global antropogênico.



A atribuição de eventos extremos é difícil porque as mudanças climáticas podem ser um fator contribuinte, mas não o único, afirmou Tom Peterson, principal cientista do Centro de Dados Climáticos da NOAA.

Se a variabilidade natural no clima puder ser comparada a motoristas que dirigem perigosamente ou ruas escorregadias, ele considerou que pisar fundo no acelerador é como o aumento na intensidade das chuvas e no nível do mar, que são causados pelo aquecimento global.

"Nós sabemos que o mundo está esquentando e a razão principal é a queima de combustíveis fósseis", disse Peterson.

Um dos exemplos mais fortes da influência humana foi vista na incomum onda de calor registrada no leste dos Estados Unidos entre março e maio de 2012. A contribuição humana para o evento foi estimada em 35%, elevando o risco de ocorrer tão onda de calor em 12 vezes.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Candidatas propõem Olimpíada por até um terço do preço de Rio-2016

Entre as três propostas apresentadas ao COI (Comitê Olímpico Internacional) para a Olimpíada 2020, duas cidades-candidata, Madrid e Tóquio, têm planos bem mais baratos do que o previsto no dossiê do Rio-2016 para realizar os Jogos. Istambul tem um projeto mais caro do que o brasileiro. A escolha ocorrerá em Buenos Aires, neste sábado.

Ressalte-se que o plano carioca ainda vai passar por uma revisão e terá orçamento definitivo que ainda está em elaboração. O mesmo ocorrerá com a vencedora entre as candidatas, cujos projetos estão exatamente na fase de dossiê em que estava o Rio de Janeiro.

Pelo que foi apresentado na candidatura, a cidade brasileira prevê gastar US$ 14,4 bilhões, usando como referência 2008. Ou seja, certamente haverá uma revisão para o alto já que houve inflação no período. Desse total,  US$ 11,6 bilhões são para construções de infraestrutura e sedes esportivas, enquanto o restante é para o Comitê Rio-2016 realizar o evento.

Cinco ano depois, Madri propôs um investimento total de US$ 5,036 bilhões incluindo o orçamento do comitê organizador, e as obras de infraestrutura e esportivas. Explica-se: a cidade espanhola diz contar com a maior parte da estrutura necessária para transporte e segurança para realização dos Jogos. Mas, mesmo o orçamento do comitê organizador, é pouco superior ao do Rio, cinco anos depois.

Tóquio tem uma realidade de candidatura parecida com a da cidade europeia. Seu orçamento total é de US$ 7,8 bilhões. E, de novo, o investimento em infraestrutura é mínimo, já que a cidade conta com o necessário para transporte, segurança, entre outros itens.  No caso das duas cidades, a maior parte das despesas fora do comitê organizador é para a construção da Vila Olímpica.

Já Istambul apresentou uma candidatura mais cara do que a carioca, com um total de US$ 19,7 bilhões. Assim como no caso do Rio, a maior parte do investimento é em infraestrutura de transporte, eletricidade, segurança e sedes esportivas entre outros itens. Para se ter uma ideia, 70% das instalações esportivas terão de ser construídas.

No caso do Rio, esse número era percentual era bem mais baixo porque havia as sedes feitas para o Pan-2007. Em comparação com a cidade brasileira, Istambul propõe um orçamento para o comitê organizador menor do que o carioca, com US$ 2,9 bilhões. Ressalte-se: cinco anos depois da apresentação do plano carioca.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ministério Público de SP pede suspensão de atividades da Gaviões por 120 dias

Como parte de um pacote de punições, o Ministério Público foi à Justiça para que a Gaviões da Fiel suspenda suas atividades por 120 dias. Não se trata apenas de impedir a entrada de seus integrantes nos estádios de São Paulo. A intenção é obrigar a principal uniformizada corintiana a parar de funcionar por quatro meses.

O promotor Roberto Senise Lisboa alega que a organizada descumpriu um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado em 2011. Ela se comprometia a não “promover, incitar ou estimular, ainda que como mero partícipe, a violência” dentro e fora dos estádios.

Em seu pedido à Justiça, o promotor declara ser notório que a Gaviões descumpriu o acordo quando seus integrantes brigaram com vascaínos em Brasília. Por isso, pede que a torcida seja citada para em dez dias suspender as atividades.

Ele ainda fala numa multa de R$ 30 mil por partida, se a Gaviões comparecer aos estádios no período da suspensão.

Como o blog mostrou na quinta, o Ministério Público também entrou na Justiça para cobrar outra multa de R$ 30 mil reais, também sob a acusação de descumprir o TAC.

Em breve, o promotor fará à Justiça um novo pedido de extinção da Gaviões. Já existe um processo, iniciado após a morte de dois palmeirenses em confronto entre a organizada corintiana e a Mancha Alviverde, em 2012.

Por sua vez, o MP do Rio suspendeu a Gaviões em jogos no Estado por 90 dias. Já em Brasília as uniformizadas corintianas estão vetadas por dois anos.

Reprodução cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dois meses após sumiço de Amarildo, mulher assume comando da UPP da Rocinha

A major Pricilla de Oliveira Azevedo recebe flores de moradora da Rocinha em solenidade da troca de comando de 25 UPPs no Rio de Janeiro

A Polícia Militar do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (6) o nome da nova comandante da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Rocinha, favela da zona sul do Rio de Janeiro. Trata-se da major Pricilla de Oliveira Azevedo, primeira mulher que esteve à frente de uma UPP.

A troca acontece dois meses após o sumiço do pedreiro Amarildo de Souza, 43, que não foi mais visto desde que foi abordado por PMs na comunidade.

A major era responsável por comandar a unidade do morro Santa Marta, em Botafogo, também na zona sul, inaugurada em 2008. A PM oficializou ainda a troca de comando em outras 24 UPPs.

Na Rocinha, Pricilla substituiu a partir desta manhã o major Edson Santos, exonerado do cargo em função de toda a repercussão do caso Amarildo, que desapareceu no dia 14 de julho.

Em 2012, a major da PM fluminense foi premiada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos pela "liderança e coragem" à frente da primeira UPP inaugurada na cidade.

A solenidade foi realizada no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e a premiação foi entregue pela então secretária Hillary Clinton. Na ocasião, visivelmente emocionada, Pricilla foi saudada por Michelle Obama, mulher do presidente Barack Obama.

Durante a solenidade da troca de comando das UPPs, nesta manhã, o chefe da CPP (Coordenadoria de Polícia Pacificadora), coronel Frederico Caldas, afirmou que uma das principais metas de sua gestão será o investimento na capacitação dos policiais militares.

O oficial manteve no cargo nove comandantes de UPPs (Caju, Formiga, São João, Coroa, Vila Cruzeiro, Barreira do Vasco, Batan e Macacos). "Esperamos com essas mudanças que a palavra paz seja escrita com tintas mais fortes", afirmou Caldas ao fim da cerimônia.

Desaparecido desde 14 de julho
Amarildo de Souza, 43, desapareceu no dia 14 de julho após ser levado por PMs à sede da UPP da Rocinha, no alto da comunidade, para averiguação. Desde então, o sumiço do pedreiro se tornou uma das bandeiras da onda de manifestações públicas que se espalhou pela capital fluminense desde junho.

O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro --a pedido de deputadores federais do Rio, a Polícia Federal analisa se há brecha para uma possível investigação paralela. No último domingo (1º), policiais da DH deram início ao trabalho de reconstituição dos últimos passos de Amarildo. O resultado da diligência deve sair nos próximos 30 dias.

Segundo delegado Rivaldo Barbosa, titular da Divisão de Homicídios, os investigadores trabalham com a hipótese de homicídio, que poderia ter sido cometido ou por policiais militares ou por traficantes de drogas da região.

Arte UOL

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Diretoria do SP prevê crise e repercussão com Adalberto após derrota

São Paulo foi derrotado por 2 a 1 pelo Criciúma, no Morumbi, e perdeu chance de deixar Z-4

Dentre todos os últimos resultados negativos do São Paulo nos últimos tempos, a derrota por 2 a 1 para o Criciúma, nesta quinta-feira, no Morumbi, teve gosto mais amargo. Também pela oportunidade perdida de deixar a zona de rebaixamento, mas principalmente porque, na avaliação da cúpula, o triunfo seria a única oportunidade de suprimir os efeitos negativos pelas últimas declarações do ex-diretor de futebol Adalberto Baptista – de volta à diretoria -, que novamente criticou Rogério Ceni e elogiou Ney Franco.

"Tem que ganhar hoje. Tem que ganhar, porque senão essas declarações do Adalberto vão repercutir aqui", disse um dos principais dirigentes do São Paulo minutos antes da partida contra o Criciúma começar, nesta quinta, no Morumbi.

Adalberto é o novo diretor-secretário geral do São Paulo. Está longe do futebol agora, mas será assessor do presidente Juvenal Juvêncio e poderá até se envolver em negociações que não envolvam seu antigo departamento.

O medo da diretoria são-paulina é que a crise volte também por conta da presença do ex-diretor de futebol. Ele coleciona desafetos pelo clube, tem péssima relação com funcionários e é mal visto pelo elenco, que comprou briga com o dirigente após a primeira crítica pública a Rogério Ceni.

Outro temor é a influência negativa no âmbito político. Adalberto Baptista foi pressionado para que deixasse o futebol por diferentes grupos de conselheiros, mesmos que votarão nas próximas eleições presidenciais do clube, em abril de 2014.

Com 18 pontos, o São Paulo fica na 18ª colocação. Se tivesse vencido o Criciúma, teria finalmente deixado a zona da degola e acumulado seis jogos sem derrota. No próximo domingo, o time de Paulo Autuori enfrentará o Coritiba, no Couto Pereira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cadeia não tem como me segurar, diz pastor preso; veja frases da semana

Direto do presídio do complexo de Gericinó, em Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro, o pastor Marcos Pereira --acusado de estuprar fiéis-- afirmou "a cadeia não tem como me segurar", durante uma entrevista ao jornal "SBT Brasil". Além das acusações de estupro, Pereira é investigado por envolvimento com o tráfico, lavagem de dinheiro e participação em homicídio. Veja esta e outras frases da semana.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Felipão diz que Oscar dificilmente terá condições de enfrentar a Austrália

Oscar deixa treinamento da seleção brasileira com dores no tornozelo

O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, afirmou que dificilmente Oscar terá condições de atuar no amistoso contra a Austrália, neste sábado. O meia sofreu uma entorse no tornozelo direito no treinamento desta quinta-feira.

"Dificilmente ele terá condições. Não posso vetá-lo hoje porque ele vem fazendo trabalho de recuperação. Jogador de futebol tem capacidade de recuperação. Não descarto, mas se tiver risco vai fazer tratamento", afirmou o técnico.

Scolari deixou claro que se Oscar não atuar, seu substituto será Ramires. O jogador do Chelsea, que jogou como segundo volante na seleção, deve ser aproveitado pelo técnico numa função mais próxima do ataque.

"É para ele (Ramires) jogar como um meia. Ele sabe jogar ali. Tem característica um pouco diferente do Oscar, mas é normal. O Ramires tem essa condição, já atuou assim no Cruzeiro", afirmou Felipão.

Neste sábado, a seleção enfrentará a Austrália, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Na próxima terça-feira, dia 10, o time jogará contra Portugal, em Boston, nos Estados Unidos. 

Oscar precisou deixar o treinamento coletivo desta quinta-feira no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros, em Brasília. Logo no início da atividade comandada por Luiz Felipe Scolari, o jogador do Chelsea pisou em falso e torceu o tornozelo direito. 

Bernard foi o escolhido para substituí-lo. O ex-jogador do Atlético-MG, que havia sido testado no primeiro treinamento na vaga de Hulk, iniciou a atividade entre os reservas. Ramires ganhou uma nova chance.

Da lista de convocados para os amistosos contra Austrália e Portugal, três atletas foram cortados: Fred, do Fluminense, Hulk, do Zenit, e Daniel Alves, do Barcelona. Marcos Rocha e Alexandro Pato foram convocados, mas Felipão não chamou ninguém para a vaga do ataque.

Após a saída de Oscar, Felipão montou o time com Júlio César, Maicon, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires, Bernard, Neymar e Jô.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Morre último guarda-costas de Hitler aos 96 anos

Rochus Misch era considerado como a única testemunha viva dos últimos dias do ditador nazistaO último guarda-costas de Adolf Hitler morreu na quinta-feira (5), aos 96 anos de idade, anunciou nesta sexta-feira (6) uma pessoa próxima a este homem considerado como a única testemunha viva dos últimos dias do ditador nazista.

Rochus Misch faleceu em Berlim de complicações de um acidente cardiovascular, declarou à AFP Michael Stehle, detentor dos direitos de um livro publicado em 2007, no qual Misch descreveu seus anos ao lado de Hitler.

A obra, que foi bem vendida na Alemanha, deve ser publicada em inglês nos próximos dias, e Misch, que gozava de suas plenas faculdades mentais, redigiu em pessoa o seu prefácio recentemente, segundo Stehle.

Pintor de parede, Rochus Misch se juntou muito jovem a SS. Ele foi, aos 27 anos, um dos últimos a deixar em 2 de maio de 1945 o bunker do Führer em uma Berlim em ruínas que acabava de ser conquistada pelo Exército Vermelho. Desta forma, ele foi um dos únicos a ver o corpo de Hitler após seu suicídio.

"Hitler, sentando em uma poltrona, estava caído em sua mesa e Eva Braun estava deitada ao seu lado. Eu o vi com os meus próprios olhos", declarou Misch à AFP em uma entrevista em 2005.

Aprisionado pelos russos, Misch passou oito anos em campos no Cazaquistão e na Sibéria antes de retornar a Berlim em 1953 e retomar seu trabalho como pintor.

Ele nunca se afastou verdadeiramente do nacional-socialismo, e continuava a descrever Hitler, a serviço do qual esteve a partir de 1940, como alguém "amável" e "gentil".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

William Bonner passa bem após cirurgia e já pode voltar ao trabalho na segunda-feira

Foto: William Bonner / Crédito: Reprodução/Instagram

O apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, se recupera bem após passar por uma cirurgia de catarata para corrigir a miopia.
"17 horas depois da cirurgia, 95% de visão. Recebi nota 10 e liberação pra voltar ao trabalho na segunda-feira", escreveu Bonner em sua conta no Instagram na manhã desta sexta-feira, 6.

Na quinta-feira, 5, o jornalista contou que havia passado por uma cirurgia e ficaria afastado da bancada do JN. “Tá vendo esse olho aqui? Acabou de ser operado. Só posso voltar pro trabalho na quarta que vem. Troquei meu cristalino com catarata precoce por uma lente intraocular que zerou minha miopia de 6 graus”.

Vale lembrar que no início deste ano Bonner brincou com seus seguidores ao surgir com os olhos azuis. Ele se divertia com um aplicativo de celular e mostrou o resultado da transformação nas redes sociais. “Chega. 30 anos com lentes de contato castanhas. Tempo demais”, escreveu na legenda. 


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"Em anos bissextos saio do armário", brinca Silvio Santos

Silvio Santos recebe o apresentador Nelson Rubens em seu programa

No "Jogo das Três Pistas", que irá ao ar domingo (8), Silvio Santos recebeu os apresentadores Daniela Albuquerque e Nelson Rubens. O dono do baú se soltou e contou que costuma sair do armário em anos bissextos.

A brincadeira aconteceu quando Nelson pediu para Silvio mostrar o momento em que ele deu um selinho no cantor Gilberto Gil, no Teleton de 2001. " Silvio, eu quero fazer justiça a você. Agora tá uma onda essa coisa de homofobia, o Sheik deu até um selinho para ajudar a combater isso. Mas o primeiro cara na televisão brasileira que deu um selinho na boca de outro homem, quem foi? Silvio Santos".

"Ô Aguinaldo, está no arquivo? Em quem? Gilberto Gil? E é verdade Nelson... Eu deveria estar com algum problema. É que sempre, em anos bissextos, eu saio do armário", brincou o dono do Sistema Brasileiro de Televisão.

O jornalista aproveitou a deixa do apresentador e continuou com a brincadeira: "É Silvio, ainda bem que você não teve recaídas".

Já com Daniela, Silvio perguntou o que ela viu no Amilcare, um dos donos da RedeTV!. "Ele é uma pessoa muito especial, muito carinhoso. É um ótimo marido", respondeu a apresentadora.


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ginásio Poliesportivo de Itaú-RN - um sonho adormecido.

O município de Itaú-RN sempre foi amante da modalidade esportiva, conquistou vários campeonatos intermunicipais, levando o nome da cidade por vários cantos do Rio Grande do Norte.

Um sonho de todos os atletas do município, era e é, poder contar com um ginásio poliesportivo, para poder realizar seus treinamentos para disputarem os campeonatos; além de ser uma forma de lazer, o esporte é um dos poucos meios de diversão dos itauenses.

Há alguns anos atrás o município havia sido contemplando com a construção de um ginásio, porém a verba foi desviada e a obra nunca foi iniciada, tudo permanecendo apenas no papel. Recentemente mais uma vez o município foi agraciado com a obra que foi iniciada na gestão passada, mas o que poderia ser um sonho, tornou-se um pesadelo causado pela administração, que em meio a euforia de que o sonho seria realizado, iniciaram as obras para a construção do ginásio poliesportivo, algo que ficou estagnado no tempo com a sua paralisação.

Em conversa com o Secretário do Esporte do Município de Itaú-RN, Júnior Martins o mesmo revelou estar passando por muitas dificuldades e que o Prefeito está bastante preocupado em relação a paralisação das obras.

Isso não significa dizer que a secretaria não está caminhando, pelo contrário, de acordo com o secretários está sendo realizado um projeto com os adolescentes do município, na escola Municipal Professor José Porto de Queiros, revelando também um campeonato que será promovido a nível de município, onde os trâmites já estão iniciando, com data marcada para o mês de setembro para seu início, terminando no dia 11 de dezembro, data em que é comemorado a emancipação política.

Júnior ainda confirmou o estado de abandono pelo qual o município enfrentava, dizendo-se preocupado com as obras do ginásio e da quadra, mas que isso não será motivo para ficar de braços cruzados, mesmo não tendo um lugar para oferecer condições para os treinos, está se esforçando para promover ações que envolvam todos os atletas.

De acordo com Júnior Martins, a secretaria tem se mobilizado não só no município, pois tem participado de fóruns promovidos pelo ministério do esporte na capital, que é algo que tem engrandecido muito, principalmente com a participação na 2ª etapa do JUVERN’s na Capital do Estado (Natal-RN), onde o município se destacou em duas modalidades, salto a distância, e na prova de mil metros. Destacando em especial o apoio e interesse do prefeito Ciro Bezerra (DEM) que acompanhou de perto esse momento.

O Prefeito Ciro Bezerra (DEM) tem lutado para que as obras recomecem, a empresa responsável, teve o contrato reincidido devido o descumprimento dos acordos firmados na licitação, atrasando ainda mais o sonho dos atletas em poder desfrutar de um lugar para treinar.

Como se não bastasse, o gestor anterior, resolveu fazer reforma na única quadra que era usada pelos atletas para treinos, causando total abandono na área esportiva do município. Com a obra no meio do caminho, prejudicou a evolução do esporte municipal que durante os últimos 4 anos não teve nenhuma atenção por parte da administração.

O Prefeito Ciro Bezerra confirmou a preocupação em relação a paralisação da obra do ginásio, apontada pelo secretário do esporte municipal, por encontrar muitas dificuldades, dentre elas o cancelamento do contrato com a empresa que não honrou as clausulas impostas nas licitações. Causando um tempo maior para elaboração de um novo processo licitatório.

A preocupação maior apontada pelo Prefeito, refere-se ao prazo estabelecido pela união, que a cada dia está diminuindo, contribuindo assim para a perda dos recursos que foram destinados a construção do ginásio poliesportivo, classificando o momento como apreensivo.

“Nó vemos assim com apreensão, porque o contrato está se vencendo. O prazo da vigência contratual do município de Itaú com a união está se vencendo e a gente sente que se não resolvido o mais rápido possível a gente pode até perder esse dinheiro, voltar esse recurso para Brasília”. Revelou Ciro preocupado com os atrasos.

Ainda de acordo com Ciro, o prazo para a reforma da Quadra Carlos Emanuel, é mais extenso, não sendo motivo para relaxar, pois tem cobrado agilidade da empresa vencedora para conclusão da obra, por vê o abandono do esporte no município.

“Com relação a quadra Carlos Emanuel também, é uma obra que está licitada, a gente tem um prazo mais elástico com relação a ela, mais existe a minha cobrança da empresa vencedora para que venha concluir essas obras, para que a gente possa ter palcos para prática esportiva no nosso município que está praticamente abandonada, como eu posso até usar essa palavra. Nós estamos trabalhando incessantemente para que seja resolvido esses problemas”.

Aproveitamos a deixa do prefeito para indagar se com a realização simultânea das obras do ginásio poliesportivo e a reforma da quadra, se foi um erro da administração passada ou deveria ter sido mais bem planejada.

Ciro disse acreditar que a quadra precisaria ser reformada pelo quadro em que se encontrava, dizendo não saber se foi um erro ou acerto, apenas que o pensamento era ter palcos modernos para a prática esportiva.

“Eu acredito Arlindo, que a quadra, também do estado que estava, precisaria ser reformada. Eu não sei se foi um erro ou um acerto, também eu não posso entrar nesse tema com relação a construção dos dois, um é construção, outro é reforma e ampliação, mais eu acredito que o pensamento era o mais correto possível, de que a gente pudéssemos ter palcos bons,  modernos para que possa praticar o esporte que é tão sonhado por todos” pontuou.

Outro ponto certeiro na administração do Prefeito Ciro Bezerra (DEM) foi a desvinculação da Secretaria do Esporte, da Secretaria de Educação e Cultura, valorizando assim o esporte municipal como um das prioridades, deixando de ser uma coordenadoria.

“Na nossa gestão, nós estamos dando uma prioridade muito especial ao esporte. Primeiro nós criamos a secretaria do Esporte. Essa secretaria vai dar mais ênfase ao esporte, porque ela é desvinculada tanto da educação, como desvinculado da cultura, e a secretaria de esporte antes ela funcionava apenas como uma coordenação. Então com essa secretaria, nós agora, a primeira cobrança que eu fiz aqui do secretário foi que ele cadastrasse todos os atletas do município, todos os times de futebol, que nós possamos fazer um projeto para trabalhar a base, esse projeto já está em minhas mãos e nós estamos analisando os custos, estamos analisando todas as despesas para que agente possa colocar tudo isso em prática e aqui a dois, três anos, Itaú reviva aquele momento esportivo que ele viveu na década de 90, que era fantástico, era uma cidade conhecida. Inclusive hoje ainda é conhecida em todo o Estado do Rio Grande do Norte como a cidade do futsal. Tanto do futsal como das grandes vaquejadas” acrescentou.

Uma alternativa vista pelo gestor em relação as empresas aventureiras que emperram as obras, é criar barreiras nas licitações para torná-las incapazes de vencer essas licitações para executar obras nos municípios.

Ginásio Poliesportivo

Ginásio Poliesportivo

Quadra Carlos Emanuel

Quadra Carlos Emanuel




Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Motoristas do SBT colocam bigode para homenagear Ratinho

Como forma de agradecimento ao apresentador, pelo tratamento que sempre receberam dele, os motoristas do SBT também irão homenagear o Ratinho, por ocasião dos seus 15 anos de emissora.

Está combinado que todos, durante a segunda-feira inteirinha, irão circular de bigodes postiços.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeito e Primeira Dama de Itaú-RN prestigiam Festa da Padroeira.

Jaíra e Ciro (Foto: Blog Cidade News)
Festa de Nossa Senhora das Dores – Itaú-RN
O Prefeito Municipal Ciro Bezerra (DEM) e a Primeira Dama, Jaíra Nery, prestigiaram a solenidade de abertura da Festa de Nossa Senhora das Dores ocorrida na noite de ontem (05) em Itaú-RN, que prosseguira até o dia 15 de setembro.

O prefeito e a família vão ao encontro da Mãe Padroeira, Nossa Senhora das Dores, agradecer os primeiros meses a frente da administração municipal, apostando no sucesso da festa desse ano, 2013.

Foto: Blog Cidade News
Ciro foi convidado para o hasteamento da Bandeira do Brasil; o Presidente da Câmara, Paulo Moreira, a Bandeira do Município e o Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana, ficou com a bandeira da Paróquia.

A missa foi presidida pelo Bispo, concelebrada pelo Pe. Chagas, pároco local, que convidou toda comunidade a participar deste momento festivo, salientando a importância em salvar as almas para Deus.

O Prefeito Ciro Bezerra garante participar ao máximo possível dos festejos religiosos demonstrando total apoio a comunidade católica municipal.

Pe. Chagas e o Prefeito Ciro
Foto: Blog Cidade News

Bispo Dom Mariano e Pe. Chagas
Foto: Blog Cidade News


Fonte: Assessoria de Comunicação PMI
Leia Mais ››

Populares tomam susto, ao encontrar crânio humano na entrada da cidade de Patos

Uma situação, no mínimo inusitada aconteceu na tarde desta quinta-feira (5) e assustou a população dos bairros Bivar Olinto e Vila Teimosa na grande Patos. Um crânio humano foi localizado por populares as margens da BR 361 na primeira entrada do conjunto.

Desconhecidos atearam fogo na vegetação que fica as margens da pista e após a queima, várias pessoas puderam ver o crânio que, pelas características pertencia a uma pessoa que morreu há algum tempo.

A Polícia Militar isolou o local por alguns instantes a espera da perícia técnica, mas não permaneceu no local por causa de outras ocorrências o que facilitou ainda mais a curiosidade das pessoas que trafegavam por lá.

Ninguém sabe ao certo como o crânio apareceu e nem tampouco a quem pertence, mas muitos acreditam que ele tenha sido roubado de algum cemitério da cidade e depois descartado no local.


Reprodução Cidade News Itaú via Portal Patos
Leia Mais ››

Rapaz se joga de torre de alta tensão em Cascavel


Foi quase uma hora de negociação com os bombeiros. A tentativa era evitar que José Alves Machado, 50 anos, se jogasse da torre de alta tensão localizada na Rua Clodoaldo Ursulano, no Bairro Santa Felicidade, em Cascavel. A Polícia Militar isolou as quadras próximas e a Copel agiu na tentativa de conter a corrente de energia, mas não foi possível.
O homem estava desiquilibrado emocionalmente. Primeiro ele sentou no ponto mais alto da torre. Tocava nos fios, mas não levava choque porque estava segurando no fio terra. Algumas vezes ele ameaçava andar pelos fios. Aproximadamente dez bombeiros tentavam negociar e pediam para ele não se jogar. Com equipamentos de segurança, os profissionais tentaram chegar até a vítima, mas os fios energizados não permitiam.
A mãe foi chamada para tentar convencer o filho a não se jogar. Abalada, a mulher implorava pela vida dele.
Sem ter mais argumentos, ela tentou ficar na linha de visão do filho, mas tudo foi em vão. José continuou descendo e em determinado momento sentou novamente. Quando os bombeiros escalavam a torre, o homem se jogou. Antes de cair ele tocou nos fios e foi eletrocutado. A cena é chocante. Em poucos segundos o homem já estava no chão. Parte da roupa ficou grudada no fio de alta tensão.
Os bombeiros correram para atender a vítima que ainda respirava. José sofreu múltiplas fraturas, traumatismo craniano e ainda queimaduras.
A mãe entrou em estado de choque e também recebeu atendimento dos socorristas. A todo momento ela rezava, pedindo pelo filho.
O patrão de José disse que ele toma medicamento controlado e hoje tinha bebido. Como chegou para trabalhar alcoolizado, o homem foi liberado do trabalho.
Romildo Marcos mora na esquina da torre e conta que conversou com José antes dele subir e tentar o suicídio.
O tenente do Corpo de Bombeiros Murilo Sinque coordenou a ação e fala sobre o atendimento à vítima.
A vítima foi encaminhada em estado grave ao Hospital Universitário.
Os bombeiros foram acionados por volta do meio dia desta quinta-feira (05) para atender a vítima.

Reprodução Cidade News Itaú via Intervalo da Notícia
Leia Mais ››