domingo, novembro 21, 2021

Secretário de educação do Piauí diz que menor número de inscritos no Enem em 16 anos é reflexo da pandemia e do governo Bolsonaro

O secretário de educação do Piauí, Ellen Gera, afirmou que neste ano o estado teve o menor número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos 16 anos e que isso têm relação não só com a pandemia da Covid-19, mas também com o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).


Secretário Ellen Gera — Foto: Lucas Marreiros/g1 PI


"É claro que a pandemia é responsável por grande parte dessa redução, mas também, infelizmente, o Enem foi muito mal trabalhado pelo Governo Federal. E precisa ser dito isso, às vésperas do Enem o presidente falando de intervenção na prova, também tivemos pedidos de exoneração em massa de funções estratégias do Inep. Isso cria todo um conjunto de desconfiança e desestabiliza", declarou o secretário.


No Piauí, mais de 73.155 candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos: dias 21 e 28 de novembro, nos 34 municípios do estado onde as provas são aplicadas.


Preocupado com a abstenção, o secretário afirmou que, apesar dos problemas, é importante que os candidatos façam as provas.


"É o mais importante. Se já está inscrito, se preparou, vamos fazer a prova e deixar essas questões", afirmou.



73 mil candidatos aptos no Piauí

No Piauí, mais de 73.155 candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos: dias 21 e 28 de novembro. Realizarão as provas impressas pouco mais de 72 mil candidatos e quase 1 mil farão a versão digital do Exame.


Mais de 94 mil pessoas chegaram a se inscrever, mas apenas 73 mil tiveram as inscrições confirmadas e as taxas pagas ou com isenção garantida. Em janeiro de 2022, quase 8 mil pessoas poderão fazer o exame, como pessoas privadas de liberdade e novos inscritos.


Os números representam uma queda de cerca de 45% em relação ao ano anterior, onde mais de 133 mil candidatos se inscreveram. A queda aconteceu a nível nacional também. Um dos motivos apontados por especialistas foi a mudança nas regras para solicitação da isenção na taxa de inscrição.


Disciplinas e horários

Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos. No dia 21 de novembro os candidatos farão, durante 5h30min:


45 questões de linguagens;

45 questões de ciências humanas;

E redação.

Horários de aplicação

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas no 1º dia: 19h

Término das provas no 2º dia: 18h30


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!