segunda-feira, abril 08, 2013

Prefeita eleita de Caiçara do Rio do Vento enfrenta denúncia de compra de voto durante festa da vitória


Quem disse que eleição suplementar é mais tranquila não conheceu o pleito eleitoral deste domingo, em Caiçara do Rio do Vento, a cerca de 90 quilômetros de Natal. Neste domingo, a candidata Conceição Lisboa, também conhecida como Ceiça, do DEM, foi eleita a nova prefeita pela coligação “Unidos por uma Caiçara melhor”, integrada por PR, PSDB, PSD e PP. Até aí tudo bem. O problema maior foi depois do pleito, quando a nova gestora municipal foi retirada da festa de vitória e encaminhada para o cartório eleitoral de Lajes.

No cartório, foi instaurado um inquérito contra a prefeita eleita baseado em denúncia de compra de voto, que pode impedir a diplomação dela e, ainda, torná-la inelegível para um possível próximo pleito suplementar. A informação foi divulgada por blogs da região, mas não confirmada pela 17ª zona eleitoral, responsável pela região de Caiçara do Rio de Vento, com a qual a equipe d’O Jornal de Hoje tentou contato, sem sucesso, na manhã de hoje.

Vale lembrar, que durante o dia, a Polícia Militar também foi solicitada para averiguar denúncia de crime eleitoral em comitê de Ceiça. Os mandados foram assinados pela juíza Gabriela Edvanda Marques e eram relacionados a denúncias de crime eleitoral cometidos, segundo a juíza, por correligionários da candidata Democrata. Os policiais, porém, não encontraram nenhuma irregularidade nos alvos das buscas.

De qualquer forma, depois do ocorrido no cartório eleitoral, Ceiça voltou para a festa, mas não aproveitou por muito tempo a vitória com 56,3% dos votos. Foram 1.719 votos dela, contra 1.334 (43,69%) do seu adversário Arnaldo Aciole, do PMDB, que era apoiado pelo deputado estadual Walter Alves. Foram apurados 5.153 votos, desses, 3.053 foram votos válidos, 23 brancos, 77 nulos. A abstenção foi de 296 votos, ou 8,58%.

O que provocou a eleição suplementar em Caiçara do Rio do Vento, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, foi o fato do candidato Felipe Muller ter seu registro de candidatura indeferido em virtude do seu pai ter exercido o cargo de prefeito por dois períodos consecutivos, o que contraria a Constituição Federal por caracterizar um terceiro mandato por pessoas pertencentes a um mesmo grupo familiar.

Durante a campanha eleitoral, a cidade de Caiçara do Rio do Vento ganhou destaque por integrar um cenário eleitoral atípico por dois motivos: colocar lado a lado o vice-governador Robinson Faria, do PSD, e a governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, adversários políticos, mas apoiadores de Ceiça; e definir como adversários o grupo de Rosalba e do deputado estadual Walter Alves, do PMDB, líder do partido na Assembleia Legislativa. Walter Alves, inclusive, esteve no último comício realizado na cidade. Ele de um lado e Rosalba, Robinson Faria e João Maia, do PR, do outro.

SERRA DO MEL

Enquanto a eleição em Caiçara do Rio do Vento a disputa eleitoral foi marcada pela confusão após o pleito, em Serra do Mel, localizado a 320 quilômetros de Natal, a eleição foi mais calma. Lá, Fabio Bezerra de Oliveira, o Fabinho, da coligação “Serra do Mel de Todos”, integrada pelo PMDB, PP e PR, foi eleito o novo prefeito.

Fabinho conseguiu 4.077 votos, ou seja, 53% do total. A adversária dele, Francisca Rodrigues Costa, conhecida como Dona Francisca, alcançou a marca de 3.604 votos. Dona Francisca era a candidata petista, representada pela coligação “A mudança é pra valer, essa mudança inclui você”, apoiada também por PTB e PCdoB.

É importante lembrar que, no caso de Serra do Mel, o prefeito eleito foi Manoel Cândido, do PMDB, que venceu a eleição com uma diferença de 123 votos, mas não teve o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. Ele foi punido por não ter prestado contas de sua campanha a deputado estadual em 2010. A segunda colocada, Irmã Lúcia, do PMDB, não foi diplomada por que a sua votação somada aos brancos e nulos não alcançou os 50% do eleitorado.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!