segunda-feira, maio 03, 2021

Avalanches nos Alpes franceses deixam cinco mortos

Cinco pessoas morreram nesta segunda-feira (3) vítimas de avalanches nos Alpes franceses. Um dos acidentes pode ter sido causado por outros esquiadores, que provocaram o deslizamento de forma involuntária.


Fazendo upload: 556750 de 766720 bytes.
Foto de arquivo mostra montanha em Villar d'Arène com neve, imagem feita em 27 de janeiro de 2017 — Foto: Jean-Pierre Clatot/AFP


Apesar do dia ensolarado, três avalanches foram registradas pela manhã no sudeste da França. A primeira ocorrência foi registrada quando três pessoas escalavam o maciço [parede de rocha] de Écrins.


As vítimas – dois esquiadores e um guia, todos com cerca de 30 anos – foram arrastadas pela neve em um corredor localizado a 3.200 metros de altitude, próximo ao refúgio Adèle Planchard, no vilarejo de Villar d'Arène, no departamento de Hautes Alpes.


Fazendo upload: 81875 de 531328 bytes.
Mapa identifica o departamento de Hautes Alpes, no sudoeste da França — Foto: G1 Mundo


A queda foi de cerca de 400 metros de altura e os corpos foram encontrados parcialmente cobertos de neve pelos salva-vidas e pela guarda da montanha, que chegou ao local de helicóptero, junto com um médico e um cão farejador.


A segunda avalanche aconteceu na mesma região, em Ailefroide, um pouco mais ao sul. Um homem de 55 anos e uma mulher de 50 anos morreram vítimas de um deslizamento que pode ter sido provocado por dois esquiadores que se encontravam em um nível superior – essa é a hipótese levantada pela promotoria de Grenoble.


Montanhas íngremes

Em entrevista ao canal de televisão France 2, Baptiste Le Prince, que fazia parte do grupo de alpinistas que estava no topo da montanha, disse que era impossível saber se outras pessoas escalavam ao mesmo tempo.


“Nós não tínhamos nenhuma visibilidade. Só depois que vimos as pontas dos esquis, enfiados na neve”, relatou.

A promotoria abriu uma investigação por homicídio culposo.


A terceira avalanche, no setor de Valjouffrey, surpreendeu três pessoas, uma das quais ficou gravemente ferida, segundo a imprensa local.


A região é conhecida por suas montanhas íngremes, com inclinação de 45%, que os aventureiros escalam antes de descer esquiando. As condições meteorológicas eram favoráveis para a prática de escaladas. Mas as variações recentes de temperatura podem ter contribuído para os deslizamentos.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!