quinta-feira, dezembro 22, 2022

Cosern desativa 'gatos' de energia em farmácia e casa do mesmo proprietário em Natal

Duas ligações ilegais de energia foram desativadas na manhã desta quinta-feira (22) no bairro Nordeste, na Zona Oeste de Natal.


Farmácia e residência tinham gatos de energia — Foto: Divulgação/Cosern


Um dos gatos de energia era feito em uma farmácia e o outro em uma residência - ambos os imóveis pertencem ao mesmo proprietário, segundo a Companhia Energética do RN (Cosern).


Por conta da fraude, o empresário assinou um termo de ocorrência e a Neoenergia Cosern irá calcular o valor da energia furtada para cobrança da multa.


A descoberta aconteceu durante uma inspeção de rotina de uma equipe da Cosern, que se deparou com o furto de energia no local. A fraude estava em dois dos três medidores de consumo de energia instalados nos imóveis.


“É importante ressaltar que uma parte do prejuízo causado por esse tipo de crime é dividido por todos os potiguares no momento da definição do reajuste tarifário feito todos os anos pela Agência Nacional de Energia Elétrica”, pontuou o gerente de recuperação da receita da Neoenergia Cosern, Thelmo Varela.


“Além disso, o gato de energia é crime, coloca em risco a vida de quem faz e de quem está perto, provoca oscilações no fornecimento de energia e provoca queima de equipamentos”.

Aumento no combate

De acordo com a Cosern, as ações de combate os gatos de energia cresceram 7,7% neste ano em comparativo com o ano de 2021 no Rio Grande do Norte.


Ao todo, já foram realizadas 46.043 inspeções e identificadas 4.247 irregularidades por meio da “Operação Varredura”, desenvolvida em parceria com as autoridades de segurança.


A Cosern diz que p volume de energia recuperado já soma 19,3 milhões de kWh. Para se ter uma ideia, o consumo médio mensal de uma residência potiguar é de 145 kWh.


A estimativa do órgão é que esse volume total que estava sendo desviado e foi recuperado seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por dois dias.



Em 2022, quatro pessoas foram presas pelas autoridades policiais em todo o Rio Grande do Norte praticando esse tipo de crime.


Furto x fraude

A fraude é quando o consumidor já é cliente da Neoenergia Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado.


Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.


Os consumidores que se sentirem lesados com essa prática criminosa podem denunciar, de forma totalmente anônima, por meio do telefone 116, WhatsApp (84) 3215-6001​ e pelo site da Neoenergia Cosern (www.neoenergiacosern.com.br).


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!