segunda-feira, setembro 03, 2018

IDEB 2017: Município de Itaú-RN, é o 5º melhor avaliado no Estado do RN pelo MEC



A eficiência da aplicação dos recursos públicos do município de Itaú vem sendo comprovada a cada dia, a cada nova pesquisa; depois do ranking em eficiência do municípios brasileiro, a Cidade de Itaú volta a ser destaque, desta vez com os investimento na educação.



O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 03 setembro de 2018, o resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) referente a 2017 colocando o município de Itaú em 5º lugar no RN, com a média de 5.7, onde a meta imposta pelo MEC seria de 4.4; mais uma conquista da administração municipal que vem cumprindo o dever de casa.

A Secretária de Educação Mirianete Brasil, ficou muito feliz com o resultado do IDEB, principalmente com a colocação do município, agradecendo a todos os envolvidos nessa conquista.

"Nossa Educação mais uma vez comemora com muita alegria  o Resultado do IDEB . Lutamos por uma educação de qualidade, garantir a continuidade do aprendizado nas etapas do ensino fundamental, mais isso não é uma luta fácil, no entanto temos a certeza que juntos somos mais fortes e conseguiremos.  O MEC projetou para Itaú-RN uma média do IDEB para 2017 de 4.4 alcançamos a média  5.7.

A Escola  Professor José Porto de Queirós : Anos Iniciais média Projetada para 2017 4.1 alcançou a média 5.9;  Anos Finais: 4.0 alcançou a média 4.1 . Anos Finais a Escola desceu 2.0 que em 2015 tinha uma média de 4.3. Temos que melhorar.

Escola Senador Dinarte Mariz média projetada 4.4 alcançou a média 5.2.  

Diante dos resultados quero Parabenizar a todos que fazem a Educação no Município, ao Prefeito Ciro Bezerra pelo investimento feito na Educação durantes sua Gestão e o apoio que tem nos dados, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e em especial aqueles que estão no chão da escola: aos alunos, pais, gestores, professores, apoio pedagógico, técnico D, apoio aos serviços gerais, pelo empenho, o carinho e o trabalho desenvolvido com nossos alunos com foco na aprendizagem.

PARABÉNS. “ VAMOS AVANÇAR”.

Somos consciente que precisamos avançar cada vez mais e para o Prefeito e Secretaria vem investindo na estrutura da escola Professor José Porto de Queirós ampliando  e climatizando 8 salas de aula , pensando em ampliar a oferta e melhorar a qualidade para os nossos alunos , por ser a maior escola do município que atende de 1º ao 9º Ano. Nossos agradecimentos a todos que contribuem para os avanços da nossa Educação, pois a Educação pé feita de muitas mãos". Agradeceu a Secretária.

O Prefeito Ciro Bezerra destacou que "Semana passada ficamos em 112º no Brasil em eficiência de gasto público,  e agora coroados como a 5º melhor educação do estado, conforme o MEC". Demonstrando sua alegria em ver que sua Gestão está alcançando os objetivos traçados.

IDEB

o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O resultado do Saeb foi divulgado na semana passada pelo MEC.

Desde a criação do indicador, foram estabelecidas diferentes metas (nacional, estadual, municipal e por escola) que devem ser atingidas a cada dois anos, quando o Ideb é calculado. O índice vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Fonte: Assessoria de comunicação Social
Leia Mais ››

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada até 14 de setembro


A campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo, que teria acabado na última sexta-feira (31), foi prorrogada até o dia 14 de setembro. Segundo o Ministério da Saúde, o prazo foi estendido nos Estados que ainda não atingiram a meta de vacinar pelo menos 95% das crianças de 1 a 5 anos.

Campanha de vacinação contra sarampo e pólio é prorrogada.  (Foto: Reprodução/JN)
Campanha de vacinação contra sarampo e pólio é prorrogada. (Foto: Reprodução/JN)

Confira abaixo quais deles integram a lista, com os respectivos índices de cobertura vacinal:

Rio de Janeiro, (67,6% na pólio e 68,83% no sarampo);
Roraima, (72,52% na pólio e 72,26% no sarampo);
Pará, (81,28% na pólio e 81,25% no sarampo);
Piauí, (82,14% na pólio e 81,87% no sarampo);
Distrito Federal, (82,83% na pólio e 82,35% no sarampo);
Acre, (83,33% na pólio e 83,45% no sarampo);
Bahia, (85,1% na pólio e 84,58% no sarampo);
Rio Grande do Sul, (85,94% na pólio e 85,62% no sarampo);
São Paulo, (86,08% na pólio e 85,23% no sarampo);
Alagoas, (86,91% na pólio e 86,88% no sarampo);
Rio Grande do Norte, (87,53% na pólio e 86,95% no sarampo);
e Amazonas, (87,66% na pólio e 92,41% no sarampo).
Os demais Estados - Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo, Sergipe e Maranhão - conseguiram chegar à meta e, portanto, não terão o prazo estendido.

No último sábado (1º), postos de saúde em regiões com baixa cobertura vacinal foram abertos, por recomendação do Ministério da Saúde.

Alcance nacional
Considerando o total de crianças de 1 a 5 anos no Brasil, dados preliminares apontam que 88% delas foram imunizadas . Em todo o país, durante a campanha, foram aplicadas mais de 19,7 milhões de doses das vacinas (aproximadamente metade de sarampo e a outra metade, de pólio).

Lembrando que todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar, independentemente da situação vacinal.

"É preciso que os gestores de saúde, bem como pais e responsáveis, se conscientizem da importância da vacinação contra essas doenças. Para estarmos protegidos contra a pólio e sarampo é preciso atingir a meta de 95% nacionalmente”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Objetivos da campanha
A campanha tem por objetivos:

Vacinar quem nunca se protegeu;
Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses;
Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).
Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

Surto de sarampo
Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos de sarampo - além de 6.975, que permanecem em investigação.

Atualmente, há dois surtos da doença no país: no Amazonas, com 1.211 casos confirmados e 6.905 em investigação, e em Roraima, com 300 casos confirmados e 70 em investigação.

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar (Foto: Infografia: Karina Almeida/G1)
Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar (Foto: Infografia: Karina Almeida/G1)

Fonte: Bem Estar
Leia Mais ››

Sete estados e o DF têm queda no Ideb do ensino médio; no Brasil, só anos iniciais do fundamental cumprem meta

Resultado de imagem para Sete estados e o DF têm queda no Ideb do ensino médio; no Brasil, só anos iniciais do fundamental cumprem meta

Sete estados (AM, RR, PA, AP, BA, RJ e SP) e o Distrito Federal tiveram queda nos resultados do ensino médio dentro do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é o principal indicador sobre a qualidade do ensino no Brasil.

Os dados do Ideb 2017 foram divulgados nesta segunda-feira (3). Eles mostram ainda que, ao considerarmos todo o país, somente os anos iniciais do ensino fundamental alcançaram as metas intermediárias definidas para o ano passado. Todo o ensino médio e os anos finais do ensino fundamental ficaram abaixo e apresentaram queda em ao menos um cenário.

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica, formado pelo Saeb (prova de português e matemática aplicada a cada dois anos) e pelo fluxo escolar (taxa de aprovação/reprovação/abandono dos alunos).

O ensino médio, considerando a rede pública e privada, teve crescimento de 0,1 ponto entre 2015 e 2017: passou de 3,7 para 3,8. Mas se considerada apenas a rede estadual, responsável por 84,6% das matrículas nesta etapa do ensino, o Ideb ficou estagnado e teve um crescimento modesto nos últimos anos (em 2015 e em 2017 era 3,5; em 2009 era 3,4).

O ministro da Educação, Rossieli Soares, disse durante a apresentação dos dados nesta segunda que "a chance de cumprirmos as metas estabelecidas para o ensino médio é nula." "Neste formato, neste ritmo nós não cumpriremos as metas em 2021. Se continuarmos desse jeito, não cumpriremos em décadas. [...] O ensino médio está estagnado. A discussão do modelo tem a ver com isso. É nítido que temos uma estagnação."

Soares destaca que nenhum estado cumpre a meta estabelecida para o ensino médio e que esta etapa de ensino não acompanha o crescimento das fases anteriores, no ensino fundamental. "Não só as redes públicas, mas também as redes privadas têm desafios para cumprir as suas metas."

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Brasil alcançou em 2017 um índice igual a 5,8, considerando as redes pública e privada, superando em 0,3 ponto a meta proposta. Entretanto, se excluída a rede privada do resultado, o Ideb nos anos iniciais é justamente 0,3 ponto inferior.

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Brasil alcançou em 2017 um índice igual a 5,8, considerando as redes pública e privada, superando em 0,3 ponto a meta proposta. Entretanto, se excluída a rede privada do resultado, o Ideb nos anos iniciais é justamente 0,3 ponto inferior.

Considerando as sete edições do Ideb, os avanços mais expressivos foram alcançados por Amazonas, Ceará e Mato Grosso. No outro extremo, com pouca evolução no Ideb, Amapá, Roraima e Rio Grande do Sul.

Em uma análise específica da rede pública, o estado de Goiás superou a meta proposta e teve o melhor resultado do Ideb entre os estados brasileiros. Em outra análise, os dados mostram que 38,5% dos municípios alcançaram a meta proposta para 2017 na rede pública, sendo que o Ceará se destaca com índice superior a 95% das redes públicas dos seus municípios alcançando a meta proposta.


A melhora registrada nos municípios nos anos finais do ensino fundamental na rede pública foi menor que o registrado nos anos iniciais. Segundo o Inep, "os estados que lideram o processo de melhoria, evidenciando que o bom desempenho nos anos iniciais tem reflexo nos anos finais".

Na rede pública, 423 cidades atingiram a meta para 2021 e, desse total, 27,6% delas estão no estado de São Paulo. No outro sentido, 766 municípios possuem Ideb inferior a 3,4. Quase um terço deles (29,1%) está na Bahia.

Na região norte, quatro dos sete estados não têm nenhum município com nota superior a 5,5: Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. Rondônia é o que tem mais municípios cujo resultado foi maior ou igual a 5,5 -- são apenas cinco. E, no Amapá, nenhuma cidade registrou nota maior que 4,4.

Na rede estadual, oito estados conseguiram atingir a meta proposta: Rondônia, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás -- o único estado brasileiro em que teve desempenho acima de 5,0. Minas Gerais apresentou queda de desempenho nos anos finais do ensino fundamental.

Na rede municipal, 40,5% das cidades atingiram suas metas, sendo que, nos anos iniciais, esse percentual era de 69,9% -- uma diferença de quase 30 pontos. No Ceará, 95% dos municípios conseguiram atingir a meta proposta para 2017. Nas regiões Norte e Nordeste, 30% das escolas municipais não alcançaram 3,5 pontos. Em Santa Catarina e em São Paulo, 35% das municipais conseguiram Ideb igual ou maior a 5,5.

O desempenho da rede privada foi 2 pontos maior que a da pública, e não atingiu a meta proposta para 2017. Minas Gerais foi o que apresentou a melhor nota, . Nas escolas particulares, em apenas três estados a meta foi atingida: Acre, Tocantins e Mato Grosso. A diferença na pontuação entre escolas públicas e privadas nos anos iniciais do ensino fundamental foi menor, de 1,6 ponto.


ENSINO MÉDIO
Depois de três edições consecutivas sem apresentar nenhum avanço, em 2017 houve crescimento de 0,1 ponto no desempenho dos alunos do ensino médio. O país continua longe da meta projetada, que é de 4,7. Cinco estados pioraram seu desempenho, e o Espírito Santo obteve o melhor resultado. Apesar disso, a meta não foi alcançada por nenhum estado.

Quando considerada apenas a rede pública estadual, que é responsável por 84,6% das matrículas nesta etapa, sete estados (AM, RR, PA, AP, BA, RJ e SP) e o Distrito Federal apresentaram uma piora em relação ao ideb de 2015.

O estado do Ceará, que obteve bom desempenho nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, não alcançou a sua meta para 2017, que era 4,6, ficando com nível 4,1. Apesar disso, subiu 0,4 após anos de estagnação.

Os resultados do ensino médio eram obtidos através do desempenho de uma amostragem de escolas até 2015. A partir do levantamento do ano passado, o levantamento passou a ser aplicado em todas as escolas públicas.

Entenda o Ideb
O Ideb foi criado em 2005, depois que a Prova Brasil passou a ser censitária para o ensino fundamental, ou seja, aplicada em todas as escolas do país. O índice combina dois elementos para medir o desempenho do sistema educacional brasileiro.

O primeiro item considerado é a proficiência obtida pelos estudantes provas nacionais. O segundo é a taxa de aprovação, que é a medida do avanço dos alunos entre as etapas e anos da educação básica. "Para elevar o Ideb, as redes de ensino e as escolas precisam melhorar as duas dimensões do indicador, simultaneamente", explica o instituto.

Nacionalmente, as metas estabelecidas para 2021 são:

ensino fundamental/anos iniciais - 6,0
ensino fundamental/anos finais - 5,5
ensino médio - 5,2
Mas, até lá, foram estabelecidas metas intermediárias considerando o estágio de desenvolvimento educacional que a unidade considerada (escola, município, estado e país) estava em 2005. "A superação de metas pode ser mais facilmente alcançada em unidades que possuem Idebs mais baixos", aponta o Inep. Por exemplo, entre as mais de 9 mil escolas que estavam com até 3,7 no Ideb em 2005, 67% delas alcançaram a meta. Já entre as 144 que já tinham Ideb 6 em 2005, apenas 56% conseguiram se manter dentro desta faixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bolão com mais de 70 pessoas ganhou prêmio de R$ 22 milhões da Mega-Sena em Passos, diz dono de lotérica

Um bolão com mais de 70 pessoas foi a aposta realizada em Passos (MG) que acertou as seis dezenas do concurso 2.074 da Mega-Sena levando mais de R$ 22 milhões, contou Wilson Borges, dono da lotérica onde o jogo foi realizado. Os apostadores da cidade vão dividir o prêmio com outra aposta de São Sebastião (SP).

Ainda de acordo com o dono da lotérica, o grupo tem o costume de jogar no local e fez uma aposta de sete dezenas, no valor de R$ 24,50. Com o prêmio, cada um vai receber cerca de R$ 314 mil.

As dezenas sorteadas no concurso foram: 08 - 18 - 23 - 37- 42- 58. Cada uma das duas apostas vencedoras levará um total de R$ 22.327.541,33. A quina teve 172 apostas ganhadoras; cada uma vai levar R$ 19.405,99. Outras 8.812 apostas acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 541,11.

O próximo concurso (2.075) será na quarta (5). O prêmio é estimado em R$ 20 milhões.

Aposta de Passos acertou as seis dezenas da Mega-Sena (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Aposta de Passos acertou as seis dezenas da Mega-Sena (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site https://www.loteriasonline.caixa.gov.br. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Banco do Nordeste regulariza R$ 9,8 bilhões em dívidas rurais


Produtores rurais interessados em regularizar suas dívidas com o Banco do Nordeste têm até dezembro para garantir descontos que podem chegar a 95% sobre o saldo devedor. O benefício vale para liquidação de dívidas contratadas até 2011, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O prazo para pagamento pode estender-se a 2030, com parcelas a partir de 2021.

Mais de 1 milhão de pessoas dos Estados nordestinos e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo foram beneficiadas com ação de regularização de dívidas do BNB. O total renegociado atingiu R$ 9,8 bilhões em agosto, abrangendo 271,6 mil operações de crédito antes em inadimplência.

Metade dos acordos de renegociação, ou seja, 135,8 mil, foi realizada com a opção de liquidação de toda a dívida. Ao todo, 92% das renegociações foram realizadas com miniprodutores rurais, incluindo beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os juros variam de 0,5% ao ano, para esse grupo, a 3,5% ao ano, para grandes produtores.

Atendimento

O BNB possui 292 agências distribuídas em todo o Nordeste, além do norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. A instituição possui mais de 4 milhões de clientes. Em 2018, somente com recursos do FNE, já aplicou volume superior a R$ 19 bilhões na economia regional.

Quem deseja mais informações sobre as condições de renegociação ou liquidação de dívidas pode procurar uma unidade da rede de agências ou entrar em contato pelo número 0800 728 3030.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Alto Oeste é região que mais repassa Fake News, mostra pesquisa

Os internautas do Alto Oeste Potiguar são os que mais repassam ‘Fake News’ [termo em inglês para notícias falsas]. É o que mostra a Pesquisa Fiern/Certus divulgada nesse domingo (2), e que apresentou uma radiografia do momento eleitoral que o estado atravessa. O assunto é um dos mais preocupantes das Eleições 2018.

De acordo com a pesquisa, 25,26% dos entrevistados na região afirmaram que repassam informação recebida na internet sem checar a veracidade dela. As pessoas que menos reproduzem ‘Fake News’, conforme mostrado pelo estudo, são as residentes na Grande Natal: 85,47% delas declararam que não repassam esse tipo de conteúdo.

fake news

A ‘3ª Pesquisa Fiern/Certus Retratos da Sociedade Potiguar’ foi realizada entre 24 e 27 de agosto e está registrada na Justiça Eleitoral sob os números RN-06196/2018 e BR-07862/2018. Foram feitas 1.410 entrevistas com eleitores maiores de 16 anos nas oito regiões do RN, sendo 54,47% das pessoas ouvidas mulheres e, consequentemente, 45,53% homens. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança de 95%.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Incêndio de grandes proporções destrói o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista

Um incêndio de grandes proporções destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio.

O fogo começou por volta das 19h30 deste domingo (2) e foi controlado no fim da madrugada desta segunda-feira (3). Mas pequenos focos de fogo seguiam queimando partes das instalações da instituição que completou 200 anos em 2018 e já foi residência de um rei e dois imperadores.

A maior parte do acervo, de cerca de 20 milhões de itens, foi totalmente destruída. Fósseis, múmias, registros históricos e obras de arte viraram cinzas. Pedaços de documentos queimados foram parar em vários bairros da cidade.

Segundo a assessoria de imprensa do museu e o Corpo de Bombeiros, não há feridos. Apenas quatro vigilantes estavam no local, mas eles conseguiram sair a tempo.

As causas do fogo, que começou após o fechamento para a visitantes, serão investigadas. A Polícia Civil abriu inquérito e repassará o caso para que seja conduzido pela Delegacia de Repressão a Crimes de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal, que irá apurar se o incêndio foi criminoso ou não.

Foto mostra a tentativa de conter o incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro (Foto: Reuters/Ricardo Moraes)
Foto mostra a tentativa de conter o incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro (Foto: Reuters/Ricardo Moraes)

Falta d'água atrapalhou bombeiros

Pesquisadores e funcionários do Museu Nacional se reuniram com o Corpo de Bombeiros para tentar auxiliar no combate das chamas. O objetivo era orientar o trabalho dos bombeiros numa tentativa de impedir que o fogo chegasse a uma parte do museu que contém produtos químicos. Alguns deles são inflamáveis e usados na conservação de animais raros.

Bombeiros precisaram pedir caminhões-pipa para auxiliar no combate ao incêndio. Segundo o comandante-geral, coronel Roberto Robadey Costa Junior, a falta de carga em hidrantes atrasou o trabalho em cerca de 40 minutos. Foi necessário retirar água do lago que fica na Quinta da Boa Vista para ajudar no controle das chamas.

O palácio já foi residência da família real brasileira e abriga o Museu Nacional, que é a instituição científica mais antiga do Brasil (Foto: Reuters/Ricardo Moraes)
O palácio já foi residência da família real brasileira e abriga o Museu Nacional, que é a instituição científica mais antiga do Brasil (Foto: Reuters/Ricardo Moraes)

Grande parte do Museu Nacional destruída pelas chamas (Foto: Reprodução/TV Globo)
Grande parte do Museu Nacional destruída pelas chamas (Foto: Reprodução/TV Globo)

Foto mostra a tentativa de conter o incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro (Foto: Reuters/Ricardo Moraes)
Foto mostra a tentativa de conter o incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro (Foto: Reuters/Ricardo Moraes)

'Tragédia', diz diretor
O diretor do Museu Histórico Nacional, Paulo Knauss, considerou o incêndio "uma tragédia". À GloboNews, Paulo lembrou que o museu foi residência da família real e sede da 1ª Assembleia Constituinte do Brasil.

"É uma tragédia lamentável. Em seu interior há peças delicadas e inflamáveis. Uma biblioteca fabulosa. O acervo do museu não é para a história do Rio de Janeiro ou do Brasil. É fundamental para a história mundial. Nosso país está carente de uma política que defenda os nossos museus", afirmou Paulo Knauss.

Falta de verba e reforma
Apesar de sua importância histórica, o Museu Nacional também foi afetado pela crise financeira da UFRJ e está há pelo menos três anos funcionando com orçamento reduzido, segundo reportagem de maio do Bom Dia Brasil de maio deste ano.

A situação chegou ao ponto de o museu anunciar uma "vaquinha virtual" para arrecadar recursos junto ao público.para reabrir a sala mais importante do acervo, onde fica a instalação do dinossauro Dino Prata. A meta era chegar a R$ 100 mil.

Dois séculos de história
O Museu Nacional é uma instituição autônoma, integrante do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vinculada ao Ministério da Educação. Como museu universitário, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem perfil acadêmico e científico.

O museu contém um acervo histórico desde a época do Brasil Império. Destacam-se em exposição:

o mais antigo fóssil humano já encontrado no país, batizada de "Luzia", pode ser apreciado na coleção de Antropologia Biológica, entre outros;
a coleção egípcia, que começou a ser adquirida pelo imperador Dom Pedro I;
a coleção de arte e artefatos greco-romanos da Imperatriz Teresa Cristina;
as coleções de Paleontologia que incluem o Maxakalisaurus topai, dinossauro proveniente de Minas Gerais.

Repercussão
O presidente Michel Temer enviou nota sobre o incêndio: "Incalculável para o Brasil a perda do acervo do Museu Nacional. Hoje é um dia trágico para a museologia de nosso país. Foram perdidos duzentos anos de trabalho, pesquisa e conhecimento. O valor para nossa história não se pode mensurar, pelos danos ao prédio que abrigou a família real durante o Império. É um dia triste para todos brasileiros".

Em nota, o Ministério da Educação lamentou "o trágico incêndio ocorrido neste domingo no Museu Nacional do Rio de Janeiro, criado por Dom João VI e que completa 200 anos neste ano. O MEC não medirá esforços para auxiliar a UFRJ no que for necessário para a recuperação desse nosso patrimônio histórico", diz o comunicado.

A Fundação Roberto Marinho lamentou profundamente a destruição de um dos maiores acervos arqueológicos, etnográficos, científicos e culturais do país. "É uma tragédia e uma perda irreparável hoje e para as futuras gerações. Perde o patrimônio histórico e cultural, perde a ciência, perde a educação, perde o Brasil, perde o mundo", diz em nota.

O governador Luiz Fernando Pezão também se pronunciou: "É um dia de profunda tristeza para todos nós brasileiros. Difícil expressar tamanha perda de construção e acervo de valores inestimáveis. Perdemos uma referência do país. Perdem o patrimônio histórico mundial, a cultura, a ciência, a educação. Perdem os brasileiros e o mundo. Manifesto a minha solidariedade aos funcionários do museu".


O prefeito Marcelo Crivella se manifestou por uma rede social: "Trágico incidente que destruiu um palácio marcante da nossa história. É um dever nacional reconstruí-lo das cinzas, recompor cada detalhe eternizado em pinturas e fotos e ainda que não seja o original continuará a ser para sempre a lembrança da família imperial que nos deu a independência, o império, a primeira constituição e a unidade nacional".

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, disse à GloboNews que um contrato de revitalização do Museu Nacional foi assinado em junho, mas não houve tempo para que o projeto pudesse acontecer, e a "tragédia" fosse evitada. Segundo ele, houve "negligência" em períodos anteriores.

De acordo com a assessoria de imprensa da UFRJ, o reitor Roberto Leher, diretores e diversos especialistas do Museu Nacional foram à Quinta da Boa Vista acompanhar o trabalho de combate ao incêndio. Ao G1, a assessoria afirmou que os especialistas estão auxiliando os bombeiros a identificar a localização dos diversos itens do acervo do museu, e vários itens do acervo foram retirados. A assessoria do reitor afirmou que ele está acompanhando os trabalhos e, por isso, ainda não poderia se pronunciar.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo aumenta para R$ 1.006 previsão para salário mínimo em 2019

O aumento das estimativas de inflação fez o governo revisar para cima o valor do salário mínimo para o próximo ano. A proposta do Orçamento Geral da União para 2019, enviada hoje (31) ao Congresso Nacional, fixou em R$ 1.006 o salário mínimo para o primeiro ano do próximo governo.

Real-Moeda Nacional
Inicialmente, o governo tinha proposto salário de R$ 998 para o ano que vem - Marcello Casal Jr/Arquivo/Agência Brasil

Em 2019, a fórmula atual de reajuste será aplicada pela última vez. Pela regra, o mínimo deve ser corrigido pela inflação do ano anterior, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos no país) dos dois anos anteriores.

De acordo com os Ministérios da Fazenda e do Planejamento, o valor do mínimo foi revisado para cima porque a estimativa de inflação pelo INPC em 2018 passou de 3,3% para 4,2%. O INPC mede a variação de preços das famílias mais pobres, com renda mensal de um a cinco salários mínimos.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que fixa parâmetros para o Orçamento do ano seguinte, estabeleceu o salário mínimo em R$ 998 . A previsão considerou o crescimento de 1% do PIB de 2017 mais estimativa de inflação pelo INPC de 3,3%. Inicialmente, o governo tinha proposto salário mínimo de R$ 1.002.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Aline Barros responde acusação de ex-backing vocal gay: 'Minha crença cristã jamais me permitiria agir de forma ilegal'

Um dos maiores nomes da música gospel nacional, Aline Barros é alvo de um processo movido por uma ex-backing vocal de sua banda de apoio que diz ter sido demitida por ser gay. Ela nega.

Aline Barros emocionou fiéis e tirou crianças do chão (Foto: Eduardo Carvalho/Divulgação)
Aline Barros emocionou fiéis e tirou crianças do chão (Foto: Eduardo Carvalho/Divulgação)

Rejane Silva de Magalhães pede indenização de R$ 1 milhão, alegando também não ter recebido direitos trabalhistas durante os dez anos em que prestou serviços. O caso, que corre na 4ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, ainda não foi julgado.

Aline enviou comunicado ao G1 falando sobre o caso nesta sexta-feira (31). A cantora disse que recebeu a notícia da ação movida pela ex-backing vocal com "surpresa e decepção". Ela também disse que Rejane não era contratada e "prestou serviços eventuais".

A estrela gospel acrescentou que a acusação de que a backing vocal foi demitida por ser gay é "fantasiosa". "Minha crença cristã jamais me permitiria agir de forma ilegal, desleal e/ou preconceituosa com quem quer que fosse", diz Aline.

Veja o comunicado de Aline Barros:
"Após tomar conhecimento do teor da matéria veiculada pelo site G1 no dia de ontem, sinto-me na obriga a vir a público para refutar as alegações ali expostas. E o faço não somente em respeito ao meu público, mas, em especial, em respeito a todos aqueles que conhecem meu trabalho, minha índole, minha postura e minha fé.

Foi com enorme surpresa e decepção que, meses atrás, tomei conhecimento da existência da reclamação trabalhista movida pela Sra. Rejane Magalhaes que, efetivamente, prestou serviços eventuais de backing vocal em minhas apresentações no decorrer de alguns anos.

Nesse ponto cabe um primeiro esclarecimento: na ação, a Sra. Rejane alega lhe serem devidas férias, décimo terceiro salário e outras verbas mais, em razão de nunca ter tido sua carteira de trabalho assinada. Contudo, a afirmação não corresponde aos fatos, uma vez que NUNCA houve rela ao de emprego entre aquela profissional e minha empresa.


A Sra. Rejane efetivamente atuou como backing vocal em minhas apresentações, mas sua atuação se dava unicamente quando sua agenda profissional era compatível com a minha e quando ela assim o desejasse, tendo ocorrido inúmeros apresentações sem sua presença, cabendo dizer, ainda, que durante todo esse período, a mesma atuava como backing vocal de outros artistas.

Ainda mais fantasiosa é a alegação de que nossa relação tenha se encerrado em razão de minha equipe ter tomado conhecimento da orientação sexual da Sra Rejane.

A escolha e contratação dos profissionais que atuam em nossas apresentações, seja aqueles que efetivamente compõe nossa equipe e possuem rela ao empregatícia conosco, seja aqueles que nos prestam serviços eventuais (caso da Sra. Rejane) se dá unicamente com base em sua capacidade e atuação profissional, não nos dizendo respeito os detalhes de suas vidas particulares, desde que tais detalhes não influenciem no objetivo geral dos eventos.

Aqueles que conhecem minha trajetória sabem da lisura e respeito com que trato os profissionais que comigo atuam, até mesmo porque, sem eles, nunca chegaria onde cheguei e a todos eles sou grata. Ademais, minha crença cristã jamais me permitiria agir de forma ilegal, desleal e/ou preconceituosa com quem quer que fosse, sendo absolutamente absurdas as alegações trazidas na ação judicial e novamente reproduzidas na matéria do G1 datada do dia 30/08/2018.

Por todos esses motivos, renovo aqui minha indignação contra os argumentos fantasiosos, maldosos e irresponsáveis que são apresentados naquela ação judicial, sendo certo que todos os pontos aqui mencionados serão alvo de provas e esclarecimentos que serão oportunamente apresentados em juízo, havendo, de minha parte, a mais plena convicção de que a JUSTIÇA e a VERDADE prevalecerão".

Entenda o caso
Ao G1, o advogado Giovanni Ítalo de Oliveira, que representa Rejane, afirmou que "o processo em si está motivado pelo próprio não reconhecimento do vínculo empregatício". De acordo com ele, sua cliente sofreu ainda assédio moral: "Foi demitida por discriminação."


Ítalo de Oliveira diz que "Rejane trabalhou na banda da Aline entre 2005 e 2015, e não teve reconhecido nenhum direito: fundo de garantia, 13º salário, férias".

"Não bastasse isso, começou a ser discriminiada. Aline e Gilmar, que é marido da Aline e cuida da carreira dela, não convocavam mais para os shows e usaram de todas as formas possíveis para que Rejane se demitisse. Isso acabou não levando efeito, porque ela resistiu. Mas acabou sendo sumariamente demitida. A única razão de tersido demitida foi a opção sexual dela."

O advogado afirma que não sabe quem contou a Aline Barros que Rejane é homossexual. "Não conheço a fonte, acabou vazando provavelmente foi alguém da Igreja. Era difícil, porque a Rejane nunca chegou a assumir a homossexualidade – ela é evangélica, e o mundo gospel não aceita gay. A Aline e o Gilmar perguntaram se ela era homossexual. Ela negou, e mesmo assim começou esse tratamento de discriminação."

A audiência mais recente do processo aconteceu em 2 de agosto. O termo da audiência informa que estiveram presentes Rejane Silva e o advgado dela.

Da outra parte, Aline Barros se ausentou "em razão de compromissos profissionais, nesta data, no Rio Grande do Sul". O marido dela, no entanto, compareceu. Ele é o ex-jogador de futebol Gilmar Jorge dos Santos, sócio da cantora no Grupo Genesis de Produções e Eventos Itinerantes LTDA e na Aline Barros Produções Artísticas S/S LTDA. Ambas as empresas, assim como Aline, são citados no processo.

De acordo com o advogado de Rejane Silva, Gilmar dos Santos "negou tudo" em naquele depoimento.

O termo diz, por fim, que uma nova audiência foi marcada para 25 de outubro, quando testemunhas devem ser ouvidas.

Sobre Rejane, Oliveira afirma: "Mesmo sendo homossexual, ela é evangélica, participa inclusive de uma comunidade evangélica no Rio. Ela está tendo uma redução absurda depois que começou a ser divulgado essa questão da opção sexual dela. Deixou de ser chamada para outras bandas, vem sofrendo inclusive financeiramente e moralmente por causa disso".

fonte: G1
Leia Mais ››

Bandeira tarifária seguirá no patamar mais alto em setembro, informa Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (31) que manterá em setembro a bandeira tarifária no patamar 2 da cor vermelha, o mais alto do sistema.

Isso significa que, para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos, haverá cobrança extra de R$ 5 nas contas de luz.

Este será o quarto mês seguido que a bandeira tarifária fica no patamar mais caro. A cobrança extra de R$ 5 para cada 100 kWh começou em junho.

 (Foto: Arte/G1)
(Foto: Arte/G1)

Segundo a Aneel, a bandeira continua nesse patamar em razão das condições hidrológicas ainda desfavoráveis e pela redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN)".

Com os reservatórios das hidrelétricas mais baixos, o país precisa usar mais energia gerada por termelétricas, que custam mais.

Sistema de bandeiras
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo da energia gerada, possibilitando aos consumidores reduzir o consumo quando a energia está mais cara.

O funcionamento das bandeiras tarifárias prevê as cores verde, amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2), que indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo atinge 86% do país

Resultado de imagem para Campanha de vacinação contra pólio e sarampo atinge 86% do país

Este sábado (1º) teve postos abertos nos estados que ainda não atingiram a meta de vacinação contra a poliomelite e o sarampo.

Um programa de sábado, dois compromissos: passear e tomar vacina. Trazer o posto de saúde para o corredor do shopping foi uma das ações desse “Dia D” de vacinação em Belo Horizonte. Em vez de esperar o cidadão ir buscar as vacinas, elas é que vieram atrás de quem precisa.

“Eu não consegui atender o horário do posto porque batia com meu horário de trabalho e horário de escola. Aí essa opção inclusive no shopping ajudou a flexibilizar”, conta a professora Camila Assis.

Para não ter desculpa, postos de saúde ficaram abertos neste sábado (1º) em Belém e o Zé Gotinha, em pessoa, apareceu para brincar com a criançada. A segunda edição do “Dia D” teve ações de Norte a Sul do Brasil para tentar atingir a cobertura vacinal de 95% das crianças de 1 ano a menores de 5. A média do país está em 86%. Só seis estados bateram a meta do Ministério da Saúde.

“A gente tem que pensar no outro, né? Eu estou dando a vacina no meu filho, mas o fato dele não pegar a doença, ele vai estar ajudando o coleguinha, o vizinho. Se ele não pega, ele não transmite”, diz o arqueólogo Fábio Orighela.

Fonte: Jornal Nacional
Leia Mais ››

Entidades de caminhoneiros se posicionam contra nova paralisação

Resultado de imagem para Entidades de caminhoneiros se posicionam contra nova paralisação

Representantes das principais entidades de caminhoneiros disseram neste domingo (2) que negociam com o governo após a alta do preço do diesel anunciada pela Petrobras.

O aumento de 13% foi anunciado na última sexta (31). No sábado (1º), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que atualizará a tabela que define os preços dos fretes justamente em razão da variação no preço do combustível.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, não há chance de paralisação entre os associados da entidade.

A Associação Brasileira dos Caminheiros (Abcam) também afirma que não apoia uma eventual nova paralisação e acrescenta que não há indicativo de nova greve por parte dos caminhoneiros. Juntas, as associações reúnem 1,5 milhão de caminhoneiros.

Segundo a Casa Civil, o governo federal está cumprindo o que foi combinado com os caminhoneiros em maio e continua dialogando com a categoria. Em nota, a pasta informou ainda que as ameaças de paralisação não são dos líderes que comandaram a greve há pouco mais de três meses.

O que dizem as entidades
A CNTA e a Abcam reiteram desconhecer uma entidade cujo nome aparece em imagens que circulam nas redes sociais. Nessa imagem, a União dos Caminhoneiros do Brasil (UDC) anuncia paralisação em até 10 dias, contados a partir de 30 de agosto.

Segundo Diumar Bueno, da CNTA, não há chance de paralisação entre os associados. Ele afirma ainda que nenhuma entidade sindical que coordenou e participou do movimento anterior está se organizando para uma paralisação.

"Nós não podemos a qualquer situação tentar promover movimento nacional de paralisação de caminhoneiros. Isso vai desvalorizar, desmerecer, perder a credibilidade para a categoria que teve o reconhecimento nacional da sua importância", afirmou.
Diumar disse ainda que não conhece a UDC. "Entidade que não é oficialmente reconhecida sindicalmente há milhões. Não tem validade, não tem poder legal nem de responder nem de representar a categoria. E, se fica nessa condição de a gente dar ouvido, surge muito, como movimento para fazer palanque", completou.


A Abcam, por sua vez, informou neste domingo (2) ter pedido uma reunião com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, para discutir o preço do óleo diesel. Segundo a associação, o pedido foi feito na sexta (31).

Em nota, a Abcam disse também que, independentemente do aumento do preço internacional, o governo deve cumprir a medida provisória nº 838/2018 e manter a subvenção de R$ 0,46 do valor do diesel até o final do ano.

"A Abcam se mantém vigilante no cumprimento do acordo realizado com o governo federal. A associação, que sempre acreditou no diálogo, fará o possível para evitar uma nova paralisação, afirmou a entidade.
Redes sociais
Tem circulado nas redes sociais uma imagem segundo a qual supostamente a União dos Caminhoneiros do Brasil (UDC - Brasil) estaria programando uma paralisação para os próximos dias. O texto não é assinado. Tampouco há telefone para contato ou site no documento.

Também viralizou na internet uma suposta nota assinada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na qual diz serem pequenas as chances de haver paralisação.

Ao G1, a assessoria de imprensa da PRF nega que tenha emitido um posicionamento oficial e afirma que investiga se o documento é um fragmento de alguma análise interna.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-Sena, concurso 2.074: dois apostadores acertam as 6 dezenas e levam R$ 22 milhões

Bilhete de Mega-Sena (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Dois apostadores acertaram as seis dezenas do concurso 2.074 da Mega-Sena realizado na noite deste sábado (1º) no município de São José do Cedro (SC). Cada um deles levará R$ 22.327.541,33. Um dos bilhetes premiados é de Passos (MG) e o outro é de São Sebastião (SP).

Veja as dezenas sorteadas: 08 - 18 - 23 - 37- 42- 58

A quina teve 172 apostas ganhadoras; cada uma vai levar R$ 19.405,99. Outras 8.812 apostas acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 541,11.

O próximo concurso (2.075) será na quarta (5). O prêmio é estimado em R$ 20 milhões.

Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site https://www.loteriasonline.caixa.gov.br. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››