domingo, abril 07, 2024

Fugitivos de Mossoró: após recaptura, PF investiga Pix enviado à dupla em fuga, diz diretor-geral

Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. — Foto: Reprodução/JH


O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou nesta sexta-feira (5), em entrevista ao Conexão, da GloboNews, que a corporação segue investigando quem pode ter financiado e auxiliado na fuga de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento.


Os dois detentos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) em 14 de fevereiro, e foram localizados na quinta (4), no Pará, a cerca de 1,6 mil quilômetros da cidade de onde escaparam. As buscas pelos fugitivos duraram 50 dias (veja detalhes da operação abaixo).


Segundo Andrei Rodrigues, os criminosos receberam auxílio externo. O diretor-geral da PF citou um Pix enviado à dupla e disse que a transferência aponta para possível envolvimento de uma facção criminosa na fuga.



"De fato houve essa transferência de uma pessoa que, em tese, não tem grande capacidade econômica, financeira. E que portanto aponta que pode ser apenas um intermediário de um grupo criminoso que está interessado na fuga dessas duas pessoas. Isso é objeto da investigação, disse.

Andrei Rodrigues também afirmou que novas prisões podem ser feitas se comprovada participação de mais pessoas no caso.


"É possível sim que outras prisões, outras pessoas sejam identificadas nesse processo. Porque nós encerramos uma etapa, que é a central dessa investigação, que é a prisão dos fugitivos. Então isso é uma entrega que a Polícia Federal fez. As pessoas, os dois fugitivos, presos e devolvidos ao Sistema Penitenciário Federal", afirmou.


"Agora, essa investigação nos trouxe conhecimento, nos trouxe informações, nos trouxe dados, que nós estamos – como falei, com quebras de sigilo, com outras informações – sendo trabalhadas pelas nossas equipes que conduzem a investigação, e que podem levar à identificação de outros atores, de pessoas que financiaram, que deram esse apoio logístico, pessoas que permitiram essa cobertura dos presos durante esses 50 dias", continuou.



Fuga

Rogério e Deibson fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro, uma Quarta-Feira de Cinzas. Os dois presos, originalmente do Acre, estavam na unidade desde setembro de 2023 e são do Comando Vermelho.


A fuga dos detentos foi a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal, que inclui ainda as penitenciárias de Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).


Para deixar a cadeia, os detentos abriram uma passagem atrás de uma luminária do presídio e cortaram duas cercas de arame. Segundo as investigações, eles usaram ferramentas de uma obra que estava sendo feita na penitenciária.


Após a fuga, autoridades locais e federais criaram uma força-tarefa para capturar os fugitivos. O grupo incluiu agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar do estado.


Logo nos primeiros dias de fuga, Rogério e Deibson invadiram casas e fizeram uma família refém. Além disso, a PF informou que uma facção criminosa teria ajudado os fugitivos a pagar R$ 5 mil ao dono de uma fazenda que auxiliou na fuga.


A dupla conseguiu deixar o Rio Grande do Norte e, no dia 18 de março, usou um barco pesqueiro para viajar de Icapuí (CE), a 202 km de Fortaleza, com direção à Ilha de Mosqueiro, em Belém do Pará.


A viagem pela costa brasileira durou seis dias, e os fugitivos chegaram a Belém no dia 24 de março.


Fugitivos de presídio federal em Mossoró, em imagem após a recaptura — Foto: Reprodução


Bastidores da prisão

A TV Globo apurou que, por volta das 10h da manhã desta quinta, um delegado da PF informou a PRF em Marabá que os fugitivos passariam pela cidade de Tailândia (MA), a 300 km de Belém.


A polícia, então, começou a fazer o acompanhamento dos criminosos. Quando eles se aproximaram de Morada Nova, a 25 km de Marabá, os policiais fecharam dois lados de uma ponte, na BR-222.


Um fugitivo estava em um carro, e o outro em um segundo veículo. Um terceiro carro, que dava apoio aos criminosos, também foi parado. Além dos fugitivos, quatro homens que os auxiliavam a fuga foram presos nesta quinta.



Com o grupo, foram apreendidos um fuzil com dois carregadores, dinheiro e oito celulares. O Ministério da Justiça afirmou que os fugitivos queriam ir para o exterior.


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que Rogério e Deibson permanecerão presos em celas separadas do presídio de Mossoró e serão monitorados constantemente. Ainda segundo o ministro, a segurança da penitenciária foi reforçada.


Fonte:Camila Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!