sexta-feira, abril 06, 2012

Ex-coordenador das prisões do RN é chamado meses após exoneração



O agente penitenciário José Olímpio da Silva foi designado para voltar a responder pelo expediente da Coordenadoria da Administração Penitenciária (COAPE), que tem a responsabilidade de gerir as unidades prisionais norte-rio-grandenses.
A designação foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado. José Olímpio havia sido exonerado do cargo no mês de janeiro desse ano, após o registro da fuga em massa da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, quando 41 presos voltaram às ruas do RN.
Com a crise que se instalou após a fuga, Olímpio foi exonerado do cargo e tratado publicamente como "inimigo do estado", sendo indiretamente responsabilizado pela fuga e pelos problemas no Sistema Penitenciário Estadual (SPE).
O major PM Marcos Lisboa, que ocupava a direção do presídio, também foi exonerado. Para o lugar de Olímpio, havia sido designado o coronel Severino Reis, também da PM.
Os substitutos de Olímpio e Marcos Lisboa também não demoraram muito tempo no cargo e pediram exoneração, assim como o secretário da Justiça e da Cidadania do RN, o advogado Fábio Luís Monte de Hollanda, que pediu para sair alegando falta de estrutura.
Desde a fuga em massa de Alcaçuz, o Sistema Penitenciário Estadual atravessa por uma crise aberta. A situação chegou ao extremo que a Secretaria responsável pelo gerenciamento do Sistema continua sem um administrador. O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair Rocha, assume as secretarias interinamente.
Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (SINDASP) do RN, alertou durante essa semana a gravidade da crise no Sistema, acentuada devido à falta de um gestor. Ela disse que todas as demandas necessárias ao andamento da instituição estão paradas, à espera de um gestor.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!