quinta-feira, abril 11, 2013

Pentágono acredita que Coreia do Norte pode lançar míssil nuclear


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, encontra o presidente dos EUA, Barack Obama, nesta quinta-feira (11) na Casa Branca (Foto: AFP)
Uma agência de espionagem do Pentágono concluiu, com "moderada confiança", que a Coreia do Norte tem a habilidade de lançar mísseis balísticos com armas nucleares, mas as armas provavelmente não seriam "confiáveis", disseram autoridades nesta quinta-feira (11).
A informação está em estudo feito no mês passado pela Agência de Inteligência da Defesa. Aparentemente, é a primeira vez que as autoridades americanas chegam a esta conclusão, que mostra que os riscos da escalada militar na região da Península da Coreia são grandes.


'Medidas necessárias'

Mais cedo nesta quinta, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu à Coreia do Norte que detenha sua "atitude agressiva" contra o país e seus aliados.
A declaração foi dada durante um encontro na Casa Branca com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Obama afirmou que os Estados Unidos preferem resolver o conflito pela via diplomática.
"Ninguém quer ver um conflito" com a Coreia do Norte, mas os Estados Unidos estão prontos para tomar as medidas necessárias para se proteger, disse o presidente durante breve discurso no Salão Oval.
"Os Estados Unidos darão todos os passos necessários para proteger seu povo e cumprir as obrigações em virtude de nossas alianças na região", disse o presidente durante breve discurso no Salão Oval.
"Estamos de acordo em que agora é o momento de que a Coreia do Norte ponha fim ao tipo de atitude agressiva que vem tendo", afirmou Obama.
Segundo o presidente, "é importante para a Coreia do Norte, como para qualquer outro país do mundo, observar as regras e normas básicas".

mapa coreias 05.04 (Foto: Arte/G1)
Também nesta quinta-feira, o grupo de chanceleres do G8, inclusive o secretário de Estado americano, John Kerry, condenaram duramente o regime de Pyongyang por seu programa nuclear, advertindo que seria objeto de mais sanções caso lance um míssil.
A Coreia do Norte elevou o tom de suas ameaças de guerra nas últimas semanas, após sofrer uma nova rodada de sanções do Conselho de Segurança da ONU, em represália à realização de seu terceiro teste nuclear.
O fechado regime comunista de Pyongyang também quer que Estados Unidos e Coreia do Sul detenham as manobras militares conjuntas na região da Península Coreana.
A Coreia do Norte já ameaçou atacar EUA, Coreia do Sul e também o Japão, gerando apreensão na comunidade internacional.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!