quinta-feira, outubro 03, 2013

Secretário de Segurança Aldair da Rocha assumirá presidência do PTB no RN

Aldair da Rocha não demonstra estilo de político: “Até agora não sou filiado a nenhum partido político. Mas não descarto não”. Foto: DivulgaçãoO secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, delegado da Polícia Federal Aldair da Rocha, deverá assumir a presidência do PTB no Estado. Ele também não descarta disputar um mandato em 2014, só não revela a que. O PTB é presidido nacionalmente pelo ex-deputado Benito Gama, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado durante a gestão Rosalba Ciarlini (DEM).

Aldair da Rocha deverá se encontrar com Benito Gama nesta quinta-feira, em Brasília. O secretário terá na capital federal uma agenda administrativa junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça. Em seguida, manterá contato com Benito, a pedido deste. Em entrevista ao Jornal de Hoje, Aldair revelou que foi convidado por Benito a ir a Brasília conversar com ele. O prazo para filiações partidárias com vistas às eleições de 2014 encerra no próximo sábado, dia 05.

“Até agora não sou filiado a nenhum partido político. Mas não descarto não (risos)”, disse, Aldair da Rocha ao Jornal de Hoje, esta manhã, ao falar sobre o convite. “Sou amigo do Benito, por telefone ele não tratou. Não tem nada marcado”, desconversou ele. Instado a falar sobre possível filiação ao PTB, o auxiliar de Rosalba afirmou: “Rapaz, eu sempre tive vontade de entrar para a política. Sou funcionário público federal com 35 anos de serviço. Estou em fim de carreira. Então, sempre tive vontade de participar de algum partido político. Sempre esperei, mas nunca ninguém me convidou. Se houver um convite vou estudar a situação. Por isso não descarto. Se houver convite”.

Em agosto de 2012, Benito Gama destituiu o então presidente do PTB estadual, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza. No seu lugar, nomeou Fábio Rodamilans, assessor dele na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que foi candidato a vereador pelo PRONA derrotado em Salvador por ter conquistado apenas pouco mais de 700 votos. Benito Gama é aliado do governo potiguar e o PTB sempre esteve entre as legendas sob o arco de influência da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e do marido dela, o secretário chefe do Gabinete Civil do governo do Estado, Carlos Augusto Rosado. Inclusive o PTB seria uma das siglas disponíveis para o que caso de Rosalba deixar o DEM e fazer uma nova opção partidária.

“Na verdade, Benito quer falar comigo. Não posso dar certeza, porque não sei o que ele vai falar. Estou indo para Brasília, tenho reunião sobre a matriz de responsabilidade do Brasil Mais Seguro. No momento, preciso conversar com Benito, para ver qual é a missão, porque não tenho nenhum plano para isso”, afirmou ainda o secretário de Segurança Pública.  Sobre disputar as eleições do ano que vem Aldair da Rocha não descartou. “Meu título está aqui em Natal. Mas não há nada confirmado. Quero conversa com Benito, não sei como será a estrutura do PTB, a prestação de contas do partido”.



Partidos da base de Dilma Rousseff, PP e PTB poderão apoiar Rosalba

O PTB foi “tomado” de Ezequiel Ferreira de Souza em 2012 porque o deputado estava conduzindo a legenda a apoiar a candidatura da deputada estadual Larissa Rosado à Prefeitura de Mossoró. Como Benito Gama era aliado de Rosalba, ele “tomou” o partido de Ezequiel Ferreira e entregou a legenda a Claudia Regina (DEM), que contava com o apoio de Rosalba. A troca de direção do PTB significou mais tempo de rádio e TV para a candidata de Rosalba, além de mais estrutura partidária para a candidata.

O fato guarda semelhança com o que está acontecendo no presente momento com o PP do Rio Grande do Norte. O deputado federal Betinho Rosado articulou nacionalmente a tomada do PP, muito provavelmente para garantir um bom tempo de rádio e televisão para Rosalba, especialmente em caso de ela disputar a reeleição em 2014.

Contudo, a manobra parece ter sido arriscada, uma vez que, visando o palanque de 2014, terminou atingindo um aliado de peso como o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, que agora se vê às voltas para articular filiação a outra legenda – neste caso, o PROS.

Embora negue por interlocutores que não esteja por trás da manobra partidária, o secretário chefe do Gabinete Civil Carlos Augusto Rosado não pode negar que o resultado da articulação empreendida por seu irmão Betinho fortalece o projeto de reeleição de Rosalba. Afinal de contas, PTB e agora PP dispõe de um bom tempo de TV, o que, para marqueteiros de campanha eleitoral, significa “metade” de uma vitória eleitoral.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!