segunda-feira, março 07, 2022

Ucrânia divulga novo balanço de soldados russos mortos durante invasão

O Serviço Especial de Comunicação das Forças Armadas da Ucrânia atualizou neste domingo (6), dia em que a invasão ordenada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, completa 11 dias, as baixas sofridas pelas tropas russas.


Ucranianos se aglomeram sob uma ponte destruída enquanto tentam fugir atravessando o rio Irpin nos arredores de Kiev, Ucrânia, sábado, 5 de março de 2022. — Foto: AP Photo/Emilio Morenatti


Segundo os militares ucranianos, ao menos 11 mil soldados russos foram mortos desde o início da guerra no país. O Serviço Especial, porém, não informou as baixas entre os soldados de Kiev.


O governo da Rússia, por sua vez, não comentou o dado adversário.


Outras baixas russas, segundo a Ucrânia, seriam 285 tanques, 985 blindados, 109 sistemas de artilharia, 50 lançadores de foguetes, 21 equipamentos de defesa aérea, 44 aeronaves, 447 veículos automotores, e 4 drones.



A Rússia também não comentou esse balanço.


Mais mortes que na Crimeia

Na última quarta-feira (2), o doutor em relações internacionais Fabiano Mielniczuk, analisou que a estimativa de baixas nas tropas russas passada pelo governo ucraniano na ocasião - 7 mil inimigos mortos em uma semana - parecia superestimada. No mesmo dia, a Rússia informou que 498 de seus soldados foram abatidos, uma diferença enorme se comparado ao balanço ucraniano.


“Sete mil implicaria em um combate bastante extensivo, muito direto, de combatentes no solo podendo atingir uns aos outros e tendo acesso depois para verificação dos corpos das pessoas afetadas. E os russos estão fazendo, por enquanto, uma estratégia de mandar equipes de reconhecimento às cidades para verificar onde estariam os alvos. É nesses combates que está havendo o número de baixas dos russos, na maioria das vezes”, explicou o especialista.

Divergência nos dados

Apesar da grande divergência entre os números divulgados, é possível afirmar que as tropas russas tiveram mais baixas em uma semana de guerra na Ucrânia do que na invasão da Crimeia, em 2014, quando 400 soldados do país morreram.


A média diária de soldados russos mortos por dia de conflito também é superior às perdas do Exército Vermelho na guerra entre União Soviética e Afeganistão.



Outro exemplo para dimensionar os dados passados pelo governo ucraniano é o número de soldados americanos mortos no Afeganistão desde 2001: aproximadamente 2.500.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!