quinta-feira, outubro 03, 2013

Feriado estadual homenageia os Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Milhares de fiéis são esperados - DivulgaçãoHoje é feriado em todo o território estadual em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. A data foi instituída através da Lei Estadual nº 8.913/2006, em virtude do massacre de católicos ocorrido no ano de 1645 por holandeses que dominavam o Estado. Eles queriam impor a religião protestante calvinista, enquanto os católicos não aceitavam.
O primeiro massacre aconteceu na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, município de Canguaretama, no dia 16 de julho de 1645. Na ocasião, os fiéis estavam na missa quando começou a chacina. O segundo massacre, ainda mais violento do que o anterior, aconteceu em Uruaçu, comunidade de São Gonçalo do Amarante.
Os mártires foram beatificados no ano de 2000, pelo papa João Paulo II, como exemplos de fé cristã e defensores da Igreja Católica. Já o feriado foi decretado após uma solicitação da Arquidiocese de Natal ao Governo do Estado. Desde então, todos os anos, milhares de fiéis seguem até os locais dos massacres para homenagear os mártires.
Para o padre Francisco Crisanto Borges de Araújo, reitor do Seminário de Santa Terezinha, os mártires de Cunhaú e Uruaçu representam o testemunho da fidelidade. "Eles testemunharam uma fé que vai além das dificuldades e foram fiéis até o fim. Essa homenagem é muito importante para valorizar o ato desses mártires", destaca o sacerdote.

Comércio adota horário especial neste feriado

Neste feriado em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, o comércio de rua ficará fechado. Outros estabelecimentos como supermercados e mercantis funcionarão das 7h às 13h. Já as lojas instaladas no Mossoró West Shopping (MWS) abrirão das 14h às 20h.
O horário foi firmado em convenção coletiva entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró (Secom) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo). Os trabalhadores escalados para trabalhar neste feriado deverão receber o pagamento da diária em dobro, conforme o acordado.
Segundo Carlos Antônio, presidente do Secom, para o cumprimento da convenção coletiva firmada entre os sindicatos, a entidade e equipes da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) farão uma fiscalização no comércio em geral para garantir os horários acordados.
No MWS, o cinema irá funcionar das 14h às 22h, enquanto a praça de alimentação irá abrir das 11h às 22h, e o West Bowling das 11h às 24h. Os mesmos horários do comércio e do shopping serão válidos para o feriado do dia 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!