quarta-feira, agosto 28, 2013

Bispo Dom Mariano mostra preocupação com jovens presos

Os servidores e detentos de três unidades prisionais de Mossoró tiveram a rotina alterada nessa segunda-feira (26). O dia ficou marcado por um momento diferente do cotidiano. Os estabelecimentos carcerários receberam a visita do bispo dom Mariano Manzana da Diocese de Santa Luzia. Na ocasião, o religioso mostrou preocupação com o grande número de jovens presos.
Membros da comitiva que acompanhou dom Mariano nas visitas às três unidades prisionais de Mossoró no início desta semana revelaram que o bispo se emocionou com a grande quantidade da parcela jovem de detentos recolhidos e também chorou diante da falta de estrutura de determinadas cadeias visitadas.
Como o bispo ainda prosseguia concentrado nas visitas pastorais durante a tarde de ontem (27), o padre Paulo, que também participou das visitas aos estabelecimentos carcerários nessa segunda, foi designado pela comitiva para falar com a reportagem do JORNAL DE FATO. O religioso retransmitiu a percepção que dom Mariano teve da atividade.
“Ele ficou muito emocionado com a presença de muitos jovens que estavam ali presos”, contou Paulo. “O bispo até chorou com a situação precária em que se encontravam os detentos”, acrescentou o padre, lembrando que a diferença estrutural entre as duas prisões estaduais e a federal também chamou muito a atenção do bispo dom Mariano.
Durante as visitas à Cadeia Pública de Mossoró Des. Manoel Onofre de Souza, à Penitenciária Agrícola Mário Negócio e ao Presídio Federal, dom Mariano abençoou as unidades e rezou em prol dos funcionários e dos presos. Na visita à cadeia pública, após minutos de orações, ele apertou as mãos de todos os detentos que se encontravam nos pavilhões I e II, como também os que se encontravam nas celas especiais e triagem.
“E, enquanto os abençoavam, percebeu a existência de muitos jovens e isso lhes entristeceu. Já não tinha mais palavras para dizer, apenas olhava o rosto de cada um segurando suas mãos”, traz um relato divulgado pela assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça do RN. A visita de dom Mariano Manzana durou cerca de 40 minutos.
Após as visitas às cadeias durante o período da manhã de segunda, a comitiva seguiu para o batalhão da PM na cidade e para a sede do ITEP. As visitas fazem parte da 27ª visita pastoral iniciada em 2010. As unidades visitadas fazem parte da área da Paróquia São Pedro, no bairro Nova Betânia. Participaram da comitiva os padres Talvacy Chaves, Carlos, Marcelino e Paulo. Também estiveram presentes a equipe da Pastoral Carcerária do município de Mossoró/RN.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!