terça-feira, janeiro 24, 2012

Conselho Tutelar aponta mães como principais agentes violadores dos direitos de crianças e adolescentes

direitos_da_crianca

Apesar de ser responsável por gerar no próprio ventre durante nove meses a vida de um ser humano, nem todas as mulheres têm o amor materno aguçado.
Na linha contrária do curso natural da vida, as mães tornaram-se em 2011 o principal agente violador dos direitos de crianças e adolescentes em Mossoró. Essa realidade foi apontada pelo levantamento anual de violações do Conselho Tutelar.
Conforme o estudo estatístico divulgado ontem, 23, o Conselho Tutelar de Mossoró registrou, ao longo de todo o ano passado, 918 violações praticadas contra crianças e adolescentes, sendo que desse total de ocorrências, 448 foram investigadas pela 33ª Zona e 470 ficaram a cargo da 34ª Zona.
Do total de violações registrado pela 34ª Zona no ano de 2011, em 34% dos casos a mãe foi o agente violador. Em números absolutos, isso significa que 161 mulheres violaram os direitos dos próprios filhos. Já a 33ª Zona não classificou nos dados estatísticos os tipos de agentes violadores.
Em ambos os levantamentos feitos pelas duas zonas do órgão, a negligência aparece como o tipo de violação mais cometida na cidade, registrando um volume de 263 ocorrências do gênero, que corresponde a 28,64% dos casos de violação do município.
Segundo os dados estatísticos do Conselho Tutelar, entre as áreas do município, o bairro Santo Antônio registrou a maior incidência de violação. Ao todo, a comunidade teve 107 casos de violações de direitos, o que corresponde a 11,65% do total de ocorrências transgressoras contra crianças e adolescentes.
Em terceiro e segundo lugar no ranking das comunidades de maior registro de ocorrências de violações em Mossoró, ficaram os bairros Dom Jaime Câmara e Barrocas, com os respectivos percentuais de casos 5,11% e 4,9%.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!