terça-feira, janeiro 24, 2012

Presos recapturados denunciam falta de alimentação em Pavilhão de Alcaçuz

pavilhao_de_alcacuz

Em um vídeo gravado pelos agentes penitenciários, os presos foragidos da Penitenciária de Alcaçuz, na madrugada da última sexta-feira e que já foram recapturados, aparecem denunciando a falta de comida na unidade e as péssimas condições no acompanhamento da assistência médica aos detentos do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, considerado de segurança máxima da unidade.
De acordo com a gravação, os presos tentam justificar a fuga em massa e isentam os agentes penitenciários dos problemas ocorridos dentro da carceragem. Eles ainda apontam inércia na gestão do ex-secretário Thiago Cortez e criam expectativas quanto às medidas anunciadas pelo secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda.
Até o momento seis detentos já foram recapturados, no entanto as denúncias gravadas foram efetuadas pelos três fugitivos recapturados ainda na madrugada da fuga. Eles apelam para a sensibilidade do governo em melhorar as condições dentro do presídio. 
Secretário aponta falhas na fuga histórica de Alcaçuz

O secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, em entrevista à imprensa da capital foi enfático, durante uma coletiva, ao afirmar que a fuga dos 41 presos do pavilhão de segurança máxima não foi motivada por falta de pessoal ou mesmo de material, mas sim por negligência da segurança da penitenciária.
E por acreditar nisso, o coordenador de Administração Penitenciária, o diretor e o vice-diretor da Penitenciária de Alcaçuz foram exonerados dos cargos. Após a fuga, o comandante-geral da PM, coronel Francisco Canindé Araújo, inspecionou o Pavilhão Rogério Coutinho e confirmou que durante a fuga as celas não estavam trancadas com cadeados e nenhum agente penitenciário vigiava o pavilhão. As guaritas próximas ao pavilhão também estavam desguarnecidas.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!